sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

WRC: Dirigentes aplaudem os novos regulamentos para 2027


Os novos regulamentos do WRC para 2027, apresentados nesta semana, causaram reações positivas por parte de alguns dos diretores desportivos das marcas que estão atualmente na competição, como a Toyota, Ford e a Hyundai. Estas três marcas, através de Jari-Matti Latvala, da Toyota, Malcom Wilson, da M-Sport (Ford) e Cyril Abiteboul, da Hyundai, acham que existem alguns aspetos positivos, mas outros como o custo de um Rally1, que pretendem que custe 345 mil euros, acham que tem de ser modificado para fazer lucrar a competição.

Da parte da Toyota, Latvala fala que os novos regulamentos para o WRC estão na direção certa para embaratecer os custos e atrair mais equipas, apesar de não ser totalmente perfeito.  

Temos trabalhado arduamente com a FIA para contribuir o mais possível para os regulamentos de 2027. Acreditamos que as principais linhas do projeto de regulamentos estão bem formuladas e vão na direção correta. Ainda acreditamos que há um trabalho importante a fazer para finalizar e melhorar alguns dos detalhes, mas nesta fase isso é totalmente normal”, disse o ex-piloto finlandês.


Latvala refere que há muitas preocupações relativamente a alguns pontos, como o custo dos novos carros, previsto para 345 mil euros, contra os atuais 1,1 milhões dos Rally1. Segundo ele, é um valor irreal, apesar de alguns comentadores afirmar que os Rally2 não são muito mais baratos que estes novos carros de ralis.

Já Cyril Abiteboul, que também tem estado envolvido nas discussões dos novos regulamentos, considera positiva a direção que a FIA está a fazer em relação a isso, e que ajudará na continuidade da marca para além de 2026.

É sempre positivo para os construtores disporem de um roteiro a longo prazo para os campeonatos que possamos avaliar e melhorar em conjunto. Congratulamo-nos com os importantes esforços que têm sido feitos para reduzir os custos, uma vez que o WRC precisa de estabilizar e desenvolver a sua base de fabricantes. Também esperamos desenvolver o valor do desporto, apresentando carros espetaculares em formatos de rali emocionantes para aumentar a base de adeptos”, comentou.


Do lado da M-Sport, Malcom Wilson poderá ver os novos regulamentos como uma tábua de salvação para a continuidade do seu projeto, como também pode dar muito mais possibilidades de ajudar a desenvolver jovens pilotos dentro da sua equipa.

Penso que os regulamentos aprovados até à data são o caminho certo para o WRC. Precisamos de novas entradas, mais equipas e pilotos a competir ao mais alto nível, e estes regulamentos para 2027 vão encorajar isso. Permitir-nos-á dar uma oportunidade a mais jovens pilotos, o que é essencial para o sucesso a longo prazo do desporto, e é também muito importante tornar o WRC mais acessível, permitindo às equipas competir ao lado dos construtores.”, comentou.

Todos esperam que este novo tipo de regulamentos não só os convença a manter as marcas na competição, como também atraia outras como a Lancia, que anda a desenvolver um programa para o Rally2, que poderá ser a base para os novos Rally1 que surgirão dentro de três anos.

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