sábado, 4 de maio de 2013

Youtube Motorsport Classic: O campeonato de Endurance de 1970

No mesmo dia em que a Audi monopolizou o pódio em Spa-Francochamps, dei por mim a ver este video sobre a temporada de 1970 da Endurance. E foi uma grande temporada para a Porsche: os carros inscritos pela equipa de John Wyer, guiados por pilotos como o suiço Jo Siffert, o mexicano Pedro Rodriguez, o finlandês Leo Kinnunen e o britânico Brian Redman, dominaram a competição, vencendo o campeonato do Mundo de Endurance.

Curiosamente, o filme é patrocinado pela marca Gulf, e fala de corridas como os 1000 km de Spa-Francochamps, as 12 Horas de Sebring, a Targa Florio, as 24 Horas de Le Mans, entre muitos outros. E também têm os momentos de glória como a grande corrida à chuva de Rodriguez em Brands Hatch, ou o toque entre Siffert e Rodriguez nos 1000 km de Spa-Francochamps.

Outra curiosidade: o filme sobre as 24 Horas de Le Mans tem uma cena... do filme de Hollywood, com o Steve McQueen! São ao todo 33 minutos que valem a pena.

WRC 2013: Löeb vence o Rali da Argentina

Pode estar a largar os ralis aos poucos, mas ele continua a vencer. Sebastien Löeb venceu esta tarde o Rali da Argentina, conseguindo demonstrar que ele é capaz de desafiar - e bater - Sebastien Ogier, o atual lider do campeonato com o seu Volkswagen. Foram 55 segundos de diferença, mas os suficientes para que o francês, nove vezes campeão do mundo, vencesse pela segunda vez nesta temporada.

As atenções do último dia do Rali estavam focadas no segundo Volkswagen de Jari-Matti Latvala, que decidiu andar ao ataque para apanhar o russo Evgueny Novikov, para chegar ao lugar mais baixo do pódio. Latvala venceu todas as especiais do dia, incluindo o Power Stage, e conseguiu bater o russo por 35,9 segundos. Mas ambos estavam a mais de dois minutos do vencedor.

Sebastien Ogier conseguiu o segundo lugar na Power Stage, e conseguiu mais dois pontos aos 18 alcançados pelo segundo lugar, enquanto que Mikko Hirvonen foi o terceiro, conseguindo um ponto extra, uma fraca compensação pelo sexto lugar final, por causa dos problemas do dia anterior. Na sua frente ficou  o belga Thierry Neuville, enquanto que o outro Ford, o do norueguês Mads Ostberg, ficou com o sétimo lugar final.

Nos últimos lugares pontuáveis ficaram o Volkswagen de Anders Mikkelsen - que conseguiu regressar no modo "Rally2" - o espanhol Dani Sordo, no seu Citroen (que foi batido por... 0,2 segundos!), e o Ford de Martin Prokop, que superou o outro Ford de Gabriele Pozzo. Interessante saber que Daniel Oliveira conseguiu aqui igualar a sua melhor classificação de sempre num rali do WRC, terminando na 12ª posição da geral.

O WRC regressa agora à Europa, onde entre os dias 31 de maio e 2 de junho disputará o Rali da Acrópole, em paragens gregas.

DailyMotion Endurance Live: Seis Horas de Spa-Francochamps, em direto!


FIA WEC - LIVE por fiawec
Este sábado decorrem as Seis Horas de Spa-Francochamps, a segunda etapa do WEC, e a última antes das 24 Horas de Le Mans, onde Audi e Toyota entrarão em duelo para ver quem estará em melhor forma antes da clássica de la Sarthe.

E podem ver isto tudo agora, em direto, neste blog. Que tal?

Youtube Touring Car Video: Aí vem o DTM!

Este fim de semana começa a temporada do DTM, na pista de Hockenheim. E para além da entrada de alguns pilotos como os alemães Timo Glock e o jovem Pascal Wehrlein, por exemplo, vai haver outra grande novidade, que será a transmissão em direto das corridas do campeonato através do seu canal no Youtube.

Para seguir, eis o link para o seu canal em inglês (há também em alemão) e eis um video que serve para aumentar o apetite pela competição.    

sexta-feira, 3 de maio de 2013

WRC 2013 - Rali da Argentina (Dia 2)

O segundo dia do Rali da Argentina ficou marcado pela luta entre Sebastien Löeb e Sebastien Ogier, especialmente com a liderança a trocar de mãos a favor do piloto da Citroen, e do aumento da liderança por parte de Löeb, que já tem mais de 40 segundos e se prepara para alcançar a segunda vitória da temporada, num ano em que só irá participar em... quatro ralis.

A mudança de líder aconteceu na sétima especial do rali, quando Ogier errou e saiu ligeiramente de estrada, danificando o para-brisas e perdendo mais de um minuto para tentar colocar o seu carro no rumo certo.“Numa curva lenta, saímos em frente devido à lama. Tivemos de fazer marcha-atrás. O travão de mão não funcionou para me ajudar…", comentou Ogier.

Isso fez com que Löeb terminasse a manhã a liderar, com 8.9 segundos de avanço sobre o seu companheiro Mikko Hirvonen e com Ogier a cair para o terceiro lugar, agora a 26.3 segundos de Löeb. Com a tarde a prespectivar uma segunda passagem pelas longas classificativas da manhã, a luta pela liderança iria ser muito forte.

Pela tarde, Ogier partiu para o ataque para recuperar a liderança, mas Löeb resistiu, alargando a vantagem até que na última especial do dia, na segunda passagem por Santa Rosa - Villa del Dique, Ogier sofre novo furo, perdendo apenas... 3,4 segundos. Mas Ogier reagiu, e na nona classificativa, ganhou mais 10,4 segundos, fazendo com que a diferença entre os Sebastiões se reduzisse para 40,3 segundos. Nessa mesma especial, Ogier viu Hirvonen parado e confessou que abrandou o ritmo: “não tinha necessidade de puxar e vi o Hirvonen parado pelo que na parte mais dura do troço tive bastantes cautelas”, afirmou.

Atrás, Mikko Hirvonen andou na luta pela liderança do rali, mas a tarde foi nefasta para o piloto finlandês. Na oitava especial, furou o pneu traseiro-direito e decidiu percorrer os últimos 20 quilómetros com o pneu furado, chegando ao final quase sem borracha. Para piorar as coisas, no penúltimo troço do dia, o finlandês chegou a parar devido aos intermitentes problemas eléctricos do DS3 que se desligava em grande parte dos saltos ou ressaltos. Por causa disso, caiu para o sexto posto da geral.

O grande beneficiado com a queda de Hirvonen foi o russo Evgueny Novikov, que subiu ao terceiro lugar, mas está a dois minutos e 39 segundos, e não muito longe dele está o segundo Volkswagen de Jari-Matti Latvala, que está a dois minutos e 53 segundos do piloto da Ford. Thierry Neuville é o quinto, beneficiando do acidente de Anders Mikkelsen, que bateu forte na oitava especial, danificando alguns elementos da suspensão e acabando por abandonar.

Mads Ostberg já subiu até ao sétimo posto, deixando para trás o checo Martin Prokop, o espanhol Daniel Sordo e o local Gabriele Pozzo. O rali da Argentina termina amanhã.

Noticias: Manuel de Mello Breyner é candidato à FPAK

Já é conhecido o segundo candidato às eleições para a presidência da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), ainda sem data marcada. Vai ser outro ex-piloto, Manuel de Mello Breyner, que era atualmente um dos vice-presidentes da federação.

Sob o lema “Mudança com Rigor, Justiça e Transparência”, o candidato resumiu num comunicado à imprensa os seus objetivos nesta candidatura: 

"É o meu principal objectivo o saneamento financeiro da Federação de modo a que esta honre os seus compromissos e cumpra o seu papel de promoção do desporto automóvel, bem como a mudança de mentalidade e atitude. Estes dois pontos são cruciais para a vida da Federação, mas apesar de consciente que não vai ser uma tarefa fácil, sinto-me confiante, pois conto com uma equipa empenhada e embebida do mesmo espírito. Mudança com Rigor, Justiça e Transparência serão as palavras de ordem desta minha nova etapa no automobilismo desportivo; brevemente anunciarei o meu programa e a constituição da minha equipa, mas quero desde já contar com o apoio de todos aqueles que querem um desporto automóvel como deve de ser, clubes, associados, licenciados e adeptos", concluiu.

Manuel de Mello Breyner junta-se a Artur Lemos na corrida para a presidência da Federação, que vagou inesperadamente há quase um mês, a 9 de abril, com a morte de Luiz Pinto de Freitas, vítima de um AVC.

Vimeo Motorsport Onboard: Mike Hawthorn, Le Mans 1956



Já não falta muito para as 24 Horas de Le Mans, que vão acontecer no fim de semana de 22 e 23 de junho, na pista de La Sarthe. É habitual vermos os "onboard cameras" nos carros, mas em 1956, era muito raro, quase uma sensação. Um ano após o desastre que matara oitenta pessoas, e alguns dias antes da corrida em si, o vencedor da clássica do ano anterior, Mike Hawthorn, decidiu guiar um carro com câmara - e microfone! - para mostrar às pessoas no cinema como era a pista.

Detalhe importante: Hawthorn fazia a sua volta com a estrada aberta ao trânsito. Logo, o risco de passar por motociclistas, "automobilistas de domingo" e ciclistas (um deles quase se atravessa à frente do Jaguar!) era o dobro do que no fim de semana da corrida. Mas demonstrava a particularidade desta incrivel pista há quase 60 anos. E pode-se ouvir outra coisa ainda mais rara: a voz de Hawthorn.

Chassis de 2011 da HRT vão ter nova vida

Soube-se ontem que dois chassis HRT de 2011 - aqueles cuja pintura foi feita pelo artista alemão Daniel Simon - foram vendidos a Carlos Molla, um dos co-fundadores da Epsilon Euskadi, cuja intenção é de os colocar na BOSS GP Series,uma competição onde correm diferentes tipos de monolugares antigos - com seis a oito anos - Formula 1, CART, GP2 e IndyCar.

O grande problema para Carlos Molla será ter de arranjar novos propulsores, já que os motores Cosworth já foram devolvidos, e tudo o resto estava na posse do anterior proprietário.

Estes não são os unicos chassis vendidos que tiveram comprador. Na semana passada, foi revelado que a Pirelli comprou um dos chassis de 2012 para poder fazer os seus testes, mas revelou ser um mau negócio. Tão mau que consideram vendê-lo para a caridade.

A HRT, que começou como Campos e em 2011 se chamava Hispania, nessa temporada foi guiada pelo indiano Narain Kathikeyan - até à primeira metade da temporada, sendo substituído pelo australiano Daniel Ricciardo - e pelo italiano Vitantonio Liuzzi, não conseguindo como melhor resultado um 16º posto no GP do Mónaco, através de Luizzi.  

quinta-feira, 2 de maio de 2013

WRC 2013 - Rali da Argentina (Dia 1)

O primeiro dia do Rali da Argentina foi essencialmente um duelo entre os Citroen e Sebastien Ogier, no seu Volkswagen. E se de inicio, Dani Sordo ainda deu alguma luta, antes de capotar e perder muito tempo, mais tarde, acabou por ser Sebastien Löeb que deu maior oposição ao outro Sebastien, com o piloto da Volkswagen a terminar o dia com 16,3 segundos de avanço sobre o piloto nove vezes campeão do mundo.

Apesar de hoje só se terem feito quatro classificativas, Ogier esteve bem em três delas, excepto uma em que Mikko Hirvonen foi o melhor. Foi logo para a frente, com Sordo a ser o primeiro rival do rali, mas na terceira classificativa do dia, o de Ascochinga/Agua de Oro, este capotou, devido a uma nota errada do seu navegador, perdendo quase sete minutos a colocar o carro de volta à estrada, caindo quase até ao fundo do pelotão.

Isso até prejudicou a passagem de Sebastien Ogier, que perdeu algum tempo: “O Dani teve um problema, saiu de estrada ou algo parecido e infelizmente voltou a arrancar à nossa frente. Ele não nos viu durante algum tempo e tivemos de segui-lo. Mas tudo bem, por vezes isto acontece nos ralis. Não é preciso preocupar-me demasiado com isto e há que seguir em frente pois tive um bom ritmo esta manhã e estou bastante contente com o carro”, afirmou.

A partir daqui, Ogier teve a oposição de Mikko Hirvonen, mas Sebastien Löeb não andou muito longe destes dois pilotos, e no final do dia, o francês acabou por passar o finlandês, o que veio dar um pouco mais de dores de cabeça a Yves Matton, o patrão da Citroen. Por agora, não dá ordens de equipa, mas nunca se sabe...

Na Ford, Mads Ostberg nunca teve um grande dia pela frente. Perdeu quase 30 segundos nas primeiras especiais, e depois viu-se que ele tinha problemas de direção. No final do dia, era apenas o 11º classificado, fazendo com que a defesa da marca ficasse nas mãos de Evgueny Novikov, que no final deste primeiro dia, é apenas o quinto classificado, atrás de Jari-Matti Latvala, que está a ter um inicio de rali "cinzento".

Anders Mikkelsen é o sexto, não muito longe dele está o Ford de Thierry Neuville, que já está a dois minutos e onze segundos da liderança. Já muito distante está Martin Prokop, na frente do local Gabriel Pozzo e de Dani Sordo.

O Rali da Argentina continua amanhã.  

Noticias: BMW vai colocar Brabham de 1983 em Goodwood

Eis uma noticia interessante: a BMW anunciou hoje que irá restaurar e colocar a funcionar um Brabham BT52 no Festival de Goodwood, que acontecerá entre 11 e 14 de julho deste ano, e que irá convidar Nelson Piquet para que o guie no fim de semana britânico. Essa ação insere-se nas comemorações do 30º aniversário do segundo título mundial do piloto brasileiro e também para comemorar o aniversário do primeiro título mundial conquistado pela BMW, que fora a fornecedora de motores naquele ano.

Para Jens Marquardt, o chefe da divisão desportiva da marca alemã, o BT52 é parte da história da montadora e por isso deve estar na pista. “Um carro como este tem de estar em atividade e é bom que isso aconteça para lembrar a nós mesmos e aos nossos fãs a nossa herança”, declarou o dirigente. O chassis está em processo de restauro desde dezembro nas instalações da marca alemã.

O chassis não é um qualquer: desenhado por Gordon Murray em pouco mais de quatro meses devido à alteração dos regulamentos, no final de 1982, banindo o efeito-solo, o carro foi guiado por Piquet e pelo italiano Riccardo Patrese. Quanto ao motor, de 1.5 litros turbo, de quatro cilindros em linha, foi o resultado de um projeto desenhado pelo engenheiro Paul Rosche, debitando em qualificação cerca de 850 cavalos, reduzindo para 650 em condições de corrida.

Nas mãos de ambos os pilotos, Piquet conseguiu três vitórias - Brasil, Itália e o GP da Europa, em Brands Hatch - enquanto que Patrese venceu na última corrida do ano, na Africa do Sul. Para além disso, conseguiram duas pole-positions, um para cada um dos pilotos (Piquet na Holanda; Patrese em Itália) e cinco voltas mais rápidas: quatro para o brasileiro, um para o italiano. 

Henri Toivonen: Jyväskylä - Corte

Ontem meti por aqui o video que Ayrton Senna, que o Antti Kalhola "remasterizou" e republicou, para assinalar o 19º aniversário do seu desaparecimento. Hoje, para recordar o 27º aniversário do desaparecimento de Henri Toivonen, decidi colocar - ou recolocar - aqui o video que o finlandês fez sobre a vida e carreira do seu compatriota.

É um pouco comprido - quase 15 minutos - mas vale a pena recordar aquele que foi um dos pilotos mais velozes dos anos 80 e de um tipo de carros - e de ralis - que não voltam mais. 

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Para onde vai o Rali de Portugal?


(...) "A grande questão [que se coloca neste momento] sobre o rali de Portugal, um evento de enorme sucesso e um dos “clássicos” do WRC, tem a ver com a sua localização. Corrida no sul do país, tem contudo uma enorme legião de fãs no Norte do país, que há muito tempo faz “lobby” para que este regresse a partir de 2014. E quando no inicio do mês, em Fafe, o presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, afirmou na televisão que o Rali iria regressar ao Norte a partir do ano seguinte, começaram as polémicas entre esta entidade e os promotores do Turismo no sul, como as Câmaras Municipais (Perfeituras) algarvias e a Entidade do Turismo do Algarve.

Desidério Silva, o presidente da Entidade de Turismo do Algarve, afirmou numa entrevista ao jornal local “Barlavento” que tenho da parte do Sr. presidente do Turismo de Portugal a vontade e garantia que o rali se mantenha na região”.

E explicou as razões pelo qual discorda da passagem para o Norte:

Não quero fazer disto uma guerra norte/sul, quero, pelo contrário, defender uma causa. Estou convicto, por aquilo que é a excelência dos troços, da hotelaria, do serviço, das acessibilidades, e da segurança, que não há nenhum sinal que leve a que possa haver uma alteração de localização, porque não há nenhum fator que seja melhor ou supere aqueles que são os fatores de referência dados pelo Algarve.

Depois prosseguiu:Mais do que a paixão, devem contar as condições de onde a prova acontece – todos os dados que foram indicados e avaliados são de nota excelente, e não há aqui uma situação que diga ‘vocês foram bons em tudo, mas nisto não’. Fomos bons em tudo! E quando se é bom em tudo, acho que ninguém quer arriscar mudar para uma situação que será naturalmente pior. Acho que temos boas condições para poder fazer e valorizar este nosso papel e esta vontade de defender uma causa.” (...)

Depois da realização do Rali de Portugal, a grande discussão que se faz neste momento é sobre a sua localização. Um evento extremamente popular e apreciado por todos, incluindo o presidente da FIA, Jean Todt, tem o problema de estar localizado sul de Portugal, praticamente a outra ponta do pais, pelo menos em relação aos espectadores.

Para compensar isso, a organização decidiu fazer uma coisa chamada "Fafe World Rally Sprint", no norte de Portugal, e que levou, da última vez em que foi realizado, cerca de 120 mil espectadores. Mas eles querem mais e reclamam o regresso do Rali ao Norte, pois o afirmam que é "seu". Mas o sul, nomeadamente o Algarve, deseja que este fique por muitos e bons anos, e que têm o apoio das entidades da região, eminentemente turística.

É sobre esse problema que escrevo este mês no site Nobres do Grid. Para ler o resto do artigo, é seguir este link

A entrevista de Bruno Mantovani ao programa de rádio 16 Valvulas

Interessante: neste 1º de maio, o meu amigo Gonçalo Sousa Cabral, do programa de rádio 16 Válvulas  entrevistou o Bruno Mantovani, o criador dos Pilotoons, os bonecos que desenham e homenageiam os pilotos de Formula 1, do passado e do presente. 

Nesta entrevista, como ele diz, "vão poder ouvir falar de infância, F1, ídolos de antigamente, a morte de Ayrton Senna, mas também do futuro como por exemplo das batatas fritas Pilotoons… 

No final abordámos o futuro, nomeadamente o futuro dos pilotoons, da F1 como a conhecemos e quais os pilotos brasileiros que estão preparados para dar cartas na F1!"

Para ouvir a entrevista, basta clicar neste link: http://radio16valvulas.podomatic.com/entry/2013-05-01T10_25_32-07_00

A capa do Autosport desta semana

A capa do Autosport desta semana tem como principal matéria a corrida de Rallycross em Montalegre, onde se mostra em primeiro plano a montada de Petter Solberg, para demonstrar que houve "Espetáculo em Montalegre".

Acima desse destaque, há uma entrevista a Artur Lemos, o primeiro candidato à presidência da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, onde destacam ua frase-chave: "Quase tudo terá de mudar".

Ao fundo, fazem-se destaques ao campeonato de Formula 1 ("Avaliamos os pilotos"), onde se fala do Sata Rali Açores ("Moura brilha na festa de Kopecky") e onde se fala do WTCC ("Monteiro segundo na Eslováquia") 

Youtube Formula 1 Classic: A carreira de Ayrton Senna, por Antti Kalhola

No dia em que passam 19 anos sobre o seu desaparecimento, o Antti Kalhola decidiu republicar hoje na sua conta de Youtube o video que fez sobre Ayrton Senna, em 2010. E desta vez, ao contrário do que aconteceu na altura, conseguiu juntar tudo num único filme de 45 minutos toda a sua carreira na Formula 1. 

É longo, mas creio que consegue agarrar toda a gente ao lugar. E vamos a ver se o Youtube não o tira desta vez...

Youtube Space Acheivement: O primeiro vôo implusionado para o Espaço

Passando de um desastre para um feito. Aos poucos, a Virgin Galactic está a construir o seu projeto de colocar um foguete para o espaço, num vôo suborbital, com o objetivo de impulusionar o turismo suborbital. O projeto já é antigo e pensa-se que os vôos comecem a acontecer já no ano que vêm, amas apenas após cerca de 50 a 100 vôos de teste. 

No passado dia 29, sob o deserto do Novo México, aconteceu o primeiro vôo implusionado do SpaceShipTwo, onde em pouco tempo, eles passaram a velocidade do som, sem problemas. E parece que a a cada dia que passa, estamos mais próximos de ver aparelhos civis no Espaço, o que já não é sem tempo.

Youtube Air Crash: O acidente de Bagram

Vi isto esta tarde no Youtube, e fico impressionado como é que um bicho daquele tamanho se estatela no chão com tamanho estrondo. Aconteceu no Afeganistão, quando este Boeing 747-400 de carga, da National Air Cargo, começou a perder força, a entrar em "stall" e posteriormente a embater no solo, incendiando-se em seguida numa enorme bola de fogo. Não houve sobreviventes.

A razão pelo qual o avião acabou por se despenhar foi que parte da carga se descolou e fez desequilibrar o aparelho, fazendo com que os pilotos perdessem o controlo. A carga continha equipamento pesado e algum armamento, segundo se afirma.

O acidente está a ser investigado. 

terça-feira, 30 de abril de 2013

Argentina: o penúltimo duelo entre Sebastiões

O Rali da Argentina será a penúltima vez que veremos em confronto direto Sebastien Löeb e Sebastien Ogier, com duas máquinas do WRC, num rali oficial. Com o "Sebastião" mais velho em modo de semi-retirada, vai ser interessante se será capaz de acompanhar, ou bater, o mais novo Sebastien, que este ano, com o seu Volkswagen Polo R WRC, já venceu três de seguida e está cada vez mais a desenhar-se como o favorito para vencer o título mundial nesta temporada.

Contudo, o piloto da VW Motorsport e atual líder isolado do Campeonato do Mundo de Ralis afirmou recentemente que o seu principal objetivo não é bater Löeb, mas sim “focar-me nos meus rivais do campeonato". Mas não esconde o que vai ser este rali: “Estou ansioso com o duelo com o Sébastien. Tivemos uma grande luta na Suécia e não será novamente fácil na Argentina”, confirmou. 

Já Sebastien Löeb, que cumpre em paragens argentinas o terceiro dos quatro ralis que pretende fazer este ano, tem uma postura cautelosa em relação ao seu grau de favoritismo ao rali, dado que a falta de ritmo - não faz ralis desde a Suécia - poderá ser um problema acrescentado.

"Sinceramente não sei que tipo de sentimento que vou ter nas primeiras especiais da Argentina. Eu acho que se pode perder o ritmo muito rapidamente, e é por isso que eu sou cauteloso relativamente às minhas chances. Não há como negar o fato de eu ter praticamente saído dos ralis, mas agora estou focado no futuro. Este programa reduzido é uma boa maneira de continuar a competir para a Citroën em 2013, mas eu não estou tão bem preparado quanto o Mikko, Dani e os outros pilotos. Vamos ver o que acontece quando tiver o capacete posto...", começou por dizer numa entrevista publicada no site oficial da Citroen.

Quanto ao que se passa no campeonato, Löeb afirma que apesar da Volkswagen ser um rival à altura, a Citroen ainda têm trunfos para se bater com os rivais: "Obviamente, assisti aos troços e vi como tudo decorreu. Nem sempre foi fácil para Citroën confrontar-se com um rival que já estava conseguindo combinar altos níveis de desempenho com fiabilidade. Mas a temporada ainda agora começou e para ganhar provas exige coerência. Vimos que o DS3 WRC foi mais rápido em Portugal do que no México, e isso sugere que a equipa está a fazer progressos. Para além disso, o DS3 WRC torna-se mais confortável quando existe um nível elevado de aderência.", concluiu.

No final da semana, em terras argentinas, ver-se-á como se comportarão estes dois pilotos. E quem levará a melhor. 

Formula 1 em Cartoons - Roland Ratzenberger (Pilotoons)

Belo tributo que o Bruno Mantovani fez ao Roland Ratzenberger no seu Pilotoons, no dia do 19º aniversário da morte do piloto austriaco, no circuito de Imola.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

A demora nas eleições da FPAK

Como já é sabido, a presidência da FPAK está por preencher após a morte inesperada de Luiz Pinto de Freitas, no passado dia 9 de abril. E sabe-se desde a semana passada de que há uma candidatura à presidência anunciada, na figura de Artur Lemos, que colocou no Facebook o seu manifesto eleitoral. Contudo, fala-se que existem mais duas possibilidades de candidatura à presidência da FPAK. A primeira é uma candidatura de continuidade, liderada poe Manuel de Mello Bryner, em parceria com Paulo Campos, e a segunda por um ex-navegador, António "Mex" Machado dos Santos. Nenhuma destas hipóteses é oficial, e tão cedo não se saberá quando serão anunciados. Não tanto por vontade deles, mas por outro motivo: a marcação de uma Assembleia Geral, cuja data ainda é desconhecida.

A Autosport portuguesa explica na sua última edição que a marcação de eleições acontecerá após a marcação dessa Assembleia Geral, com o intuito de aprovar as contas do ano transacto. Ambas as ações poderão ser marcadas com um espaço mínimo de um mês, para ter tempo a que todas as candidaturas possam apresentar as suas listas.

O problema é, segundo diz a própria revista, "ainda não estão na posse dos responsáveis todos os documentos necessários e imprescindíveis para que se possa avançar com o apuramento e fecho das contas – o que tem levado ao atraso de todo o processo de eleição da nova direção da FPAK."

"Terminado esse procedimento, e caso haja dúvidas ou verificação de irregularidades na contabilidade do exercício por parte do presidente da mesa e delegados representantes dos clubes associados, as contas poderão ser enviadas para o Instituto Português do Desporto e Juventude, organismo estatal que tutela e supervisiona todas as entidades com estatuto de Utilidade Pública Desportiva. Na sequência disto, o presidente da Assembleia Geral ditará então uma data limite para a entrega das candidaturas, assim como o dia do ato eleitoral propriamente dito."

Da maneira como andam as coisas, pode ser um procedimento que demore algumas semanas, senão meses.

domingo, 28 de abril de 2013

Youtube NASCAR Fight: Brian Scott vs Nelson Piquet Jr.

A NASCAR, nos últimos tempos, tem sido noticia nos últimos tempos não só pelo que passa na pista, mas especialmente fora dela. Especialmente com as brigas entre os membros de equipas rivais. Desta vez, em Richmond, a briga foi entre duas equipas da Nationwide Series, entre eles... Nelson Piquet Jr. Verdade. As piadas podem começar agora.

As coisas começaram quando Piquet e Brian Scott colidiram na pista, e o americano foi pedir satisfações no final da corrida. Resultado: o brasileiro deu-lhe um pontapé nas pernas (deveria querer dar nas partes mais baixas...). Mas as coisas não ficaram por aqui: depois do incidente ter ocorrido, outros membros da equipa de Scott foram ter com outros membros da equipa de Piquet, e mais brigas ocorreram. Resultado final: dois membros da equipa de Scott foram detidos.

Quase 31 anos depois, um Piquet andou à briga de novo...

WSR: Carlos Huertas vence no diluvio de Aragon

A segunda corrida da World Series by Renault, realizada esta tarde na Motoland Aragon foi marcada pela chuva, onde um diluvio fez com que os pilotos tivessem dificuldades em manter o carro na pista. O vencedor foi inesperado: o colombiano Carlos Huertas, que conseguiu ser mais veloz do que o russo Serguei Sirotkin e o belga Stoffel Vandoorne.

As coisas começaram com o abandono do poleman, o francês Norman Nato, para depois ser aproveitado por Huertas, que após a saída do Safety Car, descolou-se do restante pelotão para terminar no lugar mais alto do pódio.

Quanto a António Félix da Costa, partindo apenas do nono posto numa qualificação problemática, ele não conseguiu mais do que o sétimo lugar, conseguindo manter o carro na pista com alguma dificuldade, mas conseguindo marcar pontos nesta corrida. Aproveitando dos abandonos de Nato e do erro do brasileiro André Negrão, conseguiu subir até ao sexto lugar, tentando acompanhar Will Stevens e Nico Muller, mas depois não foi capaz de aguentar os ataques de Nigel Melker e perdeu esse lugar. 

O vencedor da primeira corrida, Kevin Magnussen, partiu apenas do 22º posto, mas terminou a corrida nos pontos, no nono posto.

No final da corrida, o piloto português explicou como foi a sua corrida na sua página de Facebook: "Senti muitas dificuldades na corrida de hoje, claramente não acertámos com a afinação e por várias vezes o carro entrou totalmente em aquaplaning. Foi uma corrida muito difícil para mim, com o 7º lugar a ser mesmo o resultado possível. Este tipo de resultados não correspondem aos nossos objectivos, mas ainda estamos na fase inicial da temporada, por isso agora há que levantar a cabeça e pensar já na próxima corrida, no Mónaco, uma pista sempre especial onde tudo farei para vencer!"

Na classificação geral, Magnussen é o lider, com 63 pontos, seguido por Vandoorne, com 59. Arthur Pic é o terceiro, com 35 pontos, mais quatro que Félix da Costa, e mais cinco que Will Stevens e Serguei Sirotkin.

A próxima ronda da World Series by Renault vai acontecer dentro de um mês, nas ruas do Mónaco.

Noticias: Kubica confirmou ter andando no simulador da Mercedes

Os rumores tinham surgido no inicio da semana na imprensa especializada. Mas nada se tinha ouvido da boca de Robert Kubica até este fim de semana, quando em Ponta Delgada - onde estava a participar no Rali Açores - o piloto polaco confirmou que sim, tem estado a treinar no simulador de Formula 1 da Mercedes."Posso dizer que sim, eu estive lá [no simulador da Mercedes]. Mas não posso dizer quanto tempo ou voltas eu fiz" - declarou o piloto polaco à Autosport inglesa.

Kubica poderá ter valido das boas relações que tem com Christian "Toto" Wolff para ter acesso a´estrutura de Brackley, mas as fontes contactadas pela imprensa afirmaram que, apesar de ele ter tido acesso a tudo que há de moderno dentro da estrutura, as suas chances de regressar a um cockpit de um Formula 1 continuam a ser baixas, na ordem dos 20 por cento.


Por agora, Kubica está a correr no Europeu de Ralis, a bordo de um Citroen DS3 RRC, onde acabou este fim de semana a prova açoriana na sexta posição, depois de ter liderado boa parte dela e ter perdido muito tempo após um capotamento neste sábado.

WTCC: Tarquini e Coronel vencem na Eslováquia, Monteiro em bom plano

Os Honda Civic foram os melhores este domingo na rodada dupla da Eslováquia, com Gabriele Tarquini a vencer a primeira corrida, numa tripla com Tiago Monteiro no segundo lugar e o húngaro Norbert Mischeliz a fechar no pódio. 

A primeira corrida da tarde não foi mais do que um passeio dos japoneses, com Tarquini a adquirir uma ligeira vantagem sobre o piloto português, que teve de aguentar os ataques de Norbert Mischeliz a partir da segunda parte da corrida, mas foi capaz de manter o segundo lugar até ao final.

No final da corrida, Tarquini dava à Honda a sua primeira vitória no WTCC desde o seu regresso: “A primeira é realmente importante, queria mesmo obter esta vitória para a Honda. Tinha que se eu a dar a primeira vitória à Honda, eles são mais jovens, podem esperar”, referiu Tarquini.

Na segunda corrida, o holandês Tom Coronel partiu para a frente, seguindo por o Seat de Pepe Oriola, o Seat de Rob Huff e o Honda de Tiago Monteiro, pressionado pelo Chevrolet de Yvan Muller. Contudo, no inicio da segunda volta, o piloto português leva um toque de Muller e perde posições. Para além do francês, o outro Honda de Tarquini foi beneficiado.

Com o avançar da corrida, Coronel tentou aguentar Oriola, mas no inicio da quarta volta, a luta estava pelo terceiro lugar, com Muller a passar Huff, mas o ingês deu o troco duas curvas depois. Tudo isto com Tarquini a observar, e Monteiro a passar o inglês Tom Chilton. No inicio da sexta volta, toda esta gente apanha Pepe Oriola, que conseguiram apanhá-lo. O jovem piloto espanhol caiu para o sexto lugar, em pouco mais de duas curvas.

No inicio da penultima volta, Huff falha a curva e é superado por Muller e Tarquini, com o inglês a cair para o quarto posto. O italiano tentou passar o francês, mas atrás, Monteiro tentava superar Huff. Contudo, os Honda não conseguiram isso.

Tudo isto acontecia enquanto que na frente, Tom Coronel estava sem ser incomodado na liderança. A vantagem era já de quatro segundos, e foi assim que ficou quando passou pela bandeira de xadrez, vencendo a segunda corrida da tarde, na frente de Muller, Tarquini, Huff e Tiago Monteiro.