Três semanas após a corrida de Putrajaya, o pelotão da Formula E atravessou o oceano para ir correr na estância balnear de Punta del Leste, no Uruguai, a primeira de duas corridas em paragens sul-americanas. Se em duas corridas, pouco ou nada se pode dizer sobre a competitividade das equipas e dos carros, a entrada em cena de Jean-Eric Vergne, com o seu carro da Andretti Autosport, e a fazer a pole-position, demonstrava que tinha a capacidade de ser o mais veloz do pelotão, e era um dos favoritos à vitória.
Antes da corrida, havia novidades: Salvador Duran, Daniel Abt, Nick Heidfeld e o "poleman" Vergne eram os felizes contemplados com o Fan Boost, todos os pilotos beneficiaram da penalização de Bruno Senna - sexto na grelha - que largaria do último lugar penalizado por causa de ter colocado os pneus quando faltavam menos de cinco minutos da sua qualificação.
Com 31 voltas para cumprir, a partida começa com Piquet Jr. a passar Vergne antes do final da reta da meta, onde todos andaram comportados, sem bater nos muros. A primeira desistência acabou na segunda volta, quando Daniel Abt andou devagar, com problemas. E na quarta volta, Sam Bird bateu no muro, obrigando a primeira entrada do Safety Car, que durou duas voltas, regressando na volta sete, com Piquet Jr a ser pressionado por Verne para recuperar a liderança. Atrás, António Félix da Costa falha a travagem para a primeira chicane e perde posições. Pouco depois, o português bateu e acabou por desistir, obrigando a nova entrada do Safety Car.
Na décima volta, a corrida recomeça com Vergne a pressionar Piquet Jr para o passar. O piloto brasileiro parecia ser o tampão para o resto do pelotão. O francês conseguiu passar na 13ª volta, quando os niveis de energia começavam a estar "no amarelo". Imediatamente a seguir, Sebastien Buemi pressionou Piquet Jr pelo segundo lugar, enquanto que Vergne se afastava na liderança.
As trocas de carros começaram a acontecer na volta 16, primeiro com o lider, Vergne, ao mesmo tempo em que o SC entra pela terceira vez, devido a uma batida de Stephane Sarrazin no muro. Mas não foi o unico, pois Bruno Senna foi para as boxes com estragos no carro. A troca de carros aconteceu com o Safety Car na pista, e com Nick Heidfeld na liderança, na frente de Vergne.
A corrida recomeçou na volta 19 com suspeitas sobre Heidfeld, que usou demais da sua energia e foi demasiadamente rápido para trocar de carro. Resultado final, teve uma passagem extra pelas boxes e caiu na classificação. Sebastien Buemi era o lider, com Vergne logo atrás, o que significava que os ex-pilotos da Red Bull lideravam a corrida.
As coisas agitaram-se de novo na volta 21 quando Nicolas Prost foi penalizado numa passagem pelas boxes por excesso de energia, e mais tarde, houve outra penalização a Michela Cerruti, por excesso de velocidade nas boxes. Enquanto que as penalizaçõies aconteciam, na frente, continuava a luta suiço-francesa. Na volta 27, com os índices de energia de Vergne a baixarem preocupantemente, Matthew Brabham batia a alta velocidade no muro, obrigando à entrada do Safety Car pela quarta vez nesta corrida.
Com o reagrupar dos pilotos, a grande pergunta era saber se Buemi iria resistir à pressão de Vergne. Com o SC a entrar a duas voltas do fim, o piloto suiço foi obrigado a "cortar chicanes", mas logo a seguir, Vergne acabou por andar lento devido à falta de energia. Para ele foi um enorme balde de água fria, mas para o piloto da e.dams, tinha apenas de levar o carro até ao fim no primeiro posto, com Piquet Jr. e Di Grassi a acompanhá-lo no pódio, dando à sua equipa a primeira vitória na categoria. Foi o terceiro vencedor diferente na nova categoria.
Nos restantes lugares pontuáveis ficaram Jarno Trulli, na frente de Jaime Alguersuari, Bruno Senna, Nicolas Prost, Jerôme D'Ambrosio, Oriol Serviá e Nick Heidfeld.
Na classificação geral, Lucas di Grassi ampliou a sua liderança, com 58 pontos beneficiando da corrida sem pontuar de Sam Bird. Sebastien Buemi é o terceiro, com os mesmos pontos de Bird. A próxima corrida acontecerá dentro de quatro semanas, em Buenos Aires.