Muitos ainda se lembram do "annus horribilis" de 1994 na Formula 1. E também se lembram daquele dia, em Maio, em qua ainda tentavamos esquecer aquele fim de semana horrivel no Autódromo de Imola, quando assistimos, horrorizados, a um brutal acidente no Circuito do Mónaco, e receávamos pela vida de um Karl Wendlinger.
Karl Wendlinger nasceu em Kufstein, na Austria, a 20 de Dezembro de 1968. Começou a sua carreira em 1983, no karting, onde quatro anos mais tarde, transita para a Formula Ford austríaca. Em 1988, salta para a Formula 3 alemã, onde se classifica na 11ª posição, enquanto que se torna campeão no Campeonato austriaco. Em 1989, domina as pistas alemãs e torna-se campeão. Isso habilita-o para guiar para a equipa oficial da Mercedes no Campeonato do Mundo de Sport-Protótipos.
Em 1992, continua na March, onde ao lado do seu companheiro de equipa, o francês Paul Belmondo, debate-se com os parcos recursos da equipa. Contudo, o seu grande momento foi o GP do Canadá, onde consegue levar o carro até à quarta posição final. Essa foi a unica vez que pontuou nessa época, acabando na 12ª posição com três pontos.
No final do ano, o seu antigo patrão nos sport-Protótipos, Peter Sauber, aventura-se na Formula 1 e contrata Wendlinger como piloto principal, ao lado do finlandês J.J. Letho. A estreia com motores Ilmor, foi boa, ficando regularmente em bons lugares na grelha de partida, e a chegar regularmente nos pontos, com o ponto mais alto o quarto lugar no GP de Itália. no final do ano, Wendlinger consegue sete pontos e o 12º lugar no campeonato.
Recupera a tempo para correr pela Sauber em 1995, mas as suas performances estão abaixo do esperado, e é batido constantemente pelo seu companheiro Heinz-Harald Frentzen. É substituido por Jean-Christophe Bouillon após o GP de Espanha, mas volta para disputar as duas últimas provas do ano, mas tudo o que mostrou é que ele tinha perdido a chama anterior. E é assim, desta maneira inglória que termina a sua carreira na Formula 1.
Após a sua temporada na Formula 1, Wendlinger participou em várias competições de turismos. Primeiro, no campeonato FIA GT, onde foi campeão em 1999 (com Olivier Beretta). Após isso, correu em 2002 e 2003 no DTM, a bordo de um Audi TT da equipa Abt, sem grande sucesso. Voltou depois à FIA-GT, onde corre neste momento com um Aston Martin da Jet Alliance Racing, fazendo equipa com o escocês Ryan Sharp, tendo terminado este ano no segundo lugar do campeonato.Fontes:














































