sábado, 16 de março de 2024
Formula E: Bird triunfa em São Paulo
CPR 2024 - Rali do Algarve (Final)
Contudo, ambos foram os únicos que ficaram a menos de um minuto de Meeke, o vencedor: Armindo a 55,6, Teodósio e 58,8.
“Posso dizer que foi um fim de semana perfeito, dez anos depois de ter competido aqui no Algarve, na altura no WRC. Sinto-me feliz por ter somado a segunda vitória consecutiva este ano, mantendo o Hyundai i20 N Rally2 cem por cento vitorioso. Ser o primeiro piloto na estrada revelou-se algo complicado, como eu já previa, encontrando os pisos muito escorregadios, mas creio que tanto eu como o James [Fulton] fizemos bem o nosso trabalho, conseguindo ser rápidos o suficiente para vencer”, declarou Meeke no final do rali.
Quem estava a fazer um rali interessante era Rui Madeira, que no final da manhã tinha subido para oitavo, a bordo de um Fiesta Rally2 com algum tempo.
Meeke continuou a ganhar na parte da tarde, e Araújo continuou a ser o melhor, na frente de Teodósio. O piloto so Skoda tinha perdido 4,2 segundos, mas tinha ganho 3,3 sobre o algarvio da Hyundai, numa altura em que a distância entre ambos era agora de 1,3 segundos, a duas especiais do final. Armindo conseguiu o que queria em São Marcos, ganhando 2,3 segundos sobre Teodósio e passando para o segundo lugar, agora com um segundo de vantagem. E no final do rali, no Powerstage de Messines, Armindo conseguiu uma vantagem maior de 1,4 segundos sobre Teodósio.
No final, o piloto de Santo Tirso estava satisfeito com o resultado e as escolhas deste dia: “Assumimos uma escolha e gestão de pneus com a clara noção que poderíamos não ser tão rápidos no primeiro dia, mas que nos dava uma boa posição na estrada nas especiais de hoje. Isso obrigou-nos a fazer uma recuperação e a travar uma intensa luta até à última especial. Conseguimos subir até ao segundo lugar no penúltimo troço e segurar a posição no final. Estrategicamente fomos eficazes”, disse.
“Podia ter sido muito melhor, fruto da aplicação que o Ricardo e eu colocámos na preparação deste rali. Sabemos que temos adversários de grande nível e por isso temos de respeitar que estes tenham sido mais rápidos! Foi um rali muito bem disputado e, no final, acho que estamos todos de parabéns!”, afirmou.
Depois dos três primeiros, o quarto foi Ernesto Cunha, a 2.47,7, nem longe dos três primeiros, seguido por Rui Madeira, quinto a 3.06,0 no seu Ford Fiesta Rally2. Lucas Simões foi o sexto, a 3.33,5, na frente de Paulo Neto, a 4.01,0. Oitawo foi Ricardo Filipe, a 4.43,9, e a fechar o "top ten" ficaram o lituano Martinas Samsonas, no seu Skoda Fabia N5, a 4.55,8 e o Mitsubishi de Adruzilo Lopes, a 5.46,0.
O Campeonato de Portugal de Ralis continua no final de abril, com o Rali Terras D'Aboboreira.
Formula E: Wehrlein foi o melhor na qualificação paulista
Com os treinos de qualificação a começarem logo depois dos treinos livres, debaixo de tempo encoberto e quente, o primeiro grupo começou com os dois DS, de Vandoorne e o Jean-Eric Vergne, a serem os melhores perante o Jaguar de Mitch Evans e o Abt Cupra de Nico Muller. Um dos que ficaram de fora foi o segundo Jaguar de Nick Cassidy.
No segundo grupo, o melhor foi o Maserati de Max Gunther, ficando na frente de Wehrlein, do Mahindra de Edoardo Mortara e no McLaren de Sam Bird. Contudo, o piloto da Maserati acabou por ser penalizado por causa de uma troca de caixa de velocidades, caindo para o fundo da grelha, e para piorar as coisas, terá de cumprir um Stop & Go durante a corrida!
No primeiro duelo dos quartos de final, Evans ira correr contra Vandoorne, o belga conseguiu levar a melhor por 156 centésimos, indo para a meia-final, onde iria se bater com Jean-Eric Vergne. No terceiro duelo, Wehrlein conseguiu superar Mortara por 522 centésimos, fazendo o tempo de 1.12,846. No último duelo dos quartos de final, Gunther levava a melhor sobre o McLaren de Bird.
Na meia final, o duelo fratricida no DS resultou que o belga conseguiu triunfar, com quase 721 centésimos sobre o francês, enquanto no segundo duelo, entre alemães, Werhlein foi melhor que Gunther, com uma diferença de 247 centésimos.
A final, entre Wehrlein e Wandoorne, foi mesmo apertada, com os dois milésimos da final a se tornarem na segunda margem mais curta da história da Fórmula E.
A corrida acontecerá pelas 17 horas deste sábado, com transmissão em Portugal pela Eurosport.
sexta-feira, 15 de março de 2024
CPR: Fontes quer um bom resultado
“O campeonato de Portugal de ralis é uma competição dividida em duas partes, que exige concentração e uma estratégia bem desenhada. A fase inicial é composta por quatro provas em pisos de terra, que exigem uma abordagem cautelosa, pois, os abandonos são muito penalizadores nas contas finais, razão por que apostamos em manter os nossos objetivos primordiais: amealhar o maior número de pontos nesta fase da competição”, começou por explicar José Pedro Fontes.
“Naturalmente que isso não quer dizer que não estaremos focados em objetivos maiores como chegar a um dos lugares do pódio. Conheço muito bem a prova algarvia e a sua dureza e, também, todos os nossos adversários, por isso tenho a perfeita noção de onde nos situamos e o que temos de fazer para lutar pelos primeiros lugares.”, concluiu.
O rali do Algarve terá nove especiais de classificação, percorridos entre hoje e sábado.
quinta-feira, 14 de março de 2024
As imagens do dia
Alguns falam que isto poderá ser uma espécie de prevenção para Melbourne, caso Carlos Sainz Jr não for aprovado medicamente para correr. Mas não acredito: ele está convalescença, mas ate agora parece estar e recuperar bem.
Descobri, entretanto, que ele tem um canal do Youtube onde cobre as coisas que faz nos bastidores, um pouco para que conheçamos a pessoa por trás do piloto. É um ser humano como nós, embora tenha de afirmar nunca ter pensado que iria ver alguém ser recebido por alunos de um liceu onde ele é... também aluno, 24 horas depois da sua estreia na Formula 1!
Claro que, com esta estreia - no final, saiu do carro a queixar-se do pescoço, por causa das forças G's sofridas durante a corrida - tudo está em cima da mesa. Não correrá na Ferrari em 2024, a não ser que aconteça mais alguma coisa inesperada, mas outras marcas poderão estar interessadas nele, e além disso, tem a Formula 2 para realizar.
Contudo, esta é a situação do automobilismo atual: sim, pode pressionar os outros a mostrar o seu melhor, esperando fracassos da parte deles para poder aproveitar. Mas... quanto tempo quer ficar à espera? Quererá ser piloto de testes ad aeternum? Não quererá andar num dos Hypercars da Scuderia no Mundial de Endurance? Não pensará noutras competições, como a Formula E e a IndyCar? É que, sejamos honestos, a Formula 1 estagnou. 2024 é o primeiro ano em que ninguém entrou ou saiu do pelotão, por exemplo. E a Liberty Media só quer 10 equipas. Centenas de pilotos querem um dos 20 lugares existentes. Como será?
E é sobre isso que escreve um inesperado observador: Helmut Marko.
“É claro que os jovens de hoje estão todos bem preparados quando entram em ação, mas só se alguém for realmente bom é que pode conseguir tais desempenhos logo desde o início”, começou por escrever no seu artigo de opinião que tem no site SpeedWeek. “A estreia de Bearman na Ferrari foi sensacional. Conduzir daquela forma numa pista como Jeddah sem muito treino foi muito forte. Às vezes, estava quase ao nível de Charles Leclerc. Mas o que é que a Ferrari vai fazer agora? [Com] Hamilton e Leclerc num contrato de longo prazo, e agora Bearman é um super talento. Se eu fosse Fred Vasseur, arranjava imediatamente um lugar na Formula 1 para Bearman noutra equipa, na Haas, por exemplo”.
Mas ele deixou um aviso: “Agora, [a Ferrari] irá ter de voltar a gastar dinheiro para o treinar. As equipas estão atualmente relativamente saturadas financeiramente, vão pagar caro por isso”.
São questões que o futuro apenas poderá responder. Foi uma excelente estreia, mas ainda não sabemos o resto da história.
CPR: Araújo ambiciona um bom resultado no Algarve
Ausentes na edição do ano passado, porque estavam a recuperar do acidente que sofreram em Fafe, o piloto de Santo Tirso encara este rali organizado pelo Clube Automóvel do Algarve como um trabalho redobrado para si e o seu navegador, Luís Ramalho. Mesmo assim, não esconde a ambição de querer trazer do Algarve um bom resultado em termos de campeonato, neste que será o seu centésimo rali no CPR.
“Por não termos alinhado em 2023 não temos nenhuma referencia deste rali e a última vez que disputei classificativas em terra no Algarve foi há 12 anos, na altura em que disputava o WRC. Penso que alguns troços terão partes desse percurso, mas na sua generalidade é um rali totalmente novo para nós e teremos que trabalhar muito bem os reconhecimentos das especiais”, começa por dizer.
“Sabemos que à partida teremos mais dificuldades neste rali que em qualquer outro esta temporada, mas isso não muda minimamente os nossos objetivos nem retirará a motivação para tentarmos, como sempre, lutar pelas primeiras posições da classificação e pela vitória. Os nossos adversários quererão certamente o mesmo que nós e, por isso, penso que será uma prova muito disputada. Estamos a trabalhar para sermos uma vez mais competitivos, tal como fomos em Fafe”, concluiu.
O rali do Algarve terá nove especiais de classificação, divididos em dois dias.
Formula E: Felix da Costa está otimista para São Paulo
No caso de António Félix da Costa, ele que considera esta quase como a "caseira", esta é a sua chance de marcar uma posição, depois dos maus resultados das primeiras corridas. Ele afirmou que, juntamente com os engenheiros da Porsche, focou-se bastante em trabalhar com a equipa, tanto no simulador, como em procurar entender os problemas que têm afetado a sua performance, tendo chegado a importantes conclusões, juntamente com a sua equipa.
Para o piloto português, campeão em 2020, esta corrida é encarada desta forma:
"Muito otimismo, motivação e vontade de correr num país que me acolhe sempre muito bem e onde tenho grandes amigos sempre a apoiar. O passado já lá vai e sei que tudo fiz para chegar aqui a São Paulo mais forte, quer a nível de entendimento do nosso carro, como a nível de preparação física e mental, portanto estou a sentir-me feliz, preparado e confiante em ter um bom fim-de-semana!"
A qualificação acontecerá por volta das 12:40, hora portuguesa, para a corrida acontecer mais tarde, pelas 17 horas, com transmissão pela Eurosport e Eleven 3.
Youtube Formula 1 Vídeo: As comunicações de Jeddah
O fim de semana saudita foi bem movimentado, com uma estreia inesperada e alguns sustos, apesar do vencedor ser... provável.
Assim sendo, eis o vídeo dos melhores momentos do GP saudita.
quarta-feira, 13 de março de 2024
As imagens do dia
Stratos, Montreal, X1/9? Também.
Mas também... Citroen BX, BMW Série 5, Audi 50 e o Renault 5 Turbo foram sua criação.
Muitos consideraram como o maior desenhista do século XX, a par de Giorgeto Giugiaro. Mas é a Marcello Gandini que dão esse título, porque foi ele que fez tantos carros que foram marcantes na história dos automóveis, desde 1970 até hoje.
Nascido a 26 de agosto de 1938, filho de um maestro - e curiosamente, 19 dias depois do nascimento de Giugiaro! - em 1963 chegou à Bertone com o intuito de procurar um emprego. Nuccio Bertone até queria, mas Georgeto Giugiaro vetou-o. Somente dois anos depois, em 1965, que foi contratado por eles, com a saída de Giugiaro. E foi graças a ele que criou o "estilo Bertone", especialmente com os protótipos da Lamborghini.
Mas foi com um Alfa Romeo que introduziu a sua primeira inovação: as portas-tesoura. Nomeadamente, o protótipo 33 Carabo, com o seu estilo em cunha, abriu portas à década seguinte e a carros como o Lamborghini Countach, que começou a ser produzido em 1973. Esse foi o primeiro carro de produção a tê-lo, e marcou uma era.
E por essa altura, já existiam outros carros inesquecíveis: o Miura, apresentado em 1967, e o Lancia Stratos, com motor Ferrari, que nessa altura, já se estreara nos ralis, preparando-se para ganhar corridas e campeonatos.
Até a Ferrari teve carros desenhados por Gandini. O modelo 308GT4 foi o primeiro com motor Dino de 8 cilindros, e pode não ter sido um dos mais memoráveis, mas ao menos ele pode afirmar que existe um Ferrari desenhado por ele nas estradas um pouco por todo o mundo.
Em suma, os seus carros tornaram-se objetos de desejo. Preencheram as imaginações de milhões.
Quando saiu da Bertone, em 1980, decidiu desenhar por conta própria, acabando com projetos para as grandes marcas europeias. Começou com o Citroen BX, continuando com o Renault 5 Turbo, e depois, com o 5 de segunda geração, o Maserati Quattroporte, todo um conjunto de carros que acabaram por chegar ao grande público, e em muitos aspectos, não deixaram de ser carros atraentes e desejáveis.
Mas apesar de tudo, não deixou de ser considerado como o homem que desenhou os Lamborghinis.
Gandini morreu hoje, aos 85 anos. Ele pertence a partir agora à história, mas o seu génio vive para sempre enquanto existirem as suas criações. Ars longa, vita brevis.
CPR: Teodósio quer brilhar em casa
Para Teodósio, que "corre em casa", o que ele deseja é que o resultado do rali anterior, e,m Fafe, não seja um fator decisivo nas contas para a caminhada na renovação do título nacional, que ambiciona.
“Está a começar uma semana muito boa, a semana do nosso tão querido Rally Casinos do Algarve. A organização esforçou-se por fazer um rali com troços novos e novas dificuldades e, nos reconhecimentos, vamos tirar as ilações necessárias ao traçado a fim de conseguirmos estar mais competitivos. Queremos muito provar que o primeiro rali não se tratou de uma pedra na nossa caminhada para mais um tão ambicionado título. Enquanto Campeões Nacionais sabemos que partimos sempre como um dos principais candidatos, mas a primeira prova também provou que vamos ter adversários de grande nível. Vai ser um rali divertido e muito disputado”, explicou Ricardo Teodósio.
O rali do Algarve será feito em pisos de terra e terá nove especiais espalhadas ao longo de dois dias, no fim de semana de 15 e 16 de março.
terça-feira, 12 de março de 2024
Youtube Automotive Vídeo: Quão longe os carros elétricos irão?
Eis um teste bem interessante, feito pela "WhatCar" britânica: andar com carros elétricos até acabarem com a energia nas baterias. E a variedade era bem interessante, desde o Tesla Model 3 até ao BYD Dolphin, BYD Seal, passando pelo MG4 e o VW ID.7. A ideia era aproveitar o inverno britânico, com chuva e frio, carregar as baterias e andar até parar.
Para que? Saber a distância máxima e se os valores oficiais andam - ou não - longe da realidade. O wideo é longo - cerca de 25 minutos, mas creio que valerá a pena.
WRC: Canárias recebe o WRC a partir de 2025
“A chegada do Rallye Islas Canarias ao WRC é a recompensa de muitos anos de trabalho”, começou por afirmar Germán Morales, o Diretor Executivo do Club Deportivo Todo Sport, promotor do evento. "Foi o objetivo desejado por muitas gerações, e agora em conjunto com o WRC Promoter foi possível atingir", continuou.
Este será o terceiro rali a se estrear no calendário no WRC na próxima temporada, depois da Letónia e da Polónia. Haverá mais um rali a estrear-se no calendário, na América do Sul, e o favorito será o Paraguai. Um rali em asfalto, igual ao que existia na Catalunha, acontece essencialmente nas estradas da ilha de Gran Canaria, provavelmente com centro na sua maior cidade, Tenerife. Resta saber quantos mais ralis entrarão - fala-se de Irlanda, outro rali em asfalto - e claro, saber quem sairá do calendário, com a Estónia a ser a primeira vítima.
segunda-feira, 11 de março de 2024
Vende-se: Tyrrell P34 de Formula 1
Belo carro, hein? Um dos mais carismáticos da época e de todos os tempos, e o único carro de seis rodas que ganhou uma corrida de Formula 1: o GP da Suécia de 1976. E tem o melhor dos pedigrees: vêm da coleção pessoal de Jody Scheckter!
Na realidade, não é original. É uma réplica construída a partir de componentes usados na altura, ou seja, não entrou em competição. É o chassis numero 8, construído na primeira década deste século e ganhou competições de históricos, como o de Monterrey, em 2008. Mas parece que foi feito para correr em 1976!
O preço de venda está entre os 450 mil e os 650 mil euros, sem reserva, e o leilão acontecerá em maio, durante a semana do GP do Mónaco.