Uma das grandes polémicas destes dias no mundo automóvel têm a ver com uma briga entre um construtor de supercarros e um programa de televisão dedicado aos automóveis. O construtor, poucos podem ter ouvido falar, é a dinamarquesa Zenvo, mas o programa de TV, todos sabem qual é: Top Gear.
Ora, na semana passada, Jeremy Clarkson testou o modelo ST1 e foi tudo menos... pacifico. O carro esteve parado por três vezes. Primeiro, devido a problemas ao nível da embraiagem e depois, por causa de um... incêndio. E quando o "The Stig" pegou nele para fazer a sua voltinha, não fez mais do que 1.29, em piso molhado. Descontando essa parte, eles acreditam que o carro estaria ao nível de um BMW M5.
Claro, para um carro que custa 700 mil euros e do qual apenas 15 carros estão para ser construídos, não é uma boa publicidade. E eles não gostaram, claro. Primeiro, justificaram os problemas na embraiagem devido a "uma hora de drifting extremo por parte dos pilotos do Top Gear", e depois, em relação ao incêndio, de "uma hora de pilotagem extrema, combinado com 50 litros de combustivel consumido". Hein?
E claro, eles queixaram-se de que eles colocaram a sua pior performance, em vez da sua melhor:
"Em vez disso, o Top Gear apresentou uma volta com o Stig realizado num dia em que a condução não foi recomendada em muitas partes da Grã-Bretanha devido a temperaturas baixas e à chuva extrema. As condições do tempo e da quantidade de água na pista reduziram severamente a tração dos pneus 345/30 ZR20 do carro, resultando num tempo de volta que não reflete o verdadeiro potencial do carro em condições de piso seco."
Podem ler as suas queixas por aqui, no site oficial da Zenvo.
Eu vi o episódio e topei que as coisas poderiam dar em polémica quando vi os incidentes relatados acima, e o tempo que teve com o Stig ao volante. Mas no mundo automotivo, o pessoal não fala muito bem quer do Zenvo, quer das suas queixas de tratamento injusto por parte do Top Gear. Aliás, compararam com aquilo que a Tesla fez em 2008, quando o seu carro desportivo foi ao programa e viu as suas baterias acabarem em menos de cem quilómetros. A Tesla meteu os produtores do programa em tribunal... e perdeu.
O que todos recomendam é que a Zenvo faça como a Koinngssegg quando foi do teste em que o The Stig perdeu o controlo do carro: resolvam os problemas e voltem de novo.
Sem comentários:
Enviar um comentário