O interesse de Franco Colapinto, que não tem lugar na Formula 1 como piloto titular em 2025, arrefeceu nas últimas semanas nos lados da Red Bull, por causa dos seus mais resultados nas últimas corridas. Contudo, não na Alpine. Flávio Briatore andou a conversar em Abu Dhabi com a empresária de Colapinto, Maria Catarineu, provavelmente para arranjar um lugar na Alpine para 2025.
Se calhar, poderá existir algo no horizonte, mas se for algo positivo, vem com uma clausula: o argentino não correrá no inicio de 2025. Mas mais tarde... a estória poderá ser outra.
E se calhar é isso que explica o contrato que Jack Doohan tem na Alpine. Ele tem duas avaliações, uma a maio da temporada, ou seja, antes das férias de verão, e a outra, no final do ano, em Abu Dhabi. E se as coisas correrem mal até ao verão para o australiano, Colapinto estaria pronto para saltar para o carro.
Se isso for verdade, significa duas coisas. A primeira, que a clausula de rescisão é baixa, muito baixa, ou seja, ele poderá livrar de Doohan à primeira chance, depois de ter dado uma chance. E segundo, se contratar Colapinto agora, ele será um fantasma a pairar sobre a equipa, esperando que um deles escorregue e ele fique com o lugar. Só que em 2024, ele era assim, e ninguém queria saber dele, pois estava na Formula 2. Agora que tem tudo atrás dele, desde as claques argentinas, e já mostrou todo o seu talento - falta consistência, é verdade - mas a ideia de duas meias temporadas no seu palmarés - é essa a chance que se coloca - poderá ser a sua grande chance.
Recordo: em 2026, a Alpine terá motores Merceces. Que nos novos regulamentos, poderão ser os favoritos para a vitória. E eles poderão fazer nessa temporada aquilo que a Williams fez em 2014.
---- XXXX ----
---- XXXX ----
A situação de Sérgio Pérez na Red Bull é mais complexa que se parece. E ele é uma peça de equilíbrio de uma equipa que pode estar a um passo da desagregação interna. Depois da "estória" do inicio da temporada, com o escândalo de assédio sobre Christian Horner, as coisas acalmaram-se bastante, mesmo com a noticia da saída de Adrian Newey e de mais alguns engenheiros, deixando a equipa com quase nada em termos de trunfos para a concorrência. E o novo motor Ford, apesar de ser construído com muito "input" da própria Red Bull, poderá não ser o grande motor que é o Honda - e que em 2026 estará na Aston Martin.
Quem acompanha a estória, sabe que o seu empresário, Julian Jakobi, pediu uma enorme quantidade de dinheiro caso ele seja despedido. Mas há pior: "Checo" terá dito a "insiders" que iria jogar a bosta no ventilador sobre Horner e Marko caso lhe deem o chuto no rabo no final da temporada. Afinal de contas, assinou um contrato para 2025, e quer cumpri-lo escrupulosamente. Mesmo que seja uma muleta de Max e com todos a perguntarem o que anda ali a fazer. Em suma, uma garantia de vida.
É um pouco irónico, mas "Checo" colocou a Red Bull refém. E se calhar, 2025 será um inferno em Milton Keynes, mesmo com Max. porque ele só sai... se quiser. É uma chatice, mas é mais barato que processos e o nome espalhado no chão pela imprensa sensacionalista... ou pior.
E claro, Liam Lawson correrá mais uma temporada na Racing Bulls.
Sem comentários:
Enviar um comentário