sábado, 8 de março de 2014

Youtube Rally Crash: o acidente de José Pedro Fontes no Cidade de Guimarães

O grande atrativo do Rali Cidade de Guimarães, a segunda prova do Campeonato Nacional de Ralis (CNR), era de facto o Porsche 911 GT do piloto José Pedro Fontes. Ele chegou a liderar o rali até que a meio da manhã, na quarta especial,  quando já tinha 25 segundos de vantagem e negociava um "gancho", não conseguiu seguir em frente e bateu... num galinheiro!

Ele depois explicou o que se passou: "Infelizmente desistimos. Um erro meu num cruzamento com muita areia fez-nos ter uma pequena saída de estrada, nada de mal se tivéssemos conseguido engrenar a marcha-atrás. Mas infelizmente a caixa encravou em ponto morto e não conseguimos retirar o carro para chegar ao fim do troço. No entanto, fica a satisfação de liderarmos o rali na estreia do Porsche. Gostava de agradecer a todos aqueles que nos apoiaram na estrada, pois este projeto foi pensado também para todos os que têm paixão por ralis. Mais uma vez a Sports&You fez um grande trabalho de preparação pondo-me á disposição um carro soberbo. Um abraço muito especial a Sergio e Diego Vallego por toda a ajuda! Vemos-nos no rali Vidreiro".

Youtube Rally Crash: O acidente de Robert Kubica no México


O piloto polaco já confessou que ele só anda a fundo nos ralis para poder aprender algo sobre como conduzir no WRC. E no primeiro dia desta rali do México, até o piloto polaco estava a andar bem, num honesto quarto posto, sem prejudicar-se e a levar o seu Ford Fiesta a bom porto, superando até o galês Elfyn Evans

Contudo, na última classificativa do dia, a super-especial montada pela organização, o polaco exagerou numa curva e capotou forte e feio. Os estragos não foram muitos, mas não sei se continuou no rali. 

E é assim que ele aprende a ser veloz nesta disciplina do automobilismo... é o Gilles Villeneuve do nosso tempo.

WRC 2013 - Rali do México (Dia 1)

O rali do México começou esta sexta-feira, depois de uma especial na noite de quinta-feira nas ruas de Guanajuato, com um duelo entre Volkswagens. Na manhã, as especiais começaram com os Volkswagen na frente, liderados por Sebastien Ogier, mas Mads Ostberg levou o seu Citroen na frente do rali, desafiando os carros da marca de Wolfsburgo.

A mudança ocorreu na terceira classificativa do rali, a de "El Chocolate", que têm 44 quilómetros de extensão, com o piloto norueguês a passar para a frente do rali com 1,1 segundos de diferença sobre o piloto francês. Por essa altura, já tinham acontecido as primeiras desistências, com o norueguês Andreas Mikkelsen a ter uma saída de estrada com o terceiro Polo R WRC, danificando irremediavelmente a suspensão.

Na tarde mexicana, Ogier reagiu rapidamente, e a distância nunca foi mais longe do que 3,3 segundos. O piloto da Volkswagen tentou menorizar o facto de ser o segundo na estrada - prejudicado face ao norueguês da Citroen - e na sexta especial, o francês foi o melhor, dizendo que “esta manhã, sendo segundo na estrada, foi difícil usar as trajetórias marcadas”. Atrás, tinha Mikko Hirvonen no seu Ford Fiesta, não muito longe dos dos primeiros, a 11,8 segundos. Latvala era o quarto, já distante dos da frente.

Contudo, as coisas não ficaram assim por muito tempo: na segunda passagem pela classificativa de El Chocolate, Ogier acelerou e passou Ostberg, tomando o comando para as suas mãos. Atrás, Mikko Hirvonen teve um problema elétrico e acabou por desistir com o seu Ford. Mas não foi o único: Kris Meeke, o segundo piloto da Citroen, sofreu um toque quando seguia na quarta posição, obrigando a abandonar. “Entrei demasiado depressa numa curva, bati nalguma coisa e isso acabou por afetar um braço de suspensão”, contou depois. 

Com isto, os grandes beneficiados foram Jari-Matti Latvala, que subiu ao terceiro posto - prejudicado por ser o primeiro a abrir a estrada - e pelo polaco Robert Kubica, que fazia um rali calmo, evitando as armadilhas do caminho com o seu Ford. No quinto posto estava o galês Elfyn Evans enquanto que Thierry Neuville era o sexto e o melhor dos Hyundai.

Na última especial do dia, Ogier consolidou a liderança, enquanto que Kubica, num duelo lado a lado com Neuville, acabou por tocar numa curva e capotou, perdendo algum tempo. No final do dia, caiu para o nono posto, fazendo com que Evans subisse para o quarto posto.

No final do primeiro dia, os Hyundai estavam em bom plano, com Neuville no quinto posto e Chris Atkinson no oitavo, com Martin Prokop e o local Benito Guerra entre eles. A fechar o "top ten" estavam Kubica e o ucraniano Yuri Protassov.

O rali do México prossegue neste sábado. 

sexta-feira, 7 de março de 2014

Youtube Racing Presentation: Williams Martini, 2014

Os fãs do automobilismo e da Formula 1 ficaram felizes com a união entre a Williams e a firma de bebidas Martini, que têm uma longa tradição automobilística, que já vêm desde o final dos anos 60, na Endurance. E no dia em que a nova decoração foi apresentada, apareceu este filme sobre a história das duas marcas.

Veremos no que vai dar. Aparentemente, poderá dar tudo certo.

Noticias: Williams mostrou ontem a sua pintura

Depois de muita especulação, a Williams mostrou ontem a sua pintura com o qual vai andar nesta temporada, com as riscas da Martini Racing a serem colocadas discretamente num carro essencialmente branco. O carro também conta com os patrocinadores brasileiros em destaque, como o Banco do Brasil e a Petrobrás, e claro, Felipe Nasr foi apresentado como o terceiro piloto da marca, ao lado da escocesa Susie Wolff.

"Isso é incrível, não apenas pela Williams ter trazido uma marca como a Martini, o que é fantástico para nós, mas também para a Formula 1 como um todo", começou por dizer Claire Williams, à Autosport britânica. "Nós vamos fazer coisas incríveis, e isso vai realmente ajudar a equipa, a marca e a Formula 1, mas também será ótimo para o público", concluiu.

Em relação ao carro, Claire Williams acredita que o FW36 será um carro competitivo ao longo da temporada, graças aos novos motores da Mercedes: “Estou surpresa e aliviada que nós temos um carro competitivo. Mas você precisa ter muita calma. Não sabemos o que os outros times estão fazendo e onde vão chegar. Precisamos esperar para ver. A Formula 1 não funciona dessa maneira [através dos testes], é na pista que vemos os resultados”, concluiu. 

"Eu estou muito feliz. É um carro maravilhoso, lindo, e espero que a gente tenha um ano competitivo e um carro competitivo na pista como ele é bonito fora da pista", começou por falar Felipe Massa numa entrevista à agência de notícias ‘AP’ durante a apresentação das novas cores da marca. "O campeonato começa agora. Estou pronto. Espero começar bem e acabar as primeiras corridas, que é muito importante. A meta é sempre vencer, é sempre lutar pelo campeonato, ganhar corridas. Mas eu acho que ainda é muito cedo para falar algo. Nós precisamos de nos concentrar na primeira etapa, tentar terminá-la e conseguir somar o máximo possível de pontos. Acabar a prova já será algo grande. Grande mesmo. Não será simples", continuou.

Contudo, Massa está esperançado em alcançar pódios nas primeiras corrridas: "Tenho certeza que, se conseguirmos acabar, haverá a chance de fazermos bons pontos, talvez até chegar ao pódio. Se terminarmos as primeiras corridas, somarmos pontos e até mesmo pódios, será incrível. Por isso, vamos tentar nos concentrar em fazer isso e ter um bom campeonato", concluiu. 

Estou de volta!

Durante cinco dias, este blog esteve parado porque eu, o autor, estive ausente por motivos de doença. Assustei-me na madrugada de segunda-feira com uma enorme dor no meu lado direito, julgando eu que me tinha magoado a dormir no meu diafragma. Afinal, depois de ter ido para as urgências e de me darem um antibiótico para as dores, descobri que tinha uma vesícula e esta tinha dado de si. O médico que me atendeu, da minha idade e super-simpático (visitou-me duas vezes enquanto estive internado, e não tinha essa necessidade), avisou-me logo que poderia ser operado, e decidiu internar-me, cortando na alimentação por dia e meio.

Estando lá, as coisas acalmaram-se rapidamente e as dores desapareceram. E aos poucos, recolocaram-me na situação de, primeiro, beber liquidos, e depois a ingerir alimentos sólidos. E enquanto andei por lá, descobri também que 80 por cento das pessoas que estavam internadas tinham o mesmo problema que eu: vesicula.

Bem vistas as coisas, e pensando um pouco do que já foi a minha vida, posso afirmar que... é mais uma coisa para contar aos meus netos. Eu, no alto dos ainda juvenis 37 anos, já tive oito operações. Uma dupla hernia na zona pública, as amigdalas, ao apéndice (duas vezes!), 30 cm de intestino delgado, são coisas do qual já fui intrevencionado ou do qual já tiveram de me tirar, para salvar a minha vida. Os meus pais já sofreram muito, eles sabem disso, mas em compensação, nunca quebrei um osso. Contudo, apesar de ter uma doença crónica (tenho Crohn), nada disso me impede de ter uma vida normal, e ter algum cuidado com a alimentação. E pelos vistos, ainda tenho mais coisas para dispensar no meu corpo para poder ter uma vida normal. Enfim...

Entretanto, la fora, o mundo continuou a girar e a cantar. Parece que nesta semana que passou, não perdi muita coisa. Claro que hoje começa o Rali do México, e ontem, a Williams mostrou o seu carro com as cores da Martini Racing. Muito discreto, é certo, mas muito provavelmente poderá ser o carro de um ano marcante para a equipa de Grove, liderada pelo veterano - e carismático - Frank Williams.

Mas também soube que esta semana, Bernie Ecclestone falou muito. Demais, até, para o meu gosto. Tenho as minhas ideias sobe as razões de ele abrir a boca com mais frequência do que o normal, mas continuo a dizer que os pacóvios são aqueles que captam os seus "soundbytes". Ele têm uma agenda e faz tudo para que as pessoas se desviem dos assuntos a sério. Como o facto da Justiça alemã estar a preparar para o condenar a uma longa pena de prisão, daí ele dizer que o GP da Alemanha sair do calendário, não é?

Este problema inesperado de saúde apareceu-me precisamente no inicio de um projeto que decidi avançar no blog, algo que necessitava de fazer face aos excelentes projetos que já vi noutros blogues, especialmente a saga da Onyx que o Leandro Verde anda a escrever no seu sitio... na segunda feira colocarei o primeiro capítulo.

Mas posso dizer que este mês vou escrever um artigo especial sobre o Peter Revson, que no próximo dia 22 passarão 40 anos sobre a sua morte. Acho que para ambos, vai valer a pena.

domingo, 2 de março de 2014

Acabaram os testes. E agora?

Acabou hoje a sessão de testes da pré-época de 2014. Daqui a duas semanas, as coisas serão a sério em Melbourne. E não houve alterações significativas em termos de tempos, com os carros com motor Mercedes a monopolizarem a tabela de tempos, variando apenas nas equipas. Ora temos uma Mercedes, ora temos uma Williams ou uma McLaren. E parece que vão ser estes, mais a Force India, a mandar na grelha de partida, pelo menos nos primeiros tempos desta temporada.

Da Ferrari, pouca gente pode dizer se "esconderam o jogo" ou não. Que andaram o tempo todo a ver se aguentam corridas, isso é verdade. Mas a dizer que irão estar na primeira fila da grelha, não se crê, embora queiram lutar pelos primeiros lugares com a Mercedes. Mas curiosamente, nunca se viu os Ferrari ou Sauber no topo da tabela de tempos. Não quer dizer que estejam já excluidos, mas se alguém quer colocar um favorito, será definitivamente alguém com motor alemão.

E da Renault, a frustração parece ser a palavra de ordem naquelas bandas. Nenhuma das equipas pode dizer que teve sessões de testes calmos. Ora ficaram parados constantemente na pista ou nas boxes, devido aos muitos problemas que tiveram no chassis ou nos motores - as famosas 21 voltas que deram em Jerez ficarão na memória... - e ontem, Sebastien Vettel ficou parado nas boxes porque não deu... qualquer volta. Hoje, foi um disco do travão que "foi à vida", complicando mais as coisas. Claro, alguns adeptos "anti-Red Bull" esfregam as mãos de contente, pois acham que eles estão fora da lute pelo título. Mas o campeonato é longo e este ano, a última corrida conta a dobrar, portanto, poderão haver surpresas...

Mas creio que as coisas para a Renault estão muito feias para esta temporada. Na sexta-feira passada, terminou o prazo para a homologação dos motores. Por outras palavras, a partir desse momento, o desenvolvimento destes motores ficaram "congelados" até ao inicio do ano que vêm. Ora, quando os motores Renault têm atrasos na ordem dos quatro a cinco segundos, pode-se pensar que Red Bull, Caterham ou Lotus andam mais a pensar em livrar-se destes motores a partir de 2015 do que a alcançar alguma coisa nesta nova temporada.

De uma certa maneira, isto faz lembrar 2009, quando entrou em ação o anterior conjunto de regulamentos sobre o chassis, o motor e o KERS. Com isso, sairam de cena a Ferrari e a McLaren, que dos lugares da frente foram para a cauda do pelotão, indo a Brawn GP e a Red Bull para os seus lugares. Claro, as duas marcas anteriores voltaram para a frente, mas para terem uma ideia, nenhuma delas voltou a vencer campeonatos. Nas últimas cinco temporadas, a Brawn GP ficou com uma e a Red Bull apossou-se do resto, dando inicio à "era Vettel". E lembro de ver, nesse já longinquo ano de 2009, o Lewis Hamilton a lutar por um 15º posto...

A partir de 16 de março, veremos como vão ser as coisas. A minha suspeita é uma luta entre Mercedes, com Williams e McLaren à espreita, e veteranos como Jenson Button e Felipe Massa lutando pela vitória, com um "rookie" como Kevin Magnussen a ser como Lewis Hamilton em 2007: a surpreender.

Youtube Motorsport: O duelo na Clipsal 500, em Adelaide

Este fim de semana começa o campeonato V8 australiano, com o habitual Clipsal 500, no circuito urbano de Adelaide. E a primeira corrida do fim semana começou bem, com um final bem interessante entre o Jamie Wincup, no Ford Falcon da Red Bull e o Scott McLoughlin, de 19 anos, com o Volvo V60 da Polestar, e que logo na estreia da máquina nessas paragens, acabou por dar um lugar no pódio.

E a luta foi bem dura. Leal, mas bem dura. Vale a pena, apesar de ser... pelo segundo lugar.