Em Enstone, o Lotus-Renault E21 já foi apresentado ao público, mas a sensação que se fica é de decepção, principalmente por parte dos adeptos da Formula 1, pelo facto do carro ser mais um "E20B", devido ao seu bico de ornitorrinco mais suavizado - mas existente - Logo, o "hashtag" #ImSexyAndIKnowIt quase soa a piada, por agora.
Mas para além disso, o E21 tem mais algumas coisas mais discretas. Exemplo disso é a entrada de ar suprerior, têm duas pequenas aletas laterais, semelhantes ao Red Bull RB9, bem como, claro, escapes redesenhados. Sobre isso, James Allison, o projetista, referiu: "Dependendo para onde se olha, algumas partes são um claro redesenho e noutras áreas, foi otimizado. Os layouts de suspensão dianteira e traseira foram revistos, para tentar mais latitude aerodinâmica e a asa dianteira é uma continuação dos conceitos que temos trabalhado desde 2009”, referiu.
Já Eric Boullier, o diretor desportivo da marca, está otimista em relação à temporada de 2013, depois de um 2012 com dez pódios e uma vitória: “Temos um cocktail poderoso para o próximo campeonato. A nossa ambição é de nos transformar numa das principais equipas de Formula 1 e isso está a se realizar. Agora temos de aproveitar isso com pódios regulares e sólidos. Estamos com fome. Enstone sabe como ganhar campeonatos”, declarou o dirigente.
Já Eric Boullier, o diretor desportivo da marca, está otimista em relação à temporada de 2013, depois de um 2012 com dez pódios e uma vitória: “Temos um cocktail poderoso para o próximo campeonato. A nossa ambição é de nos transformar numa das principais equipas de Formula 1 e isso está a se realizar. Agora temos de aproveitar isso com pódios regulares e sólidos. Estamos com fome. Enstone sabe como ganhar campeonatos”, declarou o dirigente.
Quanto a pilotos, o finlandês Kimi Raikkonen afirma que a equipa é capaz de morder os calcanhares das equipas da frente e lutar por títulos: “Trabalhando com eles, dá para ver que são pessoas do automobilismo e você pode ver na história que eles já ganharam campeonatos. Não há nada que tenha visto no ano passado que me faça pensar que um outro título seja impossível no futuro”, começou por declarar.
“Claro que há uma competição dura e todos querem vencer. Mas a equipa já superou a todos anteriormente e não há porque duvidar de que eles podem fazer isso novamente.”, concluiu.
“Claro que há uma competição dura e todos querem vencer. Mas a equipa já superou a todos anteriormente e não há porque duvidar de que eles podem fazer isso novamente.”, concluiu.
Mas a ideia de que aquele carro será modificado até Melbourne é bem real. O seu projetista, James Allison, deixou isso no ar nas suas declarações. Como os testes só começarão dia 5, em Jerez, e o primeiro GP da temporada será a 17 de março, tudo é possivel.
Após a apresentação, a marca anunciou que o italiano Davide Valsecchi será o seu terceiro piloto, ao lado do belga Jerome D'Ambrosio e do francês Nicolas Prost, que serão os pilotos "de desenvolvimento".
Após a apresentação, a marca anunciou que o italiano Davide Valsecchi será o seu terceiro piloto, ao lado do belga Jerome D'Ambrosio e do francês Nicolas Prost, que serão os pilotos "de desenvolvimento".
Para finalizar, uma coisa interessante sobre o lançamento: apenas 12 mil pessoas acompanharam em simultâneo no canal de Youtube da equipa. Será que as fotos estragaram um pouco a surpresa ou é devido ao horário escolhido pela marca?
Depois disto, aguardaremos mais três dias até que a McLaren apresente o seu MP4-28, em Woking.
4 comentários:
o E21 deve mudar bastante ainda e se a Lotus conseguir que o Grosjean não bata tanto, pode conseguir chegar nas equipes grandes
O E21 deve mudar muito, espero que uma das mudanças seja o fim do maldito degrau, ainda que seja com a cobertura.
NAda diferente, fora mais vermelhos no carro. É uma pequena afinação do que era o E20.
O Kimi falou tudo isso mesmo?? Parece-me que esgotou toda sua dialética para o restante do ano.
Bem, esperamos o espetáculo, não discursos. Aguardemos
Enviar um comentário