sábado, 7 de setembro de 2019

CNR 2019 - Rali da Aboboreira (Final)

Foi um duelo entre Citroen e Hyundai, entre José Pedro Fontes e Bruno Magalhães, mas no final, o melhor foi para Fontes, que com o seu Ciroen C3 R5 conseguiu vencer pela primeira vez nesta temporada. O piloto venceu com 14,9 segundos de vantagem sobre Magalhães, enquanto João Barros ficou com o lugar mais baixo do pódio, a 34,8 segundos.

Com as restantes seis especiais do rali por cumprir neste sábado, estava a haver um duelo entre Bruno Magalhães e José Pedro Fontes pela liderança do rali, e no final da terceira especial, a diferença entre ambos era de 1,6, com o piloto da Hyundai em vantagem.

Logo no inicio da manhã, o melhor foi... Armindo Araújo, que bateu Miguel Barbosa por 2,2 segundos, enquanto José Pedro Fontes ficou a três segundos, 0,3 melhor que Bruno Magalhães. Fontes reagiu na quinta especial, conseguiu uma vantagem de 3,6 segundos sobre o seu rival, ficando com o comando, com 2,3 segundos de diferença. No final da manhã, na primeira passagem por Carvalho do Rei, Fontes foi o melhor, numa especial marcada pelos acidentes de Armindo Araújo e Miguel Barbosa, logo, acabou por ser cancelada.

Após um furo, acabamos por dar um toque quase no final da PEC de Carvalho de Rei. Infelizmente estamos fora da luta pela vitória e do Rali Terras D’Aboboreira”, disse o piloto de Santo Tirso.

Na parte da tarde, Fontes pretendia aumentar a sua vantagem perante Bruno Magalhães, e partiu ao ataque. Venceu na sétima especial, com mais 1,5 segundos de vantagem sobre o piloto da Hyundai, e na oitava, voltou a triunfar, alargando a sua vantagem na geral para 11,3 segundos. O triunfo estava garantido, mas tinha sido um duelo duro. E o rali acabou com Fontes a vencer na nona especial, com Magalhães de novo em segundo, com 3,6 de diferença entre eles.

Depois dos três primeiros, Ricardo Teodósio foi o quarto, a 53,5 segundos - ele que tinha decidido não pontuar neste rali - enquanto Pedro Meireles foi quinto, a um minuto e 40 segundos, no seu Volkswagen. Pedro Almeida foi o sexto, a um minuto e 54 segundos, seguido pelo Ford Fiesta R5 de Luis Rego, a dois minutos e 15 segundos, Manuel Castro foi o oitavo, no seu Hyundai, a três minutos e dez segundos, e a fechar o "top ten" ficaram o espanhol Daniel Lorenzo, no seu Peugeot 208 R2, e o carro de Carlos Fernandes, também num Peugeot 208 R2.

O Campeonato de Portugal de Rali prossegue nos dias 1 e 2 de outubro, com o Rali Vidreiro. 

Youtube Automotive Review: O Mini elétrico


Engraçado: em 2010, a Mini fez o Mini E, uma experiência em que colocou alguns carros elétricos na Califórnia e no Reino Unido, com uma bateria que tinha o alcance de 160 quilómetros. Fizeram cerca de 600 exemplares, e o teste terminou em 2012, com o resultado a ser usado noutros carros, como o BMW i3.

Agora, a partir de 2020, a Mini volta à carga com um Mini Cooper SE, com uma bateria de 32,6 kW, e terá um alcance de 270 quilómetros, mais 110 que a versão anterior. O que é um pouco aquém das expectativas para, por exemplo, o próprio BMW i3, que tem uma autonomia de 290 quilómetros, ou do Renault Zoe 50 kW, que já tem 400 quilómetros de autonomia.

Mas enfim, é um carro engraçado, e vale a pena ver este video do Johnny Smith sobre ele.  

Formula 1 2019 - Ronda 14, Itália (Qualificação)

De um clássico, com uma semana de diferença, passamos para outro. Spa-Francochamps foi deixada para trás, agora é Monza que se encara. E ali, a Ferrari parece ter ganho moral, dpeois de uma vitória muito procurada esta temporada, com Charles Leclerc ao volante. E com os 90 anos da Scuderia como pano de fundo, comemorado fortemente na Duomo milanesa, perante milhares de tiffosi, espera-se que este seja um fim de semana onde os carros vermelhos saiam dali vitoriosos. Não interessa com que piloto, desde que seja "la macchina rossa".

Depois de se saber que Max Verstappen iria ficar no fundo da grelha porque a Red Bull decidiu colocar a nova versão do seu motor Honda, a qualificação iria ter céu nublado, mas sem ameaça de chuva. Na Q1, as únicas certezas eram duas: os Williams não passariam, e Max Verstappen estava no final. Mas mesmo assim, o holandês fez uma volta lançada... para parar nas Lesmos. Acabou por não marcar tempo. Pouco antes, Sérgio Perez tinha parado na Curva Grande, fazendo parar a sessão de treinos. E quem no final ficou com a última vaga foi Romain Grosjean, no seu Haas.

E no final da primeira fase, Leclerc estava na frente, com o Renault de Nico Hulkenberg logo a seguir, veloz no seu Renault e a pegar o vácuo do seu companheiro, Daniel Ricciardo.

Na Q2, cedo começaram a andar abaixo do 1.20. Primeiro Hamilton, depois de Leclerc, que fez 1.19,554, deixando o piloto da Mercedes para trás. Valtteri Bottas era apenas quinto, superado até pelo Renault de Daniel Ricciardo. A fase final, todos foram à pista ao mesmo tempo - a saída das boxes parecia a hora de ponta! - e no final, Hamilton conseguiu 1.19,464, superando Leclerc.

Quem não passou foram António Giovinazzi, Kevin Magnussen, Daniil Kvyat, Lando Norris e Pierre Gasly. E Kimi Raikkonen foi o último dos qualificados para a Q3.

E chegamos à Q3. Todos entraram na pista ao mesmo tempo, para evitar ficar sozinho na pista e não ter a chance dos centésimos a mais pelo "slipstream". Os primeiros pilotos fizeram os seus tempos, com Hamilton a interferir entre os Ferrari, com Leclerc a fazer 1.19,1... até que Kimi Raikkonen bateu forte na Parabólica. fazendo com que a sessão fosse parada com bandeiras vermelhas.

Quando a bandeira verde foi mostrada, todos foram para a pista ao mesmo tempo, com os pilotos da traseira - os três piores classificados, excepto Raikkonen - num jogo de xadrez que foi de tal forma que... apenas Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr é que conseguiram ter tempo para fazer uma volta. O resto estava a poucos metros quando as luzes vermelhas se acenderam e a sessão acabou. Algo inédito, digamos assim. Mas o que interessava era uma pole da Ferrari, e Charles Leclerc conseguiu-a, na frente dos Mercedes de Hamilton e Bottas.

Num fim de semana simbólico, e numa pista tão carismática como esta, está vista a primeira parte. Resta saber como será a segunda, e se as expectativas meteorológicas se cumprem... ou não.

Formula 2: Correa em estado critico

O piloto equato-americano Juan Manuel Correa está no Reino Unido a recuperar dos seus ferimentos sofridos na semana passada durante a primeira corrida de Formula 2 em Spa-Francochamps, na Bélgica, que resultou na morte do francês Anthoine Hubert. Segundo conta a familia, Correa sofreu aquilo que chamam na comunidade médica de "Síndroma Traumático Respiratório Agudo", para além das suas fraturas nas pernas e na coluna.

De acordo com o comunicado oficial da familia, o estado de saúde do piloto é critico, mas estável. 

"Na sua chegada a Londres, Juan Manuel foi diagnosticado com Síndroma Traumático Respiratório Agudo. Esta é uma lesão considerada comum em acidentes de alto impacto como este. Infelizmente, esta lesão resultou numa Insuficiência Respiratória Aguda. Juan Manuel está atualmente em uma Unidade de Cuidados Intensivos especializada em lesões respiratórias. Nesta altura, ele está em coma induzido e sob o apoio médico. Juan Manuel está em estado crítico, mas estável.", começa por dizer o comunicado oficial.

"Estamos confiantes de que nosso filho nos surpreenderá como sempre faz com sua tremenda vontade e força de luta e se recuperará por completo. Neste momento, solicitamos que nossa privacidade e espaço sejam respeitados. Como família, precisamos nos unir e estar a cem por cento para com Juan Manuel.", concluiu.

Correa, de vinte anos (nasceu a 9 de agosto de 1999), é atualmente 12º classificado no Mundial de Formula 2, com dois segundos lugares como melhor resultado nesta temporada, ao volante de um carro da Sauber Team by Charouz. 

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

CNR: Rali Terras D'Aboiboreira (dia 1)

Bruno Magalhães começa o rali com a liderança pela margem mínima, cumpridas que estão as primeiras especiais desta proa, que decorre este final de semana na zona de Amarante. O piloto da Hyundai acaba esta sexta-feira com um avanço de 1,6 segundos sobre José Pedro Fontes

Não foi uma sexta-feira fácil para o rali. Logo no shakedown, o Ford Fiesta R5 de Miguel Correia ardeu depois de um acidente, e pouco depois, o mesmo aconteceu a António Dias, quando o seu Skoda Fabia R5 sofreu um despiste, felizmente sem consequências para os pilotos e navegadores.

Com José Pedro Fontes a ser o melhor na qualificação, a primeira especial começou com Bruno Magalhães ao ataque, batendo Fontes por 2,8 segundos e sendo o primeiro líder do rali. Armindo Araújo era terceiro, a quatro segundos, e Miguel Barbosa era quarto, a 5,3.

Fontes reagiu, vencendo a segunda especial e ficando a 0,1 segundos de Magalhães, mas o piloto da Hyundai venceu a terceira especial, abrindo uma vantagem de 1,6 segundos sobre o piloto da Citroen. Armindo Araújo continua a ser terceiro, mas já a oito segundos. Miguel Barbosa é quarto, a dez segundos, na frente de Pedro Meireles, no seu Volkswagen Polo R5, a 15,4 segundos.

O rali Terras d'Aboboreira continua amanhã, com a realização das restantes seis especiais.

Youtube Motorsport Interview: Uma entrevista com Caitlin Wood

Depois de ter entrevistado Alice Powell, Matio Muth fez a mesma coisa à australiana Caitlin Wood. Ao serviço da W series, o entrevistador suíço entrevistou a piloto que nesta temporada conseguiu apenas um quinto posto na corrida de Assen, fazendo com que tente de novo a sua sorte em 2020.

Mas apesar disso, a conversa que tem sobre as suas origens e a sua escolha vale a pena ouvir. Apesar de ter 22 anos, já participou por duas vezes nas 12 Horas de Bathurst e na Formula 4 australiana.

Noticias: Redman incontactavel depois de furacão passar pelas Bahamas

O furacão Dorian ainda está ativo no Atlântico, a tocar as costas das Carolinas com Grau 2 de severidade, mas nas Bahamas, atingiu em força - Grau 5 - e destruiu toda a parte norte do arquipélago, causando até agora 20 mortos e algumas centenas de feridos, e as operações de socorro estão condicionadas porque os portos estão atulhados de destroços e algumas pistas de aviação estão ainda inundadas devido às águas do mar que invadiram a zona, submergindo-as.

Contudo, a Racer americana anunciou na quinta-feira à noite que o ex-piloto britânico Brian Redman, de 82 anos e a sua mulher, estão vivos, mas numa situação complicada. Segundo conta o seu filho James, estão incontactáveis, mas ouviu por uma fonte indireta que estão bem. Redman e a sua mulher Marion estavam na ilha de Man-O-War Cay/Dickie's Cay Island em férias - vivem na Florida - quando o furacão passou, atingindo-os em cheio.

"Estamos a trabalhar em diferentes ângulos, de pessoas que se ofereceram para ajudar e ouvimos de um amigo da ilha que fez o check-in deles, mas ainda não fez contato", disse o filho. "Continuaremos à procura de maneiras de levá-los para casa.", concluiu, pedindo ajuda para os resgatar.

Segundo as últimas informações, mais de cem mil pessoas encontram-se deslocadas ou desalojadas no arquipélago perto da Florida.

Quanto a Redman, britânico de origem, nascido a 9 de março de 1937, venceu as 24 Horas de Daytona por três vezes (1970, 1976 e 1981), as 12 Horas de Sebring por duas vezes (1975 e 1978). Na Formula 1, correu entre 1968 e 1974 por equipas como Cooper, De Tomaso, Surtees, McLaren, BRM e Shadow.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

A imagem do dia

Clay Regazzoni a toda a velocidade nas curvas do autódromo Oscar Galvez, em Buenos Aires, janeiro de 1977. Caso estivesse vivo, o piloto suíço faria hoje 80 anos de idade. E no dia em que o homenageamos, lembra-se a história das circunstâncias desta foto, e de como ele foi parar aí.

No final de 1976, a Ferrari dispensou Regazzoni depois de três temporadas de bons serviços, onde Niki Lauda o relegou para o  lugar de segundo piloto. Ainda por cima, quando o austríaco teve o seu acidente, no Nordschleife, o suíço não conseguiu conter o ataque de James Hunt, especialmente em Zandvoort, na Holanda, onde andou atrás do britânico da McLaren, sem o ter conseguido ultrapassar.

Saído da Scuderia, não houve muitos que o queriam. Tinha 37 anos, e parecia que o final da carreira estava à vista. Contudo, Bernie Ecclestone o convidou para correr na Brabham em 1977, numa altura em que a equipa tinha os flat-12 da Alfa Romeo, e correria ao lado de José Carlos Pace. Contudo, "Regga" recusou, e preferiu ir para a Ensign, onde as chances de um bom resultado iriam ser raras. Um pouco como tinha feito Emerson Fittipaldi no ano anterior, quando foi para a Copersucar, excepto a parte familiar e patriótica.

Depois disse qual foi a razão: "queria trabalhar com boas pessoas".

Com o 12º tempo na qualificação, o piloto conseguiu sobreviver ao calor e às quebras dos carros da concorrência para subir na classificação, e na corrida onde Jody Scheckter foi o vencedor, inédito num Wolf, e Emerson Fittipaldi foi quarto no seu Copersucar, Regazzoni acabou no sexto posto, dando o primeiro ponto à equipa logo na sua primeira corrida por eles, e também o primeiro ponto desde o GP de Espanha do ano anterior, com Chris Amon ao volante.

Contudo, a escolha dele não foi fantástica: só conseguiu mais quatro pontos e no ano seguinte, foi para a Shadow. Quanto a vitórias, ainda conseguiu entrar na história, quando deu à Williams a sua primeira vitória, em Silverstone, em 1979, e poucos meses do seu 40º aniversário. E foi no meio destas "boas pessoas" que em 1980 encerrou a sua carreira, não da maneira como queria... 

CNR: Magalhães encara Aboboreira como algo novo

No seu ano de regresso aos ralis nacionais, Bruno Magalhães encara a sua participação do Rali da Aboboreira, em Amarante, como algo desafiador na sua luta pela vitória nesta prova, especialmente depois do que fez no rali anterior, na Madeira. O piloto da Hyundai Portugal acredita que aqui, irão discutir o primeiro lugar com a concorrência.  

Não escondo que o resultado e a nossa performance na Madeira foram muito motivadores. Fizemos esta terça-feira um pequeno teste com o carro e percebemos que está tudo a postos para o Rali Terras D’Aboboreira, uma prova completamente nova para nós. Vamos decidir o set-up a utilizar depois dos reconhecimentos, mas o objetivo é voltar a discutir o primeiro lugar, até porque ainda está tudo em aberto no campeonato”, apontou o tricampeão nacional e vice-campeão da Europa.

O Rali Terras D’Aboboreira é a antepenultima proa do Campeonato de Portugal de Ralis e acontecerá nos dias 6 e 7 de setembro nas estradas ao redor de Amarante, Baião e Marco de Canavezes, com dez especiais de classificação, todas em asfalto.

Noticias: Monza fica até 2024

A Formula 1 e a organização do GP de Itália confirmaram que Monza fica no calendário até 2024. Chase Carey, o diretor da Formula 1, confirmou em Milão que a clássica pista italiana ficará no calendário por mais cinco anos.

Estamos realmente satisfeitos por termos alcançado um acordo com o ACI que garante que o Grande Prémio da Itália permaneça no calendário do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA até pelo menos 2024”, começou por dizer Carey, que esteve presente em Milão para as comemorações dos 90 anos da Ferrari no automobilismo.

Este é um dos quatro Grandes Prémios que fizeram parte do campeonato de 1950, ainda aparece no calendário e, juntamente com o Grande Prémio da Grã-Bretanha, é o único realizado todos os anos desde então. História, velocidade e paixão são palavras de ordem. O sentimento que se sente nesta prova é verdadeiramente único, assim como as imagens do pódio.

Gostaria de agradecer ao ACI [Automobili Club de Itália], especialmente a seu presidente, Angelo Sticchi Damiani, pelos seus esforços e este acordo de cinco anos significa que a outra parte da Fórmula 1 do futuro está em vigor. O campeonato apresenta muitos locais históricos. como Monza e também novos países nos quais a já vasta base de fãs do nosso desporto pode crescer. Por enquanto, podemos esperar mais uma grande corrida neste fim de semana, enquanto nos preparamos para o Grande Prémio da Itália de 2020 e dos próximos anos“, concluiu.

Damiani acrescentou aos elogios de Carey pela renovação do contrato:

"É como vencer um Grande Prémio de Fórmula 1, muito difícil e importante, disputado até a linha de chegada – que conta não como um, mas como cinco títulos! É com grande satisfação que saúdo a conclusão do acordo entre o ACI e Fórmula 1, que garantem a inclusão, nos próximos cinco anos, do Grande Prémio da Itália no calendário do Campeonato Mundial de Fórmula 1 e garantem que o evento aconteça no ‘Templo da Velocidade’: o Monza Eni Circuito, não é apenas o circuito mais antigo, mas também o mais rápido e espectacular de todo o automobilismo."

Um ótimo resultado para o ACI, para Monza, para a região da Lombardia e para o desporto italiano em geral, que abre uma perspectiva de cinco anos para construir um futuro que corresponda ao passado lendário que fez de Monza uma capital mundial do automobilismo. Foi uma jornada desafiadora para chegar a este resultado e é uma daquelas vitórias nas corridas que nos fazem esquecer todos os riscos, todos os esforços e deixam uma grande alegria e um desejo incontrolável de comemorar”, concluiu.

O GP de Itália acontece neste domingo.

CNR: Fontes pretende vencer na Aboboreira

José Pedro Fontes deseja repetir a vitória em Amarante - agora, Rali da Aboboreira - e caso aconteça, será o primeiro que venceria em 2019. O piloto do Citroen C3 R5 acredita que o potencial do carro em asfalto é muito bom e só deseja a oportunidade de o provar contra uma concorrência que sabe ser muito forte. 

Estamos ansiosos por alcançar a primeira vitória do ano e seria muito bonito fazê-lo neste rali, onde há um ano a equipa levou o C3 R5 ao lugar mais alto do pódio, a primeira vitória absoluta do modelo no nosso país”, refere José Pedro Fontes, partilhando um objetivo que, este ano, também é da sua navegadora Inês Ponte.

O potencial do carro em pisos de asfalto é inegável e apenas nos tem faltado aquela pontinha de sorte para o traduzir num resultado expressivo, como são as vitórias. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance neste rali para dar aos nossos patrocinadores, elementos da equipa e demais apoiantes esse resultado, não esquecendo toda a moldura humana de público que nos incentiva à nossa passagem ao longo dos troços.

O rali da Aboboreira, que acontecerá esta sexta e sábado, terá 39 carros inscritos, dezasseis dos quais na categoria R5.

Youtube Automotive Presentation: Richard Hammond num Ford Ranger


Por estes dias, Richard Hammond está a passar pela meia-idade (e respectiva crise). Assim sendo decidiu arranjar - ou guiar - um Ford Ranger Raptor, essencialmente um jipe com testosterona, na companhia das suas filhas adolescentes.

Eis o resultado final, com passagens pelo campo, cidade, floresta... 

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Youtube Rally Testing: Os testes para o Rali da Aboboreira

O campeonato nacional de ralis regressa à ação este final de semana em Amaranete com o Rali da Aboboreira. E o Pedro Figueiredo anda na zona para filmar a ação desses testes num rali em asfalto onde tem pilotos como Bruno Magalhães, José Pedro Fontes, Miguel Barbosa, entre outros, para a antepenultima prova do Nacional de Ralis.

Red Bull vai trocar de motores para Monza

Mais mudanças nos motores para os pilotos da Red Bull e Toro Rosso. Depois de Alex Albon e Daniil Kvyat terem trocado de motor, para a especificação 4 da Honda em Spa-Francochamps, Max Verstappen e Pierre Gasly também terão a nova especificação do motor para a corrida italiana, logo, irão começar a prova do fim da grelha.

"O principal desenvolvimento é que planeamos rodar a especificação 4 [do motor] com todos os quatro pilotos pela primeira vez, depois que Albon e Kvyat o terem rodado na Bélgica", começou por explicar o diretor técnico da Honda, Toyoharu Tanabe.

"Como será a sua primeira corrida com Spec 4, Gasly e Verstappen serão penalizados e começarão no fundo da grelha, mas acreditamos que eles possam correr fortemente no domingo", continuou.

"Reunimos dados úteis no Spa, que usamos para fazer alterações nas configurações e calibração da unidade de potência, em preparação para esta corrida. Vamos tentar maximizar o potencial do Spec 4 e esperar obter outro resultado positivo, mantendo o impulso que ganhamos em Spa", concluiu.

Com os novos motores da Honda, em Spa-Francochamps, Albon terminou na quinta posição, partido da última fila da grelha, enquanto Daniil Kyvat terminou na sétima posição com o seu Toro Rosso. Ambos terminaram na frente de Pierre Gasly, que foi nono na corrida.

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Youtube Formula 1 Video: As comunicações de rádio de Spa

O regresso da Formula 1 à ação foi bem quentinho, em Spa Francochamps, com os habituais toques na partida e as restantes frustrações pelos problemas que tiveram nos seus carros ao longo do fim de semana. E alguns elogios também...

Já agora, caso não consigam ver por aqui, vão ao canal deles no Youtube que está lá o video.

Vai chover em Monza!

A poucos dias do GP de Itália, a possibilidade de haver algo raro em setembro pode acontecer: chuva. A pluviosidade em Monza é alta no domingo poderá ser forte, pelo menos em termos de possibilidades - à volta dos 56 por cento - mas não vai ser só neste dia que poderá chover. Para sexta-feira, poderá haver chuva, em menor grau (cerca de 36 por cento) o que poderá fazer afinar os carros para essa altura. 

A única altura do fim de semana em que isso pode não acontecer será no sábado, onde o vento será fraco e as temperaturas andarão pelos 24 graus, com o vento bem fraco, na ordem dos 10 km/hora. Caso aconteça chuva, será a segunda vez que acontecerá uma corrida debaixo de pluviosidade, sendo a primeira a acontecer em 2008, com a vitória de Sebastian Vettel, então a bordo de um Toro Rosso. Em 2017 também choveu, mas foi na qualificação.

Em suma, a chance de termos uma corrida bem parecida com o GP da Alemanha é bem real. Veremos como os pilotos se comportarão numa situação dessas.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

WRC: Breen alinha pela Hyundai no País de Gales

A Hyundai confirmou esta segunda-feira que Craig Breen será piloto da Hyundai no rali de Gales, alinhando ao lado de Thierry Neuville e Andreas Mikkelsen. A decisão baseia-se nas prestações do piloto irlandês no rali da Finlândia, onde ele foi sétimo classificado a bordo do i20. 

Este vai ser a quarta tripla que a marca coreana irá usar nesta temporada. Com os dois pilotos permanentes - Neuville e Mikkelsen, apesar do norueguês não ter estado em todos os ralis - o terceiro piloto varia conforme a prova do Mundial. Para os ralis de Monte Carlo, Suécia e Chile, correram Neuville, Mikkelsen e o francês Sebastien Loeb, que fará mais um rali em Espanha. Nas provas do México, Argentina, Itália, Sardenha, Alemanha e Turquia, os pilotos escolhidos serão Neuville, Mikkelsen e o espanhol Dani Sordo. Já na Córsega, Portugal e Espanha, os pilotos que alinharam foram Neuville, Sordo e Loeb.

O WRC estará de volta dentro de menos de duas semanas, em paragens turcas.


Youtube Motoring Record: O recorde de velocidade do Bugatti Chiron


Já se sabia que o Bugatti Chiron era bem mais veloz que o seu antecessor, o Veyron. No ano passado, um video, com Juan Pablo Montoya ao volante, mostrou que era relativamente fácil ir dos 400 km/hora para zero em pouco mais de três minutos, e a marca disse que iria usar a pista de testes de Ehra-Lessen para levar o carro até ao limite.

Pois bem, fizeram-no. Há precisamente um mês, a 2 de agosto, o piloto de testes da marca, Andy Wallace, levou o carro até perto dos 500 km/hora, ou 300 milhas por hora, a bordo de um Chiron ligeiramente modificado em termos do seu motor W16 Turbo, que faz mais de 1600 cavalos. E a escolha de Wallace não foi por acaso: antigo piloto de Endurance - Vencedor em Daytona e Le Mans - tinha batido recordes a bordo do Jaguar XJ220 e McLaren F1.

No final, Wallace atingiu 490 km/hora, 304,77 milhas. Um feito inacreditável para um carro com motor a combustão. E depois de creditado o recorde, o presidente da Bugatti, Stephan Winkelmann, disse que "os recordes acabaram por agora, vamos concentrar noutras áreas".

Agora é a vez da concorrência.

domingo, 1 de setembro de 2019

Noticias: Correa em situação estável

O equato-americano Juan Manuel Correa, piloto envolvido na carambola de ontem na Formula de Formula 2 que resultou na morte do francês Anthoine Hubert, foi operado nesta madrugada e encontra-se a recuperar das fraturas que sofreu em ambas as pernas. Segundo o boletim médico divulgado esta manhã, para além das fraturas, o piloto sofreu uma ligeira lesão na espinal medula e agora encontra-se em recuperação.

"No presente momento, a situação de Juan Manuel é estável. Foi levado de helicóptero e sofreu uma intervenção cirurgica. Ele permaneceu consciente por todo o tempo até entrar na sala de operações", disse o comunicado de imprensa.

Correa, de 20 anos - nasceu a 9 de agosto de 1999 - começou a correr em monolugares em 2016, na Formula 4 alemã, antes de passar para a GP3, competindo pela Jenzer Motorsport. No ano seguinte, terminou na 12ª posição, com 42 pontos. Este ano, corria na Sauber Team by Charouz, onde tinha conseguido dois pódios em Baku e Paul Ricard, conseguindo 36 pontos e o 12ª posto no campeonato.

Formula 1 2019 - Ronda 13, Bélgica (Corrida)

Spa-Francochamps é um clássico do qual sempre gostamos de voltar. Sabemos que as provas raramente são aborrecidas, tem mais de oitenta anos de história, e o tempo é sempre imprevisível. E depois destas três semanas de férias, até sabe bem voltar a ver carros a rolarem na pista e pensar nos campeonatos, sobre as peças do xadrez para a próxima temporada e onde é que Lewis Hamilton será campeão.

Contudo, o final de semana belga ficou logo com uma sombra a pairar, graças a uma corrida paralela. Os eventos que marcaram o acidente trágico que custou a vida ao francês Anthoine Hubert, piloto da Arden na Formula 2, mostraram não só que o automobilismo, por muito tecnológico e seguro que esteja, está sempre exposto ao perigo de um acidente grave - senão fatal - como fazem lembrar aos pilotos que a vida é um sopro, e uma espada de Dâmocles paira sobre eles, embora menos visível do que era no tempo dos pais ou avós deles. E isso batia particularmente a Charles Leclerc, amigo pessoal de Hubert nos tempos do karting e já sofria com a perda de Jules Bianchi, quatro anos antes.

A partida começou com Lelcerc a manter a primeira posição, com Hamilton a conseguir passar Vettel. Mas o alemão foi mais veloz na reta Kemmel e retomou ao segundo posto em Les Combes. Mas atrás, uma confusão, com Max Verstappen bate em Kimi Raikkonen em La Source e as bandeiras amarelas são mostradas, antes da chegada do Safety Car. Quem também acabou prematuramente a sua corrida foi Carlos Sainz Jr, que não está a ter o seu melhor aniversário...

Na quinta volta, a corrida voltou ao normal, com Leclerc a afastar-se de Vettel, a segurar os Mercedes com alguma dificuldade, com Norris em quinto e os Haas logo a seguir. Todos andavam com pneus moles, e Hamilton tentava apanhar Vettel, sem grande resultado.

Entre os da frente, Vettel foi o primeiro, na volta 16, para trocar a médios, caindo para quinto no regresso à pista. Pouco depois, passou Norris para ser quarto, e ia tentar apanhar os Mercedes. Cinco voltas depois, na 21ª, foi a vez de Leclerc de parar, trocando para médios. A seguir, foram os Mercedes, e na volta 24, Vettel era o lider da corrida.

Mas pelo meio, na volta 19, o autódromo colocou-se de pé, a aplaudir: a pedido da organização, eles decidiram homenagear Hubert, que tinha esse número no dorsal nesta temporada e na corrida fatal deste sábado. Durante quase dois minutos, todo o autódromo vibrava, com os carros a passar, num tributo merecido a um dos seus que pagou o preço mais alto a fazer o que mais gostava.

No passar das voltas, o monegasco chegou-se ao alemão, e na volta 27, os pilotos trocaram posições. Pouco depois, Vettel avisou que não tinha pneus até ao final da corrida, e já tinha Hamilton em cima dele, ameaçando o segundo posto. O alemão segurou o que pode até à volta 32, quando o britânico passou no final da reta Kemmel. Pouco depois, Bottas também se aproximava de Vettel. Mas na volta 34, o piloto da Ferrari voltou às boxes, voltando a ter pneus macios.

Quando o britânico passou o alemão, parecia que tinha cerca de sete segundos para o monegasco, mas as voltas de Hamilton e Leclerc eram equivalentes. Mas nas voltas finais, Hamilton começou a chegar-se a Leclerc no sentido de o apanhar, chegando-se a uma volta e meia do fim a menos de dois segundos. Contudo, o monegasco aguentou e cortou a meta no primeiro posto.

E olhem que o final foi bem atribulado, por causa da avaria do Lando Norris, bem como a batida de Antonio Giovinazzi em Pouhon, que causou confusão no pelotão intermediário. Quem aproveitou muito bem foi Alexander Albon, que do fundo da grelha acabou no quinto lugar, na frente dos Toro Rosso e dos Racing Point, que conseguiram pontuar.

No pódio, um novo hino, um novo piloto - Leclerc batia o recorde de 51 anos que pertencia a Jacky Ickx - e a emoção a rodos na cara dele, depois de tudo o que viveu. Mas o passo da Formula 1 não pára: semana que vêm, temos Monza.