Mostrar mensagens com a etiqueta Homenagem. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Homenagem. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Youtube Formula 1 Classic: Uma homenagem a Emerson Fittipaldi

Emerson Fittipaldi faz hoje 72 anos e a Formula 1 decidiu homenageá-lo, com um video onde ele fala a ele mesmo quando é jovem, com conselhos bem importantes.

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

A imagem do dia

Na primeira foto, da esquerda para a direita, está uma escultura a homenagear Ayrton Senna, o embaixador do Brasil em Portugal, Luiz Alberto Machado, e Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP). Ontem, ao final da tarde, o piloto brasileiro foi homenageado com essa escultura e com a apresentação do livro “Senna – um herói moldado de alma, coração e aço!”, que relembra a trajetória de Ayrton Senna e os seus principais feitos, nomeadamente a primeira vitória na Fórmula 1, obtida em 1985, no circuito do Estoril.

Tive o prazer de assistir a esta corrida e até cheguei a ver o Senna antes a correr no Estoril no Karting. Senna sempre teve una relação muito forte com Portugal, sempre teve grandes amigos por cá. Era um homem extraordinariamente concentrado, mas também um homem muito bom. Todos conhecemos o trabalho diário de apoio social no Brasil levado a cabo pelo Instituto Ayrton Senna. Era piloto imbatível na chuva e fez em Portugal um início de carreira magnífico. É claro que o ACP acolheu de imediato esta iniciativa de trazer uma estátua de Senna para Portugal”. disse Carlos Barbosa, o presidente do ACP.

Para o Embaixador do Brasil, Luiz Alberto Machado, “Senna é um dos grandes heróis do povo brasileiro e é um símbolo de seriedade, de empenho, sendo um enorme exemplo para as gerações mais novas. Ao rever as imagens da vitória de Senna impressionou-me a maneira como os portugueses a celebraram, como se de um português se tratasse. Sem dúvida que Portugal era a segunda casa de Ayrton Senna e o ACP é o sítio certo para ter esta estátua exposta”.

A escultura é interessante. Tem como base uma foto do Harald Schlegelmich, onde ele está sentado no asfalto, com o seu carro, o Lotus 97T, parado devido a um problema mecânico, durante os treinos do mesmo GP de Portugal onde ele iria ser consagrado como vencedor, numa primeira vitória épica para toda uma geração. De uma certa maneira, parecia ser um sinal do que estava para vir. Não só naquele fim de semana, como na sua carreira. 

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

No Nobres do Grid deste mês...

(...) Em 1968 [Don Nichols], decide regressar aos Estados Unidos e fundou a Advanced Vehicle Systems. A ideia é construir chassis para várias categorias, escolhendo a Can-Am, pelos prémios chorudos que oferecia. Dois anos mais tarde, muda o nome para Shadow Cars e constrói um chassis para a Can-Am, o Mk1, desenhado por Trevor Harris, que seria guiado pelo britânico Vic Elford e pelo americano George Follmer. O carro era conhecido pelo seu baixo centro de gravidade e embora fosse muito veloz, era pouco fiável.

Nos anos seguintes, a Shadow teve mais sucesso na Can-Am, sendo um dos rivais da poderosa McLaren, embora sem vencer corridas. No final de 1972, Nichols, com o apoio a petrolífera UOP (Universal Oil Products) decide dar o salto em frente e ir para a Formula 1. Escolhem como pilotos o americano George Follmer e o britânico Jackie Oliver, com o chassis DN1. No projeto entra também Alan Rees, que tinha fundado dois anos antes a March (era o R da sigla), e em terceiro chassis acaba por ser construído para Graham Hill, que em 1973 decidiu construir a sua própria equipa. O DN1, desenhado por Tony Southgate (ex-BRM) estreado na terceira prova do ano, no GP da África do Sul, em Kyalami, dá-lhes dois pódios – um terceiro lugar para Follmer em Barcelona, outro terceiro lugar para Oliver em Mosport – e deu-lhes nove pontos no total. (...)

Falecido no passado dia 22 de agosto, aos 92 anos de idade, na Califórnia, Don Nichols foi uma pessoa do qual não se sabe muito o que andou a fazer durante parte da sua vida, antes de se aventurar no automobilismo, e quando se perguntava sobre o seu passado, ele acrescentou um pouco mais de mistério, também para apimentar a sua aura. E foi por causa disso que deu o nome de "Shadow" à sua equipa, que começando na Can-Am, passou depois para a Formula 1, conseguindo uma carreira modesta, mas a aproveitar bem o que os anos 70 conseguiram fornecer. 

Campeão da Can-Am em 1974, vencedor de um Grande Prémio, a equipa viu passar nomes como George Follmer, Peter Revson, Tom Pryce, Jean-Pierre Jarier, Riccardo Patrese, Alan Jones, Clay Regazzoni e Elio de Angelis, antes de fechar as portas em 1980, depois de 112 Grandes Prémios. E Nichols foi, de uma certa maneira, parte de uma geração de proprietários que, tendo uma vida cheia, coloriram a Formula 1. E é sobre ele e a Shadow que escrevo este mês no Nobres do Grid.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A imagem do dia

A foto apareceu no Twitter do piloto Charles Leclerc: a Câmara Municipal de Nice fez a devida homenagem: ano e meio depois da sua morte, há uma rua com o nome de Jules Bianchi na cidade onde ele nasceu.

Um tributo merecido a um piloto que se foi embora cedo demais.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

A imagem do dia

No fim de semana do GP do Mónaco, iremos ver muitos capacetes especiais por parte dos pilotos do pelotão. E Romain Grosjean decidiu aproveitar para homenagear Jules Bianchi, que em 2014 conseguiu um honroso nono posto nesta corrida, dando à Manor/Marussia os únicos pontos da sua carreira.

Bom saber que ele nunca foi esquecido pelos seus pares. Assim seja!

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Youtube Motorsport Ad: O futuro, segundo a Mercedes


Hoje é 21 de outubro de 2015, o dia em que Marty McFly e "Doc" Emmet Brown aparecerão vindos do passado, com o seu DeLorean, para ver o que nos tornamos. O filme "Regreso ao Futuro" tornou-se no clássico de uma geração e hoje comemora-se essa data com diversas iniciativas.

Mas a Mercedes também se associou a esse dia, colocando o seu carro automático - leia-se, o carro sem condutor - numa série de curtos anuncios para homenagear o filme e claro, Doc Brown. 

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Youtube Motorsport Tribute: Indy 500, 2011

Passam hoje quatro anos sobre o trágico desaparecimento de Dan Wheldon, vitima de uma carambola na oval de Las Vegas. O piloto inglês, então com 33 anos, tinha conseguido, meses antes da sua morte, talvez a vitória mais inesperada da história das 500 Milhas de Indianapolis, quando herdou o comando na última curva... da última volta.

E porque não recordar esse momento como melhor tributo ao piloto britânico?

sábado, 3 de outubro de 2015

A foto do dia

Em pleno fim de semana do Rali da Córsega, não se pode esquecer que há quase 30 anos, naquela ilha, Henri Toivonen e Sergio Cresto terminaram as suas vidas. E passado esse tempo todo, eles não foram esquecidos. Esta foto foi tirada esta semana e publicada na Autosport portuguesa.

Não vejo ali, mas dizem-me que todos os dias há uma garrafa de Martini naquele local...

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

As imagens do dia


Não vai passar um ano - isso só acontecerá a 5 de outubro - mas passa um ano desde o último GP do Japão, e todos se recordam de Jules Bianchi. O pai, Philippe, está em Suzuka, onde falou que tenciona criar uma fundação com o nome do seu filho.

"É um momento difícil porque marca também um ano que Jules teve o acidente, então esta não será uma boa semana para a família Bianchi. Todos nós sentimos muito a falta de Jules, seus amigos e fãs também, por isso continua sendo um momento delicado", contou.

Contudo, os fãs já começaram a fazer as homenagens ao piloto, que sofreu o seu acidente fatal na volta 43 do Grande Prémio do ano passado, na Curva Dunlop. Bianchi viria a morrer nove meses depois, a 17 de julho deste ano, mas nunca voltou a acordar do estado de coma que se tinha mergulhado desde então.

E sobre o acidente, a organização aprendeu a lição: novo sistema de drenagem, uma grua atrás das barreiras de proteção e a corrida começará pelas 14 horas locais, e não às 15, como acontecia até agora. Ou seja, vamos acordar pelas cinco da manhã para vermos a corrida...

Mas mesmo assim, creio que aquele acidente poderia ter sido evitado.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Noticias: Mexicanos batizam curva em homenagem a Mansell

Já se tinha terminado a temível Peraltada quando os organizadores colocaram uma "gincana" no antigo estádio de basebol para que as pessoas pudessem ver os carros de Formula 1 circulando. Agora, soube-se que deram o nome de Nigel Mansell à curva, em homenagem à espectacular ultrapassagem que lá fez em 1990, a Gerhard Berger. E isto quando ambos lutavam por um... segundo lugar.

Naturalmente, o "brutânico" estava feliz com esta homenagem em vida: "Quando eu descobri que a curva seria batizada [com o meu nome], é claro que fiquei encantado, lisonjeado, orgulhoso e feliz”, começou por afirmar, em declarações captadas pela Motorsport.

"A notícia imediatamente trouxe à mente a minha ultrapassagem inesperada em Gerhard Berger, na antiga curva Peraltada, quando cheguei em segundo atrás do meu companheiro de equipa na Ferrari, Alain Prost, em 1990. Não consigo acreditar que isso foi há 25 anos e que faz 23 anos desde a minha última vitória nesta pista”, continuou.

Eu tenho observado cuidadosamente o que os organizadores tem feito. Estou realmente ansioso para ver como está a pista por mim mesmo ainda este ano", concluiu.

A Formula 1 retomará à pista mexicana no próximo dia 1 de novembro, 23 anos após a última vez.

sábado, 29 de agosto de 2015

Youtube Motorsport Tribute: Wilson homenageado no Golden Gate

Isto iria acontecer na mesma, dado que estamos na semana anterior à última corrida do campeonato, em Sonoma, na California, com vários candidatos ao título. Contudo, esta travessia acabou por ser um tributo a Justin Wilson, morto esta segunda feira depois de ter sofrido ferimentos graves na cabeça no dia anterior em Pocono.

O carro numero 25 acabou por ser guiado por Marco Andretti, que não deixou de expressar a sua emoção por guiar o carro do seu colega. 

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

As imagens do dia









Estas imagens, da autoria de Joe Skibinski, da Indycar.com, demonstram a homenagem que as pessoas fizeram à porta da Indianápolis Motor Speedway a Justin Wilson, que morreu na segunda-feira, vinte e quatro horas após o seu acidente na oval de Pocono. 

Os tributos ao piloto britânico, morto aos 37 anos, irão continuar durante a semana, pelo menos até à corrida final da IndyCar, em Sonoma, no próximo domingo.

Já agora, eu vi isto em primeiro lugar no Diário Motrosport, do jornalista brasileiro Américo Teixeira Jr.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

A imagem do dia (II)

Logo a seguir ao anuncio da morte de Justin Wilson, a organização da IndyCar fez este simples tributo ao piloto no mitico poste que serve para anunciar a classificação da corrida.

A imagem do dia

O pelotão da Formula E, esta manhã, em Donington Park, antes de mais uma sessão de testes, a fazer um minuto de silêncio em memória de Justin Wilson, morto esta madrugada aos 37 anos de idade. Wilson tinha feito em junho uma corrida pela Andretti Autosport em Moscovo, onde acabou na décima posição. De uma certa maneira, esta nova competição já perdeu um dos seus.

domingo, 26 de julho de 2015

A homenagem a Bianchi





Sabia-se que este inicio de corrida iria ser emocionante... e foi. Os pilotos lembraram de Jules Bianchi nos minutos antes do inicio do Grande Prémio da Hungria, dez dias após o seu desaparecimento. Acompanhados do pai dele, os pilotos fizeram um circulo à volta dos seus capacetes e fizeram um minuto de silêncio.

sábado, 25 de julho de 2015

Formula 1 em Cartoons - Hungria (Riko)

Amanhã vai ser uma corrida emocionante ainda antes de começar, como mostra o cartoon do "Riko" Lombardi. 

sexta-feira, 24 de julho de 2015

A homenagem das equipas a Jules Bianchi










A corrida húngara vai ser emocional no pelotão da Formula 1, uma semana depois da morte de Jules Bianchi. Assim sendo, todas as equipas e os seus pilotos terão um sinal #JB17 em homenagem ao piloto francês, e alguns até fizeram algo mais especial, como a Ferrari e Force India, sítios onde Bianchi passou, para além da Marussia. 

quinta-feira, 23 de julho de 2015

A imagem do dia

O fim de semana húngaro vai ser carregado por causa da morte de Jules Bianchi. E os pilotos vão fazer questão de lembrá-lo. Mas a homenagem de Daniel Ricciardo, seu amigo desde os tempos das formulas de promoção, foi mais espontânea e pessoal, pelo que se vê no seu boné.

terça-feira, 21 de julho de 2015

A foto do dia

Pode parecer uma foto estranha, tirada por Jenson Button, mas o significado é enorme: basicamente é um brinde a Jules Bianchi e à sua curta, mas intensa vida. E ali estão muitos pilotos atuais e muitos ex-pilotos como Alan McNish, Alexander Wurz e Pedro de la Rosa, entre outros.

Formula 1 em Cartoons - A homenagem a Bianchi (Cire Box)

O "Cire Box" fez este sentido cartoon em homenagem a Jules Bianchi para o Motorsport.com. 

Em tempo: o senhor de óculos à direita é Enzo Ferrari.