sábado, 22 de fevereiro de 2014

CNR - Rali Serras de Fafe: o relato

Este é um sábado marcado pela prova inaugural do Campeonato Nacional de Ralis de 2014, com o Rali Serras de Fafe. E foi emocionante, com os dois primeiros a ficarem separados por meros 1,3 segundos, numa batalha entre S2000. neste caso, o local Pedro Meireles, que conseguiu ser mais veloz do que o estónio Martin Kangur, o unico que tinha um Fiesta sem ser um R5.

Mas o Rali Serras de Fafe começou bem antes, na véspera. A pouco mais de 24 horas do começo do rali, Victor Tamarazov anuncia que não vai participar, pois não consegue tirar o seu Ford Fiesta S2000 da Ucrânia devido à complicada situação politica que se vive naquele país. Assim sendo, o numero de inscritos caiu para 24 carros.

O Rali Serras de Fafe começa com Ricardo Moura, o campeão, a ser o primeiro líder do rali, conseguindo uma vantagem de 5,8 segundos sobre o outro Skoda Fabia de Pedro Meireles. José Pedro Fontes era o terceiro, com um Subaru Impreza STI, e o veterano Rui Madeira fazia o quarto melhor tempo, e a ser o melhor dos Fiesta R5, na frente de Adruzilo Lopes e de Martin Kangur. Diogo Salvi e João Barros eram respectivamente oitavo e nono com os seus Fiesta R5, perdendo mais de meio minuto só nessa classificativa.

Pouco depois, João Barros estava fora de combate: um problema de transmissão o obrigava a encostar-se à berma da estrada. Nessa altura, Ricardo Moura alargava a vantagem para 11,3 segundos sobre Meireles, e pareciam que estavam numa batalha à parte, pois o veterano Rui Madeira estava a 25,3 segundos da liderança. E no final da manhã, as coisas não se tinham modificado muito, embora a diferença de Moura para Meireles estava em dez segundos. Atrás, José Pedro Fontes era outra vitima do rali, devido a problemas com o Turbo do seu Subaru.

Esperava-se que o duelo fosse mais acirrado à tarde, mas na sexta especial, a de Luílhas, ditou uma mudança de líder, com Ricardo Moura a abandonar devido a um toque numa pedra, que danificou o seu carter. Com isto, Pedro Meireles era o novo líder, e parecia que os 29,1 segundos de avanço sobre Rui Madeira seriam mais do que suficientes para ter um final tranquilo. Mas nessa altura, Madeira era asediado por Kangur, que começava a adaptar-se melhor nas classificativas de Fafe e começou a pressionar os da frente. Ficou logo com o segundo lugar e nas classificativas seguintes, tentou apanhar Meireles, vencendo as classificativas e reduzindo a vantagem para 9,5 segundos à entrada da última classificativa.

E aí, apesar de Kangur ter sido o melhor, Meireles fez o suficiente para vencer o rali, com 1,3 segundos de vantagem sobre o piloto estónio. Rui Madeira completava o pódio, a 29,9 segundos de Meireles e o melhor dos Fiesta R5, levando a melhor sobre Adruzilo Lopes e Diogo Salvi, outro dos pilotos com o Fiesta R5.

A coleção de automóveis de Victor Ianucovich

Todos nós temos visto o que anda a acontecer na Ucrânia, e os receios de uma guerra civil foram bem reais durante a semana, quando a policia disparou sobre os manifestantes na Praça da Independência, matando mais de cem pessoas. Esta sexta-feira à noite, governo e oposição assinaram um acordo de transição, que praticamente acabou com três meses de conflito, que começou em novembro, quando o presidente Victor Ianucovich decidiu renunciar a um tratado de associação com a União Europeia, a favor de uma aproximação com a Rússia, de Vladimir Putin.

Ora, este sábado, estão a acontecer algumas coisas bem interessantes: a Rada, o parlamento ucraniano, decidiu destituir Ianucovich, e algumas centenas de pessoas foram à casa de verão dele, para ver se ele andaria por aí. Não o encontraram, mas descobriram que a sua mansão era enorme, com lagos, um jardim zoológico particular... e uma coleção de automóveis. Soviéticos, na sua esmagadora maioria.

O Jalopnik fala disso esta tarde, quando começaram a receber posts e fotografias no Twitter, com pessoal a tirar fotos da coleção. Vêm-se muitas limusinas ZIL, Volgas, Chaikas, e algumas motos. Todas soviéticas ou de origem soviética.

E claro, isso tudo têm um preço de manutenção. Daí que haja a sua própria bomba de gasolina, e também há alguns barcos na sua garagem...

Zenvo vs Top Gear

Uma das grandes polémicas destes dias no mundo automóvel têm a ver com uma briga entre um construtor de supercarros e um programa de televisão dedicado aos automóveis. O construtor, poucos podem ter ouvido falar, é a dinamarquesa Zenvo, mas o programa de TV, todos sabem qual é: Top Gear.

Ora, na semana passada, Jeremy Clarkson testou o modelo ST1 e foi tudo menos... pacifico. O carro esteve parado por três vezes. Primeiro, devido a problemas ao nível da embraiagem e depois, por causa de um... incêndio. E quando o "The Stig" pegou nele para fazer a sua voltinha, não fez mais do que 1.29, em piso molhado. Descontando essa parte, eles acreditam que o carro estaria ao nível de um BMW M5.

Claro, para um carro que custa 700 mil euros e do qual apenas 15 carros estão para ser construídos, não é uma boa publicidade. E eles não gostaram, claro. Primeiro, justificaram os problemas na embraiagem devido a "uma hora de drifting extremo por parte dos pilotos do Top Gear", e depois, em relação ao incêndio, de "uma hora de pilotagem extrema, combinado com 50 litros de combustivel consumido". Hein?

E claro, eles queixaram-se de que eles colocaram a sua pior performance, em vez da sua melhor:

"Em vez disso, o Top Gear apresentou uma volta com o Stig realizado num dia em que a condução não foi recomendada em muitas partes da Grã-Bretanha devido a temperaturas baixas e à chuva extrema. As condições do tempo e da quantidade de água na pista reduziram severamente a tração dos pneus 345/30 ZR20 do carro, resultando num tempo de volta que não reflete o verdadeiro potencial do carro em condições de piso seco."

Podem ler as suas queixas por aqui, no site oficial da Zenvo.

Eu vi o episódio e topei que as coisas poderiam dar em polémica quando vi os incidentes relatados acima, e o tempo que teve com o Stig ao volante. Mas no mundo automotivo, o pessoal não fala muito bem quer do Zenvo, quer das suas queixas de tratamento injusto por parte do Top Gear. Aliás, compararam com aquilo que a Tesla fez em 2008, quando o seu carro desportivo foi ao programa e viu as suas baterias acabarem em menos de cem quilómetros. A Tesla meteu os produtores do programa em tribunal... e perdeu.

O que todos recomendam é que a Zenvo faça como a Koinngssegg quando foi do teste em que o The Stig perdeu o controlo do carro: resolvam os problemas e voltem de novo.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Youtube Formula 1 Movie: Filme vs Real, o acidente de Lauda em Nurburgring

Como já sabem, "Rush" já está em DVD e Blu-Ray, e no passado domingo, ele venceu um prémio BAFTA (os prémios da Academia Britânica) na categoria de melhor edição, e para verem que fizeram um bom trabalho, podemos ver no WTF1.co.uk, uns GIF's onde se colocam lado a lado a edição do filme e as cenas reais do acidente de Niki Lauda, em Nurburgring.
Podemos dizer que conseguiram ser bem fiéis à cena...

Já agora, coloco aqui a cena do filme, que descobri também no Youtube. 

Noticias: Hyundai confirma três carros para o Rali de Portugal

Ao mesmo tempo que a marca coreana anda a testar o seu i20 em paragens algarvias e alentejanas, a Hyundai afirmou hoje que irá inscrever três carros oficiais no Rali de Portugal, para Thierry Neuville, Juho Hanninen e Dani Sordo. Assim sendo, os rumores avançados há algumas semanas se tornaram realidade.

Para Michel Nandan, o diretor desportivo da marca, esta decisão tem uma explicação simples: “Temos que maximizar a quilometragem do carro. Ter três carros em Portugal será positivo para nós já que nos vai permitir continuar a recolher informação e acumular quilómetros nesta nossa época de estreia no WRC.”, comentou, em declarações captadas na Autosport portuguesa.

No Rali do México, a marca irá alinhar com Thierry Neuville e o australiano Chris Atkinson.

Youtube Rally Testing: A Hyundai em Portugal


Por estes dias, a Hyundai anda a fazer vários testes com vista ao Rali de Portugal, na zona de Almodovar e no Algarve, com Thierry Neuville ao volante. Pelo relato que e dado na Autosport portuguesa, as coisas foram dificeis ontem: a caixa de velocidades partiu-se durante a manhã, e à tarde, a transmissão cedeu por duas vezes, obrigando a longas paragens na assistência.

Assim sendo, eis um video dos testes, tirado pela Type Filme e pelo Pedro Contente.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Youtube Nurburgring Demonstration: Um recorde virtual


A Red Bull nunca construiu realmente este carro, mas caso existisse, sem limites de regulamento, muito provavelmente este era um carro pulverizador de "recordes". Nordschleife em menos de três minutos em meio? Virtualmente, parece que sim...

E o melhor exemplo desses recordes virtuais é que o mesmo utilizador decidiu gravar uma volta ao circuito de Suzuka, onde conseguiu um tempo de... um minuto e dois segundos, menos trinta que os carros de Formula 1 habitualmente fazem.

Esta vi no WTF1.co.uk

Noticias: Ecclestone absolvido nos tribunais britânicos

Aos poucos e poucos, enquanto que Bernie Ecclestone continua a dizer o que pensa sem medir as consequências - ele sabe como poucos como gerir publicidade - o octogenário magnata da Formula 1 viu esta manhã o seu caso contra Constantin Medein virar a seu favor nos tribunais britânicos, apesar do juiz ter dito que, de facto, Ecclestone pagou subornos no "caso Gribowsky", no sentido de ter desvalorizado intencionalmente o valor das ações da Formula 1 a seu favor - neste caso, o fundo de investimento CVC Capital Partners.

Segundo a declaração do juiz Newey, "Os pagamentos foram um suborno. Eles foram feitos porque o Sr. Ecclestone tinha entrado num acordo corrupto com o Dr. Gribkowsky em maio 2005, ao abrigo do qual o Dr. Gribkowsky era para ser recompensado por facilitar a venda das ações da Bayern LB na Fórmula One Group para um comprador aceitável para o Sr. Ecclestone.

Ele também disse que: "Mesmo ... fazendo provisões para o lapso de tempo e da idade do Sr. Ecclestone, receio que ache que é impossível considerá-lo como uma testemunha fiável ou verdadeira." Por outras palavras, Ecclestone mentiu em tribunal.

Contudo, esta afirmação não foi suficiente para que Constantin Medein vencesse o caso contra Ecclestone, pois o tribunal afirmou que ele não foi suficientemente prejudicado nesta operação. E claro, Ecclestone aproveitou a ocasião para expressar confiança de que o caso alemão será resolvido a seu favor.

"O senhor Ecclestone saúda o facto de que ele vai ter a oportunidade de defender estas alegações de suborno corretamente no processo deve começar em Munique, no próximo mês de abril, quando as testemunhas relevantes poderem ser obrigadas a participar e serem interrogados pelos seus advogados. Ele está confiante de que será absolvido.", comenta, num comunicado oficial.

Mas se Ecclestone poderá comemorar hoje por mais uma vitória nesta batalha nos tribunais, as declarações feitas pelo juiz britânico poderão ajudar a justiça alemã no sentido de provar de, de facto, Ecclestone subornou Gerhard Gribowsky. E isso pode, claro, significar que o risco de ser declarado culpado e ser condenado a uma pena de prisão poderá ter aumentado. Mas só a partir de abril é que veremos isso. 

Youtube Testing Crash: Vejam Kimi Raikkonen despistar um LaFerrari

Não é "O video do Mês", mas anda lá perto. Na mesma altura em que a ferrari e Fernando Alonso andam a testar o carro de Formula 1 em paragens barenitas, Kimi Raikkonen esteve em Fiorano a experimentar o Ferrari LaFerrari (que nome ridiculo, digo eu...).

E nessa altura, o Marcello Marchettino decidiu captar um excelente momento de "Kimi sendo Kimi". Basta estar no lugar certo à hora certa... e em menos de 24 horas, já teve mais de 150 mil visualizações.

Noticias: Bruno Magalhães corre no Europeu de Ralis com um 208 R5

O piloto Bruno Magalhães pode não participar este fim de semana no Rali Serras de Fafe, mas têm uma boa razão: vai regressar à competição a tempo inteiro, ao volante de um Peugeot 208 R5, no Europeu de Ralis (ERC). O bicampeão nacional de ralis, e vencedor de uma prova, em 2010, contou quais são os seus planos para a temporada de 2014, onde participará pela italiana Delta Rally, em seis provas do campeonato, a começar pelo Rali da Acrópole, onde ainda andará com um modelo 207 S2000.

"É bom voltar a ter um projeto interessante e a tempo inteiro, em vez das participações esporádicas nos dois últimos anos. Têm custado bastante estar do lado de fora, mas este ano, fruto das circunstâncias, vou regressar aos ralis ao mais alto nível", começou por dizer numa entrevista nesta terça-feira ao blog 16 Valvulas.

Em relação a objetivos, Bruno Magalhães foi claro: "As ambições são traçadas prova a prova, e de acordo com aquilo que o carro têm. Eu sei que não terei muitas chances no Rali da Acrópole com o 207 S2000, considerando a armada de carros mais evoluidos que lá estarão. Mas é a corrida anterior ao SATA Rally Açores, onde tenho mais hipóteses de brilhar, e é só por isso que estarei presente na Grécia", comentou.

"Em termos de campeonato, não terei qualquer chance porque são doze ralis e só faremos seis", concluiu.

Apesar de não participar no Campeonato Nacional de Ralis, o piloto não deixou de falar sobre a situação atual, afirmando-se esperançoso, especialmente com a chegada dos novos R5. "Parece que a nova categoria é um sucesso, já existem três carros desses em Portugal, o que é um feito enorme devido às dificuldades que todos nós passamos. Nesse aspecto, vai ser um campeonato interessante, vão aoarecer pilotos com boas armas e espero que se torne mais interessante, para chamar mais público, mais marcas, mais entusiasmo por parte dos próprios 'media', para que os pilotos tenham retorno dos seus projetos", comentou. 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Formula 1 em Cartoons: A homologação dos motores (GP Toons)

Depois das penalizações, o Hector Garcia, do GP Toons, continua a contar num "Formula 1 for Dummies" os regulamentos para a nova temporada da categoria máxima do automobilismo. Desta vez, tam a ver com a homologação dos motores, com os construtores do costume - Renault, Ferrari e Mercedes - e a Honda, que estará presente em 2015.

O panorama do Campeonato Português de Ralis

Faltam alguns dias para o inicio do Campeonato Português de Ralis, que começará com o Serras de Fafe, e pode-se dizer que - pelo menos para este rali - o cartaz é recheados em termos de nomes, e em termos de carros. Até agora estão confirmados três Ford Fiesta R5 e mais dois Skodas Fabia S2000, bem como dois Subaru Impreza R4 e um Mitsubishi Evo IX na lista de inscritos. E alguns convidados estrangeiros, que compensam as ausências de Bernardo Sousa e Bruno Magalhães, que muito provavelmente farão a sua temporada no estrangeiro, nomeadamente do Europeu de Ralis (ERC) e no Mundial de Ralis (WRC).

Comecemos primeiro com os carros presentes neste rali, e provavelmente ao longo do campeonato. Pedro Meireles e Ricardo Moura, o campeão nacional, irão continuar a correr com os Skoda Fabia S2000 nesta temporada, mas o açoriano sabe que para o resto do campeonato, existem opções a serem tomadas: ou um R5, ou... recuar para o Mitsubishi Lancer Evo IX: “Faltam-nos ainda respostas de patrocinadores e se elas forem negativas é natural que tinhamos que fazer algumas das oito provas num Mitsubishi de Produção por questões, fundamentelmente, económicas”, afirmou Moura neste domingo à Autosport portuguesa.

Aliás, independentemente do resultado, Moura já colocou o carro à venda.

Por outro lado, haverão três Fiesta R5 prontos para rodar em Fafe. João Barros e Diogo Salvi adquiriram os seus carros no final do ano passado e têm andando a experimentar e a testar exaustivamente com o objetivo de fazer o seu melhor neste rali e no campeonato. Mas um terceiro R5 já chegou há alguns dias e o seu proprietário é um velho conhecido: Rui Madeira. A comemorar 25 anos de carreira, Madeira saiu da semi-reforma e decidiu competir no Serras de Fafe com o objetivo último de correr no Rali de Portugal, a bordo do mesmo carro. mas a ambição do Campeão do Mundo de Produção, em 1995, era bem maior: alinhar com um Fiesta WRC no Rali de Portugal, alugado à M-Sport. Mas não teve orçamento para isso.

Chegou a haver a hipótese de fazer o viabilizar o projeto não com um R5 mas sim com um Fiesta WRC da M-Sport mas o orçamento era 35-40% mais elevado e faltou o apoio de uma gasolineira para que pudesse avançar. Ainda assim, estou muito satisfeito por ter conseguido viabilizar o projeto”, disse à Autosport portuguesa. Rui Madeira queria comemorar este aniversário com Nuno Rodrigues da Silva, seu habitual navegador, mas este estava comprometido com outro piloto. Assim sendo, terá a seu lado Paulo Fíuza.

Quanto aos outros dois pilotos que correm com o Fiesta R5, João Barros mostra-se otimista com o resultado, apesar de reconhecer que não tem total dominio sobre o seu carro: “Fiz vários testes em terra e asfalto, e sinto que evoluí bastante com o Fiesta R5 desde Outubro”, começou por referir o piloto de Paredes. 

Ainda não tenho total domínio sobre o carro, acho que isso só surgirá mais para o meio do campeonato. Aí sim, conto estar no meu melhor mas sei que vou enfrentar adversários rápidos e experientes logo desde a primeira prova. Fafe é sempre especial, é uma prova cheia de surpresas e segundo vimos nos reconhecimentos, o mau tempo das últimas semanas degradou um pouco os troços. Mas as condições serão iguais para todos e penso que vai ganhar o piloto que cometer menos erros. Pessoalmente, conto estar pelo menos na luta pelo pódio”, concluiu.

Já Diogo Salvi, que "dá o pulo" depois de ter competido no Open de Ralis com um Mitsubishi Lancer Evo VIII, afirma à Autosport portuguesa que quer “conseguir uma boa prestação com o novo Fiesta R5”, adiantando também que “quero andar rápido e alcançar uma boa posição nesta minha estreia no Campeonato Nacional de Ralis”.

Mas o Serras de Fafe vai ter convidados estrangeiros. Não é habitual, mas vai acontecer: o ucraniano Olksii Tamrazov e o estónio Martin Kangur, ambos em Ford Fiesta S2000, participarão no Serras de Fafe como preparação para o rali de Portugal. Aos 38 anos, e já com experiência no WRC e no Europeu, por estes dias corre o rumor de que poderia estar por trás de um projeto para colocar a (agora chinesa) MG no Mundial de Ralis.

Ambos vêm a convite de Bernardo Sousa, que queria correr inicialmente com o Fiesta RRC em Fafe, mas os novos regulamentos do campeonato, que obrigam os WRC e os RRC a correrem na nova categoria X, fizeram com que ele decidisse não participar, metendo o seu bólido como "carro 0".

A razão porque não participo com o Fiesta RRC directamente na prova é porque, pelo regulamento, o carro teria que estar inscrito no Grupo X e como os carros do Grupo X só podem estar inscritos no Campeonato de Ralis Norte isso significaria que só cumpriria metade da quilometragem do rali, não tenho interesse em fazer meio rali pois o que pretendo é ganhar ritmo e fazer o maior número de quilómetros possíveis com este carro. São regras que não concordo mas as quais me acabam por ser indiferentes pois não pretendo mesmo fazer o campeonato”, comentou.

Na categoria de Produção, os nomes a ter em conta serão os de Adruzilo Lopes, que competirá num Subaru Impreza R4; José Pedro Fontes e Ricardo Teodósio, ambos em Mitsubishi Lancer EVo IX. O primeiro está a correr com esperança de que num futuro próximo, ande com um Fiesta R5, dpeois de ter experimentado um no final do ano passado.

Nesta altura, estou à espera de respostas de patrocinadores para o primeiro projeto que apresentei. Se elas forem positivas pode ser que haja a possibilidade de passar para um R5 que era minha ideia inicial”, começou por contar o veterano piloto, que espera competir em pelo menos sete dos oito ralis do campeonato.

Quanto ao rali em si, Adruzilo confessou à Autosport que não faz ideia onde vai ficar, dada a pouca quilometragem que fez ao carro: “Não será fácil ser competitivo já que em Fafe, de momento, tenho apenas 18 km de testes em terra neste carro e os adversários já têm aí somados muitos mais seja com os S2000 ou com os R5. Mas vamos dar o nosso melhor e ver onde nos podemos posicionar no final do rali”, concluiu.

Para lerem a lista definitiva de inscritos, podem seguir este link.

Mas esta rica lista de inscritos poderá ter de enfrentar as estradas de terra à volta de Fafe, palco do mitico salto da Lameirinha ou do cruzamento do Confurco, entre outros. E com a constante queda das chuvas, num inverno muito chuvoso como têm sido este, existem preocupações com a condição dos troços. Os pilotos dizem que os troços estão dificeis, mas a organização confia que o tempo colabore: “Até quinta-feira não chove, pelo que já não deverão piorar até lá. A Câmara Municipal vai compactar o piso nos próximos dias, pelo que as coisas deverão melhorar significativamente. O problema é que na quinta-feira volta a chover!”, revelou Carlos Cruz, diretor da prova Serras de Fafe.

A degradação dos troços poderá ser complicado, especialmente para os carros de duas rodas motrizes. Mas espera-se que as coisas possam estar um pouco melhores no sábado, dia da prova, e os pilotos não sintam as dificuldades que sentiram quando passaram nos reconhecimentos, no final da semana passada.

Youtube Rally Testing: Os testes antes do Rali Serras de Fafe

Faltam alguns dias para o começo do Campeonato Português de Ralis (CPR), em Fafe, e no fim de semana que passou, alguns pilotos andaram a ver como andavam os troços do Rali Serras de Fafe, para terem uma ideia com o que podem contar, neste inverno rigoroso que está a acontecer em paragens portuguesas.

Assim sendo, eis um video desses reconhecimentos.

Formula 1 em Cartoons: As penalizações da FIA (GP Toons)

Aparentemente, o Hector Garcia, do GP Toons, anda a fazer uma espécie de "Formula 1 for dummies", e desta vez falou das penalizações. Encarar a FIA como sendo Santanás em pessoa é um pouco pesado, mas parece que o Pastor Maldonado está habituado...

A nova pintura da Williams-Mercedes?

Vi esta no blog "José Inácio Falou", e esta pode ser a nova pintura da Williams. A foto foi publicada na edição desta semana da Autosprint italiana e aparentemente, foi tirada durante uma sessão publicitária da marca, com Felipe Massa ao volante. A ser verdadeira, poderemos dizer que a pintura ficou engraçada, embora se diga que a Petrobrás ainda não entra ali - só acontecerá em 2015.

Veremos mais tarde como ficou.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Youtube Rally Video: Os dez anos do Rali do México


Há anos que o pessoal nas redes sociais conhece a qualidade dos videos do finlandês Antti Kalhola, quer em termos de Formula 1, ralis e Endurance. Mas o que eu não sabia - e pelos vistos, pouca gente sabia - era que ele já começou a fazer videos mais "oficiais". E hoje, ao ver o WRC Brasil, dei de caras com o video comemorativo dos dez anos do Rali do México, feito por... ele.

É bom ver o reconhecimento do seu talento. E claro, quando falta menos de duas semanas do inicio do rali,  vale a pena apreciar o video.

Noticias: Newey assume que as metas são dificeis

Na véspera dos segundos testes de Formula 1 no Bahrein, Adrian Newey ainda pensa no que aconteceu em Jerez, no mês passado, e que se revelou ser um desastre para a Red Bull, onde graças às falhas mecânicas da Renault, o carro pilotado por Sebastien Vettel e Daniel Ricciardo só andou por 21 voltas, o que fez soar o sinal de alarme na fábrica de Milton Keynes.

No inicio desta semana, o projetista justificou os problemas com o design agressivo do RB10: “O que nos fez parar em Jerez foi um problema onde a carenagem do local do exaustor estava a pegar fogo”, começou por explicar num jantar no Royal Automobile Club, perante 200 convidados. “Assumimos a responsabilidade, pois era um problema da Red Bull. Era, você pode argumentar, o resultado de um pacote agressivo. Nós sentimos que precisamos correr alguns riscos para tentar ter um bom pacote que minimizaria o dano aerodinâmico desta grande exigência de arrefecimento”, justificou.

Na sua visão, a pressa em terminar o carro fez com que esses componentes não tivessem sido devidamente verificados nos dinamómetros da marca: “É um problema do qual esperamos que possamos resolver até ao Bahrein. Foi realmente por falta de tempo”, começou por comentar. “Era algo que poderíamos ter visto no dinamómetro se tivéssemos conseguido terminar tudo mais cedo”, reconheceu o dirigente. 

A Renault não nos ajudou com o seu uso do dinamômetro, nós também não ajudamos, ao não ter conseguido fazer as peças a tempo. Acho que se tivessemos tido mais algumas semanas, isso tudo poderia ter sido resolvido de forma privada nos nossos dinamómetros, mas, infelizmente, tudo isto foi feito em público”, lamentou. 

Newey também afirmou no jantar que os motores “Renault parecem ter uma grande exigência em termos de arrefecimento. Todas as três fabricantes de motores irão ter uma meta diferente em relação ao fluxo de ar quente que vai voltar para a câmara, e a Renault nos deu uma meta bem desafiadora, com todos os tipos de vantagens se conseguirmos chegar lá, mas do qual não é fácil de alcançar”, concluiu. 

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Youtube Motorsport Crash: os acidentes do mundo automobilistico

Os acidentes e despistes dos dois últimos fins de semana automobilisticos um pouco por todo o mundo. Alguns assustadores, outros mais cómicos, incluindo... um canguru negro. Quem diria! 

A Formula 1 e a situação do Bahrein

A partir de quarta-feira, a Formula 1 começará a testar no circuito barenita de Shakir o primeiro de duas baterias de testes antes da ronda inaugural, a 16 de março, no circuito australiano de Melbourne. Mas a vinda da Formula 1 ao pequeno emirado do Golfo coincide com a passagem do terceiro aniversário da rebelião da maioria xiita contra a família real, de origem sunita, e que causou duas mortes, entre os quais, um policia, vitima de uma explosão causada por uma bomba no meio da estrada. Outros três policias ficaram feridos.

A violência no emirado é neste momento de baixa intensidade, o que pode levar a pensar na ilusão de que as coisas se acalmaram. Bem pelo contrário: as tensões mantêm-se entre ambas as etnias e as prisões de ativistas continuam. Segundo a Amnistia Internacional, mais de três mil pessoas estão presas devido a crimes de ordem politica. E as Nações Unidas ainda não conseguiram que o seu relator para a Tortura visitasse o país, depois de ter feito esse pedido em abril do ano passado.

A agitação social pode não danificar a passagem da Formula 1 desta vez, mas o facto do governo ter apostado todas as suas fichas no automobilismo para mostrar ao mundo que as coisas estão calmas poderá ser um "magneto" para a oposição e os ativistas, demonstrando que não vão querer a Formula 1 por aquelas bandas, afirmando que "estão a fazer o jogo do governo". E é verdade: o grande impulsionador do automobilismo é o herdeiro da coroa, da familia al-Khalifa.

Por agora, podemos pensar que as coisas acontecerão sem problemas, quer agora, quer no final deste mês, mas a 6 de abril, a Formula 1 vai ao Bahrein, para pela primeira vez, correr à noite. A ideia é celebrar o décimo aniversário do Grande Prémio, mas como têm acontecido desde 2012, os ativistas da oposição irão fazer o possivel para perturbar. E claro, o governo fará a sua "ilha de segurança" para assegurar que tudo acontece sem problemas. Faz lembrar muito quando a Formula 1 era a unica entidade desportiva que ia à Africa do Sul no tempo do "apartheid"...

A imagem do dia

No Japão, eles são mais criativos. Olhem só o poster do "Rush", que só agora é que chega às salas de cinema no país do Sol Nascente.

Esta vi no sempre excelente "F1 da Depressão".

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Noticias: "Rush" vence um prémio BAFTA

Apesar de ter sido ignorado pela Academia de Hollywood, a Academia Britânica das Artes Cinematográficas (BAFTA) não o esqueceu. Nomeado para quatro prémios, o filme realizado por Ron Howard e escrito por Peter Morgan acabou por vencer esta noite o prémio para melhor edição, efetuado por Daniel P. Handley e Michael Hill.

Numa cerimónia em que "Gravidade" foi o grande vencedor, com seis prénios, batendo "Golpada Americana" e "The Great Gatsby", que tiveram três, e "12 Anos Como Escravo", que teve apenas dois, o facto de "Rush" ter conseguido um prémio já foi bastante importante.

Agora, segue-se o "Satellite Awards", no próximo domingo, onde o filme está nomeado para sete categorias, entre os quais o de Melhor Realizador, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição e Melhor Som. 

Alonso e a Ferrari ficaram à beira de um ataque de nervos

A Autosport portuguesa anda a contar por estes dias várias "estórias" que aconteceram ao longo de 2013 nos bastidores da Formula 1. Depois de ontem ter falado sobre o "contributo escondido" de Robert Kubica nas performances da Mercedes, hoje falou sobre as tensões que aconteceram entre Fernando Alonso e a Ferrari, e como Luca de Montezemolo não esteve muito longe de despedir Fernando Alonso devido às polémicas que ele arranjou ao longo da temporada, especialmente depois do seu "manager" ter sido visto a rondar nas "motorhomes" da Red Bull.

O relacionamento alcançou um momento de tensão nas vésperas do GP de Itália, em Monza, e foi devido aos bons oficios de Piero Lardi Ferrari, o filho do "Commendatore", que Alonso não acabou despedido. É que, se antes o espanhol tentou forçar a barra na "Scuderia" por algumas vezes - seja forçando a saída de Stefano Domenicalli, aquele incidente na qualificação da corrida italiana fez com que Montezemolo considerasse uma medida radical, já que tinha contratado Kimi Raikkonen.

Eis a "estória", contada na íntegra: 

O relacionamento de Fernando Alonso com os responsáveis da Ferrari sofreu alguns abalos durante a temporada passada, de cada vez que o espanhol criticava o desempenho do F138 e a sua falta de desenvolvimento, ao mesmo tempo que insistia que estava a pilotar melhor do que nunca – versão que só alterou já depois do final da época quando admitiu que, em alguns momentos de 2013, ficou longe dos seus melhores desempenhos. 

Depois do espanhol ter disparado abertamente contra a equipa no final do GP da Hungria, numa altura em que tentava forçar a saída de Stefano Domenicali da Scuderia, Luca di Montezemolo criticou em público o seu piloto, mas depois duma reunião antes do GP de Itália, a situação pareceu estabilizar. Só que um problema na qualificação em Monza levou o espanhol a explodir via rádio, com direito a difusão mundial em directo, deixando Montezemolo à beira dum ataque de nervos. 

O presidente da Ferrari tinha como missão em Monza dar a saber a Massa que o seu contrato não iria ser renovado, pois já tinha contratado Raikkonen, mas a reacção de Alonso levou-o a adiar a reunião. Bem colocados, num plano próximo daquele em que Massa, juntamente com a esposa e o filho, esperavam por Montezemolo e Domenicali no segundo piso da motorhome da Ferrari, ficamos – Mark Hughes, do Autosport inglês, Alberto Antonini, do Autosprint e Michael Schmidt, da Auto Motor und Sport e eu – a ver o que se passava. 

Sempre acompanhado por Piero Lardi Ferrari – com um sorriso permanente nos lábios à medida que o embaraço de Montezemolo aumentava, pois não tem grande estima pessoal pelo presidente da Ferrari – o patrão da Scuderia voava entre as boxes, a motorhome, os microfones das televisões italianas que lhe são próximas e a salinha onde estavam os acompanhantes de Alonso, sem nunca ter sossego e decidir o que fazer com Massa. 

O brasileiro esperou, esteve longos minutos a falar com Domenicali e outros responsáveis da Scuderia, enquanto Montezemolo tentava decidir se valia a pena despedir Alonso pela sua insolência ou engolir mais uma cena pública. Acabou por decidir esperar mais alguns dias para resolver a situação, apeando Massa e confirmando o espanhol, mas só depois de ter deixado bem claro que Alonso tinha perdido crédito e todo o direito de criticar em público a Ferrari – ao ponto de em 2014 o espanhol não poder referir-se à sua equipa na conta twitter que tantos dissabores já deu aos responsáveis da Scuderia. 

 Por tudo isto se percebe que a ‘latitude’ de Alonso na Ferrari está longe de ser a mesma de quando entrou, e por isso vai ser curioso ver como tudo se passará esta época.