sábado, 4 de abril de 2009

Mosley esteve em Portimão

Max Mosley continua o seu "tour" por Portugal. Esta tarde, o presidente da FIA(sco) decidiu visitar o novo Autódromo de Portimão e ficou agradado com o que viu. Depois de ter visto os pontos mais interessantes do circuito, tendo como cicerone o Director do autódromo, Paulo Pinheiro, Tio Max não se conteve nos elogios:

O circuito é impressionante. É muito bonito e original. Interessante porque tem grandes diferenças de altura e curvas cegas, sendo que muitas vezes não sabemos para onde são as curvas, um pouco a exemplo do que sucede nos antigos circuitos europeus. Quanto a receber a Fórmula 1, isso não depende só de nós, mas também de um acordo comercial e é esse mesmo o primeiro passo. Havendo um acordo comercial, pelo que vi aqui em termos de segurança e por toda a infra-estrutura penso que não será difícil colocar o AIA no calendário”, explicou o Presidente da FIA(sco)


Paulo Pinheiro também era um homem feliz por receber visita tão ilustre: “Penso que este circuito deve ser um orgulho para os portugueses e é fantástico o que conseguimos em tão poucos meses. A visita da figura máxima do automobilismo mundial só nos pode deixar satisfeitos e mais ainda depois dos elogios que ele fez à pista”, referiu o responsável máximo do Autódromo Internacional do Algarve, que vai receber na próxima semana a primeira prova importante do ano, o A1GP.


P.S: Gosto da foto. A cara que ele faz quando vê o circuito, parece ser a de um boi a olhar para o Palácio. Pode ser que a sua cara de espanto seja mais um passo para o regresso da Formula 1 a Portugal!

WRC - Rali de Portugal (Dia 2)

A segunda etapa do Rali de Portugal demonstrou o costume: o francês Sebastien Löeb assumiu o comando da prova e construiu uma liderança sólida que lhe permite controlar o andamento e partir para a etapa final com fortes hipóteses de conseguir o seu quarto triunfo em tantas outras provas do Mundial deste ano.


A liderança do francês ficou decidida quando o então lider, Mikko Hirvonen, estava encarregado de abrir a estrada, e a gravilha solta nas classificativas do Alentejo e Algarve fez com que perdesse tempo em relação á concorrência. Löeb alcançou a liderança nas duas passagens pela classificativa de Almodôvar. Agora, o francês tem uma vantagem de 26,8 segundos sobre o finlandês da Ford.

"Foi um dia muito bom para mim. Senti o carro muito bom, puxei mais e pude construir esta diferença. Tenho uma boa vantagem, mas não muita. Estou muito contente. Não podia pedir mais", afirmou o piloto da Citroen no final da 13ª classificativa do rali a Vascão 2.

Pelo contrário, Mikko Hirvonen confessou que apesar de ter dado o máximo, não foi o suficiente para manter a liderança: "Dei o meu máximo, amanhã vai ser um dia muito longo e vamos tentar lutar. É tudo o que podemos fazer. Não vou abrir a estrada e pode ser benéfico", concluiu.

Atrás de Hirvonen, o actual terceiro classificado é o espanhol Dani Sordo, que viu o seu dia marcado por um pequeno erro numa especial da manhã, que lhe custou muitos segundos e o segundo lugar. Agora está a 29,6 segundos do piloto da Ford, e Sordo sabe que para tentar alcançar o segundo posto vai ser uma tarefa muito difícil. No quarto posto está o norueguês Petter Solberg, no Citroen Xsara WRC, mas está a um minuto de Sordo, completamente isolado e a fazer a sua corrida, pois o quinto classificado, o Stobart-Ford de Matthew Wilson, está também a mais de 1 minuto e 22 segundos de Solberg.

Na categoria de Produção, Armindo Araújo é o lider, com um avanço de mais de dois minutos sobre Eyvind Brynildsen. Mas o dia começou mal, pois perdeu mais de dois minutos para ele e foi batido na liderança. Contudo, à medida que as classificativas passavam, Araujo construiu um ritmo elevado, mas consistente, que lhe permitiu apanhar o piloto sueco (antes deste se despistar e desistir) e assumir a liderança do rali, sendo agora não só o melhor na sua categoria, como o melhor português, na 13ª posição da Geral.

"Como sempre disse, nunca me preocupei com os outros, com todo o respeito por eles, fiz o meu próprio rali e isso parece que está a dar resultados", começou por dizer o piloto no final da derradeira especial do dia. "Esta é a pior parte do rali. Com dois minutos de avanço, agora começo a ouvir todos os pequenos barulhos do carro. Estou muito feliz mas temos de ter calma", explicou o piloto de Santo Tirso.

O dia fica marcado pelo grave despiste do holandês René Kuipers, que a bordo de um Ford Focus, foi vitima de um acidente de viação entre as especiais 12 e 13 do Rali, quando chocaram de frente com outro veículo. Ambos tiveram de ser desencacerados pelos bombeiros, e o seu navegador, Erwin Berkhof, foi transportado de helicóptero para Lisboa, devido à extensão dos seus ferimentos. Outro acidente grave no dia de hoje occorreu na especial de Almodôvar, quando o francês Yoann Bonato, no Suzuki Swift do JWRC, saiu de estrada e atropelou um fotógrafo espanhol, fracturando-lhe um braço e as duas pernas, sendo transportado de helicóptero para o hospital.

P.S: As fotos do Armindo Araujo e do René Kuipers pertencem ao Kimi_Cris, do Galáxia-F1, que está este fim de semana a acompanhar o Rali de Portugal "in loco" e a tirar as fotos dos pilotos nas passagens pelas classificativas. Como sempre, não deixo de os aconselhar a ir ao blog dele para verem estas e outras fotos, e lerem as suas impressões sobre o que anda a passar-se por lá.

GP2 Asia - Sepang (Corrida 1)

Ao mesmo tempo que temos o GP da Malásia, decorreu esta tarde a primeira corrida da GP2 Asia Series. E os portugueses tiveram sortes diferentes. Alvaro Parente foi vitima de um mau arranque, devido a problemas mecânicos e terminou na 11ª posição, enquanto que o holandês Yelmer Buurman, no seu carro da Ocean Racing Technology, levou-o ao quinto lugar final, e em consequência, aos primeiros pontos de sempre para a equipa de Tiago Monteiro.


O calvário de Parente em Sepang começou assim que se apagaram os semáforos, pois devido a um problema de embraiagem que precipitou a entrada em funcionamento do sistema anti-stall, caiu para o 20º posto. Apesar dessas dificuldades, Álvaro Parente não baixou os braços, como é seu timbre, e encetou uma espectacular recuperação que o levou até ao décimo primeiro posto final, terminando nos escapes de Rodolfo Gonzalez, o décimo classificado.



"O arranque quase me custou a corrida, dado que o motor quase se calou e todos os carros passaram por mim. Realizei o meu pit-stop na décima primeira volta, mas este foi muito lento, pois os mecânicos tiveram que arranjar o rádio, que estava solto no carro", afirmou desapontado o jovem piloto do Porto.

Na corrida em si, o vencedor foi o brasileiro Diego Nunes, da Piquet GP, que bateu o japonês Kamui Koboyashi, da DAMS, e o inglês James Jakes, da Super Nova Racing. Curiosamente, quem também andou nesta corrida da GP2 Asia foi o luso-angolano Ricardo Teixeira, num carro da Trident Racing, onde não foi além da 17ª posição final.






A segunda corrida vai ser disputada na madrugada de amanhã.

Formula 1, Ronda 2, Malásia (Qualificação)

Segunda corrida, segunda pole-position para a Brawn GP. Jenson Button foi o melhor, tendo a seu lado o Toyota de Jarno Trulli. Esta manhã, numa qualificação onde o equilíbrio voltou a ser a nota dominante, o piloto britânico só garantiu o primeiro lugar da grelha nos momentos finais, com uma volta feita em 1.35,181 segundos, a apenas 0,092 segundos mais veloz do que o Toyota do italiano, um dos pilotos mais consistentes e rápidos nesta sessão qualificativa.

"Esta 'pole' foi mais especial do que a da Austrália. Conseguir uma 'pole' é muito difícil mas duas é fantástico e é uma prova de que o carro é bom em qualquer tipo de pista", disse Button na conferência de imprensa após a qualificação. Jarno Trulli é também outro piloto optimista para amanhã, apesar de ter ficado um pouco surpreso com a performance de hoje: "Foi uma grande luta com o Jenson e espero continuar amanhã, o carro funciona bem, mas sinceramente não esperava estar aqui, uma vez que ontem tivemos muitas dificuldades com o acerto do carro", declarou o veterano piloto de Pescara. Veremos é se conseguem andar bem à chuva...

Sebastien Vettel foi terceiro na tabela de tempos, mas vai largar da 13ª posição, devido á penaliação aplicada pelos comissários devido ao seu incidente com Robert Kubica no GP da Austrália. Por isso, Vettel confessou-se "triste por ter de perder tantos lugares na grelha com um carro que funciona tão bem, mas tenho de me concentrar na corrida".

Rubens Barrichello foi quarto, mas também vai perder cinco lugares na grelha, devido ao facto de ter trocado a caixa de velocidades na sessão de ontem. Logo, o terceiro lugar da grelha vai pertencer ao piloto que ficou... na quinta posição. Timo Glock, na Toyota, seguido pelo Williams de Nico Rosberg, o Red Bull de Mark Webber e o BMW Sauber de Robert Kubica. Curiosamente, os oito melhores tempos foram conseguidos por carros sem o dispositivo KERS...

Em relação à antiga ordem, Kimi Raikonnen foi o melhor, ao ser nono na grelha, mas a Ferrari cometeu erros de calculo em relação a Felipe Massa, pois este falhou a entrada na Q2, acabando na 16ª posição da grelha de partida, provavelmente uma das piores desde que está na marca dop Cavalino Rampante. Atrás de Raikonnen ficou Fernando Alonso, que conseguiu meter o seu Renault R29 "Ornitorrinco" no "Top Ten", enquanto que Lewis "Pinóquio" Hamilton, que esteve nas bocas do mundo esta semana, vai partir do 13º lugar na grelha, a apenas 0,019 segundos do seu companheiro, Heikki Kovalainen.

Amanhã é dia de corrida. E eventualmente vai ser corrida em situação de dilúvio...

Sebastien, o Grande!

Sempre que você entra na box, parece que esteve no chuveiro. Ainda bem que eu tenho um saco com gelo, que coloco próximo às minhas partes íntimas. Pelo menos, elas ficam refrescantes”, Sebastien Vettel, piloto alemão da Red Bull, falando sobre o clima sufocante da Malásia.




Esqueçam o Lewis "Pinóquio" Hamilton. Sebastien Vettel é o meu favorito! A frase tirei-a do bem-humorado Marcos Antônio Filho, do blog GP Series, e williamista convicto!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

O acidente de Jari-Matti Latvala



Coincidência das coincidências, Latvala comemora hoje o seu 24º aniversário natalicio, e ainda por cima, liderava o rali. Mas um excesso dele numa curva (e por coincidência, no unico sitio onde havia um guard-rail), fez com que capotasse mais de 175 metros ravina abaixo, num acidente impressionante aos olhos de todos.


Mas para a felicidade dele e do seu navegador, Mikka Anttila, ambos sairam ilesos, embora o carro esteja absolutamente irrecuperável. O inglês Malcom Wilson, o seu chefe na Ford, diz que Latvala lhe faz lembrar Ari Vattanen, que correu contra ele nos anos 80: rápido e letal com os carros...

WRC - Rali de Portugal (Dia 1)

A primeira etapa do Rali de Portugal foi tudo menos normal. E o primeiro sinal dessas anormalidades aconteceu na primeira classificativa do dia, quando Sebastien Löeb cometeu um excesso, devido à gravilha solta na estrada e perdeu 25 segundos, a favor do finlandês Jari Matti Latvala, que assim se tornou no primeiro lider do dia.

Latvala esteve ao ataque até à classificativa seguinte, quando cometeu um excesso e despistou-se, caindo numa ravina por mais de 150 metros. O carro ficou destruido, mas Latvala e o seu navegador, Mikka Anttila, sairam ilesos. Em declarações ao site "wrc.com", o desiludido piloto finlandês reconhece que isto "não é uma situação fácil. Sei que dei mais um rali frustrante à equipa. Eles querem bons resultados e querem bater a Citroen, e eu também quero, mas tenho batido imensas vezes e isso dificulta as coisas. Malcolm Wilson está a avaliar o que fará a seguir, mas reconheço que a minha posição na equipa está em aberto." Ainda por cima, Jari-Matti comemora hoje o seu 24º aniversário natalicio...


Assim sendo, a liderança caiu para os braços do seu companheiro Mikko Hirvonen, mas os Citroen de Dani Sordo e Sebastien Löeb, bem como o Subaru Inpreza de Marcus Gronholm, mostrando que quem sabe não esquece, não estiveram muito longe de Hirvonnen. Gronholm esteve até no segundo lugar, que o perdeu na última especial do dia, devido a dificuldades para ultrapassar um piloto atrasado, bem como a problemas num amortecedor. Assim, o finlandês é quarto, a 25,9 segundos de Hirvonnen.


O quinto é Petter Solberg, que continua a dar cartas num velho Citroen Xsara de 2001, estando à frente do francês Sebastien Ogier e do Stobart-Ford de Matthew Wilson.


Na Produção, Armindo Araujo, no seu Mitsubishi Lancer Evo IX, é agora o novo lider da geral, beneficiando das deistências do seu maior rival, o sueco Patrik Sandell, e do seu maior rival nacional, Bruno Magalhães. O primeiro, no seu Skoda Fabia S2000 abandonou após despiste, na primeira especial do dia e o segundo, num Peugeot 206 S2000, ficou-se após a quatra especial devido a problemas de motor. Araujo beneficiou desses problemas, para além de na última especial do dia se ter superiorizado ao seu rival na pista, o sueco Patrik Flodin, num Subaru Impreza.

O rali continua amanhã.

Querem saber onde anda o Tio Max?

Não, não está na Malásia. Max Mosley está este fim de semana em Portugal a acompanhar o Rali de Portugal, a quarta prova do Mundial WRC, a convite do presidente do ACP (Automóvel Clube de Portugal), Carlos Barbosa. E esta manhã, ambos foram ao Palácio de Belém, para serem recebidos em audiência pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

Certamente, a conversa deve ter rondado acerca dos Ralies e da Formula 1, mas não me ocorre a ideia de que o presidente seja um afficionado pelos automóveis. Pode ter feito "lobby" para o regresso da Formula 1 ao nosso país, quem sabe... e na saída, deverá perguntar ao presidente do ACP uma lista com todos os clubes de strip, BDSM ou swinger de Lisboa e arredores... querem ver que precisamos desse critério para manter o rali de Portugal e fazer regressar a Formula 1 a Portimão?

Formula 1 em Cartoons: Bruno Mantovani (Animação)



Todos conhecem os desenhos do Bruno Mantovani, mas ele esta semana decidiu presentear-nos com algo diferente: uma animação! Pois é. Decidiu recriar à sua maneira a partida do GP da Austrália, o momento em que Rubens Barrichello partiu mal e depois levou dois toques de Mark Webber e Nick Heidfeld, que lhe danificaram a asa dianteira, mas que continuou sem problemas até ao fim, obtendo o segundo lugar da classificação.


A animação demonstra algo incrível: o "morto-vivo" guiando o "tanque Brawn GP". Quem diria que a Formula 1 teria um dia o seu "Massacre no Texas"!

Formula 1 - Ronda 2, Malásia (Treinos Livres)

Os treinos livres desta manhã no circuito malaio de Sepang mostraram o equilibrio do costume entre as equipas. Se na primeira sessão, o Williams de Nico Rosberg repetiu as gracinhas de Melbourne, ao ser o mais rápido, na segunda sessão de treinos livres, os melhores foram os Ferrari de Felipe Massa e Kimi Raikonnen.

Na primeira sessão, as Williams dominaram: Rosberg foi o melhor, enquanto que o japonês Kazuki Nakajima foi o segundo classificado, a 0.045 segundos do seu companheiro. Logo a seguir vieram os Brawn-Mercedes de Jenson Button e Rubens Barrichello, que dominaram na Austrália, mas que não ficaram longe dois Williams. Button foi 0.170 segundos mais lento, e Barrichello ficou a 0.227 segundos de Rosberg. Na terceira fila ficaram os Ferrari de Felipe Massa e Kimi Raikonnen, que foram mais lentos que o alemão em 0.301 e 0.386 segundos, respectivamente. Lewis Hamilton foi sétimo, a 0.439 segundos.

Aliás, o equilíbrio verificado nesta primeira sessão foi grande: entre o primeiro e o 16º tempo existiram apenas 1,1 segundos de intervalo. Contudo, esta primeira sessão ficou marcada por um incidente envolvendo Kimi Raikonnen: os extintores do seu Ferrari activaram-se em plena recta oposta à meta, causada devido ao sobreaquecimento do KERS, e fazendo com que se recolhesse imediatamente às boxes.

Na segunda sessão verificou-se a reacção da Ferrari: Kimi Raikkonen e Felipe Massa fizeram os dois melhores tempos desta sessão. O piloto finlandês foi sempre o mais consistente ao longo de toda a sessão, acabando por obter uma volta em 1.35,707 segundos, à frente do seu companheiro de equipa. Estes tempos demonstraram que os Ferrari F60 podem estar num nível mais eficiente em Sepang.


Atrás dos Ferrari ficaram os Red Bull de Sebastian Vettel e Mark Webber, num bom resultado de conjunto para a equipa, com o alemão a ficar a 0,247s do finlandês da Ferrari e Webber a 0,319s. Mas isso é um pouco inutil, pois Vettel vai amanhã perder dez lugares devido ao seu acidente com Robert Kubica em Melbourne...


Entretanto, Rubens Barrichello também foi penalizado: o piloto brasileiro da Brawn GP teve de trocar a sua caixa de velocidades, e isso vai fazer com que perca cinco lugares na grelha de partida na qualificação de amanhã. Segundo os novos regulamentos, as caixas de velocidades têm que agora aguentar quatro corridas... Nesta sessão, Barrichello foi sexto, à frente de Jenson Button.


A sessão de qualificação acontecerá amanhã de manhã.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

WRC - Rali de Portugal (Shakedown)

O Rali de Portugal ainda não começou e já há uma baixa entre os portugueses. Bernardo Sousa, que compete num Fiat Punto S2000, teve esta manhã uma aparatosa saída de estrada no shakedown, deixando o seu carro em muito mau estado, e já não participa mais na competição.


O acidente ocorreu quando o piloto madeirense saiu largo demais numa direita, embatendo com a frente esquerda numa pedra, capotando de seguida, com o carro a cair do lado do seu navegador, Jorge Carvalho. Ele ficou algo combalido, e foi transportado para o hospital, mas aparentemente não tem qualquer lesão. Bernardo Sousa explicou que "[Iamos] numa curva à direita pisamos a berma e o carro levantou as rodas do interior, ao voltar a ficar em 4 rodas perdi controlo do carro e saí em frente," Os mecânicos tentaram arranjar o carro, mas este não estaria a pronto da Superespecial, que iria acontecer no final da tarde.

Sousa, que voltaria à competição depois de ter trocado de equipa após o Rali da Noruega, tem sido afectado pelo azar, pois desistiu nesse mesmo rali, vítima de problemas de motor.

Ultima Hora: Lewis Hamilton foi desqualificado!

Esta não é mentira: a FIA decidiu desqualificar Lewis Hamilton por este ter mentido aos comissários desportivos acerca da manobra que acontecera quando houve a segunda situação de bandeiras amarelas, e por causa disso, o italiano Jarno Trulli foi penalizado em 25 segundos e retirado o seu terceiro lugar conquistado em pista.

Segundo a BBC Sport, a FIA excluiu Hamilton da classificação geral do GP australiano por ter "fornecido provas no sentido de enganar deliberadamente os comissários de pista na audiência do passado dia 29 de Março". Sendo assim, Jarno Trulli e a Toyota foram recolocados na terceira posição final. Esta decisão acontece um dia depois da própria FIA ter convocado Hamilton para discutir "novas provas de evidência", nomeadamente conversações entre a boxe e o piloto, avisando-o da situação, o que de acordo com as regras do Código Desportivo Internacional, não é permitido.

De facto, o GP da Austrália acabou no Domingo, mas está longe de acabar na secretaria...

5ª Coluna: Bem Vindos á Nova Ordem Mundial!

O ano de 2009 irá ficar certamente na História do Planeta Terra. Os americanos elegeram o seu primeiro presidente negro, os portugueses tinham finalmente a sua edição local da revista Playboy, o mundo entrava numa grave crise financeira, a mais grave desde o final da II Guerra Mundial, e por causa disso as 20 economias mais poderosas do mundo decidiram reunir-se hoje em Londres para discutir meios para se salvarem da crise, e a Formula 1 tinha um conjunto de novas regras a serem aplicadas nos carros.


Mas se me dissessem a 30 de Janeiro que o vencedor do GP da Austrália seria um piloto de uma equipa que, no papel, nem sequer existia, diria que era uma excelente fantasia, e não mais do que isso. Mas hoje não é 1º de Abril (foi ontem) e no passado Domingo, vi dois ostracizados, Jenson Button e Rubens Barrichello, a subirem ao pódio, a fazerem uma dobradinha a bordo da Brawn GP, algo que não acontecia desde o GP de França de 1954, quando a Mercedes estreou o seu carro no circuito francês de Reims, e Juan Manuel Fangio conseguiu ganhar a corrida com 0,1 segundos de vantagem sobre o alemão Karl Kling. Certamente naquele Domingo, nos pensamentos de Button e Barrichello, deviam ter passado na cabeça deles a expressão das pessoas que lhes disseram que estavam acabados e que iriam sair da Formula 1 pela porta dos fundos. Bom, acho que vão sair mas é pela porta da frente. E levados em ombros!

Mas este fim-de-semana australiano foi tudo, menos frio e chato. A polémica sobre os difusores da Brawn, Williams e Toyota, contestados por Ferrari, Renault e Red Bull, ficou em suspenso, mesmo depois dos comissários de pista terem dito que estes difusores estavam de acordo com a lei. As equipas que os contestaram recorreram ao Tribunal de Apelo, e este vai ser apreciado no dia 14 de Abril, ou seja, cinco dias antes do GP da China. Até lá, as classificações ficam em suspenso, mas a surpresa não se vai desvanecer com isso. Esta aconteceu, e a velha ordem constituída por McLaren e Ferrari, está em perigo. Apesar de na Austrália, Lewis Hamilton ter feito uma excelente corrida de recuperação, do fundo da grelha até ao terceiro lugar final, e ter visto a Ferrari a não marcar um único ponto, o pior resultado desde 1992, pois Felipe Massa e Kimi Raikonnen não chegaram ao fim, um claro contraste com o que aconteceu á Brawn.

Emoções na pista… e na secretaria.

Ross Brawn é agora o novo Júlio César da Formula 1: chegou, viu e venceu. Aliás, graças ao desenho do novo difusor, pode-se dizer que é o Colin Chapman dos nossos dias, pois o fundador da Lótus era um criativo brilhante, que sabia interpretar os regulamentos como ninguém. Aliás, é dele a seguinte frase: "As regras são para ser seguidas pelos estúpidos e interpretadas pelos inteligentes!" E certamente, Nigel Mansell deve-se ter lembrado do seu mentor na Formula 1, quando disse no Sábado: “Ferrari, Renault e Red Bull foram apanhados com as calças na mão”. Our Nige, que nunca foi muito adepto do politicamente correcto, afirmou que as reclamações destas equipas só demonstram que tem “mau perder”.


Mas não foram só os difusores o alvo de polémica. A Toyota foi muito castigada pelos Comissários de Pista no fim-de-semana australiano. Primeiro, porque as suas asas mexiam-se demasiadamente em relação a aquilo que era permitido nos regulamentos. E depois, Jarno Trulli, que tal como Timo Glock, partiram das boxes, chegaram respectivamente aos terceiro e quinto lugar, respectivamente. Mas Trulli passou Hamilton numa situação de bandeiras amarelas, e os comissários não hesitaram em penalizá-lo em 25 segundos. Como a corrida acabou virtualmente em situação de Safety Car, de terceiro, acabou quase nas últimas posições. Uma injustiça, no mínimo…


E quem ganha com isto tudo foi Lewis Hamilton, que para além de ter talento, pois partiu da ultima posição da grelha e passou muitos pilotos para chegar à quarta posição final, minimizando os estragos do fim de semana e compondo o cenário para a McLaren. Uma prova de que o talento e a sorte que o actual campeão do Mundo tem, demonstra que ele é um sobredotado da Formula 1, como o Michael Schumacher. É nas adversidades que se vêm os talentos, não é?


Andam a brincar com o perigo, não?


Depois de nos aborrecermos de morte durante quase cinco meses (tirando a novela Honda-Brawn), vamos ter duas corridas em duas semanas, o que é excelente. Mas estas corridas acontecem na Ásia, e em horários impróprios para o consumo local, mas óptimos para o consumidor europeu. Mas aqui, a falta de tacto da FIA (ou a desorientação que Bernie e Max andam a sofrer) fez com que se marcasse uma corrida para começar às cinco da tarde locais, e que terminará às sete, altura em que o sol se porá nos trópicos. E para piorar as coisas, as hipóteses de chuva serão da ordem dos 80 por cento. Chuva mais escuridão, num circuito que não tem postes de iluminação… andam a brincar com o perigo, não?


Como é óbvio, os pilotos já alertaram para os perigos inerentes a esta decisão. Nico Rosberg, que já tinha antes criticado o horário tardio em Melbourne, embora não tenha havido problemas de encadeamento, por exemplo, defendeu que “[caso as tradicionais] chuvas de monção aparecerem, a corrida terá de ser interrompida porque não podemos pilotar e competir com aquela quantidade de água”. Nick Heidfeld alinha pelo mesmo diapasão: "Temos apanhado chuvas intensas na Malásia ao final da tarde e ao início das tardes. O horário deste ano aumenta a probabilidade de estarmos em pista naquela altura. Esperemos que ainda tenhamos luz suficiente", afirmou. Os receios de que a prova não complete as voltas necessárias nas duas horas regulamentares paira no ar. E caso tal aconteça, o vencedor da corrida vai ser outra incógnita. "Alea Jacta est!", os dados estão lançados!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Formula 1 em Cartoons - GP Series (parte 2)

O Marcos Antônio Filho, do blog GP Series, continua imparável. Depois de colocar duas "interpretações" sobre o GP da Australia, na Segunda-feira, hoje colocou mais duas, uma sobre a Brawn GP, e outra sobre o facto de que Lewis Hamilton ainda não ter esquecido o favor que o Timo Glock fez no GP do Brasil de 2008... bem pensado, não?


E o Marcos avisa: se o Rubinho ganhar, vamos ver algo incrivel... veremos. Primeiro temos de saber quantos terminarão a corrida, não é?

AS notas do GP da Australia

Três dias depois do histórico resultado, eis as notas dadas por nós ao desempenho dos pilotos no GP da Austrália. O Troféu Blogueiros, elaborado no ano passado e do qual estão presentes, para além de mim, o Jorge Pezzolo (jpezzolo.com), o Gustavo Coelho (Blog Grand Prix), a Barbara Fanzin (velocidade.org), a Priscilla Bar (Guard Rail.com) e o Thiago Raposo (Café com Formula 1).




Bem vistas as coisas, há algumas notas do qual fiquei de boca aberta. O que é que a Barbara viu no Adrian Sutil para lhe dar nota nove? E o seu companheiro, o Giancarlo Fisichella, pode ter feito asneira na entrada das boxes, mas foi por isso que mereceu nota zero por parte do Jorge? E OK, eu não dei uma nota por ali além ao Jarno Trulli, mas ele foi penalizado! Enfim...

Noticias: Pilotos não gostam do horário do GP da Malásia

A poucos dias do GP da Malásia, o horário tardio do Grande Prémio começa a ser contestado pelos pilotos. A corrida, que começará pelas 17 horas locais (10 da manhã em Lisboa), terminará, em teoria, pelas 19 horas, altura em que o sol se põe em paragens malaias. Para além da chuva forte prevista para esta hora, esse horário tardio fará com que as condições de visibilidade se tornem bastante precárias, e os pilotos afirmam que isso será perigoso e impeditivo de efectuar uma corrida em segurança.

Um dos principais criticos é Nico Rosberg, que defende caso as tradicionais "chuvas de monção aparecerem, a corrida terá de ser interrompida porque não podemos pilotar e competir com aquela quantidade de água". Outro piloto que se manifesta preocupado é Nick Heidfeld, que afirma a sua preocupação com o horário tardio deste ano: "Temos apanhado chuvas intensas na Malásia ao final da tarde e ao inicio das tardes. O horário deste ano aumenta a probabilidade de estarmos em pista naquela altura. Esperemos que ainda tenhamos luz suficiente", afirmou.

A FIA decidiu este ano retardar o início da corrida, de forma a coincidir melhor com os horários europeus, pois os organizadores do GP malaio se recusaram a instalar iluminação artificial para que este se corresse de noite, a exemplo do que se passa no vizinho GP de Singapura, porque seria muito complicado de efectuar num curto espaço de tempo, para além de ser muito dispendioso. Mais uma ideia peregrina do Tio Max e do Tio Bernie...

Eis uma bela sugestão de patrocinio para a Brawn GP!

Como sabem, desde esta sexta-feira que tempos, por fim, uma edição portuguesa da mais famosa revista masculina do mundo: a Playboy. Mas por coincidência, soube-se este fim de semana que houve um piloto da Moto GP que assinou um contrato com a famosa revista de origem americana, mas que tem filiais espalhadas pelo mundo inteiro. Randy de Puniet, piloto francês, vai estar a bordo de um Honda RC212V, e o patrocinio foi arranjado pela filial italiana da revista, mas com hipótese de alargar para outras filiais. Como o Moto GP passa por Portugal...


E claro, anuncio feito, toca a colocar umas fotos promocionais do piloto e da moto. De perferência com uma coelhinha a acompanhar, não é? Certamente que De Puniet, que é um piloto sem grande palmarés na categoria Moto GP (mas não das categorias de acesso, pois foi terceiro nas 250 cc em 2004), irá tornar-se na pessoa mais identificada na TV, certamente... Agora só falta o passo seguinte: a Formula 1. Confesso que eu, e muitos outros, adorariam ver o simbolo do coelho na carenagem dos carros do momento, a Brawn GP... eu queria!

Happy April Fool's Day!

Hoje, 1 de Abril, é Dia das Mentiras. E o alvo de hoje é a Brawn GP. A F1 Live decidiu colocar hoje que Lewis Hamilton, o actual campeão do Mundo, transferiu-se para a BGP, numa "transferência-relâmpago", consentida por ambas as partes, e um dos pilotos da equipa iria ser dispensado. Só não diziam quem!




Outro ainda melhor, pois tem uma folha oficial da própria Brawn, é que Takuma Sato seria piloto da marca, já na Malásia. E se repararem bem na fola, podem ver que um dos patrocinadores é... 1º de Abril! Esta, quem me avisou foi o Saloma do Blog. Este dia é mesmo pródigo para a imaginação das pessoas...

Um dia, hei de ter um TAG Heuer...



Descobri este filme no blog do Mulsanne, do Juliano "Kowakski" Barata. Trata-se de um anuncio da TAG Heuer, para publicitar o relógio Mónaco. A ideia é de mostrar um duelo entre O Icone e O Virtuoso, Steve McQueen contra Lewis Hamilton, um McLaren MP4/23 contra o mítico Porsche 917. O mais engraçado é que quando McQueen morreu, em Novembro de 1980, faltavam quatro anos e pouco para Hamilton nascer...



Este filme é um "teaser" da campanha, no qual se pode ver no site oficial. E eu, se tivesse uma equipa de Formula 1, quereria ter esta marca na minha carenagem...

terça-feira, 31 de março de 2009

Noticias: A1GP de 2009 termina no México

A A1GP divulgou hoje que a sua temporada de 2008/09 vai terminar no Autódromo Hermanos Rodriguez, na Cidade do México, a 24 de Maio, três meses depois da data inicialmente prevista para a realização do evento. A prova, inicialmente prevista para o dia 22 de Março, fora adiada devido à realização em simultâneo de um concerto de musica, mas depois foi decidida a marcação de uma nova data.

É muito importante para a competição o regresso à Cidade do México, pois este circuito ganhou o prémio pela melhor organização no ano passado", afirmou o CEO da série, Pete da Silva, que fez estas declarações na apresentação do próximo evento da A1GP, a ronda de Portimão, que se realizará no próximo dia 12 de Abril.

Porém, este circuito precisa de fazer algumas alterações para ser homologado pela FIA. Essas alterações implicam que a famosa Curva Peraltada seja transformada em duas chicanes, no sentido de diminuir a velocidade dos carros. Destes anuncios de ontem não consta a ida a Interlagos, como chegou a ser referido há algum tempo atrás.

Historieta da Formula 1: Pace e o molho de chaves

Parece que não, mas o brasileiro José Carlos Pace foi um dos pilotos mais azarados da Formula 1 no seu tempo. A diferença para outro azarado, como Chris Amon, é que o brasileiro, falecido a 18 de Março de 1977 num desastre de aviação no interior de São Paulo, ganhou uma corrida, e logo em casa: o GP do Brasil de 1975, no Autódromo de Interlagos. Hoje em dia, esse circuito tem o seu nome.


A história que se segue é contada pelo Gustavo Coelho, no já extinto site Pitstop, e aconteceu precisamente na corrida seguinte à sua vitória em Interlagos: o GP da Africa do Sul, no circuito de Kyalami. Pace sempre se deu bem nesse circuito, e depois de no ano anterior ter conseguido um segundo lugar na grelha, com um Surtees, nesse ano conseguiu convictamente a sua primeira (e unica) "pole-position" da sua carreira, a bordo do Brabham-Cosworth.


Na corrida, Pace parte bem e mantêm a liderança até á terceira volta, altura em que é ultrapassado pelo Tyrrell de Jody Scheckter, o piloto local, que irá ganhar a corrida. Estranhamente, Pace chegava sempre ao final da recta da meta numa velocidade claramente reduzida, como se o motor estivesse em baixa rotação. O piloto continua a corrida dessa maneira, e termina-a na quarta posição. No final, quando os mecânicos investigam o carro para saber o que se tinha passado, fizeram uma descoberta incrivel: um molho de chaves que algum mecânico tinha esquecido dentro do "cockpit", antes da corrida.


O chaveiro ficara preso debaixo do acelerador e limitava o curso do pedal, e desta forma Pace não conseguia acelerar a fundo. "Perdi para um chaveiro!", brincou José Carlos Pace após a corrida. Este é o azar mais famoso, mas o brasileiro já tinha tido outros durante a sua carreira. Três anos antes, no famoso GP do Mónaco de 1972, disputado debaixo de chuva, o brasileiro, então a conduzir um March inscrito por Frank Williams, perdera a viseira no meio da corrida e acabara a corrida... na última posição, a oito voltas do vencedor, o BRM de Jean-Pierre Beltoise. Se Amon é Rei, Pace deveria ser Duque ou Conde...

segunda-feira, 30 de março de 2009

A capa do Autosport desta semana

Esta é a capa do Autosport desta semana, e acho que de uma ceta forma, aquilo que coloca como título é a melhor indicação a aquilo que vimos este fim de semana e que vamos provavelmente ver no resto da temporada. uma Nova Ordem Mundial na Formula 1. E tem como antetítulo uma questão: "Será que Button também vai vencer na Malásia?" Aparentemente não sei, porque se prevê chuva em Sepang, e a lotaria seria ainda maior...


Mas o título é este: "Aí está a época mais louca da Formula 1". Pelas polémicas fora da pista e pelas peripécias dentro dela, pode-se dizer que nós, fãs da Formula 1, nunca nos ficamos aborrecidos, mas até chegarmos a essa conclusão, vai um passo maior do que a perna, pois afinal, a temporada mal começou...


Mas apesar do destaque à Formula 1, há também destaque ao Rali de Portugal, que começa este fim de semana em paragens algarvias. E a questão que se coloca é: será que Sebastien Loeb será travado? Mas num rali onde marca o regresso de Marcus Gronholm à activa, o destaque é esse: "Loeb quer repetir duelo com Gronholm em Portugal". Isso podemos ver a partir de sexta-feira...

Como se já não bastasse...

Apesar da Brawn GP ser a equipa mais rápida do momento, e de o acordo com a Virgin não ter um prazo de validade longo (fala-se que é até ao GP da Malásia), Ross Brawn não desarma e diz que vai haver melhorias no carro que o vão colocar... ainda mais rápido do que está agora.


"Vamos ter várias novidades, entre as quais novos flancos que nos devem dar três décimos de segundo por volta. Na realidade já os temos prontos, mas vamos ter de fazer o carro passar novo teste de impacto lateral e isso só nos será possível quando estes chassis regressarem à Europa. Por isso só poderemos correr com essa novidade no G. P. de Espanha", disse Brawn ao jornal português Autosport.


Quanto ao acordo com Richard Branson, o site brasileiro Grande Prêmio refere que o acordo assinado na sexta-feira vai até ao GP da Malásia, mas isso não implica que acabe logo a seguir. "Ocasionalmente, você tem situações na vida em que tudo parece bom demais para ser verdade, e essa é uma delas. Mas fiquem de olho no que acontece, pois vamos ver como as coisas vão se sair", disse o milionário britânico à agência "Reuters", deixando a ideia de que o apoio será maior. Segundo o site americano "Sports Daily", Branson e Brawn negoceiam um acordo de 10 milhões de dólares por época, com o direito da Virgin ficar com o nome da escuderia, passando a ser Virgin Brawn Grand Prix.