sábado, 28 de setembro de 2013

WSR: Magnussen desclassificado, Félix da Costa vencedor

Surpresa! Os comissários anunciaram no final da tarde que o carro do dinamarquês Kevin Magnussen apresentava irregularidades no seu DRS e foi desclassificado, dando a vitória ao português António Félix da Costa. Assim sendo, esta é a terceira vitória do ano para o piloto de Cascais.

Acabo de saber desta noticia que me deixa contente, mas obviamente a vitória moral é do Kevin. De qualquer maneira noutras situações já perdi corridas de forma ingrata, as corridas são mesmo assim e regras são regras. Encaro esta vitória como um bónus e mais um factor motivante para amanhã entrarmos em pista focados no objectivo de ganhar a corrida”, reagiu o piloto.

Com isto, Magnussen continua na frente, mas agora têm 199 pontos, contra os 181 do belga Stoffel Vandoorne e os 145 de Félix da Costa.

Amanhã é a segunda corrida do fim de semana francês.

WRC: Acrópole sai, Polónia entra no calendário de 2014

Ontem, como sabem, foi o dia da FIA apresentar os vários calendários que estão a ser delineados para a próxima temporada. E no assunto dos ralis, a temporada de 2014 trará novidades, apesar de manter os treze ralis no campeonato: a saída do Rali Acropole para entrar o Rali da Polónia, que este ano esteve no Europeu de Ralis.

A saída do rali grego, um dos "clássicos" do mundial, presente desde 1973 sem grandes interrupções, poderá ter a ver com a má situação financeira que passa esse país. Já este ano, o rali, que normalmente decorre em condições de terra batida, tinha sido realizado em apenas dois dias, simplesmente com o objetivo de cortar nos custos. No seu lugar entra outro rali tradicional, e que também esteve no primeiro mundial, o de 1973, mas que somente voltou por mais duas vezes, a última das quais em 2009.

Outro que não regressa ao Mundial vai ser a Nova Zelândia, que deveria aparecer nos anos pares, em combinação com o rali da Austrália. Assim sendo, estes últimos estarão no calendário no próximo ano.

Eis o calendário do WRC para a temporada de 2014. A data refere ao último dia do rali:

19 de janeiro - Rali de Monte Carlo
09 de fevereiro - Rali da Suécia
09 de março - Rali do México
06 de abril - Rali de Portugal
11 de maio - Rali da Argentina
01 de junho - Rali de Itália
29 de junho - Rali da Polónia (passa em mais do que um país)
03 de agosto - Rali da Finlândia
24 de agosto - Rali da Alemanha
14 de setembro - Rali da Austrália
05 de outubro - Rali de França
26 de outubro - Rali de Espanha
16 de novembro - Rali da Grã-Bretanha 

WSR: Magnussen vence em Paul Ricard, Félix da Costa acaba em segundo

O dinamarquês Kevin Magnussen venceu esta tarde a primeira corrida da World Series by Renault e é praticamente o campeão deste ano, pois conseguiu ser melhor do que os seus adversários, o português António Félix da Costa, que foi segundo, e o belga Stoffel Vandoorne, que terminou no lugar mais baixo do pódio.

A corrida começou com Magnussen a partir na frente, com Félix da Costa a superar Vandoorne na largada. Nas voltas seguintes, o português pressionou o dinamarquês, no sentido deste cometer um erro e ficar com a liderança, mas o filho de Jan Magnussen conseguiu aguentar os ataques do piloto de Cascais e começou paulatinamente a afastar-se, ficando na liderança atá ao final.

Atrás, Vandoorne viu-se pressionado pelo brasileiro André Negrão, chegando até a perder o terceiro posto, mas logo depois, conseguiu recuperá-lo e afastou-se o suficiente para o assegurar. 

Atrás, Carlos Sainz Jr. fez uma corrida de trás para a frente, chegando ao sétimo posto, mas um despiste na última volta comprometeu a boa corrida que andou a fazer.

No final da corrida, Félix da Costa comentou no Facebook: "Foi um bom dia aqui em Paul Ricard. Fui 2º numa corrida de muita luta pois o carro estava difícil de guiar e foi importante nunca perder a concentração. Hoje este 2º lugar foi mesmo o resultado possível, a vitória do Magnussen é incontestável. Acredito que para amanhã com pequenas alterações no set up poderemos lutar pela vitória. De qualquer forma é bom estar de volta aos lugares que me pertencem e à luta pelas vitórias! Estou contente com o dia de hoje mas quero mais ainda para amanhã!

No campeonato, Magnussen têm agora 238 pontos e goza o campeonato, com Vandoorne no segundo posto, com 178 pontos, mais 40 que António Felix da Costa. Amanhã é a segunda corrida do fim de semana francês da World Series by Renault. 

Top Gear e o carro que não puderam usar por ser... barulhento demais!

Como sempre, o pessoal do Top Gear não para e a 21ª temporada já está a ser rodada. Uma das razões pelo qual sabemos que a série está a ser feita foi por causa de uma polémica que aconteceu esta semana na Austrália. Quem conta isto é o site JalopnikJeremy Clarkson, Richard Hammond e James "Capitão Lento" May foram convidados a ir a "Down Under" para experimentar um Holden da famosa série V8 Supercars no meio da cidade, mas não o puderam fazer no local inicialmente previsto porque... o carro faz barulho demais.

Segundo as leis australianas de ruído, os carros são demasiado barulhentos para poderem circular à vontade. A lei pode ser levantada em situações excepcionais - caso contrário, nem corriam em sitios como Surfer's Paradise, Melbourne e Adelaide, entre outros - mas o pedido não chegou a tempo para as filmagens. Resultado final, fizeram-no na cidade de Warwick, que é descrito como “um lugar bonito, mas nem de longe parece a capital do turismo australiano.

E claro, os habitantes da zona de Gold Coast não estão muito contentes porque sabem que perderam uma oportunidade única de ter publicidade de graça à sua zona...

Já agora, o video que coloco por aqui é a volta final da Bathurst 1000 de 2012. A V8 australiana é uma competição que vale a pena ver...

Noticias: Formula E mostra o seu calendário provisório

A Formula E, a nova competição automobilística movida a electricidade, anunciou esta sexta-feira o seu primeiro calendário provisório para aquela que vai ser a sua primeira temporada. E esta vai acontecer no inverno e primavera europeus, pois acontecerá entre setembro de 2014 e junho de 2015, em dez cidades espalhadas pelo mundo inteiro.

A grande novidade foi a inclusão de Punta del Leste, o popular destino de veraneio no Uruguai, no lugar do Rio de Janeiro, que chegou a ser inicialmente cogitado. A corrida será a 13 de dezembro. Para além disso, os Estados Unidos vão ser o pais com mais eventos, recebendo duas provas, uma em Los Angeles e outra em Miami, ambas já em 2015.

Eis o calendário:

2014

20 de setembro - Pequim (China)
18 de outubro - Putrajaya (Malásia)
8 de novembro - Hong Kong
13 de dezembro - Punta del Leste (Uruguai)

2015

10 de janeiro - Buenos Aires (Argentina)
14 de fevereiro - Los Angeles (Estados Unidos)
17 de abril - Miami (Estados Unidos)
9 de maio - Mónaco
30 de maio - Berlim (Alemanha)
27 de junho - Londres (Grã-Bretanha)

O calendário será apresentado definitivamente em dezembro, após a reunião do Conselho Mundial, em Paris.  

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Noticias: FIA aprova novo Acordo da Concórdia e mostra calendário para 2014

O Conselho Mundial da FIA reune-se por estes dias na cidade croata de Dubrovnik e aprovou várias medidas, dois dos quais muito importantes e prometem criar polémica. A primeira foi o novo Acordo da Concórdia, e o segundo foi o calendário da Formula 1 mais expansivo de sempre: 22 corridas, entre março e novembro de 2014.

No comunicado publicado no website da FIA, pode ler-se que “este acordo dá à FIA meios financeiros significativamente melhorados para realizar as suas missões regulatórias e para refletir o papel reforçado da FIA no desporto motorizado”. 

 O presidente da entidade federativa, Jean Todt, congratulou-se com a novidade, referindo que “podemos estar orgulhosos deste acordo, que estabelece um quadro mais efetivo para a governância do Mundial de Fórmula 1”. Bernie Ecclestone, chefe executivo da modalidade, também se mostrou contente, referindo que “estou muito satisfeito por ter sido concluído o acordo entre a FIA e o Grupo Fórmula 1”.

O novo Acordo (ou Pacto) da Concórdia era algo que já se esperava desde meados do ano passado, só que os desacordos em relação a alguns dos detalhes fizeram com que o Acordo anterior extinguisse sem que o novo Acordo fosse assinado. Afinal de contas, as equipas e a FIA chegaram por fim a um acordo em julho, no seu aspecto geral, estando agora a tratar dos detalhes, como por exemplo, a percentagem que é dada às equipas, a percentagem que a FIA terá agora, proveniente da FOM, e por fim, qual é a quantia que a mesma FOM vai dar à Marussia, que até agora é a única equipa que não assinou um acordo comercial com Bernie Ecclestone.

Entretanto, também em Dubrovnik, a FIA aprovou um calendário provisório de 22 corridas para a próxima temporada, o mais longo de sempre nos 64 anos de existência da categoria. A começar a 16 de março, em Melbourne e a terminar a 30 de novembro, em Interlagos, há quatro grandes novidades, dois deles ainda com o estatuto de "provisório", como o México e Nova Jersia. Áustria (22 de junho) e Rússia (5 de outubro) serão outras novidades, enquanto que sobre a Coreia do Sul caem algumas dúvidas sobre a sua realização, quando se sabe que o GP da Índia não se realizará na próxima temporada.

O calendário, caso seja aprovado definitivamente, haverá alturas em que correrá por vários fins de semana consecutivos. Um exemplo será o final de maio e o inicio de junho, onde terá Mónaco a 25 de maio, New Jersey a 1 de junho e Canadá a 8 de junho, com uma pausa de quinze dias até ao regresso à Europa, a 22 de junho, na austriaca Red Bull Ring.

Eis o calendário completo:

16 de março - GP Austrália (Melbourne)
30 de março - GP Malásia (Sepang)
06 de abril - GP Bahrain (Sakhir)
20 de abril - GP China (Shangai)
27 de abril - GP Coreia (Yenogam*)
11 de maio - GP Espanha (Barcelona)
25 de maio - GP Mónaco
01 de junho - GP da América (Nova Jérsia*)
08 de junho - GP Canadá (Montreal)
22 de junho - GP Áustria (Spielberg)
06 de julho - GP Grã-Bretanha (Silverstone)
20 de julho - GP Alemanha (Hockenheim)
27 de julho - GP Hungria (Budapeste)
24 de agosto - GP Bélgica (Spa)
07 de setembro - GP Itália (Monza)
21 de setembro - GP Singapura (Marina Bay)
05 de outubro - GP Rússia (Sochi)
12 de outubro - GP Japão (Suzuka)
26 de outubro - GP Abu Dhabi (Yas Marina)
09 de novembro - GP EUA (Austin)
16 de novembro - GP México (Hermanos Rodriguez*)
30 de novembro - GP Brasil (Interlagos)

*provisório

5ª Coluna: Sobre as pessoas que assobiam Vettel

Nos últimos tempos, a cada corrida que passa e onde o vencedor é o alemão Sebastian Vettel, quando os pilotos vão para o pódio, o ritual é o mesmo: a multidão decide assobiar o piloto da Red Bull, expressando o seu desagrado.

Mas porque é que isso acontece? Cometeu alguma ilegalidade ou má manobra na pista? Não. É porque simplesmente os fãs estão fartos dele. Fartos de o ver sempre no mesmo lugar, o mais alto do pódio, a unica coisa que sabem fazer é assobiá-lo. E em Singapura, este domingo, parece que houve um exagero da parte deles, especialmente quando vêm que o seu companheiro de equipa, Mark Webber, viu o seu motor explodir precisamente na volta final, provavelmente para desagrado de muita gente que acharam que foi o carro errado...

Em suma: assobiam Sebastian Vettel por três razões: cansaço, frustração e inveja. Os fãs estão fartos de verem o mesmo piloto a vencer há três anos seguidos, e a caminho de um quarto título mundial seguido. E para o desacreditarem, agarram a tudo o que ouvem, como aconteceu no ano passado, na India, quando Fernando Alonso famosamente disse que "não lutava contra Vettel, mas sim contra Newey." Até hoje, as pessoas ainda dizem que o alemão só vai ser alguma coisa quando andar com um carro inferior. Tendem a esquecer que já o fez em 2007 e 2008, e venceu uma corrida, em Monza, num Toro Rosso com motor... Ferrari.

Essa atitude não é nova para mim. Assisti a isso na década passada, quando Michael Schumacher dominava a Formula 1 com o seu Ferrari. Apesar de muitos o aplaudirem, porque ele tinha levado a Scuderia ao topo e vencido durante metade daquela década, havia outros que não cansavam de dizer aos quatro cantos do mundo coisas como "a Formula 1 morreu", ou "não vale a pena ver, se é o mesmo que ganha", entre outras frases. Especialmente quando o seu companheiro de equipa, Rubens Barrichello, era considerado como o eterno segundo ou "1B" como muitos jocosamente afirmaram no Brasil.

E essa atitude é mais do que "mau perder". Vêm de dentro das pessoas, tem a ver com as suas frustrações pessoais. O adepto quer que o seu piloto ganhe, para pensar para si mesmo que a sua vida não é tão má assim. Muitos sofrem com maus empregos - ou sem emprego - com a falta de dinheiro no final do mês, ou com um casamento ou namoro infeliz. É um pouco como o futebol, quando a exigência dos adeptos, que querem ver a sua equipa fazer o "tiki taka" e derrubar todos os dias o seu adversário por dez a zero, para poder dizer no dia seguinte, no emprego, que o seu herói ganhou e atirar isso à cara dos outros, à hora do almoço. 

Em suma: o problema não está no piloto, está no adepto. E Sebastian Vettel sabe disso melhor do que ninguém, porque não está a fazer nada errado, e nem está a ter nenhuma atitude de nariz empinado, ao contrário de Fernando Alonso, conhecido por algumas das suas atitudes de mau génio, para além das polémicas em que esteve envolvido. Ou de Lewis Hamilton, que por vezes está mais interessado em aparecer numa GQ qualquer, algures no mundo ou a encher o braço de tatuagens, qual artista de "hip-hop". O alemão têm consciência de está a trabalhar bem e que este é o preço do seu sucesso. A atitude que ele toma é a certa, quando não liga aos assobios dos outros, porque ouve aqueles que importa ouvir. E todos, sem excepção, o elogiam.

Termino com uma citação do jornalista e dramartugo brasileiro Nelson Rodrigues, que descobri esta semana no Blog do Ico: "A vaia é o aplauso dos desanimados". Eu entendo que as pessoas queiram equilíbrio, mas deveriam vaiar as outras equipas, por conseguirem alcançar a Red Bull.

WTCC: Volvo vai levar um C30 em Xangai

A surpresa surgiu ontem: a Volvo Polestar Racing irá regressar ao Mundial de Carros de Turismo na próxima ronda em Xangai, ao volante de um modelo C30 com motor 1.6. O piloto será o atual campeão escandinavo, o sueco Thed Bjork. Este regresso acontece após ano e meio de ausência, quando correram em 2011, com Robert Dahlgren como piloto.

"Estou muito grato por ter esta oportunidade. O WTCC é um campeonato muito competitivo e o desafio para nós é ser ótimos, mas isso só alimenta a minha motivação", começou por dizer o nórdico. "A nossa missão principal é recolher dados e informação. Apesar disso, vou dar o meu melhor e não há dúvidas que serão duas corridas muito entusiasmantes", concluiu.

Curiosamente, o carro que vai ser usado já não é mais fabricado pela marca sueca. Alexander Murdzevski Schedvin, diretor comercial desportivo da Volvo, explicou a razão: "Focámo-nos no Volvo S60 como o nosso principal carro no desporto automóvel, mas não se encaixa bem no WTCC hoje em dia. Pensamos que o WTCC representa a possibilidade do melhor custo-benefício e encaixa-se numa solução global desportiva se se quiser correr com um carro mais pequeno do segmento C".

Sobre a presença em Xangai, afirmou: "Entramos nesta corrida para tomar o pulso ao WTCC, bem como para celebrar o grande desempenho de Thed Bjork no STCC este ano. Estamos aqui para nos mantermos bem informados e é precisamente esse o objetivo,em Xangai, e não o desempenho e os resultados".

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Noticias: "Rush" antestreia este sábado... no Estoril!


Quando falta precisamente uma semana para a estreia de "Rush-Duelo de Rivais" nas salas de cinema de Portugal, a ZON Audiovisuais decidiu efetuar um evento de tributo, este sábado, no Autódromo do Estoril, com a presença de vários nomes do desporto e do automobilismo nacional, como Duarte Cancela de Abreu, António Peixinho, Bernardo Sousa, Bernardo Villar, Ricardo Sá Pinto, Filipe Gaidão, Carlos Xavier, Dani, entre outros.

Segundo a organização, haverá duelos, provas de pericia e test-drives, com a sessão a começar pelas 16:30 horas. Deverá ser interessante. 

Recebi um convite, mas creio que seja demasiado em cima da hora para poder ir, ainda por cima, não morando na área de Lisboa...

Formula 1 em Cartoons - Singapura (Riko Cartoon)


Em Itália, o nosso amigo "Riko" decidiu fazer um desenho sobre o momento em que Fernando Alonso dá uma boleia (carona) e Mark Webber, onde lhe pergunta: 

- "Mas tu não tens uma máquina igual ao lourinho que está dominando o campeonato?


- Igual? Pois... igual a aquele de Seb. E achas que acredito nisso?", responde Webber numa sanita com o numero 2 inscrito e com chamas a sair do escape...

Youtube Hollywood Trailer: A apresentação de "Need for Speed", o filme

Já tinha ouvido falar disto há uns tempos, que iriam fazer um filme baseado no jogo de computador "Need for Speed". Gosto do jogo, mas não sei se seria capaz de ver o filme. Numa altura em que as pessoas andam saturadas de "The Fast and the Furious", não sei se será outra xaropada do qual acabará sendo um fracasso de critica ou de bilheteira.

Enfim, eis o "trailer" do filme, realizado por Scott Waugh e protagonizado por Aaron Paul, ator que está na aclamada série "Breaking Bad". A estreia nos cinemas será em março de 2014.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Youtube Motorsport Demonstration: os carros de James Hunt e Niki Lauda


Por causa de "Rush", apareceu agora um enorme interesse sobre os carros que Niki Lauda e James Hunt conduziram no filme e naquela temporada. Por causa disso, os ex-pilotos, agora comentaristas, Martin Brundle e Karun Chandhok decidiram ir à pista de Snetterton para experimentar um Ferrari e um McLaren contemporâneos: o modelo 312T, de 1974, que deu a Lauda a sua primeira vitória, no circuito de Jarama; e o McLaren M26 de 1977, que deu a Hunt a sua última vitória da carreira, em Mont Fuji.

Vi isto no José Inácio. 

terça-feira, 24 de setembro de 2013

James Hunt, o ativista anti-apartheid

Sabemos que James Hunt foi uma personagem fora do vulgar. Um excelente piloto, mas que sabia divertir-se (mais de cinco mil mulheres, alegadamente...) e claro, venceu o campeonato do mundo de 1976, batendo Niki Lauda. Retirado em 1979 e morto em 1993, vitima de um ataque cardíaco fulminante, a luta com Lauda chega agora ao cinema através de "Rush", o filme realizado por Ron Howard, com Chris Hemsworth como Hunt e Daniel Bruhl como Lauda.

Contudo, o filme revelou outros aspectos do britânico. O Jalopnik conta hoje que durante os anos 80, quando ele já era comentador televisivo na BBC, ao lado de Murray Walker, Hunt não deixava passar uma oportunidade de alfinetar a Formula 1 pelo facto desta correr numa Africa do Sul que ainda estava sob o regime do "apartheid". Sempre que podia, durante as corridas, tirava o sarro ao regime de minoria branca.

Um episódio é contado por Murray Walker: “Estavamos a cobrir o Grande Prémio da África do Sul, durante os dias do "apartheid", quando de repente, e sem esperarmos, Hunt lançou um ataque cerrado sobre o regime do "apartheid". Não tinha nada a ver com o Grande Prémio, mas prejudicava as relações entre a Grã-Bretanha e a África do Sul. A seguir, o nosso produtor estende-nos um pedaço de papel, onde está escrito: 'Falem apenas da corrida!'.’ “Imediatamente a seguir, James diz em direto: 'Graças a Deus, nós não estamos lá!"

Esta parte em particular era também delicado, pois a BBC não dizia aos espectadores que nas provas fora da Europa, os seus comentadores não iam aos circuitos fazer o relato em direto.

Mas o mais espantoso foi contado há algumas semanas no The Guardian. Na caixa de comentários de uma das noticias sobre o piloto britânico, alguém escreveu um relato que aconteceu algures nos anos 80, quando essa pessoa participava numa reunião de angariação de fundos para os grupos anti-apartheid em Londres.

"Durante os anos do "apartheid" na África do Sul, eu organizei e presidi a uma reunião (discreta) no centro de Londres para individuos com dinheiro e mais algumas fundações no sentido de apoiar grupos que queriam uma mudança para a maioria negra. A reunião tinha acabado de começar quando tocaram à campaínha. Atendi e verifiquei que era uma cara vagamente familiar, que se desculpava por ter chegado tarde e perguntava se podia deixar a sua bicicleta no "hall" de entrada. 

Só ao fim de algum tempo é que percebi quem ele era. Hunt era o que comentava as corridas ao lado de Murray Walker. Ele não queria que os seus comentários fossem transmitidos na África do Sul e o dinheiro que ganhava a comentar essas corridas era entregue a grupos que advogavam a mudança no país.", concluiu.

Não ficaria nada admirado se Hollywood voltasse a pegar no assunto "James Hunt" e fizesse um "biopic"...

A capa do Autosport desta semana

A capa do Autosport desta semana fala sobre três coisas: Ralis, Formula 1 e Turismos. O primeiro assunto é o que merece destaque de capa, pois trata-se do Rali de Mortágua, que assinalou o regresso do campeonato português de ralis, depois de quase dois meses de interregno.

Com Bernardo Sousa cedo de fora do rali e Ricardo Moura a acabar como vencedor, o título não poderia ser o mais adequado: "Moura domina em Mortágua", com um atetítulo interessante: "Título decide-se no Algarve."

Ao lado, referências à Formula 1, em Singapura ("Vettel, de fio a pavio") e ao WTCC, em Suzuka ("Muller campeão com Tiago no pódio") 

As dúvidas sobre Kimi Raikkonen

O grande assunto do fim de semana de Singapura foi a condição física de Kimi Raikkonen. Aparentemente, o finlandês tinha sofrido uma lesão entre a costela e a coluna que o deixou cheio de dores e colocou com dúvidas sobre a sua participação no resto do fim de semana. Contudo, o tratamento médico providenciado pelo médico da McLaren, Aki Hintsa, o finlandês pôde participar e conseguiu levar o seu carro da 13ª até ao terceiro lugar final.

Contudo, Raikkonen ainda têm dores e afirma que coloca a sua participação no GP da Coreia do Sul em dúvida: “Não estou certo de estar preparado para a Coreia. Teremos que ver”, afirmou, numa declaração feita à agência AFP. Porém, algumas pessoas podem estar a associar a possivel ausência de Raikkonen como uma boa desculpa para terminar mais cedo a sua relação com a Lotus. A publicação alemã Auto Motor und Sport afirmou que as relações entre Raikkonen e a equipa esfriaram-se de tal forma que eles se comunicam apenas por mensagens de texto e Gerard Lopez, um dos patrões da equipa, referiu que ficou descontente com as suas declarações, afirmando que saiu devido a salários em atraso por parte da equipa. 

Mostrámos ao Kimi que somos sérios, demos-lhe um bom monolugar e um bom ambiente. Por isso, ele dizer estas coisas agora não é merecido para nós nem da parte dele” afirmou numa entrevista ao jornal "Marca".

Uma coisa é certa: muitos acreditam que este caso não vai terminar por aqui, e que a ideia de que o finlandês poderá fazer uma despedida prematura da equipa que o acolheu no inicio de 2012 poderá ser uma realidade. 

Formula 1 em Cartoons - Singapura (Thomson Studio)

A corrida de Singapura vista pelo Thomson Studio. Para ele, o "esforço de equipa" que Sebastian Vettel falou no final da sua corrida, quando agradecia à sua equipa pela vitória, significava algo absolutamente o contrário no lado de Mark Webber, quando via o seu motor ir pelos ares...

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Momento Caras: a Tamara vai ter um filho!

O blog não costuma ser a versão automobilística da "Caras", mas se meto a Tamara Ecclestone tal como veio ao mundo, posso também falar disto: Bernie Ecclestone vai ter um neto. Da Tamara. O anuncio foi feito por estes dias e ela diz que a gravidez, fruto da relação com o seu marido Jay Rutland, já têm 14 semanas de duração. Ela está radiante de felicidade, mas não esperava que tivesse agora, dado que se tinham casado no passado dia 1 de julho.

Se apesar de esta ser a primeira filha de Tamara - que como se recordam, posou nua na Playboy no passado mês de maio - este não vai ser o primeiro neto (ou neta) de Bernie Ecclestone. A sua irmã Petra Ecclestone resolveu isso mais cedo, em fevereiro deste ano, ao dar à luz uma menina, de seu nome Lavinia, fruto do seu casamento com James Stunt.

Formula 1 em Cartoons - Singapura (Pilotoons)

Para o Bruno Mantovani, a corrida de Singapura não foi mais do que um concurso sobre quem saltava mais longe o abismo. Aparentemente, o melhor saltador do pelotão é verdadeiramente Sebastian Vettel. E é por isso que vai ser campeão pela quarta vez consecutiva.

Formula 1 em Cartoons: Singapura II (GP Toons)

E o Hector Garcia, sempre esperto e sempre oportunista, decidiu fazer um desenho sobre a polémica boleia (carona para os brasileiros) que Fernando Alonso fez a Mark Webber, com a FIA, armada em "policia do politicamente correto" a avisar que está errado.

E para quem ainda não sabe, por causa da atitude do australiano de andar às cavalitas do Ferrari de Alonso, Webber foi penalizado com a perda de dez posições para a corrida seguinte, na Coreia do Sul.

domingo, 22 de setembro de 2013

Youtube Motorsport Animation: McLaren 50, a história até agora

Pensava que hoje eles iriam falar do Alain Prost, mas no final eles decidiram fazer um "best of" dos episódios até agora, ou seja: de Bruce McLaren, de Emerson "Lobisómem de São Paulo" Fittipaldi e do "agente secreto" James Hunt, com um M23 com assento ejetor.

Noticias: Ecclestone mostra novo calendário para 2014

O fim de semana do GP de Singapura serviu para Bernie Ecclestone mostrar mais uma versão do calendário de 2014, e desta vez com o modelo dos 22 circuitos que ele deseja ter desde há bastante tempo, como pode ser sido acordado no novo Pacto da Concórdia. A grande novidade é a inclusão de New Jersey, no GP das Américas, que se prevê que aconteça a 1 de junho, no circuito que se está a construir nas margens do Rio Hudson, em Nova Iorque. Contudo, os criticos não acreditam na inclusão da corrida, dadas as datas próximas entre Mónaco e Canadá. 

Eis o calendário provisório da Formula 1 em 2014

16 de março - Austrália (Melbourne)
23 de março - Malásia (Sepang)
6 de abril - Coreia (Korea International Circuit) *
13 de abril - China (Xangai)
27 de abril - Bahrein (Sakhir)
11 de maio - Espanha (Barcelona)
25 de maio - Mónaco (Mónaco)
1 de junho - a confirmar (GP das Américas)
8 de junho - Canadá (Montreal)
22 de junho - Áustria (Spielberg)
6 de julho – Grã-Bretanha (Silverstone)
20 de julho - Alemanha (Hockenheim)
27 de julho - Hungria (Budapeste)
24 de agosto - Bélgica (Spa)
7 de setembro - Itália (Monza)
21 de setembro - Singapura (Marina Bay)
5 de outubro - Japão (Suzuka)
19 de outubro - Rússia (Sochi)
26 de outubro - Abu Dhabi (Yas Marina)
9 de novembro - México (Cidade do México) *
16 de novembro - EUA (Austin)
30 de novembro - Brasil (Interlagos)

Formula 1 em Cartoons - Singapura (GP Toons)

A vitória de Sebastian Vettel foi tão grande e tão dominadora - como está a ser este campeonato - que me lembrei de alguém a dizer durante a corrida no Twitter que o Vettel já estaria na Coreia do Sul a preparar-se para os treinos livres, dados os "calendários de avanço" que levava sobre a concorrência, especialmente sobre Fernando Alonso.

Não sei se o Hector Garcia, o cartoonista dos GP Toons, leu a mesma frase que eu, apenas sei que decidiu fazer este cartoon sobre o GP de Singapura...

Formula 1 2013 - Ronda 13, Singapura (Corrida)

Depois dos eventos de ontem, muitos julgavam que a corrida iria ser aborrecida, pois com Sebastien Vettel na pole-position, as pessoas já se convenceram de que o quarto título mundial por parte do piloto alemão é uma inevitabilidade. É certo que isso existe, mas Singapura é uma corrida diferente: acontece de noite, é uma pista citadina e a sua extensão - quase seis quilómetros - faz com que muitas das vezes as corridas alcancem o limite das duas horas. Basta uma colisão e a respectiva entrada do Safety Car para mudar tudo, por exemplo.

Vettel só tinha de se preocupar com os Mercedes, pois Fernando Alonso estava num distante sétimo posto, até atrás do seu companheiro de equipa, Felipe Massa. Mas os pilotos, e principalmente os espectadores, tinham de se preocupar com a presença de Romain Grosjean, o piloto francês da Lotus que agora têm a reputação de "troublemaker", encarregado de estragar as partidas dos outros, como fez frequentemente no ano passado.

A partida começou com uma boa largada de Nico Rosberg, que passou Sebastian Vettel na primeira curva, mas na curva seguinte, o alemão respondeu ao seu compatriota da Mercedes e retomou a liderança. Atrás, Alonso seu mais um dos seus pulos da largada, saltando para o terceiro posto. Com o passar das voltas, Vettel começou a distanciar-se de Rosberg e Alonso, apesar dos avisos do seu engenheiro.

As primeiras paragens acontecem na 12ª volta, primeiro com Kimi Raikkonen, depois com Esteban Gutierrez, mas na frente, não havia alterações significativas. A grande polemica nas primeiras voltas foi o de uma ultrapassagem entre Sergio Perez e Nico Hulkenberg, no qual os comissários obrigaram o piloto da Sauber a devolver a posição.

E na volta 25, o primeiro grande momento da corrida: o Toro Rosso de Daniel Ricciardo embateu fortemente no muro de proteção, provavelmente devido a um problema nos travões. Com isso, o Safety Car teve de entrar na pista para neutralizar a corrida. Muitos aproveitaram para colocar um novo jogo de pneus, alguns até pela segunda vez, como Fernando Alonso e Kimi Raikkonen. O Safety Car esteve na pista durante seis voltas, fazendo com que se começasse a falar sobre se a corrida iria acabar no limite das duas horas.

Quando a corrida recomeçou, Vettel continuou com a liderança, sem grandes problemas nas primeiras curvas. Mais uma vez, o alemão da Red Bull afastou-se da concorrência, parecendo que o seu carro era de outro mundo, outro campeonato. Na volta 35, a diferença já era de dez segundos, e o aborrecimento já se instalava. O único grande motivo de conversa foram os problemas de Romain Grosjean com o seu motor, que o obrigaram a parar de vez na 40ª volta.

 Nas voltas finais, as atenções viraram-se para algumas lutas entre pilotos, especialmente entre o terceiro colocado. Jenson Button e Kimi Raikkonen desejavam esse lugar, numa boa estratégia quer para a McLaren, quer para a Lotus. E tudo, com Sergio Perez a espreitar. Depois de muito lutar, Kimi acabou por passar na volta 55, para chegar ao lugar mais baixo do pódio. Mas logo depois, houve um grande susto quando se viu o Force India de Paul di Resta no muro. Apesar das bandeiras amarelas, não houve Safety Car, e logo a seguir, Webber passou Button e ficou com o quarto posto.

Contudo, foi sol de pouca dura. A caixa de velocidades do piloto australiano começou a falhar e cedo teve de abdicar da luta pelo terceiro posto para levar o seu carro até ao fim. E assim sendo, foi superado pelos Mercedes e pelo Ferrari de Felipe Massa. Pensava que iria salvar alguma coisa em termos de pontos, mas o motor do australiano explodiu na última volta.

Em claro contraste, Sebastian Vettel não tinha nada. Dominador, vencia a corrida de Singapura, cortando a meta no primeiro posto pela 33ª vez na sua carreira, após quase duas horas de duração e mais de 30 segundos de vantagem sobre Fernando Alonso. E cada vez mais se mostrava que o seu quarto título mundial não iria escapar mais, pois tinha conseguido mais sete pontos de avanço em relação ao seu mais direto rival. No total, o piloto alemão já têm 60 pontos de avanço.

WTCC: Muller campeão em Suzuka

Como seria de esperar, o francês Yvan Muller tornou-se esta manhã campeão do mundo do WTCC pela quarta vez na sua carreira esta manhã na prova da categoria que aconteceu no circuito de Suzuka, no Japão. Ao piloto francês, que em 2014 será piloto da Citroen no WTCC ao lado de Sebastien Löeb, bastou-lhe o terceiro lugar numa corrida ganha pelo Honda de Norbert Mischelisz, numa corrida onde Tiago Monteiro acabou por desistir, vitima de uma colisão com o espanhol Pepe Oriola.

A corrida foi essencialmente um passeio solitário de Mischelisz, que acabou por vencer com um avanço de quase cinco segundos sobre o Chevrolet de Alex McDowall. Este segurou o segundo lugar dos ataques de Yvan Muller e Tom Chilton. James Nash foi o quinto.

A corrida de Tiago Monteiro foi tudo menos proveitosa. Partindo do sexto posto, o piloto português cometeu um erro na primeira volta ao tentar completar uma ultrapassagem por fora e caiu para o oitavo lugar. A meio da corrida, começou a atacar o carro de Pepe Oriola, mas numa tentativa de ultrapassagem, o espanhol colidiu de lado com o Honda do português, danificando-o seriamente e acabando inevitavelmente por abandonar. Pepe Oriola fê-lo voluntariamente, quando foi chamado para cumprir um "drive through".

A segunda corrida foi essencialmente um duelo de BMW, com uma grande confusão à partida, quando Yvan Muller sofreu uma colisão com o Honda do húngaro Norbert Mischelisz. Mehdi Bennani, o "poleman", andou em duelo com o holandês Tom Coronel, com os Honda de Gabriele Tarquini e Tiago Monteiro logo atrás, também em duelo pelo lugar mais baixo do pódio.  A meio da corrida, houve troca de posições entre os quatro primeiros, com Coronel a tomar a liderança, com o português a ficar no o terceiro posto.

Nos metros finais, Monteiro teve problemas mecânicos, mas segurou o terceiro posto por poucos centésimos sobre Tarquini e o resto do pelotão. James Nash e Tom Chilton completaram os seis primeiros.

No campeonato, Yvan Muller têm agora 360 pontos, contra os 211 do segundo classificado, o italiano Gabriele Tarquini. Tom Chilton têm agora 183 pontos e está no terceiro posto, mais dois pontos do que Tom Nash, o quarto classificado.

O WTCC continua em Shangai, a 3 de novembro.

Youtube Rally Crash: o vôo do Porsche num rali holandês

Essas imagens são de um acidente no Rally Hellendoorn, na Holanda, quando o piloto Harry Kleinjan perdeu o controle do seu Porsche 911 devido - ao que parece - a uma falha nos travões. O carro voou para um canal ali perto, mas quer o piloto, quer o seu navegador, sairem ilesos deste acidente bem arrepiante... 

Formula 1 em Cartoons: (Riko Cartoon)

Mais um cartoon do italiano Riko, que decidiu fazer mais um cartoon acerca do pessoal da Ferrari, especialmente depois das declarações do Felipe Massa, que afirmou na Rede Globo que deixaria de ser "funcionário do ano" e ajudar o Fernando Alonso.

Nestes treinos, ele esteve na frente dele...