sábado, 2 de fevereiro de 2013

A antecipação da apresentação saiu pela culatra

A Mercedes queria fazer um lançamento diferente do seu W04, mas parece que as coisas estão a sair um pouco pela culatra. Quando no final desta tarde correu o rumor de que poderia haver uma antecipação do lançamento, marcado para este domingo, o site oficial entrou em colapso, devido à avaria do seu servidor. E isso impediu que os fãs de poderem ter uma ideia do que poderá ser o carro que sera tripulado pelo britânico Lewis Hamilton e pelo alemão de origem finlandesa, Nico Rosberg.

Contudo, a marca conseguiu deixar uma fotografia no site, dando aos fãs uma ideia do que poderá ser o carro de 2013. Alguns pegaram nessa foto e fizeram uma técnica de saturamento da imagem e revelaram que o carro, aparentemente, não tem o degrau no bico.

No final, a marca colocou uma mensagem no Twitter, comunicando: "Jamais na historia da Mercedes-Benz, um servidor foi tão solicitado como hoje. Queremos pedir desculpas por este problema desagradável. Estamos a fazer um esforço titânico no nosso site para voltarmos à normalidade. Estejam assegurados que esta é a nossa primeira prioridade!"

Veremos o que poderá acontecer amanhã, isto é, se eles conseguirem arranjar o problema a tempo.

A decadência de Valencia

"No passado dia 22 de janeiro, o jornal espanhol “Marca” publicou um vídeo onde mostrava as atuais condições do circuito citadino de Valencia, construído na orla marítima da terceira maior cidade espanhola e que recebeu a Formula 1 de 2008 até 2012. E para quem sete meses antes se viu todo o glamour e a vitória de Fernando Alonso, o contraste é chocante: vários cabos arrancados, deixando postes sem iluminação, pontes que servem de casa a alguns sem-abrigo, um túnel de acesso inundado… tudo com um ar de abandono, do qual os moradores da zona fazem queixa às autoridades locais. Em suma: é um traçado fantasma. (...)

"O caso do circuito urbano de Valencia revela o absurdo que foi construir um segundo circuito numa cidade de mais de um milhão de habitantes, a terceira maior de Espanha, e revela também a megalomania que certos dirigentes de certas regiões autonómicas tiveram durante o “boom” e a bolha imobiliária da década passada, que fez com que se construíssem dezenas de projetos que simplesmente não vão a lugar algum, gastando dezenas, senão centenas de milhões de euros para o fazer. (...)

(...) "Por estes dias, quem quiser fazer parte do circo da Formula 1, quase tem de ser como Fausto, a personagem da história de Goethe: fazer um pacto com o Diabo, com o papel de Lúcifer [Mefistófoles] a ser atribuído – quer queiramos, quer não - a Bernie Ecclestone. (...)

O caso da decadência do traçado urbano de Valência, como exemplo de megalomania e novo-riquismo espanhol, aproveitado por Bernie Ecclestone para fazer dali um segundo Grande Prémio em Espanha, numa cidade que tem... dois circuitos, é o assunto que falo este mês no Conversas D'Além Mar, do site Nobres do Grid.

O facto de por estes tempos o patrão da Formula 1 querer afastar-se da Europa e ir para outros países para conseguir o dinheiro que ele deseja ter, bem como os contratos que deseja fazer, desinteressando-se no "como" é que arranjam e ficando indiferente ao destino deles quando já não servem mais, é disto que eu falo. Para além de falar de outros (maus) exemplo um pouco por todo o mundo e que poderão ser sinais de que este é um sistema inviável num futuro próximo.

Apresentações 2013: o Sauber C32

Em Hinwill, na Suiça, Peter Sauber e Monisha Kalternborn mostraram ao mundo o seu novo bólido, o C32, com uma nova dupla ao volante, constituida pelo veloz alemão Nico Hulkenberg e o estreante mexicano Esteban Gutierrez. Para além destes dois, esteve presente o holandês Robin Frijns, que vai ser o piloto reserva da equipa em 2013.

O C32 tem um leve degrau no bico, algo parecido com o que têm o Lotus-Renault E21, e esta temporada vai ser importante para a equipa. Quando comemoram os 20 anos da sua presença na Formula 1, e depois de terem conseguido a sua temporada mais positiva de sempre, com quatro pódios e duas voltas mais rápidas, este carro aparenta ser uma evolução do C31.

Algo que é confirmado pela sua diretora, Monisha Kalternborn: "O C32 é baseado no seu antecessor, que era um carro muito competitivo", começou por afirmar. "Estou bastante entusiasmada mas ao mesmo tempo algo nervosa. O objetivo é claro: queremos continuar a evoluir. Tínhamos vários pontos fortes e alguns pontos fracos, e os nossos engenheiros trabalharam para sustentar os pontos fortes e eliminar os pontos fracos", concluiu.

Matt Morris, responsável pelo projeto, afirmou que se dedicaram a melhorar um chassis que revelou ser muito competitivo: “Ao longo da última temporada, investimos muito tempo e energia  no sentido de uma melhor compreensão do nosso carro. Por isso, nos concentramos principalmente sobre os efeitos aerodinâmicos em toda a traseira do carro. Nossos especialistas em aerodinâmica fizeram um grande trabalho sobre isso, e essa base foi utilizada para desenvolver o C32”, comentou.

Em relação aos pilotos, Nico Hulkenberg afirmou que a sua unica preocupação é tentar ser consistente: “Espero que sigamos avançando a partir da boa base que tivemos no ano passado e que possamos conquistar bons resultados. Mas, com a nova temporada começa um novo jogo. Agora devemos esperar até que estejamos no circuito, e então, veremos”, começou por afirmar o piloto alemão de 25 anos.

“Por enquanto, não estou nervoso, estou tranquilo. A pulsação vai começar a acelerar de verdade antes da primeira corrida, em Melbourne. O objetivo para esta temporada é conquistar um rendimento constante e bom em cada corrida”, completou.

Quanto a Esteban Gutierrez, o "rookie" de 22 anos afirmou não estar nervoso na sua estreia na Formula 1: “Meu objetivo é focar nas coisas mais importantes da minha preparação, mas antes de Melbourne eu tenho certeza que teremos adrenalina ao máximo”, começou por afirmar.

Tenho que manter minha mente aberta para os testes, então poderei dar o melhor feedback para a equipa, já que esse é um estágio muito importante no desenvolvimento do carro na preparação para as corridas. No inicio, a tarefa mais importante vai ser de resolver todos os problemas de fiabilidade do carro, então nós poderemos dar um monte de voltas nos testes. Depois, claro, outro fator importante é a de adaptar ao carro em condições de classificação e de corrida, o que geralmente vem com a experiência das primeiras etapas”, concluiu.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Noticias: Force India não tem pressa para escolher piloto

A Force India ainda pode não ter decidido quem pilotará o segundo chassis, mas parece que desejam manter Jules Bianchi como terceiro piloto por mais uma temporada. Quem afirma é a Autosport britânica, que diz que Adrian Sutil e Bruno Senna podem ser os dois candidatos a essa vaga.

Falando no lançamento do novo chassis, Bob Fenley, diretor desportivo da Force India, sempre disse a quem via de fora que o assunto dos pilotos era separado do assunto do chassis de 2013, e que é um assunto que poderá ser resolvido antes dos testes em Barcelona, marcados para o dia 19 de fevereiro.

"Temos um conjunto de nomes do qual estamos a olhar para o segundo lugar, e outro grupo para o posto de terceiro piloto. Não necessitamos de os avaliar especificamente, pois assim que os escolhermos, irão diretamente para o nosso carro e ajudarão a evolui-lo", afirmou.

Fenley afirmou que a partida de Nico Hulkenberg para a Sauber perturbou os planos de desenvolvimento a longo prazo da equipa e do chassis: "Não estava nos nossos planos a quebra da parceria Paul [Di Resta] e Nico [Hulkenberg] para 2013. A saída de um dos nossos pilotos perturbou os nossos planos", continuou.

Contudo, ele confia que Paul di Resta possa fazer um bom trabalho em Jerez: "Quando formos a Jerez, não existirá melhor pessoa para fazer o nosso trabalho como o Paul. Ele vai ser o nosso foco. Após isso, estaremos prontos para anunciar o nosso "lineup" de três pilotos para esta temporada, do qual espero que seja por muito tempo", concluiu.

Apresentações 2013: o Force India VJM06

Pouco mais de uma hora depois da Ferrari apresentar o seu carro, foi a vez de, em Silverstone e de forma discreta pelo seu canal de Youtube - que não aguentou a quantidade de pessoas que queriam ver a apresentação ao mesmo tempo - a Force India apresentar o seu monolugar, o VJM06, apenas com Paul di Resta, já que a marca anglo-indiana ainda não decidiu quem será o segundo piloto da equipa, sendo que o francês Jules Bianchi é o favorito ao lugar.

Com o mesmo pacote do ano passado, ou seja, o motor Mercedes e os pneus da Pirelli, também não tem o famoso "bico de pato", com os responsáveis a afirmar que este ano o grande enfoque foi no desenvolvimento da suspensão, no sentido de ser o mais sensível em relação ao desgaste dos pneus, como afirma Rob Fernley, o diretor da equipa:

Começamos bem devagar ano passado e espero não ver isso neste ano. Se você olhar a segunda metade da temporada, fomos a quinta melhor equipa do pelotão e gostaria de pensar que nós podemos começar de onde paramos. É uma tarefa difícil de fazer, mas tenho certeza que somos capazes de fazê-lo”, afirmou.

Uma ideia reforçada por Vijay Mallya, o patrão da equipa: “O VJM06 não parece massivamente diferente ao seu predecessor, mas nós olhamos para cada detalhe para tentar encontrar mais performance”, começou por explicar. “Acompanhei de perto o desenvolvimento deste carro e estou orgulhoso do que conseguimos. O objetivo agora é garantir que cumpriremos o prometido do ano passado e ter um forte início de temporada”, completou. 

Após a apresentação, Di Resta subiu ao monolugar para fazer um "shakedown" do carro no circuito de Silverstone, para ver se tudo estava em ordem antes do teste em Jerez, previsto para começar no dia 5.

No circuito espanhol, Di Resta terá a companhia do britânico James Rossiter para evoluir o VJM06 para estar pronto a correr em Melbourne. Rossiter, de 29 anos, esteve em 2012 a correr no Lola-Judd da Lotus, na categoria LMP2 no Mundial de Endurance, mas isso pode não significar que ele seja candidato ao lugar...

Noticias: Gierdo Van der Garde na Caterham

O piloto holandês Gierdo van der Garde será o piloto da Caterham em 2013, anunciou o piloto holandês esta sexta feira numa conferência de imprensa em Amesterdão. Atualmente com 27 anos, irá alinhar ao lado do francês Charles Pic, numa dupla totalmente nova que a equipa de Tony Fernandes vai ter nesta temporada de 2013. 

Apesar de ser estreante na Formula 1, o piloto holandês já tinha sido terceiro piloto da marca em seis sessões de 2012, nomeadamente na China, Japão, Coreia do Sul, India, Abu Dhabi e Brasil.

Estou absolutamente encantado de confirmar que estarei competindo no Campeonato Mundial de 2013 da F1 com a Caterham. Quero agradecer Cyril, Tony Fernandes, McGregor e todos aqueles que trabalharam tão duro para fazer isso acontecer”, começou por dizer.

Eu sei que estou pronto para a Formula 1 e todo o trabalho que tenho feito ao longo da minha carreira, e em particular no ano passado com esta equipa, trouxe-me ao meu objetivo final. Ao longo de 2012 eu era capaz de me integrar plenamente na equipa. Agora posso continuar a aprender ao mais alto nível do automobilismo e mostrar que estou pronto para a Formula 1. Eu mal posso esperar para começar a trabalhar”, completou.

Cyril Abteboul, o diretor desportivo da marca, afirmou que o trabalho que ele tinha feito na temporada passada contou na decisão de o escolherem para piloto titular nesta temporada:  

Todos nós temos o prazer de dizer que finalmente confirmamos Giedo na nossa equipa de Formula 1. Ele tem sido parte de nossa família desde o início de 2012, quando ele se juntou à nossa equipa de GP2 e foi apontado como piloto reserva″, começou por explicar o chefe da Caterham.

Abteboul ainda destacou a parceria entre Van der Garde e Charles Pic, que já foram companheiros no passado. “Ele e Charles foram companheiros de equipa antes, então ele é uma excelente escolha para parceiro de Charles no que vai ser uma temporada muito interessante. Estamos todos ansiosos para ver Giedo continuar a progredir como ele assume o desafio final da Formula 1″, finalizou.

Quanto ao carro, este será apresentado no próximo dia 5, na sua sede em Leafield.

Youtube Motorsport Tribute: McLaren homenageia o seu criador


Entre apresentações de carros, a McLaren decidiu lançar hoje um video de tributo ao seu criador, Bruce McLaren. No ano em que comemora as "bodas de ouro", a marca não esqueceu o homem que começou por ser um apaixonado pela mecânica, numa garagem na Nova Zelândia, a piloto vencedor na Formula 1 em na Can-Am, com os seus próprios carros, e até terminar a sua vida a 2 de junho de 1970, em Goodwood, quando testava um dos seus modelos de Can-Am. Tinha apenas 32 anos.

Se querem ler a sua frase, façam o favor de olhar o cabeçalho do meu blog.

Apresentações 2013: o Ferrari F138

Em Maranello, e um dia depois da McLaren, a Ferrari apresentou a sua nova montada, o F138. A designação assim dada serve para dar relevância ao ano e ao numero de cilindros do motor, que vai ser este o seu último ano de atividade. Sem "bico de pato" - mas provavelmente escondido, como foi no caso da McLaren - o modelo foi integralmente desenvolvido no túnel de vento em Colónia, nas instalações da Toyota, pois o seu túnel de vento está por estes dias a ser recalibrado.

Tudo isto para que sejam imediatamente competitivos: “O objetivo passa por ter de imediato um monolugar competitivo, o que não sucedeu nos últimos anos.”, referiu Stefano Domenicali, patrão da equipa.

Desenhado por Nicolas Tombazis, e com a direção do projeto a cargo de Simone Resta, o F138 é uma clara evolução do F2012, ainda que tudo tenha sido revisto, nomeadamente na traseira, que foi redesenhada, bem como a entrada de ar dinâmica e os flancos laterais. Tudo isto com o objetivo de maximizar o desempenho, mas mantendo as características que foram a base da sua extrema fiabilidade na última temporada.

Felipe Massa, que vai ser o primeiro a experimentar o carro, nos testes de Jerez, afirma estar confiante: "Espero que a primeira impressão do carro seja boa na pista também e que possamos ter condições de trazer muitas vitórias e muito títulos à equipe no fim do ano", começou por afirmar.  "Estou muito preparado, mais centrado. Tenho treinado muito também. A segunda parte do campeonato do ano passado foi uma evolução, uma grande melhora, aumentei minha capacidade de concentração e, para mim, espero continuar muito forte também em 2013", concluiu.

O facto de Massa estar ao volante no primeiro teste da temporada, em Jerez, é algo que não preocupa Fernando Alonso: “Vou acompanhar os testes com grande interesse e vou prestar atenção em toda informação que vamos trazer de Jerez. Nas próximas semanas, certamente vou me concentrar na preparação para o campeonato. Estive muito ocupado em dezembro e janeiro, e até há uma semana nós estávamos envolvidos nas atividades”, começou por afirmar.

Nós temos muita sorte que haja um grande nível de confiança entre nós. Nós confiamos uns nos outros explicitamente. Temos uma grande equipa, não temos apenas uma pessoa”, concluiu.

Quanto à temporada, Alonso foi honesto: “Acho que será muito difícil repetir a temporada passada, quando nós vimos sete vencedores nas sete primeiras corridas do ano. Acho que isso foi uma exceção. Com novas regras, a Formula 1 foi muito diferente. Na segunda metade da temporada, com as coisas mais estabilizadas, as equipes da frente se estabilizaram”, disse o bicampeão do mundo.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Noticias: Marussia vai lançar o seu carro a 5 de fevereiro

A Marussia ainda não anunciou oficialmente a chegada de Luiz Razia à equipa, mas já anunciou oficialmente que o seu novo carro, o MR02, será apresentado à imprensa a 5 de fevereiro, em Jerez de la Frontera, onde irá estar para os seus primeiros testes da temporada. Isto significa que vai lançar no mesmo dia que outra equipa, a Caterham, sendo que depois disso, apenas faltará a Williams, que irá apresentar o seu FW35 a 19 de fevereiro.

Quando a equipa confirmar a contratação de Luiz Razia, a equipa alinhará em 2013 com uma dupla totalmente estreante, já que nenhum deles tem experiência de Grandes Prémios de Formula 1, além de duas sextas-feiras por parte de Razia, em 2011, ao serviço da Lotus-Caterham, e uma do britânico Max Chilton, no GP da Coreia do Sul do ano passado. Ambos substituirão, respectivamente, o francês Charles Pic e o alemão Timo Glock.

E na 5ª Coluna desta semana...


(...) De uma certa forma, os anúncios e as apresentações são um aliviar das ansiedades dos fãs, e essa ansiedade repercutiu-se muitas vezes nas redes sociais, com essas pessoas a perguntarem se havia novidades. E deu azo a imensas especulações. Tantas que, confesso, me deixaram desconfortável e á beira de perder a paciência.

Um bom exemplo aconteceu-me ontem, quando conversava com um amigo meu pelo Facebook. Ele desabafava afirmando que as equipas já deveriam ter anunciado há muito tempo os seus pilotos e questionava-me a razão dessa demora. Eu retorqui que a decisão cabe às equipas e não está escrito em lado algum que elas tenham um prazo para anunciar os seus pilotos. Aliás, se quisessem, eles podem anunciar no fim de semana do GP da Austrália, e é algo totalmente legitimo. (...)

Os anúncios dos novos carros para 2013 e o preenchimento das vagas para esta temporada fizeram com que escrevesse na minha 5ª Coluna desta semana uma espécie de desabafo sobre as ansiedades dos fãs sobre quem iria preencher as vagas em falta. E quando um dos pilotos em questão era Bruno Senna, confesso que a especulação quase diária quase me fez perder a paciência em certos momentos, pois essas pessoas, ao contrário de mim, não querem esperar pelo anuncio oficial e perdem o seu valioso tempo para encontrar qualquer especulaçãozinha e a perguntar se era ou não verdade.

Tudo isso e muito mais podem ler na 5ª Coluna desta semana, que podem seguir através deste link

Noticias: Luiz Razia na Marussia

O brasileiro Luiz Razia será o titular da equipa para 2013. A noticia foi dada primeiro pela pelo programa "Redação", do canal desportivo Sporttv, da Rede Globo, e confirmado pela acessoria do piloto. A equipa poderá fazer o anuncio oficial amanhã, onde ele será o novo companheiro de outro estreante, o britânico Max Chilton.

Razia era um dos favoritos à vaga, após a equipa ter rescindido o contrato com Timo Glock, há pouco menos de duas semanas. Assim sendo, Razia conseguiu bater outro possível candidato, o russo Vitaly Petrov e será o 30º brasileiro na história da Formula 1.

Com 23 anos de idade, Luiz Razia nasceu na cidade de Barreiras, no extremo ocidental da Bahia, começou a sua carreira em 2005, tendo sido campeão da Formula 3 Sul-Americana no ano seguinte. Veio para a Europa em 2007, correndo na Formula 3000 Internacional (agora Auto GP), onde foi terceiro classificado no campeonato. 

Em 2009, saltou para a GP2, onde ao longo das temporadas, tem vindo a melhorar o seu desempenho. Primeiro na Fisichella Motorsport, depois na Coloni, em 2010 esteve na Rapax, em 2011 na Caterham e no ano passado na Arden, onde venceu quatro corridas, subviu nove vezes ao pódio e terminou o campeonato no segundo lugar, atrás do italiano Davide Valsecchi.

A sua experiência na Formula 1 não nova: em 2011, esteve como terceiro piloto da Lotus de Tony Fernandes, onde participou em duas corridas, como terceiro piloto. No ano passado, esteve a fazer testes pela Force India e pela Toro Rosso.

Apresentações 2013: O McLaren MP4-28

E já está revelado o segundo carro de 2013: o McLaren MP4-28. Em Woking, sede da McLaren (que comemora o seu 50º aniversário), Jenson Button e o novo recruta, o mexicano Sergio Perez, mostraram um carro que não é muito diferente do carro anterior, já que este também não tinha degrau no bico. A grande alteração é a adoção do sistema pull-rod para a suspensão dianteira, da mesma forma que a Ferrari fez no ano passado.

Apesar das regras não terem alterado muito, a McLaren decidiu que iria enveredar por um caminho mais agressivo, e depois da equipa ter terminado o ano transato com o carro mais rápido, Martin Whitmarsh, responsável máximo da equipa, está confiante que a McLaren vai começar 2013 ainda mais forte e que o carro apresentado não é ainda o produto final. "Sem dúvida alguma, o carro será diferente nos testes de Jerez e Barcelona e ainda mais diferente para Melbourne", garantiu o dirigente britânico.

Withmarsh aproveitou a ocasião para anunciar a permanência de Paddy Lowe, o diretor técnico da marca, que desde o final do ano passado estava a ser cortejado pela Mercedes para que trabalhe com eles.

Button adiantou que, apesar do novo monolugar parecer ser muito parecido ao do ano passado, o MP4-28 foi alvo de grande evolução comparativamente ao MP4-27. "É exatamente o mesmo esquema de cores e acho que parece mesmo com o carro do ano passado, mas ele é completamente diferente por baixo da carenagem. Sabemos que as regras não mudaram muito em relação a 2012, mas isso é o suficiente para fazer a diferença", comentou o britânico.

Já quanto a Sergio Pérez, este foi ambicioso, revelando que deseja ser campeão o mais depressa possível. “Difícil acreditar que faço parte de uma equipe com tanta história. Quero ganhar o campeonato, todos nós queremos, e estou na melhor equipa. É muito especial ver meu nome no carro”.

Amanhã é a vez da Force India mostrar o seu carro.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Ultima Hora: Ecclestone e Nurburgring chegam a acordo

Vai haver GP da Alemanha: Bernie Ecclestone e as autoridades locais da Renânia-Palatinado chegaram esta noite a acordo em relação à organização do Grande Prémio a 7 de julho, uma semana depois do GP da Grã-Bretanha. Os organizadores serão a Nürburgring Betriebsgesellschaft (NBG) de Karl-Josef Schmidt, e os detalhes do acordo serão revelados amanhã, numa conferência de imprensa.

Segundo o jornal Rhein Zeitung, os bilhetes para o Grande Prémio deverão estar à venda nessa mesma quinta-feira, mas isto encerra uma longa novela que começou há vários meses, e que teve vários desenvolvimentos quando houve a mudança do governo no local e este se recusou a subsidiar o Grande Prémio, depois de ter recebido ajudas de 13 milhões de euros em 2011, data da última vez que correram por lá. Este ano, segundo o mesmo jornal, a contribuição será bem mais pequena.

Assim sendo, o espectro de que poderia não haver um GP da Alemanha em 2013 e do calendário ficar reduzido a 18 Grandes Prémios parece estar definitivamente afastado. 

Um exemplo da beleza de Inessa Tushkanova

Sendo um apreciador da Playboy em todos os seus aspectos, depois de ter postado sobre ela, fiquei curioso para ver o ensaio que a piloto ucraniana Inessa Tushkanova fez, depois foi repartida por mais duas revistas, na Lituânia, e na Republica Checa, este último em novembro de 2011.

Bom, a senhora pode não ter as "curvas" que encantam muitos, mas a sua beleza é mais do que óbvia. Basta procurarem no Google pelas fotos do ensaio, mas esta já diz muita coisa.

Noticias: Red Bull renova com Christian Horner

A Red Bull acaba de anunciar esta tarde que renovou com Christian Horner por mais algum tempo, não revelando a duração desse novo contrato, afirmando apenas que foi "por muitas temporadas". O anterior terminava no final de 2014, e já havia alguma especulação sobre o futuro do diretor desportivo de 39 anos, pois tinha sido visto a meio de dezembro em Maranello, na sede da Ferrari. 

Horner, ex-piloto de Formula 3000 no inicio da década passada, juntou-se à Red Bull em 2005, quando a companhia austríaca de bebidas energéticas comprou a Jaguar, e juntamente com Adrian Newey, o projetista, e os pilotos Sebastian Vettel e Mark Webber, levaram a equipa ao topo da classificação por três anos consecutivos: 2010, 2011 e 2012.

Ferrari: carro de 2013 irá chamar-se F138

A Ferrari anunciou esta tarde que o seu carro, que será apresentado a 1 de fevereiro em Maranello, irá chamar-se de F138, sendo que o número final foi atribuído em tributo à última temporada em que os motores V8 irão estar presentes na Formula 1, antes de serem substituídos pelos motores 1.6 Turbo.

Em comunicado oficial, a Scuderia afirmou que este será o 59º chassis construido pela marca no Mundial de Formula 1. Após a apresentação, que acontecerá online, a marca estará presente nos primeiros treinos da pré-temporada, em Jerez, com Felipe Massa ao volante.

A capa do Autosport desta semana

A capa do Autosport desta semana, que na quarta-feira estará nas bancas, tem como destaque o Lotus E21, o primeiro carro da temporada de 2013 a ser apresentado. E sob o título "F1 está a aquecer", uma serie de pequenos subtítulos são mostrados: "Novela na Mercedes GP"; "GP de Portugal ganha força"; "Novidades na Pirelli para 2013" e "Alemanha perde corrida", este último em relação ao colapso das negociações entre Bernie Ecclestone e os organizadores do circuito de Nurburgring.

Em baixo, uma referência à vitória na categoria de Filipe Albuquerque na classe GT nas 24 Horas de Daytona, e outra sobre a apresentação de mais um Corvette, o sétimo de uma geração que existe desde 1953.

Na parte de cima, uma entrevista a Rúben Faria, segundo classificado no Dakar deste ano e um desejo seu: "Gostava de um dia ganhar o Dakar".

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Conheçam Inessa Tushkanova

Aparecem sempre raparigas a quererem correr em carros, andem eles em pista ou nas classificativas de rali. Muitos torcem o nariz em relação a isso, porque ainda consideram que o automobilismo é uma coisa de homens. E quando vemos 95 por cento de pilotos nas pistas, queremos acreditar que temos razão. 

Mas há excepções, e muitas de nós conhecemos os seus nomes: Michele Mouton, Danica Patrick, Lella Lombardi, Sarah Fisher, Vanina Ickx, etc... e em termos de cargos dirigentes, projetistas ou engenheiras, mais raras ainda. A mais conhecida é Monisha Kalternborn, a manda-chuva da Sauber. Contudo, poderemos ter de acrescentar mais um nome: Inessa Tushkanova.

Ucraniana de nascimento, tem 25 anos e compete no nacional de ralis da Finlândia, a bordo de um Mitsubishi Evo IX. O talento é razoável, diz quem já a viu, mas tem mais uma particularidade: já posou nua na Playboy. E o seu trabalho já foi visto em três países: Rep.Checa, Lituânia e claro, Ucrânia.

Quando lhe perguntaram a razão pela qual decidiu sentar no seu carro apenas com as luvas de competição na revista fundada por Hugh Hefner, respondeu: "Ninguém gosta de ver mulheres no automobilismo, que é um desporto dominado por homens, porque temos mais facilidade em atrair  patrocinadores. A revista é prestigiosa o suficiente e ajuda-me a fazer relações publicas e a tornar-me conhecida".

Pergunta-se se ela até sabe da coisa. Bom, existe algo do qual temos de tirar o chapéu: é ambiciosa e quer aprender. Daí ela ter ido para a Finlândia e ido correr na equipa que venceu o campeonato do ano passado. Veremos se ela é bem sucedida, e desejamos-lhe sorte para ela.

Rumor do dia: HRT pode voltar com outro nome?

A tarde de hoje está cheio de rumores sobre um possivel regresso da HRT, mas sob outro nome. Um grupo de investidores americanos e canadianos poderá estar a caminho de adquirir os direitos da HRT e fazer regressar no pelotão da Formula 1... mas pode não acontecer em 2013.

De acordo com a edição de hoje da Autosport britânica, as negociações desses investidores com Thesan Capital estarão bem avançadas - praticamente a finalizar - e já teria a "benção" de Bernie Ecclestone. Caso seja comprada, a equipa iria chamar-se de Scorpion Racing, mas qualquer hipótese de se juntar ao pelotão já em 2013 não seria possível  dado que as inscrições encerraram em novembro passado.

Quando - e se - conseguirem adquirir a equipa, a ideia deles será de ficar com os chassis e as caixas de velocidades, mais os motores Cosworth. Isto, se Ecclestone deixar que eles entrem em 2013. Caso contrário, em 2014, terão muito tempo para construir um chassis novo e arranjar um novo motor 1.6 Turbo.

Uma coisa é certa: o grupo afirma que darão novidades no final desta semana. 

Noticias: Ecclestone e Nurbrurgring não chegaram a acordo

Se no final da semana passada, Bernie Ecclestone atirava nomes para o ar para um eventual lugar para o 20º Grande Prémio, surgiram esta segunda feira noticias de que as negociações entre Ecclestone e os promotores de Nurburgring, que iria receber o GP da Alemanha este ano, colapsaram, colocando o GP da Alemanha em sérias dúvidas. Segundo conta a imprensa local, a razão foi financeira.

Apesar de este poder ser um desfecho possível  isso pode não significar a exclusão pura e simples do GP da Alemanha, pois o circuito de Hockenheim já disse que estaria disposto a acolher a corrida, já que o acordo de alternância entre os dois Grandes Prémios, que acontece desde 2007, ficaria sem efeito.

Mas a hipótese de exclusão do GP da Alemanha do calendário é bem possivel, o que seria uma forte ironia, quando se sabe que o campeão do mundo é alemão (Sebastian Vettel) e uma das equipas, a Mercedes, é alemã. Para além disso, ainda há mais dois pilotos de origem alemã, para além de Vettel: Nico Rosberg (Mercedes) e Nico Hulkenberg (Sauber). Assim sendo, o GP da Alemanha, previsto para o dia 7 de julho, pode não se realizar, reduzindo o calendário para 18 corridas. Isto se não se conseguirem encontrar candidatos adequados à 20ª corrida.

E isso pode fazer com que o mês de julho seja de "férias forçadas", pois pode haver um buraco de um mês entre o dia 30 de junho, dia do GP britânico, e 28 de julho, palco do GP húngaro, em Budapeste. Para piorar um pouco as coisas, o GP britânico iria acontecer três semanas depois do GP do Canadá.

E claro, todos já começam a discutir o "modelo ecclestoniano de negociar", mas ele pode estar seguro em relação ao calendário em 2014, com a entrada da Rússia e de New Jersey. Mas 2013 promete ser uma manta de retalhos, pois ainda não sabemos como vai se em relação ao caso do Bahrein...

Youtube Motorsport Ad: Mansell vs Piquet, o duelo (parte III)


Na terceira parte do video do duelo entre Nigel Mansell e Nelson Piquet, que aconteceu no circuito gaucho de Velopark, os dois pilotos estão a acostumar-se aos seus carros, numa série de voltas de qualificação, para verem que era o melhor.

Não vos digo o resultado, prefiro que vejam o video. 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Apresentações 2013: o Lotus-Renault E21

Em Enstone, o Lotus-Renault E21 já foi apresentado ao público, mas a sensação que se fica é de decepção, principalmente por parte dos adeptos da Formula 1, pelo facto do carro ser mais um "E20B", devido ao seu bico de ornitorrinco mais suavizado - mas existente -   Logo, o "hashtag" #ImSexyAndIKnowIt quase soa a piada, por agora.

Mas para além disso, o E21 tem mais algumas coisas mais discretas. Exemplo disso é a entrada de ar suprerior, têm duas pequenas aletas laterais, semelhantes ao Red Bull RB9, bem como, claro, escapes redesenhados. Sobre isso, James Allison, o projetista, referiu: "Dependendo para onde se olha, algumas partes são um claro redesenho e noutras áreas, foi otimizado. Os layouts de suspensão dianteira e traseira foram revistos, para tentar mais latitude aerodinâmica e a asa dianteira é uma continuação dos conceitos que temos trabalhado desde 2009”, referiu.

Eric Boullier, o diretor desportivo da marca, está otimista em relação à temporada de 2013, depois de um 2012 com dez pódios e uma vitória: “Temos um cocktail poderoso para o próximo campeonato. A nossa ambição é de nos transformar numa das principais equipas de Formula 1 e isso está a se realizar. Agora temos de aproveitar isso com pódios regulares e sólidos. Estamos com fome. Enstone sabe como ganhar campeonatos”, declarou o dirigente.

Quanto a pilotos, o finlandês Kimi Raikkonen afirma que a equipa é capaz de morder os calcanhares das equipas da frente e lutar por títulos: “Trabalhando com eles, dá para ver que são pessoas do automobilismo e você pode ver na história que eles já ganharam campeonatos. Não há nada que tenha visto no ano passado que me faça pensar que um outro título seja impossível no futuro”, começou por declarar.

Claro que há uma competição dura e todos querem vencer. Mas a equipa já superou a todos anteriormente e não há porque duvidar de que eles podem fazer isso novamente.”, concluiu.

Mas a ideia de que aquele carro será modificado até Melbourne é bem real. O seu projetista, James Allison, deixou isso no ar nas suas declarações. Como os testes só começarão dia 5, em Jerez, e o primeiro GP da temporada será a 17 de março, tudo é possivel.

Após a apresentação, a marca anunciou que o italiano Davide Valsecchi será o seu terceiro piloto, ao lado do belga Jerome D'Ambrosio e do francês Nicolas Prost, que serão os pilotos "de desenvolvimento".

Para finalizar, uma coisa interessante sobre o lançamento: apenas 12 mil pessoas acompanharam em simultâneo no canal de Youtube da equipa. Será que as fotos estragaram um pouco a surpresa ou é devido ao horário escolhido pela marca?

Depois disto, aguardaremos mais três dias até que a McLaren apresente o seu MP4-28, em Woking. 

Este será o Lotus E21?

Faltam alguns minutos para apresentação do Lotus E21 - cujo lançamento pode ver por aqui - mas já surgiram esta tarde algumas imagens do carro, com declarações de Eric Boullier e Romain Grosjean.

Numa das fotos vazadas, pode-se ver o degrau existente na frente do bólido - pode ser até o E20 com as novas cores, atenção - mas o que se pode ver é que o vermelho vai aparecer mais no carro, graças ao novo patrocinador, a marca de bebidas energéticas Burn, bem como um novo patrocinador na parte de cima da entrada de ar.

Veremos se estas fotos se confirmam daqui a um tempo, quando o carro for apresentado. Até lá!  

GP Memória - Argentina 1973


A Formula 1 vivia novos tempos. A exposição deste desporto a coisa como a televisão, logo, com maior atração em termos comerciais, bem como a uma era de expansão tal, em termos de calendário, com corridas na América do Sul, e de equipas – bem como pilotos, que começava a parecer que o seu controlo era algo a ser considerado. Uma organização para defender os interesses dos construtores, a FOCA, tinha aparecido durante o inverno europeu, comandado por pessoas como Colin Chapman, o dono da Lotus, Ken Tyrrell, o dono da equipa com o mesmo nome e o novo proprietário da Brabham, um jovem britânico de 42 anos chamado… Bernie Ecclestone.

A grande novidade no inverno europeu tinha sido a transferência do sueco Ronnie Peterson da March para a Lotus, para secundar Emerson Fittipaldi. Apesar do brasileiro ser campeão do mundo, Chapman achava que ele precisava de concorrência interna para melhorar as perspectivas de vencer os dois campeonatos, o de Construtores e o de Pilotos, e ter também uma dupla tão boa como a da Tyrrell, que mantinha o escocês Jackie Stewart e o francês Francois Cevért.

A McLaren também mantinha a mesma dupla, constituída pelo americano Peter Revson e pelo neozelandês Dennis Hulme, mas iria ter um terceiro carro para eventos seleccionados  e seria entregue a um jovem promissor vindo da África do Sul: Jody Scheckter. Na Ferrari, Clay Regazzoni tinha partido para a BRM – a troco de um contrato milionário, dizia-se – mas mantinha o belga Jacky Ickx e tentava prolongar a carreira do “velho” 312 B2, enquanto se esperava pelo novo chassis, quando a Formula 1 chegasse à temporada europeia, lá para abril. No lugar de Regazzoni, Enzo Ferrari tinha dado uma chance para o jovem italiano Arturo Merzário.

A BRM tinha aprendido algumas lições dos eventos do ano passado e passou a ser mais selectiva. Contratou Regazzoni e manteve o francês Jean-Pierre Beltoise, dando um terceiro carro a um jovem austríaco de seu nome Niki Lauda, que apesar de ter pago para correr – falava-se de um empréstimo… - mostrava algum talento para afinar carros, algo que tinha demonstrado no seu tempo na March.

A Brabham tinha dispensado o veterano Graham Hill (com este a decidir criar a sua própria equipa) mas manteve os outros dois pilotos, o argentino Carlos Reutemann e o brasileiro Wilson Fittipaldi, irmão de Emerson Fittipaldi, enquanto que a March tinha reduzido as suas operações a um carro, preferindo construir chassis para quem quisesse comprar um. O piloto que tinham escolhido tinha sido o jovem, mas veloz, francês Jean-Pierre Jarier. Quanto a clientes, um deles iria ser o britânico Mike Beuttler, que iria correr na maior parte da temporada, incluindo na Argentina, assim como um jovem britânico chamado James Hunt, com um chassis comprado por Alexander Hesketh, um jovem – e excêntrico – aristocrata britânico.

John Surtees, agora a trabalhar a tempo inteiro como chefe de equipa, decidira inscrever na nova temporada dois carros a tempo inteiro para a temporada, entregando-os ao brasileiro José Carlos Pace e ao britânico Mike Hailwood, com a possibilidade de um terceiro carro em algumas provas.  

O pelotão da Formula 1 já sabia da retirada da Matra, que largava a Formula 1 para se concentrar na Endurance, onde estavam a ter sucesso, principalmente em Le Mans. Mas por essa altura que haveria uma nova equipa, de origem americana e que se chamaria de Shadow. Criada por Don Nichols - do qual se suspirava que tivesse pertencido… à CIA - tinha construído chassis na Can-Am com sucesso e decidira expandir para a Formula 1, com o apoio da petrolífera UOP. Quanto a pilotos, iria trazer a habitual dupla da Cam-Am, o britânico Jackie Oliver e o veterano americano George Follmer. Mas não iriam aparecer nas corridas sul-americanas, decidindo que iriam estrear-se em março, em Kyalami. Outra equipa que iria aparecer durante a temporada, mas não na Argentina, seria a Tecno, que contratara os serviços do veterano neozelandês Chris Amon, sem volante após a retirada da Matra da Formula 1.

Para finalizar, havia a Iso-Marlboro. Basicamente era a segunda tentativa de Frank Williams de construir o seu próprio chassis, com a ajuda da construtora italiana Iso-Rivolta e do patrocínio da tabaqueira Marlboro. Williams trazia para Buenos Aires dois carros, um para o italiano Nanni Galli e outro para o neozelandês Hownden Ganley.

As coisas na Argentina andavam complicadas em termos políticos, e chegou-se a avançar com o cancelamento da corrida, mais tarde reinstaurada. Mas as indecisões foram mais do que suficientes para afastar algumas equipas da corrida inicial da temporada. No final compareceram apenas 19 carros em Buenos Aires.

Na qualificação, o melhor foi de modo surpreendente, o BRM de Clay Regazzoni, que foi melhor do que o Lotus de Emerson Fittipaldi. Jacky Ickx era o terceiro no seu Ferrari, seguido pelo Tyrrell e Jackie Stewart e o segundo Lotus de Ronnie Peterson. Francois Cevért era o sexto no segundo Tyrrell, seguido pelo segundo BRM de Jean-Pierre Beltoise, o McLaren-Ford de Dennis Hulme, o Brabham de Carlos Reutemann e o Surtees de Mike Hailwood.

A corrida começa com Cevért a fazer uma partida-canhão e a chegar ao primeiro posto, conseguindo ser melhor do que Fittipaldi e Regazzoni. Este reagiu e atacou o francês e conseguiu ultrapassar na curva seguinte. As coisas manter-se-iam assim nas voltas seguintes, enquanto que Galli era a primeira retirada do ano quando o seu motor explodiu, ainda ele nem tinha dado uma volta.

Regazzoni e Cevért continuaram a duelar pela liderança nas voltas seguintes, observados por Stewart, Fittipaldi e depois Peterson. O francês esperou pela oportunidade certa para apanhar o piloto da BRM e este aconteceu à 29ª volta, quando Regazzoni já tinha os seus pneus totalmente desgastados. E assim, facilmente, foi ultrapassado pelos seus concorrentes: na volta 32, Stewart ficou com o segundo lugar, e os dois Lotus passaram-no nas voltas 33 e 34, respectivamente, e o suíço continuou a arrastar-se até ao fim da corrida. Iria acabar com três voltas de atraso, fora dos pontos. 

Os quatro primeiros mantiveram-se assim até à 66ª volta, sem alterações no comando. Nessa altura, Peterson começou a ter problemas de motor e acabou por encostar à boxe, abandonando a corrida. Pouco depois, Stewart teve problemas com um pneu e na volta 76, Emerson Fittipaldi conseguiu ultrapassar Stewart, ficando com o segundo lugar.

E nas voltas finais, Fittipaldi partiu para a liderança. Pressionou o Tyrrell de Cevért o maius que pode, procurando por uma ultrapassagem e na volta 86, foi capaz de passar o piloto francês, rumo à vitória. O piloto da Lotus foi o melhor, conseguindo bater os Tyrrell, com Cevért em segundo e Stewart em terceiro. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram o Ferrari de Jacky Ickx, o McLaren de Dennis Hulme e o Brabham de Wilson Fittipaldi.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Será este o Ferrari de 2013?

O jornal espanhol "Marca" colocou hoje um desenho do que pode ser o Ferrari de 2013, ainda sem nome oficial, que segundo se fala, tanto pode ser o F2013 como o F664. 

Pelo que se entende, é um carro muito "limpo", sem aletas aerodinâmicas nem "ornintorrincos", mas o jornal espanhol tem como norma não acertar, não levo este desenho muito a sério... até ao dia da apresentação da marca, que será a 2 de fevereiro.

Veremos.