sexta-feira, 26 de março de 2010

Formula 1 2010 - Ronda 2, Austrália (Treinos livres)

A Formula 1 chega este fim de semana a Albert Park, bem no meio de Melbourne, para correr o GP da Austrália, a segunda prova do ano. E muitos irão ver com redobrado olhar a corrida australiana para tirar conclusões sobre os novos regulamentos de 2010 para dizer se as novas regras modificaram a Formula 1 para melhor, pior ou nem por isso...

Nestas sessões de treinos livres, que não servem mais para adaptar das máquinas às condições da pista, na primeira sessão, o melhor foi o Renault de Robert Kubica, enquanto que no segundo, os melhores foram os McLaren de Lewis Hamilton e Jenson Button. Indicadores de que estes nomes terão de ser levados em conta amanhã, na qualificação? Sim... e não.

Sim, pelo simples motivo de que se pode contar com eles para uma passagem à Q3, e não porque existem imensos candidatos à "pole-position". Pode ser que Sebastian Vettel seja de novo o "poleman", pode ser que tenhamos uma primeira fila só de Ferraris, poderemos ter o alemão Michael Schumacher de volta ou até o "homem da casa", Mark Webber, dê um ar da sua graça e desvie as atenções dos seus compatriotas, mais interessados em rugby ou no "Australian rules football".

Mas o mais interessante, e mais constante, foi ver as prestações das novas equipas. E Melbourne pode confirmar a tendência, ao ver as Lotus de Jarno Trulli e Heiki Kovalainen como as melhores, com tempos quatro segundos mais lentos dos carros da frente, é certo. Mas já começam a incomodar alguns dos carros da frente e a cavar uma diferença en relação aos Virgin e Hispania, pelo menos na primeira sessão livre, pois na segunda, os carros de Bruno Senna e Karun Chandhok poucas voltas fizeram, sinal de que este carro ainda está muito "verde". E eu a pensar que os carros verdes eram os da Lotus...

Na madrugada de amanhã é altura da qualificação. Provavelmente será o tempo em que se tirarão algumas dúvidas. E não falo só em termos das equipas, também falo das máquinas.

Sem comentários: