sábado, 13 de dezembro de 2014

Formula E: Buemi foi o vencedor em Punta del Leste

Três semanas após a corrida de Putrajaya, o pelotão da Formula E atravessou o oceano para ir correr na estância balnear de Punta del Leste, no Uruguai, a primeira de duas corridas em paragens sul-americanas. Se em duas corridas, pouco ou nada se pode dizer sobre a competitividade das equipas e dos carros, a entrada em cena de Jean-Eric Vergne, com o seu carro da Andretti Autosport, e a fazer a pole-position, demonstrava que tinha a capacidade de ser o mais veloz do pelotão, e era um dos favoritos à vitória.

Antes da corrida, havia novidades: Salvador Duran, Daniel Abt, Nick Heidfeld e o "poleman" Vergne eram os felizes contemplados com o Fan Boost, todos os pilotos beneficiaram da penalização de Bruno Senna - sexto na grelha - que largaria do último lugar penalizado por causa de ter colocado os pneus quando faltavam menos de cinco minutos da sua qualificação.

Com 31 voltas para cumprir, a partida começa com Piquet Jr. a passar Vergne antes do final da reta da meta, onde todos andaram comportados, sem bater nos muros. A primeira desistência acabou na segunda volta, quando Daniel Abt andou devagar, com problemas. E na quarta volta, Sam Bird bateu no muro, obrigando a primeira entrada do Safety Car, que durou duas voltas, regressando na volta sete, com Piquet Jr a ser pressionado por Verne para recuperar a liderança. Atrás, António Félix da Costa falha a travagem para a primeira chicane e perde posições. Pouco depois, o português bateu e acabou por desistir, obrigando a nova entrada do Safety Car.

Na décima volta, a corrida recomeça com Vergne a pressionar Piquet Jr para o passar. O piloto brasileiro parecia ser o tampão para o resto do pelotão. O francês conseguiu passar na 13ª volta, quando os niveis de energia começavam a estar "no amarelo". Imediatamente a seguir, Sebastien Buemi pressionou Piquet Jr pelo segundo lugar, enquanto que Vergne se afastava na liderança.

As trocas de carros começaram a acontecer na volta 16, primeiro com o lider, Vergne, ao mesmo tempo em que o SC entra pela terceira vez, devido a uma batida de Stephane Sarrazin no muro. Mas não foi o unico, pois Bruno Senna foi para as boxes com estragos no carro. A troca de carros aconteceu com o Safety Car na pista, e com Nick Heidfeld na liderança, na frente de Vergne.

A corrida recomeçou na volta 19 com suspeitas sobre Heidfeld, que usou demais da sua energia e foi demasiadamente rápido para trocar de carro. Resultado final, teve uma passagem extra pelas boxes e caiu na classificação. Sebastien Buemi era o lider, com Vergne logo atrás, o que significava que os ex-pilotos da Red Bull lideravam a corrida.
  
As coisas agitaram-se de novo na volta 21 quando Nicolas Prost foi penalizado numa passagem pelas boxes por excesso de energia, e mais tarde, houve outra penalização a Michela Cerruti, por excesso de velocidade nas boxes. Enquanto que as penalizaçõies aconteciam, na frente, continuava a luta suiço-francesa. Na volta 27, com os índices de energia de Vergne a baixarem preocupantemente, Matthew Brabham batia a alta velocidade no muro, obrigando à entrada do Safety Car pela quarta vez nesta corrida.

Com o reagrupar dos pilotos, a grande pergunta era saber se Buemi iria resistir à pressão de Vergne. Com o SC a entrar a duas voltas do fim, o piloto suiço foi obrigado a "cortar chicanes", mas logo a seguir, Vergne acabou por andar lento devido à falta de energia. Para ele foi um enorme balde de água fria, mas para o piloto da e.dams, tinha apenas de levar o carro até ao fim no primeiro posto, com Piquet Jr. e Di Grassi a acompanhá-lo no pódio, dando à sua equipa a primeira vitória na categoria. Foi o terceiro vencedor diferente na nova categoria.

Nos restantes lugares pontuáveis ficaram Jarno Trulli, na frente de Jaime Alguersuari, Bruno Senna, Nicolas Prost, Jerôme D'Ambrosio, Oriol Serviá e Nick Heidfeld.

Na classificação geral, Lucas di Grassi ampliou a sua liderança, com 58 pontos beneficiando da corrida sem pontuar de Sam Bird. Sebastien Buemi é o terceiro, com os mesmos pontos de Bird. A próxima corrida acontecerá dentro de quatro semanas, em Buenos Aires.

Formula E: Jean-Eric Vergne faz a pole em Punta del Leste

Como Julio César há dois mil anos, Jean-Eric Vergne chegou, viu e... fez a pole-position na ronda uruguaia da Formula E, esta tarde, em Punta del Leste. O piloto francês, ex-Toro Rosso na Formula 1, deu à Andretti Autosport a sua primeira pole da história da Formula E, e terá Nelson Piquet Jr, da China Racing, ao seu lado mais logo, na corrida. Já o português António Félix da Costa, da Amlin Aguri, largará apenas do 13º posto.

Num fim de semana onde o convidado VIP é Helmut Marko, um dos patrões da Red Bull, o piloto francês aproveitou o facto de estar no primeiro grupo para fazer primeiro o tempo de 1.16,263, depois melhorar, baixando para 1,16,003 e depois estacou-se no final com o tempo de 1.15,408 mais de um segundo à frente de Piquet, que estava no terceiro grupo, ao lado de Bruno Senna e de Antonio Félix da Costa.

A classificação foi atribulada, com três pilotos a baterem no muto e não marcar qualquer tempo. Matthew Brabham, companheiro de Verne na Andretti, vai largar de último, assim como o belga Jerôme D'Ambrosio e o britânico Sam Bird, da Virgin e vencedor da corrida de Putrajaya. Atrás de Vergne e Piquet, a segunda fila têm os e.dams de Nicolas Prost e Sebastien Buemi, enquanto que Jaime Alguersuari largará de quinto, ao lado de Lucas di Grassi, da Abt e líder do campeonato.

A corrida acontecerá mais logo, a partir das 18 horas de Lisboa.

Youtube Video Teaser: a aventura patagónica do Top Gear


Para quem não sabe, a aventura vai ser mostrada em duas partes, a 27 e 28 de dezembro, na BBC2. Ou seja, um "especial de natal" a acontecer na devida altura.

Parece que a aventura na Patagónia vai ser interessante. Como será o primo argentino do The Stig?

O simbolismo do numero um

Quem acompanha a Moto GP sabe que não há mais o numero 1 nas carlingas das motos, e sempre achei que isso fazia falta, pois achava que fazia parte do folclore do automobilismo. E pensava que isso não iria acontecer na Formula 1, pois os números pertenciam às equipas e não aos pilotos. Mas este ano, as coisas transformaram-se, e a FIA decidiu que seria melhor que os pilotos seriam os donos dos números, e que os acompanharia ao longo da carreira. A unica excepção seria o numero 1, que representaria o campeão.

Pois bem, isso aconteceu. Lewis Hamilton disse esta noite que continuaria a usar o seu numero do kart, o 44, mesmo depois de ser o campeão do mundo. É simbólico, pois desde 1994 que tal não aconteceria, quando Nigel Mansell e Alain Prost retiraram-se depois de terem sido os campeões do mundo. E por causa disso, durante dois anos seguidos, Damon Hill usou o numero zero, e provavelmente se corresse ainda, deveria ser o seu numero na carenagem.

É óbvio que os pilotos têm as suas escolhas, mas creio que não usar isso é um principio do fim, onde a personalização do seu numero - simbólico ou não - têm impacto. E mostrar ao mundo que é campeão do mundo faz parte do folclore. E o "numero 1" é uma honra que deveria ser mostrada e não um fardo.

Creio que não mostra respeito a isso. Carregar o numero 1 no seu capacete e no seu chassis deveria ser uma honra e não um fardo. Mostrar ao mundo quem é e como o conquistou deveria ser algo honroso e não algo que deveria ganhar pó num canto do armário qualquer. Ao contrário de Sebastian Vettel, por exemplo, Lewis Hamilton demonstra desprezo pelo simbolismo, querendo apenas conquistar o ceptro e mais nada. Para mim, não fica bem ele dizer que não quer usar. Se e campeão, tem de mostrar ao mundo que o é. É mais importante do que o numero que o usa. Sem isso, reforça o egoismo do piloto, na minha opinião.

Creio que deveriam ter reforçado a regra, para tornar obrigatório o uso. Sem esse numero um no pelotão da Formula 1, esta perde a sua graça, e vira uma Moto GP com quatro rodas. É mais uma razão para questionar porque sigo esta modalidade. 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Noticias: Bennani vai correr na Sebastien Löeb Racing

A Sebastien Loeb Racing está a definir os seus pilotos para a próxima temporada, e se o patrão vai correr na equipa oficial, ao lado de José Maria "Pechito" Lopez e Yvan Muller, na sua equipa já terá um piloto confirmado num dos Citroens C-Elyseé: o marroquino Mehdi Bennani. O piloto marroquino de 31 anos, que este ano pilotou um Honda Civic da Proteam e este ano ganhou uma corrida no campeonato, afirma ter ambições para 2015:

"O meu objetivo é continuar a progredir no Citroën, que é o carro campeão. Acho que está tudo no lugar para conseguir isso. O Sébastien Loeb é um grande campeão e eu conheci a equipa dele nos GT e nos sport-protótipos. A equipa trabalha como o Sébastien, e entro num programa ao mais alto nível de competitividade. Estamos a apostar em preparar bem a época, depois da minha primeira vitória, estou mais ambicioso e o meu objetivo a longo prazo é lutar pelo título", afirmou.

Quanto ao segundo piloto, apesar de ainda não haver novidades, tudo indica que poderá aser o chinês Ma Qing Hua, que também venceu uma corrida na temporada passada.

Formula E: Brabham corre no lugar de Montagny em Punta del Leste

A 24 horas da terceira corrida do campeonato, em Punta del Leste, a Andretti Autosport vai ter uma nova mudança no alinhamento dos seus pilotos. Adoentado, o francês Franck Montagny vai ser substituído pelo australiano Matthew Brabham, que há correu em Putrajaya no lugar de Charles Pic. O neto de Jack Brabham e o filho de Geoff Brabham vai correr ao lado do francês Jean-Eric Vergne, no que vai ser a quarta substituição no pelotão neste fim de semana uruguaio.

Aos vinte anos de idade (nascido a 24 de fevereiro de 1994), Brabham correu este ano na Indy Lights, onde terminou a temporada no quarto lugar. Em relação à Formula E, ele vai correr pela segunda vez nesta temporada. A corrida inaugural, em Putrajaya, foi complicada para ele, terminando apenas na 13ª posição. 

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Noticias: Félix da Costa confiante para Punta del Leste

Depois da sua estreia em Putrajaya, onde conseguiu o oitavo lugar e os seus primeiros pontos na categoria, António Félix da Costa volta à carga este fim de semana na terceira ronda da Formula E, no circuito uruguaio de Punta del Leste. O piloto da Amlin Aguri, que terá um novo companheiro de equipa na figura do mexicano Salvador Duran, têm a ambição de alcançar neste fim de semana um melhor resultado do que teve na Malásia.

"Já entendi um pouco melhor como funciona o campeonato e para este fim-de-semana quero obter bons pontos. O nível de pilotos é alto e diria que existem uns 10 a 15 pilotos com talento e possibilidades de lutar pela vitória. O mais importante e onde estou focado é em avaliar bem os pontos da pista em termos de gestão de energia, uma área em que os engenheiros da equipa têm um papel decisivo", contou o piloto de Cascais.

A prova deste fim de semana terá a estreia de Duran e de mais dois pilotos, um deles recém saído da Formula 1: o francês Jean-Eric Vergne, ex-Toro Rosso, que vai correr pela Andretti Autosport. O outro será o espanhol Antonio Garcia, piloto da China Racing, no lugar de Ho-Pin Tung. A ocrrida acontecerá ao longo deste dia de sábado, com a qualificação a acontecer após a hora do almoço, enquanto que a corrida será pelas 17:30, hora de Lisboa.




A foto do dia

Poderia ter colocado a foto dele ao lado do Ron Dennis, mas queria colocar em primeiro lugar ele, sozinho, com os carros do passado em pano de fundo. Oito anos depois, Fernando Alonso regressa a uma casa do qual não foi feliz na sua primeira aparição. A razão é variada, desde a aparição inesperada de Lewis Hamilton até ao famoso "Stephneygate", onde Nigel Stephney, então funcionário da Ferrari foi apanhado a entregar segredos à rival McLaren, que causou a desclassificação da equipa de Woking do Mundial de Construtores desse ano, e provavelmente "obrigou" os pilotos a abdicarem do título a favor de um piloto da Ferrari...

Mas nesta segunda passagem de Alonso por Woking, espera-se que esteja mais crescido e maduro, bem como todos os que estão à sua volta. O desafio é grande, com o novo motor Honda, e espera-se que o chassis esteja à altura das suas expectativas. A McLaren não vence um titulo de pilotos desde 2008 e não vence uma corrida desde que Jenson Button venceu o GP do Brasil de 2012, e duas temporadas já começa a ser demais para McLaren não comemorar nada.

Agora, eles têm a dupla mais velha do campeonato. Normalmente, isso significa mais sageza, e nem sempre significa mais lentidão, ao contrário de alguns, que queria ver Button na reforma, a correr em Toyotas ou Nissans de Endurance. 

Veremos como vai ser o conjunto, no ano que vêm, pois as expectativas são muitas. 

Noticias: Apresentada a dupla da McLaren para 2015

A noticia avançada ontem à noite foi esta manhã confirmada: Fernando Alonso e Jenson Button farão a dupla da McLaren-Honda para a temporada de 2015, deixando o dinamarquês Kevin Magnussen como piloto de testes. A apresentação da tripla aconteceu na sede da equipa, em Woking.

Ron Dennis, numa entrevista ao site da empresa, justificou esta escolha afirmando que a McLaren pretende ter sempre a melhor dupla de pilotos que lhe seja possível.

Estou absolutamente deliciado por estar no limiar de levar a McLaren-Honda a uma nova era da parceria, e falo por todos na McLaren quando digo isso", começou por afirmar. "Estou igualmente confiante que os nossos colegas da Honda partilham essa determinação e paixão por vencer", continuou. 

"No que toca aos pilotos, a política da McLaren foi sempre ter a dupla mais forte possível, e com o Fernando e o Jenson acredito firmemente que é exatamente o que temos. Contratamos o Fernando há algum tempo, mas decidimos não o anunciar até termos também assinado novamente com o Jenson como seu colega”, declarou. 

Por várias razões, as nossas negociações com o Jenson demoraram muito tempo, mas agora que estão concluídas estamos confiantes que a nossa colaboração com ele irá continuar a prosperar no futuro tal como no passado. Não se enganem sobre isto, o Jenson está 100 por cento comprometido com a McLaren-Honda, com a Formula 1 e com as vitórias. Como dupla, ele e o Fernando são extremamente experientes. O Fernando participou em 234 corridas, converteu 32 delas em triunfos, ficou no pódio 97 vezes e venceu o Mundial. Ele é um piloto de classe. Tem 33 anos, o que para atletas tão aptos fisicamente como ele, constitui o melhor período de um piloto profissional de Formula 1. Além disso, tem idade suficiente para ser experiente e perito, e ainda é jovem para ter entusiasmo e energia”, continuou. 

Eu acredito firmemente que ele terá experiência, perícia, entusiasmo e energia, para levar a McLaren-Honda ao sucesso em pista na próxima época e nas épocas vindouras. Já o Jenson, com 34 anos, está tão apto como o Fernando, mas tem ainda mais experiência: participou em 266 Grandes Prémios, venceu 15 e ficou no pódio 50 vezes. Ele é também um antigo campeão do mundo, e um dos pilotos mais suaves e rápidos aqui.” 

Sumarizando, o Fernando e o Jenson começaram juntos precisamente 500 Grandes Prémios entre eles – um poderoso agregado – e venceram 47 deles. Posso portanto dizer com segurança que temos agora melhor dupla do que qualquer equipa atual de Fórmula 1. Por fim, quero agradecer e prestar homenagem ao Kevin, que efetuou um excelente trabalho esta época e irá continuar uma parte integral da nossa equipa. Será o nosso terceiro piloto, piloto piloto de testes e de reserva, e continua com uma grande expectativa de futuro”, concluiu.

Para Fernando Alonso, o novo recruta da equipa, que esteve na McLaren em 2007, referiu a este regresso como uma maneira de regressar aos triunfos e à candidatura ao titulo mundial, algo que não alcançou na Ferrari: Junto-me a este projeto com um enorme entusiasmo e determinação, sabendo que pode levar algum tempo a alcançar os resultados que pretendemos, o que não é problema para mim. No último ano recebi várias ofertas, algumas delas muito tentadoras, dado o atual desempenho de algumas das equipas que se mostraram interessadas. Mas há mais de um ano a McLaren-Honda contactou-me e pediu-me para participar, de uma forma muito ativa, no regresso da sua parceria – uma parceria que dominou a Formula 1 por muito tempo", começou por dizer.

O desejo repetido e assumido da McLaren-Honda, a sua perseverança e determinação em tornar possível eu juntar-me à sua parceria renovada, foram alguns dos principais fatores que me levaram a tomar esta decisão, não esquecendo o mais importante de todos: todos partilhamos um objetivo e expectativas comuns, e há um futuro muito sólido pela frente, com confiança”, continuou.

Tive discussões profundas com todos os directores da McLaren e da Honda, vi as suas fantásticas instalações no Reino Unido e no Japão, e é claro para mim que a McLaren e a Honda estão no processo de começar o que vai ser seguramente uma parceria longa e bem-sucedida. E tenciono esforçar-me a 100 por cento para ajudar a fazer exatamente isso. Irei fazer tudo o que puder para retribuir a todos e à nossa equipa, baseado numa fórmula que sempre funcionou comigo: esforço, sacrifício, perseverança e fé”, concluiu.

Já Jenson Button, que por muito tempo viu o seu futuro indefinido, a confirmação de que continuará na equipa por mais uma temporada é vista como um sinal de alivio: Estou extremamente entusiasmado por ir para o meu 16º ano na Formula 1 e para a sexta época na McLaren. Como o Fernando, estou certo de que a McLaren e a Honda irão alcançar grandes coisas juntas, e sinto seguramente que, trabalhando juntos, todos iremos esforçar-nos arduamente para criar uma equipa brilhante e vencedora”, começou por dizer. 

Fazer parte da nova McLaren-Honda é uma oportunidade maravilhosa para todos nós, e estou satisfeito por ter sido convidado a fazer a minha parte. De facto, estou absolutamente desejoso para começar. Estou também contente por o Kevin continuar a fazer parte da equipa. Ele é um piloto muito rápido e um bom rapaz. Conheço bem a Honda, tendo pilotado monolugares de Formula 1 com os seus motores entre 2003 e 2008. Tenho um enorme respeito e admiração por eles, e prometo dar 100 por cento para tornar a sua parceria com a McLaren um sucesso. Por último, estou muito ansioso por ter um piloto tão rápido e experiente como o Fernando como colega de equipa. Estou certo que iremos trabalhar extremamente bem juntos”, concluiu.

Feitas as apresentações, está definida grande parte da grelha de partida para a próxima temporada. Agora, falta a apresentação dos novos carros, que acontecerão ao longo do mês de janeiro, antes do inicio oficial da temporada, a 1 de fevereiro.

Ultima hora: Jenson Button fica na McLaren ao lado de Fernando Alonso

A BBC Sport anunciou esta noite na sua conta de Twitter que Jenson Button ficará na McLaren por mais uma temporada, ao lado de Fernando Alonso, preterindo o dinamarquês Kevin Magnussen, apesar de este ser apoiado por Ron Dennis.

Amanhã será feito o anuncio oficial, em Woking, mas de uma certa maneira, a equipa terá a dupla mais velha do atual pelotão, pois com os 33 anos do espanhol juntam-se os 34 anos do britânico (fará 35 a 19 de janeiro), um claro contraste com a dupla de juniores da Toro Rosso, constituida por Carlos Sainz Jr. e Max Verstappen.

Mesmo assim, é melhor esperar por amanhã de manhã para ver se tudo isto se confirma.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

A(s) foto(s) do dia








É dezembro e daqui a uns dias será Natal. E se em alguns sitios haverá calor, noutros haverá frio e neve. É o que está a acontecer no Nurburgring Nordschleife, onde já nevou o suficiente para uma pequena camada de neve por ali. Eis as fotos que encontrei no Facebook do João Carlos Costa, que é jornalista do Eurosport Portugal.

Youtube Formula 1 Classic: A última entrevista de Ayrton Senna à RTP

No meu tempo de adolescência, no Portugal monolitico da RTP, antes dos privados, ver o "Rotações", era um grande momento para um "petrolhead" como eu. E isto é um achado. Já têm 20 anos, e foi em Aida, no GP do Pacifico. Era um Ayrton Senna que estava preocupado com o desempenho do seu Williams FW16 perante as performances (já suspeitas) do Benetton B194 do Michael Schumacher.

A entrevista, feita pelo José Pinto, acabou por ser a última de uma longa série, que começou quase dez anos antes, e do qual teve dezenas de presenças ao vivo no programa, que acontecia no segundo canal, sempre no final da tarde de quinta, sexta ou de segunda-feira, dependendo dos anos passados...

Uma corrida com mais de um dia de duração

Trinta e duas horas de corrida seguida. É um dia e oito horas, ao todo. Há 45 anos que não se fazem corridas tão longas do que 24 horas, mas parece que isso vai voltar no próximo fim de semana. E o local será em Portimão, no Algarve. A variedade de máquinas será enorme, com GT3, GT4, e alguns carros de Turismo e Produção. 

Segundo os regulamentos feitos pelas federaçoes espanhola e portuguesa de automobilismo, haverá inscrições de entre três a cinco pilotos por carro, e os pilotos poderão estar inscritos por dois carros, e estes poderão ser recuperados e reparados nas boxes, para poderem continuar, permitindo uma maior flexibilidade e mais hipóteses de um bom resultado.

Apesar de falarem que querem fazer desta corrida a mais extensa de sempre, esquecem-se que no passado já houve corridas mais extensas do que esta. O exemplo das 84 Horas de Nurburgring, em 1969, onde um Torino argentino, preparado por Juan Manuel Fangio, deu nas vistas ao acabar com o maior numero de voltas, mas acabou no quarto lugar devido às diversas penalizações.

Veremos no que vai dar, claro. Mas deverá ser bem interessante ver tal coisa em Portimão.

Será amanhã?

A McLaren falou hoje nas redes sociais que amanhã fará em Woking "um anuncio importante". Tanto que convidou um restrito numero de jornalistas à sua sede para um evento "importante e exclusivo". Claro que isso fez soar as campainhas de alarme, pois falta o anuncio da sua dupla de pilotos para 2015, que todos afirmam que será constituida por Fernando Alonso e Kevin Magnussen.

Este atraso no anuncio da dupla de pilotos não será alheio o facto de na equipa de Ron Dennis, várias coisas estão a acontecer ao mesmo tempo. desde os testes de desenvolvimento do motor Honda, que se vai estrear na próxima temporada, até ao plano de Ron Dennis de ficar com uma participação maioritária na equipa, comprando a pate que pertence a Mansour Ojjeh.

Contudo, os eventos de amanhã poderão ser outra coisa. E isso seria... o acender das luzes de Natal na fábrica. Veremos. 

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Noticias: Salvador Duran substituirá Katherine Legge em Punta del Leste

António Félix da Costa não terá a britânica Katherine Legge como seu companheiro de equipa na ronda de Punta del Leste. Irá ter a seu lado o mexicano Salvador Duran para a ronda uruguaia da Formula E, que vai acontecer este fim de semana em Punta del Leste.

A piloto de 32 anos não poderá estar presente no fim de semana uruguaio devido a agendas conflituosas, nomeadamente um teste em Daytona. Para o piloto mexicano, esta é uma oportunidade do qual agradece: "Estou muito feliz com a oportunidade de se juntar à Amlin Aguri e sou muito grato por embarcar nesta nova aventura com uma nova equipa, um novo desporto. Este campeonato inovador sinaliza uma nova era para o automobilismo e eu estou ansioso para se envolver", começou por dizer no sitio oficial da Formula E. 

"Tenho acompanhado a equipa e o campeonato de perto e eu posso ver que este carro reage de forma diferente o que é um desafio fantástico. Eu sou um grande fã da energia limpa e esta nova tecnologia elétrica e acredito que a inovação dessa nova série vai ajudar a desenvolver soluções de transporte que vai fazer uma grande diferença para a vida das pessoas para a direita na América Latina e no mundo", concluiu.

Aos 29 anos de idade (nascido a 6 de maio de 1985 na Cidade do México), Duran correu por quatro temporadas na World Series by Renault, onde venceu duas corridas, para além de ter participado nas quatro temporadas da A1GP, ao serviço da equipa mexicana, com duas vitórias na primeira temporada, em 2005-06. Para além disso, venceu as 24 Horas de Daytona de 2007, ao lado de Juan Pablo Montoya e Scott Pruett.

Nissan vai apresentar o seu LMP1 no Superbowl

O LMP1 da Nissan é um dos segredos mais bem guardados da Endurance neste momento. E esperava-se que ontem fosse a data para mostrar alguma coisa da nova máquina, que está a ser testado em absoluto segredo, algures nos Estados Unidos. Mas eles decidiram mudar a data para o dia 1 de fevereiro de 2015. E porquê esse dia? Simples, porque é dia onde acontece o Superbowl. E o novo carro vai ser anunciado durante o intervalo.

A foto colocada aqui - e do qual fui tirar ao sitio do Rodrigo Mattar - da pistas sobre a data da estreia ao público, e provavelmente os testes continuarão, mas debaixo de imenso secretismo. Algo me diz que tudo isto, das duas uma: ou é algo revolucionário, ou então estao a fazer isto tudo só para serem o centro das atenções na altura do seu lançamento.

Petter Solberg considera regresso ao WRC

Aos 40 anos, e após duas temporadas fora do WRC, o norueguês Petter Solberg considera o regresso ao mundial de ralis. Campeão de rallycross este ano, ao volante de um Citroen, os planos para a próxima temporada poderão passar por correr de novo na modalidade do qual foi campeão do mundo em 2003, ao serviço da Subaru.

Há coisas a acontecer e sim, talvez isso seja uma possibilidade. Nada está definido para a próxima temporada”, começou por dizer em Doha, por alturas da cerimónia da entrega de prémios da FIA. Para ele, que fez o seu último ralis oficial em 2012, “sempre disse que nunca diria nunca quando me perguntavam sobre um regresso ao WRC. Os ralis estão no meu coração e sempre estarão".

Quanto à data do regresso, será sempre após o Rali de Monte Carlo, pois a proximidade do evento o impossibilita de ter um carro disponível. E sobre este tempo passado por fora, afirma que o seu estilo de condução é melhor do que nunca. O que tenho feito nos últimos dois anos tem-me feito olhar para tudo e analisá-lo um pouco de maneira diferente. Estou a pilotar melhor do que nunca agora”.

Recorde-se que o piloto norueguês esteve no WRC entre 1998 e 2012, pilotando máquinas como Subaru, Citroen e Ford, vencendo em treze ocasiões. Na sua última temporada, andou ao serviço da equipa oficial, onde conseguiu cinco terceiros lugares e o quinto posto do campeonato, com 124 pontos. 

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Formula E: Vergne substitui Brabham na Andretti

Fora da Formula 1, após três anos de bons serviços na Toro Rosso, o francês Jean-Eric Vergne será piloto da Andretti Autosport na ronda uruguaia da Formula E, que vai acontecer no próximo sábado. O francês de 24 anos correrá no lugar do australiano Matthew Brabham, que andou no carro na ronda anterior, em Putrajaya.

Segundo o piloto francês, “não é sempre que se pode correr nesta época do ano. Estou ansioso pela oportunidade, especialmente dada a localização da prova, num lugar como Punta del Este. Ainda que não tenha experiência nesta nova categoria, estou animado pela possibilidade de correr na Fórmula E, numa equipa tão tradicional como a Andretti”.

A entrada de Vergne na Andretti é a segunda novidade que a Formula E vai apresentar na terceira ronda do campeonato, depois de Antonio Garcia ter substituido Ho-Pin Tung na China Racing, ao lado do brasileiro Nelson Piquet Jr.


Noticias: Top Gear regressa no fim do mês... com o especial argentino

Uma das noticias que passou despercebido neste fim de semana é que o Top Gear vai passar o famoso (e já controverso) especial de Natal da Patagónia... no Natal. No fim de semana de 28 de dezembro, o famoso programa de automóveis vai voltar ao ar, após dez meses de ausência, e cujo último episódio é... outro especial de Natal, dessa vez na Birmânia.

Como sabem, as filmagens aconteceram em setembro e foram das mais controversas da história do programa. Ao se saber que o trio iria para a Argentina, com carros como o Porsche 928, o Ford Mustang Mach I e o Lotus Esprit de terceira geração, sabia-se da animosidade histórica entre argentinos e ingleses por causa da Guerra das Falkland (ou Malvinas). Depois, veio a controvérsia sobre a matricula usada, aparentemente, para provocar os argentinos e a péssima recepção que tiveram em Ushuaia, do qual acabaram por ser corridos à pedrada, aparentemente por um "grupo de veteranos", provavelmente ao melhor estilo zimbabweano...

Os carros ainda estão na zona, e a produção ainda estava há uns dias a tentar recuperar os carros do local onde estão. Veremos se aparecem a tempo de serem apresentados naquele que será um dos programas mais aguardados da (já longa) história do programa britânico.

domingo, 7 de dezembro de 2014

A foto do dia

Na tarde deste sábado, dezenas de pessoas formaram um cordão humano na rotunda do castelo do Queijo para protestar contra o facto da Câmara Municipal do Porto ter cancelado a realização do Circuito da Boavista em meados deste ano. Desconfiava-se que com o novo presidente da Câmara, Rui Moreira, eleito no final de 2013, as prioridades desportivas do anterior presidente, Rui Rio, fossem desviadas alegando um motivo qualquer. Apesar das promessas, o pretexto de mais verbas para manter o circuito em 2015 foi o suficiente para que o evento fosse cancelado e o perigo de não haver mais provas automobilisticas no centro do Porto fosse mais real.

Se o WTCC arranjou logo uma solução com o circuito de Vila Real (as reservas para o fim de semana de 10 a 12 julho já se esgotaram), outras provas poderiam perfeitamente caber ali, mesmo similares ao WTCC. Contudo, a Câmara Municipal mantêm-se intransigente e este conjunto de pessoas, que começaram por se manifestar nas redes sociais com o "Save the circuit of Boavista" no Facebook e que agora passaram à ação neste sábado.

Veremos se a Câmara possa voltar com a palavra atrás. Mas tenho dúvidas, com este presidente.