Na véspera dos segundos testes de Formula 1 no Bahrein, Adrian Newey ainda pensa no que aconteceu em Jerez, no mês passado, e que se revelou ser um desastre para a Red Bull, onde graças às falhas mecânicas da Renault, o carro pilotado por Sebastien Vettel e Daniel Ricciardo só andou por 21 voltas, o que fez soar o sinal de alarme na fábrica de Milton Keynes.
No inicio desta semana, o projetista justificou os problemas com o design agressivo do RB10: “O que nos fez parar em Jerez foi um problema onde a carenagem do local do exaustor estava a pegar fogo”, começou por explicar num jantar no Royal Automobile Club, perante 200 convidados. “Assumimos a responsabilidade, pois era um problema da Red Bull. Era, você pode argumentar, o resultado de um pacote agressivo. Nós sentimos que precisamos correr alguns riscos para tentar ter um bom pacote que minimizaria o dano aerodinâmico desta grande exigência de arrefecimento”, justificou.
Na sua visão, a pressa em terminar o carro fez com que esses componentes não tivessem sido devidamente verificados nos dinamómetros da marca: “É um problema do qual esperamos que possamos resolver até ao Bahrein. Foi realmente por falta de tempo”, começou por comentar. “Era algo que poderíamos ter visto no dinamómetro se tivéssemos conseguido terminar tudo mais cedo”, reconheceu o dirigente.
“A Renault não nos ajudou com o seu uso do dinamômetro, nós também não ajudamos, ao não ter conseguido fazer as peças a tempo. Acho que se tivessemos tido mais algumas semanas, isso tudo poderia ter sido resolvido de forma privada nos nossos dinamómetros, mas, infelizmente, tudo isto foi feito em público”, lamentou.
Newey também afirmou no jantar que os motores “Renault parecem ter uma grande exigência em termos de arrefecimento. Todas as três fabricantes de motores irão ter uma meta diferente em relação ao fluxo de ar quente que vai voltar para a câmara, e a Renault nos deu uma meta bem desafiadora, com todos os tipos de vantagens se conseguirmos chegar lá, mas do qual não é fácil de alcançar”, concluiu.
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