É mais do que sabido que desde a chegada da Liberty Media à Formula 1, os seus líderes estão dispostos a conter os custos das equipas. É sabido que a Ferrari e Mercedes tem orçamentos de 300 milhões de dólares, enquanto que a Force India e Sauber andam a gerir um terço desse orçamento. E esta semana, Chase Carey revelou que anda`a procura de formas para conseguir reduzir essa diferença entre as equipas e dar mais chances de vitória, como por exemplo, padronizar certos componentes do carro.
"Há muitos caminhos para chegar lá, seja um limite orçamental, ou outras formas de fabricar os principais componentes do carro", começou por dizer Carey à motorsport.com.
"Nós não estamos a olhar para uma padronização do carro - nós pensamos que é muito importante continuar a ter um desporto que case competição com tecnologia de ponta. Nós não estamos olhar para [a ideia de] padronizar os carros, mas acho que podemos padronizar os seus componentes.
"Estamos certamente procurando maneiras de abordar naquilo que algumas das equipas gastam em particular, o que melhoraria a economia geral do negócio e permitir que todos se beneficiem, para além de melhorar a concorrência",
Carey revelou que teve "reuniões preliminares" com equipas para discutir os cortes de custos, embora o objetivo não fosse todas as equipas com o mesmo orçamento.
"Um dos desafios que temos hoje é que há um punhado de equipas que gastam claramente num nível bem acima dos outros, e você pode ver esses resultados na pista", afirmou Carey.
"Então, se podemos trazer os custos para uma área onde eles são mais comparáveis - não iguais - um para o outro, ele pode aumentar a concorrência e tornar a economia do negócio muito melhor. Começamos a falar disso com as equipas, mas foram reuniões preliminares", continuou.
"Existem alguns componentes importantes, como o motor, que provavelmente é a parte mais complicada do carro. É certamente nosso objetivo abordar esses custos e pensamos que o desporto se beneficiará disso em vários níveis", concluiu.