sábado, 4 de abril de 2009
Mosley esteve em Portimão
WRC - Rali de Portugal (Dia 2)
GP2 Asia - Sepang (Corrida 1)
O calvário de Parente em Sepang começou assim que se apagaram os semáforos, pois devido a um problema de embraiagem que precipitou a entrada em funcionamento do sistema anti-stall, caiu para o 20º posto. Apesar dessas dificuldades, Álvaro Parente não baixou os braços, como é seu timbre, e encetou uma espectacular recuperação que o levou até ao décimo primeiro posto final, terminando nos escapes de Rodolfo Gonzalez, o décimo classificado.
"O arranque quase me custou a corrida, dado que o motor quase se calou e todos os carros passaram por mim. Realizei o meu pit-stop na décima primeira volta, mas este foi muito lento, pois os mecânicos tiveram que arranjar o rádio, que estava solto no carro", afirmou desapontado o jovem piloto do Porto.
Formula 1, Ronda 2, Malásia (Qualificação)
Sebastien, o Grande!
sexta-feira, 3 de abril de 2009
O acidente de Jari-Matti Latvala
Mas para a felicidade dele e do seu navegador, Mikka Anttila, ambos sairam ilesos, embora o carro esteja absolutamente irrecuperável. O inglês Malcom Wilson, o seu chefe na Ford, diz que Latvala lhe faz lembrar Ari Vattanen, que correu contra ele nos anos 80: rápido e letal com os carros...
WRC - Rali de Portugal (Dia 1)
Assim sendo, a liderança caiu para os braços do seu companheiro Mikko Hirvonen, mas os Citroen de Dani Sordo e Sebastien Löeb, bem como o Subaru Inpreza de Marcus Gronholm, mostrando que quem sabe não esquece, não estiveram muito longe de Hirvonnen. Gronholm esteve até no segundo lugar, que o perdeu na última especial do dia, devido a dificuldades para ultrapassar um piloto atrasado, bem como a problemas num amortecedor. Assim, o finlandês é quarto, a 25,9 segundos de Hirvonnen.
O quinto é Petter Solberg, que continua a dar cartas num velho Citroen Xsara de 2001, estando à frente do francês Sebastien Ogier e do Stobart-Ford de Matthew Wilson.
Querem saber onde anda o Tio Max?
Formula 1 em Cartoons: Bruno Mantovani (Animação)
A animação demonstra algo incrível: o "morto-vivo" guiando o "tanque Brawn GP". Quem diria que a Formula 1 teria um dia o seu "Massacre no Texas"!
Formula 1 - Ronda 2, Malásia (Treinos Livres)
Na primeira sessão, as Williams dominaram: Rosberg foi o melhor, enquanto que o japonês Kazuki Nakajima foi o segundo classificado, a 0.045 segundos do seu companheiro. Logo a seguir vieram os Brawn-Mercedes de Jenson Button e Rubens Barrichello, que dominaram na Austrália, mas que não ficaram longe dois Williams. Button foi 0.170 segundos mais lento, e Barrichello ficou a 0.227 segundos de Rosberg. Na terceira fila ficaram os Ferrari de Felipe Massa e Kimi Raikonnen, que foram mais lentos que o alemão em 0.301 e 0.386 segundos, respectivamente. Lewis Hamilton foi sétimo, a 0.439 segundos.
Aliás, o equilíbrio verificado nesta primeira sessão foi grande: entre o primeiro e o 16º tempo existiram apenas 1,1 segundos de intervalo. Contudo, esta primeira sessão ficou marcada por um incidente envolvendo Kimi Raikonnen: os extintores do seu Ferrari activaram-se em plena recta oposta à meta, causada devido ao sobreaquecimento do KERS, e fazendo com que se recolhesse imediatamente às boxes.
Na segunda sessão verificou-se a reacção da Ferrari: Kimi Raikkonen e Felipe Massa fizeram os dois melhores tempos desta sessão. O piloto finlandês foi sempre o mais consistente ao longo de toda a sessão, acabando por obter uma volta em 1.35,707 segundos, à frente do seu companheiro de equipa. Estes tempos demonstraram que os Ferrari F60 podem estar num nível mais eficiente em Sepang.
Entretanto, Rubens Barrichello também foi penalizado: o piloto brasileiro da Brawn GP teve de trocar a sua caixa de velocidades, e isso vai fazer com que perca cinco lugares na grelha de partida na qualificação de amanhã. Segundo os novos regulamentos, as caixas de velocidades têm que agora aguentar quatro corridas... Nesta sessão, Barrichello foi sexto, à frente de Jenson Button.
A sessão de qualificação acontecerá amanhã de manhã.
quinta-feira, 2 de abril de 2009
WRC - Rali de Portugal (Shakedown)
O acidente ocorreu quando o piloto madeirense saiu largo demais numa direita, embatendo com a frente esquerda numa pedra, capotando de seguida, com o carro a cair do lado do seu navegador, Jorge Carvalho. Ele ficou algo combalido, e foi transportado para o hospital, mas aparentemente não tem qualquer lesão. Bernardo Sousa explicou que "[Iamos] numa curva à direita pisamos a berma e o carro levantou as rodas do interior, ao voltar a ficar em 4 rodas perdi controlo do carro e saí em frente," Os mecânicos tentaram arranjar o carro, mas este não estaria a pronto da Superespecial, que iria acontecer no final da tarde.
Sousa, que voltaria à competição depois de ter trocado de equipa após o Rali da Noruega, tem sido afectado pelo azar, pois desistiu nesse mesmo rali, vítima de problemas de motor.
Ultima Hora: Lewis Hamilton foi desqualificado!
5ª Coluna: Bem Vindos á Nova Ordem Mundial!
Mas este fim-de-semana australiano foi tudo, menos frio e chato. A polémica sobre os difusores da Brawn, Williams e Toyota, contestados por Ferrari, Renault e Red Bull, ficou em suspenso, mesmo depois dos comissários de pista terem dito que estes difusores estavam de acordo com a lei. As equipas que os contestaram recorreram ao Tribunal de Apelo, e este vai ser apreciado no dia 14 de Abril, ou seja, cinco dias antes do GP da China. Até lá, as classificações ficam em suspenso, mas a surpresa não se vai desvanecer com isso. Esta aconteceu, e a velha ordem constituída por McLaren e Ferrari, está em perigo. Apesar de na Austrália, Lewis Hamilton ter feito uma excelente corrida de recuperação, do fundo da grelha até ao terceiro lugar final, e ter visto a Ferrari a não marcar um único ponto, o pior resultado desde 1992, pois Felipe Massa e Kimi Raikonnen não chegaram ao fim, um claro contraste com o que aconteceu á Brawn.
Emoções na pista… e na secretaria.
Ross Brawn é agora o novo Júlio César da Formula 1: chegou, viu e venceu. Aliás, graças ao desenho do novo difusor, pode-se dizer que é o Colin Chapman dos nossos dias, pois o fundador da Lótus era um criativo brilhante, que sabia interpretar os regulamentos como ninguém. Aliás, é dele a seguinte frase: "As regras são para ser seguidas pelos estúpidos e interpretadas pelos inteligentes!" E certamente, Nigel Mansell deve-se ter lembrado do seu mentor na Formula 1, quando disse no Sábado: “Ferrari, Renault e Red Bull foram apanhados com as calças na mão”. Our Nige, que nunca foi muito adepto do politicamente correcto, afirmou que as reclamações destas equipas só demonstram que tem “mau perder”.
E quem ganha com isto tudo foi Lewis Hamilton, que para além de ter talento, pois partiu da ultima posição da grelha e passou muitos pilotos para chegar à quarta posição final, minimizando os estragos do fim de semana e compondo o cenário para a McLaren. Uma prova de que o talento e a sorte que o actual campeão do Mundo tem, demonstra que ele é um sobredotado da Formula 1, como o Michael Schumacher. É nas adversidades que se vêm os talentos, não é?
Andam a brincar com o perigo, não?
Depois de nos aborrecermos de morte durante quase cinco meses (tirando a novela Honda-Brawn), vamos ter duas corridas em duas semanas, o que é excelente. Mas estas corridas acontecem na Ásia, e em horários impróprios para o consumo local, mas óptimos para o consumidor europeu. Mas aqui, a falta de tacto da FIA (ou a desorientação que Bernie e Max andam a sofrer) fez com que se marcasse uma corrida para começar às cinco da tarde locais, e que terminará às sete, altura em que o sol se porá nos trópicos. E para piorar as coisas, as hipóteses de chuva serão da ordem dos 80 por cento. Chuva mais escuridão, num circuito que não tem postes de iluminação… andam a brincar com o perigo, não?
Como é óbvio, os pilotos já alertaram para os perigos inerentes a esta decisão. Nico Rosberg, que já tinha antes criticado o horário tardio em Melbourne, embora não tenha havido problemas de encadeamento, por exemplo, defendeu que “[caso as tradicionais] chuvas de monção aparecerem, a corrida terá de ser interrompida porque não podemos pilotar e competir com aquela quantidade de água”. Nick Heidfeld alinha pelo mesmo diapasão: "Temos apanhado chuvas intensas na Malásia ao final da tarde e ao início das tardes. O horário deste ano aumenta a probabilidade de estarmos em pista naquela altura. Esperemos que ainda tenhamos luz suficiente", afirmou. Os receios de que a prova não complete as voltas necessárias nas duas horas regulamentares paira no ar. E caso tal aconteça, o vencedor da corrida vai ser outra incógnita. "Alea Jacta est!", os dados estão lançados!
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Formula 1 em Cartoons - GP Series (parte 2)
AS notas do GP da Australia
Noticias: Pilotos não gostam do horário do GP da Malásia
Eis uma bela sugestão de patrocinio para a Brawn GP!
Happy April Fool's Day!
Um dia, hei de ter um TAG Heuer...
Este filme é um "teaser" da campanha, no qual se pode ver no site oficial. E eu, se tivesse uma equipa de Formula 1, quereria ter esta marca na minha carenagem...
terça-feira, 31 de março de 2009
Noticias: A1GP de 2009 termina no México
Historieta da Formula 1: Pace e o molho de chaves
segunda-feira, 30 de março de 2009
A capa do Autosport desta semana
Como se já não bastasse...
"Vamos ter várias novidades, entre as quais novos flancos que nos devem dar três décimos de segundo por volta. Na realidade já os temos prontos, mas vamos ter de fazer o carro passar novo teste de impacto lateral e isso só nos será possível quando estes chassis regressarem à Europa. Por isso só poderemos correr com essa novidade no G. P. de Espanha", disse Brawn ao jornal português Autosport.
Quanto ao acordo com Richard Branson, o site brasileiro Grande Prêmio refere que o acordo assinado na sexta-feira vai até ao GP da Malásia, mas isso não implica que acabe logo a seguir. "Ocasionalmente, você tem situações na vida em que tudo parece bom demais para ser verdade, e essa é uma delas. Mas fiquem de olho no que acontece, pois vamos ver como as coisas vão se sair", disse o milionário britânico à agência "Reuters", deixando a ideia de que o apoio será maior. Segundo o site americano "Sports Daily", Branson e Brawn negoceiam um acordo de 10 milhões de dólares por época, com o direito da Virgin ficar com o nome da escuderia, passando a ser Virgin Brawn Grand Prix.