quinta-feira, 2 de abril de 2009

5ª Coluna: Bem Vindos á Nova Ordem Mundial!

O ano de 2009 irá ficar certamente na História do Planeta Terra. Os americanos elegeram o seu primeiro presidente negro, os portugueses tinham finalmente a sua edição local da revista Playboy, o mundo entrava numa grave crise financeira, a mais grave desde o final da II Guerra Mundial, e por causa disso as 20 economias mais poderosas do mundo decidiram reunir-se hoje em Londres para discutir meios para se salvarem da crise, e a Formula 1 tinha um conjunto de novas regras a serem aplicadas nos carros.


Mas se me dissessem a 30 de Janeiro que o vencedor do GP da Austrália seria um piloto de uma equipa que, no papel, nem sequer existia, diria que era uma excelente fantasia, e não mais do que isso. Mas hoje não é 1º de Abril (foi ontem) e no passado Domingo, vi dois ostracizados, Jenson Button e Rubens Barrichello, a subirem ao pódio, a fazerem uma dobradinha a bordo da Brawn GP, algo que não acontecia desde o GP de França de 1954, quando a Mercedes estreou o seu carro no circuito francês de Reims, e Juan Manuel Fangio conseguiu ganhar a corrida com 0,1 segundos de vantagem sobre o alemão Karl Kling. Certamente naquele Domingo, nos pensamentos de Button e Barrichello, deviam ter passado na cabeça deles a expressão das pessoas que lhes disseram que estavam acabados e que iriam sair da Formula 1 pela porta dos fundos. Bom, acho que vão sair mas é pela porta da frente. E levados em ombros!

Mas este fim-de-semana australiano foi tudo, menos frio e chato. A polémica sobre os difusores da Brawn, Williams e Toyota, contestados por Ferrari, Renault e Red Bull, ficou em suspenso, mesmo depois dos comissários de pista terem dito que estes difusores estavam de acordo com a lei. As equipas que os contestaram recorreram ao Tribunal de Apelo, e este vai ser apreciado no dia 14 de Abril, ou seja, cinco dias antes do GP da China. Até lá, as classificações ficam em suspenso, mas a surpresa não se vai desvanecer com isso. Esta aconteceu, e a velha ordem constituída por McLaren e Ferrari, está em perigo. Apesar de na Austrália, Lewis Hamilton ter feito uma excelente corrida de recuperação, do fundo da grelha até ao terceiro lugar final, e ter visto a Ferrari a não marcar um único ponto, o pior resultado desde 1992, pois Felipe Massa e Kimi Raikonnen não chegaram ao fim, um claro contraste com o que aconteceu á Brawn.

Emoções na pista… e na secretaria.

Ross Brawn é agora o novo Júlio César da Formula 1: chegou, viu e venceu. Aliás, graças ao desenho do novo difusor, pode-se dizer que é o Colin Chapman dos nossos dias, pois o fundador da Lótus era um criativo brilhante, que sabia interpretar os regulamentos como ninguém. Aliás, é dele a seguinte frase: "As regras são para ser seguidas pelos estúpidos e interpretadas pelos inteligentes!" E certamente, Nigel Mansell deve-se ter lembrado do seu mentor na Formula 1, quando disse no Sábado: “Ferrari, Renault e Red Bull foram apanhados com as calças na mão”. Our Nige, que nunca foi muito adepto do politicamente correcto, afirmou que as reclamações destas equipas só demonstram que tem “mau perder”.


Mas não foram só os difusores o alvo de polémica. A Toyota foi muito castigada pelos Comissários de Pista no fim-de-semana australiano. Primeiro, porque as suas asas mexiam-se demasiadamente em relação a aquilo que era permitido nos regulamentos. E depois, Jarno Trulli, que tal como Timo Glock, partiram das boxes, chegaram respectivamente aos terceiro e quinto lugar, respectivamente. Mas Trulli passou Hamilton numa situação de bandeiras amarelas, e os comissários não hesitaram em penalizá-lo em 25 segundos. Como a corrida acabou virtualmente em situação de Safety Car, de terceiro, acabou quase nas últimas posições. Uma injustiça, no mínimo…


E quem ganha com isto tudo foi Lewis Hamilton, que para além de ter talento, pois partiu da ultima posição da grelha e passou muitos pilotos para chegar à quarta posição final, minimizando os estragos do fim de semana e compondo o cenário para a McLaren. Uma prova de que o talento e a sorte que o actual campeão do Mundo tem, demonstra que ele é um sobredotado da Formula 1, como o Michael Schumacher. É nas adversidades que se vêm os talentos, não é?


Andam a brincar com o perigo, não?


Depois de nos aborrecermos de morte durante quase cinco meses (tirando a novela Honda-Brawn), vamos ter duas corridas em duas semanas, o que é excelente. Mas estas corridas acontecem na Ásia, e em horários impróprios para o consumo local, mas óptimos para o consumidor europeu. Mas aqui, a falta de tacto da FIA (ou a desorientação que Bernie e Max andam a sofrer) fez com que se marcasse uma corrida para começar às cinco da tarde locais, e que terminará às sete, altura em que o sol se porá nos trópicos. E para piorar as coisas, as hipóteses de chuva serão da ordem dos 80 por cento. Chuva mais escuridão, num circuito que não tem postes de iluminação… andam a brincar com o perigo, não?


Como é óbvio, os pilotos já alertaram para os perigos inerentes a esta decisão. Nico Rosberg, que já tinha antes criticado o horário tardio em Melbourne, embora não tenha havido problemas de encadeamento, por exemplo, defendeu que “[caso as tradicionais] chuvas de monção aparecerem, a corrida terá de ser interrompida porque não podemos pilotar e competir com aquela quantidade de água”. Nick Heidfeld alinha pelo mesmo diapasão: "Temos apanhado chuvas intensas na Malásia ao final da tarde e ao início das tardes. O horário deste ano aumenta a probabilidade de estarmos em pista naquela altura. Esperemos que ainda tenhamos luz suficiente", afirmou. Os receios de que a prova não complete as voltas necessárias nas duas horas regulamentares paira no ar. E caso tal aconteça, o vencedor da corrida vai ser outra incógnita. "Alea Jacta est!", os dados estão lançados!

2 comentários:

Anónimo disse...

Paulão Speederzão, rapaz vc assusta com esse titulo...... com esse lance de Nova Ordem Mundial.
Na verdade isso envolve um lance meio macabro, leia sobre os Illuminati, trata se de uma sociedade secreta que quer dominar o mundo..... isso chega a dar medo...olha que nw é 1º de abril...
rsrsrs

Cara fora isso, que fim de semana espetacular.... Estou torcendo muito pra Brawn GP continuar com os bons resultados....mas essa vai ser uma batalha muito dura....
Eu acho que ate a metade do campeonato as equipes estão correndo correndo atras do prejuizo e consertando possiveis erros e acertos....então a Brawn tem de aproveitar essa fase e ser muito competente no que estão fazendo....

Kakazu

Ylan Marcel disse...

Quando o Kimi se aposenta e quem será o seu substituto na Ferrari?: rsrsrs