A noticia não é propriamente uma surpresa, pois já se falava nos bastidores há já algumas semanas. Mas hoje foi o anuncio oficial: a Williams e a Renault assinaram um acordo de fornecimento de motores para 2012, estendo-se até ao final de 2013 com a possibilidade de ser prolongado, pelo menos por mais um ano, altura em que as novas regras de motores entrarem em vigor na Fórmula 1. Assim sendo, este é o regresso de uma parceria que deu imenso sucesso entre 1989 e 1997.
Sir Frank Williams, fundador e dono da equipa, referiu no comunicado oficial que "o nosso relacionamento anterior com a Renault foi um dos mais bem sucedidos da história da Williams, mas agora há que olhar para o futuro e continuar a reconstruir a nossa reputação nas pistas. Este anúncio de hoje enche-me de esperança", declarou.
Do lado da Renault, Bernard Rey, dirigente da Renault Sport, afirmou sobre este regresso: "A Williams tomou recentemente várias medidas importantes, quer em termos comerciais e termos tecnicos, para atualizar suas operações e nós sentimos que esta parceria é mais um passo importante nos seus planos futuros. Isso reitera como a equipa está determinada a alcançar resultados no futuro, que combina perfeitamente com os nossos próprios objetivos."
"A partir de 2012 iremos ter quatro parceiros [Red Bull, Renault, Lotus e Williams] e nos coloca à frente de outros fabricantes de motores em termos de quota de mercado, mas fora da pista também vai permitir-nos continuar a utilizar a Fórmula 1 como uma plataforma de marketing para nossa empresa-mãe, a Renault, para tentar para trazer um pouco desta associação para os nossos fãs e nossos clientes em todo o mundo.", concluiu.
Resta agora saber qual é a natureza deste acordo. Entre 1989 e 97, a Williams dedicou todas as suas energias à equipa de Grove e o resultado foi a conquista de quatro títulos de pilotos com Nigel Mansell (1992), Alain Prost (1993), Damon Hill (1996) e Jacques Villeneuve (1997), bem como cinco títulos de Construtores. Caso o reatamento desta relação seja dessa natureza, provavelmente poderá ser o principio do regresso desta equipa à ribalta.
É isso que muitos esperam, pois desde o GP do Brasil de 2004 que a equipa não vence uma corrida...
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