No sábado, 20 de setembro, Juan Pablo Montoya tornou-se "cinquentão". O piloto colombiano, um dos mais velozes e mais excitantes do seu tempo, nas suas passagens pela Williams e McLaren, entre 2001 e 2006 - uma carreira notavelmente curta na Formula 1. Diz-se isso, comparado com a NASCAR e IndyCar, onde ganhou em 1999, empatado em pontos com Dario Franchitti, mas como tinha mais vitórias, ficou com o ceptro.
E hoje, falo sobre as 500 Milhas do ano 2000. E como isto levou a Chip Ganassi a trocar de lado.
Quem conhece a história, sabe que desde 1996 que acontecia uma cisão entre CART e a IRL. Se grande parte das equipas estavam na primeira, na segunda, eles tinham a corrida mais importante do ano: a Indy 500. É por causa disso que as grandes equipas de então - Chip Ganassi, Penske, Newman-Haas, entre outros - estavam na CART.
Mas a Chip Ganassi decidiu tentar a sua sorte na série mais "pequena". Afinal de contas, eles tinham a melhor corrida. Que não diminuía o seu interesse, mesmo sem os principais pilotos. Ainda por cima, eles tinham o campeão de 1999, o colombiano Montoya.
Ele era mesmo veloz: campeão da Formula 3000 em 1998, no ano seguinte, tinha triunfado na sua primeira temporada, apesar de ter igualado com Dário Franchitti no campeonato, ganhando porque tinha mais vitórias (sete contra três do escocês).
A entrada da Chip Ganassi na Indy 500 foi bem recebida no pelotão da IRL, apesar de ser um "one-off". Montoya e Jimmy Vasser, campeão da CART em 1996, eram considerados entre os favoritos, numa edição com duas mulheres no pelotão: as americanas Lyn St. James e Sarah Fisher. Contudo, o "poleman" foi Greg Ray, relegando Montoya para o segundo lugar, enquanto Vasser foi sétimo.
O dia da corrida foi bem comprido. Chovera durante boa parte do dia, e a pista estava molhada na hora em que a corrida deveria começar. Montoya e Vasser tinham estado, 24 horas antes, em Nazareth. para correrem pela CART, numa corrida que tinha sido adiada - deveria ter corrido em abril, mas foi adiada devido à queda de neve naquele final de semana.
Quando Mari Hulman George deu a famosa ordem "Drivers, Start Your Engines!", eram duas da tarde, e pouco depois, a corrida começou. Ray liderou nas 27 primeiras voltas, com Montoya logo atrás, até ao momento em que ambos chegaram perto de um grupo de pilotos atrasados. Ray hesitou, mas Montoya não, e passou para a frente. Seis voltas depois, ele e Ray pararam nas boxes e a Chip Ganassi conseguiu fazer uma paragem mais rápida, mantendo o colombiano na liderança.
Sem bandeiras amarelas, a liderança aumentou para 21 segundos sobre o segundo, mostrando ter controlo da situação. Apenas na volta 66, quando Ray tocou o carro no muro da curva 2, por causa de um golpe de vento, é que houve as primeiras bandeiras amarelas da corrida.
O recomeço durou pouco tempo: nos primeiros metros, Lyn St. James bateu no muro da curva 1 e leva com ela a outra mulher-piloto, Sarah Fisher. Mas na frente, Montoya mantinha tudo sob controle, ao ponto de, por alturas do meio da corrida, ter cinco segundos de vantagem sobre Vasser.
Duas bandeiras amarelas, nas voltas 143 e 158, este último por causa do acidente de Sam Hornish Jr., não intimidaram Montoya que, apesar de uma tentativa por parte de Buddy Lazier, manteve o comando da corrida. Apenas perdeu na volta 174, quando foi às boxes para o reabastecimento final, mas regressou cinco voltas depois, para ir até à meta como vencedor, numa das demonstrações de condução mais dominadoras da história da competição. Apesar de ter ganho com sete segundos de diferença sobre Lazier, ninguém teve dúvidas quem tinha sido o piloto daquela tarde no "Brickyard".
Para além disso, aquele domínio da Chip Ganassi naquela tarde demonstrou o inicio de uma migração das principais equipas da CART para a IRL. Em 2001, ano em que Montoya se estreava na Formula 1 com algum estrondo, Penske e Green estavam presentes, e em 2004, com a falência da entidade que geria a CART, todos os que podiam, foram para a IRL para poderem correr na maior corrida de automobilismo da América, a par da Datyona 500.
Montoya iria regressar 14 anos depois ao Brickyard... para ganhar em 2015.
Feliz Aniversário, Juan Pablo Montoya!
































