Na Áustria - aliás, nos montes austríacos - a Red Bull fará de tudo para ser o rei na pista. E os neerlandeses, vestidos de laranja, também ajudam ao colorido da paisagem. Perante a enorme estátua taurina na pista, tudo indicava que o fim de semana de Max iria ser mais uma de "Super Max", vulgarizando a concorrência, especialmente a Ferrari, que bem de um triunfo em terras britânicas, com... "o piloto errado" - leia-se, Carlos Sainz Jr.
Mas como Charles Leclerc foi segundo na corrida sprint da véspera, poderia ser que a hierarquia, agora resposta, poderia ter alguma chance de contestar a temporada do neerlandês.
Contudo, ainda antes da corrida, havia uma polémica. Surgiram queixas de assédio por parte de espectadores, especialmente os que não torciam por Max Verstappen. As mulheres, em particular, falavam que tinham sido assediadas e se identificassem como fãs de Lewis Hamilton, por exemplo, não os deixavam em paz. A Formula 1 notou as queixas e decidiu fazer um aviso sério à organização para que controlassem a multidão. É o preço do sucesso e da rivalidade...
Ainda voltando à corrida em si, antes da largada, soube-se que Valtteri Bottas iria largar das boxes no seu Alfa Romeo.
Na largada, Max largou bem enquanto Russell subiu para terceiro, passando Sainz Jr. Sergio Perez saiu fora na curva 4 e caiu para o fundo do pelotão, enquanto Russell tinha a asa frontal danificada. Um pouco mais atrás, Mick Schumacher conseguiu passar Lewis Hamilton para ser sétimo.
Nas voltas seguintes, Leclerc tentava não largar Max para tentar a liderança, enquanto na cabine dos comissários, decidiram que o toque entre Russell e Perez resultou em cinco segundos de penalização para o piloto da Mercedes. O mexicano ficou muito para trás e nunca mais recuperou, ao ponto de na volta 27, o mexicano acabou por abandonar.
Nessa altura, os pilotos da frente já tinham parado nas boxes para a sua primeira paragem, primeiro Max, depois os Ferrari. Quando foi a vez de Leclerc, na volta 27, ele colocou duros e regressou à pista atrás de Max Verstappen. Mas pouco depois, o monegasco conseguiu passar o piloto da Red Bull e estava na frente da corrida. Podia ser que o vencedor fosse diferente do normal... mas estávamos na volta 32.
E pelo meio, começavam as penalizações por causa dos limites da pista. Primeiro Gasly, depois Norris, levavam cinco segundos a mais no tempo final. Mas isso não impedia de vermos - o que parecia ser - um Mick Schumacher transformado. É que a essa altura era sétimo e estava na frente de Kevin Magnussen!
Na volta 36, Max foi às boxes uma segunda vez e colocou novo jogo de duros, regressando em terceiro ao mesmo tempo que, na pista, Fernando Alonso e Yuki Tsunoda se batalhavam por posição, e com o novato a apertar o veterano ao ponto do espanhol mostrar que "ia para primeiro". E entretanto, os comissários continuavam á caça dos que saiam da pista: agora era Sainz Jr. que era advertido por causa disso. E mais aconteceria nas voltas seguintes.
Na volta 50, Leclerc ia às boxes uma segunda vez, caindo para P3, mas com pneus mais novos que os do Max, poderia ser que o apanhasse mais rapidamente, numa altura em que apenas os cinco primeiros estavam na mesma volta do líder, a dois terços da corrida. Eis algo que já não acontecia há muito tempo. Ao mesmo tempo, Nicholas Latifi tornava-se no segundo piloto a abandonar a corrida.
Havia um duelo entre os três primeiros pela liderança, mas na volta 57, o carro de Sainz começou a ter problemas de motor, abandonando a seguir. De uma certa forma, havia uma igualdade, pois agora era apenas um carro da Ferrari contra um da Red Bull, este que há muito não tinha na pista Sergio Perez. Mas neste momento, era Leclerc que levava a melhor sobre Max, e havia um Virtual Safety Car para que os comissários pudessem apagar as chamas no seu carro em paz.
No regresso, Leclerc ia para a frente no sentido de ganhar, mas nas voltas finais, parecia que o carro tinha problemas. Chegou a dizer que o este recusava mudanças na caixa de velocidades, especialmente as mais baixas, numa altura em que Max parecia se aproximar. Mas ele tinha tudo controlado, e foi assim até ao fim, triunfando na prova, mas com o piloto da Red Bull ão muito longe. Lewis Hamilton ficou com o lugar mais baixo do pódio. E mais atrás, gente como Mick Schmuacher voltava a pontuar, sendo sexto classificado, na frente de Kevin Magnussen, o oitavo.
O campeonato ficou um pouco mais competitivo, é verdade. Mas chegamos apenas a meio, e ainda faltam duas corridas para a pausa de verão.