Baku é desnecessário, e para piorar as coisas, aquele circuito tem sitios perigosos. A entrada do Castelo é tão estreita, mais estreita do que certas partes do circuito de Monte Carlo, que ontem, o Sergio Perez só me deu razão aos meus receios, ao bater forte e feio e destruir todo o lado direito do seu Force India. E sei perfeitamente que se baterem daquela maneira no dia da corrida, teremos bandeira vermelha pela certa. Mas como eles pagaram para terem a Formula 1 por ali por uns tempos, lá vamos nós termos de aturar isto. Nós, e os novos donos. Em suma, é mais uma das armadilhas deixadas para trás pelo Bernie Ecclestone.
Vistas as coisas pelo campeonato, a Ferrari tinha de reagir depois do domínio de
Lewis Hamilton no Canadá, há duas semanas.
Sebastian Vettel tinha de mostrar que a sua liderança no campeonato não era por acaso, e ainda tinhamos os seus companheiros de equipa, e os Red Bull, especialmente Max Verstappen, que chegou a ser o melhor num dos treinos livres de ontem.
E ainda antes da qualificação, mais desgraça para a McLaren:
Fernando Alonso e
Stoffel Vandoorne tiveram penalizações por mudarem de motores e de caixas, caindo para o final da grelha. E pelos vistos, parece que vão largar na fronteira com o Irão...
Debaixo de sol, máquinas e pilotos partiram para a primeira parte da qualificação, onde
Lewis Hamilton começou a marcar tempo, com
Max Verstappen logo a seguir, na frente de
Valtteri Bottas e dos dois Ferrari. Tudo isto em pneus moles. Atrás, algumas saúdas de pista e toques, especialmente
Romain Grosjean, que decidiu "pintar o muro", mas o carro não sofreu assim tanto.
No final (
com Joylon Palmer sem sair de pista para marcar um tempo), os McLaren, o Haas de Romain Grosjean e o Sauber de Marcus Ericsson ficaram de fora da Q2. Claro, ver Pascal Wehrlein no outro lado e um feito para a Sauber, que viu a sua chefe sair de cena esta semana.
A Q2 mostrou que os tempos melhoraram um pouco, graças ao aumento da temperatura no asfalto e a melhor eficácia dos pneus moles. Os primeiros a marca tempo foram os Williams, mas foi Lewis Hamilton que faz 1.41,992, então a 40 centésimas de Valtteri Bottas. E entre os que queriam ir para a Q3 estava
Lance Stroll, que tinha marcado o sexto melhor tempo... naquela altura. Mas depois, Hamilton voltou à pista e faz 1.41,275. Ainda estávamos a meio da Q2, e parecia que o inglês ia a caminho de nova pole-position...
No final, os excluídos foram os Toro Rosso, o Haas de Kevin Magnussen, o Renault de Nico Hulkenberg e o Sauber de Wehrlein. E na parte final, entraram aos pares: Mercedes, Ferrari, Red Bull, Force India e Williams. E tirando os Red Bul e os Ferrari, tudo o resto eram Mercedes.
Na parte final, parecia que iria ser uma pró-forma para a pole de Lewis Hamilton, mas primeiro, tinham de esquecer os pneus durante pelo menos duas voltas para marcar um bom tempo. Contudo, Valtteri Bottas faz 1.41,274, na frente de Hamilton... e depois de tocar na apertada curva 8. Mas Hamilton saiu largo mais adiante e perdeu cerca de meio segundo, ficando atrás de Bottas por 154 centésimos.
A três minutos do final da qualificação, Daniel Ricciardo tocou no muro e obrigou a amostragem das bandeiras vermelhas, o que daria tempo mais do que suficiente para uma volta rápida. Passaram alguns minutos para tirar o carro de fora daquele lugar, e em pouco mais de cinco minutos, a pista estava pronta para que voltassem a fazer um tempo.
E quando aconteceu, os Mercedes foram dos primeiros a saírem na pista, a par do Red Bull de Max Verstappen, e depois os Ferrari. Bottas melhorava o tempo, mas o inglês fez 1.40,594 e fez a 66ª pole da sua carreira. Raikkonen foi o terceiro, na frente de Vettel, E Verstappen foi o quinto. Estaban Ocon foi o sétimo, na frente de Lance Stroll, o oitavo, e ambos estiveram na frente de Sergio Perez e Felipe Massa, seus companheiros de equipa.
E assim foi a qualificação azeri. Mostrou que os Mercedes estavam a ganhar a batalha pelo dominio na grelha, e com este novo monopólio dos Flechas de Prata, parecia que o assalto de Hamilton ao comando estaria a meio caminho da sua concretização. Restava saber se eles amanhã sairiam incólumes dos muros que rodeiam este circuito. Eles... e tudo o resto.