A Porsche afirma ter feito progressos depois de uma série de testes que fez ao seu carro na preparação para a sua temporada de estreia da Formula E. Com Neel Jani e Brendon Hartley ao volante, a equipa andou nestas últimas semanas a desenvolver a unidade de potência no circuito de Calafat e Mallorca, ambos em Espanha, estes testes acontecendo ainda numa fase de pré-homologação.
“Desde que construímos o carro da Porsche Formula E em janeiro, fizemos grandes progressos tanto no desenvolvimento quanto no teste”, começou por dizer Malte Huneke, o líder de projeto técnico do primeiro programa de corrida totalmente elétrico da Porsche.
“Podemos continuar a otimizar seus componentes até a homologação para garantir que estamos perfeitamente preparados para a nossa primeira temporada de Fórmula E. O trabalho de simulação é particularmente útil para, digamos, otimizar o gerenciamento de energia. No entanto, as condições reais só prevalecem na pista de corrida. Por exemplo, não é possível simular a condução ao longo dos travões completamente com precisão no simulador ou na bancada de testes.", continuou.
“A gestão dos pneus e o comportamento do sistema de travagem também são melhor pesquisados na pista. Estamos dentro do cronograma: com extensos 'test drives' nas pistas de corrida, trabalho contínuo no simulador e testes no banco de testes. Nós ganhamos dados importantes para o desenvolvimento do powertrain da Porsche com a combinação de todas essas fontes disponíveis.”, concluiu.
Apesar dos progressos, a equipa tem noção de que não saberá como andarão em relação à concorrência até outubro, altura em que acontecerá os testes coletivos, em Valencia. Altura em que também se saberá quem acompanhará Neel Jani na aventura elétrica da marca de Estugarda.