sábado, 12 de janeiro de 2013

Youtube Motorsport Classic: Racing in Slow Motion, segundo Ato


O Matthias Mannizer (Mattzel89) é a pessoa por trás dos fabulosos videos "Racing in Slow Motion", e esta sexta-feira colocou o video que mostro agora. Ele explica a razão pelo qual fez isso:

"'O que é isto?!'", vocês podem questionar. Bom, é o que queria colocar originalmente no segundo ato do Racing In Slow Motion IV. Contudo, na altura em que o fiz, em julho, o audio (The Cinematic Orchestra - To Build a Home) ficou silencioso e tive de fazer uma edição 'em cima do joelho', levando-me a que escolhesse o 'trailer' do Dead Island Trailer.

Apesar de tudo, continuo a preferir esta parcela, e teria adorado inclui-la na versão original. Espero que gostem."

Ele tem razão. É um pedaço bem bonito e emotivo que seria uma mais valia no video original.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Dakar 2013 - Dia 7

A sétima etapa do Rali Dakar fez sair os concorrentes de Calama, no Chile, para Salta, na Argentina, e numa etapa em alta altitude - na ordem dos 4000 metros, ficou marcada pelo acidente mortal do motard francês Thomas Bourgin, de 25 anos, que foi vitimado pela colisão com um carro da policia chilena, na ligação para a etapa cronometrada. Apesar de assistido de imediato, acabou por não resistir aos ferimentos. Bourgin estava a fazer o seu primeiro Dakar e era o 68º da geral.

Nos automóveis, a etapa foi marcada pelo equilibrio. Stephane Peterhansel, Nasser Al Attiyah e Robby Gordon lutaram pela vitória na etapa, com o francês da Mini a levar a melhor, com dois minutos de diferença para o Buggy do qatari. Guerlain Chicherit foi o segundo na etapa, seguido por Robby Gordon, no seu Hummer. Nasser Al-Attiyah foi o quinto, atrás do argentino Orlando Terranova Carlos Sousa foi o nono na etapa com o seu Great Wall.

Na classificação, Stéphane Peterhansel aumentou ainda mais a margem que detém no comando da prova, ficando agora a três minutos e 14 segundos sobre o buggy de Nasser Al-Attiyah. Giniel de Villiers é o terceiro no seu Toyota, a 44 minutos e três segundos, na frente do russo Leonid Novistkiy, no seu Mini, a 48 minutos e 54 segundos. Carlos Sousa é décimo, a duas horas e sete minutos do líder, mas está a menos de cinco miunutos do oitavo posto.

Nas motos, e apesar desta etapa ficar marcada pela morte de Thomas Bourgin, o melhor foi Kurt Caselli, que venceu na frente do chileno "Chaleco" Lopez Contardo. O líder da prova, Olivier Pain, foi terceiro, a um minuto e um segundo, com o melhor português a ser Rúben Faria, quinto classificado, numa etapa onde Cyril Després teve problemas na sua caixa de velocidade do seu KTM e perdeu cerca de treze minutos. Hélder Rodrigues, no seu Honda, voltou aos maus resultados e foi apenas 19º, enquanto que Paulo Gonçalves foi o 23º a cortar a meta.

A etapa de hoje não tinha qualquer tipo de dificuldade ao nível de navegação, era muito rápida e em pista bem definida. Tentei ser rápido, mas a altitude condicionou o andamento. Para além disso é importante ter sempre em linha de conta que estamos a meio de uma etapa maratona e que portanto me vai caber tratar da mecânica da moto, sem poder contar com o apoio da nossa habitual estrutura de assistência”, salientou à chegada a Salta o piloto da Honda.

Apesar do meu resultado obviamente que não posso estar contente pois com o problema que o Cyril teve tudo vai ser diferente a partir de agora. Hoje foi uma Etapa bastante rápida e de fácil navegação. Tive de parar para ajudar o Cyril mas nada podia fazer e ele deu-me luz verde para arrancar e atacar. A partir desse momento foi sempre a recuperar. Apesar da altitude a minha KTM este perfeita! Grande moto! Um abraço para todos”, disse Ruben Faria no final da etapa.

Na geral, Pain destaca-se, com seis minutos e seis segundos sobre Chaleco Lopez Cotardo, e David Casteu é o terceiro, a seis minutos e 37 segundos do líder. Ruben Faria é agora o quarto, com quase cinco minutos na frente de Cyril Després.

O Rally Dakar continua amanhã entre Salta e San Miguel de Tucuman, na Argentina, em véspera do dia de descanso, num percurso de 779 quilómetros, 491 dos quais em setor cronometrado. 

The End: Guido Forti (1940-2013)

Avisou-me o Leandro Verde, dono do excelente Bandeira Verde, via Twitter: Guido Forti, o homem que esteve por trás da aventura da Forti na Formula 1, entre 1995 e 1996, morreu hoje aos 72 anos em Alessandria, no norte de Itália.

Nascido a 10 de julho de 1940, Forti começou o seu envolvimento no automobilismo em meados dos anos 70 quando montou uma equipa na Formula Ford para ajudar um piloto de Milão, chamado Teo Fabi. A aventura foi bem sucedida, e logo depois, passou para a Formula 3, e para a Formula 3000, onde acolheu alguns dos pilotos que passaram depois pela Formula 1 como Franco Forini, Emmanuelle Naspetti, Gianni Morbidelli e Enrico Bertaggia. Christian Fittipaldi guiou para eles em 1991, acabando no terceiro lugar do campeonato de Formula 3000.


Em 1994, a sua equipa acolheu Pedro Paulo Diniz e o dinheiro que piloto brasileiro trouxe, por ser filho do diretor do Grupo Pão de Açucar, entre outras coisas, foram mais do que suficientes para que no ano seguinte, Forti se aventurasse na Formula 1, com apoio brasileiro e pilotos tupiniquins. Diniz foi acompanhado pelo veterano Roberto Moreno e a primeira temporada foi marcada por um sétimo lugar na última corrida do ano, em Adelaide, apesar de um chassis desfasado, o FG01, desenhado por Giacomo Caliri e Sergio Rinland.

Apesar destes resultados, Guido Forti pensava que as coisas poderiam melhorar numa segunda temporada. Mas Diniz passou-se para a Ligier e com ele, foi-se grande parte do dinheiro que ele trazia. Assim sendo, Forti continuou, com Luca Badoer e Andrea Montermini, mas a meio do ano, a equipa começou a ter problemas em termos financeiros e acabou por se retirar a meio do ano, não sem antes vender a sua equipa a uma misteriosa Shannon Racing.

Contudo, quando esta falhou os seus pagamentos, Forti decidiu levá-la a tribunal para recuperar a sua parte da equipa. Conseguiu, mas já era tarde para recomeçar a sua aventura, após 44 corridas. Depois, Forti regressou ao automobilismo com uma equipa na Euro Formula 3000, em 2003, mas foi por pouco tempo.

O exemplo da Forti foi o último feito por um privado para chegar à categoria máxima do automobilismo e também o melhor exemplo de que, sem um grande financiador, as suas possibilidades de sobrevivência seriam bem pequenas. E a partir dali, apenas apareceriam as equipas de marca, como a Mercedes, Toyota, Honda e outras, ou então os multimilionários com fortuna suficiente para manter a operação por muitos anos. Somente em 2010, quando Max Mosley decidiu que era altura de reduzir custos na Formula 1, é que decidiu albergar quatro equipas, das quais apenas duas ainda existem: USF1, Caterham, Marussia e HRT.

E ssim foi-se mais uma personagem na história da Formula 1. Ars lunga, vita brevis.

Noticias: Mercedes revela o seu motor para 2014

A Mercedes revelou hoje no Facebook o desenho dos seus motores para 2014, os 1.6 Turbo que estarão nos seus carros e de mais uma equipa, sendo esta ou McLaren ou Force India. Andy Cowell, o responsável pelo desenvolvimento deste motor revelou que, ao contrário de alguns receios, ele vai ser barulhento. 

"Os motores terão um som alto, porém doce para os ouvidos. A frequência será alta também, com o turbocompresor girando a 125,000rpm, eles serão barulhentos. Quando se pára ao lado de um deles no dinamómetro, nada fica quieto e você tem de colocar os protetores de ouvidos", revelou. 

"Esses motores vão ter muito mais torque, especialmente nas saídas de curva, e isso será algo que todos querem ver", concluiu.

Lembrando Fabrizio Meoni, oito anos depois


A morte de Thomas Bourgin no Dakar é a última de uma série enorme de acidentes mortais na história do Dakar, umas mais "mediáticas" do que outras. E por uma coincidência arrepiante, acontece precisamente oito anos depois de Fabrizio Meoni, um dos motards mais vencedores do seu tempo, que venceu o Dakar por duas vezes, em 2001 e 2002, ainda o rali andava por terras africanas.

O Rodrigo Mattar e a Amanda Rondan lembraram-se dele neste dia, independentemente do que aconteceu hoje, mas a coincidência não deixa de ser enorme.

Meoni tinha carisma, e era por isso que todos não ficavam indiferentes ao seu estilo, e foi por isso que, quando ele teve o seu acidente mortal na 11ª etapa da edição desse ano, em Kiffa, no Mali, a caravana e todos os que acompanhavam, ficaram chocados com esse desfecho. Tinha 48 anos.

O video que coloco aqui, e que está no blog do Rodrigo, é da edição de 1998, quando eles largavam de Granada, e Meoni esta lixado da vida porque o GPS lhe traiu e o fez perder a etapa. E os locais acharam piada à situação...

Última hora: Motard morre no Dakar

O Dakar já teve a sua primeira fatalidade de 2013: o motard francês Thomas Bourgin, de 25 anos. As informações são ainda escassas, mas aparentemente ele morreu esta manhã, vítima de um acidente com um carro da policia na zona de Paso de Jama, no Chile.

A etapa de hoje do Dakar liga Calama, no Chile, a Salta, na Argentina, numa etapa que será decorrida em altas altitudes, entre os 2500 e os 4000 metros, e será a segunda etapa anterior ao dia de descanso.

Este é o segundo acidente em dois dias envolvendo membros e concorrentes do Dakar. Ontem, um veículo de apoio de um dos concorrentes, o Race2Recovery, uma equipa inglesa que tem como concorrentes ex-militares britânicos que ficaram feridos em combate no Afeganistão e Iraque, bateu contra dois táxis perto da fronteira entre o Peru e o Chile, causando duas mortes entre os passageiros desses taxis, e mais sete feridos.

Mais informações mais tarde.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Noticias: Kubica faz dez ralis em 2013

Robert Kubica vai fazer dez provas do Europeu de Ralis. O piloto polaco, que regressou ao ativo em setembro, depois de ano e meio em reabilitação por aquele acidente no Rali Ronda di Andora, em fevereiro de 2011, vai andar num Ford Fiesta da M-Sport a partir de março, no Rali Islas Canarias.

Segundo a Autosport britânica, Kubica esteve indeciso entre a Citroen e a Ford, mas depois decidiu-se por esta última. Entre os dez ralis em que vai participar, um deles será o Rali da Polónia, que vai acontecer entre os dias 27 e 29 de setembro.

Depois disto tudo, a grande incógnita em relação a Kubica será saber o seu comportamento em ralis de terra, algo do qual pouco ou nada se sabe, apesar de ser extremamente rápido nos ralis de asfalto.

Dakar 2013 - Dia 6

O sexto dia do Rally Dakar, numa etapa disputada entre Arica e Calama, no Chile, ficou marcado pelo conhecimento de um acidente envolvendo um camião de assistência do Dakar e dois taxis, perto da fronteira de Arica, resultando na morte de dois clientes de um taxi e ferimentos graves em mais sete pessoas.

Nos automóveis, o dia ficou marcado pelo ataque do qatari Nasser Al-Attiyah, que no seu buggy, à liderança de Stephane Peterhansel. O ataque resultou na vitória na etapa, que terminou com oito minutos e 36 segundos de vantagem sobre o francês da Mini. Apesar de Peterhansel manter o comando da prova, está agora bem mais pressionado, pois agora a diferença diminuiu-se para um minuto e 18 segundos. Robby Gordon foi o terceiro na etapa, enquanto que o russo Leonid Novistkiy aproveitou as dificuldades de Giniel de Villiers para se aproximar do terceiro lugar na geral.

Sorte diferente teve Carlos Sainz, que viu o motor do seu "buggy" se partir, acabando assim a sua participação no rali. 

Quanto a Guerlain Chicherit, acabou por ser o nono mais rápido da etapa, ascendendo ao quinto posto com o Buggy SMG, depois ontem de ter tido problemas com a direção assistida do seu Buggy, que o fizeram com que tivesse problemas fisicos nos seus pulsos e que colocaram dúvidas sobre a sua continuidade no rali. Já Nani Roma caiu para sétimo na geral, depois de ter perdido mais de meia hora, atascado nas dunas.

Quanto a Carlos Sousa, teve um bom dia no Dakar, que o fez ascender até ao nono posto no Dakar, a mais de duas horas do comando.

Nas motos, o chileno Chaleco Lopez Cotardo foi o melhor, seguido pelo português Ruben Faria, depois de Paulo Gonçalves ter liderado boa parte da etapa, até ter problemas mecânicos no seu Husqvarna, que o fizeram atrasar-se em mais de uma hora. Olivier Pain foi décimo na etapa, mas manteve a liderança, embora tenha visto Cyril Després a aproximar-se.

Quanto aos portugueses, para além de Gonçalves e Faria, Hélder Rodrigues foi o oitavo e já está no "top ten" da geral.

Perfeito! É o que posso dizer sobre esta etapa. Mais uma vez definimos uma estratégia e mais uma vez resultou em pleno. Uma Etapa difícil com muita pedra e muito pó. Consegui um bom ritmo de corrida mas sempre com uma grande margem de segurança e sempre a controlar a corrida do Cyril. Quero aproveitar este excelente resultado para agradecer a toda a equipa KTM / Red Bull pelo brilhante trabalho que têm feito todos os dias não só nas motos mas também comigo e com o Cyril, comida excelente e massagens milagrosas no final de cada Etapa. Aos meus patrocinadores e fãs o resultado de hoje é para vocês! Obrigado por todo o vosso apoio!”, referiu Ruben Faria.

Já Paulo Gonçalves não escondia o seu desalento: “O dia de hoje estava a correr na perfeição, estava na frente da corrida até à neutralização, mas logo após iniciar a segunda secção da especial a moto teve um problema elétrico que me obrigou a parar, tendo perdido muito tempo, terminando o dia na 64ª posição. Hoje foi um dia muito difícil para a equipa Husqvarna Speedbrain.

Amanhã, o Rali Dakar sairá do Chile para chegar à Argentina, saindo de Calama e terminando em Salta, numa etapa de 754 quilómetros para os carros e 806 para as motos, com uma especial cronometrada de 220 quilómetros para ambos.  

Na 5ª Coluna desta semana...


(...) Contudo, o dinheiro que Williams recebeu vindo da Venezuela tem dono: o "povo local". Digo isto porque a petrolífera PDVSA pertence do Estado e este age "em nome do povo". Mas por estes dias o seu "caudillo" vive provavelmente o seu último tempo de vida. Aos 58 anos, 14 deles no poder, Hugo Chavez sofre de uma forma agressiva de cancro e após quatro operações, agoniza agora na cama de um hospital cubano, e com o povo a não o ver - deveria ter tomado posse hoje - os rumores em Caracas voam céleres, quase todos eles a dizerem que ele já morreu (é o que dá quando metade da população não acredita nos seus governantes), e com os seus adjuntos a tentarem garantir ao povo que apesar da agonia do seu líder, é "business as usual". Ou se quisermos ser revolucionários: "A luta continua". 

Sim, as coisas lá na Venezuela por estes dias estão cada vez mais parecidas com uma comédia do género "Fim de Semana com o Morto" (ainda se lembram do filme?) do que um país civilizado, onde as pessoas esclarecedoras ficam devidamente vacinadas contra experiências caudilhistas. Mas deixando a politica de parte, o que me interessa é saber se a Williams conseguiria sobreviver sem o dinheiro venezuelano. 

A resposta é, felizmente, sim. (...)

A razão pela qual a politica da Venezuela tem a ver com a Formula 1 é o seu gordo patrocínio à Williams, nomeadamente a Pastor Maldonado. Numa altura em que nada se sabe sobre o real esatado de saúde do seu presidente, no dia em que ele deveria ter tomado posse, falo um pouco do estado atual da Willliams e o que precisa para eles voltarem para os dias de glória, que podem ester bem próximos.

E falo também de Pastor Maldonado, que tem de refinar a sua condução em 2013, para mostrar o potencial de rapidez que ele têm e demonstrar que não está ali pelos "petrodólares" venezuelanos. Tudo isto e muito mais, podem ler no Formula 1 Portugal, através deste link.

As últimas novidades do mundo do WRC

A pouco menos de uma semana do começo do Mundial, as equipas preparam-se devidamente para o começo do campeonato, seja a apresentar as suas novas cores, seja a preparar-se para as difíceis classificativas das estradas alpinas, à volta de Monte Carlo.

A M-Sport aproveitou hoje a inauguração do Salão Automóvel de Birmingham para apresentar a nova decoração dos seus carros para 2013, nos seus Ford Fiesta. Os carros de Evgueny Novikov, Thierry Neuville e Mads Ostberg serão apoiados pelo Turismo do Qatar, no qual um dos carros pertencerá a Nasser Al-Attiyah.

Quem não vai estar em Monte Carlo será Henning Solberg, mas hoje ele confirmou a sua inscrição no Rali da Suécia, que vai marcar assim o seu regresso aos comandos de um WRC, um anos depois. Contudo, o piloto norueguês vai estar aos comandos de um Ford Fiesta RS WRC e não de um Mini JCW WRC, como inicialmente se previa.

Entretanto, rumores na Austria indicam que a Stohl Racing, de Manfred Stohl, poderá ser a equipa responsável pelo desenvolvimento pelo Hyundai i20 WRC. Há vários dados que apontam para essa situação e embora se tenha escusado a comentar, Manfred Stohl, dono da equipa que colocou o ano passado Daniel Oliveira a correr no WRC, entre outros, pediu compreensão e disse... que não pode dizer mais nada.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Dakar 2013 - Dia 5

A etapa de hoje, entre Arequipa, no Peru, e Arica, no Chile, determinou o adeus às pistas peruanas por parte do Rally Dakar, chegando ao Chile e ao deserto do Atacama, a alta altitude, numa etapa extraordinariamente técnica.

Nos automóveis, o vencedor do dia foi Nani Roma, seguido por Stephane Peterhansel, numa dobadinha da Mini nesta etapa. Para o piloto francês, isto significou ganhar tempo - cinco minutos, mais concretamente - a Nasser al Attiyah, que foi sétimo na etapa e agora tem uma diferença de nove minutos e 54 segundos sobre o Mini do piloto francês.

O sul-africano Giniel de Villiers é agora o terceiro na geral, depois de ter sido quarto na etapa, atrás do Hummer de Robby Gordon. Carlos Sainz foi quinto, mas ambos estão muito atrás na classificação geral. Quanto a Carlos Sousa, o português da Great Wall foi o décimo na etapa, fazendo com que se mantivesse na 11ª posição da geral.

Foi uma etapa sem o grau de dificuldade das anteriores e que exigiu apenas alguns cuidados numa zona mais rochosa do percurso. A especial era muito bonita e guiámos sem problemas, muito concentrados e a um ritmo sempre consistente”, resumiu o piloto português à chegada à Arica.

Ainda falta muita corrida e mantém-se tudo em aberto, sendo certo que a passagem pelo Atacama, já a partir de amanhã, reserva sempre muitas surpresas… O carro continua sem problemas e acredito que podemos subir mais alguns lugares na geral até ao dia de descanso. Sem loucuras, mas andando sempre de forma consistente”, prometeu.

Nas motos, David Casteu foi o melhor, seguido de Olivier Pain, ambos em Yamaha. A dobradinha foi suficiente para consolidar a liderança a este último, já que Joan Barreda Bort teve problemas e esteve parado por muito tempo na etapa.

Cyril Després foi o terceiro, estando agora na mesma posição na classificação geral, na frente de Ruben Faria, que na etapa foi apenas 13º. Faria ficou atrás de Helder Rodrigues, que foi oitavo na etapa e ascendeu ao 13º posto da geral, na frente de Paulo Gonçalves, que é o 16º. Bianchi Prata teve problemas e atrasou-se na classificação.

Esta foi uma etapa em que o cenário mudou radicalmente. Foi uma etapa relativamente curta mas com algumas partes bem complicadas. Vim muito tempo atrás do Farres e só na parte final consegui passar para a frente dele e ficar liberto do pó que a sua moto levantava”, salientou Helder Rodrigues à chegada a Arica. 

Hoje foi mais um bom dia para a equipa e principalmente para mim pois subi mais um pouco na geral. A etapa era dura com muito pó, pedras e algumas passagens de ribeiras. Consegui um bom ritmo desde o início, sempre sem arriscar o que me garantiu não perder muito tempo para os primeiros. Continuo muito bem fisicamente e a minha KTM está cada vez melhor. Amanhã voltam outra vez as dunas, o que significa atenção redobrada na navegação. Muito obrigado aos meus patrocinadores e aos meus fãs”, comentou Ruben Faria no final da etapa.

O Rally Dakar voltará amanhã para uma etapa entre Arica a Calama, no Chile, no total de 767 quilómetros, dos quais 454 serão feitos em especial cronometrada, num regresso às dunas. 

As minhas escolhas para os Shorty Awards de 2013

Esta segunda-feira começaram as votações para os Shorty Awards de 2013, um prémio feito para eleger os melhores "tweets" e contas do Twitter. Confesso que a principio não sabia se deveria participar este ano, mas depois decidi que sim, depois de ter estado nos primeiros lugares na categoria #blogger. E assim decidi que iria estar em duas categorias, essa e o #f1, que é uma categoria de comunidade.

Este ano, há novidades: o pessoal do Shorty Awards decidiu criar categorias especificamente para alguns países. Existem quinze este ano, e o Brasil é um deles (#Brazil), onde se pode escolher a melhor conta do Twitter desse país. Mas também pode-se fazer uma categoria e colocar o nosso país, e por acaso, decidi fazer isso também (#portugal), só para o gozo.

E para criar a tua própria categoria, é simples: basta ires ao "other" (outro) e escreveres depois do hashtag (#) a categoria que queres que exista. Eu fiz isso no ano passado quando criei a categoria F1 e voltei a fazê-lo este ano. Para votarem em mim, é simples: sigam este link: http://shortyawards.com/Speeder76

Mas para além de mim mesmo, existem outras pessoas que apoio nestes prémios, e do qual peço para que votem neles. A minha escolha para a categoria de #journalist é para o Rodrigo Mattar, que já comentou para a SporTV brasileira e que agora tem o blog A Mil Por Hora (rodrigomattardotcom.wordpress.com)

Para ir votar nele, eis o link: http://shortyawards.com/rodrigomattar71

Outro apoio meu é para uma personagem que admiro muito: o finlandês Antti Kalhola. Depois de ter sido convencido pela sua namorada a fazer uma conta no Twitter, decidi inscrevê-lo na categoria #youtubestar, porque acho que pela qualidade dos seus videos, bem merece ser pesadamente votado por todos nós, que o admiramos. Assim sendo, para o fazer, basta seguir este link: http://shortyawards.com/anttikalhola

Outro meu favorito pessoal no Twitter e que queria que se fizesse um massivo apoio, era ao Taki Inoue. O ex-piloto japonês da Arrows, surpreendeu muita gente quando fez a sua conta na rede de microblogging, depois de muitos anos de silêncio, e surpreendeu depois devido às suas tiradas sarcásticas e bem humoradas. Podem votar nele ou na categoria #f1 ou na categoria #humor ou até na #weird (estranho) mas o que queria era que nós votássemos massivamente nele, porque merece. O link para votar nele é este: http://shortyawards.com/takiinoue

Portanto, eis as minhas escolhas. Pode ser que nenhuma delas dê para chegar ao prémio, mas ao menos  sirva para podemos divertir-nos.

A capa do Autosport desta semana

A capa do Autosport desta semana fala em especial sobre a antevisão do WRC, mais concretamente do Rali de Monte Carlo, que vai começar no dia 15. E por lá, neste especial de oito páginas que a revista dedica, sob o título "Mundial de Ralis ja mexe", estão coisas como os carros em disputa, os pilotos que irão participar nas equipas oficiais, desde Sebastien Loeb a Mikko Hirvonen, passando pelos estreantes Volkswagen, de Jari-Matti Latvala e Sebastien Ogier.

Em cima, ainda a falar sobre ralis, o jornal refere sobre a história das 250 vitórias em ralis por por parte da Michelin, a marca francesa dos pneumáticos.

Em baixo, referências ao Rally Dakar e à Africa Race, com o buggy de Carlos Sainz e o camião de Elizabete Jacinto, que tiveram sortes diferentes nas respectivas competições.


Noticias: Félix da Costa mantêm-se na WSR em 2013

A Red Bull confirmou hoje que o português António Félix da Costa continuará na World Series by Renault (WSR) na temporada de 2013, como piloto da Arden Caterham. O piloto português de 21 anos, que em 2012 terminou a temporada no quarto lugar do campeonato, depois de ter entrado a meio do ano, acabando por vencer quatro das cinco últimas corridas da temporada passada, tem como objetivo lutar pelo título da categoria, para depois tentar dar o pulo para a Formula 1 no inicio da próxima temporada.

Estou muito contente por ter o meu programa desportivo definido para esta importante época. Agora é tempo de preparar todos os detalhes em conjunto com a Arden de forma a estarmos na máxima força desde o início e em posição de lutar pelo título, apesar de saber que a concorrência irá ser fortíssima”, começou por afirmar. 

O piloto de Cascais, e que acabou a temporada anterior a vencer o GP de Macau de Formula 3, não escondeu a importância desta nova temporada na WSR, como parte da sua caminhada até à Fórmula 1, mas confessa que não está a sentir alguma pressão extra por esse facto: “Sei que é uma época importante, pois estamos cada vez mais perto da Fórmula 1, mas estou tranquilo e muito concentrado na World Series, categoria que a Red Bull nunca venceu no passado”, comentou.

Félix da Costa ainda espera pelo seu companheiro de equipa, mas já sabe que os primeiros testes acontecerão no final de fevereiro. 

Youtube Motorsport Legend: Os 50 anos da Lamborghini


A Lamborghini faz 50 anos em 2013. Criada por Ferruchio Lamborghini, um fabricante de tratores agrícolas de Sant'Agata Bolognese, como resposta a um desabafo de Enzo Ferrari, que estava cansado das suas queixas em relação à fabricação do seu 250, teve vários soluços ao longo da sua história - chegou a pertencer a um... indonésio, neto do então ditador Suharto - antes de chegar no inicio do século XXI às mãos do Grupo VAG, que decidiu reavivar a marca com modelos como Murcielago, Gallardo e agora, o Aventador.

O video que aqui coloco é uma amostra da história da marca, que nos primeiros anos fez coisas como o Miura, com um motor V12 em posição perpendicular e desenhado nas horas vagas por um grupo de engenheiros que incluía um jovem Gianpaolo Dallara, o Countach e o Diablo - já agora, quase todos os modelos são ou nomes de circuitos (Jarama, Kyalami) ou de touros (Miura, Murcielago, Gallardo...). A unica excepção é o Countach, que não é mais do que... um piropo de origem piedmontesa.

Vi este video no Athena Grand Prix, o blog da Ingryd Lamas.  

Rumor do dia: Bruno Senna vai de Mercedes... na DTM

Bruno Senna já tem um plano B e vai usá-lo antes das vagas se fecharem na Formula 1. Isto, a serem verdadeiras as noticias veiculadas pela imprensa inglesa, que afirmam que ele será piloto da Mercedes... na DTM. O anuncio poderá ser feito nos próximos dias e aparentemente, só faltará a assinatura do piloto.

Aparentemente, aquele teste que fez no Autódromo do Estoril, no inicio de dezembro, fez com que os responsáveis da marca ficassem satisfeitos por ele e o propuseram um contrato, caso ele não encontre vaga nem na Caterham, nem na Force India. Como nesta última, a escolha está reduzida num duelo entre Adrian Sutil e Jules Bianchi, e a Caterham colocou o segundo lugar "em leilão", com Luiz Razia, Vitaly Petrov e Gierdo Van der Garde à busca desse lugar, provavelmente Senna decidiu assegurar um plano B, caso as coisas não aconteçam, como tudo parece indicar que vai acontecer.

Durante muito tempo se pensou que o segundo assento da Caterham poderia ser seu, mas as garantias dos outros pilotos se tornaram melhores, e muito provavelmente, a prioridade da equipa de Tony Fernandes parece ser de manter Vitaly Petrov, como forma de recompensa pela melhor posição de sempre da marca, um 11º lugar em Interlagos. Petrov arranjou patrocínios na Rússia suficientes para manter o lugar para 2013.

Caso se confirme - a Mercedes têm ainda cinco vagas para preencher, ao contrário da Audi e da BMW, que tem apenas uma vaga - a competição de origem alemã está cada vez mais a "latinizar-se" e a ser uma boa alternativa à Formula 1. Senna poderá ser o segundo piloto brasileiro na DTM, depois de Augusto Farfus, na BMW, e poderá juntar-se aos espanhois Jaime Alguersuari e Roberto Merhi, ao italiano Edoardo Mortara e ao português Filipe Albuquerque, numa grelha que se vai alargar para 24 nesta temporada de 2013.

Veremos como as coisas se resolverão, mas a Formula 1 parece ser mais uma porta fechada.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Dakar 2013 - Dia 4

A etapa de hoje, entre Nazca e Arequipa, ainda em terras peruanas, era considerada pela organização como a "etapa rainha" do Dakar, devido à enorme quantidade de dunas que se apresentavam pelo caminho.

Nos automóveis, o dia foi marcado pelo duelo entre Nasser Al Attiyah e Guerlain Chicherit, com o buggy do qatari a levar o melhor sobre o Mini do piloto francês, por apenas meio minuto de diferença. Foi um duelo a quatro, pois Stephane Peterhansel e Carlos Sainz estiveram envolvidos, até que o piloto espanhol teve problemas e atrasou-se.

Peterhansel pode ter acabado a etapa na terceira posição, mas consolidou a liderança, desta vez com um avanço de cinco minutos sobre Nasser Al-Attiyah. O sul-africano Giniel de Villers, no seu Toyota, consolidou o terceiro lugar da geral, apesar de estar já a mais de meia hora sobre o lider.

Quanto a Carlos Sousa, o piloto português teve um bom dia, acabando a recuperar lugares. Agora, o piloto da Great Wall está na 11ª posição da geral.

Para Carlos Sainz, a etapa foi-lhe problemática. Depois de ontem ter-se queixado de que a organização lhe ter "devolvido" os 21 minutos que a organização lhe tirou na segunda etapa, devido a uma alegada avaria no GPS, e de ter perdido meia hora devido a problemas elétricos no seu "buggy", desta vez, depois de ter estado envolvido na luta pela vitória, ficou parado no quilómetro 147 durante muito tempo, atrasando-se ainda mais na classificação, ficando por agora, fora dos dez primeiros. 

Outro dos azarados de hoje foi Robby Gordon. O americano continua a ser capaz do melhor... e do pior. Depois de ter sido segundo classificado na etapa de ontem, hoje voltou aos azares, ao capotar o enorme Hummer, acabando por ficar de rodas para o ar, à espera que alguém o virasse. Em termos físicos, nada sucedeu à equipa, e quanto a Gordon, foi mais um episódio da sua longa carreira no "off-road" e no Dakar. No final, ele retomou a prova, mas desta vez, acumulou mais quatro horas de atraso em relação à geral.

Nas motos, o grande vencedor do dia foi o espanhol Joan Barreda Bort, a bordo do seu Husqvarna, com oito minutos de avanço sobre o Honda do francês Olivier Pain, que ascendeu ao comando, já que Cyril Després atrasou-se, perdendo 17 minutos e fazendo-o cair para o terceiro lugar da geral.

Quanto aos portugueses, Hélder Rodrigues deu-se bem, com o piloto da Honda sa terminar no quinto lugar na etapa, o que deverá permitir subir alguns lugares na geral, enquanto que Rúben Faria ficou atrás de Rodrigues, no sexto posto, mantendo-se nesse lugar na classificação geral. Paulo Gonçalves foi apenas 18º na etapa e está na 21ª posição da geral.

O Dakar são quinze dias de corrida com muitos imponderáveis e temos de ser muito calculistas na maneira como o abordamos. O mais importante é não cometer erros, particularmente na navegação. Estou satisfeito por ter conseguido recuperar de forma significativa na etapa de hoje e amanhã tudo farei para melhorar ainda mais a minha classificação”, salientou Hélder Rodrigues, à chegada a Arequipa.

Ruben Faria, mais eufórico, comentou: “Isto é o Dakar! Resolvi atacar desde início para me aproximar ao máximo do Cyril pois com o resultado de ontem ele saiu à minha frente e tenho que andar sempre junto dele. Foi uma Etapa com uma navegação difícil principalmente na fase inicial. Muito obrigado aos meus patrocinadores e aos meus fãs por todo o apoio diário. Um abraço especial para vocês”.

A etapa de amanhã levará máquinas e pilotos de Arequipa, no Peru, para Arica, no Chile, no total de 509 quilómetros para carros e 411 para as motos, dos quais 172 quilómetros (para os carros) e 136 km (para as motos) serão em troço cronometrado.  

Youtube Dakar Rally II: O capotamento de Robby Gordon

Robby Gordon, uma vez mais, igual a si mesmo: capaz do melhor e do pior. Depois do segundo lugar na etapa de ontem, o americano, sempre excessivo, capotou na etapa de hoje, entre Nazca e Arequipa, deixando o seu Hummer virado com as rodas no ar e a precisar de assistência.

Youtube Dakar Rally: o acidente de Krystof Holowczyc


Vi esta no Supermotores.net: o acidente que o piloto polaco Krystof Holowczyc teve ontem na terceira etapa do Dakar, entre Pisco e Nazca, com o seu Mini. Depois disso, podemos agora compreender porque é que o pessoal tem muito cuidado quando passam pelas dunas de areia...

Holowczyc foi evacuado de helicóptero para o hospital de Lima, no Peru, com costelas fraturadas e um traumatismo na coluna, enquanto que o seu navegador, o português Filipe Palmeiro, nada sofreu.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Dakar 2013 - Dia 3

O terceiro dia do Rally Dakar, que ligou Pisco a Nazca, no Peru, começou com uma “decisão de secretaria”, com a organização a dar razão a Carlos Sainz à queixa que fez à organização devido à avaria do seu GPS durante o percurso na etapa anterior e que tinha passado na mesma pelos controles. Depois de uma cuidadosa observação, a organização decidiu que ele afinal tinha ganho a etapa com uma vantagem de três minutos e 20 segundos sobre o francês Stephane Peterhansel, mantendo assim a liderança.

A etapa de hoje ficou marcado por mais um dia de grande dureza nesta edição do Dakar onde mais uma vez as dunas de areia foram rainhas. Nos carros, o grande vencedor do dia foi Nasser Al-Attiyah, que no dia anterior, a organização equivocou-se, ao penalizar em três horas afundando-se até à ultima posição da geral. Reposta a verdade, ele venceu e subiu ao segundo lugar da geral. Robby Gordon, no seu Hummer, foi o segundo classificado, na frente de Stephane Peterhansel, que com isto ascendeu à liderança do rali, já que Carlos Sainz teve problemas e perdeu 21 minutos na geral, caindo para o quinto lugar na classificação.

Quanto a Carlos Sousa, o piloto português da Great Wall perdeu quase 30 minutos na fase inicial da especial, terminado a etapa no 25º lugar, a 52 minutos e 47 segundos de Al-Attiyah, o mais rápido no percurso. Por causa disso, Sousa caiu oito lugares e agora é o 17º da geral.

A etapa ficou também marcada pelo acidente do polaco Krzysztof Hołowczyc, que aconteceu a 40 km do final da especial. O piloto do Mini foi assistido devido a dores nas costelas, enquanto que o seu navegador, o português Filipe Palmeiro, nada sofreu.

Na classificação geral, Peterhansel lidera, seguido pelo buggy de Nasser Al Attiyah, a seis minutos e 33 segundos de Peterhansel, com o Toyota do argentino Lucio Alvarez no terceiro posto. O russo Leonid Nowitsky é o quarto, no seu Mini, na frente de Carlos Sainz e do sul-africano Giniel de Villers, no seu Toyota. 

Nas motos, a terceira etapa do Dakar foi vencida pelo chileno Chaleco Lopez, com Paulo Gonçalves em segundo, a pouco mais de um minuto. O francês Cyril Desprès foi terceiro, na frente de Alessandro Botturi, e tornou-se no novo líder da categoria.

A etapa correu muito bem, consegui impor um bom ritmo desde o início até ao final e terminei em segundo. Toda a equipa está a fazer um excelente trabalho e continuamos a mostrar todo o potencial da Husqvarna TE 449 RR”, afirmou. Paulo Gonçalves, que por causa disso, subiu ao 16º lugar da geral.

Quanto aos outros portugueses, Rúben Faria ficou parado no início da especial, perdendo 18 minutos na etapa, pois teve de ficar à espera de Cyril Després, que tinha tido dificuldades em passar uma duna, no inicio da etapa. Com isso, Faria é agora o 11º da geral, a dez minutos e 47 segundos de Després.

Foi uma etapa previsível pois com o resultado de ontem já sabia que teria que parar e esperar pelo Cyril. Mais uma vez muita areia mas tudo correu muito bem. Estou fisicamente forte e com um bom ritmo de corrida. A KTM está perfeita e o Red Bull que bebi esta manhã ajudou-me a voar sob as dunas. Obrigado aos meus patrocinadores e aos meus fans por todo o apoio que me dão diariamante. Agora vou falar com os mecânicos e depois começar a preparar a etapa e a estratégia para amanhã”, referiu Ruben Faria à chegada a Nazca.

Quanto a Hélder Rodrigues, continua muito abaixo do que é capaz no seu Honda, perdendo mais 25 minutos à geral, especialmente na última parte da etapa devido a novos problemas de gasolina. Assim sendo, ele caiu para o 28º lugar da geral.

O Dakar ainda está no início e como já deu para se perceber a edição deste ano vai apresentar dificuldades muito superiores às dos anos anteriores. Estou confiante de que vamos ultrapassar estas complicações iniciais – é necessário ter em linha de conta que este projecto do Team HRC é muito recente e que a nossa Honda ainda está numa fase de desenvolvimento – e que vamos conseguir mostrar todo o nosso valor”, comentou.

O Dakar continua amanhã, entre Nazca e Arequipa, no total de 718 quilómetros, 288 dos quais percorridos em tempo cronometrado.

O fator Bruno Senna na equação do momento

Tenho mantido calado em toda esta história sobre as vagas que sobram na Formula 1 porque acho que não tenho nada para comentar. Mas não fico indiferente ao que se passa no Brasil, principalmente com a quase obsessão que existe sobre o destino de Bruno Senna em 2013. Acho que é um exagero, apesar de entender as ânsias das pessoas, que gostariam de o ver com a sua situação resolvida o mais depressa possível.

Outra das razões pelos quais me mantive calado é que sou muito cauteloso em relação a rumores e boatos. Numa altura em que as noticias são escassas, e os sites noticiosos agarram tudo o que se mexe, mesmo noticias requentadas com três anos de idade, do qual o jornalista Joe Saward se queixou fortemente no inicio do Ano Novo, não desejo entrar nesse remoinho ansioso de noticias, só porque "da Ibope", como dizem os brasileiros. Para falar disso, ou tenho elementos sólidos... ou não falo de todo.

Assim sendo, hoje toco no assunto por dois motivos: depois de muitas semanas de silêncio, começa-se a falar sobre Force India e Caterham. Do lado da equipa de Tony Fernandes, a MTV3 finlandesa falou ontem que muito provavelmente a equipa decidiu que a segunda vaga só será preenchida em fevereiro, já quando alguns dos novos carros começarem a rolar em Jerez. E segundo ouvi ainda hoje - e esta não vêm em jornal algum, é de alguém ligado a um dos pilotos envolvidos - a vaga pode ser a quatro, dois deles brasileiros: Luiz Razia, Bruno Senna, Gierdo van der Garde e Vitaly Petrov, todos eles com valores a rondar os 15 milhões de euros. Em suma: a Caterham decidiu fazer um leilão.

Mas nesse "leilão" poderá estar envolvida a Force India. Isto porque fala-se hoje que a Renault apresentou os seus serviços em termos de motores em 2014, em melhores condições do que a Ferrari, que Vijay Mallya deseja ter - para além de ser mais baratos que a Mercedes - poder dar a Jules Bianchi a sua oportunidade na Formula 1. E isto pode significar que Paul di Resta poderá ter o seu lugar em perigo, pois é um piloto colocado pela Mercedes e a marca francesa quer impôr Bruno Senna, caso Mallya aceitasse os motores Renault. Mas parece que, apesar de tudo, o patrão da Force India - agora cheio de dinheiro após a venda de parte da Kingfisher no final do ano passado, quer estes dois pilotos: Adrian Sutil e Jules Bianchi. Seja agora em 2013, seja no ano que vêm, quando vieram os novos motores 1.6 Turbo.

Em suma, é assim como andam as coisas neste momento. E falo disto agora porque tenho elementos sólidos para falar. E hesito nisto, porque continua a não ser conclusivo.

Youtube Dakar Rally: um belo malabarismo!


Uma bela imagem de hoje do Rally Dakar foi este "malabarismo" do motard chileno Pedro Cabrera, com o dorsal numero 160 nas costas. Quero acreditar que foi metade treino, metade instinto...

Agradeço ao Charles Hallan por ter-me mostrado o video.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Dakar 2013 - Dia 2

Depois de um primeiro dia onde todos cumpriram uma pequena classificativa entre Lima e Pisco, no Peru, máquinas e pilotos tinham hoje um dia complicado numa etapa à volta das dunas que cercam a cidade de Pisco, num percurso de 242 quilómetros. A principio, começavam com terra compactada até às primeiras dunas, a partir do quilómetro 136, e até ao fim da etapa, todos tiveram de as enfrentar. 

Nos carros, Carlos Sainz começou bem, mas acabou por se atrasar bastante e a ceder o comando ao Mini de Stephane Peterhansel, que venceu a etapa com um avanço de 16 minutos sobre o segundo classificado, o sul-africano Giniel de Villiers, no seu Toyota. Um minuto atrás de De Villiers ficou o francês Romain Chabot, no seu buggy. O russo Leonid Novistkiy foi quarto na tirada, no seu Mini, e está na mesma posição da geral, na frente do buggy de Nasser Al-Attiyah, o quinto. Lucio Alvarez, no segundo Toyota, acabou por ser sexto na etapa, à frente do polaco Holowczyc, no MINI da X-Raid. Carlos Sousa acabou por ser nono classificado nesta etapa com o seu Great Wall.

Nas motos, o vencedor foi o espanhol Juan Barreda Bort, no seu Husqvarna, que se transformou no novo comandante do Dakar, a cinco minutos e meio do português Ruben Faria, no seu KTM, e seis minutos e 36 segundos de Juan Pedrero Garcia. David Casteu foi quarto e Cyril Després acabou por ser o quinto. Quanto ao anterior líder, o chileno Lopez Cotardo, perdeu muito tempo e cai para o vigésimo posto da geral.

Foi uma etapa tranquila onde cedo encontrei um bom ritmo. Estou bem fisicamente e a minha KTM está perfeita. Amanhã vou ter que esperar pelo Cyril o que vai condicionar o meu resultado no final do dia mas é para isso que cá estou. Obrigado aos meus patrocinadores e aos meus fãs que diariamente acompanham a minha participação e que me dão motivação e energia para a Etapa seguinte. Agora vou beber um Red Bull e preparar tranquilamente o meu road book para amanhã”, comentou Ruben Faria.

Em relação aos outros portugueses, Hélder Rodrigues, no seu Honda é o 15º da geral - perdendo muito temo devido à falta de gasolina - a 12 minutos e 32 segundos do líder. Paulo Gonçalves é 22º no seu Husqvarna e Pedro Bianchi Prata é 57º.

Estava a fazer a etapa de acordo com o que tinha planeado. Já sabia que na fase inicial iria perder algum tempo nas ultrapassagens, na medida em que havia bastante pó e não queria correr qualquer tipo de risco. Mas depois comecei a ter o terreno mais aberto e a poder andar mais a fundo. Infelizmente, a meia dúzia de quilómetros da chegada, apercebi-me que estava com pouca gasolina e fui forçado a dosear o andamento, para não correr o risco de ficar parado no meio do sector selectivo”, salientou Helder Rodrigues.

Amanhã, maquinas e pilotos sairão de Pisco, rumo a Nazca, numa especial de 343 quilómetros, 243 dos quais numa especial cronometrada.

Top Gear também está de volta... na América


Mark your calendars! #TopGear is back Tuesday Jan 29th 9pm @ !!! Don’t miss it! 10 shows coming your way. Hope you love them!
@RutledgeWood
Rutledge Wood
Há quem ache que o Top Gear USA seja uma mera imitação do original, mas acho que aos poucos, aquele trio constituído por Tanner Foust, Rutledge Wood e Adam Ferrara está a fazer algo bem interessante, pelo menos dos episódios que andei a ver. 

A última temporada acabou há algum tempo, mas eles vão voltar em breve, com óbvia marcação em relação ao TG original. Isto porque Rutledge Wood anunciou na passada quinta-feira no seu Twitter que o TG americano estaria de volta... a 29 de janeiro, dois dias depois dos ingleses arrancarem com outra temporada na BBC.

A nova temporada terá dez episódios, menos três ou quatro do que o britânico, mas eles não têm os "especiais" que costuma haver no lado britânico. Mas para os "TG maníacos", fevereiro vai ser um mês "gordo", com os dois programas no ar quase ao mesmo tempo.