Agora, sem Honda ou Toyota, os fãs são menos, mas parece mais uma subcultura. Há gente que traz para a pista chapéus com DRS, mochilas com a forma dos pneus da Pirelli, cosplays de Ayrton Senna - com capacete, fato de competição, patrocinadores e tudo! - e aquilo tudo se transforma num Comic-Con, mas realizado num circuito de Formula 1. Onde é que iremos ver isso, por exemplo, em Miami ou Abu Dhabi? Esqueçam.
E era nessa paisagem que sábado chegou ao lugar do Sol Nascente. Claro, nesta temporada onde os Red Bull estão prestes a conquistar tudo, a corrida de Singapura poderia ser o inicio de algo diferente, mas pelos tempos nos treinos livres, sabíamos que a corrida anterior foi um mau dia para a equipa de Milton Keynes. E ali, seria business as usual, apenas contando as corridas até ao tricampeonato de Max Verstappen.
O americano ficou inevitavelmente com o pior tempo, porque os danos eram tais que não tinha qualquer chance.
A sessão recomeçou alguns minutos depois, com Lando Norris a responder a Max, fazendo 1.30.083, seguido por Charles Leclerc, com 1.30,393. A quatro minutos do final, o pelotão foi para a pista, marcar a melhor volta, e claro, o trânsito era inevitável. No final, enquanto Lewis Hamilton e George Russell, pilotos da Mercedes, terminaram a volta rápida final exatamente com o mesmo tempo, os Sauber-Alfa de Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, o Aston Martin de Lance Stroll e o Haas de Nico Hülkenberg ficaram pelo caminho, juntando-se a Sargent, que via o seu carro ser reparado.
Alguns minutos depois, passávamos para a segunda fase, onde o mais interessante foi saber como se comportaria o piloto da casa, Yuki Tsunoda. Na sua volta rápida, ele conseguiu saltar para o quinto lugar da tabela de tempos, ficando então a 389 centésimos de Verstappen.
Claro, minutos antes, Max foi o primeiro em pista e completou a volta com o tempo 1.29,964, seguido pelo Williams de Alexander Albon, que mesmo com pneus novos montados no FW45, ficou... a um segundo e meio do registo do piloto da Red Bull.
Na parte final, enquanto gente como Charles Leclerc tentou um bom tempo... e conseguiu, os Alpines de Pierre Gasly e Esteban Ocon, o Alpha Tauri de Liam Lawson, o Haas de Kevin Magnussen e o Williams de Alex Albon, foram eliminados da fase seguinte.
E assim, chegamos à Q3.
Especialmente os McLaren, que julgavam ter um excelente carro para esta pista. Eles apareceram a seguir, primeiro Piastri, com um tempo 446 centésimos mais lento que o neerlandês, e depois Norris, um pouco mais lento. Se o sinal de que eles estão bem nesta parte final da temporada, apesar de ainda não terem ganho corridas, no puro e duro, era mais uma pole do neerlandês.
É que na volta final, Max terminou a volta com 1.28,877, mais de meio segundo na frente dos McLaren e do Ferrari de Charles Leclerc, quarto com 1.29,542. Sergio Pérez foi apenas quinto, com 1.29,650. E Yuki, em casa, conseguiu bater o Aston Martin de Fernando Alonso.
Na próxima madrugada, porém, iremos saber se este poderá ser o primeiro match-point da temporada para Max, na sua conquista do tricampeonato.