António Felix da Costa soma e segue na sua primeira temporada nos monolugares. Este fim de semana joga-se a jornada dupla da Formula Renault NEC (North European Competition) no circuito belga de Zolder, e depois de ter sido terceiro classificado nas duas sessões de treinos, esta tarde, terminou a primeira corrida no segundo posto.sábado, 9 de agosto de 2008
Felix da Costa soma e segue!
António Felix da Costa soma e segue na sua primeira temporada nos monolugares. Este fim de semana joga-se a jornada dupla da Formula Renault NEC (North European Competition) no circuito belga de Zolder, e depois de ter sido terceiro classificado nas duas sessões de treinos, esta tarde, terminou a primeira corrida no segundo posto.sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Um video de Portimão
Eu de quando em quando, coloco aqui novidades sobre o andamento das obras do Autódromo do Algarve, em Portimão. Há cerca de duas semanas atrás, fez-se as primeiras voltas à pista ao volante quer de uma moto (neste caso, o Miguel Praia, companheiro do malogrado Craig Jones na Parkalgar Racing Team), que deu umas voltas no traçado, que na altura tinha colocado a sua primeira camada de asfalto.A reportagem foi transmitida na SIC Noticias, e podem vê-la aqui. Já só faltam quatro meses para que tudo fique pronto, mas digo já: é uma pista desafiante!
Os Jogos Olimpicos do Capelli
À hora que escrevo isto, decorre em Pequim a cerimónia de abertura dos Jogos Olimpicos. Ora, como vamos ter três semanas sem Formula 1, o nosso "Ivan Capelli" decidiu unir o últil ao agradável, é lá fez os seus Jogos Olimpicos, num regresso daquele humor infame que o celebrizou no inicio da sua carreira!Extra-Campeonato: As oito coisas que gostarias de fazer antes de morrer...
Desde há um mês a esta parte, decidi construir outro blog, para falar de outras coisas, e porque não, activar a minha costela de escritor, que é para confirmar se existe mesmo ou é só treta. As primeiras impressões estão a ser boas, pois tenho pelo menos uma pessoa a comentar o meu conto...2 - Escrever mais do que um livro.
3 - Assistir a uns Jogos Olimpicos ao vivo. Já sabem onde me procurar em 2012!
4 - Assistir ao vivo a pelo menos uma edição das 24 Horas de Le Mans e das 500 Milhas de Indianápolis.
5 - Arranjar uma casa de praia num paraíso tropical qualquer e lá viver a minha velhice. E não é no Brasil!
6 - Guiar um Formula 1, dos verdadeiros.
7 - Fazer o Plymouth-Banjul, o mais louco dos ralis, a bordo de um Renault 4.
8 - Ser o proprietário de um Porsche 911 dos antigos.
Ron Groo
Priscilla Bar
Maciel
Pezzolo
Octeto (pode ser uma ou todas elas!)
Rianov
Felipão
Nuvolari (para ser mais internacional)
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Raikonnen quer experimentar os ralies
Que todos sabem que Kimi Raikonnen não quer ficar muito tempo na Formula 1, isso é verdade. Contudo, quando Raikonnen disse numa entrevista, há alguns dias atrás, que gostaria de experimentar os Ralies, os "analistas" disseram logo que ele já estaria a planear o futuro depois da Formula 1.The End: Andrea Pinifarina (1957-2008)
O actual presidente da Pininfarina, Andrea Pininfarina, morreu esta manhã aos 50 anos, em Milão, vítima de um acidente de trânsito. Este aconteceu quando se deslocava para o trabalho, ao volante da sua Vespa, e bateu contra um carro que lhe fizera uma manobra mesmo à sua frente.GP Memória - Alemanha 1983
A Formula 1 teve nesse ano um intervalo de três semanas entre os Grandes Prémios inglês e alemão. Logo, as equipas decidiram aproveitar esse tempo para fazer um conjunto de testes, onde se experimentavam novas soluções, e viam-se novos talentos para o futuro. Foram o que fizeram Brabham e Williams, e neste último, um jovem de 23 anos, então o lider incontestado na Formula 3 britânica, tinha o seu primeiro contacto com a categoria máxima. Era Ayrton Senna.
Nos treinos, o melhor foram os Ferrari, com Tambay na frente, no mesmo local onde ganhara o seu primeiro Grande Prémio, um ano antes. Logo a seguir vinha o seu companheiro de equipa, René Arnoux. Na segunda fila estavam o Alfa Romeo de Andrea de Cesaris, que com o seu terceiro lugar na grelha, igualava o seu melhor resultado do ano com o que tinha alcançado na Belgica. Ao lado do italiano alinhava o Brabham-BMW de Nelson Piquet. Os Renault monopolizavam a terceira fila, com Alain Prost à frente de Eddie Cheever.
A corrida começou com Tambay e Arnoux na frente, mas logo após a terceira volta, Arnoux assegura a liderança, para não mais a largar até ao final da corrida. E se as coisas ficam resolvidas, pelo menos nos lugares da frente, mais atrás, houve luta. Primeiro, quando Tambay desiste à volta 11, De Cesaris assume o segundo lugar, mas perde-o com a subida de Piquet para esse posto. Um pouco atrás, Alain Prost não conseguia mais do que um quinto lugar, pois tinha sido ultrapassado pelo segundo Brabham, de Riccardo Patrese. Quando Arnoux vai às boxes reabastecer, Piquet assume provisóriamente a liderança, que depois entrega a Arnoux quando é a sua vez de reabastecer.
Com isto, vê o Alfa Romeo de Andrea de Cesaris a alcançar os seus primeiros pontos da temporada, e logo com uma subida ao pódio! A acompanhá-lo, irá o segundo Brabham-BMW de Riccardo Patrese, logo seguido pelo Renault de Alain Prost, que com o problema do seu rival, consegue três preciosos pontos para a luta pelo campeonato. Depois dele, vinham os dois McLaren, os primeiros carros não-Turbo, de Niki Lauda e John Watson. Só que o austríaco tinha feito uma manobra irregular nas boxes (fez marcha-atrás quando falhou a sua entrada), logo, os comissários não tiveram outra alternativa senão desclassificá-lo. Assim, Watson herdou o quinto lugar e o sexto posto ficou com o Williams de Jacques Laffite. quarta-feira, 6 de agosto de 2008
Noticias: Rosberg confirma que fica na Williams
O piloto alemão Nico Rosberg confirmou hoje o que já está a ser falado há algumas semanas: ficará na Williams para a temporada de 2009.As notas da Hungria
Já foram divulgadas as notas que nós demos à prestação dos pilotos no GP húngaro. Apesar de existirem as discrepâncias do costume, nem houve muita polémica nas notas atribuidas, embora confesse que aquelas notas que os outros deram ao Massa sejam mais por pena do que por outra coisa... ou então fui um pouco cruel para com ele. Mas tenho que o penalizar, pois ele não acabou. Caso contrário, teria mercido um dez.terça-feira, 5 de agosto de 2008
WTCC divulga o seu calendário para 2009
O WTCC divulgou hoje o seu calendário provisório para a temporada de 2009, que anuncia doze datas, do qual uma ainda está em aberto, em principio na Ásia, mas que não será Macau.
3 Maio - Marraquexe (Marrocos)
17 Maio - Valencia (Espanha)
31 Maio - Pau (França)
21 Junho - Brno (Rep. Checa)
5 Julho - Porto (Portugal)
19 Julho - Brands Hatch (Grã-Bretanha)
30 Agosto - Oschersleben (Alemanha)
4 Outubro - Monza (Itália)
25 Outubro - Okayama (Japão)
15 Novembro - A anunciar
GP Memória - Alemanha 1973
Na partida, Stewart e Cevért ficam na frente, para não mais o largarem, enquanto que Ickx perdia o terceiro lugar a favor de Niki Lauda. Peterson era quinto, mas nem chegaria a completar a primeira volta, pois o motor não resistiu. Quem também teria uma corrida curta era Lauda, que tem um acidente na zona de Kesselschen, e fractura o seu pulso. Começava aqui a sua má relação com o "Inferno Verde"...Fontes:
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Historieta da Formula 1: Arie Luyendyk na McLaren
O nome de Arie Luyendyk é incontornável no automobilismo, especialmente na Formula Indy. Agora com 54 anos, Luyendyk ganhou as 500 milhas de Indianápolis em 1990 e 1997, e o seu filho, Arie Luyendyk Jr. tenta seguir os mesmos passos do seu pai, mas na Indy Lights, a categoria inferior da IRL.Os cem vencedores da história da Formula 1
No dia em que Heiki Kovalainen se estreou na lista dos vencedores, ele se tornou no centésimo piloto a alcançar tal feito, em quase 60 anos de história da Formula 1.Vencedor numero 1: Nino Farina (Itália), Alfa Romeo, GP Inglaterra 1950
Vencedor numero 40: Jacky Ickx (Belgica), Ferrari, GP França 1968.
Vencedor numero 50: Peter Revson (Estados Unidos), McLaren-Ford, GP Inglaterra 1973.
Vencedor numero 60: Jacques Laffite (França) Ligier-Matra, GP da Suécia 1977.
Vencedor numero 70: Patrick Tambay (França) Ferrari, GP da Alemanha 1982.
Vencedor numero 80: Damon Hill (Inglaterra), Williams-Renault, GP de Hungria 1993.
Vencedor numero 90: Ralf Schumacher (Alemanha), Williams-BMW, GP de San Marino 2001.
Grave acidente mata motocilcista inglês
O inglês Craig Jones, de 23 anos, morreu esta madrugada depois de ter sofrido na véspera uma queda durante a etapa de Brands Hatch do Mundial de Super Bike, categoria Supersport. Jones, que corria pela equipa portuguesa Parkalgar Racing Team (os responsáveis pela construção do Autódromo do Algarve), lutava pelo triunfo numa das mangas, quando sofreu uma violenta queda no asfalto, sofrendo um traumatismo craniano grave.
Transportado para um hospital na zonda de Londres, não resistiu aos ferimentos.
Apesar da segurança ser hoje algo que é muito levado em conta, este acidente é o exemplo mais fiel de que as coisas nunca serão cem por cento seguras, e que a glória é mesmo a irmã da tragédia, mesmo que esta última se encontra afastada há muito...
The End: Alexander Solzenithsyn (1918-2008)
Muitos de vocês devem ter lido "O Arquipélago do Gulag". Provavelmente também leram "Um Dia na Vida de Ivan Denisovich", falando da vida de um prisioneiro na União Soviética de Estaline. Esses livros foram escritos por Alexander Solzentihsyn, o homem que contou ao Ocidente aquilo que se passava dentro da União Soviética, do Estado dentro do Estado, da realidade por detrás dos feitos de Estaline. Devido a isso se tornou num notado dissidente, e ganhou o Prémio Nobel em 1970. Por causa disso, exilou-se nos Estados Unidos em 1974, para voltar vinte anos depois, após o colapso da União Soviética. Morreu este Domingo, aos 89 anos, vítima de insuficiência cardíaca.
Quando a União Soviética entra na II Guerra Mundial, torna-se comandante numa divisão de Artilheria, mas perto do final da guerra, é denunciado por ter criticado numa carta, a maneira como Estaline conduzia a guerra. Interrogado pela então NKVD (depois KGB) na temerosa prisão de Lubianka, foi condenado a oito anos de prisão num campo de trabalho, sendo depois exilado para as estepes do Cazaquistão. As suas experiências nesse campos de prisioneiros tornaram-se na base dos seus livros mais aclamados: O "Arquipélago do Gulag" e "Um Dia na Vida de Ivan Denisovich".
Lá, onde foi recebido com toda a pompa e circunstância, aproveitou para criticar a sociedade ocidental, especialmente a sua vida rápida e os habitos de consumo. Ficou nos Estados Unidos até 1994, mas quatro anos antes, com o advento da "perestroika", o governo soviético, agora liderado por Mikhail Gorbachov, restaurou a sua cidadania russa. Quando voltou, depois de empreeender uma longa jornada pelo Trans-Siberiano, a partir de Vladivostok, criticou os oligarcas russos e apoiou a defesa intransigente dos valores mais tradicionais da Mãe-Russia, tendo apoiado a segunda Guerra na Tchechénia, e mais tarde as politicas do presidente Vladimir Putin. Posições essas que valeram criticas por parte de muitos dos seus conterrâneos escritores, que o acusavam de ainda ter uma mentalidade arcaica, ainda do tempo dos Czares.domingo, 3 de agosto de 2008
A capa do Autosport desta semana
Em fim de semana de Formula 1, é obvio que a chamada de capa tem que ter a ver com a categoria máxima do desporto automóvel, ainda por cima num Grande Prémio que teve alguns "golpes de teatro"... e um estreante na galeria dos vencedores! Portanto, acho que o título "Roda da Sorte" até está bem escolhido.Formula Renault: Mais um pódio para o Formiga!
O fim de semana automobilistico teve mais resultados para os portugueses. Um deles já começa a ser muito conhecido, apesar da sua provecta idade: António Felix da Costa, mais conhecido pelo apelido "Formiga". Este fim de semana, a Formula Renault voltou à actividade no circuito holandês de Assen, onde o piloto português voltou de lá com mais um pódio.
Na segunda corrida, saiu da quarta posição, mas passou várias voltas a tentar roubar o terceiro lugar ao holandês Nicky Catsburg. Contudo, depois de duas tentativas frustradas, Catsburg fechou o caminho ao piloto português, que ficou com uma roda empenada no seu monolugar, enquanto o seu adversário saiu de pista, relegando-o de vez para quarto lugar final.WRC - Rali da Finlândia (Final)
Esta manhã, caiu mais um tabu no mundo dos Ralies. O de que na Finlândia, só ganham os finlandeses. Pois bem: em terra de nórdicos... Sebastien Löeb foi rei. E com mais estre triunfo, o seu quinto título mundial está cada vez mais próximo, e o seu lugar no Panteão, como o melhor piloto de todos os tempos, está a ficar cada vez mais próximo...Pela 42ª vez na sua carreira, o piloto francês de 34 anos venceu um rali a contar para o Mundial, e tornou-se no quarto estrangeiro a vencer este rali, e o terceiro não nordico (os outros dois foram Carlos Sainz e Didier Auriol). E claro, no final, as declarações do piloto reflectiam essa felicidade:
"É fantástico! Vencer na Finlândia significa muito para mim! Tudo fiz para vencer esta prova, e a vitória em si, é mais importante que os pontos que obtive. Foi uma grande batalha com o Mirko [Hirvonen] durante todo o fim-de-semana e nunca tivemos um pouco que fosse para descansar. Ele também realizou um trabalho magnífico ao lutar por cada segundo.", declarou, quase em êxtase.
Por seu lado, Mirko Hirvonen era o espelho da desilusão. "Tudo fiz para vencer, mas foi uma grande prova. Estou contente com a minha prestação, pois consegui andar a fundo o rali todo, mas o Séb foi capaz de encontrar um pouco mais, o suficiente para vencer!", afirmou.Formula 1 - Ronda 11, Hungria (Corrida)
Uma corrida na arena húngara é, se não houver novidades ou "golpes de estado", monótona. As raras vezes em que se vê algo de emocionante, ficam na História. A ultrapassagem do Piquet ao Senna, a ultrapassagem do Mansell e Senna, a chuvarada de 2006, essas são as tais excepções. Mas hoje tivemos três na aridez de uma corrida longa como aquela: a partida de Felipe Massa, o furo de Lewis Hamilton, e o golpe de teatro do piloto da Ferrari, a três voltas do fim.
Claro, com os problemas do lider, restou a Heiki Kovalainen "salvar a honra do convento". Lá conseguiu, caída do Céu, mas não menos merecida, a sua primeira vitória na Formula 1, no mesmo fim de semana em que ele renovou o seu contrato com a McLaren por mais uma temporada. Pode ser como escudeiro de Hamilton, mas quando o lider falha, ele lá está para ajudar a equipa. Um fiel escudeiro, sem dúvida.
A Toyota teve um fim de semana de sonho. Colocou Glock no pódio, e levou Trulli ao sétimo lugar, melhor do que por exemplo, a Renault, que deu Alonso em quarto e Piquet em sexto... o segundo lugar do alemão, actual campeão de GP2, foi inteiramente merecido por várias razões. Não só para compensar o desastre de Hockenheim, com aquele espectacular acidente na recta da meta, causada por uma suspensão quebrada, mas também para recompenasr o bom quarto lugar da grelha no dia de ontem. GP2 - Hungaroring (Corrida 2)
Hoje foi dia do suiço Sebastien Buemi se estrear na lista de duplos vencedores da GP2 este ano. A sua vitória desta manhã, no circuito dos arredores de Budapeste, foi conseguida superando o Super Nova de Andy Soucek e o iSport de Bruno Senna, que o acompanharam no pódio.
Quanto a Alvaro Parente... o calvário húngaro continuou. Primeiro foi a penalização em dez lugares, que o atirou para a última posição da grelha, para logo depois, ser abalroado pelo francês Romain Grosjean na sexta volta, quando este fazia uma tentativa de ultrapassagem. Graças a isso, o piloto francês vai ser penalizado em pelo menos dez lugares em Valência.GP Memória - Alemanha 1958
O Mundial de Formula 1 podia estar ao rubro, mas quase toda a gente sabia que o campeão seria inglês, pois os candidatos ao título (Hawthorn, Moss, Collins, Brooks) provinham todos das terras de Sua Majestade. O unico assunto pendente nesta temporada era saber que tipo de máquina ele pilotaria, se seriam as máquinas da Vanwall, ou os da Ferrari.
No meio da armada Cooper, estavam pilotos como Jack Brabham e Tony Marsh, mas também tinha um jovem de apenas 20 anos, recém-chegado à Europa, depois de ter começado a correr na sua tera natal, a Nova Zelândia. Chamava-se Bruce McLaren.
Na partida para as 15 voltas que compunham o enorme e infernal circuito alemão, Moss saltou para a frente, seguido por Brooks, Collins e Hawthorn. Contudo, antes do final da primeira volta, os dois Ferrari tinham passado Brooks, partindo em perseguição de Moss. Na terceira volta, Moss fica sem embraiagem, e entrega a liderança a Collins, que mantêm a distância sobre Hawthorn.
Entretanto, Brooks passa ao ataque, e tenta alcançar os Ferrari. no final da nona volta, apanha Hawthorn, e anda durante volta e meia a tentar ultrapassá-lo, o que consegue no inicio da volta dez. Então, ele passa a perseguir o líder, Peter Collins, e consegue também ultrapassá-lo. Este tem que reagir, pois a liderança do campeonato está em jogo.





