sábado, 22 de novembro de 2008
E pronto... cheguei às 250 mil visitas!
Speeder questiona... Marcos Antônio Filho (GP Series)
1 – Olá, é um prazer ter-te aqui a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como começou o teu blogue?
Marcos Antônio: Sempre fui fã de automobilismo e da Williams desde pequeno, e quando eu passei a ter computador em casa, passei a procurar sobre o assunto Corridas, carros, acidentes, tudo me interessa, lia vorazmente sobre isso. Eu participava de fórum sobre F1 em uma rede de relacionamentos, e via as pessoas escrevendo, e eu passei a escrever também. Mas ninguém dava atenção, depois de muito tentar e não consegui, pensei; “vou escrever um blog!”
2 – O nome que ele tem, foi planeado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?
MA: Sou fã da Williams, mas não queria que o nome tivesse alguma menção, afinal meu blog fala sobre F1 em geral, com ênfase na Williams. Fiquei digitando nome no blogger até chegar a um nome legal e que ninguém tinha: GP Séries.
3 – Antes de começares o teu, tinhas participado em algum blogue ou site?
MA: Como disse, Participei desse comunidade, mas como não fui muito ouvido, não participo mais de lá.
4 – Quando é que começou, e quantas visitas é que já teve até agora?
MA: Comecei exactamente no dia 1 de Julho de 2008 e segundo o google analytics, já tive 19.764 visitas até dia 11 de Novembro. Nem eu sabia que tanta gente tinha visto!
5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?
MA: O que eu me orgulho de fazer é o especial da Williams. Eu mergulhei na história deles de tal maneira que virei mais fã ainda do Frank Williams e Patrick Head, sendo que aceitação do pessoal que lê o blog é maravilhosa.
6 – O defeso é, por norma, um período muito escasso em termos de notícias. Como pensas manter os teus leitores fiéis?
MA: É difícil, mas tento manter sempre as seções que fazem sucesso.Como meu blog pende um pouco pro humor, dá para fazer algumas brincadeiras pra distrair o pessoal, para em 2009 a gente voltar com novidades.
7 – Dos blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita todos os dias?
MA: A lista é imensa, tenho vários blogs no meu blog’n Roll que não dispenso uma visita quando eles postam. Os blogs do Groo, do Felipe Maciel, da Aline, do Giglio, o seu, sem puxa-saquismo (risos), Grid F1, as meninas do Octeto, Blogsport, De olho na F1, Loucos por F1, e todos os outros que vou descobrindo e participando de todos os blogs. Desculpe se não citei algum, mas todos que eu comento, eu considero muito muito bons!
8 – Falamos agora de Formula 1. Lembras-te ainda da primeira corrida que assististe?
MA: Lembro, Foi o GP da Espanha de 1991, aquele que o Mansell e o Senna ficaram lado a lado, roda a roda naquela reta. Eu tinha 7 anos e aquilo me marcou muito.dois carros andando tão perto um do outro! Dali foi paixão a primeira vista, assistia mesmo sem compreender nada, em 1993 foi quando passei a compreender as corridas de Formula 1.
9 – E qual foi aquela que mais te marcou?
MA: Foram duas: Brasil 93, quando teve um dilúvio e a torcida carregou o Senna nos Braços, e em Ímola 94, a morte do Senna foi algo chocante, nunca tinha visto um acidente fatal na Formula 1, fiquei bastante impressionado. Minha mãe na época quis me proibir de assitir Formula 1, porque estava achando que eu tava ficando vidrado demais nisso. Como vocês podem constatar, a proibição dela não deu muito certo (risos)
10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais te agrada, e porquê?
MA: Senna. Foi o único que assisti ao vivo e pude dizer que vi atuações geniais dele. Sei da importância do Fitipaldi e Piquet, dois gênios, mas acho que Senna dentro das pistas tinha uma dedicação, um arrojo que me chamavam muito a atenção.
11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?
MA: Acredito que sim, Massa fez uma temporada incrível e tem um poder de recuperação impressioante.é um bom piloto, pode ser um piloto campeão. Não sei se pode conseguir ser um piloto genial, isso é algo que só o tempo dirá.
12 – Compara-o aos três pilotos acima referidos. Filipe Massa é mais parecido com quem, e porquê?
MA: Não acho ele muito parecido com nenhum dos três, ele me lembra muito o Nigel Mansell, por ser meio estabanado em algumas corridas, e magistral em outras.
13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?
MA: Foi. E se fosse o Massa também estaria em boas mãos. Hamilton é um grande piloto e mereceu essa conquista.
14 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e porquê?
MA: Para a história, acho Michael Schumacher. Ele acabou elevando a F1 a outro patamar, a dos carros infalíveis. Fora os recordes todos quebrados pelo o alemão.Mas na verdade o piloto que sou fã, e que acho o melhor, é o Nigel Mansell, quando pequeno queria dirigir que nem ele! E acho que consegui (risos)
15 – Para além de Formula 1, que outras modalidades tu mais gostas de ver?
MA: F-Indy, sou fã dessa categoria.
16 – E falas sobre elas no teu blogue?
MA: Falei, mas achei que falei pouco, ano que vem farei uma cobertura melhor.
17 – O que é que tu alcançaste, em termos de prémios e convites, desde que tu iniciaste o teu blogue?
MA: Ganhei um prêmio a esfera de intelecto y filosfia que andou rolando entre os blogs e já participei do Podcast da Aline, Williams doente que nem eu, da Rádio on Board do Maciel e do Groo e virei integrante fixo da rádio do fórum que participo, fora as charges que faço pro Blog do MarceloF1, que me cedeu esse espaço me dizendo que eu era bom mesmo sem eu acreditar nisso. Isso para mim são troféus que mostra o reconhecimento pelo meu “hobby”, que é escrever sobre automobilismo.
18 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma espera.” Esta frase é dita pelo Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida?
MA: Para quem ama o automobilismo, corridas são tudo. Como espectador fico tão ansioso por uma corrida, que parece que estou assistindo ao vivo aquilo tudo. E quando termina a temporada? Fico sofrendo de DPT - Depressão Pós Temporada... (risos)
19 - Tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?
MA: Nunca corri de kart, infelizmente. Mas gostaria muito e espero fazer isso em breve.
20 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?
MA: O final dos anos 70 e o início dos anos 80. Eu queria muito ter visto Gilles Villeneuve correr.
21 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?
MA: Eu quando tinha tempo jogava “F1 Challenge”, tenho vários mods das temporadas e “RFactor”. Nunca joguei “online” porque sou um ruim de roda e ia fazer muita besteira, ia ser o Yuji Ide das pistas virtuais... (risos)
22 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?
MA: Quando vi pela primeira vez, fiquei boquiaberto com a ousadia dos dois pilotos, em uma disputa incrivelmente voraz, por um segundo lugar. Aquilo foi a essência do automobilismo em seu auge. Carros batendo rodas, deixando para frear (travar) no último momento, isso foi de tirar o fôlego.
23 – Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Qual?
MA: Lucas Di Grassi é o piloto que eu mais vejo chances de ser vencedor. Ter sobrenome famoso não é sinónimo de grande piloto, é sinónimo de bastante marketing. Di Grassi mostrou ser rápido e cerebral, sabe quando partir pra cima ou quando tem que adminstrar uma vantagem. Só falta darem um lugar pra ele na F1. Estou torcendo para que ele consiga.
24 – Tens alguns planos para o blogue, no futuro, do género, novas secções?
MA: Ainda não tenho, no final vou tirar umas férias, inclusive do blog, e nesse tempo usarei pra pensar novas secções, remodelar as existentes, em 2009 teremos muitas novidades. E a Williams vai vencer o mundial de construtores no ano que vem. (risos)
Noticias: Mark Webber foi atropelado na Tasmânia
A1GP - Ronda 3, Sepang (Qualificação)
Noticias: Löeb ameaça abandonar o WRC
"Não sei nada sobre o futuro, apesar de já ter ouvido várias coisas sobre o que a FIA pode vir a fazer em termos de regulamentos. Se for decidido promover os Super 2000 e Grupo N, aviso já que comigo não contam. Não são interessantes de guiar.", referiu Löeb.
Na passada semana houve nova reunião na tentativa de serem encontrados caminhos para poupar dinheiro, mas o "whipmaster" presidente da FIA, Max Mosley, quer que o desporto seja o mais barato possível e para isso, para ele, o melhor é mesmo optar pelos S2000 e Grupo N. Contudo, os principais Construtores permanecem contra esta hipótese, e propõem um compromisso denominado Super 2000 Plus, com o famigerado kit de upgrade para os S2000 e Grupo N, mas os custos deste kit deixaram a FIA de pé atrás, e recuou.
Para Löeb, essa solução era aceitável: "Se optarem por isso, não é problema para mim. A potência deverá ser a mesma que actualmente, e isso é o ponto principal. Não é importante se os carros são um pouco mais leves ou têm menos tecnologia. Acredito mesmo que se optarem por esta solução os carros serão divertidos de pilotar, para nós e espectaculares para os espectadores.", referiu. Caso saia, pode ser que seja uma perda para os Ralies. Mas pode ser uma mais-valia para a Le Mans Series, por exemplo...
A magnifica acrobacia de Ken Block
De quando em quando, recebo e-mails que valem a pena serem vistos, uma e outra vez. Aquilo que vi hoje tem a ver com um americano que faz maravilhas com o seu Subaru Impreza STi. Chama-se Ken Block, tem 41 anos (feitos ontem) é piloto de ralies (vice-campeão americano em 2006 e 2008), e também é um dos fundadores da marca de sapatos DC Shoes.
Block, para além de ser piloto, também é "stuntman", ou seja, faz umas acrobacias loucas. Em 2006, fez um salto de 171 pés, num video que foi filmado de prpósito para Discovery Channel. É competidor regular nas X Games, e já ganhou algumas medalhas nesta categoria. Este ano, Block decidiu fazer a "Gymkhana", que basicamente é uma modalidade que é feita num espaço aberto (neste caso, um aeroporto), onde o condutor tem que fazer acrobacias entre cones, barreiras de pneus, entre outros, usando aceleração extrema e o "drifting". Neste video que vos coloco, Block foi mais longe do que o habitual, com coisas que vos fazem, eventualmente, ficar de boca aberta. Só visto...
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Eles vão voltar!
Motorádio, ou a forma de apresentar um novo blog na praça...
Como estamos às portas do fim de semana, não seria má ideia colocar aqui um videoclip que fala um pouco de velocidade. E trata-se de uma banda mítica dos ano 80, os New Order, que nasceram ods destroços dos Joy Division, dissolvido em 1980 após o suicídio do seu vocalista, Ian Curtis.
Esta musica chama-se "60 Miles an Hour" e petrtence ao álbum de 2001, "Get Ready". E esta é a forma que arranjei para assinallar o surgimento do blog Pé Na Tábua, do Rodrigo Lara. Boa sorte, que o defeso vai ser longo...
Feliz 65º aniversário, Jacques!
A1GP: Team Portugal vai ter quatro "rookies"
Bolides Memoráveis - Matra MS80 (1969)
Chassis: Matra MS80
Motor: Cosworth DFV V8, de 3 Litros.
Vitórias: 4 (Stewart 4)
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Valentino Rossi dá umas voltas com a Ferrari
Bourdais: "Lugar de Toro Rosso está à venda"
A minha imagem do dia
Honda ficou feliz com brasileiros
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Não há Formula 1... então vamos para a IRL
"Tudo o que é preciso é telefonarem a perguntar se estamos interessados numa data. É algo a que estamos abertos para discutir", afirmou John Griffin, porta-voz da IndyCar Racing League, acrescentando que as negociações chegaram a acontecer no Verão de 2006, mas que nunca se chegou a um entendimento por causa da dificuldade na obtenção de uma data que agradasse às duas partes. Recorde-se que a ChampCar, competição que no ano passado se unificou à IRL, chegou a competir em Montreal entre 2002 e 2006, ao mesmo tempo que o circuito recebia a Formula 1. Se isso acontecer, não será mau de todo, pois sairia muito mais barato do que a Formula 1, em todos os aspectos...
Speeder questiona... Priscilla Bar (Guard Rail)
Tem 25 anos, nasceu em Belo Horizonte, mas vive agora em Fuerteventura, nas Ilhas Canárias. Apaixonada pela Formula 1 desde os seis anos, tem alguma experiência competitiva, em campeonatos de karting indoor. Estando no país da "Alonsomania" decidiu criar no final do ano passado um blogue, o "Guard Rail", falando sobre a Formula 1 numa visão original: a de uma estrangeira, observando o modo como a paixão pelo automobilismo se espalha num país que antes, tinha uma tradição residual na categoria máxima do automobilismo. Esta entrevista foi feita por e-mail.
1 – Olá Priscilla, é um prazer ter-te aqui a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como começaste o teu blogue?
Eu era visitante assídua do Blog Voando Baixo, do Rafael Lopes, no ano de 2007. No final do ano, em uma conversa com o próprio, comentei sobre fazer um blog e ele apoiou. Pensei em um nome e comecei.
2 – O nome que ele tem, foi planeado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?
Saiu pura e simplesmente. Decidi fazer o blog em um dia, e no outro já tinha o nome.
3 – Antes de começares o teu, já tinhas participado em algum blogue ou site?
Comecei no dia 28 de Outubro de 2007, com a temporada já finalizada. Até o momento, mais de 41.000 visitas.
5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?
Que me orgulhe, não lembro, agora, um que deu o que falar foi um post desse ano, sobre o GP da Alemanha, onde critiquei o Felipe Massa pela falta de combatividade. Os fãs não gostaram muito.
6 – O defeso é, por norma, um período muito escasso em termos de notícias. Como pensas manter os teus leitores fiéis?
Apesar das "férias", ainda temos o que comentar sobre o ano que passou. Além do mais, as mudanças para o ano que vem trarão bons debates. Os testes de Inverno também nos dará "vida" (risos)
7 – Dos blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita todos os dias?
Gosto de vários, mas poderia citar o Octeto Racing Team, O Blog do Groo, o Café com F1...
8 – Falamos agora de Formula 1. Lembras-te ainda da primeira corrida que assististe?
Exactamente qual corrida, não. Mas lembro que foi em 88.
Interlagos, 1993.
10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais te agrada, e porquê?
Sem dúvida, Ayrton Senna. Foi por ele que comecei a gostar de corridas.
11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?
Acho que sim. O Felipe ainda precisa melhorar muitas coisas para estar junto a esse trio, mas esse ano ele já deu um grande passo.
12 – Compara-o aos três pilotos acima referidos: Filipe Massa é mais parecido com quem, e porquê?
Nenhum deles. O Felipe tem seu estilo próprio assim como cada um dos 3 campeões mundiais.
Sim. Qualquer um dos dois seria merecedor do título. Apesar dos erros cometidos pelos dois pilotos (Felipe e Hamilton) ao longo do ano, Hamilton ousou mais e não teve uma equipe tão desastrada.
14 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e porquê?
Falando de quem vi correr: Michael Schumacher. Porque foi pioneiro em vários temas da F1: ordens de equipe, manobras suspeitas, manobras para tirar os adversários da pista; por ter feito da Ferrari soberana enquanto esteve lá, por todos os números alcançados, pelo respeito adquirido.
15 – Tu que assistes a Formula 1 num país estrangeiro, achas que eles seguem-no porque gostam de automobilismo, ou é por ser o Fernando Alonso?
Muitos seguem porque é o Fernando Alonso. Desligam a TV se Alonso não está. Mas acho que sete anos "de Alonso" foram suficientes para aprenderem muitas coisas sobre o esporte. O problema é quando o assunto é de 2000 para baixo. Aí eles ficam um pouco perdidos porque parece que aqui não retransmitiam a Formula 1 antes do Fernando.
16 – Para além de Formula 1, que outras modalidades tu mais gostas de ver?
Eu assisto tudo que posso. Ultimamente tenho visto GP2 e Superleague Formula.
17 – E falas sobre elas no teu blogue?
De momento, não. Estou fazendo uma pesquisa no blog para saber os temas dos quais os leitores querem que sejam abordados. Se eles acharem que sim, falarei.
18 – O que é que tu alcançaste, em termos de prémios e convites, desde que tu iniciaste o teu blogue?
Prémios de reconhecimento de outros blogs, convites para podcasts de companheiros blogueiros, entrevistas, parcerias. Cheguei a fazer um texto no início do ano para o Voando Baixo... Tudo isso me deixa muito feliz.
19 – Explica lá a tua saga no concurso "Afficcionado Professional".
Umas colegas blogueiras me avisaram da oferta de emprego. Fui lá conferir os requisitos e vi que era possível. Fiz o vídeo curriculum (http://es.youtube.com/watch?v=d0xT_ZoIrgQ) e preenchi os dados pedidos. Aguardei e, depois de muita espera, fui seleccionada entre os 100. O e-mail avisava de uma entrevista por telefone. Era o penúltimo passo. Dessa entrevista telefónica sairiam apenas 14 para a entrevista final.
20 – Não é qualquer um que fica nos cem finalistas…
É, e é isso que me faz feliz. Apesar de me achar totalmente capaz, a concorrência era pesada: formados em jornalismo, com vários idiomas, etc...
21 - "Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma espera." Esta frase é dita pelo Steve McQueen, no filme "Le Mans". Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida?
Concordo. Para os pilotos que o fazem, correr é o que os move. Como espectadora, é o mesmo. Os momentos que precedem a corrida são longos momentos de espera. Quando as luzes se apagam, a sensação de bem-estar é magnífica. Ultrapassagens são comemoradas como um golo no futebol. Quando as corridas terminam, a sensação de "quero mais" fica até a próxima.
22 - Tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?
Sim. Corria em campeonatos indoor. Em meu 1º campeonato fui a 3º colocada no campeonato, entre mais de 40 concorrentes. Definitivamente, quando você pega gosto pela competição automobilística é absolutamente impossível estar longe. Entendo perfeitamente.
23 - Nesses teus campeonatos inddor, eras a única rapariga ou havia mais? E chegaste a ganhar alguma corrida?
Não, haviam mais meninas. Poucas, mas haviam. Sobre as vitórias, sim, ganhei muitas. Normalmente, os campeonatos se faziam de baterias. Eram corridas onde se somavam os pontos. Passados tantas semanas, os 20 melhores iam para a semifinal e os 10 melhores para a grande final.
24 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?
Talvez, os anos 70, apesar de me achar uma privilegiada por ter visto Senna, Piquet, Mansell, Prost, etc...
25 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o "Gran Turismo", o "Formula 1", ou jogos "online", como o BATRacer ou o "Grand Prix Legends"?
Normalmente, jogo o Formula 1, mas também jogo GRID e GT. Sobre os jogos online, não provei nenhum até hoje.
26 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?
Aquela briga é automobilismo puro. É a vontade de vencer. De superar seus próprios limites em busca daquilo que você deseja. É o motivo pelo qual há tantos loucos, apaixonados por corridas. É vida.
27 - Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico "Top Gear", disse que Gilles Villeneuve foi "o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1". Concordas ou nem por isso?
Não. Creio que foi um deles, mas não diria que o melhor. O Gilles tinha paixão pelo automobilismo, levava as corridas no sangue, e isso se notava. Tanto que é referencia para muitos e, até hoje, é tido como um "crack" sem ter ganho um campeonato sequer.
28 – Vamos para um futuro mais próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?
Os 3 têm condições suficientes de serem campeões um dia. Eu acredito muito no Di Grassi. Gosto de como conduz, suas declarações passam maturidade. É o meu preferido dos três. Ao Senna falta um pouco de experiência, mas se chegou até aqui, sem a metade da experiência dos demais, com certeza algo de bom ele tem. Quanto ao Piquet, esperava algo mais dele nessa temporada, mas se a Renault lhe deu uma segunda chance, eu também… (risos)
29 – Tens alguns planos para o blogue, no futuro, do género, novas secções?
Sim. Ideias não me faltam. O difícil é encontrar tempo para tantas coisas, mas pouco a pouco penso em ir melhorando. Como disse antes, estou promovendo uma pesquisa para ter um feedback do leitor e saber por onde começar.
O calendário do PTCC para 2009
16/17 Maio - Portimão
13/14 Junho - Estoril
2/5 de Julho - Boavista*
25/26 Julho - Vila Real**
12/13 de Setembro - Braga
17/18 Outubro - Braga***
7/8 Novembro - Portimão
*** ETCC (European Touring Car Championship)