sábado, 25 de maio de 2013

Youtube Racing Crash: o impressionante - e fatal - acidente nos Midgets


Infelizmente, por muito que se faça, não se consegue eliminar o risco de morte no automobilismo. E foi o que aconteceu esta sexta-feira numa prova de "midgets" em Bloomington, no Iowa. O piloto envolvido, Josh Burton, sofreu um despiste enquanto lutava pelo segundo posto com o carro numero 24 de Rod Henning

O carro capotou várias vezes, arrastando Henning consigo e provocando a interrupção da corrida. Embora Henning tenha saído do carro dorido, mas pelo seu próprio pé e sem ferimentos graves, Burton teve de ser desencarcerado e transportado de emergência. Apesar dos esforços dos paramédicos, a sua morte foi declarada pelas 1:30 da madrugada de hoje. 

Noticias: Filhos de Hunt lançam site oficial

A polémica toda sobre o desenho no capacete de Kimi Raikkonen, onde homenageia mais uma vez James Hunt, bem como o pedido de Bernie Ecclestone para o tirar, alegando "publicidade gratuita" ao filme "Rush" - uma justificação ridicula, do qual o piloto o respondeu mandando-o para aquela parte - deixou para segundo plano o facto de aqui no Mónaco se assinalar os 40 anos da chegada de Hunt na Formula 1, a bordo de um March inscrito pela equipa Hesketh.

E para assinalar essa data - e também os 20 anos da sua morte, que serão assinalados a 15 de junho - os filhos de Hunt decidiram lançar o site oficial do piloto, gerido por Tom, o filho mais velho. A ideia é, para além de contar as historietas sobre o piloto e comentador, vender mershandising oficial, também para dar voz à sua fundação, onde irão juntar dinheiro para várias caridades. 

Num ano em que a sua vida vai ser contada por Hollywood, e em particular a sua temporada em que venceu o campeonato, o aparecimento do seu site oficial é sem dúvida, uma ocasião perfeita. 

Para segui-lo, para alem do site oficial, eis o endereço do Twitter, bem como a sua página no Facebook.

Youtube Formula 1 Crash: o acidente de Felipe Massa


O brasileiro Felipe Massa não participou na Qualificação de hoje devido a um forte embate no guard-rail no final da reta da meta, quando trava para Ste. Devôte, danificando fortemente o seu carro, fazendo com que não estivesse pronto a tempo de participar, e com isso, largará amanhã da última posição... e das boxes, já que a Ferrari pediu à organização para fazer isso.

O acidente foi bem violento e segundo conta o Luis Fernando Ramos, vulgo o Ico, ele travou em cima da ondulação na reta, com ambos os pneus bloqueados, o que é raro dele, segundo conta. E com isso, o choque foi inevitável.


Formula 1 2013: Ronda 6, Mónaco (Qualificação)

Um... dois... três. E pela terceira vez consecutiva, Nico Rosberg é o poleman, dando para a Mercedes tal honra. E ainda por cima, no GP do Mónaco, uma prova onde ele já tentou ganhar em 2012 e onde o seu pai venceu em 1983, à chuva. Mas para a Mercedes, são quatro as pole-positions que já conseguiu em apenas seis corridas do campeonato, sinal de que estão apostando tudo nas qualificações, para darem nas vistas.

Mas a qualificação não ficou só marcado por isso. O acidente de Filipe Massa, logo no terceiro treino livre, fez com que ele não tivesse o carro pronto a tempo e assim, amanhã parte do último posto, e numa corrida como esta, num circuito como este, terá de trabalhar muito, se quiser chegar aos pontos.

E foi por causa disso que vimos algo diferente nesta qualificação: um Caterham na Q2. O autor da proeza foi Giedo Van der Garde, que meteu o carro entre os Williams de Pastor Maldonado e de Valtteri Bottas, o que deixou o venezuelano irritado: "Vamos a ver se a Williams desperta do seu sono", disse depois aos microfones de uma cadeia de televisão latino-americana. Mas pior do que dos dois Williams ficou Paul di Resta, que não conseguiu entrar na Q2 com o seu Force India.

Interessante saber que os dois McLaren conseguiram meter os seus carros na Q3, embora Sergio Perez foi sétimo e Jenson Button nono, é um bom resultado, dado o mau chassis que é o MP4-28. Fernando Alonso não teve uma grande qualificação e vai partir apenas do sexto posto no seu Ferrari, tendo à sua frente os dois Mercedes - que monopolizam pela segunda vez consecutiva a primeira fila - e depois vêm os Red Bull de Sebastian Vettel e Mark Webber e o Lotus de Kimi "James Hunt" Raikkonen.

Houve mais dois a entrarem nesta Q3: o Force India de Adrian Sutil e o Toro Rosso de Jean-Eric "Francois Cevért" Vergne, que vai partir do décimo posto, conseguindo colocar de fora o seu companheiro, Daniel Ricciardo, e o Sauber de Nico Hulkenberg.

Amanhã haverá mais, mas parece que o desgaste dos pneus poderá não ser um grande problema como é noutros circuitos. A Pirelli fala em duas paragens para esta corrida, e claro, o facto de a Mercedes não ter ritmo de corrida, poderá fazer com que eles sejam um "tampão" para o resto do pelotão. Veremos. 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Rumor do dia: Williams andará de Mercedes em 2014

Já se ouvia um zum-zum durante a semana, mas hoje o rumor veio mais forte: a Mercedes fornecerá motores à Williams na temporada de 2015, e provavelmente, será por três temporadas. Não se sabe ainda se a equipa de Grove irá antecipar o final de contrato com a Renault no final desta temporada, mas caso esta decisão for real a partir da próxima temporada, com os novos motores, isto poderá significar que Christian "Toto" Wolff fez um favor a Frank Williams e à equipa onde ainda têm uma participação acionária, fornecendo motores alemães para as próximas três temporadas.

A ser verdade, isso vai significar que a marca alemã vai fornecer motores para quatro equipas em 2014: Mercedes, Force India, McLaren e Williams. Isto, antes da equipa de Woking trocar esses motores pelo os da Honda na temporada de 2015.

Falta ainda um acordo oficial, mas parece que tudo está bem encaminhado.

Os desabafos e as polémicas do GP do Mónaco da GP2

A batida causada por Johnny Cecotto Jr. na partida do GP do Mónaco da GP2 esta tarde, e que colocou doze carros fora de prova na curva de Ste. Devôte, causou consequências. A organização decidiu suspender o piloto venezuelano por uma corrida, considerando-o como o culpado da situação, e os outros pilotos decidiram soltar o verbo. Joylon Palmer, filho de Jonathan Palmer, desabafou no Twitter: "Colocado fora da corrida, na primeira curva, por idiotas. Completamente arrasado. Em breve, prefiro largar do pitlane a largar perto do Cecotto".

Só que nem todos os pilotos elogiam o trabalho da organização da GP2. Robin Frijns, por exemplo, reclamou no seu Twitter: "É uma piada que alguns pilotos puderam recomeçar e eu não. Porque tive um furo? A organização não fez hoje um bom trabalho..."

Já há muito tempo que se questiona a fogosidade destes pilotos nas categorias de acesso à Formula 1, só que os desabafos dos pilotos nas redes sociais como o Twitter me fazem pensar se há alguma bipolaridade ou é apenas as maluquices de alguns pilotos com mais chumbo no pé do que cérebro...

Veremos. E espero que Cecotto Jr. tenha aprendido a lição.

Dailymotion Indy Lights Race: Veja a chegada da Freedom 100


2013 Indy Lights Freedom 100 Incredible 4-Wide... por Mattzel89
No mesmo dia do GP do Mónaco, iremos ver as 500 Milhas de Indianápolis. Mas esta sexta-feira aconteceu a corrida de Indy Lights, a Freedom 100. Num pelotão absolutamente encolhido - apenas onze carros à partida - o final foi absolutamente incrivel. Quatro carros separados por 0,0026 segundos cruzaram a meta, com o melhor a ser o irlandês Peter Dempsey. Ele veio de fora, do quarto lugar, e conseguiu surpreender os colombianos Carlos Muñoz e Gabby Chaves, e o americano Sage Karam.

Só mesmo no Brickyard, com aqueles carros. A Formula 1 não terá mais chegadas deste género... mas no domingo, quando os graúdos correrem, a história vai ser outra mais interessante.

5ª Coluna: Demasiados capacetes para o meu gosto

Quando era criança e comecei a gostar de Formula 1, uma das coisas que costumava fazer era de conseguir identificar o máximo de capacetes numa determinada foto. Num bom dia, até conseguia identificar, lá bem no fundo, o capacete de um Pierluigi Martini, no seu Minardi, ou de Phillipe Alliot, no seu Larrousse. Lembro-te até, em 1991, de uma revista ter feito, quando fizeram um especial sobre o GP de Portugal, terem perguntado aos pilotos o que significavam os desenhos nos seus capacetes, e eles contavam em poucas linhas a razão porque escolheram este ou aquele desenho, estas ou aquelas cores. Muitas delas tinham a ver com orgulho nacional, razões ou gostos pessoais, tributos a outros pilotos e muitas vezes eram eles mesmos que tinham feito o desenho, mostrando ao desenhador para este o aprimorar.

Isto era assim até ao inicio deste século. Hoje em dia, as coisas estão totalmente diferentes. Os pilotos de agora acham que a sua identidade é... mudar de desenho todos os Grandes Prémios. Este fim de semana, no Mónaco, eu vi pelo menos dez pilotos a mudarem de desenho só para esta corrida. Uns, para homenagear o local onde irão correr. Outros, por motivos absolutamente egoisticos, como o Lewis Hamilton. E um terceiro grupo resolveu homenagear pilotos do passado, como Kimi Raikkonen (sempre admirador de James Hunt) ou Jean-Eric Vergne, que desenhou um capacete em tributo a Francois Cevért, morto há 40 anos.

Francamente, tou a ficar velho, mas acho que esta tendência é idiota. Não aprovo, pois isso significa um espelho desta geração. Parece que não têm referências, não têm identidade. O desenho de um piloto, mais do que identificar ao espectador que está a ver a corrida nas bancadas ou em casa, significa também quem é e de onde vêm e porque escolheu aquele padrão de cores. Lembro de Mark Blundell ter escrito "Will to Win" no seu capacete e as suas iniciais na frente, apenas para colocar em cima quando os patrocinadores o pediram. Curiosamente, isso deu origem a uma tendência e alguns pilotos seguiram-na ao longo da década de 90 e inicio deste século.

Curiosamente, o primeiro piloto que lembro de fazer esta transformação de "mudar de cores como quem muda de cueca" foi um piloto de motociclismo, Valentino Rossi. Ele pode ter mudado imenso de cores, mas nunca deixou de abdicar do seu desenho. Como cada geração é influenciado por alguém, custa-me a crer que pilotos de Formula 1, que têm quatro rodas, tenham sido influenciados por alguém que andou toda a sua carreira em dias rodas. Se assim for, provavelmente é mais um sinal de que a Formula 1, apesar de todo o dinheiro em caixa e de todo o glamour, perdeu o seu carisma e deixou de ter modelos (no sentido de estar na vida) para a juventude. 

Eu não sei como vai ser no futuro. Como é que um dia, quando olhar para uma foto de uma grelha de 2013, vou identificar os pilotos? Andarei com um catálogo na mão, intitulado "Todos os capacetes que Sebastian Vettel usou na Formula 1?" Andarei com outro livro a tentar ver qual foi o desenho que Lewis Hamilton usou no GP da India de 2014? Que identidade é que estes dois pilotos irão deixar nas suas carreiras, para a geração futura, para além das vitórias e títulos? Que geração será esta no futuro, que muitos afirmam ser uma "geração dourada". Até pode ser, mas outros irão provavelmente dizer que foi "a geração dos capacetes de quinze dias"...  

Felizmente, nem toda a gente muda de cor de quinze em quinze dias. Jenson Button, Mark Webber, Felipe Massa e Nico Rosberg são alguns dos pilotos que mantêm as suas cores ao longo do ano, e com algumas modificações, ao longo da sua carreira. Mas parece que são cada vez mais uma minoria e eles estão cada vez mais velhos. Até prova em contrário, são muito poucos os jovens que andam a manter o desenho dos seus capacetes ao longo da sua carreira.

Youtube Racing Crash: O acidente da GP2 no Mónaco


Mónaco é sempre complicado de guiar, e então, quando os carros abordam a Ste Devôte, logo a primeira curva do circuito, o perigo de carambola tende a ser pior. Foi o que aconteceu hoje na primeira corrida da GP2, quando catorze carros se envolveram num acidente na primeira curva.

Tudo começou quando Johnny Cecotto Jr. arrancou mal e foi ultrapassado por Mitch Evans. Ao tentar reagir, o venezuelano - filho de Johnny Cecotto - trava tarde em Ste. Devôte e arrasta consigo o suiço Fabio Leimer e mais alguns carros, a saber: Robin Frijns, Stefano Coletti, Tom Dillmann, Jolyon Palmer, Marcus Ericsson, Julian Leal, Nathanäel Berthon, Alexander Rossi, Daniel Abt, Rene Binder, Rio Haryanto e Kevin Giovesi. A corrida ficou inevitavelmente interrompida e recomeçou atrás do Safety Car.

No final, o melhor foi Sam Bird, no carro da Russian Time, na frente de Kevin Ceccon e Mitch Evans.

Ultima Hora: A organização da GP2 acaba de banir Johnny Cecotto Jr, por uma corrida devido às suas responsabilidades no incidente da primeira curva.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Youtube GP2 Weirdness: o pássaro e o carro de Felipe Nasr

É definitivamente a imagem do dia. E não aconteceu na Formula 1, mas sim na GP2. Este pássaro queria ver a ação o mais perto possível da pista quando passou o carro do brasileiro Felipe Nasr. O resultado é este. 

Não sei se escapou da morte ou tinha tudo controlado... acredito mais na segunda hipótese.

ADN80: o novo projeto editorial

Por fim, o dia chegou. A partir de hoje, está online um novo tipo de projeto jornalistico. A ideia do ADN80 tem a ver com um novo tipo de publicação, com artigos longos, feitos por uma geração, a que nasceu entre o final dos anos 70 e o inicio dos anos 80. O mentor do projeto é João Pedro Pereira, jornalista do Público, e ele me convidou no mês passado para participar nele. Sendo ele um colega meu da faculdade, aceitei de imediato, sabendo ele que osa meus artigos de automobilismo seriam do interesse das pessoas.

Comecei com algo interessante, que foi o de falar sobre a temporada de 1968, aquela onde em meros quatro meses, quatro pilotos perderam a vida, entre eles, o escocês Jim ClarkEis um excerto desse meu artigo:

"O automobilismo sempre foi um desporto perigoso. Contudo, há 45 anos, as possibilidades de um piloto morrer eram enormes. Se hoje, os pilotos correm em vinte pistas, em regime de exclusividade, em 1968, disputavam uma variedade de provas, numa variedade de máquinas, chegando a participar em 40 corridas por época. 

Nos dias de hoje, um carro de Fórmula 1 é essencialmente feito em fibra de carbono, um composto ao mesmo tempo leve e resistente, e é feito à medida para reduzir a números negligenciáveis a possibilidade de ferimento grave ou de morte do piloto. Contudo, em 1968, a percentagem de acidentes era incrivelmente maior. 

Os carros eram feitos em alumínio, os depósitos de gasolina eram colocados nas laterais do carro, sem proteções de qualquer espécie e sujeitos ao impacto de uma colisão. Em cada temporada, era habitual haver entre dois a três pilotos a perder a vida. Mas naquele ano, as coisas correram horrivelmente mal. Quatro talentosos pilotos morreram em quatro meses seguidos. E um deles era considerado na altura o melhor de todos: o escocês Jim Clark."

Todos os meses, o site publicará três artigos, sempre longos, no intuito de agradar ao leitor que queira ver, sentado no seu portátil, telemóvel ou tablet; em casa ou numa esplanada à beira-mar, sobre assuntos que são do seu interesse, sejam eles de politica, cultura, economia ou desporto. E é pago: cada artigo vale 90 cêntimos de euro, enquanto que a publicação inteira vale 1.90 euros, pagos com cartão de crédito ou outros, como o PayPal.

Claro, é para ganharmos dinheiro com isso, mas tenho a certeza que valerá a pena.

Para quem gosta de ler, eis o endereço do site: http://adn80.com/

Youtube Racing Trailer: Rush, trailer numero três

Calhando no fim de semana do GP do Mónaco, saiu esta tarde o terceiro trailer de "Rush", o filme realizado por Ron Howard sobre o campeonato do mundo de 1976, e a rivalidade entre Niki Lauda e James Hunt

Mais curto - cerca de um minuto e meio - não tem muitas mais imagens novas em relação aos dois anteriores trailers, mas isto faz com que se aguarde cada vez mais ansiosamente por 13 de setembro...

As polémicas dos pneus Pirelli e as ameaças ao futuro

A história dos pneus feitos pela Pirelli nesta temporada está para lavar e durar. Desde o inicio da pré-temporada que se sabia que estes pneus estavam feitos para se degradarem em poucas voltas, de forma a que alguns pilotos expressaram a sua preocupação no sentido de que em algumas corridas, poderiam ter seis ou mais paragens na corrida... em condições normais.

Em média, as coisas ficam-se pelas quatro paragens, especialmente quando são obrigados a andarem com, pelo menos, dois compósitos. E se os espectadores gostam do "espectáculo", as equipas reclamam disso - especialmente a Red Bull - com a marca italiana a dizer, após o GP de Espanha, em Barcelona, que iria mudar a composição dos pneus após o GP do Canadá, mas apenas em nome da segurança, que é isso que a FIA autoriza.

Isto porque durante a corrida espanhola, alguns pilotos tiveram graves problemas com os pneus traseiros, especialmente o francês Jean-Eric Vergne, que viu o seu pneu traseiro rebentar "em grande estilo", obrigando-o a abandonar. No final da corrida, a Pirelli reconheceu o problema, que segundo eles, deve-se ao aço existente na área, que os faz sobreaquecer prematuramente.

A Pirelli quer agora que as equipas troquem pelo kevlar que usavam em 2012, que assim, o sobreaquecimento dos pneus fica, de certa forma, resolvido. Algumas equipas gostaram da ideia, mas parece que poderá não avançar. Isto porque a Force India decidiu que irá vetar qualquer tentativa de alteração. “Construímos o nosso carro baseado nas especificações dos pneus dadas pela Pirelli em Setembro de 2012. Trocar o aço com kevlar, altera a dinâmica do pneu, o que pode ser bom para algumas equipas, mas não para nós. Não vemos porque a Pirelli deva intervir porque há equipas que estão a ter problemas. Eles devem é alterar os carros. Os pneus são seguros, ponto final!” afirmou o diretor desportivo da marca, Otmar Szafnauer.

Apesar das ameaças, Paul Hembery, diretor da Pirelli, é mais otimista em relação às modificações para este ano, afirmando que um acordo está para breve: "Estamos muito perto de um acordo com as equipas - que é realmente importante - acerca das mudanças que queremos fazer aos pneus traseiros", começou por dizer. "Queremos livrar da delaminação que encontramos e que está a causar todos estes cortes nos pneus, induzidos pelo desgaste, que criou um ponto fraco e está a fazer com que os pneus sobreaqueçam. Temos feito simulações e testes, e encontramos uma solução que resolverá de vez este problema", concluiu.

Contudo, uma nuvem negra paira no horizonte. Em 2014, como se sabe, tudo muda em termos de regulamento. Paul Hembery já disse que as equipas têm de chegar a um acordo até setembro, pois caso contrário, não continuam na próxima temporada: “Aparentemente, a 1 de setembro, temos de informar [as equipas] tudo que eles precisam saber sobre os pneus da próxima temporada, mas agora estamos no meio de maio. Vocês podem imaginar o quão ridículo isso é quando não temos os contratos no lugar. Talvez não estejamos aqui...”, começou por afirmar.

Este desporto tem que tomar uma decisão rapidamente, pois, além de termos recursos fixos envolvendo a Formula 1, há também um trabalho técnico. Não é só apenas uma questão de colocar um pneu mais duro que os pneus deste ano, [as alterações] são tão dramáticas que vamos precisar refazer a engenharia do pneu. Isso leva tempo, então, se demorar demasiado tempo, o nosso trabalho se tornará impossível,” continuou.

Como podem ver, estas coisas não se resolverão rapidamente. E prometem piorar.

Lotus vira "Daft Punk" no Mónaco

No meio disto tudo, esqueci de dizer que a Lotus este fim de semana decidiu ser "Daft Punk". Explica-se rapidamente: na semana em que o grupo de musica electrónica francesa lança o seu álbum "Random Acess Memories" (a sua musica de estreia está no ar há várias semanas), os capacetes dos seus membros, Guy Manuel De Homem-Cristo e Thomas Banglater estão colocados nos flancos dos seus carros. E a equipa colocou dois videos: um de seis segundos, e outro com quinze, ambos no seu canal de Youtube para celebrar o acordo.

Resta saber se a Lotus vai ser sortuda este fim de semana, como canta Pharrell Williams. Se depender de Romain Grosjean, duvido... é que ele bateu forte na curva Ste. Devôte numa das sessões de hoje.

As polémicas homenagens de Kimi e Vettel

Kimi nunca escondeu a sua admiração a James Hunt. E no fim de semana em que se comemora os 40 anos da sua estreia na Formula 1, num March inscrito pela equipa Hesketh, Kimi Raikkonen decidiu homenageá-lo com os dizeres "Kimi on the Hunt" e colocando o piloto britânico atrás do carro do seu maior rival, Niki Lauda.

Até aqui tudo bem... até que Bernie Ecclestone abriu a boca e começou a dizer os seus típicos disparates de velho. Não se ouviu nada da boca dele, mas um dos filhos de Hunt afirmou que ele queria vetar a homenagem por causa das referências ao filme "Rush". Talvez seja da velhice, mas ontem, ao ler o blog do Joe Saward, ele afirmou que tinha ido ver o filme a Londres, numa sessão especial, e tinha dito que "tinha assinado um acordo de confidencialidade no qual não poderia dizer qualquer detalhe do filme", quando se sabe que este estreará em setembro. Bom, o Will Buxton contou tudo... e para mim é tarde demais. Porque fiquei com ainda mais vontade de ver o filme.

Adiante. Deixando o velho texugo para trás, descobri que Sebastian Vettel foi malandreco. A pinup que ele colocou no seu capacete tem um truque, onde à medida que faz calor, o fato de banho que tem vestido desaparece e ela fica tal como veio ao mundo. Será que o anãozinho tenebroso vai intervir, em nome da "moral e bons costumes"? 

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Os capacetes dos pilotos no Mónaco

Esta quarta-feira, alguns dos pilotos que vão competir no Mónaco mostraram os seus capacetes especiais para esta corrida. Se para imensos "petrolheads", a escolha de Jean-Eric Vergne conquistou-lhes o coração, outros tiveram escolhas mais interessantes ou... de gosto mais duvidoso.

Comecemos com Fernando Alonso. Ano passado, caso se recordam, andou com um capacete dourado, e este ano, parece que voltou a repetir a façanha de um capacete branco e dourado, onde coloca um puzzle, em que cada peça significa as suas vitórias ao longo de uma carreira que em agosto irá completar dez anos, na Hungria. Atrás, duas peças em particular: os seus dois campeonatos. Mas também podem ser as suas vitórias no Principado, que venceu em 2006, com o Renault, e em 2007, com o McLaren.

Depois temos o capacete de Lewis Hamilton, onde na parte de trás se mostra com a sua namorada e o seu "bulldog", o Roscoe, no cenário do Mónaco. Muitos consideram como o pior de todos, mas gostos não se discutem, digo eu.

Outro capacete interessante é o de Sebastian Vettel, que decidiu também homenagear Mónaco e Monte Carlo, com o Casino, as corridas do passado (creio que seja a prova de 1960 ou de 1961, ambos ganhos por Stirling Moss...) e uma "pinup"? Bom, ao menos sabe reconhecer o passado.

O mais interessante é o capacete de Romain Grosjean, onde se vê como um jogador de "poker", com o jogo de cartas escondido na mão, fazendo com que todos esperem... o inesperado. Piadas em cinco, quatro, três, dois, um...

Sergio Perez também vai ter o seu capacete diferenciado, homenageando Mónaco com as suas cores nacionais, umas cartas e umas mulheres nuas. Enfim... veremos se isso lhe dará um pulo na classificação geral.

Para finalizar, Daniel Ricciardo decidiu também fazer um desenho do Mónaco, colocando uma foto do seu porto de abrigo.

Deverão aparecer mais um ou outro desenho por aí amanhã, nos treinos livres. Veremos.

Youtube Motorsport Onboard: uma volta no chuvoso Nordschleife

Esta vai ficar na memória de muita gente. O Nurburgring Nordschleife é um circuito desafiador, sem dúvida. Jackie Stewart não o chamou de "Inferno Verde" por acaso, e muito poucos são os que conseguem andar a fundo num circuito com mais de cem curvas, que se estendem ao longo de 23 quilómetros.

Contudo, há excepções. No domingo, dia das 24 Horas de Nurburgring, o piloto Leh Keen estava a bordo do seu Porsche 911 GT3 R, debaixo de chuva intensa e já de noite, com o nevoeiro a ameaçar interromper a corrida. E mesmo com essas condições infernais, Keen decidiu fazer esta volta ao Nordschleife, arriscando literalmente o seu pescoço. E este foi o resultado, gravado na câmara que tinha incorporado no seu capacete.

Pouco depois, a corrida ficou interrompida por nove horas (!) devido ás más condições atmosféricas. Mas ele já tinha dado o seu espectáculo.

Noticias: Vergne homenageia Cevért no Mónaco

Tenho que tirar o chapéu a Jean-Eric Vergne. Sempre que pode, quando corre no Mónaco, tenta homenagear algum piloto francês do passado. Em 2012, ele pintou um capacete em tributo a Jean Alesi, quando este corria ao mesmo tempo as 500 Milhas de Indianápolis, e este ano decidiu homenagear Francois Cevért, numa altura em que se comemoram os 40 anos da sua morte.

"Eis o meu capacete para o Mónaco, em tributo a Francois Cevért", escreveu na sua página de Facebook.

Para quem não sabe, Francois Cevért nasceu em 1944 em Paris e correu na formula 1 entre 1970 e 1973, sempre pela Tyrrell. Jean-Pierre Beltoise era o seu cunhado (casou-se com uma das suas irmãs) Foi companheiro de equipa de Jackie Stewart e apesar de ter tido treze pódios e duas voltas mais rápidas, só venceu uma vez, o GP dos Estados Unidos em 1971, no circuito de Watkins Glen. Ironicamente, seria o local onde iria morrer, dois anos depois, a 6 de outubro de 1973, aos 29 anos de idade.

Noticias: Raikkonen revela ofertas de duas equipas para 2014

O regresso de Kimi Raikkonen à Formula 1, no inicio de 2012, está a ser um sucesso. Depois de uma temporada e meia na Lotus, com duas vitórias, três voltas mais rápidas e onze pódios até agora, Raikkonen, de 33 anos, tem a sua cotação em alta. Tão em alta que para 2014, a sua presença é vista em algumas equipas como a Red Bull, como substituto de Mark Webber.

Numa entrevista à Autosprint italiana, o piloto revelou que tem pelo menos duas propostas para continuar a competir em 2014: “Depende. Diria que tenho duas, mas na Formula 1 nunca se sabe”, começou por afirmar. “Estou aqui a tempo o bastante para saber que a única coisa que importa é encontrar uma situação adequada para mim”, completou.

Quase ao mesmo tempo, o seu agente e amigo Steve Robertson afirmou no jornal finlandês "Turun Sanomat" que o bom desempenho de Kimi nas duas últimas temporadas o transformou num piloto altamente solicitado para 2014. “Kimi tem feito um trabalho brilhante com a Lotus, por isso não é nenhum segredo que, no momento, ele é o piloto mais solicitado para o próximo ano”, começou por afirmar. 

Sabemos o bom trabalho que um piloto está a fazer no momento em que uma equipa começa a falar do próximo ano. Não estou dizendo que existem outras equipes interessadas, mas, sem dúvida, um piloto tão competitivo como Kimi sempre chama a atenção de todas as melhores equipas do pelotão”, concluiu. 

terça-feira, 21 de maio de 2013

Rumor do dia II: Honda poderá adquirir instalações da Cosworth

Quase uma semana depois de ter anunciado o seu regresso à Formula 1, a Honda já está em terras inglesas à procura de um sitio onde possa desenvolver os seus motores. E se a McLaren irá dar-lhe uma ajudinha, a marca japonesa poderá querer algo mais. A revista alemã "Auto Motor und Sport", na voz do seu jornalista Michael Schmidt, falam que eles poderão estar de olho às instalações da Cosworth.

Rumores se referem às propriedades da Cosworth”, refere a revista.

É certo que a Cosworth não desenvolveu motor para 2014 e neste momento só fornece uma equipa, a Marussia. Com esta à procura de motor - fala-se da Ferrari - não se sabe se a marca irá continuar a fabricar motores de competição. Assim sendo, o interesse da Honda poderá servir para agilizar tempo, instalações e alguma mão de obra para que tudo esteja pronto em 2015.

A capa do Autosport desta semana

A capa do Autosport desta semana têm como destaque o mais recente rali do campeonato nacional, bem como o WTCC, uma entrevista a um dos candidatos à presidência da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), e ainda se fala da polémica dos pneus na Formula 1.

Se no caso do Rali Cidade de Guimarães, pode-se dizer que Bernardo Sousa foi "O Último a Rir", já no caso de Salzburgo houve "Polémica no WTCC". E quanto a Manuel Mello Bryner, atual vice-presidente da federação e agora, um candidato à presidência, o que faz no jornal é para dar uma entrevista, onde "Esclarece Polémicas e Aponta Futuro da FPAK".

E já há quem tenha visto "Rush"!

"Rush", o filme de Ron Howard que fala sobre a temporada de 1976 e da luta entre Niki Lauda e James Hunt, só estreará a 13 de setembro nas salas de cinema um pouco por todo o mundo, mas aos poucos, algumas pessoas estão a ter um acesso privilegiado ao filme, em sessões de projeção privadas, e aparentemente, as impressões são positivas. E isso está a fazer crescer as expectativas, à medida que o dia da estreia se aproxima.

No passado dia 16, um desses privilegiados foi o jornalista britânico Will Buxton, que estava em Indianápolis a acompanhar a qualificação para as 500 Milhas, e teve uma sala de cinema só para ele para ver o filme. E as impressões sobre o filme, contou-as na sua página do Twitter: "Rush é tudo o que podes imaginar e muito mais. Bonito e brutal. Estou espantado".

Depois continuou: "A ação é tremenda. Está muito bem filmado, muito bem escrito. O "cast" está perfeito, e o filme flui tremendamente. O final deixou-me em lágrimas. Hemsworth (Chris Hemsworth, o ator que faz de James Hunt) é brilhante, mas é uma personagem secundária. As pessoas irão ver por ele, mas não vão esquecer Bruhl (Daniel Bruhl, o hispano-alemão que faz de Niki Lauda). Bruhl não atua: é Niki Lauda encarnado. Uma performance digna de Óscar. É o seu filme,é a sua história. E é fenomenal", conclui. 

Contudo, o jornalista avisa: "Existirão alguns elementos que irão chatear os aficionados, mas foram feitos de modo a dar uma versão mais poética da coisa". Por mim, só espero que não distorçam a história...

Aos poucos e poucos, à medida que se sabe de algumas coisas sobre as pessoas que já viram o filme em antecipação, poderemos estar a caminho de ver o melhor filme de sempre sobre automobilismo. Veremos.

Rumor do dia: Toro Rosso pode ter motores Renault em 2014

O jornal "Sport Bild" anuncia na sua edição de hoje que a Toro Rosso poderá anunciar no fim de semana do GP do Mónaco que irá ter motores Renault na próxima temporada, terminando um acordo com a Ferrari que data desde 2007. Desconhece-se a duração do contrato, mas presume-se que aconteça até ao final do contrato com a Red Bull, que termina em 2016.

Caso isso aconteça, isto poderá fortalecer a ligação entre ambas as equipas, que estando em lugares diferentes (a Red Bull na localidade britânica de Milton Keynes, a Toro Rosso na cidade italiana de Faenza), poderão ter mais elementos em comum para poder comparar os seus chassis e ter uma colaboração ainda maior.

Para a Renault, poderá ser uma excelente noticia, na mesma altura em que eles poderão perder a Lotus, a favor da Honda. É que o alto preço que cobram pelos seus motores - cerca de 25 milhões de euros - faz com que a equipa de Brackley procure alternativas, já que para eles, este motor é muito caro para o seu orçamento. E como já foi dito há uns dias, poucas são as equipas que estão dispostas a pagar muito para ter os novos motores 1.6 Turbo em 2014.

E quanto à Ferrari, não deverá chorar muito a perda da Toro Rosso, já que muito provavelmente irá ter a Marussia como cliente, já que esta é a única que têm motores Cosworth, e tem como piloto o francês Jules Bianchi, que faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos da Scuderia.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vende-se: camião da Ferrari

Há quase dois anos, falei de um pequeno motorhome que pertenceu à Lotus do qual estava à venda. Agora hoje, descobri no fabuloso site WTF1 a noticia de um rebocador - ou como dizem os brasileiros, "caminhão-cegonha" - de 1969, da Carrozeria OM, que está à venda no site "Memento Exclusives".

Segundo o que se conta no site, o camião esteve ao serviço da marca entre 1969 e 1980, levando carros de Formula 1 que foram corridos por pilotos como Chris AmonJacky Ickx, Clay Regazzoni, Arturo Merzário, Niki Lauda, Carlos Reutemann, Jody Scheckter ou Gilles Villeneuve, entre outros. Para além disso, levou também carros de Sport-Protótipos, como o 512. O camião está agora no Japão e seu estado pode não ser aparentemente dos melhores, mas nada como uma boa restauração para o colocar na sua condição original.

O preço está sob consulta, mas tenho a certeza que algumas pessoas devem estar neste momento a considerar vender ou a casa, ou o carro, ou algum rim para poder ter uma coisa daquelas. Ou os três juntos... em suma, é um belo pedaço de história da Formula 1 que está à venda.  

Noticias: Mercedes confirma Paddy Lowe

Seis meses depois de ter abandonado a McLaren, Paddy Lowe foi hoje conformado como o mais novo membro da AMG Mercedes, e irá começar a trabalhar no próximo dia 3 de junho em Brackley, a casa da equipa de Formula 1, no cargo de Diretor Executivo, ocupado com a parte técnica. Ele estará ao mesmo nível que Christian "Toto" Wolff e Niki Lauda (este de forma não-executiva) e de Ross Brawn.

"Estou animado e ansioso para fazer parte de uma organização técnica altamente talentosa e capaz. A equipa produziu, provavelmente, o carro mais rápido da temporada de 2013, ao mesmo tempo que os desafios técnicos dos novos regulamentos para 2014 nos darão a oportunidade de maximizar as sinergias disponíveis e esse é um desafio que eu gosto. Tenho trabalhado em estreita colaboração com a Mercedes-Benz, há quase 20 anos, e admiro profundamente o compromisso da empresa com a Formula 1, pelo que espero muito sucessos nos próximos anos", referiu Lowe.

Ross Brawn declarou: "Estou feliz por acolher Paddy na nossa equipa e começar a trabalhar junto com ele. Ele tem um grande curriculo de sucesso neste desporto e seria um trunfo para qualquer um dos nossos rivais no pitlane.”, começou por dizer no comunicado da equipa. 

"Não é segredo nenhum que cada equipa está em busca de um equilibrio entre as ações deste ano e do próximo. Mas, talvez seja menos óbvio que teremos grandes mudanças para as temporadas de 2015 e 2016, como o desenvolvimento de uma nova geração de carros. Para corresponder a essas circunstâncias, uma equipa que queira ser bem-sucedida, necessita de um plantel suficientemente forte. A chegada de Paddy vai fortalecer ainda mais nossa organização e nos colocará numa forte posição para o futuro”, concluiu.

Fala-se que a entrada de Lowe poderá significar o esvaziamento de poderes por parte de Ross Brawn como diretor técnico, o que poderá indicar uma saída num futuro próximo. Mas isso ainda está longe de uma confirmação.

Youtube Grand Prix Classic: A ameaça dos pilotos ao GP belga

Faz hoje 40 anos que decorreu o GP da Belgica, no circuito de Zolder. Em 1973, a pista situada na parte flamenga do país estava a estrear-se no calendário do mundial, depois de Spa-Francochamps ter sido excluido do calendário (só voltaria em 1983) e de terem ido corroer em Nivelles, uma pista que não impressionou muita gente. 

Mas o que poucos sabem é que, por muito pouco, a corrida esteve para não se realizar. Uma semana antes, os organizadores decidiram colocar uma nova capa de asfalto, que quando os carros começaram a passar por lá, este quebrou em diversos pontos da pista. E o pessoal da GPDA (Grand Prix Drivers Association) liderado por Jackie Stewart e Emerson Fittipaldi, ameaçou que não iriam correr no domingo, se não fizessem as devidas reparações. E Francois Cevért, companheiro de Stewart na Tyrrell e outro dos membros da GPDA, não se coibiu de ameaçar um dos organizadores com um ultimato.

Este parte do filme tem apenas 40 segundos, mas demonstra até que ponto a corrida belga esteve para ser cancelada e como eram as coisas há 40 anos. 

WTCC 2013: Salzburgring (Corridas)

Duas semanas depois da Hungria, o WTCC tinha duas corridas em Salzburgring, uma veloz pista em terras austríacas. Uma pista onde a Honda sabia que iria ter dificuldades em relação à velocidade de ponta e ao desgaste dos pneus. E depois do incidente de ontem, com a "sabotagem", era mais uma coisa do qual a equipa tinha de lidar, pois os seus carros partiriam das últimas filas da grelha.

Na primeira corrida, Michael Nykjaer era o "poleman" e ficou com esse lugar até à bandeira de xadrez, suportando os ataques de James Nash. Yvan Muller, um dos pilotos penalizados, conseguiu recuperar vários lugares com o seu Chevrolet Cruze, subindo do 13º posto para o terceiro lugar ao final, terminando a corrida colado aos dois primeiros e depois de passar o marroquino Mehdi Bennani.

Quanto a Tiago Monteiro, ele conseguiu apenas o 13º posto, atrás de Gabriele Tarquini e na frente de Norbert Mischelisz, que também fez uma corrida de recuperação.

Para a segunda corrida, as coisas estavam mais fáceis. Grande parte dos pilotos mantiveram a classificação, pois a penalização apenas tinha sido para a primeira corrida, e o melhor foi James Nash, que conseguiu aguentar Yvan Muller, que mais uma vez fez uma grande corrida de trás para a frente e chegou ao segundo posto, conseguindo passar os Honda de Mischelisz e de Tiago Monteiro. Michael Nyaker foi o quinto, enquanto que Gabriele Tarquini conseguiu recuperar até ao oitavo posto final.

Com isto, Muller está na frente com 198 pontos, mais oitenta que Gabriele Tarquini, e mais 90 que James Nash, o terceiro classificado. Tiago Monteiro é o décimo, com 60 pontos. A próxima jornada dupla do WTCC vai ser a 9 de junho, em Moscovo.

domingo, 19 de maio de 2013

Youtube Formula 1 Testing: Michael Schumacher no Nordschleife

Começou há pouco as 24 Horas de Nurburgring, mas antes disso, viu-se pela primeira vez em seis anos um carro de Formula 1 a rolar no desafiador traçado do Nurburgring Nordschleife. Michael Schumacher, num carro de 2010, foi andar no traçado de 23 quilómetros e mais de 130 curvas, numa espécie de agradecimento aos fãs alemães. 

Pelo video, aquilo foi mais passear pelo circuito do que propriamente marcar um tempo, mas o que conta é ver um carro de Formula 1 a andar por ali, já que não correm mais em termos competitivos desde 1976.

Youtube Touring Comedy: A caricata penalização de Salzburgring

Ontem aconteceu uma coisa que provavelmente nunca aconteceu numa qualificação de Turismos. Imaginem que tu não tens velocidade de ponta suficiente e precisas que alguém te faça num "cone de ar" para ver se melhoras os teus tempos. Tudo bem, certo? Pois bem, agora imagina que a concorrência topa o teu truque e decide boicotar a brincadeira, o que dá? Este video que estão a ver.

Os organizadores ficaram furiosos e decidiram castigar esta manobra, penalizando toda a gente envolvida nisto. Depois de uma deliberação de três horas, a "caravana" envolvendo Tom Chilton, Gabriele Tarquini, Yvan Muller, Tiago Monteiro, Pepe Oriola, Alex MacDowall, Rob Huff, Norbert Michelisz, Tom Coronel e James Nash foram multados e relegados para o final da grelha de partida. Monteiro, por exemplo, foi multado em três mil euros e relegado para o final da grelha de partida. Mas o mais prejudicado foi Gabriele Tarquini, que pagou o dobro da multa e foi obrigado a partir do fim... nas duas corridas.

Por causa disso, o dinamarquês Michael Nyaker herdou a pole-position para a primeira corrida. E quanto ao vídeo, como costumo dizer: cómico, se não fosse trágico.