sábado, 3 de janeiro de 2009
Dakar 2009 - Dia 1
Mas... pensava que já tinha acabado a sua carreira!
O piloto do dia - Michael Schumacher, 40 anos! (2ª parte)
Speeder questiona... José António (4 Rodinhas)
A ideia de ter um blogue surgiu depois de alguns meses a frequentar os blogues da minha região. O meu “hobbie” (o coleccionismo de miniaturas) serviu de tema para o blogue. Por outro lado o blogue permitiu-me catalogar a colecção e falar um pouco sobre cada modelo apresentado.
2 – O nome que ele tem, foi planeado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?
O nome 4 Rodinhas foi inspirado na revista Quattroruote que tinha comprado na altura em que decidi criar o blogue.
3 – Antes de começares o teu, tinhas participado em algum blogue ou site?
Como disse anteriormente, já frequentava alguns blogues, mas também frequentava e participava em alguns sites de desporto automóvel (como p.ex. o PortalF1).
4 – Quando é que começou, e quantas visitas é que já teve até agora?
Comecei o blogue em Setembro de 2006 e neste momento vai com mais de 55 mil visitas.
5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?
Nesse aspecto tenho que dizer que não tenho nenhum post que possa destacar… Talvez os posts que fiz para os modelos do meu piloto preferido. Aproveito para dizer que iniciei o coleccionismo de miniaturas à esc. 1/43, apenas com a intenção de adquirir os modelos do meu piloto preferido na F1. Depois disso a colecção foi evoluindo.
6 – O teu blogue é engraçado, pois fala exclusivamente de modelos. Lembras-te do primeiro que compraste?
Penso que o primeiro foi o do McLaren MP4-2B de 1985 do Niki Lauda. Foi comprado numa loja do Porto, em 1997.
7 – Quantos modelos têm em casa? E a tua mulher não fica chateada pelo facto dos modelos roubarem espaço?
A colecção tem neste momento cerca de 320 miniaturas, que estão numa pequena sala preparada para o efeito.
8 – Qual é, de todos, aquele que gostas mais? Ou todos eles têm o mesmo gozo para ti?
Gosto de todos os modelos, tenho até um ou outro que está repetido, e mesmo assim não conseguiria desfazer-me deles. Mas gosto especialmente das miniaturas do Lauda, pela razão de ter sido o piloto que mais apreciei na Formula 1.
9 – Conheces algum blogue parecido com o teu?
Sim, há vários, dos quais destaco estes quatro:
RM Style - http://rmstylespecialplace.blogspot.com/
Colecção de Miniaturas Automóveis - http://automobileminiature.blogspot.com/
Coleccionador de Miniaturas Auto - http://jcruzleitao.blogspot.com/
Toys and US - http://jcruzleitao.blogspot.com/
10 – Já alguma vez visitou o Museu da Miniatura Automóvel, em Gouveia?
Ora aqui está uma promessa adiada e uma falha grave da minha parte (risos), já que moro a cerca de 40 km de Gouveia.
11 – Dos blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita todos os dias?
Talvez a frequência não seja diária mas visito vários: o Blog do Ico, o do Pandini, o teu também está na lista, e mais alguns sites (PortalF1, GPTotal).
12 - Falamos agora de Formula 1. Lembras-te ainda da primeira corrida que assististe?
Tenho uma vaga memória da Formula 1 na década de setenta, mas o primeiro GP completo que assisti na televisão foi o de Portugal em 1984. Nessa altura já tinha 14 anos e foi a partir daí que comecei a seguir a Formula 1 de forma mais apaixonada.
13 – E qual foi aquela que mais te marcou?
Foi o primeiro GP que assisti ao vivo: GP de Portugal de 1989.
14 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais te agrada, e porquê?
Nunca foi grande apreciador destes três pilotos mas para responder à pergunta talvez escolhesse o Fittipaldi porque foi o primeiro campeão brasileiro e aquele que, na minha opinião, correu na época mais espectacular da Formula 1.
15 - E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?
Julgo que sim. Filipe Massa poderá vir a ser campeão porque está numa equipa com meios que lhe permitem atingir esse objectivo. Acho que lhe será difícil conquistar três campeonatos mas quem sabe….
16 - Compara-o aos três pilotos acima referidos. Filipe Massa é mais parecido com quem, e porquê?
Sinceramente não consigo ver nenhuma semelhança entre Massa e os tricampeões brasileiros. São pilotos diferentes que correram em épocas muito distintas.
17 - Achas que o título de 2008 foi bem entregue?
Penso que sim, normalmente o piloto que vence o campeonato é (quase) sempre merecido. Mas tenho que confessar que a minha opinião não é bem fundamentada porque não assisto a um GP desde que a Formula 1 deixou de dar em sinal aberto na televisão portuguesa.
18 - Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e porquê?
Tenho que dizer que foi o Lauda, o meu piloto preferido na F1 (risos). Agora mais a sério, há muitos pilotos que foram marcantes: Prost, Senna, Schumacher… isto só para nomear 3 dos mais recentes.
19 - Para além de Formula 1, que outras modalidades tu mais gostas de ver?
Sempre que posso vou assistir aos ralis que passam na zona onde vivo. Depois pela televisão sigo o WRC e também as outras modalidades de automobilismo. Para além do automobilismo, vejo futebol, e tal como tu sofro com o Benfica.
20 – E costumas expor algum desses modelos no teu blog?
Sim, o blogue existe essencialmente para os expor e para catalogar a minha colecção.
21 - O que é que tu alcançaste, em termos de prémios e convites, desde que tu iniciaste o teu blogue?
Não recebi prémios nem convites. O blogue teve apenas um pequeno destaque num jornal digital que existe na minha cidade e noutra ocasião respondi a algumas perguntas a outro jornal (também da cidade) numa rubrica dedicada à blogoesfera. Algo semelhante ao que estou a fazer agora ao responder às tuas perguntas.
22 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma espera.” Esta frase é dita pelo Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida?
Concordo em parte porque é realmente importante para quem corre… mas por outro lado, acho que há muito mais na vida para além das corridas. Até para os pilotos há mais para além das corridas depois de deixarem de correr.
23 - Tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?
Não tenho nenhuma experiência, sou apenas um observador de automobilismo.
24 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?
Sim, gostaria de ter assistido ao início da Formula 1 (década de cinquenta). Aí sim, veríamos a Formula 1 na sua essência mais pura.
25 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?
Agora já não. Já joguei em alguns simuladores de Formula 1 e no ano passado no BATRacer.
26 – Certamente, já viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979. Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?
Foi simplesmente um grande momento de espectáculo da F1, talvez a maior “luta” da história da Formula 1. São momentos que não se explicam, apenas assistimos e ficamos maravilhados.
Por acaso Arnoux e Villeneuve lutavam pelo segundo lugar e deram um grande espectáculo, um grande momento televisivo. Acredito que se estivessem a lutar pelo último lugar e talvez tivéssemos perdido esse momento mas eles de certeza que teriam lutado, com o mesmo prazer, como o fizeram pela segunda posição. Estou convencido que já houve momentos algo semelhantes que nos escaparam.
27 – Certo dia, Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico "Top Gear", disse que Gilles Villeneuve foi "o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1". Concordas ou nem por isso?
Não concordo. Julgo que Villeneuve não foi o melhor piloto da Formula 1, aliás esse é um assunto em que não há consenso, logo é polémico. Mas por outro lado Gilles Villeneuve foi, na minha opinião, um dos mais espectaculares e combativos pilotos que já passou na Formula 1.
28 - Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Qual?
Muito sinceramente não tenho opinião formada sobre os três. Mas uma coisa é certa, hoje em dia na F1 se um piloto não estiver numa equipa de topo (Ferrari e McLaren, as melhores actualmente), por muito bom que ele seja, nunca chegará a ser campeão.
29 – E no nosso caso? Filipe Albuquerque, Álvaro Parente, António Félix da Costa… acha que algum dia voltará a haver um piloto português na elite da Formula 1, com capacidade de inscrever o nosso país na lista dos vencedores?
No caso destes três pilotos nacionais, que são bons valores, pode acontecer que um deles consiga chegar à F1 mas daí a vencer um GP… se conseguir entrar na F1 já é muito difícil para um piloto nacional (principalmente devido ao nosso pequeno mercado) mais difícil será chegar a uma equipa com condições de vencer corridas.
30 - Tens alguns planos para o blogue, no futuro, do género, novas secções?
De momento não tenho nada previsto. Espero apenas ter tempo e disponibilidade para continuar a fazer os meus posts como vem sendo hábito.
22 de Novembro - Marcos Antônio Filho (GP Series)
26 de Novembro - Vick, Ludy, Tati e Lu (Octeto Racing Team)
29 de Novembro - Hugo Becker (Motor Home)
3 de Dezembro - Fabio Andrade (De Olho na Formula 1)
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
Extra-Campeonato: Maria de Jesus (1893-2009)
Noticias: Alonso pode ter recusado ir para a Ferrari... em 2009
O piloto do dia - Michael Schumacher, 40 anos! (1ª parte)
quinta-feira, 1 de janeiro de 2009
Bolides Memoráveis - Ligier JS5 (1976)
Em 1974, a Matra decidiu retirar-se da competição automóvel, nomeadamente os Sport-Protótipos. Boa parte do seu acervo foi comprado por um ex-piloto francês, que antes disso, tinha enriquecido com uma firma de obras públicas que tinha fundado, nos inicios dos anos 60. O seu nome era Guy Ligier. Em 1975, Ligier tinha conseguido levar um dos seus carros ao segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans, com o apoio da firma de cigarros francesa Gitanes, que pertencia à S.E.I.T.A, a Sociedade Nacional de Tabacos. No final desse ano, a Gitanes perguntou a Ligier se não queria tentar a sua sorte na Formula 1. Depois de pensar um pouco, e vendo as hipóteses que tinha, decidiu aceitar o desafio, pois Ligier achava que esta era a melhor chance de voltar a colocar as cores francesas na Formula 1, desde a retirada da Matra, em 1972.
Para isso, Ligier decidiu ir buscar à Matra um jovem projectista, de seu nome Gerard Ducarouge, e aproveitando os motores Matra V12 de 3 litros, decidiu projectar um carro convencional, e de aspecto aparentemente simples. O chassis era de aluminio, disposto em colmeia, e os travões eram de aço. Para o guiar, Guy Ligier contratou o seu compatriota Jacques Laffite para o guiar. Sem saberem, começava-se aqui uma parceria que durou nove temporadas interrompidas apenas em 1983 e 84, onde Laffitte correu na Williams.
Chassis: Ligier JS5
Projectista: Gerard Ducarouge
Motor: Matra V12 de 3 Litros
Piloto: Jacques Laffite
Corridas: 16
Vitórias: 0
Pole-Positions: 1 (Laffite 1)
Voltas Mais Rápidas: 0
Pontos: 20(Laffite 20)
Noticias: Lewis Hamilton condecorado pela Rainha
quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Extra-Campeonato: Por fim, o final do ano
Por mim, gostaria que no ano de 2009 acontecesse o seguinte:
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Desempregado? Tenta a IRL!
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Noticias: Carlos Slim nega rumores de acordo com a Honda
"A Telmex informa que Carlos Slim Helu não adquiriu, nem mantém negociações para a aquisição da equipa de Fórmula 1 da Honda. Toda a informação veiculada ontem pela imprensa carece de fundamento, sendo por isso completamente falsa."
Estas declarações foram reforçadas por Ross Brawn, um dos responsáveis pela estrutura de Brackley. Em declarações ao jornal inglês The Daily Telegraph, Brawn afirmou que tais informações não são verdadeiras: "Gostávamos que fosse verdade mas não é! É um daqueles rumores que ganha vida própria.", afirmou. Contudo, Brawn continua optimista quanto a um eventual desfecho das negociações. "Existe uma grande quantidade de interessados. Entrámos agora na fase em que temos de filtrar as propostas sérias das que não são", explicou Brawn.
O piloto do dia - Allan McNish
A capa do Autosport desta semana
Nesta edição, mostra-se o percurso do rali, que começará no próximo dia 3 de Janeiro, bem como os participantes portugueses de tal aventura, e os obstáculo que terão de ultrapassar, ainda mais que este ano terão mais outro: a altitude.
Para além disso, como o ano de 2009 está à porta, falar-se à da actual crise, e o impacto que ela teve nas várias marcas, espalhadas pelas diversas competições automobilisticas. Desde a saída do Audi da Le Mans Series, até à da Honda da formula 1, tudo está dissecado. E na parte da Formula 1, para além do eventual contrato que Fernando Alonso pode ter assinado pela Ferrari em 2011, há também um "quiz" para puxar a mente dos "sabichões" da Formula 1, e algumas histórias incrivéis que tem como protagonistas alguns ex-pilotos da nossa praça. Por exemplo, adivinhem lá quem é que convenceu Ayrton Senna a "tirar satisfações" ao Eddie Irvine, no final do GP do Japão de 1993?