Digamos que pressentia isto ontem, após os treinos livres. Não porque tenha dotes adivinhatórios, basta ler os sinais. Quando, entre os vários "soundbytes" destes últimos tempos, Lewis Hamilton disse a frase "os Red Bull são ridiculamente rápidos", pressenti que isto ia ser como a velha frase do antigo jogador de futebol inglês, Gary Liniker "O futebol são onze contra onze, e no final, ganha a Alemanha". Aqui, nesta Formula 1 2010, a velha frase pode ser adaptada como algo do género "são 24 carros na grelha, mas a pole-position é da Red Bull". E foi o que aconteceu esta manhã, em Melbourne, com Sebastien Vettel. Só que agora teve a companhia de Mark Webber, o "homem da casa", e monopolizam a primeira fila.
Mas vamos por partes. Para chegar aqui, Vettel teve que superar uma concorrência forte, e ainda por cima, este ano quer mostrar que tem a melhor máquina do momento. Portanto, o resultado do Bahrein foi parcialmente vingado nesta madrugada. Mas para que esta seja competa, tem de ganhar amanhã.
"Foi um grande resultado para a nossa equipa. Estar na pole aqui é um pouco como uma vingança já que o Webber conseguiu a pole no GP da Alemanha do ano passado. Demos um grande passo para a qualificação, melhorando o carro e tornando-o mais eficaz. A ultima sessão foi uma questão de saber se chovia ou não e consegui fazer um bom tempo, com uma grande volta. Perdi um pouco de tempo já perto do final da volta, mas consegui a pole. Estou bastante contente, mas temos de esperar por amanhã, porque a corrida costuma ser bastante confusa com o Safety Car e outros incidentes, mas vamos ver como vai correr, estou na melhor posição para a corrida.", afirmou Vetttel na conferência de imprensa.
"Gostava de estar na pole, mas fiz o meu melhor, perdi algum tempo no sector intermédio, mas no geral, fizemos um grande trabalho, também para a equipa, com este resultado. Fomos muito rápidos na qualificação mas temos de esperar pela corrida", declarou o piloto australiano.
Quem demonstra estar também em forma são os Ferrari e McLaren. Se no Bahrein, Hamilton e Massa foram melhores, aqui em Melbourne foi Fernando Alonso e Jenson Button que partilharam a segunda fila da grelha de partida, e no caso do piloto da McLaren, a sua diferença foi bem mais contundente, já que Lewis Hamilton é um pálido 11º classificado na grelha, provavelmente fruto dos excessos de ontem á noite, e consequente multa da policia...
No caso da Ferrari, as diferenças foram poucas, pois Felipe Massa foi apenas sete décimos mais lento do que o espanhol, mas claro, este comela a ganhar um ascendente dentro da equipa. Será uma tendência para continuar? Vou dar mais umas corridas para ficar com certezas.
Já a Mercedes não aquece, nem arrefece. É certo que Nico Rosberg superou Michael Schumacher, mas ambos serão sexto e sétimo na grelha, respectivamente. E atrás deles está uma agradável surpresa: o Williams-Cosworth de Rubens Barrichello, que anda a aproveitar bem a sua experiência para desenvolver o carro da equipa britânica. E para fechar o "top ten", os suspeitos do costume: Adrian Sutil e Robert Kubica. Será que desta vez se vão portar bem? No Bahrein as coisas correram mal...
Destes, passamos para o outro extremo. Das novas equipas, topa-se que a Lotus é a novata mais sólida do campeonato. É sempre melhor do que a Virgin e a Hispania, e apesar de Jarno Trulli e Heiki Kovalainen serem quase dois segundos mais lentos que os outros (neste caso em particular, do Renault de Vitaly Petrov), já começam a cavar um fosso para os Virgin de Timo Glock e Lucas di Grassi. E na Hispania, os carros continuam na última fila, Com Bruno Senna a ser melhor que Karun Chandhok, mas desta vez não passaram vergonhas.
Agora resta acordar amanhã bem cedinho para ver o GP da Australia, esperando que seja um espectáculo diferente daquele que vimos no Bahrein. Assim esperamos.
Mas vamos por partes. Para chegar aqui, Vettel teve que superar uma concorrência forte, e ainda por cima, este ano quer mostrar que tem a melhor máquina do momento. Portanto, o resultado do Bahrein foi parcialmente vingado nesta madrugada. Mas para que esta seja competa, tem de ganhar amanhã.
"Foi um grande resultado para a nossa equipa. Estar na pole aqui é um pouco como uma vingança já que o Webber conseguiu a pole no GP da Alemanha do ano passado. Demos um grande passo para a qualificação, melhorando o carro e tornando-o mais eficaz. A ultima sessão foi uma questão de saber se chovia ou não e consegui fazer um bom tempo, com uma grande volta. Perdi um pouco de tempo já perto do final da volta, mas consegui a pole. Estou bastante contente, mas temos de esperar por amanhã, porque a corrida costuma ser bastante confusa com o Safety Car e outros incidentes, mas vamos ver como vai correr, estou na melhor posição para a corrida.", afirmou Vetttel na conferência de imprensa.
"Gostava de estar na pole, mas fiz o meu melhor, perdi algum tempo no sector intermédio, mas no geral, fizemos um grande trabalho, também para a equipa, com este resultado. Fomos muito rápidos na qualificação mas temos de esperar pela corrida", declarou o piloto australiano.
Quem demonstra estar também em forma são os Ferrari e McLaren. Se no Bahrein, Hamilton e Massa foram melhores, aqui em Melbourne foi Fernando Alonso e Jenson Button que partilharam a segunda fila da grelha de partida, e no caso do piloto da McLaren, a sua diferença foi bem mais contundente, já que Lewis Hamilton é um pálido 11º classificado na grelha, provavelmente fruto dos excessos de ontem á noite, e consequente multa da policia...
No caso da Ferrari, as diferenças foram poucas, pois Felipe Massa foi apenas sete décimos mais lento do que o espanhol, mas claro, este comela a ganhar um ascendente dentro da equipa. Será uma tendência para continuar? Vou dar mais umas corridas para ficar com certezas.
Já a Mercedes não aquece, nem arrefece. É certo que Nico Rosberg superou Michael Schumacher, mas ambos serão sexto e sétimo na grelha, respectivamente. E atrás deles está uma agradável surpresa: o Williams-Cosworth de Rubens Barrichello, que anda a aproveitar bem a sua experiência para desenvolver o carro da equipa britânica. E para fechar o "top ten", os suspeitos do costume: Adrian Sutil e Robert Kubica. Será que desta vez se vão portar bem? No Bahrein as coisas correram mal...
Destes, passamos para o outro extremo. Das novas equipas, topa-se que a Lotus é a novata mais sólida do campeonato. É sempre melhor do que a Virgin e a Hispania, e apesar de Jarno Trulli e Heiki Kovalainen serem quase dois segundos mais lentos que os outros (neste caso em particular, do Renault de Vitaly Petrov), já começam a cavar um fosso para os Virgin de Timo Glock e Lucas di Grassi. E na Hispania, os carros continuam na última fila, Com Bruno Senna a ser melhor que Karun Chandhok, mas desta vez não passaram vergonhas.
Agora resta acordar amanhã bem cedinho para ver o GP da Australia, esperando que seja um espectáculo diferente daquele que vimos no Bahrein. Assim esperamos.