O nome de Arie Luyendyk é incontornável no automobilismo, especialmente na Formula Indy. Agora com 54 anos, Luyendyk ganhou as 500 milhas de Indianápolis em 1990 e 1997, e o seu filho, Arie Luyendyk Jr. tenta seguir os mesmos passos do seu pai, mas na Indy Lights, a categoria inferior da IRL.
Mas o que traz aqui este senhor, com uma carreira na Formula 3 e Formula 2 europeia, e que ele nunca correu na Formula 1, emigrando para a Indy em 1985, com uma carreira de sucesso? Pode nunca ter corrido, mas acham que alguma vez se sentou num desses bólidos?
Claro que sim! No final de 1979, Luyendyk fez um teste com um McLaren M26 em Brands Hatch, pois eles andavam à procura de um segundo piloto para a equipa, depois da saída de Patrick Tambay. Luyendyk esteve o dia todo a rodar com o carro, mas os tempos foram modestos. No final, a equipa escolheu um franzinho francês, que tinha evoluido no ano anterior na Formula 3 europeia. Era Alain Prost.
Já agora, este post é baseado noutro existente no F1 Nostalgia, o blog do Rianov Albinov.
1 comentário:
Olá, parece que Luyendyk testou também uma Ensign N174 em Paul Ricard/1975, como prêmio por ter se saído bem como piloto da Ensign na Fórmula 3 em 1974. Vc sabe algo sobre isso ?
Carlos Frederico de Noronha
cnoronha.gaz@terra.com.br
Vitória - ES
Brasil
Enviar um comentário