
Pois é. Este blog coloca hoje mais uma vela no seu bolo de aniversário. É incrivel o facto desta coisa ter crescido tanto e continuar a ser uma referência cada vez maior nesta blogosfera. Não imaginei, no momento em que escrevi as minhas primeiras linhas, três anos e mais de quatro mil posts atrás, que iria convencer outros blogueiros a reactivar blogs adormecidos, convencer outros a arrancar com os seus, receber elogios de todos os cantos do mundo, guiarem-se pelo meu farol.
Para muitos, eu sou um dos seus heróis. E provavelmente nunca viram a minha cara.
Chego a 2010, "O Ano do Contacto" retratado por Arthur C. Clark onde no seu livro, Jupiter se transforma num novo Sol. Mas neste ano tão simbólico, o panorama do automobilismo mundial neste último ano tornou-se emocionante. Tivemos uma briga por protagonismo, tivemos uma Formula 1 que esteve à beira do precipício e de ter uma série paralela, vimos Kimi Raikonnen a trocar a Formula 1 pelos ralis, vimos Michael Schumacher a regressar ao cockpit, Luca Badoer como novo condutor de Domingo (para não dizer chicane móvel) da Formula 1...
E vimos também o aparecimento de novas equipas e a retirada de outras. A temporada ainda não começou, mas sabemos que existe uma Virgin, uma Campos e uma USF1, e vimos a BMW desaparecer para dar lugar à Sauber, vimos a Renault "limpar o escritório", mas a manter o nome, vimos a Toyota desaparecer e entregar tudo a uma misteriosa "Stefan GP", e vimos também Max Mosley a sair pela "porta pequena", para ver entrar Jean Todt, como candidato do sistema, batendo Ari Vatanen, o homem que todos gostariam de o ver como presidente. Isso foi o que aconteceu em 2009.
Quanto a mim? Bom... meti-me num projecto jornalistico que deu barraca ao fim de três meses. Quando se começa "pelo telhado", sem orçamento para aguentar os primeiros tempos. Claro, no final, toda a boa vontade inicial termina com enormes dividas a tudo e todos, incluindo a mim mesmo. Sim, fiquei "a arder" em dois mil euros. A unica coisa positiva que posso ter nisto foi a experiência. Mais nada.
Em compensação, este blog deu um passo en frente,
ao publicar o seu primeiro livro. Juntou o que de melhor escreveu nestes três anos e transformou-se em algo que pode ser lido para além do blog, quer seja em papel, quer seja em PDF, para um futuro e-book. Acho que o livro vale por ser um "best of" do que já escrevi por aqui. E vai ser o primeiro de muitos, pois planeio no final do ano fazer mais outro, baseado na temporada que vai começar. Se quiserem ver com calma, basta clicarem na lateral do meu blog. E claro, digo que vale a pena comprar! Nem que seja para ajudar este pobre desempregado...
Mas deixei o melhor para o fim. Por uma agradável coincidência, hoje vai ser a apresentação do primeiro Lotus de Formula 1 em 15 anos. Achava de inicio que o projecto malaio não seria mais do que uma apropriação indevida de um nome construido ao longo de muitos anos por colina Chapman, mas a cada dia que passa, vejo que foi muito melhor pensado que muitas das equipas ditas... sólidas. E também, eles querem e desejam respeitar essa herança, implantando não só o simbolo na carenagem, como também adoptaram as cores da marca: "british racing green" com uma faixa amarela. Agora só falta saber se vão seguir a mesma sequência de numeros no seu novo chassis. Seria fenomenal mesmo. Parece que ao fim de dezasseis anos vou olhar para a Formula 1 com outra visão.
E quanto a vocês: agradeço pela vossa companhia. E que comemoremos juntos este dia por muitos e bons anos.