quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

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O interesse de Franco Colapinto, que não tem lugar na Formula 1 como piloto titular em 2025, arrefeceu nas últimas semanas nos lados da Red Bull, por causa dos seus mais resultados nas últimas corridas. Contudo, não na Alpine. Flávio Briatore andou a conversar em Abu Dhabi com a empresária de Colapinto, Maria Catarineu, provavelmente para arranjar um lugar na Alpine para 2025. 

Se calhar, poderá existir algo no horizonte, mas se for algo positivo, vem com uma clausula: o argentino não correrá no inicio de 2025. Mas mais tarde... a estória poderá ser outra.

E se calhar é isso que explica o contrato que Jack Doohan tem na Alpine. Ele tem duas avaliações, uma a maio da temporada, ou seja, antes das férias de verão, e a outra, no final do ano, em Abu Dhabi. E se as coisas correrem mal até ao verão para o australiano, Colapinto estaria pronto para saltar para o carro.

Se isso for verdade, significa duas coisas. A primeira, que a clausula de rescisão é baixa, muito baixa, ou seja, ele poderá livrar de Doohan à primeira chance, depois de ter dado uma chance. E segundo, se contratar Colapinto agora, ele será um fantasma a pairar sobre a equipa, esperando que um deles escorregue e ele fique com o lugar. Só que em 2024, ele era assim, e ninguém queria saber dele, pois estava na Formula 2. Agora que tem tudo atrás dele, desde as claques argentinas, e já mostrou todo o seu talento - falta consistência, é verdade - mas a ideia de duas meias temporadas no seu palmarés - é essa a chance que se coloca - poderá ser a sua grande chance. 

Recordo: em 2026, a Alpine terá motores Merceces. Que nos novos regulamentos, poderão ser os favoritos para a vitória. E eles poderão fazer nessa temporada aquilo que a Williams fez em 2014.

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A situação de Sérgio Pérez na Red Bull é mais complexa que se parece. E ele é uma peça de equilíbrio de uma equipa que pode estar a um passo da desagregação interna. Depois da "estória" do inicio da temporada, com o escândalo de assédio sobre Christian Horner, as coisas acalmaram-se bastante, mesmo com a noticia da saída de Adrian Newey e de mais alguns engenheiros, deixando a equipa  com quase nada em termos de trunfos para a concorrência. E o novo motor Ford, apesar de ser construído com muito "input" da própria Red Bull, poderá não ser o grande motor que é o Honda - e que em 2026 estará na Aston Martin.  

Quem acompanha a estória, sabe que o seu empresário, Julian Jakobi, pediu uma enorme quantidade de dinheiro caso ele seja despedido. Mas há pior: "Checo" terá dito a "insiders" que iria jogar a bosta no ventilador sobre Horner e Marko caso lhe deem o chuto no rabo no final da temporada. Afinal de contas, assinou um contrato para 2025, e quer cumpri-lo escrupulosamente. Mesmo que seja uma muleta de Max e com todos a perguntarem o que anda ali a fazer. Em suma, uma garantia de vida.

É um pouco irónico, mas "Checo" colocou a Red Bull refém. E se calhar, 2025 será um inferno em Milton Keynes, mesmo com Max. porque ele só sai... se quiser. É uma chatice, mas é mais barato que processos e o nome espalhado no chão pela imprensa sensacionalista... ou pior.

E claro, Liam Lawson correrá mais uma temporada na Racing Bulls.          

WRC: Hyundai multada no Japão


A Hyundai foi multada em 50 mil euros devido a irregularidades detetadas em dois dos Hyundai i20 Rally1 no Rali do Japão. Os carros de Thierry Neuville e Andreas Mikkelsen tinham o diferencial traseiro não conforme com a ficha de homologação, depois das verificações finais do rali.

Aparentemente, nas verificações finais dos carros, após o rali do Japão, a parte exterior do do diferencial traseiro não estava conforme as fotos submetidas na homologação feita em Janeiro deste ano. A caixa correta deveria ser a mesma que foi homologada inicialmente em 2022.

Feita a audição da equipa, que assumiu tratar-se de um erro administrativo, a FIA decidiu penalizar a equipa com 25 mil euros de multa imediata e outros 25 mil euros suspensos até ao final do campeonato de 2025. E recordou que em casos semelhantes, a pena prevista no regulamento teria sido a de desclassificação. Contudo, depois do Tribunal de Apelação Internacional ter aberto a jurisprudência de em "circunstâncias excecionais" optar pela multa pecuniária, a FIA decidiu-se por essa pena, para evitar um longo processo legal que um evidente recurso ao Tribunal de Apelo teria dado.

Com o campeonato acabado, o WRC agora regressa no final de janeiro de 2025, com o rali de Monte Carlo.

Youtube Motoring Vídeo: Os carros de um ditador deposto

Um ditador não tem um carro na garagem: tem centenas, senão milhares. Quando na noite de sábado para domingo, Bashar al-Assad fugiu, rumo para Moscovo, para não ser abatido e ter o seu cadáver arrastado pela rua pelo povo em fúria, querendo vingar-se de 13 anos de guerra civil, deixou tudo para trás: palácios, mobiliário, roupas, quadros, mas sobretudo... carros. 

Nesta reportagem da CNN, que mostra uma das garagens - aparentemente, existem outras, com dezenas de carros de diwersos tipos - só nesta reportagem poderemos ver carros raros como um Ferrari F50, um Lamborghini Diablo, dois Buicks descapotáveis, um Lincoln Continental, dois Mercedes 600 "Grosse" - o carro dos ditadores - muitos Audis, Mercedes, Toyotas Land Cruisers, muitos clássicos e modernos. 

E claro, as garagens dos ditadores são muito maiores e bem mais diversos que os nossos. Afinal de contas, compram com o erário público da nação. 

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

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Alguém sabe quem foram os rivais da Andretti para o lugar da 11ª equipa? Se não sabem, falo de um candidato: a Hitech. A equipa, fundada em 2003, está bem implantada na Formula 2 e na Formula 3, entrará em 2025 da F1 Academy, a competição para mulheres, e todos afirmam que é uma das melhores e mais bem organizadas. Quando eles não foram escolhidos, eles disseram que iriam recorrer da decisão, mas até agora não surgiu nenhuma decisão, nem a favor, nem contra. 

Contudo, aconteceu um novo desenvolvimento nestas semanas que poderá determinar o futuro da equipa, até nas suas aspirações para a categoria máxima do automobilismo: foram comprados pela Toyota. 

A marca japonesa, desde há umas semanas a esta parte, começou a envolver-se mais na competição, década e meia depois de terem saído da Formula 1. Primeiro, um acordo de parceria técnica com a Haas para ajudar no desenvolvimento da equipa, e agora, com a compra da Hitech, poderão ter três direções: envolver-se com a Haas, envolver-se com a Alpine, ou então... a sua própria equipa. A partir de 2028, sem apressar as coisas. 

Há alguns dias, Mohammed Ben Sulayem mostrou-se aberto para a inclusão de uma 12ª equipa, elevando o pelotão para 24 carros. Não se sabe qual é a reação das equipas para a ideia de ver os seus lucros vindos da FOM, logo, da Liberty Media, serem ainda mais divididos, mas com a ideia de mais um construtor na competição, isso seria compensado com mais entradas de dinheiro, logo, mais lucros. 

E a Toyota, nos últimos anos, está a investir forte no automobilismo, sempre para ganhar. Endurance - querem construir um protótipo em hidrogénio para começar a competir em 2028 - os ralis, o WRX, ou seja, rallycross, e há rumores que poderá ter os seus olhos na IndyCar, querendo fazer companhia à Honda e Chevrolet. 

A Hitech tem como sócio maioritário o britânico Oliver Oakes, que agora é um dos diretores da... Alpine, e que lucrou bastante com a venda da Hitech pelos japoneses. E tê-los por ali, nas categorias de promoção sem pensar na maior de todas, pode passar por um erro, a não ser que queriam alimentar a sua equipa na Endurance. E ao longo dos anos, não precisaram de ter equipas para ter bons pilotos para preencher os seus Hypercars. Portanto, poucos creem que isto tenha acontecido só porque a Toyota tem dinheiro a queimar nos seus bolsos. Há algo mais.   

Noticias: Ferrari anuncia parceria com a Cadillac


De uma certa maneira, era esperado, mas a Ferrari anunciou esta terça-feira que irá fornecer motores à Cadillac nas duas primeiras temporadas onde estará na Formula 1, ou seja, de 2026 a 2028. Para além disso, a equipa terá caixas de velocidades também da Ferrari, e o seu chassis será feito pela Dallara, onde basicamente será uma "Haas II", pelo menos, nestes primeiros anos na categoria máxima do automobilismo.

"[Anunciamos] um acordo plurianual a partir de 2026 com a Andretti Formula Racing LLC, referente ao fornecimento de unidades de potência e caixas de velocidades à equipa liderada pela TWG Global e General Motors, sujeito à Andretti Formula Racing LLC receber confirmação por escrito da FIA – F1 de que sua candidatura no Campeonato FIA de Fórmula 1 de 2026 foi aceite e aprovada", afirmou a Ferrari, no comunicado oficial.

Com isso, a Cadillac-Andretti será a terceira equipa do pelotão a usar os V6 turbohíbridos italianos, juntamente com a estrutura oficial e a Haas. Ela estará na Formula 1 a partir de 2026, depois da sua candidatura ter sido aprovada pelas restantes equipas no fim de semana do GP de Las Vegas.

WRC Solberg pilotará em 2025 com um Toyota


O sueco Oliver Solberg, filho do campeão do mundo de 2003, Petter Solberg, terá em 2025 um programa parcial pela Toyota, quer no WRC2, quer no WRC1. A ideia é de ser campeão na categoria WRC2, onde Sami Pajari alcançou em 2024, com um Toyota GR Yaris Rally2.

Para além dessa temporada com um WRC2, é provavel que ele faça algumas provas de Rally1 em 2025. O foco estará agora em mostrar tudo o que vale em WRC2 e convencer os responsáveis da marca a dar-lhe uma oportunidade no topo dos ralis.

A Printsport é uma equipa muito profissional e bem sucedida.", começou por afirmar o piloto de 23 anos. "Conheço muitos dos seus elementos do passado, por isso pareceu-me a decisão certa. E, claro, sabemos tudo sobre o Toyota GR Yaris Rally2 – é incrível pensar que este carro só foi lançado pela primeira vez há 11 meses. Vou ficar a saber mais sobre as sensações do Yaris quando o conduzir pela primeira vez, mas penso que todos apreciaram o trabalho de desenvolvimento da Toyota Gazoo Racing.", continuou. 

"Sei que é um carro rápido – sei o quanto me esforcei para ficar à frente do Jari-Matti [Latvala, chefe de equipa da TGR] quando ele conduziu um na Finlândia este ano! A Printsport tem um bom calendário de testes até 2025 e, como sempre, tenho a certeza de que a Toyota Gazoo Racing irá apresentar alguns desenvolvimentos adicionais. Há um bom plano para estarmos tão bem preparados quanto possível.”, declarou.

O objetivo para 2025 é definitivamente lutar pelo título”, confirmou Solberg. “Estou muito orgulhoso do que alcançámos este ano e perder o campeonato por três pontos dói, sem dúvida. Mas agora só estou a olhar para a frente. Como disse, estou muito orgulhoso do que eu e o Elliott fizemos e deixar a Škoda não foi uma decisão fácil – estou muito grato a todos da Škoda Motorsport e a toda a equipa Toksport nos últimos dois anos. O objetivo agora é tentar ganhar o maior número de rondas do WRC2 e, claro, o campeonato na próxima época.”, concluiu.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Youtube Formula 1 Vídeo: Ecclestone e a sua coleção (que colocou à venda, parte II)

Como sabem, há uma semana, Bernie Ecclestone anunciou que iria colocar a sua coleção de 69 carros à venda, com a ajuda de Tom Hartley, que irá vender os carros um a um, a um preço que poderá ser superior a 600 milhões e euros - quanto mais tempo passa, mais isto parece ser mais lucrativo para os bolsos do "anãozinho" de 94 anos, que decidiu não esperar para morrer para colocar a sua coleção à venda. 

No meio disto tudo, ele sentou-se ao lado de Hartley para falar dos carros que tem, e neste episódio, fala dos Ferraris que acabou por colecionar ao longo dos anos. Desde o 375 que deu a vitória a Alberto Ascari no GP de Itália de 1951, aos carros que Niki Lauda usou no seu tempo na Scuderia, passando pelo carro de 2002, pertencente a Michael Schumacher.  

Formula E: Felix da Costa contente com pódio


António Félix da Costa teve um bom arranque de temporada na Formula E, e mostrou o seu contentamento com mais uma ida ao pódio. O piloto da Porsche lutou pela vitória, e acabou na segunda posição, lutando pela vitória, que acabou nas mãos do neozelandês Nick Cassidy, da Jaguar. 

Com este resultado - mais a volta mais rápida, que lhe deu um ponto extra - Félix da Costa solidificou o seu segundo lugar no campeonato de uma temporada que mal começou. E claro, a Porsche mantém-se competitiva na luta dos lugares cimeiros, como aconteceu na temporada passada.

"Estou contente com a nossa solidez no dia de hoje [sábado], tantos na qualificação como na corrida estive sempre rápido e senti-me muito confiante com o carro. Foi uma corrida estranha, que foi interrompida duas vezes com bandeira encarnada e quem tinha ainda 'attack modes' acabou por tirar proveito disso, como foi o caso do Evans que venceu com essa estrelinha.", começou por afirmar. 

"Saio de São Paulo contente, é sempre bom começar o ano com um segundo lugar e agora é continuar a trabalhar para nos mantermos competitivos na próxima corrida no México. Queria ainda dizer que o nosso desporto voltou a mostrar-nos que o perigo existe e é real, felizmente o Pascal está bem, depois do acidente feio que teve, isso é mesmo o mais importante do dia de hoje!", concluiu.

A Formula E regressa agora dentro de um mês, depois do Ano Novo, quando forem correr no Autódromo Hermanos Rodriguez no fim de semana de 11 de janeiro, para a segunda corrida da temporada. 

domingo, 8 de dezembro de 2024

A imagem do dia



Enquanto na tarde deste domingo, Lando Norris liderava do principio até ao fim no GP de Abu Dhabi, conquistando uma vitória sem mácula, numa corrida algo agitada, num mundo paralelo, Sonny Hayes (Brad Pitt) subia ao lugar mais algo do pódio, acompanhado por Charles Leclerc e George Russell. Com esta vitória, parece que iria sair da Formula 1 pela porta grande, vencendo na última corrida da sua carreira, depois de um regresso à Formula 1 para ajudar o seu companheiro de equipa.

Pelo menos, estas são as fotos que esta tarde vi em alguns sítios, como a Autosport britânica e o site motorsport.com.  

Coloquei isto em algumas redes sociais. Se numa, as reações foram pouco mais que indiferença, noutro mais novo, o Threads, tive mais de 300 "gostos", com algumas pessoas a reagirem por escrito, afirmando que o filme irá parecer artificial, ou que tudo isto poderá ser um gigantesco "flop", que já juram não ir ver. Ainda antes do filme aparecer nos cinemas ou no "streaming" onde irá passar, no próximo verão.

Sinceramente, para uma pessoa como eu, que vi sozinho o "Lamborghini" num dia de semana, e era o único espectador, tudo que aparecer depois será um ganho. Tenho de ver o lixo para poder afirmar que é mesmo um lixo, não arroto antecipadamente a comida que tenho na boca. Irei ver, ainda por cima, há três anos, foi o "hype" que foi com o "Top Gun: Maverick", que com o mesmo realizador e o mesmo produtor, passou dos mil milhões de dólares. 

As sentenças são dadas depois do filme se estrear. Há coisas que aparentam ser irrealistas? É capaz. Mas sinceramente, estão a dar esperança ao Fernando Alonso... e esperem mais seis meses para podermos ver isto nas salas de cinema ou nas salas de estar das nossas casas. Eu sou mais clássico.    

Formula 1 2024 - Ronda 24, Abu Dhabi (Corrida)


E por fim, chegou-se à meta. 

Demorou muito tempo, estiveram em todos os continentes, exceto em África, mas depois de ter começado em março, em dezembro, a três semanas do Natal, chegou a Abu Dhabi para a bandeira de xadrez do campeonato. Altura de despedidas - Carlos Sainz Jr sai da Ferrari, Lewis Hamilton da Mercedes, (se calhar) Checo Pérez da Red Bull, e tantos, tantos outros.  

Ao contrário do que acontece em Losail, ali em Abu Dhabi, espera-se pelo por do sol para que os carros alinhem nas suas posições na grelha e esperem para que as luzes se apaguem pela última vez na temporada. Ou seja, com o sol no horizonte, as cortinas corriam numa das temporadas mais imprevisíveis desde 2021. Especialmente quando nada esperava isto, no inicio da temporada. 


Na partida, Norris largou bem e manteve o primeiro lugar na primeira curva, mas atrás... o Inferno quase gelou. Max queria tirar o segundo lugar de Oscar Piastri e tudo o que conseguiu foi tirá-lo da pista e ele acabou com um pião que assustou todo o pelotão. Ambos caíram para o fundo da grelha, mas nenhum deles acabou a sua corrida por ali. Aliás, a alguns, foi uma corrida de recuperação, especialmente para Charles Leclerc, que recuperou muitas posições, para chegar aos pontos o mais depressa possível. Afinal, um dos McLaren estava de fora, e ter os dois Ferrari nos pontos seria ótimo para as suas aspirações para o título. 

Max acabou com 10 segundos de penalização, por ter causado o acidente, e a perda de alguns pontos na super-licença. Mas isso não foi suficiente para que ele ficasse inibido destes gestos. Até afirmou que, se tirassem os outros pontos em 2025, que aproveitaria e tiraria uma licença paternal!  

Mas quem também ficou com danos, e de forma permanente, foi Sérgio Pérez, que se despistou na curva seis encostou o carro ainda na volta. Falar a expressão "final melancólico" começa a ser redundante...

Nessa altura, para piorar - um bocadinho - as coisas, Piastri, na sua tentativa de recuperação, acabou por bater na traseira do Williams de Franco Colapinto. Os comissários viram aquilo e ele acabou com 10 segundos de penalização. 


Claro, nas voltas seguintes, com Norris na frente de Sainz Jr em segundo quem era o terceiro classificado era Pierre Gasly. O piloto da Alpine aproveitou muito bem a situação e ficou nessa posição enquanto os outros recuperavam o tempo perdido. Mas até lá, tinha os seus 10 minutos de fama.

Na volta 21, Leclerc foi às boxes trocar de pneus, colocando duros para tentar chegar ao final da corrida, e parecendo que era isso que o resto do pelotão iria fazer. Nesta altura, ele já era quarto, e regressou à pista na oitava posição.  

As trocas continuavam, com Sainz Jr e Norris a trocar de pneumáticos nas voltas 26 e 27, respetivamente, mas o britânico manteve a vantagem sobre os Ferrari. Quase ao mesmo tempo, atrás, mais um final melancólico: a Williams pediu a Franco Colapinto para que fosse à box e parasse o carro de vex. Segunda desistência da corrida, segundo final melancólico da temporada. Sim, sim, já começa a não ser imaginativo... 


Na volta 31, mais sarilhos: Magnussen e Bottas tocam-se, depois do finlandês ter travado tarde demais para evitar a colisão. Com danos no seu lado direito, sem parte da asa dianteira e com um furo. Claro, com suspeita de danos no braço da suspensão, apesar do finlandês ter chegado às boxes, não saiu mais dali. Não era o final que Bottas queria para a sua longa carreira na Formula 1.  

Na volta 35 foi Hamilton a ir às boxes, naquela que era a sua última paragem para trocar de pneus na sua longa história pela Mercedes, e uma das últimas da temporada. Por esta altura, a noite tinha caído, e alguns pilotos continuavam a sua recuperação. Piastri queria chegar aos pontos e colaborar para o título de Construtores da McLaren, e Max queria passar o máxima do que podia, para chegar o mais alto possível. No final, o neerlandês chegou ao sexto posto, e Piastri conseguiu passar nas voltas finais o Williams de Alex Albon, não sem antes apanhar um susto quando ficou colado na sua traseira, saindo de pista. 

E na última volta, Hamilton passou Russell. Cortesia ou no braço?


Independentemente disto tudo, Norris fazia uma corrida sem mácula, e com isso, chegava à meta como vencedor, na frente dos Ferrari. Parecia que, só com ele, a McLaren tinha conseguido o tal título que procuravam. Mas quase no final, Piastri conseguiu um ponto, e isso, apesar de ser mínimo, confirmou o título que a equipa de Woking procurava desde... o século passado.  

No final, o fogo de artificio habitual do final do ano mostrara não só o final normal de uma temporada. E a ideia de que o final de algo raro tinha chegado. Espera-se que 2025 não seja não dominante como se teme, mas... espera-se que as pessoas não tenham saudades desta temporada.