Sebastien Ogier parece ter o rali controlado a seu favor, especialmente depois da desistência de Ott Tanak. A quatro especiais do fim, o piloto francês têm uma vantagem de 13 segundos exatos sobre Elfyn Evans, com Kalle Rovanpera no terceiro posto, a 56 segundos, numa "trinca" da Toyota.
O dia de sábado começou com uma prestação arrasadora, voltando dessa forma à liderança do rali. A dupla francesa foi 17,8 segundos mais veloz que Elfyn Evans na neve e gelo do troço de La Bréole-Salonnet. Dani Sordo era o terceiro na especial, a 19,2. “Em algumas curvas, parecia que nem sequer tínhamos pregos, estávamos apenas a deslizar. Foi complicado”, afirmou Ogier.
Já Ott Tänak sofreu um furo no pneu dianteiro esquerdo, perdendo mais de um minuto e descendo para a quinta posição, no processo. “Havia uma rocha solta no interior de uma curva. É um mau começo de manhã!” lamentou o piloto estónio, provavelmente pensando que o pior poderia estar para vir...
Na especial 10, percurso entre Saint-Clément e Freissinières, Thierry Neuville conseguiu levar a melhor, 12 segundos à frente do local Pierre-Louis Loubet e 14 segundos sobre Dani Sordo. Mas entre os da frente, Sebastien Ogier foi apenas sexto, perdendo 42 segundos, e Elfyn Evans 46,1, alargando mais um pouco a liderança para o piloto galês.
Mas a Ott Tanak aconteceu o pior. Furou na especial, parou duas vezes, perdeu quase 9 minutos e ficou sem pneus na jante. O estónio teve de resolver o problema na ligação, pois não poderia rodar na ligação só com três pneus, e no final decidiu abandonar definitivamente o rali.
A Evans, o triunfo na 11ª especial, a última do dia, a segunda pssagem entre La Bréole-Selonnet, não foi muito bom porque Ogier foi segundo, a meros 1,3 segundos dele. Rovanpera foi terceiro, a 7,8, solidificando o dominio da Toyota neste rali.
Depois dos três primeiros, Thierry Neuville é o quarto, a 1.03,8, logo, o pódio ainda está ao seu alcance, pois está mais de um minuto à frente de Dani Sordo, a 2.11,3 minutos. O japonês Takamoto é sexto, a 4.43,1, na frente de Andreas Mikkelsen, o melhor dos WRC2, no seu Skoda Fabia R5, a 5.22,7, longe dos Ford Fiesta de Gus Greensmith (a 6.14,6), e de Adrien Formeaux (a 7.36,5), e a fechar o "top ten", o Citroen DS3 R5 de Eric Camili, a 7.54,1.
O rali de Monte Carlo termina amanhã.