quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O bom dia de um é o mau dia de outro

A frase acima referida é daquelas evidentemente "lapalissianas" (de La Palice) e isso se aplica a Sebastian Vettel e Fernando Alonso. Se o espanhol contava com o equilibrio do campeonato para ser mais regular e ter reais hipóteses de título, a história de Suzuka estragou-lhe esses planos, e agora tem treze pontos de atraso perante um Sebastian Vettel que parece invencível e inalcançável.

E Fernando Alonso, num dia mau, não é boa pessoa. A expressão que afirmou no final da qualificação, sobre a superioridade da máquina de Adrian Newey, é a mais óbvia, mas houve mais algo por trás. Segundo a edição desta terça-feira do jornal italiano "La Stampa", -propriedade do Grupo Fiat, logo, com acesso privilegiado à Ferrari - as coisas no fim de semana indiano estiveram mesmo feias, e Alonso esteve prestes a deitar mais achas à fogueira.

Tudo começou no sábado à tarde, quando Pat Fry decidiu culpar os pilotos pela sua performance na qualificação, onde ficaram com a terceira fila da grelha de partida, atrás dos Red Bull e dos Ferrari. O engenheiro referiu à imprensa que: “O resultado espelha o nosso atual potencial, mas para estarmos onde éramos capazes de estar e não conseguimos, tínhamos de ter sido perfeitos na qualificação e não fomos”. 

Quando Alonso tomou conhecimento destas declarações, ficou fulo da vida e ameaçou colocar a 'boca no trombone', ou se preferirem uma expressão mais século XXI: "piar no Twitter". O piloto das Asturias esteve prestes a colocar a seguinte frase: “Quero que os meus 1,2 milhões de seguidores fiquem a saber que os principais componentes aerodinâmicos da traseira do meu Ferrari são os mesmos desde maio” e foi preciso muita persuasão por parte de Stefano Domenicalli para o demover das suas intenções. No final da corrida, Domenicalli desmentiu o mau ambiente do momento, mas foi desmentido por Luca do Montezemolo, que afirmou: "É bom que Alonso pressione os engenheiros".

Os estragos foram minorados, com o segundo lugar de Alonso na corrida, mas este deveu-se à avaria do KERS de Mark Webber. E como Sebastian Vettel venceu pela quarta vez consecutiva, existe agora uma diferença de treze pontos, do qual se poderá aumentar, caso Vettel consiga uma quinta vitória consecutiva, agora que os Red Bull são o carro "a abater" no atual pelotão da Formula 1. 

Este poderá ser um final de ano penoso para Alonso... e tormentoso na Ferrari.

1 comentário:

juniorcaixote disse...

O Alonso está tendo o que merece.