sábado, 20 de dezembro de 2008
Noticias: "Temos um nivel elevado de interessados", diz Fry
The End: Sam Tingle (1921-2008)
Speeder Questiona... Felipão (Blogsport Brasil)
É um apaixonado por Jim Clark, Gilles Villeneuve e Ronnie Peterson, e afirma que depois da escola, foi para a Universidade estudar Comunicação Social para hoje, trabalhar como promotor de eventos de uma multinacional de informática. Adora artes, leitura e, principalmente, viajar, e em Março de 2007 concebeu o Blogsport. O projecto inicial durou três meses, com bons resultados, até que por motivos profissionais, “congelou” o blog durante cerca de um ano. Depois arranjou mais dois amigos e reactivou o blog com ligeiras diferenças, mas o essencial lá estava. E é com ele que aconteceu esta entrevista, feita por a-mail.
1 – Olá Felipão, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia deste blogue?
O prazer é meu, Speeder, ser entrevistado por um dos maiores escritores sobre automóveis da Internet. Bem, quanto ao blog, trata-se apenas de um canal para novos amigos, amantes das corridas, onde lanço os assuntos, para aprender com os comentários do blogueiros.
2 – O nome que ele tem, foi planejado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?
O nome surgiu da cabeça. Entretanto, em uma rápida pesquisa na Internet, notei que já existiam outros com esse mesmo nome. Dificilmente temos algo exclusivo hoje em dia, já que trata-se de um meio em que muitos escrevem. O jeito é tentar sempre ser diferente nos assuntos.
3 – Antes de começares este blog, já tinhas participado em algum blogue ou site?
Já havia escrito para o BestLap, na época em que ele era reconhecidamente um grande portal de notícias.
4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?
Comecei em Março do ano passado. Fiquei parado um tempão e, quando voltei, decidi começar do zero, em parceria com o Gabriel e oliver. Eu, sinceramente, não olho mais para os números. Prefiro deixar a coisa rolar.
5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?
Foi um a respeito de racismo na F1. Estava publicado no endereço antigo de meu blog. Nesse período, de poucas corridas, vou colocá-lo novamente.
6 – Em que é que tu, escrevendo sobre Formula 1, consegues ser diferente dos outros blogs?
Eu acredito que pouca coisa. Prefiro, nesse caso, mais ler do que escrever.
7 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?
Todos os que estão no canto direito do meu blog. Faço questão de acompanhar todos aqueles.
8 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?
Sim. Lembro de apenas dois momentos, não de toda a corrida, até porque eu era muito novo ainda. Lembro do temporal em Mônaco, 1984. E, no mesmo ano, o Mansell empurrando aquela Lotus preta e dourada, o verdadeiro carro dos meus sonhos. Temporada completa, que lembro em detalhes, aquela de 1986, uma das mais competitivas da história.
9 – E qual foi aquela que mais te marcou?
Pessoalmente, no autódromo, aquela em que o Fisichella ganhou em Interlagos. Lembro que não aguentava mais tanta chuva. Entre todas, a do Brasil, desse ano, que assisti pela TV. Além dela, o GP de Mônaco de 1992, quando o Senna segurou o Mansell e o carro de outro planeta.
10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?
Eu gosto, igualmente, dos três. São caras com estilos totalmente diferentes. Entretanto, o José Carlos Pace foi o brasileiro que mais admirei, por sua história no automobilismo. Ele parecia um ser humano, como eu ou você, que sofria com o cansaço, o calor, o excesso de peso e etc. Morreu como um simples mortal, fora das pistas.
11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?
Sim.
12 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?
Acho que ele tem um estilo próprio. Melhor para ele.
13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?
Sim. Foi justo por tudo o que o Hamilton fez ao longo de sua temporada.
14 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e porquê?
Os pilotos que mais gosto são: Jim Clark, Ronnie Peterson, Gilles Villeneuve, Denny Hulme e Jack Brabham.
15 – De repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?
Speeder, há algum tempo sentia que algo assim aconteceria. São pessoas que não tem ligação nenhuma com o esporte. Não são como o velho Frank Williams, um verdadeiro construtor, que não vendeu sua equipe para a BMW e impediu a entrada de novos aventureiros, como McLaren B entre outras.
16 - Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?
Acho que Bruno Senna, com 14 milhões em patrocínios, teria mais chance do que eles. Seriam pessoas precisando de dinheiro pra investir na equipe.
17 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?
Sim, eu acho. Teria tudo para ser como nos anos 70, quando existia a Cosworth dominando o pelotão, mais Ferrari e só. Seria muito mais competitiva. Aliás, vou além. Teria tudo para chamar a atenção de outras antigas equipas, para que retornassem a Formula 1. Só caberia ao Ecclestone não espantar essas pessoas.
18 – Já agora, para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?
Gosto do WRC e Indy Cars. Já gostei muito de DTM e WTCC. Só que perderam a graça nos últimos anos.
19 – E achas que vale a pena falar sobre ele no teu blogue?
Sim, aliás, tudo nas quatro rodas.
20 - Tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?
Já corri uns dois anos de kart. Inclusive, venci em uma oportunidade. Foi lá que percebi verdadeiramente a loucura que esses caras fazem.
18 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?
Eu concordo. Entretanto, já fui mais assíduo. Acho que os dirigentes querem que corridas sejam algo trivial, o que tira um pouco da graça. Além disso, os anos com Michael Schumacher quase me afastaram. Aquilo não tinha um pingo de competição e assistia F1 pelo que ela já havia sido, não pelo que representava atualmente.
19 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?
Sim. Os anos 70.
20 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?
Já assisti. Acho que aquilo é o retrato do que a F1 deveria ser.
21 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?
Acho que foi, seguramente, um dos maiores. Sou contra em apontar um só.
22 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?
Garagistas... sempre. Por isso dei razão ao Frank, que vetou a entrada de laranjas, que apenas serviriam de fachada para outras montadoras. Caso de David Richards, com a McLaren B. Agora, se for o Richards da Prodrive, administrando uma equipe que acabou de sucumbir, sinal verde para ele.
23 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?
Sou péssimo com joguinhos.
24 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?
Acho que a maior premiação, foi a amizade que fiz com todos desse universo.
25 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?
Infelizmente, acredito que não. Espero estar enganado. Mas acho que o Di Grassi tem mais condição atualmente de fazer alguma coisa.
26 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?
Eu já fiz rádio, mas hoje estou muito sem tempo. Dificilmente iremos mudar alguma coisa no blog.
Já agora, se quiserem ver as entrevistas anteriores, carreguem nos respectivos links:
19 de Novembro - Priscilla Bar (Blog Guard Rail)
22 de Novembro - Marcos Antônio Filho (GP Series)
26 de Novembro - Vick, Ludy, Tati e Lu (Octeto Racing Team)
29 de Novembro - Hugo Becker (Motor Home)
3 de Dezembro - Fabio Andrade (De Olho na Formula 1)
6 de Dezembro - Rianov Albinov (F1 Nostalgia)
10 de Dezembro - Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
13 de Dezembro - Ron Groo (Blog do Groo)
17 de Dezembro - João Carlos Viana (jcspeedway)
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Robbie Williams - Supreme
Como ontem coloquei o mais recente videoclip deste génio do youtube chamado Antti Kahola, que homenageava James Hunt, mitico piloto dos anos 70, que ganhou o seu unico título mundial em 1976, à custa de Niki Lauda, achei por bem colocar aqui o videoclip original: Supreme, de Robbie Williams. Aqui ficcionaliza-se uma luta entre dois "Gentlemen Racers", Bob Williams e Jackie Stewart, o tri-campeão do Mundo de Formula 1.
O videoclip tem várias imagens feitas entre 1969 (vê-se Stewart a correr num Matra MS80) e 1973, com a cena onde Colin Chapman atira o chapéu ao ar em sinal da vitória de Emerson Fittipaldi, em Interlagos. E quanto ao carro que "conduz" Williams? Nâo tenho a certeza, mas creio que seja um Lotus 49...
Noticias: Circuito de Jerez em dificuldades
O homem do dia - Keith Duckworth
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
James Hunt, o playboy das pistas
Sou um admirador confesso dos videos que este rapaz faz, o finlandês Antti Kahola. Já fez sobre ralies, Formula 1, CART e até fez um trailer do "Le Mans". Se forem ver os filmes dele, verão que são videoclips magnificos, de cortar a respiração. O video de hoje mostra James Hunt, o "playboy" das pistas, o seu duelo que teve com Niki Lauda em 1976 (e que lhe deu o título mundial), e o "glamour" que teve nos seus tempos aureos (com a musica "Supreme" do Robbie Williams), e depois a decadência em espiral, com os divórcios, o alcool, os negócios falhados, e o seu trabalho como comentador da BBC, ao lado de Murray Walker. Ironicamente, quando morreu, a 15 de Junho de 1993, aos 45 anos, estava sóbrio há já algum tempo...
Extra-Campeonato: Por fim, a Playboy em Portugal
Em muitos aspectos, a noticia da chegada desta revista às nossas bancas, numa altura de crise, parece ser contraditória. Mas se vos disser que há menos de oito anos não havia qualquer revista masculina nas bancas, o que diriam? Surpreendente, não?
Em menos de oito anos, aceitamos a ideia de ver actrizes famosas, modelos, e algumas atletas de lingerie, em elaboradas produções artisticas, algumas delas a roçar ou a sugerir a nudez. Fazem-se "castings" para escolher "a mais bela da freguesia" (FHM dixit) e essas meminas não tem qualquer pudor em mandar os seus "books" em poses sugestivas. A diferença entre uma GQ e uma Playboy é que... nesta, mostra-se tudo.
E acho que esse é o grande desafio. Como nasci e cresci no Brasil, achei (e acho) natural ver actrizes, modelos, cantoras, desportistas... a posarem como vieram ao mundo. Acho natural e nada ofensivo. E se os ensaios forem bem feitos, melhor ainda. Mas quando vim para Portugal, achei estranho que isso não acontecia aqui. Com o tempo, descobri que isto tem a ver com a história dos costumes: até 1974, ver uma mulher a fazer "topless", por exemplo, era motivo para prisão! Com o tempo, isso tornou-se natural pelas praias tugas.
Mas também, a Playboy é muito mais do que meninas nuas e o "poster" habitual no centro da revista. Também são as entrevistas, e os artigos de fundo, como em qualquer outra revista masculina. E a moda, os gadgets... nas edições internacionais, foram milhares os entrevistados pela revista fundada por Hugh Hefner há 53 anos, e que virou um icone cultural do século XX. Personalidades como Mick Jagger ou Norman Mailer, nos Estados Unidos, Nelson Piquet e Aytron Senna, no caso brasileiro (e puxando a brasa à "sardinha" automobilistica) já foram entrevistados pela revista das "coelhinhas". Publicou contos de escritores famosos como Arthur C. Clarke (o homem de 2001), Ian Fleming (o criador de James Bond) ou Vladimir Nabokov (que escreveu Lolita).
Agora, o grande desafio é este: com a quantidade de meninas que posam de bikini e "lingerie", a partir de Março, estas revistas vão concorrência... "desleal". O que me morde a curiosidade é saber quem vai ser a primeira das famosas a dar o passo, e qual vai ser o impacto? A Primavera portuguesa promete ser quente!
Algo altamente recomendável
Noticias: Apresentado o Circuito da Boavista
Algumas noticias do dia
Entretanto, a Williams anunciou hoje que vai apresentar o seu novo carro no dia 19 de Janeiro no Autódromo de Portimão, o mesmo dia da apresentação da Renault. O novo Williams não irá contar com a sua decoração definitiva nos testes de Inverno, a exemplo do que já se verificou no ano transacto, sendo apenas revelada na véspera do primeiro grande prémio da época.
E como estamos em tempo de crise, a apresentação do futuro monolugar da casa de Sir Frank Williams será discreta, muito discreta, contando apenas com fotografias do carro nas boxes e entrevistas à imprensa. E cada vez mais, Portimão entra na orbita da Formula 1...
16/17 Maio - Jarama (E)
13/14 Junho - Magny-Cours (F)
04/05 Julho - Vallelunga (I)
01/08 Agosto - Donington Park (GB)
05/06 Setembro - Estoril (P)
14/15 Novembro - Jerez (E)
Bolides Memoráveis - Williams FW10 (1985)
A temporada de 1984 tinha sido de dificil adaptação da Williams ao motor Turbo da Honda. Somente tiveram 25,5 pontos e uma vitória no dificil traçado de Dallas, através de Keke Rosberg, numa corrida marcada pelo calor e pelo asfalto a desfazer-se. O segundo ano da associação com a Honda tinha que ser melhor, e Frank Williams foi buscar Nigel Mansell à Lotus, pois achava que todo o seu potencial poderia expoldir no novo carro que lhe estava a preparar.
Entretanto, Patrick Head tinha analisado o FW09 e achou que era altura de tentar resolver os problemas de manobrabilidade que este carro sofria, e decidiu que o FW10 seria o primeiro carro inteiramente construido em fibra de carbono. Esse chassis acomodou o motor Honda V6 Turbo de 1.5 Litros, que tinha potências que variavam entre os mil a 1250 cavalos em qualificação, e os 900 cavalos em especificação de corrida. A caixa era uma Hewland de cinco velocidades, e eram equipados com penus Goodyear.
A escolha de Mansell, como substituto do veterano Jacques Laffitte, não tinha sido pacifica entre os seus pares. Certo dia, ao saber da contratação, Ron Dennis, o patrão da McLaren, mostrou-lhe uma compilação de acidentes nos quais o britanico se tinha envolvido na sua passagem pela Lotus. Depois disse em voz alta: "Isso é o seu piloto de ponta?" Aparentemente, o tempo iria dizer que sim, e para provar isso, deu-lhe o numero cinco, pintado a vermelho. Era o inicio da lenda...
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Portimão - O último dia de testes
O McLaren "hibrido" com especificações de 2009 (novo bico da frente e o sistema de recuperação de energia KERS), foi o que mais rodou ao longo de todo o dia, mostrando a importância que a formação de Woking está a dar ao desenvolvimento deste sistema. A meio da manhã, De la Rosa realizou uma série de voltas verdadeiramente rápida, acabando por melhorar em alguns milésimos de segundo a sua marca de ontem.
Durante a tarde, o piloto de testes espanhol melhorou os tempos, tendo descido ao segundo oitenta e nove pela primeira vez pouco depois das quinze horas. No fim da tarde, conseguiu mesmo descer ao segundo oitenta e oito, registando a marca final de 1.28,993, o que constitui um novo recorde para o Circuito Internacional do Algarve.
Algumas noticias do dia
Mais nomes para a Formula 2 em 2009
Speeder questiona... João Carlos Viana (jcspeedway)
1 – Olá João Carlos, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia do teu blogue?
Escrevia no fórum do GPTotal, mas sentia que me faltava espaço lá, que precisava de mais espaço e então procurei na internet uma forma de me expressar e falar sobre o que quero acerca da F1. Foi aí que apareceu a ideia do blog e o resto é história.
2 – O nome que ele tem, foi planeado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?
Foi natural. Quase que um estalo! Acho o nome ‘speedway’ forte e quis juntar ao meu nome, como sou conhecido por alguns amigos. Acho que ficou legal.
3 – Antes de começares este blog, já tinhas participado em algum blogue ou site?
Como disse anteriormente, somente no fórum do GPTotal. Na medida em que comentários foram aparecendo no blog, fui conhecendo outros blog e, por consequência, outros blogueiros.
4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?
No dia 07 de fevereiro de 2007. Logo que criei o blog, postei e está lá no arquivo. Aos poucos fui melhorando para, hoje, seguir uma linha que mantenho até hoje. Já fui visitado por aproximadamente 20.000 pessoas de fevereiro deste ano para cá.
5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?
Hum... O que mais me orgulho são das biografias, pois faço uma pesquisa grande, que às vezes dura dias. Das biografias das quais se destacam, me lembro do Eddie Lawson, onde mergulhei no mundo da Motovelocidade dos anos 80 e foi um post bem explicativo sobre o tetracampeão mundial. Tem o de grandes pilotos, como Jim Clark e Elio de Angelis, que tem livros inteiros somente sobre a vida deles. Mas há de pilotos tinham tudo para serem campeões, como Jarno Saarinen e Stefan Bellof, que mesmo morrendo jovens, fizeram uma baita carreira e pude entender um pouco da essência deles. No entanto, um que me deixou orgulhoso nos últimos tempos foi do Mika Hakkinen. Pouco pesquisei sobre a bio do finlandês, pois muito do que ele tinha feito nas pistas estava na minha cabeça e pude escrever livre, leve e solto, me lembrando de bons tempos na minha vida... e o texto ficou muito bom!
6 – Em que é que tu, escrevendo sobre Formula 1, consegues ser diferente dos outros blogs?
Procuro falar muito sobre história da categoria. Procuro saber de corridas que ocorreram em datas fechadas e me lembrar delas. Tenho alguns resumos de temporada que me ajudam, fora o youtube. Hoje tenho mais prazer em escrever sobre a Formula 1 antiga do que a actual, que, mesmo com essa excepcional temporada de 2008, ainda me falta um algo mais.
7 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?
Faço um tour: continental-circus, blogdocapelli, blog-do-ico, blogdogroo, Pandini e do Flávio Gomes. Esses são os diários, mas sempre que posso visito o do Sávio, do Rianov e etc...
8 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?
Cara, a primeira lembrança que tenho na vida tem a ver com Formula 1. Quando tinha uns 3 ou 4 anos, estava brincando com meu pai no terraço do apartamento onde morava e ouvi o tema que a Rede Globo fazia para F1. Corri para casa para assistir! Não me lembro qual foi a corrida, mas isso me marcou muito. Também lembro chegando no colégio e vendo o noticiário do acidente do Piquet na Tamburello. De 1989 para cá, lembro de ter assistido todas as corridas, mesmo que não me lembre da corrida em si por completo.
9 – E qual foi aquela que mais te marcou?
Grande Prémio da Europa de 1997. Torci muito pelo Villeneuve naquele dia e após a pancada que levou do Schumacher, não consegui ficar parado, simplesmente assistindo a corrida. Fiquei de pé, torci, bebi água... não fiquei quieto até o canadense ser campeão. Gilles Villeneuve morreu apenas 20 dias depois de eu nascer e cresci ouvindo as histórias dele e por isso queria muito que o Jacques Villeneuve vencesse. Também me marcou o GP da França de 1999 e o GP Brasil deste ano. Não sei bem lhe explicar, mas algo na minha cabeça me dizia que aquela corrida seria diferente e não deu outra!
10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?
Pergunta complicada e só falto apanhar falando nisso! Quando o Senna morreu tinha acabado de completar 12 anos e não acompanhei a carreira de nenhum dos três com os olhos críticos que tenho hoje, mas eu pai jura de pés juntos que o Piquet era melhor do que Senna e conheço muita gente com a mesma opinião. Por isso, cravo no Piquet!
11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?
Coisa de dois meses atrás estava conversando com um italiano que visitava a fábrica onde trabalho e perguntei o que ele achava do Massa. Ele disse que mora vizinho a fábrica da Ferrari e me respondeu: “Se não vencer esse ano, Massa não vencerá nunca mais!” Não tenho tanta certeza nessa afirmativa, mas o Massa demorou muito para amadurecer e corre o risco de ter o mesmo fim de Barrichello. O tempo passou, o título não veio e agora é um piloto aposentado pelos outros.
12 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?
Senna. Não na pilotagem, mas na forma com que a Globo quer fazer dele um herói nacional. Isso vem trazendo alguma antipatia para ele, mas acho o Massa um cara muita cabeça.
13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?
Com certeza! Hamilton é um piloto especial e via isso nele desde a GP2. Claro que não esperava um sucesso tão grande logo cedo, mas ele tem tudo para marcar uma era, juntamente com Vettel e Kubica. Se o Massa fosse campeão, me lembraria muito das vergonhosas punições em Spa e em Suzuka, apesar da óptima temporada do Felipe.
14 - Passando à actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retiradada Formula 1. Como sentiste isso?
Assim como os envolvidos... chocado! Nunca tinha visto uma equipe deF1 se acabar tão rápido quanto a Honda. O primeiro rumor da saída da equipe foi no dia do anúncio oficial!
15 - Caso Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador nos próximostempos, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?
Button ficaria. Ele ainda tem muito cartaz na Formula 1 e o fato de seringlês ajuda. Sem ele, teríamos apenas Hamilton como britânico e issonão seria normal na Formula 1. Apesar dos pesares, Button ficaria, aocontrário de Barrichello. Quando Button encaçapou Rubens em 2006, senti que a passagem do Rubinho pela Honda seria breve e quedificilmente ele arranjaria outra equipe. E é o que está acontecendo...
17 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e porquê?
Michael Schumacher, sem sombra de dúvidas. O tamanho das façanhas que ele fez só poderá ser medido daqui a alguns anos. Acho que, quando Fangio se aposentou, ninguém na época percebeu a grandiosidade do que tinha feito o argentino, somente anos depois alguém se tocou e disse: “Puxa, o que Fangio fez foi impressionante!” O mesmo deverá ocorrer com Schumacher, mas não agora.
18 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?
MotoGP e F-Indy. A MotoGP passa por um momento mágico, com um fenómeno como Valentino Rossi e um monte de jovens talentosos louco para derrota-lo. A Indy cresceu muito com a junção entre IRL e Champ Car e a tendência é de crescimento. Também gosto do WRC, mas a categoria passar por uma crise preocupante.
19 – E achas que vale a pena falar sobre ele no teu blogue?
Falo sempre que possível sobre as categorias, seja na forma das corridas atuais, seja com biografias de pilotos históricos.
20 - Tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?
Nunca corri de kart, nem mesmo indoor. Quando tinha 17 anos, prestando o vestibular, procurei uma escola de pilotagem que tinha acabado de se formar no kartodromo local, mas o que tenho de altura (1,83m), não tenho de dinheiro. A inscrição era meio cara e, após passar na primeira fase da faculdade pública (UFC), minha mãe me disse “Passa na segunda fase, que te pago essa escola de pilotagem”, só que a segunda fase já estava em cima e não deu para me matar de estudar. Resultado foi que não passei numa faculdade pública, mas numa particular. E o sonho de se tornar piloto morreu ali.
21 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?
Às vezes me ponho no lugar dos pilotos, o que faria em determinada situação, o que falaria em determinada entrevista... Muitas vezes penso no que seria se tivesse a ideia de se tornar piloto quando era novo e começado a correr de kart cedo, mas não deu. É a vida, como disse McQueen.
22 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?
Anos 80. Tenho todos os resumos de 80 à 89 e sempre que posso vejo esses vídeos. Minha mãe pergunta se não me canso de ver a mesma coisa, mas o bom daquela época era a rivalidade, as brigas, principalmente fora das pistas. Outra coisa que reparo é a diferença entre as transmissões de TV actuais e de 25 ou 25 anos atrás. Contudo, também vejo que havia corridas chatas e enfadonhas nos “bons tempos”, como agora.
23 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?
Vi, revi, re-revi... A diferença é que não pude sentir o prazer de ver aquilo ao vivo. Muitas vezes nós assistimos momentos históricos da F1 já sabendo o que irá acontecer. Achamos bonitos, mas muitas vezes não sentimos a sensação do imprevisível, de ver algo que não sabemos o que irá acontecer. Esse sentimento eu tive no GP Brasil de 2008. Mas o que Arnoux e Villeneuve fizeram foi de deixar qualquer arrepiado!
24 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?
Sobre Gilles Villeneuve e a paixão que o seu nome trás a nós, sempre me recorda de uma entrevista de 1997, em Monza. Schumacher e Jacques Villeneuve brigavam palmo a palmo pelo título e o apresentador entrevistou um senhor de idade sobre quem que ele gostaria que vencesse o GP da Itália, tirando um piloto de Ferrari. “Villeneuve”, respondeu o senhor sem titubear. O apresentador ficou estupefacto com a resposta, dizendo que isso atrapalharia Schumacher e sua luta para tirar a Ferrari do longo jejum que vivia. O velho simplesmente respondeu “Eu sei disso, mas ele é filho de Gilles...” Nem precisa dizer mais nada.
25 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?
Antigamente era viciado em GP3 e passava horas e horas baixando patchs para jogar com os carros de 1984, 1986... Era legal ser fechado pelo Senna com a Lotus preta! Hoje estou jogando mais FIFA, mas estou a procura de um jogo de Formula 1!
26 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?
Um dos prémios que tive foi ter sido convidado a dar essa entrevista. Mas ver um link do meu blog no seu, Speeder, do Pandini, do Ico, do Groo e de outros... Esse é o maior prémio que tive até agora!
27 - E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Umagrelha só de montadoras ou de "garagistas"?
Como era há dez, quinze anos atrás. As montadoras ficariam por trás dosgaragistas, num acordo parecido com a McLaren-Mercedes. A Williams jápassou por Honda, Renault e BMW e, bem ou mal, continua na activaapesar de ter sido abandonada pelas montadoras. Os garagistas só fazemcorrer e é isso que eles querem. As montadoras podem sair da Formula 1 após obalanço final das suas contas.
28 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?
Sinceramente... não! Acho o Di Grassi melhor, mas não muito. No momento em que escrevo, ele está em desvantagem para com Senna no vestibular da Honda, mas testes são testes... O automobilismo brasileiro vive uma crise extensa e de que demorará a se recuperar. Ter quinze, vinte pilotos nas categorias de base europeias demorará a acontecer de novo.
29 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?
Ultimamente está muito difícil até postar. Me acordo às 4 e meia da amanhã, encaro, só de viagens, 150 km diários e chego em casa por volta das sete da noite. Então, vou manter o blog como posso, escrevendo sobre histórias, corridas, algo extraordinários...
22 de Novembro - Marcos Antônio Filho (GP Series)
26 de Novembro - Vick, Ludy, Tati e Lu (Octeto Racing Team)
29 de Novembro - Hugo Becker (Motor Home)
3 de Dezembro - Fabio Andrade (De Olho na Formula 1)
A construção do Autódromo de Portimão, em video
Descobri isto agora no sitio do jornal português Autosport: um video sobre as obras de Portimão. Em pouco menos de seis minutos, estão compactadas quase um ano de obras do Autódromo de Portimão, desde a terraplanagem até à chegada dos camiões com as máquinas das Superbikes, que inauguraram o Autódromo português, no passado dia 2 de Novembro, e que esta semana recebe os primeiros testes de Formula 1 da sua história. Espero que gostem!