sábado, 27 de abril de 2013

WSR: Kevin Magnussen vence em Aragon, Félix da Costa penalizado

O dinamarquês Kevin Magnussen foi o melhor nesta primeira corrida do fim de semana do WSR na pista espanhola de Motoland Aragon, conseguindo ser mais veloz do que o britânjco Will Stevens e o francês Arthur Pic. O filho de Jan Magnussen conseguiu dominar a corrida, acabando-a com mais de vinte segundos de vantagem sobre o segundo classificado. O russo Serguei Sirotkin foi o quarto, enquanto que o belga Stoffel Vandoorne não fez mais do que o oitavo lugar da classificação geral. 

Para António Félix da Costa, esta sábado foi para esquecer. O piloto da Arden Caterham tinha feito o terceiro melhor tempo, mas parou na pista logo após o final da qualificação por erro de cálculo da equipa da quantidade de combustível necessária para completar a volta de desaceleração. Não conseguindo levar o seu carro até às boxes, a organização da Formula Renault 3.5 decidiu aplicar as mesmas regras que na Formula 1, penalizando o piloto - anulando-lhe os tempos - e o relegando para o final da grelha de partida.

Na corrida, o piloto português começou logo a subir seis posições na primeira volta de depois foi subindo na classificação, mas mais devagar, até chegar ao 13º posto sem se conseguir aproximar de Nikolay Martsenko, embora tenha terminado a menos de um segundo do russo. Nessa altura, Félix da Costa já tinha os pneus demasiado gastos e chegou a cometer alguns erros a tentar apanhar o russo e a defender-se do brasileiro Yann Cunha.

No final da corrida, Félix da Costa explicou na sua página de Facebook o seu mau fim de semana em Aragão: "Um erro no cálculo da quantidade de gasolina na qualificação acabou por nos estragar o dia, pois ao largar de último as coisas complicaram-se para o meu lado. Lutei o mais que pude mas a verdade é que quando cheguei a 13º os pilotos à minha frente já estavam bastante distanciados, o que me impossibilitou de chegar aos pontos."

"Amanhã é um novo dia com uma qualificação independente, portanto vamos efectuar algumas alterações no set up do carro e entrar em pista com o objectivo fresco de vingar o mau dia de hoje. Estou calmo e focado na corrida de amanhã.", concluiu.

Youtube Rally Driving: o acidente de Robert Kubica no Rali dos Açores

Eis as imagens do acidente do piloto polaco, ontem à tarde, no rali dos Açores. Robert Kubica bateu contra o banco de terra e capotou, mas sem estragos de maior e capaz de prosseguir até ao fim do dia. Contudo, perdeu mais de cinco minutos e caiu para o oitavo lugar da geral, depois de ter começado esse dia na liderança.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Youtube Rally Driving: o segundo dia do Rali dos Açores


Eis o video sobre os momentos altos do Rali dos Açores, prova a contar para o Europeu de Ralis, especialmente neste segundo dia, onde o tempo chuvoso na ilha de São Miguel fez estragos na caravana e na organização, com o anulamento de um dos troços.

As dificuldades do Rali dos Açores

O checo Jan Kopecky é o lider do rali dos Açores, num dia marcado pelas difíceis condições atmosféricas que se fizeram sentir na ilha de São Miguel, com chuva e nevoeiro, que fizeram com que os pilotos se queixassem especialmente das condições, e que teve a última classificativa do dia anulado devido ao agravar das condições.

A luta ao longo do dia foi entre o checo Kopecky e o irlandês Craig Breen, entre o piloto do Skoda e o do Peugeot 207 S2000, enquanto que os pilotos portugueses de quando em quando brilhavam, como Bernardo Sousa, que venceu duas classificativas durante a tarde, mas onde Bruno Magalhães, Ricardo Moura - na primeira vez que andava com o Skoda Fabia S2000 - e o próprio Sousa estão na luta pelo terceiro lugar da classificação geral.

Para Bruno Magalhães, este foi uma boa tarde, pois é atualmente o terceiro classificado na geral. "Estou muito satisfeito com o desenrolar do dia de hoje. Foi uma etapa longa e difícil mas que deu os seus frutos. Subir quatro posições na classificação nestas condições é muito complicado mas soube muito bem. Não podíamos estar mais contentes e também confiantes para o dia de amanhã", continuou.  

"Esperemos que amanhã as coisas estejam melhores. O nosso objetivo é manter este ritmo. Estamos satisfeitos com a entrada nos três primeiros da geral, mas há ainda muito rali pela frente e tudo pode acontecer", rematou, confiante.

Já Bernardo Sousa, “foi um dia complicado pois misturamos momentos bons e maus. Foi complicado arrancar para a etapa com o carro a não corresponder, mas quando tudo se resolveu, foi excelente perceber que quando forçamos o andamento, ninguém nos acompanhou e conseguimos deixar a nossa marca.”

Para Robert Kubica, esta foi um dia complicado. Dois incidentes distintos fizeram-no perder a liderança e cair para o oitavo lugar da classificação. Primeiro, na primeira passagem pela Lagoa das Sete Cidades, onde decidiu ser mais cauteloso com o tempo extremamente pavoroso que se fazia sentir, e depois, na penúltima especial do dia - a última foi anulada - quando capotou a baixa velocidade com o seu Citroewn DS3, fazendo perder um dos vidros do lado direito do seu carro.

A Lagoa das Sete Cidades estava muito difícil, pois havia sítios onde não se via nada. Apanhei um grande susto e em 80 por cento da distância limitei-me a guiar, pois não confiava nas notas. No capotanço, não ia sequer a atacar, simplesmente bati num banco de terra do lado de dentro de curva, capotámos e perdemos quatro minutos”, disse.

O Rali dos Açores termina amanhã.

Youtube Video Driving: O Peugeot 208 Ti16 em pista

Como é sabido, Sebastien Löeb vai tentar no final de junho correr no Pikes Peak a bordo do Peugeot 208 Ti16 especialmente preparado para esta famosa subida que acontece todos os anos no estado do Colorado. Ontem, a revista AutoHebdo colocou um video dos testes do carro numa pista no centro de França, onde se prepara para a subida.

Entretanto, confirmou-se que o carro terá 875 cavalos de potência, para um peso de... 875 quilos. Ou seja: a relação peso/potência é de apenas um quilo, o que é, no mínimo... poderoso. Estaremos à espera de junho para ver como se comportará.

Rumor do Dia: Ron Dennis despedido da McLaren?

Parece ser algo descabido, porque seria a mesma coisa que despedirem Enzo Ferrari ou Frank Williams das suas equipas, mas não foi Ron Dennis o fundador da McLaren, apenas a pessoa que decidiu fazer crescer e expandir a marca fundada há 50 anos pelo neozelandês Bruce McLaren. Contudo, segundo a revista alemã Auto Motor und Sport, Dennis poderá estar prestes a ser expulso da equipa que o adquiriu em 1980. A razão? A relação com o seu sócio de longa data, Mansour Ojjeh, que se deteriorou nos últimos tempos.

Desde que em 2007, Dennis se afastou da equipa de Formula 1, este tem vindo a dedicar-se à estrutura dos automóveis de estrada, construindo em pouco tempo dois modelos: o MP4-12C e o McLaren P1, que tenta ser o sucessor do McLaren F1 de 1992, desenhado por Gordon Murray. Contudo, as vendas do primeiro modelo - o segundo só está à venda este ano - tem sido decepcionantes. Dos quase três mil modelos já fabricados, cerca de metade tem sido vendidos, tendo o segundo grande acionista, o fundo barenita Mutalakat, tendo dito que está zangado por já ter perdido algumas centenas de milhões de euros com estes investimentos no setor automóvel. Como consequência, ele foi "rebaixado" de presidente executivo para presidente não-executivo.

Para além disso, a revista alemã está a afirmar que as relações de Ron Dennis com Martin Whitmarsh são inexistentes e que já pediu à direção para que o despedissem, algo que quer Ojjeh, quer os barenitas, estão contra. E por causa disso, ambos os investidores já se ofereceram para comprar a parte dele para poder se livrar dele.

Confrontado com os rumores, Ron Dennis negou tudo: "Há pouco mais de três anos, eu assinei um contrato de cinco anos, com a companhia como pano de fundo. Tanto naquela época quanto agora, sou o segundo maior acionista no grupo, com 25 por cento, sendo 15 por cento pertencente ao setor automotivo", começou por afirmar.

"Minha posição durante os três primeiros anos de contrato era a de presidente-executivo. A meu pedido, meu papel passou de presidente executivo para presidente não-executivo em janeiro de 2013. A diferença neste trabalho é que eu não tenho responsabilidade em ações administrativas. Sou o presidente de ambas as frentes – o que me dá obrigações formais – e um acionista significativo", prosseguiu.

Quanto à relação com Mansour Ojjeh, rebateu as acusações: "Nos conselhos de todo o mundo, sempre há coisas a serem discutidas. Algumas pessoas concordam, outras não. Não houve absolutamente nenhuma sugestão para mudar meu papel na companhia, para mudar o que foi acordado em janeiro. Categoricamente, é exatamente isso que vai acontecer, a menos que eu peça para que mude, e eu não tenho essa intenção.", concluiu, não sem antes dizer que eram "ridiculas" as afirmações que pedira a demissão de Martin Whitmarsh.  

Noticias: Equipas querem antecipar o calendário dos testes para 2014

O site da Autosport britânica afirma na sua edição de hoje que as equipas desejam antecipar a sua entrada em cena  na temporada de 2014 devido aos novos regulamentos de motores, para terem mais tempo de adaptação. As equipas estão a conversar com a FIA sobre essa possibilidade, e uma definição desse tema poderá acontecer por alturas do GP de Espanha, a corrida de abertura da temporada europeia.

Apesar do regulamento proibir os testes no mês de janeiro, as equipas querem flexibilizar o artigo 22, parágrafo 4, e antecipar as apresentações para a semana de 20 a 27 de janeiro do ano que vêm, para que as equipas tenham tempo para preparar os carros e rectificar possiveis problemas que surjam ao longo do mês e meio - ou dois meses - que terão até à corrida de abertura do campeonato.

Rob White, engenheiro-chefe da Renault, acredita que essa antecipação da pré-temporada seria a melhor forma de se adequar ao novo regulamento técnico. “Tenho uma forte opinião sobre isso: o único desfecho sensato é aquele que está a se configurar, ou seja, andar com os carros pela primeira vez no início de 2014, e isso só faz sentido se você andar com os verdadeiros carros de 2014.", declarou.

A Autosport britânica também fala que as equipas querem fazer testes no Médio Oriente, nomeadamente Qatar e o Bahrein, no sentido de experimentar os novos motores sob altas temperaturas. Ross Brawn, o patrão da Mercedes, justifica a ideia: “O importante é testar bem o motor e sua estrutura em altas temperaturas porque, se lhes usarmos pela primeira vez no Bahrein, ou qualquer que seja a primeira corrida no ano que vem, a coisa pode ficar confusa. E queremos evitar isso”, declarou. 

Também se pensou na possibilidade de algum,as equipas construirem chassis interinos, para a adaptação de peças novas para 2014, mas Ross Brawn já descartou essa ideia: “Vamos antecipar nosso programa em dois ou três semanas, mas tem que se olhar para tudo à volta. Se o lançarmos tarde, para o nosso carro, está tudo bem. Mas, se o motor apresentar problemas no início do ano, não vai ser bom. Você tem que achar o equilíbrio certo”, começou por afirmar.

Todas as equipas querem ficar prontas rapidamente com o novo motor e entendê-lo. Pode ser muito cedo, mas não tão cedo para justificar a construção de um carro especial.”, concluiu.

Sobre esse assunto, Rob White acrescentou: “Para se beneficiar disso [um carro interino], você teria que definir a configuração dele muito antes e começar a trabalhar nisso bem antes do que as equipas começaram na verdade [a construir os modelos de 2014].” 

Noticias: Pirelli vai vender chassis adquirido à HRT

Quando a HRT fechou as portas de vez, no final do ano passado, a maior parte do espólio foi adquirido por uma firma de reciclagem, excepto os motores e as caixas de velocidades, que foram devolvidos aos seus proprietários (Cosworth e Williams) e os chassis, que foram comprados pela Pirelli. A marca os comprou para ter um chassis atualizado para poder experimentar os pneus para 2014, mas... agora está arrependida.

"Parece não ter havido muito entusiasmo. Na verdade, é mais um pouco de vergonha. Nosso departamento de marketing disse que ninguém parece querer usá-lo. Então eu disse para por no eBay para caridade. Estamos tentando encontrar uma categoria no eBay para carros de Formula 1 e provavelmente vamos organizar o leilão em alguns meses e ver o quanto conseguimos arrecadar para caridade", afirmou o seu diretor, Paul Hembery.

Atualmente, a marca de pneus italiana usa um chassis de 2010, cedido pela Renault, e isto tem como intuito de não usar algum chassis das equipas que participam no Mundial de Formula 1, evitando favorecimentos. Contudo, o desfasamento do atual chassis usado pela marca nos testes poderá ser prejudicial no futuro, dado que com o passar dos anos, esta necessitará de ter algo mais atual, e a jogada da compra dos chassis da HRT poderá ter saído pela culatra...

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Noticias: Michael Schumacher vai andar no Nordschleife

A Mercedes anunciou hoje que Michael Schumacher, ex-piloto sete vezes campeão mundial, andará no próximo dia 19 de maio no Nurburgring Nordschleife a bordo de um Mercedes W02 de 2012, como forma de agradecimento à marca alemã pelo seu apoio ao longo da sua carreira. A demonstração acontecerá no mesmo fim de semana das 24 Horas do circuito.

"Tenho ótimas memórias de Nurburgring e estou ansioso para dar aos meus fãs e amigos de Kerpen - que é perto de Nurburgring - algo para recordar quando me virem a guiar neste circuito", começou por dizer.

"Vai ser uma experiência fantástica ao guiar no Nordschleife num "Flecha de Prata" de Formula 1, particularmente quando sabemos que foi aqui que a lenda começou. Colocar uma volta neste bonito circuito vai ser brilhante, será o sonho de todo e qualquer piloto", concluiu.

Palco do GP da Alemanha até 1976, a última vez que recebeu um Formula 1 foi em 2007, quando o alemão Nick Heidfeld levou o seu BMW Sauber na pista para uma volta de demonstração. 

Investigações sobre as obras de Sochi

O GP da Rússia está marcado - em principio - para outubro de 2014 na cidade de Sochi - que altura bem estranha, ainda por cima com uma cidade que vai receber os Jogos Olimpicos de... inverno! - mas desde há muito tempo que se sabe que a construção das instalações olimpicos vive tempos conturbados. Já a entidade que estava encarregada da construção da pista faliu no inicio do ano, mas o governo local assegurou que as obras prosseguirão como planeado.

Agora, dois dias depois Sebastian Vettel e David Coulthard terem viajado a Sochi para ver o estado das obras e de terem dado mais uma garantia de que estas estarão a tempo, o jornal local Izvestia publicava esta quarta-feira que o governo russo, na figura do vice-primeiro ministro Dimitri Kozak, pediu ao ministro da Integração Regional, Igor Slyuniayev, para que investigue a qualidade as obras do parque olimpico. Isso depois do governo russo ter revisto o custo das obras, tendo passado agora dos projetados 250 milhões de dólares para os 380 milhões.

Para piorar as coisas, surgiram rumores sobre a qualidade das obras. O jornalista britânico Joe Saward fala no seu blog que uma das razões deste inquérito foi um pedido de Hermann Tilke, o construtor do circuito de Sochi, sobre a qualidade das obras na zona ao governo regional de Krasnodar, onde Sochi se situa. A ideia de que haja um encarecimento das obras na inversa proporção da qualidade dos materiais não será nova noutros lados, mas na Rússia, isso poderá ser grave, dado que tudo isto está a ser feito na sua esmagadora maioria com dinheiro governamental.

Veremos. O relatório terá de estar em cima da mesa até ao dia 15 de maio.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Youtube Endurance Testing: 340 km/hora na reta de Monza

Tive a ver ontem este video. É impressionante, as passagens deste carro naquela reta sem a chicane colocada. Lembrei-me dos anos 60 e 70 e as elevadas velocidades que os carros tinham...

O primeiro poster e as impressões de Ron Howard sobre o filme

Já saiu o primeiro poster de "Rush", o filme sobre o Mundial de Formula 1 de 1976, realizado por Ron Howard e têm como protagonistas Chris Hemsworth, como o britânico James Hunt, e Daniel Bruhl, como o austriaco Niki Lauda. Com estreia marcada para o dia 13 de setembro, o primeiro poster coloca Hunt em grande plano, o que é lógico, pois Hemsworth é bem mais conhecido, pelos seus papeis de Thor. Outros posters certamente virão, e decerto que teremos um mais geral, e outro com o Lauda em particular.

Sobre o filme em si e as filmagens, o realizador Ron Howard disse ao Entretainement Weekly como é que elas decorreram: “Quando me perguntam o que é "Rush", digo que sob o ponto de vista de um realizador que é um cruzamento de "Apollo 13" e "Backdraft". No primeiro caso, tem a ver com a complexidade e a autenticidade da história, que tem a intenção de misturar o melhor possivel ação, tecnologia e perigo. Mas em termos de perigo, faz-me mais lembrar "Backdraft" porque aquelas cenas do incêndio assustaram-me realmente e como é sabido, filmei cenas de ação, das corridas em si. E no final das filmagens, sentia-me aliviado por ter acabado, da mesma forma que senti aliviado quando acabei "Backdraft".

Em relação ao ambiente da época, Howard afirmou que o fazia mais lembrar Mick Jagger (cantor dos Rolling Stones) do que Chuck Yeager (primeiro piloto a passar a barreira do som): "As pessoas que viveram esse tempo gostam muito de dizer que nos anos 70, o sexo era seguro e o automobilismo perigoso. Era assim que viviam a vida. Essa gente não nos deram muitos detalhes, mas havia muito inuendo. Eu confesso que me apaixonei por este desporto. Gostei das equipas, e os pilotos tinham talentos unicos e personalidades fascinantes. Envolvi-me tanto nesta história que Peter Morgan [o argumentista de Frost/Nixon, entre outros] os descreveu brilhantemente. Existe oportunidade destes atores brilharem, mesmo com as inumeras cenas de ação existentes no filme.", concluiu.

Youtube Rally Slow Motion: Rali de Portugal em câmara lenta

O rali de Portugal acabou há cerca de dez dias, mas proporcionou excelentes imagens em câmara lenta para podermos apreciar verdadeiramente, vezes sem conta. Desta vez, a entidade que toma conta da imagem do WRC mostra o que de melhor foi filmado neste rali. Apreciem!

A capa do Autosport desta semana

A capa do Autosport desta semana mostra Sebastian Vettel em grande plano, falando de um "Vettel arrebatador" para falar sobre a vitória do piloto alemão no GP do Bahrein. 

Mas esse, como podem ver, não é o unico assunto que a revista aborda, pois se fala sobre Moto GP ("Marc Marquez faz história"), onde o piloto espanhol se tornou no mais jovem da história a vencer uma prova da categoria rainha; fala-se sobre o TT português ("Miguel Barbosa abre com sétima vitória em Reguengos"), fala-se da primeira semana de velocidade em Braga, com corridas de diferentes categorias, e faz-se também a antevisão da prova portuguesa no Europeu de Rallycross em Montalegre ("Petter Solberg é a estrela")

Youtube Video Interview: Ayrton Senna em entrevista para o Rotações, Suzuka, 1988

Seria melhor se passasse isto no final do ano, quando fizer 25 anos sobre o primeiro título mundial de Ayrton Senna, mas como descobri isto hoje, seria ótimo colocar por aqui esta raridade. Esta entrevista do Senna aconteceu em Suzuka, após o seu primeiro título mundial e depois daquela prova onde depois de uma partida desastrada, ele veio do meio do pelotão para vencer a corrida e alcançar o primeiro dos seus trÊs primeiros títulos mundiais.

A entrevista é feita pelo então diretor da Autosport, Rui Freire, e foi para a RTP, mais concretamente para o programa "Rotações", o programa que existia sobre desporto motorizado. Senna fez algumas entrevistas para o programa, ao longo da sua carreira, e sei que há mais por aí. Espero encontrá-las num futuro próximo.

terça-feira, 23 de abril de 2013

O fim de semana agitado no Bahrein

O jornal francês L' Équipe anuncia hoje na sua edição online que a policia barenita deteve duas mulheres que tentavam entrar no circuito, com o intuito de "preparar um atentado" contra as forças policiais no circuito. Segundo o chefe da policia local, o general Tarek al-Hassan, uma das mulheres tinha "uma almofada" no sentido de testar a segurança e os seguranças do circuito. Ambas as mulheres foram detidas.

O general Tarek al-Hassan afirmou ainda que colocou cerca de oito mil efectivos para garantir a segurança do circuito, particpando em várias rusgas e demais operações. Segundo ele, conseguiram apreender cerca de mil "cocktails molotov", 137 pneus que iriam servir para serem incendiadas e bloquear estradas, e 72 extintores de incêndio, que seriam usados como bombas.

Ao longo do fim de semana, houve dezenas de manifestações em várias aldeias e vilas nos arredores da capital, e essas manifestações se intensificaram no sábado, véspera da corrida barenita, com manifestantes a tentarem chegar ao centro de Manamma, a capital, e a tentarem bloquear as estradas de acesso à pista.

Os ativistas afirmam que durante esse fim de semana, um dos incidentes mais graves ocorreu numa escola secundária, onde os estudantes bloquearam ruas e atacaram carros, pedestres e policias. “A polícia, em momento algum, invadiu ou atacou a escola”, assegurou Al-Hassan, enquanto que os ativistas dos direitos humanos afirmam precisamente o contrário. 

Apesar da Formula 1 já ter ido embora, os ativistas dos direitos humanos afirmaram que a repressão continua. Esta terça-feira, Sayed Yousif al-Muhafda, representante do Centro Barenita para os Direitos Humanos, relatou que mais de 50 ativistas favoráveis à democracia foram presos nos dias que antecederam a corrida. O governo barenita nega tais acusações. 

Rumor do Dia: Robert Kubica está a treinar-se na Mercedes

Enquanto que por estes dias o polaco Robert Kubica está na ilha de São Miguel, a preparar-se para o rali dos Açores, que vai decorrer neste final de semana, no seu Citroen DS3 RRC, surgiu hoje no jornal alemão "Bild" a noticia de que Kubica está a treinar no simulador da Mercedes, em Brackley, desde há algumas semanas. 

Segundo a publicação, Kubica tem tudo o que existe de moderno em termos de simuladores: graficos 3D, cockpit realista e até uma simulador das condições do asfalto. Porém, segundo alguns insiders, as suas chances de voltar a um carro de Formula 1 se situariam à volta dos 20 por cento.

Como é sabido, Robert Kubica teve um grave acidente em fevereiro de 2011, em Itália, durante a realização do Rali Ronda di Andora, onde um guard-rail entrou dentro do seu Skoda Fabia S2000, ferindo-o gravemente no seu braço e mão direita. Desde setembro de 2012 que Kubica voltou à competição, correndo em ralis de asfalto, tendo vencido dois deles. Pelo meio, já fez um teste com Mercedes do DTM, em Valencia.

Este tipo quer um Lamborghini... só porque quer

Já esvaziaram o saco escrotal? Já limparam as mãos no lenço de papel? Ótimo, depois da punheta que mandou com as fotos da Tamara Ecclestone, caro "petrolhead", venha rir um bocado com isto. Vem hoje no Jalopnik: existe neste momento um americano que está e pedir a todos nós que lhe ajudemos a comprar... um Lamborghini. Sim, leram bem: um Lambo. E não é escala 1/43, mas sim um real. Sim, com quatro rodas e um volante!

A pessoa em questão explica as razões disso: "Eu gostaria realmente de ter um Lamborghini Gallardo, então decidi recorrer à Internet para que me ajudem a concretizar o meu sonho. Existem uma quantidade de sites de "crowdfunding" como o Kickstarter, Indiegogo e outros, onde as pessoas pedem a estranhos para financiar os seus projetos. A ideia é essa, excepto quero que me ajudem a comprar um Lamborghini."

Em suma, ele criou um esquema de "crowdfunding" para tentar alcançar o seu sonho. Só que tem o total desplante de dizer que quer o carro por razões puramente egoistas. Não está a morrer, não está paraplégico, não lhe faltam pernas, é por puro ego. Claro, ele afirma que assim que alcançar o valor pretendido, irá comprar o carro, mais o respectivo seguro, e doará o resto à caridade, caso haja alguma sobra.

Em média, um Lambo Gallardo anda à volta dos 250 mil dólares, nos Estados Unidos. Para saberem mais sobre esta estória louca, podem ir ao seu site: http://www.helpmegetalambo.com/Home_Page.html

O ensaio de Tamara Ecclestone na Playboy

(Aviso: este post não é recomendável para menores de idade)

Bom, por fim estão disponíveis as fotos do ensaio de Tamara Ecclestone para a Playboy americana. A mulher de 28 anos, fruto da relação entre o "anãozinho tenebroso" e a ex-modelo croata Slavica Radjic, é considerada como a "Paris Hilton britânica", devido às suas festas, à mania de querer dar nas vistas a todos o custo, e a sua generosidade perante as pessoas, como ter pago a conta de uma noite num bar londrino...

Agora, o ensaio demonstra o estilo de vida que ela está acostumada a ter, de preferência com pouca ou nenhuma roupa. E com algumas poses sugestivas. Claro, a filha de Bernie está orgulhosa do feito: "A Playboy é um ícone. Nos últimos 60 anos mostrou as mulheres mais bonitas do mundo. Sinto-me extremamente honrada por ter sido escolhida para esta sessão maravilhosa."

Continuo a dizer para mim mesmo que ela pagou para fazer o ensaio, em vez de ser o contrário... mas enfim, podem ver o resto das fotos a partir deste link

Depois dos FIA GT, Löeb faz a Porsche Supercup

Sebastien Löeb vai ter uma temporada de 2013 quase toda em pista. Depois das suas participações no Mundial FIA GT, a bordo de um McLaren e ao lado de Álvaro Parente, e de no final de junho tentar subir o Pikes Peak a bordo de um Peugeot 208 Ti 16 valvulas, soube-se agora que o piloto francês de 39 anos irá fazer duas rondas da Porsche Carrera Cup em Barcelona e no Mónaco, duas corridas de suporte dos fins de semana da Formula 1, e ambas as corridas acontecerão após a sua presença no Rali da Argentina.

Para mim a Porsche Supercup é um novo passo em frente, pois vou correr ao lado de especialistas com os quais será muito difícil rivalizar. Conheço um pouco do traçado de Barcelona, mas nunca guiei no Mónaco, pelo menos em corridas de velocidade, só em rali. Quero guiar o mais possível em circuitos e aprender o que puder.”, referiu.

Porsche: Formula 1 não era opção, afirma dirigente

A Porsche está por estes dias nas bocas do mundo devido a duas razões: a apresentação dos primeiros pilotos para o projeto da Endurance da marca, que começará em 2014 com o seu bólide  e os rumores de que eles estejam a convencer o piloto australiano Mark Webber a assinar por eles a partir dessa temporada, largando de vez a Formula 1 e tentar vencer as 24 Horas de Le Mans. 

Sobre os pilotos, Wolfgang Hatz, diretor de pesquisa e desenvolvimento da marca, não quis adiantar muito, mas em Xangai, onde foi assistir ao Salão Automóvel daquela cidade chinesa, afirmou as razões pelas quais decidiu escolher a Endurance, em detrimento da Formula 1.

Somos uma empresa de carros desportivos. A Porsche sempre viveu para a transferência [de tecnologia] do automobilismo para os carros de produção. Por essa razão, ficou claro, há dois ou três anos, que tínhamos de voltar ao automobilismo de ponta: era uma escolha entre sportscars ou Formula 1”, começou por dizer o dirigente à revista britânica “Autocar”.

Mas a decisão final foi lógica. A Formula 1 era uma opção, mas não tinha relevância para as ruas. Também há muita publicidade em torno de política e pneus, e não muito em torno de motores e chassis. A aerodinâmica é incrível também, mas tão extrema que não pode resultar em qualquer desenvolvimento para nossos carros de rua”, completou Hatz.

Até agora, a marca confirmou dois pilotos para o seu programa: o alemão Timo Bernhard e o francês Romain Dumas, ambos vencedores das 24 Horas de Le Mans em 2010 pela Audi. Quanto à Formula 1, a participação da marca foi pequena, especialmente entre as temporadas de 1961 e 1962, em que venceu uma corrida, em Rouen, através do americano Dan Gurney. Retiraram-se no final dessa temporada, mas entre 1983 e 1987 tiveram presentes com motores, numa parceria com a TAG, que colocou os seus motores Turbo nos McLaren, ajudando a vencer três mundiais de pilotos e dois de Construtores.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Youtube Motorsport Video: Racing in Slow Motion V, o teaser


Em breve, num computador perto de si. Vai haver muito rali, pelos vistos.

O capacete de Clay Regazzoni, Kyalami 1973

Eu por estes dias ando a escrever um enooorme artigo sobre a temporada de 1968, do qual ainda não sei onde é que irei publicar, e quando procurava por imagens dos acidentes fatais de alguns dos pilotos retratados, dei de caras com esta fotografia, do capacete de Clay Regazzoni após o GP da Africa do Sul de 1973.

Para quem não conhece a história, conta-se em duas penadas: na terceira volta da corrida sul-africana, o BRM do piloto suiço envolveu-se num incidente com o Lotus de Dave Charlton e com o Surtees de Mike Hailwood. Regazzoni ficou preso e inconsciente no carro, e Hailwood correu para ele, tentando salvá-lo, não sem antes o seu fato de competição pegar fogo nas pernas. Lá conseguiu salvá-lo e por causa disso, foi condecorado com a George Medal.

O final dos anos 60 e o inicio dos anos 70 foram tempos trágicos para a Formula 1. Não tanto em termos de novidade - os acidentes fatais eram frequentes - mas sim o crescente mediatismo que o automobilismo tinha por causa da televisão, devido às transmissões diretas das corridas, ao vivo e a cores, fazia com que as pessoas fossem atraídas pela competição, e tudo o que de bom trazia, bem como a sua faceta mais perigosa. Como disse certo dia Nelson Piquet: as pessoas querem ver o circo pegar fogo.

Felizmente, ambos os pilotos sobreviveram e continuaram a competir. Pior sorte foi o que aconteceu algum tempo depois, em julho desse ano, em Zandvoort, na Holanda, quando Dave Purley tentou salvar o seu compatriota Roger Williamson, mas o seu salvamento foi inutil. Apesar de tudo, Purley, antigo militar das forças especiais ao serviço da Sua Majestade, acabou também por ser condecorado com a George Medal.

Ao ver a foto deste capacete, poderemos pensar em tempo que já lá vão - quarenta anos, para ser mais preciso - e de como os pilotos de Formula 1 aceitavam competir, mesmo sabendo que tinham 20 por cento de hipóteses de morte a cada temporada. O chato é que, se continuasse a competir, ao fim de cinco anos, esse piloto teria uma chance real de morte. E foi contra isso que alguns pilotos lutaram para que os carros e os circuitos fossem cada vez mais seguros, chegando ao momento onde estamos agora.

Formula 1 em Cartoons - Bahrein (Pilotoons)

O novo sultão (ou emir) da Formula 1, rodeado pelos seus subditos e por um Felipe Massa comilão em pneus. Assim foi Sebastian Vettel no Bahrein, numa corrida que deixou, por exemplo, os Ferrari a quilómetros de distância.

É assim que o Bruno Mantovani retrata o que foi o GP do Bahrein, neste domingo. 

IndyCar: Takuma Sato foi o melhor em Long Beach

Hoje foi um dia histórico: após mais de dez anos de ausência, um carro a A.J. Foyt venceu uma corrida da IndyCar, e pela primeira vez na sua carreira, o Japão venceu uma corrida nesta categoria, graças a Takuma Sato, que aos 36 anos, consegue o seu melhor resultado desde os tempos da Formula 3 britânica, onde foi campeão em 2001.

Depois de uma qualificação onde Dário Franchitti levou a melhor, a partida começou com alguns toques aqui e ali, especialmente quando Scott Dixon partiu o bico do seu carro apóis um toque com o francês Tristan Vautier. Mas a primeira bandeira amarela só surgiria na terceira volta, quando o colombiano Sebastian Saavedra bateu no muro.

As coisas voltaram ao normal cinco voltas depois, com o reinicio... mas por pouco tempo. Hélio Castro Neves toca no carro de Mike Conway e perde o bico, tendo de ir às boxes, enquanto que na frente, Franchitti era o lider, com Sato e o americano Ryan Hunter-Reay lutavam pelo segundo posto. Na volta 23, Sato livrou-se do campeão da Indy e foi em busca de Franchitti. Por esta altura, algo de bizarro acontecia na boxe de James Jakes, quando um dos mecânicos se esqueceu de uma das pistolas para trocar de pneus...

Na volta 30, começam as paragens nas boxes e foi aqui o momento decisivo. Franchitti tem uma má paragem e Sato aproveitou para ficar com a liderança, ao mesmo tempo que Alex Tagliani e Charlie Kimball se envolviam num acidente, causando outra situação de bandeiras amarelas. As coisas ficaram assim até á 35ª volta, quando a bandeira verde foi mostrada... até ao final da reta, quando Ernesto Viso e James Hintchcliffe bateram, com este último depois de dar um toque no brasileiro Tony Kanaan.

A corrida recomeçou na volta 40, mas a pertir daqui, foi mais calma. Sato e Graham Rahal, que ficou com o segundo posto, afastaram-se de Tristan Vautier - que estava a fazer uma grande corrida! - Justin Wilson e Dario Franchitti, todos eles andando com pneus moles, com Kanaan tinha o quinto lugar, com pneus duros. As diferenças eram mais estáveis, mas com Sato a afastar-se de Rahal, aproveitando a consistência do piloto japonês.

Contudo, na volta 51, Ryan Hunter-Reay bate no muro, para mais uma nova situação de bandeiras amarelas, a quinta nessa corrida. A situação ficou assim até à volta 56, altura em que na partida, Charlie Kimball - que tinha uma volta de atraso - bateu no muro da primeira curva. Contudo, conseguiu colocar marcha atrás e saiu dali sem problemas, tendo parado para trocar de pneus e do bico, perdendo mais uma volta.

A partir dali, Sato começou a afastar-se de Rahal, enquanto que Vautier parou nas boxes e caiu algumas posições, deixando Justin Wilson no terceiro posto, na frente de Franchitti e de Tony Kanaan, com pneus duros. Pensava-se que o brasileiro pudesse aproveitar melhor essa situação nas voltas finais, mas os pneus mais moles aguentaram mais tempo e assim não aconteceu.

Na parte final, o piloto brasileiro começou a sofrer o assédio do espanhol Oriol Serviá, mas a duas voltas do fim, no final da reta, ele tentou passar Tony Kanaan, e as coisas correram mal, com o piloto brasileiro bateu no muro. Contudo, em vez de entrar o Pace Car, localizou a bandeira amarela na curva. 

A bandeira amarela é colocada a meio da última volta, e assim, Takuma Sato consegue a sua primeira vitória da sua carreira na IndyCar, pela equipa Foyt. Para a equipa, é a primeira vitória em mais de dez anos na IndyCar. Rahal foi o segundo e Wilson o terceiro, com Dário Franchitti no quarto posto. Simona de Silvestro foi a melhor representante feminina, no nono posto, na frente de Hélio Castro Neves.

A IndyCar agora tem uma pausa de duas semanas até ao dia 5 de maio, altura em que correrão na São Paulo 300, a primeira saida da IndyCar para o exterior.

domingo, 21 de abril de 2013

Noticias: Artur Lemos é candidato à presidência da FPAK

Passado o período de luto pela morte de Luiz Pinto Freitas, morto há quase duas semanas aos 63 anos, vítima de AVC, começaram a surgir candidatos para a presidência da FPAK, a Federação Portuguesa de Automobilismo a Karting. Esta tarde, o trio constituido por Artur Lemos, Mário Feio e Luis Caramelo, apresentaram a sua candidatura à presidência, sob o lema "FPAK Futuro".

Na página de candidatura no Facebook, o manifesto explica as razões pelo qual é apresentada esta candidatura:

"O desporto automóvel português entra numa nova fase; O seu futuro passa por um crescimento sustentado e consciente da realidade nacional, pelo lançamento de bases cautelosas, mas também inovadoras e empreendedoras, que permitam a construção de um futuro credível, a médio e longo prazo.

Conscientes desta realidade e apoiados por um conjunto representativo e importante de personalidades ligadas ao desporto automóvel nacional, decidimos avançar hoje mesmo, com uma candidatura à Direção da FPAK, encabeçada por três nomes; Artur Lemos (candidato à presidência da FPAK) Mário Feio e Luis Caramelo. Este grupo integrará a direção daquele órgão federativo, quando for eleito pelos clubes e associações votantes, aos quais se juntarão outros nomes importantes que comungam dos mesmos princípios e objetivos e têm iguais ambições.

Esta candidatura apresenta um grupo de pessoas, que está decidido e empenhado em trabalhar em prol do desporto automóvel nacional, promover as nossas provas, pilotos e organizações, nacional e internacionalmente. Estamos convictos que teremos uma solução para resolver os graves problemas herdados das administrações anteriores, com todo o rigor e honestidade, dentro dos quatro anos de mandato a que nos apresentamos para eleições.

'Não estamos nesta corrida contra ninguém, nem nos movem quaisquer interesses pessoais. Estamos convictos de que podemos liderar e contribuir para o desenvolvimento do desporto automóvel português e queremos vencer esse desafio', afirmou Artur Lemos que lidera a lista candidata.

Este grupo conhece como poucos a realidade do desporto automóvel nacional, pois individualmente tem experiência em quase todos os setores e situações que o condicionam, movem e fazem sobreviver. Contamos com todos para um debate construtivo, porque queremos uma FPAK inovadora, que aprendeu com os erros cometidos e aceita a validade de todas as ideias construtivas, antecipando um futuro com bases sólidas e que seja realmente adaptado à realidade nacional e internacional.

Por uma FPAK de todos e para todos, inovadora, dedicada e credível! Todos juntos seremos capazes de lutar pela valorização e promoção do desporto automóvel português."

As eleições para a presidência da FPAK ainda não foram marcadas.

FIA GT: Lamborghini foi o melhor em Zolder

A segunda corrida do campeonato FIA GT, no circuito belga de Zolder, não fez mais do que inverter a ordem de chegada dos dois primeiros classificados da corrida de ontem, com o Lamborghini de Stefano Rosina e Peter Kox a conseguirem bater o Audi de Laurtens Vanthoor e Stephane Ortelli. Mas a diferença entre ambos foi inferior a meio segundo, o que demonstrou que foi uma grande corrida. Essencialmente, o Lamborghini foi o melhor nas paragens, pois nos dez minutos finais, resistiu ao assédio do Audi para vencer pela primeira vez nesta temporada.

Outro Audi o do alemão Frank Stippler e do sueco Edward Sandstorm, fechou o pódio, na frente do McLaren do austríaco Anders Zuber e do francês Mike Parisy. Já Cacá Bueno e Allam Khodair ficaram no oitavo posto com o BMW Z4, na frente da dupla portuguesa constituída por César Campaniço e Carlos Vieira chegou até ao nono posto, segundo segundo na classe Pro-Am - vencida pelo russo Stefan Afanasiev e pelo sueco Andreas Simonsen - e consolidando a liderança no campeonato.

Quanto a Sebastien LöebÁlvaro Parente, o fim de semana foi para esquecer, pois o piloto francês teve um furo logo na primeira volta, devido a contacto de um Mercedes, perdendo quase uma volta e obrigando à recuperação. Álvaro Parente conseguiu levar o carro até ao fim, mas a recuperação foi até ao 13º lugar da geral.

A próxima ronda da FIA GT Series acontecerá no fim de semana de 7 de julho, no circuito holandês de Zandvoort.