sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

WRC 2021: Rali de Monte Carlo (Dia 2)


O galês Elfyn Evans lidera o Rali de Monte Carlo, cumpridas que estão as sete primeiras etapas do rali. O piloto da Toyota tem um avanço de 7,4 segundos sobre Sebastien Ogier, que passou na última especial do dia o estónio Ott Tanak, que agora está a 25,3 segundos da liderança. Este tem, contudo, alguma vantagem sobre Kalle Rovanpera, que é quarto, a 53,1 segundos, depois de superar Thierry Neuville, quinto a 59,1.

Este segundo dia foi bem movimentado, co mudanças constantes na liderança. No final do primeiro dia, era Tanak a liderar sobe os Toyota, mas logo na primeira especial do dia, Rovanpera atacou e apesar de ter sido terceiro na especial, triunfada por Ogier, enquanto Tanak perdia 17,7 segundos e caía para o quarto posto. 

"Está a correr muito bem. Cometi um pequeno erro num gancho, mas fora isso foi bom. Foi uma etapa muito difícil - não parecia tão ruim, mas foi realmente complicada.", disse Rovanpera, no final desta especial.

Rovanpera tentou manter a liderança na quarta especial, a primeira passagem por Chalancon-Gumiane, mas Ogier foi bem melhor, triunfando e conseguindo uma vantagem de 7,6 segundos sobre o finlandês, acabando por chegar à liderança do rali. Ainda por cima, ele penalizou em um minuto devido a atrasos no inicio da especial. Evans foi o terceiro, a nove segundos e subiu ao segundo posto a geral.

"As condições não eram fáceis - as partes estreitas estavam muito escorregadias, mas dei o meu melhor. Os últimos cinco quilómetros foram muito bons.", comentou Ogier no final da especial.

Ogier alargou a sua distância na primeira passagem por Montauban-sur-l'Ouvèze-Villebois-les-Pins, com 22,24 quilómetros, conseguindo oito segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa. Atrás, Thierry Neuville sofria um pião, perdendo ao todo 28 segundos na geral. 

"Em primeiro lugar, só tenho um pneu para neve no carro. Além disso, na fase quatro, minha equipa de cascalho não foi capaz de fazer a etapa porque houve um incidente no trecho da estrada, o que significa que eu não tive nenhuma correção de ritmo. Estava realmente lutando com o pneu para neve e no final, nós fiemos um pião."


A parte da tarde começou mal para Ogier, que sofreu dois furos e um pião, perdendo 34,7 segundos e acabando a etapa num irreconhecível 12º posto. Mas pior ficou Rovanpera, que perdeu 47.6 segundos depois de ter sofrido uma saída de estrada. "Um erro estúpido", lamentou o finlandês. 

No final, o grande beneficiado foi Evans, com 6,9 segundos de vantagem sobre Tanak e foi para a frente do rali, com 20,4 segundos sobre Tanak, enquanto Ogier tinha agora 23,4 segundos de desvantagem. 

Mas na última especial do dia, Ogier partiu ao ataque e quando chegou em primeiro na segunda passagem por Chalancon-Gumiane. Evans perdeu 16 segundos, mas manteve a liderança, enquanto Tanak perdeu 20,9 porque teve de andar mais devagar por causa da condensação nos seus vidros do carro. Pierre-Louis Loubet acabou por desistir por cauda de um acidente.

Depois dos cinco primeiros, Dani Sordo é o sexto a 1.49,6, muito à frente de Andreas Mikkelsen, o melhor dos WRC2, no seu Skoda Fabia R5. O japonês Takamoto Katsuta é o oitavo, a 4.05,0, e a fechar o "top ten" estão os Ford de Adrien Formaux e de Gus Greensmith.

O rali de Monte Carlo prossegue este sábado, com a realização de mais três especiais. 

Sem comentários: