A penalização de Sebastian Vettel na qualificação do GP de Abu Dhabi, devido à falha da amostra de combustível necessária para a fiscalização da FIA, uma penalização igual ao que Lewis Hamilton sofreu em Barcelona, dando a pole-position a Pastor Maldonado, ganhou contornos de "quase escândalo" pelo facto da FIA ter demorado... quatro horas para anunciar tal decisão. A razão? Bom, porque os comissários, liderados por Charlie Whitting, decidiram... jantar, antes de poderem anunciar tal decisão.
Poderia pensar-se que os comissários possam ter dúvidas a pairar sobre a sua cabeça, devido às explicações que a Red Bull e a Renault possam ter dado em relação à razão pelo qual Sebastian Vettel - que foi terceiro nesta qualificação, diga-se - parou na pista na volta de desaceleração. Sabia-se que ele só poderia escapar à penalização se tivesse algum problema com o alternador, porque se fosse a caixa de velocidades ou o motor, seria sempre penalizado com a perda de cinco posições. Mas faltar o combustível é algo mais desnecessário, e a penalização é maior.
Mas depois disto tudo, se tudo indicava que iria haver uma penalização por causa do combustível, porque adiar tudo para depois do jantar, do cafézinho, da sobremesa? Para quê esta novela, aparentemente, desnecessária - mas fornecedora de boas piadas no Twitter? Não é bem assim. Fazendo o paralelo com o que se passou em Barcelona, eles também tiveram de esperar mais ou menos quatro horas até que existisse um veredicto sobre o caso de Lewis Hamilton. Antes de chamar o diretor da FIA de "Charlie Waiting", temos de ver que se calhar eles foram jantar porque viram que só teriam essa decisão por essa hora, e mais vale encher a barriga do que passar fome à espera dos resultados da análise técnica.
No final, o resultado foi inequívoco o carro de Vettel tinha 850 ml de gasolina no tanque, quando o mínimo exigivel é de um litro, para amostra. Se tiver menos do que isso, é penalizado.
Quanto às consequências desta decisão, não se pode dizer que as coisas estejam comprometidas para os lados da Red Bull, porque a hipótese de Vettel pontuar no domingo é grande, mas uma coisa é certa: nesta corrida de "damage control", caso Fernando Alonso - que agora sobe ao sexto lugar da grelha - não tenha quaisquer problemas e fique na frente de Alonso, a decisão do título mundial já não será mais resolvida em Austin. Se a diferença entre ambos os pilotos, amanhã, diminuir para menos de cinco pontos, tudo será adiado para Interlagos.