sábado, 29 de dezembro de 2012

Africa Race: etapa anulada

A Africa Race, competição que serve como alternativa ao Rali Dakar, que desde 2009 está na América do Sul, arranca com o "pé esquerdo". Os organizadores decidiram anular a primeira etapa em solo marroquino, entre Nador e Moundnib, devido a razões logisticas. O anulamento desta etapa, que deveria ter acontecido hoje, deve-se à avaria de um dos "ferries" que faz a travessia do Mediterrâneo, e que levava algumas dezenas de concorrentes para o enclave espanhol de Mellila. 

Elisabete Jacinto, uma das concorrentes portuguesas que vai participar no Africa Race, comentou esta decisão à Autosport portuguesa: “Lamento não termos feito pelo menos uma parte da especial porque serviria para testar uma série de pequenas coisas e amanhã já partíamos com tudo afinado. Tenho pena também porque esta especial ia ser muito exigente em termos de navegação e esse facto jogaria a nosso favor”.

Assim sendo, o Africa Race vai começar amanhã entre Boudnib a Tangounite, uma especial de 409 quilómetros, onde os participantes vão percorrer as dunas de Merzouga, no centro do país. 

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Noticias: Zanardi recusou uma temporada na DTM

Depois de Alessandro Zanardi ter testado um BMW de DTM em Hockenheim, como recompensa pelos seus feitos nos Jogos Paralimpicos de 2012, em Londres, o antigo piloto italiano afirmou hoje numa entrevista ao jornal britânico Daily Telegraph que esteve em negociações para fazer uma temporada na categoria em 2013 aso serviço da equipa alemã, mas acabou por recusar.

"Discutimos sériamente [essa hipótese], mas decidi que seria demasiado para mim participar durante toda a temporada de 2013. Isso significaria que no teria tempo para as coisas que mais disfruto, como o ciclismo e a pesca com o meu filho, por isso que decidi esperar pelo próximo comboio", afirmou.

Assim sendo, a BMW, que ainda tem uma oitava vaga para preencher para a sua equipa, poderá estar interessada nos serviços do espanhol Jaime Alguersuari para esse lugar.

Rumor do Dia: FIA aceita M-Sport como construtor

A M-Sport, equipa que prepara os carros da Ford no WRC, pode ser inscrita como Construtor no campeonato de 2013. 

Segundo se diz esta tarde na Autosport portuguesa, a M-Sport está na lista de inscritos de Monte Carlo como construtora (Manufacturer Team) e não como equipa do WRC (WRC Team). Desconhecem-se até agora quais foram os pressupostos pelo qual a equipa de Malcom Wilson, que preparará os Ford  Fiesta em 2013, após a saída oficial da marca americana.

Assim sendo, o Mundial WRC terá três construtores presentes: M-Sport (Ford), Citroen e Volkswagen, apesar de poderem estar mais duas marcas presentes ao longo da temporada, que são a Prodrive (Mini) e Hyundai.

Noticias: Sordo elogia Prodrive

O espanhol Dani Sordo, que regressa em 2013 à Citroen depois de dois anos na Prodrive, a desenvolver o Mini JCW WRC, com resultados satisfatórios, apesar das dificuldades financeiras, afirma hoje que apesar de ter ido embora dali numa altura complicada para a equipa, está esperançado que a equipa tem capacidade para vencer ralis no futuro.

"É uma equipa verdadeiramente profissional e fiquei triste por deixá-los.", começou por dizer o piloto espanhol à revista Autoweek. "O Dave Wilcock é um dos melhores engenheiros com que já trabalhei. A Prodrive passa por momentos difíceis porque falta dinheiro, mas garanto que o MINI é capaz de vencer e a equipa merece a vitória.", continuou. 

"O chassis do MINI é excelente, mas o motor nem tanto. Talvez tenha algo a ver com a BMW, pois eles simplesmente desligaram-se. Mas eu disse na Prodrive que não acreditava que não conseguissem fazer melhor que aquilo! E fizeram-no. Convidaram pessoas que trabalham no programa desportivo da Aston Martin, e literalmente em cinco minutos, encontraram potência adicional de 10 cavalos. Acredito piamente que tudo o que eles precisam são apoios, pois estou certo que conseguem fazer o carro começar a ganhar.", concluiu.

A Prodrive não vai estar pesente em Monte Carlo devido à falta de um piloto pagante que pudesse fazer o rali, mas graças à entrada de Henning Solberg na equipa, que trouxe um patrocínio chorudo o suficiente para fazer o resto da temporada, a partir do Rali da Suécia, a preparadora de Bunburry estará presente em 2013.

Quanto a Sordo, que como já foi dito, está de volta à Citroen depois de duas temporadas na Mini, o seu melhor resultado foram dois segundo lugares em França, em 2011 e em Monte Carlo, em 2012, situações onde demonstrou que o carro era realmente veloz em ralis de asfalto.

A Ferrari e o futuro próximo da Formula 1

A noticia de que a Ferrari decidiu constituir duas equipas de projetistas, desenhadores e engenheiros, para os carros de 2013 e 2014, a trabalharem autonomamente, mas coordenados por Dimitris Tombazis, mostra até que ponto a Scuderia está desesperada para conquistar ambos os títulos, depois de quase sete anos de afastamento em ambos os casos. Sabem que têm provavelmente o melhor piloto do pelotão, e este já fez o que tinha a fazer para tirar "leite de pedra", mas o facto de, depois de três anos seguidos em que o vencedor é o mesmo, e com a Red Bull a ter Adrian Newey e outro grande piloto, na figura de Sebastian Vettel, demonstra que em Maranello, a altura é do "tudo ou nada".

Com a noticia de que a Ferrari alugou o túnel de vento de Colónia, pertencente à Toyota - enquanto que o seu túnel de vento é remodelado - para ver se o seu carro de 2013 não venha a ter os mesmos problemas aerodinâmicos do que o F2012, isso demonstra que Luca di Montezemolo não olha a meios para gastar o que tem para gastar para bater Red Bull e McLaren. E claro, temos de pensar se eles realmente desejam reduzir os custos para sustentar a Formula 1. Claramente, não me parece.

E estas noticias vindas de Maranello aparecem numa altura em que existe um mistério ainda por esclarecer: as equipas já assinaram o novo Pacto de Concórdia? Para mim, este é um enorme mistério, mas quer este, quer os anteriores Pactos são tão ou mais secretos do que certos segredos de estado de alguns países  Mas acho que até os segredos de estado, passados alguns anos, são desclassificados e mostrados ao público, como por exemplo, as reuniões do conselho de ministros britânico, que têm um prazo de 30 anos. E quando esse prazo termina, encontramos coisas muito interessantes. Mas... se me perguntarem se conheço os detalhes do primeiro Pacto de Concórdia, assinado em 1982, direi que.. não sei. E falo disso porque o actual termina nesta segunda-feira e nada oiço sobre a assinatura do novo Pacto. 

Será que as coisas vão-se manter assim até março de 2013, altura do GP da Austrália? Se for, então direi que Bernie Ecclestone anda a perder qualidades. Pode ser expectável, dados os 82 anos que já tem, mas não creio. Aliás, a velha geração, que apareceu nos anos 70 - Ecclestone, Montezemolo, Williams, para citar alguns - ainda manda cartas, mas não por muito mais tempo. As coisas podem estar difíceis para Ecclestone, por exemplo, no caso Gribowsky, mas as pessoas sabem que o estilo de governar do "anãozinho tenebroso" começa a ser contestada, quer por dentro, quer por fora, como o facto do pelotão da formula 1 ir de novo ao Bahrein em abril, num país onde há uma contestação aberta ao governo e pode-se esperar o pior. A FIA e as equipas sabem disso e têm algum receio.

Voltando à Ferrari, o ano de 2013 será o de "tudo ou nada", pois esta geração sofreu a bem sofrer os vinte e um anos de "travessia do deserto" entre 1979 e 2000 - entre Jody Scheckter e Michael Schumacher - e apesar do dominio na primeira metade da década passada, não quer atravessar outro deserto. E pessoas como Stefano Domenicalli estão em jogo em 2013. Deu-se uma nova injeção de confiança, devido á recuperação do tempo perdido, e os problemas foram identificados. Mas agora sabe-se que não tem outra escolha: se Fernando Alonso não terminar o ano como tricampeão do mundo, cabeças rolarão em Maranello, adiante uma temporada de 2014 onde trará motores 1.6 turbo e novos chassis. 

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A capa do último Autosport de 2012

Final de ano significa que um balanço sobre tudo o que aconteceu em 2012. E é isso que a Autosport portuguesa está a fazer esta semana com as melhores imagens do ano em modalidades como a Formula 1, Ralis, Moto GP, Indy Car, Endurance, NASCAR, Dakar, etc...

Mas não é só de retrospectivas que fala a revista. Ela fala também de atualidade, com matérias como "a apresentação da África Race e entrevistas com todos os pilotos e navegadores portugueses que vão ao Dakar". Também fala com Calos Sousa, piloto da Great Wall para o Dakar, onde afirma partir "com expectativas baixas". 

Também se fala do WRC, com a lista de inscritos para o Rali de Monte Carlo e uma entrevista a Rafael Lobato, que segundo o jornal é "o mais jovem bicampeão português em corridas de automóveis, isto apenas com 15 anos."

Pelos vistos, o último Autosport do ano vai ser interessante de se ler. 

Rumor do Dia: Michel Nandan dirigirá a Hyundai no WRC

A Hyundai aos poucos constroi a sua equipa para o Mundial de Ralis, que apesar de afirmarem que estarão a todo o vapor para 2014, querem correr alguns ralis ainda em 2013. E para isso, a imprensa internacional fala hoje do nome de Michel Nandan, francês de 54 anos, e que ajudou a desenvolver o Peugeot 206 WRC e o Suzuki SX4 WRC.

O seu nome deverá ser anunciado oficialmente em janeiro.

Quanto ao carro em si, o i20 WRC, o que se mostrou até agora é apenas um esboço inicial do carro, com os próximos meses a serem dedicados a desenvolver o carro em contra-relógio, para estar devidamente pronto a partir da segunda metade do ano. E entretanto, sabe-se também que a marca coreana arrendou espaços em Alzenau, perto de Frankfurt, onde provavelmente será o local onde a Hyundai terá a sua sede na Europa.

Vimeo Formula 1 Animation: Fazer um carro com latas vazias



O video já tem um tempo, mas vale sempre a pena vê-lo. Trata-se de criar um carro de formula 1 a partir de latas vazias de Red Bull. Uma animação em "stop motion" do qual deve ter demorado algum tempo a fazê-lo, mas em um minuto e 21 segundos, mostra-se como se constrói um carro de Formula 1. 

E no dia em que Adrian Newey comemorou o seu 54º aniversario natalício, é uma boa maneira de recordar o seu génio a desenhar carros desde há mais de vinte anos.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O boneco de Perez nos Tooned da McLaren

Bom saber que vai haver um "Tooned", a série animada da McLaren, em 2013. Já havia sinais disso, bem antes do episódio final da temporada, em que se deixa os pilotos no limbo, onde percebemos que Sérgio Perez será o substituto de Lewis Hamilton na equipa.

Pois bem, alguém tirou uma foto na festa de Natal da McLaren e colocou no ar o boneco que Perez vai ser na próxima temporada, antecipando-se aos episódios da série, que começarão a ser colocados no ar em março, quando for o GP da Austrália, prova inaugural de 2013. 

Noticias: GP da Alemanha vai ser em Nurburgring

Apesar das dúvidas suscitadas desde a falência da entidade que cuidava do circuito de Nurburgring, em junho, a organização que os substituiu garantiu hoje que o GP da Alemanha vai manter a rotatividade entre Hockenheim e Nurburgring, e em 2013 a corrida vai ser nessa pista. Quem fez essa confirmação foi Karl-Heinz Steinkühler, porta-voz dos gestores do circuito, ao jornal Bild: “O mundo da Formula 1 já sabe há muito tempo que a corrida de 7 de julho de 2013 será em Nürburgring".

Desde o momento em que a organização se colocou sob um processo de insolvência, liderado por um “gestor de liquidação” que existiam dúvidas sobre a realização do GP da Alemanha nesse circuito. A organização de Hockenheim chegou a dizer que estaria disposto a receber a corrida em 2013, caso as negociações entre os novos administradores e Bernie Ecclestone não chegassem a bom porto, como chegou a se ouvir, em meados de novembro.

Prelos vistos, tudo acabou em bem e a pista vai receber a corrida no próximo ano.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Youtube Christmas Song: Sabes que é Natal...


Ainda é Natal, logo, tenho mais do que tempo para vos mostrar esta bela musica, especialmente aos meus amigos brasileiros, que têm um Natal muito diferente do nosso.

Espero que gostem e claro, Feliz Natal!

Formula 1 em Cartoons - Os desejos de Natal (GP Toons)

Como toda a gente, os pilotos de Formula 1 também têm desejos de Natal e vão pedi-los ao Pai Natal na altura apropriada. E o Hector Garcia, do GP Toons, colocou Romain Grosjean, Fernando Alonso e Lewis Hamilton a pedirem prendas para a próxima temporada, com o momento em que quando o "Santa Claus" vê o piloto britânico e... enfim, vejam o resto.

Pormenor: conseguem ver onde está o Kimi Raikkonen?

Bom Natal a todos!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Na Véspera de Natal

Hoje é véspera de Natal. Dia em que, um pouco por todo o mundo, estamos em família, junto das pessoas que mais gostas, num momento de comunhão e união. E como o Natal está muito perto do fim do ano, é altura de começares a fazer o balanço do que foi este 2012 que está a chegar ao fim.

Primeiro que tudo: sobrevivemos ao fim do mundo. Aliás, tudo isso é uma treta. Não no sentido de que isso numa vai acontecer - porque vai, mas será daqui a muitos milhões de anos, será lento, dando-nos tempo para emigrar daqui - mas porque quem aposta isso não acredita na Ciência, mas sim em superstições e crenças que há muito foram desacreditadas.

Mas tirando isso, o Natal - e depois disso, o Ano Novo - serve para fazer o balanço do ano. E o meu ano, foi, como aconteceu a toda a gente, de altos e baixos. Iniciei o ano com um projeto do qual acreditei nele, que foi o do Portal F1, mas que infelizmente, acabou cedo demais para o meu gosto. Logo a seguir surgiu o projeto da Speed, do qual acabei por gostar e investir o meu tempo, pois acho que uma revista online é, de uma certa forma, o futuro do jornalismo, caso sejam dados os devidos passos, e continuar a acreditar no projeto. Digo que, graças ao Diego Trindade, o Paulo Abreu e o Ron Groo, entre outros, se está a fazer um projeto válido. E espero que no ano que vêm, este continue a crescer e a prosperar. Ainda nos faltam muitas coisas, mas quero acreditar que estamos no bom caminho.

A minha grande frustração é - para além da parte financeira - foi o facto de não ter construido um site. Não pretendo ter uma coisa construida por mim mesmo, porque não tenho jeito, mas sim, algo feito de forma profissional. O meu desejo último é ter algo do qual me faça feliz, um negócio do qual me realize de forma pessoal e profissional. Porque ninguém vive do prestigio, e por muito prestigio que tenha, isso não serve para pagar as contas do mês.

Mas este foi um ano ótimo: uma revista, um podcast, convites para escrever em vários sítios... eu começo a notar o respeito e o prestigio que alcanço neste nicho que é o automobilismo. Falta ainda muita coisa, mas vejo que já percorri muito do caminho inicial. Ainda quero mais, e vejo que há pessoas que olham para mim e me consideram nos seus projetos. Aos que me convidaram, como o Diego Trindade, o Pedro Mendes, o João Pedro Quesado ou o Flávio Pinheiro, só posso agradecer pelos convites que me fizeram, e espero que a minha presença os tenha prestigiado.

Gostaria que o ano de 2013 fosse de progressão e não de regressão. Espero - e desejo - que as coisas melhorem, especialmente na parte da carteira, sempre tão necessária numa questão vde continuidade e sobrevivência. E desejar que algumas das frustrações deste ano se transformem em algo melhor no próximo ano. E se desejo isso a mim, desejo a mesma coisa para os meus amigos mais próximos e aqueles do qual estão distantes, mas graças às novas tecnologias, nos colocam tão perto de nós.

A todos vocês, um Grande Natal.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Youtube Rally Movie: 19, Ailée de Marroniéres


A equipa oficial da Citroen lançou por estes dias no Youtube um filme sobre a sua temporada de 2012 no WRC, onde falam sobre as suas aventuras e desventuras de uma equipa que passa por uma era dourada nos ralis, graças a Sebastien Löeb e o seu navegador, o monegasco Daniel Elena.

Neste filme de 75 minutos, cujo título - 19, Ailée des Marronieres - é a sede da empresa Citroen Racing, observa-se passo a passo o que se faz nas oficians para que se providencie os melhores carros para Löeb e o seu companheiro de equipa, o finlandês Mikko Hirvonen. E também se fala da história da Citroen no automobilismo, desde os tempos do DS, passando pelas suas passagens pelo "rally-raid" e pelo Xsara de duas rodas motrizes e como Löeb apareceu em cena.

Já agora, um pequeno aviso: o filme está em francês e não há legendas. Eu entendo a língua, mas há quem não o entenda...

Noticias: Latvala foi operado ao ombro

Jari-Matti Latvala aproveitou a quadra natalícia para retirar uma placa que tinha na sua clavícula esquerda, fixada desde que teve um acidente na primavera passada ao fazer um acidente de esqui, e que o levou a estar ausente no Rali da Argentina. "Tudo correu muito bem. Parti a clavícula na primavera e a placa foi fixada com parafusos. Agora tudo está normalizado.", referiu no seu sitio oficial.

Nos dias anteriores à operação, Latvala esteve a testar exaustivamente na Suécia para o Rali de Monte Carlo, ao volante do seu Volkswagen. "Estamos a preparar-nos para 2013. Tudo está pronto e eu estou realmente feliz, e quero começar do zero novamente.”, referiu. 

O Mundial de Ralis começa a 15 de janeiro, em Monte Carlo.

Youtube F1 Christmas: O video de Natal do F1 Times



Acho que deixar Pastor Maldonado e Romain Grosjean de fora foi mal, mas de resto, o video de Natal que o F1 Times arranjou está engraçado.