sábado, 14 de dezembro de 2013

As intenções e receios de Martin Prokop

O checo Martin Prokop é o piloto privado que vai a mais ralis em todo o mundial WRC. Aos 31 anos e depois de ter feito 84 ralis na classe principal, com dois nonos lugares no Mundial de 2012 e 2013, encontra-se agora numa encruzilhada na temporada de 2014. A juntar dinheiro para fazer a próxima temporada com um Ford Fiesta WRC, o checo revelou à Autosport portuguesa que não sabe qual vai ser o orçamento e que vai ou não participar no Rali de Monte Carlo, que vai começar no final do próximo mês.

Se falhar Monte Carlo significa que está tudo terminado! Quero continuar no Mundial de Ralis. É sempre esse o meu desejo no final de cada temporada e quero estar à partida de Monte Carlo porque se não o fizer, significa que tudo está terminado. Espero estar lá e fazer o maior número de provas possíveis. Gostaria de ir à Austrália e fazer toda a temporada. Mas, nesta altura, a única coisa que posso dizer é que estou um pouco ‘nervoso’ porque ainda não sei qual será o nosso orçamento para a próxima época”. continuou o piloto checo.

Contudo, tudo indica que Prokop irá estar à partida da sua 11ª temporada no Mundial de Ralis, e apesar do piloto checo ainda não ter garantias totais de que poderá defender o seu ‘título’ entre as equipas privadas, está confiante de que tudo estará certo para a partida. Mas caso tenha de recorrer a um "plano B"...

Se isso acontecer vou ajudar o meu pai na sua empresa. Isso acabará por acontecer um dia e, para já, só posso ficar satisfeito por todos os anos que passei nos ralis. Vamos ver por quantos mais anos me conseguirei aguentar…”, concluiu.

Youtube Rally testing: os testes de Sebastien Ogier para o Monte Carlo

A pouco mais de um mês para o inicio do mundial de 2014, as quatro marcas que fazem parte do WRC - Ford, Citroen, Volkswagen e Hyundai - já estão a testar os componentes para o Rali de Monte Carlo, que acontecerá a meio de janeiro. 

Hoje, coloco aqui um video do teste que Sebastien Ogier anda a fazer para o rali, ao serviço da Volkswagen, onde parece que as coisas nem sempre correm bem para o atual campeão do mundo...

Os desenhos premiados de Ricardo Santos

Não é de agora a minha admiração pelo trabalho do Ricardo Santos. Já vêm desde os tempos que é que tinha um pequeno blog onde colocava os seus desenhos, antes de ver o que fazia no jornal i e agora, na revista Turbo. E desde o ano passado, ele faz capas para publicações como a Racer americana. E há alguns dias, o seu trabalho foi recompensado com o Ozzie Awards pela melhor capa desenhada para revistas com menos de 50 mil exemplares (creio eu). 

E não admira que eles tenham escolhido esta capa: é simplesmente genial de um carro que fez história no Can-Am: o 917-30 pilotado por Mark Donohue em 1973, conhecido depois por "Can-Am Killer". 

Mas ele em 2013 também fez mais capas fabulosas, como esta sobre o Brabham BT52, que em 2013 comemorou o seu 30º aniversário, bem como serviu para comemorar os 30 anos do segundo título mundial de Nelson Piquet

Parabéns! E espero que continue a desenhar mais e melhor. E para ver o que ele já fez, espreitem aqui.

Youtube Desert Record: Atravessar o deserto num Range Rover de série


O mais interessante deste recorde é que foi feito... num carro normal. Sem modificações, sem "tunnings", sem nada. Apenas um carro de produção, a atravessar um deserto na Arabia Saudita. E não é um qualquer: é o Rub Al Khali, que se traduz como "o espaço vazio". Onde as temperaturas normalmente alcançam os 50 graus Celsius e a possibilidade de morte é bem real.

O senhor que fez este feito é um espanhol, Moi Torrallardona. Têm experiência de Dakar, logo, meter-se no deserto não era novidade para ele. Mas em dez horas e vinte e dois minutos, alcança o objetivo. 

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Os números que os pilotos escolheram (ou desejam escolher)

Com a história da FIA deixar que os pilotos possam escolher os seus números a partir de 2014, começam a surgir as noticias sobre as escolhas que ele podem fazer... e as brigas por números em particular. A Autosprint italiana fala hoje que alguns pilotos andam a querer recordar tempos do karting, o passado automobilístico e até... consultam cartomantes para o efeito.

Aparentemente, Nico Rosberg está indeciso entre os 5, o 6 e o 9, e pediu ajuda de... uma cartomante para o efeito. Ao contrário, Felipe Massa já escolheu o numero 19, que muitos já associam com o numero que usou Ayrton Senna na sua primeira temporada da Formula 1, pela Toleman, em 1984.

E há números que valem uma briga: Nico Hulkenberg, Kimi Raikkonen e Sergio Perez desejam o numero 11, embora para o piloto finlandês, a boa razão para a escolha desse número têm a ver com o seu ídolo, James Hunt, que usou esse numero em 1976, ano em que se tornou campeão do mundo. Em contraste, quem têm a escolha feita é Valtteri Bottas, que escolheu o numero... 77.

Outro piloto indeciso é Jean-Eric Vergne, que quer ou os numeros 21, 25 ou 27. Aparentemente, serviria para homenagear Francois Cevért, ou Gilles Villeneuve. Já Fernando Alonso poderá querer o numero 14, dos seus tempos de kart, já que recusou o numero 2.

Veremos o resultado final. 

Noticias: Capacete de James Hunt vendido por quase 40 mil euros

No mesmo dia em que "Rush" conseguia duas nomeações para os Globos de Ouro, um capacete pertencente a James Hunt foi vendido em leilão por 37.500 libras, mais do que o preço estimado pela leiloeira Bonhams, em Oxford. O valor foi um pouco superior às estimativas, pois acreditava-se que poderia chegar entre os 18 e as 20 mil libras.

Para além disso, uma réplica do capacete e o fato de James Hunt usados durante o filme "Rush" foram vendidos por 1937 libras, cerca de dois mil euros.

Curiosamente, capacetes que Hunt usou na Formula Ford e na Formula 3, em 1969-70, e que tinham como preço base de cinco mil e sete mil libras, respectivamente, acabaram por não ser leiloados devido à falta de interesse dos compradores. 

Youtube Formula 1 Crash: O "crash-test" da Caterham

Um dia depois de a Sauber ter confirmado que o seu chassis passou no "crash-test" para 2014, hoje foi a vez da Caterham anunciar que o seu chassis para a próxima temporada também já foi aprovado pela FIA. E para comemorar isso, decidiu lançar um video desse teste no Youtube. 

"Completamos com sucesso os dois testes de colisão para a homologação do nosso chassis de 2014. Ótima notícia para nós", informou a marca de Tony Fernandes.

A equipa informou que o modelo foi submetido com sucesso ao impacto frontal e aos testes de integridade das células de combustível, antes de iniciar os treinos para o próxima temporada, previstos para o final de janeiro. Falta saber quem serão os seus pilotos para 2014, embora se fale de Heikki Kovalainen pode estar de regresso à marca. 

WRC: Ford anuncia Hirvonen, Kubica e Evans para 2014

A cerca de um mês do começo do campeonato do mundo de ralis, em Monte Carlo, a Ford anunciou por fim o seu alinhamento para a próxima temporada. De uma forma surpreendente, não confirmou o russo Evgueny Novikov, mas em contraste acolheu o regressado Mikko Hirvonen, que terá a companhia do polaco Robert Kubica e o galês Elfyn Evans. Pode-se dizer que esses três nomes são mais do que uma confirmação, porque já se ouvia desde há várias semanas, nos rumores que corriam sobre o alinhamento das equipas do WRc para a temporada de 2014.

"Estou muito feliz que Robert vai disputar a temporada toda conosco", começou por dizer Malcolm Wilson, chefe da M-Sport. "Desde que ele surgiu no WRC no início do ano, temos tido muito interesse em tê-lo conosco e acho que podemos esperar grandes coisas dele em 2014. Ele tem o desejo e a fome de vencer que não se vê muito em outros pilotos e eu realmente acredito que poderemos dar a ele as condições necessárias para ser competitivo e alcançar seus objetivos no rali", completou.

Kubica fez este ano uma temporada inteira na categoria WRC2 a bordo de um Citroen DS3. Acabou por vencer o campeonato dessa categoria, com cinco vitórias, e pelo meio conseguiu 18 pontos no Mundial WRC, como o seu melhor resultado um quinto posto no rali da Alemanha.

Quanto a Hirvonen, é um regresso à equipa que lhe deu a mão em 2006, depois de ter começado a carreira em 2004 na Subaru, como terceiro piloto. Vice-campeão do mundo por quatro vezes (2008-09, 2011-12) foi para a Citroen em 2011 para ser o piloto secundário de Sebastien Löeb. Contudo, em 2013, já sem o piloto francês, não conseguiu vencer qualquer rali e terminou a temporada no quarto lugar, superado pelos pilotos da Volkswagen, Sebastien Ogier e Jari-Matti Latvala, e o belga Thierry Neuville, da Ford.

Já Elfyn Evans é uma esperança no mundo dos ralis. Aos 24 anos e filho de Gvyndaf Evans, começou a ter uma carreira no Grupo N, em 2007, antes de ser o campeão junior britânico de ralis. Em 2012, foi o campeão da FIA Academy, ao volante de um Ford Fiesta R2, para no ano seguinte participar no WRC2, onde venceu uma etapa e conseguir dois sextos lugares, um deles a bordo de um Fiesta WRC, no Rali de Itália.

Formula 1: Adrian Sutil é piloto da Sauber

Vinte e quatro horas depois de se saber que Adrian Sutil não era mais piloto da Force India, ele arranjou lugar "ao lado": será o piloto da Sauber para a temporada de 2014, substituindo provavelmente Nico Hulkenberg, que passou... para a Force India. Ainda não se sabe quem será o seu companheiro de equipa, se será Esteban Gutierrez, se o francês Jules Bianchi - caso os rumores de fusão com a Marussia se confirmem - se outros pilotos, como o holandês Giedo Van der Garde ou o brasileiro Felipe Nasr. "O segundo piloto para 2014 será anunciado em breve", limitou-se a anunciar Monisha Kalterborn, a diretora da marca.

"Estou muito feliz que tenhamos encontrado um denominador comum", começou por dizer o piloto germânico de origem uruguaia, com 30 anos de idade. "Apesar de já saber há algum tempo para onde queria ir, o fim das negociações demorou mais do que o esperado. No entanto, agora vou ter um motivo a mais para celebrar o Natal", continuou.

"Estive em contato com Monisha (Kaltenborn, chefe da equipa de Peter Sauber) durante algum tempo e ela sempre demonstrou interesse e respeito pelas minhas qualidades. Depois de seis grandes anos na Force India, com alguns momentos de sucesso, agora é hora de embarcar em um novo desafio. Estou determinado em fazer a minha parte para ter sucesso em conjunto com a Sauber", acrescentou.

"Uma história longa de sucesso e tradição, combinada com uma fábrica impressionante e um dos melhores túneis de vento da Formula 1, sempre foi algo que me impressionou muito na Sauber. Agora, só tenho de agradecer a Peter e Monisha pela confiança que depositaram em mim", concluiu.

"Estamos satisfeitos em assinar com Adrian, particularmente porque já queríamos trabalhar com ele há muitos anos. Adrian visitou a fábrica no fim de setembro para conhecer as instalações e acho que gostou", começou por afirmar Kaltenborn, que acrescentou muitos elogios ao novo funcionário da marca de Hinwill. 

"E ele não é só um piloto rápido, mas também muito experiente, o que é importante para nós para o próximo ano devido ao novo regulamento. Mas, no momento, apenas quero dar as boas-vindas a ele e dizer que estamos ansiosos para iniciar o trabalho juntos.", concluiu.

Aos 30 anos de idade - nasceu a 11 de janeiro de 1983 - Sutil já corre na Formula 1 desde 2007, ao serviço da Spyker, a antecessora da Force India. Ficou na transição até 2011, onde conseguiu 95 pontos e uma volta mais rápida. Contudo, um incidente com Eric Lux, numa discoteca de Xangai, em 2011, após o GP da China, fez com que acusado por agressão e recebesse dos tribunais alemães uma pena de 18 meses de prisão, entretanto suspensa. Isso impediu de correr na temporada de 2012, mas voltou em 2013 para correr na marca indiana, conseguindo 29 pontos e o 13º lugar do campeonato.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Noticias: Rush leva duas nomeações para os Globos de Ouro

Já se sabia que "Rush" era um sucesso de critica e de público, mas agora é que surgem as nomeações e os prémios. E o filme de Ron Howard começa a compensar: duas nomeações para os Globos de Ouro, a antecâmara dos Oscares. E logo em categorias importantes: Melhor Filme e Melhor Ator Secundário, para o alemão (mas de origem catalã) Daniel Bruhl, pelo seu papel de Niki Lauda. E está não é a primeira nomeação: Bruhl já foi nomeado para o mesmo lugar no Screen Actors Guild Awards.

As nomeações para o Globos de Ouro são normalmente uma antecâmara para os Oscares, e apesar de haver uma divisão entre os filmes de Drama e de Comédia ou Musical, o filme que retrata a temporada de 1976 poderá ter uma boa hipótese de conseguir uma nomeação na categoria mais importante.

Aqui não se costuma dar prémios nas categorias técnicas, mas existe uma forte hipótese nesse sentido nos Prémios da Academia - vulgo Óscares - principalmente nas categorias de edição, som e efeitos especiais. Veremos.

"Special One Supercar", o carro com o nome de José Mourinho

Esta li na revista portuguesa "Turbo". A Raff House, uma empresa especiaizada em relógios e joias, anunciou que iria fazer o seu projeto mais ousado de sempre: um supercarro... com o nome de José Mourinho! Ele será construido pela Masonry Tunning, irá ter 750 cavalos, será essencialmente feito de fibra de carbono e terá ainda um relógio Richard Mille. Serão apenas produzidos onze unidades, os mesmos de uma equipa de futebol, com um reservado para... o "Special One".

"Isso é incrível! Ter o seu próprio carro, no sentido mais simples do termo, um carro feito para satisfazer seus desejos e necessidades. Eu sempre sonhei com um carro que unisse o melhor da Ferrari e do Aston Martin - um poderoso motor com perfeito conforto e classe. Isso é o que o Raff House supercar é esperado para ser", afirmou o treinador português na apresentação do projeto.

O preço? Cada exemplar vai custar muito provavelmente os dois milhões de euros.


5ª Coluna: Sobre a abertura da Formula 1 a nova(s) equipa(s)

A decisão da FIA de abrir o processo de selecção a novas equipas, anunciada na noite passada, foi algo inesperada, pois nada indicava nesse sentido. Pensava-se que os anúncios de terça-feira, referentes aos números fixos nos carros de Formula 1, bem como a polémica dos "pontos a dobrar", significaria que o organismo liderado pelo recém-reeleito Jean Todt tivesse encerrado as suas atividades para a temporada de 2013, mas ele ainda tinha uma carta na manga. E cá está.

O interessante de ler na noticia nem é tanto a perspectiva de haver uma nova equipa, mas os prazos que eles dão para a apresentação de candidaturas: vinte dias até ao dia 3 de janeiro de 2014, onde depois dessa manifestação formal, os candidatos terão até ao dia 10 de fevereiro para apresentar em pormenor, com documentos que mostram que estão aptos para correr na categoria máxima do automobilismo. A sentença definitiva será dada a 28 de fevereiro, para a(s) equipa(s) terem mais do que tempo para se preparar(em) para entrar em ação na temporada de 2015, onda e FIA vai colocar em ação o "cost cap", ou seja, a limitação dos orçamentos. 

Entendo a ideia. A Formula 1 têm neste momento 22 carros e mais duas vagas vinham mesmo a calhar. Há um limite que vai até aos 26, mas muito provavelmente, a FIA nunca encherá a grelha por uma boa razão: quer dar essa vaga a um construtor, caso eles tenham os 24 carros presentes - ou se preferirem, as doze equipas. 

Mas há algo que me faz confusão: com os custos de manter uma equipa de Formula 1 a alcançar números proibitivos - a Caterham coloca 110 milhões de euros por ano e ainda não conseguiu qualquer ponto na sua carreira, por exemplo - e com as equipas a andarem desesperadamente em busca de pilotos pagantes para fazer face às despesas, para quê abrir uma vaga? Quem quer vir para a Formula 1 "rebentar dinheiro"? É certo que o bolo é suculento, mas pelos vistos, quem come as melhores fatias são a Ferrari, a McLaren, a Red Bull e a Mercedes. A Genii - Lotus está aflito das finanças, e pelo que se ouve por ali, nem tem motor para 2014! E para piorar as coisas, a entrada de Pastor Maldonado e os petrodólares da PDVSA não vão servir para pagar dividas atrasadas, porque eles pediram uma clausula nesse assunto.

Para além disso, fala-se à "boca cheia" de que a Sauber e a Marussia andam a negociar um acordo de fusão entre ambos para 2014, o que faria preencher dois requisitos: os suiços ficariam com dinheiro a rodos de uma fonte segura, e a Marussia teria os resultados que tanto anseia, mas que não consegue com os seus próprios recursos. Caso haja a fusão, diminui-se para dez as equipas presentes no próximo ano. Isto, se a Lotus alinhar em Melbourne...

É certo que a Formula 1 têm um grande "magneto" do qual todos os aventureiros e milionários são atraídos. Todo aquele glamour e o facto de andarem todos os anos no Mónaco é algo extraordinário. Mas quem será a pessoa escolhida? Francamente, eu tenho aquela sensação de que das duas uma: ou aparece um construtor e diz que vai investir as centenas de milhões de dólares - ou euros, ou outra coisa - para conseguir algo na categoria máxima do automobilismo, ou então - e esse deve ser o desfecho mais provável - a FIA chegar à conclusão de que nenhuma das candidaturas ter as condições para poder competir a partir de 2015.

Veremos. Os próximos dias - e semanas - vão ser interessantes para saber quem tentará a sua sorte para conseguir o "bilhete mágico" para entrar nesse mundo dos construtores de Formula 1, também conhecido como "Clube Piranha".

Noticias: Sergio Perez é piloto da Force India

A Force India confirmou esta tarde que o mexicano Sergio Perez vai ser piloto da Force India para a temporada de 2014, um ano depois de uma temporada decepcionante na McLaren-Mercedes. Irá correr ao lado do alemão Nico Hulkenberg, num vinculo que a fábrica afirma que será por "várias temporadas". "É ótimo anunciar a Force India como minha nova equipa", começou por celebrar o piloto mexicano de 23 anos. 

"Estar aqui sempre foi minha primeira escolha e eu realmente estou feliz por estar confirmando isso agora. Quero dizer um obrigado a Vijay e à marca por esta oportunidade. É uma equipa nova, mas com muita determinação, e eles fizeram carros competitivos nos últimos anos. Tudo muda para a próxima temporada com o novo regulamento, mas já tenho uma boa sensação sobre 2014. Meu plano, agora, é visitar a fábrica e conhecer a cada um dos engenheiros", concluiu.

Nascido a 26 de janeiro de 1990, em Guadalajara, Perez chegou à Formula 1 em 2011 na Sauber, onde após uma temporada de adaptação, fez um 2012 em grande, conseguindo três pódios, suficientes para atrair a atenção da McLaren, que o contratou para a temporada de 2013. Contudo, as expectativas transformaram-se em frustrações, quando a equipa fez uma das suas piores temporadas da sua história, não conseguindo ir ao pódio uma unica vez, e Perez conseguiu apenas 49 pontos e uma volta mais rápida. Assim sendo, foi dispensado após apenas uma temporada, sendo substituído pelo dinamarquês Kevin Magnussen.

Youtube Automotive Classic: Mandela-Benz, 1990


Uma semana depois do desaparecimento fisico de Nelson Mandela, descobri no blog do Flávio Gomes este incrível video da Mercedes-Benz sul-africana. No principio de 1990, os operários da fábrica da Mercedes em Port Elizabeth, no leste da África do Sul, decidiram fazer um modelo para o líder do ANC, que iria ser libertado em breve, após 27 anos de prisão. Eles decidiram fazer o carro de graça, com uma hora extra do seu trabalho, e de forma entusiasta, enquanto que a fábrica doaria as partes.

O carro era um Classe S, e foi pintado de vermelho. No final, entregue ao seu proprietário, o representante da fábrica, Philipp Groom, afirmou que era "um trabalho de amor". Mandela, por sua vez, disse que o vermelho lembrava o sangue derramado por todos os que lutaram contra o sistema do "apartheid", brancos e negros, e que permitiram levar a África do Sul rumo à democracia e ao regime multiracial.

Hoje em dia, o carro está em Joanesburgo, no Museu do Apartheid.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Noticias: FIA abre processo de inscrição de novas equipas

A FIA anunciou esta noite um processo-relâmpago de inscrição de novas equipas para a temporada de Formula 1 de 2015, já que vai ser a partir desse ano que entrará em vigor a clausula do corte de custos para as equipas. O processo vai até ao dia 3 de janeiro, e apesar de haver onze equipas presentes, e do limite ser de treze, a FIA diz que muito provavelmente, apenas uma equipa poderá ser a escolhida.

A última vez que a FIA procedeu a um processo de seleção foi em 2009, no consulado de Max Mosley. Na altura, quatro equipas foram escolhidas: Virgin (que virou Marussia), Lotus (que virou Caterham), Campos (que virou Hispania e depois HRT e que se extinguiu em 2012) e a USF1, de Peter Windsor, que acabou por se extinguir antes do tempo.

Noticias: Ferrari vai colocar Bianchi e De la Rosa no teste do Bahrein

Com o teste da Pirelli marcado para a semana que vêm, a Ferrari decidiu deixar no descanso o espanhol Fernando Alonso e o - já recuperado - Kimi Raikkonen e convocou o veterano piloto de testes Pedro de la Rosa e o piloto da Marussia, o francês Jules Bianchi, para os testes marcados entre os dias 17 a 19 de dezembro, no Autódromo de Shakir, para experimentar os pneus que foram desenhados para a temporada de 2014. A marca vai usar o carro de 2013, o F138, para esses dias de teste.

Ao que tudo indica, será De la Rosa que fará os dois primeiros dias de testes, para no terceiro, ceder o volante para Bianchi. Piloto da Academia da Ferrari, o francês está confirmado como titular da Marussia para 2014, e o objetivo da sua presença no carro da Scuderia será de avaliar os progressos que realizou na sua primeira temporada de Formula 1.

Assim sendo, a Ferrari vai-se juntar à Red Bull, Mercedes e Toro Rosso nestes testes.

Noticias: Lotus pediu adiamento dos testes de pré-época

Enquanto que eles andam a colocar regulamentos alternativos na sua página do Facebook, a Lotus pediu à FIA para que adiasse em uma semana os primeiros testes, marcados para o circuito de Jerez, nos quatro últimos dias de janeiro. A razão? De acordo com a ‘Speed Week’, a Lotus estará com dificuldades em estar pronta no início dos testes oficiais de 2014, quando os novos motores turbo V6 serão usados pela primeira vez. 

A verdade é que quando os testes foram marcados, a data era do conhecimento de todos, e o correspondente daquela publicação, Mathias Brunner, lembra que “se alguém não está preparado, não é problema de mais ninguém”. Assim sendo, parece que os problemas de pagamento que sofreram ao longo do ano passado e a indefinição sobre os financiadores até ao final da temporada, apenas resolvido com a entrada de Pastor Maldonado e dos milhões vindos da PDVSA, há poucas semanas, teve os seus estragos na equipa de Enstone...

Vende-se: Lolas Formula 1 de 1997

Provavelmente os carros mais lentos da história da Formula 1: os dois Lola T97 colocado em pista no GP da Austrália de 1997, andando a uma diferença "jurássica" em relação à concorrência, estão à venda no eBay. Os carros têm tudo lá dentro, incluindo os motores Cosworth, logo, não são "exemplares de salão" para serem expostos. 

Aparentemente, estão num armazém de Toronto, no Canadá, esperando por novos donos. Um dos carros já está vendido, e o segundo está à venda com o preço base de 115 mil libras.

Para quem não sabe - ou não conhece - a história, trata-se de um projeto falhado da Lola de colocar a sua própria equipa. Com o patrocinio da Mastercard, inicialmente era para correrem em 1998, mas o patrocinador exigiu que corressem um ano antes. Sem estar devidamente desenvolvido, e com um motor claramente menos potente do que a concorrência, os carros, guiados pelo brasileiro Ricardo Rosset e pelo italiano Vicenzo Sospiri, andaram em Melbourne a uma velocidade "jurássica", a mais de 15 segundos da concorrência mais próxima. 

Humilhado, o patrocinador retirou o seu apoio a partir do GP do Brasil e a aventura terminou abruptamente. 

Noticias: McLaren e Force India não vão ao Bahrein, Sauber têm chassis de 2014 pronto

O anuncio feito esta segunda feira pela FIA de que seis equipas iriam participar no teste de pneus no Bahrein foi reduzido para quatro, quando force India e McLaren anunciaram que afinal, não irão estar presentes na semana que vêm para os ensaios dos pneus referentes a 2014, alegando não ter tempo suficiente para preparar os seus carros. “Dado o curto espaço de tempo desde o anúncio do teste e os prazos envolvidos, a equipa não irá participar”, declarou um porta-voz da equipa à Sky Sports britânica.

Já no mesmo diapasão afirmou um representante da McLaren.“Não testaremos no Bahrain na próxima semana. Nós participámos num teste de pneus da Pirelli no último mês. O nosso foco agora é o desenvolvimento do monolugar de 2014”.

Entretanto, a Sauber anunciou que o seu chassis de 2014 já passou com sucesso no crash-test" obrigatório da FIA, menos de um mês após o final da temporada de 2013. “O chassis C33 passou em todos os testes estáticos e dinâmicos da FIA e foi oficialmente homologado”, anunciou a equipa de Hinwill em comunicado oficial. “O teste de colisão traseira, que não faz parte da homologação do chassis, será feito numa data separada no futuro, como é de costume”, concluiu.

A absoluta rapidez que o chassis - que será batizado de C33 - foi aprovado nos testes dinâmicos e estáticos causou algum espanto, mas dado o facto de os primeiros testes de 2014 estarem marcados para o dia 28 de janeiro, não causa espanto. Interessante é saber que a marca suiça ainda não anunciou a sua dupla de pilotos para 2014, embora se falem em muitos nomes para os dois lugares, e o nome inicialmente anunciado, o jovem russo Serguei Sirotkin, está desde há muito colocado em dúvida.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Endurance: Mark Webber já testou o Porsche em Portimão

A Porsche prossegue os testes do seu carro de LMP1 no Autódromo de Portimão e hoje contou pela primeira vez com a presença de Mark Webber, já libertado dos seus compromissos com a Red Bull e com a Formula 1. Aliás, libertado mais cedo do que o habitual, porque o seu contrato com a marca austríaca somente terminava no final de dezembro.

Gostaria de agradecer à Red Bull por ter me dado esta oportunidade de começar a participar tão cedo”, começou por dizer o piloto australiano. “Esta é uma etapa significativa e importante para todos nós, pois permite que eu me adapte mais rapidamente com a equipa e ajude a desenvolver ainda mais o carro”, continuou.

Apesar do dia que passou em terras portuguesas a desenvolver o carro, reconhece que existe um longo trabalho pela frente: “Vivi uma experiência intensa no meu primeiro dia neste projeto fascinante. Ainda temos uma longa jornada pela frente e ela envolve muito trabalho árduo; não tenho nenhuma ilusão sobre isso”, concluiu.

Do lado do construtor, Fritz Enzinger, o chefe do programa da LMP1 da marca afirmou que, apesar dos progressos feitos, ainda há muito com que fazer: “Conseguimos progredir significativamente entre o lançamento do carro completamente novo, em junho, e agora. Cada quilômetro percorrido foi importante, acrescentando novos dados que avançaram o desenvolvimento. Todos na equipa trabalharam arduamente, e eu gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos. Ainda há muito a fazer até o início da temporada”, concluiu.

Sobre os novos regulamentos da FIA

No inicio do século XX, os anarquistas espanhois costumavam dizer a seguinte frase, quando recebiam novidades: "Hay gobierno? Soy contra!" Mais do que seguirem ideologias, muitas das vezes as novas regras não são do agrado das pessoas, não só porque alteram alguma ordem estabelecida, mas também porque não se vê um beneficio óbvio nas pessoas ou nas instituições que se seguem. E para piorar as coisas, há situações em que se aplica outra frase feita: "pior a emenda do que o soneto".

As alterações anunciadas esta tarde em Paris, à saída da reunião da FIA, foram surpreendentes, de uma certa maneira. Se a ideia dos números fixos, dados aos pilotos, para os usarem ao longo da sua carreira, era bem acolhida por todos, apareceram mais decisões que ninguém estava à espera: um teste na semana que vêm, no Bahrein, e que a partir do ano que vêm, a pontuação na última corrida do ano seria a dobrar, para dar mais emoção ao campeonato.

Pessoalmente, os números fixos são bons, mas deveriam ter feito uma ressalva: o numero um deveria ser obrigatório usar pelo campeão do mundo, porque pela experiência que vejo na MotoGP e na IndyCar, o numero é raramente usado pelos campeões, que preferem usar os seus números pessoais do que exibirem esse numero nos seus chassis. Mas mais polémico ainda, e do qual estou terminantemente contra, têm a ver com a história da última corrida do ano, que em 2014 será em Abu Dhabi. É que a partir de agora, a corrida terá o dobro de pontos, quer para os pilotos, quer para os Construtores. E tudo para elevar o nível e a emoção do campeonato, que todos reconhecem estar algo aborrecido com os quatro titulos seguidos de Sebastian Vettel.

Bem sei que 2014 será um "ano novo, nova era". Mas se alterações nos carros é uma coisa, alterar a pontuação é outra. E tenho a sensação de que isto é uma distorção. Melhor: é uma palhaçada. A FIA enterra a cada ano que passa a tradição, em nome da "modernidade" e em vez de aproximar os fãs, provavelmente está a afastá-los. "Agradar a gregos, afastando os troianos" poderá fazer com que não se conquiste os gregos e coloque os troianos em guerra uns com os outros.

E podia ser pior: Helmut Marko afirmou hoje no jornal "Sport Bild" que a proposta inicial era de que as últimas quatro provas tivessem pontos a dobrar. Com esta revelação, chego à conclusão de que o que Jean Todt quer é uma "nascarização" para conquistar os americanos. Mas essa "obsessão" com mais de 30 anos esperava mais do lado de Bernie Ecclestone, não do presidente da FIA. Esse "winner takes all" só para que apareçam mais algumas dezenas de milhões de dólares do "Tio Sam" para ter mais dois pontos nas audiências televisivas, poderá ter sido um "prego no caixão" da Formula 1. É que os tradicionalistas vão odiar a ideia, e vão ligar isto às mais recentes regras que têm moldado a categoria máxima do automobilismo nos últimos anos, "em nome do espectáculo".

Todos nós sabiamos que a Formula 1 não mudou de regras durante muito tempo, e isso ajudou a moldar toda uma geração. O sistema de pontos foi o mesmo durante 42 anos, exceptuando uma pequena alteração em 1990, quando se deu mais um ponto para o vencedor e se eliminou o limite de corridas a pontuar, mas a partir de 2003 é que as coisas sofreram uma enorme alteração: primeiro, o sistema de pontuação até ao oitavo classificado, e depois, em 2010, até ao décimo posto. Para além disso, temos artificios como o KERS e o DRS, com a respectiva asa móvel, tudo para facilitar as ultrapassagens. É certo que a Formula 1 chegou a uma altura em que as corridas eram aborrecidas, e contávamos as ultrapassagens em corrida pelos dedos de uma mão, mas passamos da "seca" para a chuva intensa, quase diluviana.

Em suma, nos últimos anos assistimos à vulgarização de algo que era precioso e que demorou anos a construir. Uma personalidade única que atraiu milhões de fãs um pouco por todo o mundo. A FIA está a comportar-se como aquele rapaz que conhece e se apaixona por uma rapariga que não lhe liga alguma, mas que faz tudo para a conquistar, tentando ser o mais parecido com ela, alienando os que são mais próximos, a sua familia e os seus amigos. E muito provavelmente poderá estar a encarar essa mulher como um "naco de carne com seios e rabo". Se for assim, temo que estejamos a caminho do fim da Formula 1 que conhecemos.

E isso não é bom nos tempos que correm. Sabendo que Bernie Ecclestone vive provavelmente os seus últimos dias na Terra e sabendo a possibilidade de uma discussão, até de um potencial cisão entre as equipas, que nunca se uniram entre si, temo que a Formula 1 esteja a viver os seus últimos dias de glória. Espero estar enganado. 

Noticias: Vettel considera regra dos pontos a dobrar de "absurda"

Já há reações de um piloto à nova regra dos pontos a dobrar na última corrida do ano. E especialmente de um particular: Sebastian Vettel. O tetracampeão do mundo e atual piloto da Red Bull classificou esta nova regra de "absurda" e fez analogias futebolísticas para justificar a razão, numa entrevista ao jornal "Sport Bild": “Isso é um absurdo e penaliza todos os que trabalharam no duro ao longo da temporada. É como se de repente, a última jornada do campeonato alemão de futebol passa a valer o dobro de pontos”, declarou. 

Curiosamente, Vettel, mesmo com as novas regras, só seria prejudicado em 2012, onde perderia o título para Fernando Alonso.

Mas poderia ter sido pior. Helmut Marko revelou ao jornal "Bild" que a proposta inicial era de que as quatro últimas provas do ano iriam valer a dobrar. “Inicialmente, havia a intenção [da FIA] de dar pontos a dobrar nas últimas quatro corridas”, revelou. Isso faria que as corridas da Rússia, Estados Unidos, Brasil e Abu Dhabi tivessem ainda mais importância do que o resto da temporada.

Uma coisa é certa: a FIA parece que arranjou "sarna para se coçar". Veremos mais reações ao longo das horas e dos dias. 

WRC: Hyundai apresenta a sua equipa para 2014

Thierry Neuville, Chris Atkinson, Dani Sordo e Juho Hanninen. São estes os quatro pilotos que a Hyundai vai ter na sua equipa no Mundial de Ralis de 2014. A apresentação foi esta manhã e soube-se ali a designação da nova equipa, que se apresentará como Hyundai Shell World Rally Team, numa colaboração muito estreia com a petrolífera anglo-holandesa, conforme avançou Michel Nandan

Em menos de um ano, nós construímos e testamos uma nova especificação de carro para o WRC e estabelecemos uma equipa profissional e uma moderna instalação desportiva. É uma grande conquista, mas nós sabemos que temos muito para aprender nesta nossa primeira temporada”, começou por referir o diretor desportivo da marca coreana. 

Nossas metas para 2014 são realistas: queremos terminar todos os ralis com os dois carros e construir uma base de informações e experiência, assim poderemos nos desenvolver com a meta de sermos vencedores no futuro. Se tudo correr bem, esperamos competir por pódios ocasionais conforme o ano for passando”, concluiu.

No campo dos pilotos, Dani Sordo estava ansioso por pertencer a uma nova equipa e a dar o seu melhor com o novo carro.“Estou muito animado por fazer parte deste animador projeto da Hyundai no WRC. Pode ser uma equipa jovem, mas tem um alto nível de experiência e profissionalismo, o que torna num pacote realmente atrativo”, começou por comentar.

Estou ansioso em levar meus anos de experiência no WRC para a marca na sua temporada de estreia e em fazer parte do Rali de Monte Carlo, o primeiro evento”, concluiu.

Já Chris Atkinson tem mais experiência com o carro, pois já ajudou a desenvolver o carro ao longo dos últimos meses, encontrava-se ansioso por poder correr competitivamente pela equipa na próxima temporada: “Foi um prazer fazer parte da equipa da Hyundai durante a temporada de testes e ter a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do i20 WRC. É fantástico poder continuar com esta equipa em 2014, nesta nossa primeira temporada no WRC, e poder guiar no Rali da Austrália”, comentou.   

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Os planos de Félix da Costa para 2014

Desde sexta-feira que sabemos que no próximo ano, António Félix da Costa estará dividido entre o DTM e a Formula 1, como terceiro piloto da Red Bull. Contudo, nesta segunda-feira, em Cascais, a sua terra natal, o piloto de 22 anos explicou em pormenor para a imprensa portuguesa o que significa este desdobramento de tarefas, e isso não o vai prejudicar - ou matar - o seu sonho de alcançar a Formula 1.

"Este objectivo de entrar para a Fórmula 1 não morreu. Antes pelo contrário, continua muito aberto", começou por dizer. "Vou dar o meu melhor, porque a Fórmula 1 vai ser o meu objectivo a curto prazo", concluiu, numa conferência de imprensa que teve, entre outros, Tiago Monteiro, seu conselheiro, o presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa e o secretário de Estado do Desporto, Emídio Guerreiro.

Questionado sobre quando poderá concretizar o sonho, o jovem piloto foi peremptório: "É complicado, muito difícil, mas como sempre fui toda a minha vida, com uma força de vontade enorme, vou continuar a trabalhar para a Fórmula 1". 

Félix da Costa admitiu que irá ter uma "época complicada", por ter de conciliar a sua função de piloto de testes e de reserva da Red Bull, a equipa campeã do mundo de Fórmula 1, com as corridas na DTM, mas traçou como objectivo vencer algumas corridas no campeonato alemão. "As expectativas vamos ter de as destapar à medida que formos andando para a frente, mas obviamente, como piloto profissional que sou, e ambicioso, o meu objectivo é ganhar algumas corridas, entrar no pódio, mas é complicado designar agora os nossos objectivos", sustentou.

Sobre o BMW de DTM, ele referiu que ficou agradavelmente surpreendido com a prestação do carro no teste que fez em Valencia, especialmente quando fazia as curvas mais rápidas, porque "a aerodinâmica é inacreditável. Acho que me ambientei muito bem. Não podia estar mais contente. Estar ligado a uma marca oficial, como é a BMW, dispensa qualquer tipo de apresentação e, ao mesmo tempo, estar com um pé na Fórmula 1, com a equipa campeã do mundo, é um programa duplo perfeito", salientou.

E sobre a temporada que aí vêm, manifestou o desejo de começar a trabalhar com a nova equipa o mais rapidamente possível. "Acho que pode ser uma época em grande. Não vai ser fácil [estar nas duas competições], vou ter uma época complicada, muito ocupada e vou ter que me estruturar muito bem, ter a minha vida bem organizada, porque vou estar a lidar com duas equipas ao mais alto nível", lembrou. 

WRC: Citroen anuncia Meeke, Ostberg e Al-Qassimi para 2014

Apesar da apresentação oficial ser somente a 18 de dezembro, a Citroen anunciou esta tarde que a sua equipa no WRC para a temporada de 2014 será constituída pelo britânico Kris Meeke e pelo norueguês Mads Ostberg, mais o árabe Khalid Al-Qassimi

A escolha destes dois nomes significa um desbloqueamento no "xadrez" do WRC para 2014, pois muito provavelmente Mikko Hirvonen e Dani Sordo, os pilotos que faziam parte da marca nesta temporada e que desiludiram muito em termos de resultados - a marca conseguiu apenas três vitórias, duas para Sebastien Löeb e uma para Sordo - foram para outros lados. Muito provavelmente, Hirvonen volta para a Ford, onde já fio muito feliz, e o espanhol poderá fazer uma temporada em "part-time" pela Hyundai, que terá esta terça-feira a sua apresentação oficial.

Quanto às entradas, Kris Meeke terá uma nova chance de se mostrar num carro oficial, depois da sua passagem infeliz pela Prodrive, onde foi vitima das intrigas entre ela e a BMW, devido ao desenvolvimento da Mini, tendo ficado de fora da marca em 2012, voltando apenas para correr em duas provas de 2013 pela Citroen, onde apesar da sua rapidez, não conseguiu ter consistência suficiente para levar o carro até ao fim. Contudo, a marca francesa achou que era mais do que suficiente para lhe der uma temporada inteira, numa chance que, aos 34 anos, terá de ser única.

Já no caso de Mads Ostberg, depois das promessas de 2011 e 2012, com um Ford Fiesta WRC montado pela sua equipa, a Adapta, em 2013 as coisas foram decepcionantes, não conseguindo ser superior a Thierry Neuville e a Evgueny Novikov. Apesar de ter conseguido ser bastante regular - terminou todos os ralis do ano, e pontuando em todos, menos num - apenas conseguiu dois terceiros lugares como melhor resultado, isto depois de ter vencido um rali em 2012. Pode ser que em 2014, num novo carro, e passada a sua fase de adaptação, possa acender a chama que aparentemente desapareceu nesta temporada que terminou.

Em menor grau, Al-Qassimi terá em 2014 um calendário mais reduzido em termos de participações, correndo apenas em quatro provas ao volante de um DS3 WRC. Mas no próximo dia 18 de dezembro poderemos saber muito mais.

Noticias: FIA anuncia teste, numeros e novo sistema de pontos

A FIA aprovou esta tarde um conjunto de normas para a próxima temporada, e se algumas eram esperadas, outras prometem levantar polémica. Para começar, a partir do ano que vêm, os pilotos escolherão os números que quererão usar ao longo das suas carreiras, do 2 até ao numero 99, deixando de haver quer aquilo que havia antes, dos números atribuídos pela classificação do Mundial de Construtores, quer o que havia antes de 1996, quando os números eram fixos e dados às equipas.

Contudo, uma outra norma, algo inesperada, promete dar alguma polémica. A partir do próximo ano, irá haver uma alteração no sistema de pontos, fazendo com na última corrida, os pontos para os Construtores e Pilotos contem a dobrar. Ou seja, o vencedor passa a conseguir 50 pontos, e o décimo classificado terá dois.

A reunião também anunciou que haverá um teste de pneus da Pirelli, entre os dias 17 e 19 de dezembro, no autódromo de Shakir, no Bahrein, para experimentar os novos pneumáticos para 2014. Até agora, a FIA anunciou a participação de seis equipas: Red Bull, Ferrari, McLaren, Toro Rosso, Force India e Mercedes.

Para além disso, a FIA adotou uma regra onde serão aplicados cinco segundos de penalização por infrações menores, do qual agora será mostrada às marcas, de maneira a saber onde é que querem aplicar esse novo tipo de sanções.

Em suma, a FIA surpreendeu nestes novos regulamentos. Resta saber que tipo de reações irão aparecer por aí. Isto promete.

Formula E: Diretor da Virgin quer os melhores na sua equipa

A Virgin, que será uma das dez equipas presentes na temporada inaugural da Formula E, e o seu diretor desportivo, Alex Tai, afirmou que está procurando gente com experiência na Formula 1 para colocar uma estrutura experiente e com potencial vencedor logo na sua primeira temporada. "Estamos a conversar com pilotos ativos na Formula 1, com ex-pilotos e competidores da GP2. Queremos os melhores pilotos possíveis. Estamos também de olho em pessoas com experiência na Formula 1", começou por afirmar.

"Minha experiência anterior diz que precisamos obter um feedback dos pilotos o mais breve possível. Esperamos ter a melhor equipa, mas nós temos de desenvolver também o nosso carro, o mais rapidamente possivel", acrescentou.

Anunciada na semana passada, a Virgin vai regressar ao automobilismo depois de uma experiência em 2010 na Formula 1, onde ficou por dois anos antes de vender o nome ao construtor de automóveis russo Marussia. Como será de esperar, nomes ainda não foram anunciados, mas ainda falta muito tempo para setembro de 2014...

Formula E: Venturi é a décima equipa... com Leonardo di Caprio

E hoje surge aquela que poderá ser a última equipa na Formula E. A franco-monegasca Venturi apresentou-se ao mundo esta segunda-feira, com o apadrinhamento de... Leonardo de Caprio. A marca, que teve um passado como construtora de automóveis e teve um envolvimento na Formula 1 no inicio dos anos 90, em parceria com a Larrousse, está há algum tempo no negócio dos carros elétricos, sem grandes resultados. Contudo, o seu dono, Guido Pallanca Pastor, quer mudar um pouco as coisas.

A Venturi tem sido uma pioneira em veículos elétricos de alto desempenho por mais de uma década, e a Formula E nos dá a fantástica oportunidade de melhorarmos nossas tecnologias avançadas através do automobilismo, assim como competir em todo o mundo”, começou por afirmar.

A Formula E também nos dá a oportunidade de ser parte de um novo programa de corridas com um projeto que realmente divide os valores da Venturi para uma mobilidade limpa, inovação no campo da propulsão elétrica e otimização da eficiência energética”, concluiu o empresário, que não esconde que a partir da segunda temporada, quer construir o seu próprio carro.

Já Di Caprio, sócio na aventura Venturi, manifesta o seu contentamento em fazer parte nesta aventura: “O futuro do nosso planeta depende da nossa habilidade de adotar o uso consciente dos combustíveis e veículos movidos a energia limpa. A Venturi mostrou uma tremenda visão de futuro ao criar uma equipe de corrida em um ambiente amigável, e eu estou feliz em fazer parte desse esforço”, declarou.

Com isto, a Venturi junta-se às outras nove equipas, a saber: Andretti, DAMS, Dragon, Abt (Audi), Super Aguri, Mahindra, Virgin, Drayson e China Racing. 

Youtube Motorsport Classic: Formula Ford Festival, Brands Hatch, 1986


O Francisco Cunha colocou este video no fórum do Motorart, e eu resolvi meter aqui também: este é o video completo do Formula Ford Festival de 1986, provavelmente uma mais mais concorridas, renhidas e fantásticas corridas que jamais vi na minha história do automobilismo. Normalmente disputado no circuito de Brands Hatch, é disputado desde 1972 e já teve vencedores como Derek Daly, Johnny Herbert, Eddie Irvine, Jan Magnussen, Jenson Button e Mark Webber, bem como os brasileiros Chico Serra, Roberto Moreno e Niko Palhares.

O video que coloco aqui é o da corrida final da edição de 1986, dominado por um jovem austriaco de 26 anos, de seu nome Roland Ratzenberger, que teve de bater pilotos como o suiço Philippe Favre, o britânico Steve Robertson - o atual manager de Kimi Raikkonen - e o finlandês J.J. Letho, entre outros participantes, como Paul Warwick, o irmão de Derek Warwick, que iria ter um trágico fim em 1991, em Oulton Park, quando corria na Formula 3000.

Vale a pena ver a corrida. Divirtam-se, porque vão gostar do final. E recordar quer Ratzenberger, quer Favre.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Endurance: Audi mostra o seu carro para 2014

A apresentação oficial será apenas a 18 de dezembro, mas a marca de Inglostadt mostrou neste domingo as imagens do seu Audi R18 e-quattro, versão 2014, numa temporada onde para além da Toyota, terá a concorrência da Porsche no Mundial WEC e nas 24 Horas de Le Mans.

Para o diretor desportivo da Audi, Wolfgang Ulrich, a divulgação do novo carro nesta altura serve para se conhecer ao mundo, antes de começar com uma bateria de testes em Sebring. “Nós alcançamos um estágio crucial neste projeto. Depois de construir o primeiro protótipo, agora estamos testando em várias pistas. O objetivo principal dos testes é acumular uma vasta quilometragem, coordenar o complexo sistema híbrido e trabalhar na eficiência total do equipamento, que nunca foi tão complexo quanto este”, declarou.

Para o próximo dia 18, para além de uma apresentação mais completa do carro, servirá também para confirmar os alinhamentos para a próxima temporada, bem como o calendário da marca no Mundial.