sábado, 13 de julho de 2013

Youtube Motorsport Ride: o passeio de Nelson Piquet em Goodwood com o Brabham BT52


Este fim de semana - começou ontem, para ser mais preciso - é a altura de Goodwood. Carros e pilotos do passado a passearem pelo circuito existente no sul britânico perante o gozo de milhares de "petrolheads", num ano que existe uma tripla comemoração: os vinte anos deste evento, os 50 anos da McLaren e também os 50 anos do Porsche 911, que é o modelo escolhido para abrilhantar esta edição.

Ontem já aconteceram coisas bem interessantes, como a venda daquele Mercedes W196 de 1954, guiado por Juan Manuel Fangio, pela incrível quantia de 17,5 milhões de libras. E hoje foi a vez de Nelson Piquet guiar o Brabham BT52, de motor BMW, para comemorar os 30 anos do seu bicampeonato, o primeiro titulo conquistado por um motor Turbo.

Um passeio que foi devidamente acompanhado por todos os que estavam presentes, cujo video pode ser visto agora. 

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Noticias: Fornecedores vão colocar Sauber em tribunal

A história da Sauber nesta temporada arrisca-se a virar uma saga. As coisas acerca da sua situação já se sabiam desde há algumas semanas, mas esta sexta-feira os jornais suiços falam que um conjunto de fornecedores colocaram a equipa em tribunal, afirmando que ela deve ao todo cerca de um milhão de euros. Um dos que falam sobre isso, o jornal económico Handelszeitung, afirma que os fornecedores esperaram vários meses para que a equipa pudesse regularizar as situações em atraso. Como ele não conseguiu fazer isso, estes fornecedores avançaram para medidas mais drásticas.

Para piorar as coisas, outro dos jornais, o diário Tagesanziger, afirma que a marca precisa de pelo menos mais 30 milhões de euros para poder terminar a temporada, e que um dos fornecedores do qual têm salários em atraso é a Ferrari, por causa dos motores. Sabe-se que Peter Sauber anda desesperadamente por estes dias a fechar as negociações com um patrocinador. Fala-se de um russo, mas também há noticias de que uma marca de automóveis asiática poderá estar interessada em patrocinar ou comprar uma parte da equipa.

"Estamos em contacto com os nossos fornecedores e estamos a fazer todos os esforços para sairmos desta situação o mais depressa possível" afirmou Peter Sauber durante esta semana. 


Noticias: Mercedes de Fangio vencido por 17,5 milhões de libras

Há uns meses falei sobre o Mercedes W196 de Formula 1 encontrado num armazém e que nunca tinha sido visto nos últimos 30 anos. Nessa altura, sabia-se que iria a leilão em Goodwood e poderia alcançar preços estratosféricos. Pois bem, o leilão foi hoje e o carro foi vendido pela incrível quantia de... 17,5 milhões de libras! Isto, quando a leiloeira Bonhams previa que poderia alcançar o valor de cinco milhões de libras. Provavelmente, tornou-se no carro mais caro de sempre a ser vendido em leilão.

O carro, para quem não sabe, tinha sido guiado em 1954 por Juan Manuel Fangio nos GP's da Grã-Bretanha, onde ele foi derrotado pelo seu compatriota Froilan Gonzalez, e no GP da Alemanha, onde ele acabou por vencer, e contribuir para a conquista do seu terceiro título mundial, primeiro pela Mercedes.

Desconhece-se ainda quem foi o comprador, mas espera-se que tenha dinheiro para restaurar o carro e o coloque a circular de vez em quando. Ou então, que o doe ao Museu Fangio, em Balcarce, na Argentina, pois seria um excelente sitio onde ficar. 

Youtube Movie Motorsport: Um pequeno filme sobre "Rush"

Interessante é ver esta sexta-feira algo que o pessoal chama de "featurette", que basicamente é um pequeno resumo do filme, com cerca de cinco minutos. E neste caso em particular, tens as declarações de Ron Howard, Chris Hemsworth e Daniel Bruhl, nomeadamente o realizador e os atores que fazem o papel de James Hunt e Niki Lauda.

E têm certas cenas interessantes do filme, do qual  só nos fazem ter mais vontade de o ver e vermos a passar lentamente os dias até que o filme estreie na sala de cinema mais perto das nossas casas...

quinta-feira, 11 de julho de 2013

GP Memória - Grã-Bretanha 1993

Praticamente uma semana depois de Alain Prost ter ganho o GP da França, o pelotão da Formula 1 mudava-se para paragens britânicas, mais concretamente para Silverstone, palco do GP da Grã-Bretanha. Alain Prost, depois de ter vencido em Magny-Cours, tinha aberto uma vantagem de doze pontos sobre Ayrton Senna, e os Williams-Renault estavam agora em "velocidade de cruzeiro", a caminho daquilo que pareciam ser ambos os títulos. Mas claro, Senna e a McLaren iriam dar o seu melhor, com Michael Schumacher e a Benetton à espreita.

No pelotão, havia uma mudança na Minardi, quando o italiano Fabrizio Barbazza saiu para dar lugar ao seu compatriota Pierluigi Martini, o habitual piloto da marca.

Os britânicos, orfãos de Nigel Mansell - que estava na CART americana para conseguir vencer o título - torciam pela Williams e particularmente por Damon Hill, que esperavam que conseguisse na pista britânica a sua primeira vitória, ou ao menos a sua primeira pole-position. Por muito pouco, Hill conseguia o primeiro posto, mas no último momento, Prost consegue um tempo melhor e fica com o primeiro lugar, mas a Williams assegurava o monopólio da primeira fila.

Michael Schumacher foi o terceiro na grelha, conseguindo bater o McLaren de Ayrton Senna, enquanto que no quinto posto ficava o segundo Benetton do veterano Riccardo Patrese. Martin Brundle era o sexto no seu Ligier, seguido pelo Lotus-Ford de Johnny Herbert. Derek Warwick, no seu Footwork Mugen-Honda, era o oitavo, e a fechar o "top ten" estava o segundo Ligier-Renault de Mark Blundell e o segundo Footwork Mugen-Honda de Aguri Suzuki. No final da grelha, era a vez do Lola de Michele Alboreto a "sair a fava" ao ser o último da grelha e a ser excluído da corrida.

A corrida começou com Hill a largar melhor do que Prost e a ficar com a liderança. O francês foi ainda pior e foi passado por Senna, que por sua vez, conseguiu passar Schumacher. Aos poucos, Hill afastava-se do pelotão, enquanto que Senna segurava todo o resto com o seu McLaren. As primeiras voltas foi uma batalha por parte de Senna para segurar o francês, mas no final da sétima volta, este conseguiu ficar com o segundo posto.

A seguir, foi a vez das atenções se virarem para o duelo entre o brasileiro e Schumacher, que fazia tudo para manter o lugar, defendendo-se como podia de todos os ataques, até à 13ª volta, altura em que o alemão por fim o passou. A partir dali, a luta  foi entre os Williams, com Prost a diminuir a diferença para Hill, especialmente depois de parar para trocar de pneus. As coisas ficam assim até à volta 32, quando o Lola de Luca Badoer fica parado numa posição perigosa na pista e os comissários de pista não têm outra hipótese senão colocar na pista o Safety Car.

Com isso, o a diferença entre Hill e Prost fica reduzido a nada, mas quando a corrida recomeçou, o britânico manteve o comando. Mas foi por pouco tempo: na volta 42, o seu motor explode e Prost herda o comando. Atrás, Senna e Schumacher herdam os seus lugares, mas Brundle, que é o quarto, vê a sua caixa de velocidades avariar na volta 54 e cede o lugar ao Benetton de Riccardo Patrese.

Contudo, o golpe final estava reservado para a última volta, quando o McLaren de Senna ficou sem gasolina... na última curva. E numa suprema coincidência, o carro iria parar precisamente no local onde tinha parado nas duas últimas corridas em Silverstone. E por causa disso, já havia um pano onde um bem humorado britânico tinha escrito que ali havia um lugar reservado só para ele...

No final, Alain Prost alcançava ali um feito histórico: vencia pela 50ª vez na sua carreira. Michael Schumacher e Riccardo Patrese ficavam com o segundo e terceiro lugar para a Benetton, enquanto que nos restantes lugares pontuáveis ficavam o Lotus de Johnny Herbert, o McLaren de Senna e o Footwork-Mugen-Honda de Derek Warwick.

Noticias: Honda instala-se em Milton Keynes para o motor Turbo

A Honda confirmou esta quinta-feira que irá instalar uma base de operações na Grã-Bretanha para auxiliar a McLaren na montagem e desenvolvimento dos motores Turbo a partir de 2015. O local será a cidade de Milton Keynes e as instalações estarão prontas em junho de 2014.

"Com a confirmação de uma nova base de operações da Formula 1 no Reino Unido, a nossa preparação para a Formula 1 se tornou mais específica e concreta", disse Yasuhisa Arai, diretor de competições da montadora, à Autosport britânica. 

"Para atender e superar as expectativas de nossos fãs, vamos acelerar o nosso desenvolvimento para trazer de volta o som único do motor Honda para a pista", completou.

A associação McLaren-Honda, que existiu entre 1988 e 1992, com pilotos como Ayrton Senna, Alain Prost e Gerhard Berger, deu durante esse periodo quatro títulos de pilotos e outros tantos de Construtores. 

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Noticias: participantes em prova de kart clandestino suspensos por dois anos

Seis semanas após o acidente fatal de Carpina, no interior do estado Pernambuco, a Federação Pernambucana de Automobilismo (FPA) decidiu esta quarta-feira que todos os pilotos seus filiados seriam suspensos durante duas temporadas devido à participação na corrida, que foi feita de forma clandestina. Depois da federação ter acesso à lista de pilotos presentes verificou-se que três deles eram filiados à FPA e encaminhou os seus nomes ao Tribunal de Justiça Desportiva, que os afastou preventivamente por 30 dias.

O Tribunal da Justiça Desportiva, o organismo que estava a lidar com este caso, decidiu hoje que esses três pilotos seriam suspensos por dois anos, e interditar aos restantes nove pilotos, caso se queiram filiar.

Recorde-se que Fernando Lopes, de 32 anos, morreu no passado dia 2 de junho num acidente de karting numa prova clandestina em Carpina, no interior do estado de Pernambuco, quando perdeu o controlo do seu kart e embateu contra um poste existente na pista improvisada numa das ruas da cidade.

Formula 1 em Cartoons: os 600 GP's da Williams (GP Toons)

E saudamos aqui um regresso. Já não sabíamos nada do Hector Garcia desde há algum tempo, e hoje vimos um desenho dele, em que ele decide comemorar os 600 Grandes Prémios da Wiliams da maneira que Pastor Maldonado e Valtteri Bottas acham que é o mais adequado a esse chassis...

Youtube Shut Up And Take My Money: Karting portátil

A dica é do aniversariante António Machado (pelos vistos, anda-se a babar por isto). É um kart elétrico, mas são serve tanto para andar nas pistas. É uma mistura de skate com kart, é elétrico e têm um travão de mão para o pessoal poder fazer "drift" nas curvas. E parece ser bem divertido...

O brinquedo vai ser vendido na segunda metade de 2013 nos Estados Unidos, mais concretamente na cadeia de lojas Toys R'Us.

Agora só falta o Ken Block sentar-se aí e fazer as suas "ghynkhanas", não é?

terça-feira, 9 de julho de 2013

Noticias: Joshua Hill abandona inesperadamente a competição

Acabo de saber esta noite que o Josh Hill, filho de Damon Hill e neto de Graham Hill, decidiu abandonar de vez a competição. Aos 22 anos (nascido a 9 de janeiro de 1991) e depois de meia temporada na Formula 3, ele decidiu pendurar o capacete com efeito imediato, pelo menos é isso que afirma numa declaração feita à agência Reuters: "Tenho ambições noutros lados, logo, achei por bem retirar-me do automobilismo", afirmou.

Joshua Hill já tinha alguma experiência no automobilismo, depois de ter passado pela Formula Ford britânica e pela Formula Renault 2.0, antes de vir esta temporada para a Formula 3 europeia, onde já tinha conseguido um segundo lugar numa das corridas de Hockenheim.

"Vindo de uma familia como a Hill, era inevitável que iria ser atraído pelo automobilismo. Aprendi imenso e foi uma extraordinária experiência, mas decidi que não poderia competir se não estivesse coprometido a cem por cento", concluiu.

Já o seu pai Damon afirma que, apesar de estar algo triste com este anuncio, apoia a sua decisão: "É com alçguma tristeza que fazemos este anuncio. Tenho a certeza que existem muitos fãs do nome 'Hill', mas espero que entendam que por vezes é melhor e mais corajoso saber parar do que continuar sem estar focado. Como sempre, ele tem o meu apoio nas decisões que toma", concluiu.

O anuncio, algo inesperado, dado a temporada razoável que estava a fazer - era décimo no campeonato europeu, com 56 pontos - demonstra que, mas do que nem todos os peixes sabem nadar, há peixes que gostariam de nadar noutros lados. E aparentemente, a ideia de vermos um piloto de terceira geração a triunfar na Formula 1 ficará para outra altura...

A capa do Autosport desta semana

Na capa do Autosport que vai sair nas bancas amanhã, pode se ver duas imagens dos eventos do fim de semana que passou: o GP da Alemanha de Formula 1 e um evento feito pelo jornal no Autódromo do Estoril, o Autosport Festival. Sob o título "Fim de Semana Escaldante", por cima está a foto do momento em que os Red Bull de Sebastian Vettel e Mark Webber ultrapassaram na largada o Mercedes de Lewis Hamilton, enquanto que em baixo se vê o carro de Ricardo Teodósio a vencer a Power Stage que a revista montou no pista do Estoril.

Em cima, referência à Rampa de Cerveira, onde houve a "Vitória de Tiago Reis".

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Youtube Video Cartoon: os 50 anos da McLaren

Como as coisas não andam lá muito bem nos lados de Woking - em termos de resultados, leia-se - o pessoal do "Tooned" decidiu que não seria uma má ideia aproveitar o 50º aniversário da fundação da marca, pelo neozelandês Bruce McLaren, para fazer um cartoon sobre a história da marca. E este video é o "making of" da tal serie que vêm aí.

Claro, tendem a esquecer personagens como Dennis Hulme, Niki LaudaLewis Hamilton, Nigel Mansell... pelo menos  por agora.

Rumor do Dia: Hulkenberg poderá estar de saída da Sauber

A manhã desta segunda-feira está cheia de rumores de que Nico Hulkenberg poderá ter feito ontem a sua última corrida pela Sauber e que decidiu rescindir o seu contrato devido a dois meses de salários em atraso e a falta de desenvolvimento do Sauber C32. De acordo com o jornal "Bild", ele e o seu manager, Werner Heinz, encerraram o vínculo devido a quebra de contrato, o que deixa o piloto livre para mudar a qualquer momento. Outros rumores apontam que o agente do piloto já negocia uma eventual transferência para a Lotus, que pode perder Kimi Räikkönen para a Red Bull na próxima temporada.

Questionado sobre os rumores referentes a seu contrato, Hülkenberg não negou: “Infelizmente, não posso e não vou falar sobre detalhes contratuais”. Ainda assim, o piloto reconheceu que precisa pensar nos seus próximos passos a dar. “Claramente, preciso cuidar do meu futuro. Nada é impossível ou descartado”, concluiu.

Ao mesmo tempo, Peter Sauber veio a terreno negar terminantemente os rumores de salários em atraso. Falando à emissora suiça Sport Panorama, o fundador da equipa negou que os funcionários estejam com salários em atraso, mas reconheceu que os fornecedores não estão ser pagos atempadamente. “Em 20 anos na Formula 1, nós nunca deixamos de ter os salários em dia”, começou por dizer, não sem reconhecer a dificuldade da situação. “Nossas fontes são muito limitadas e a situação é desconfortável e embaraçosa”.
   
Sauber reconheceu também que a crise afetou o pagamento dos fornecedores à equipa. “Não está só afetando o desenvolvimento do carro, mas também os fornecedores”, declarou. “Na parte maior, nós estamos chegando a um acordo, mas isso é muito estressante para nós e, em muitos sentidos, doloroso”. Ainda assim, Sauber destacou que “nunca” demitiu funcionários “por razões financeiras” e que não tem planos de fazer isso agora.

Contudo, ele afirma que têm esperança de que novos patrocinadores aparecerão a breve prazo: “Nós estamos muito confiantes nesse sentido. Se tudo correr como esperado, poderemos dizer que está tudo certo no fim do mês”, explicou.  

WRC: Hanninen é piloto oficial da Hyundai

A Hyundai confirmou esta manhã uma noticia que já se falava desde há algum tempo: o finlandês Juho Hanninen será piloto oficial na temporada de 2014, no regresso da marca coreana ao Mundial de Ralis. O piloto de 32 anos, esteve no inicio do ano na Ford, antes de ser atraído pelo projeto de desenvolver o modelo i20 nas instalações da marca em Alzenau, na Alemanha.

"Estou muito feliz por fazer parte do programa de testes Hyundai Motorsport para este ano. É uma oportunidade fantástica trabalhar em estreita colaboração com um fabricante, e dar a minha contribuição para este grande desafio. O primeiro teste com o i20 WRC foi bastante positivo para mim, estou muito impressionado com o trabalho que a equipa tem feito até agora num curto espaço de tempo. Sinto-me confortável com todos na equipa e estou ansioso para continuar a trabalhar com eles nos próximos seis meses.", referiu Juho Hanninen.

Da parte da Hyundai, o seu diretor desportivo, Michel Nandan referiu também o facto de estar contente por acolher um piloto do calibre de Hanninen: "Estamos muito contentes em acolher o Juho na equipa para o nosso programa de testes de 2013. Tenho certeza de que sua experiência e formação darão um grande contributo ao projecto, e eu estou feliz com o trabalho que ele tem feito até agora. Até aqui, decidimos trabalhar com pilotos com habilidades e capacidades distintas este ano, que nos irão fornecer um feedback valioso para 2014.”, concluiu

A Hyundai espera anunciar em breve o nome do seu segundo piloto.

domingo, 7 de julho de 2013

Formula 1 em Cartoons - GP da Alemanha (Pilotoons)

O GP da Alemanha, visto e desenhado pela pena de Bruno Mantovani. É um belo resumo, digo eu.

Youtube Aviation Crash: as imagens do acidente do voo 214 da Asiana

Ontem à noite, por alturas da hora do jantar, houve o acidente do Boeing 777 da companhia aérea coreana Asiana, em São Francisco, onde o avião bateu fortemente com a cauda no chão antes de se virar a se danificar gravemente, matando duas pessoas e ferindo 182, cinco dos quais estão em estado critico.

O voo 214 vinha de Xangai e dirigia-se para São Francisco, depois de uma escala em Seoul. E neste video da queda, obtida exclusivamente pela cadeia americana CNN, parece que a tese de que o avião ia demasiado baixo para fazer uma aterragem em segurança e haveria uma tentativa de correção quando o acidente ocorreu. 

E o impacto é impressionante, e ficamos espantados como é que apenas duas pessoas é que acabaram por morrer num acidente que poderia ter sido bastante pior...

Youtube GT Crash: o acidente de César Campaniço em Zanvoort

A corrida da GT1 desta tarde em Zandvoort foi agitada, especialmente quando o português César Campaniço perdeu o controle do seu Audi R8 GT na travagem para a curva Tarzan, danificando fortemente a sua frente no impacto contra os rails de proteção e acabando a corrida na gravilha. Pelo caminho, um dos comissários na zona foi ferido pelos destroços, mas os seus ferimentos foram ligeiros.

No final da corrida, ele lamentou o incidente desta tarde: "O dia prometia, encontrámos uma melhor afinação para o Audi no warm-up, e no final da primeira volta já tinha feito algumas ultrapassagens e estava muito próximo dos lideres da categoria Pro-Am quando, na travagem, o carro guinou subitamente para a direita sem me oferecer oportunidade de tentar alguma coisa para evitar o violento embate que destruiu a frente do Audi. Tinha grandes expectativas para esta segunda corrida, mas acabámos fora dela e perdemos a liderança do campeonato" afirmou o piloto à Autosport portuguesa.

O acidente é bem violento. 

Noticias: Red Bull multada em 30 mil euros por incidente com cameraman


O operador de câmara atingido por uma das rodas do carro de Mark Webber está bem de saúde, não correndo risco de vida. É o que os médicos do hospital de Koblenz dizem após terem visto Paul Allen, um dos membros da equipa de televisão da FOM, que ficou ferido durante uma paragem nas boxes do Red Bull de Mark Webber, na nona volta da corrida alemã.

Segundo os médicos, ele têm uma fratura no ombro e duas costelas "trincadas", mas não corre risco de vida por causa disso. E a FIA, afirmando que a segurança esteve em risco, não teve contemplações e multou a Red Bull em 30 mil euros. "A equipa libertou o carro numero 2 antes que todas as rodas estivessem colocadas em segurança e a roda traseira direita descolou-se quando este saiu do seu lugar nas boxes. A roda passou por quatro equipas e atingiu um operador de camera, ferindo-o", Lê-se no comunicado da FIA.

Apesar disto, e de Webber ter perdido uma volta com este incidente, terminou a corrida no sétimo posto, conseguindo seis pontos para o campeonato.

Formula 1 2013 - Ronda 9, Alemanha (Corrida)

O GP da Alemanha, neste mês de julho, marca normalmente o meio da temporada de Formula 1, e este ano, não era excepção. Mas a coisa do qual este ano trazia um sabor diferente à corrida alemã tinha a ver com os eventos de Silverstone, uma semana antes, nomeadamente com os pneus rebentados da Pirelli, e do qual a GPDA fez pairar a ameaça de boicote sobre Nurburgring, e - mais a ver com o campeonato em si - era saber como é que Sebastian Vettel reagiria à desistência em Silverstone, ainda por cima quando se sabe que ele nunca vence em julho e nunca tinha vencido em solo alemão. E com essas superstições presentes, a concorrência esperava ter nova sorte e fazer perigar a liderança do alemão.

Havia algumas razões de receio: ao contrário do habitual, em Silverstone, os Mercedes não dominaram só a qualificação, mas também a corrida, com Nico Rosberg a vencer, e Lewis Hamilton em quarto, apesar dos percalços dos pneus, quando liderava essa corrida. E em Nurburgring, casa da Mercedes, eles queriam ver se repetiam o feito para relançar o campeonato. Com a pole de Hamilton, no dia anterior, havia esse receio no ar.

Debaixo de calor, o GP da Alemanha começou com os Red Bull a mostrar de que são feitos. Vettel e Webber foram superiores a Hamilton, relegando Hamilton para o terceiro posto. Kimi Raikkonen era o quarto, seguido pelo seu companheiro, Romain Grosjean, pelo Ferrari de Felipe Massa e Fernando Alonso era um mero oitavo classificado.

As primeiras contrariedades aconteceram na quarta volta, quando Massa saiu de pista no final da reta. Ele quis voltar à pista, mas o motor desligou-se e a sua corrida acabou por ali. Parece que o azar não o quer largar...

Contudo, cinco voltas depois, foi mais grave: Mark Webber parou logo para fazer a sua primeira troca de pneus, mas quando ele regressava para a pista, o seu pneu traseiro direito saiu do seu lugar e deslizou pelas boxes, acabando por atingir fortemente um "cameraman". Transportado para o hospital, soube-se depois que não tinha tido ferimentos graves.

Com tudo isto, os primeiros paravam, e quem beneficiava era Romain Groisjean, que ficava o maior espaço de tempo possível na pista e ficando no segundo posto, atrás de Vettel, após a sua paragem nas boxes. Hamilton estava um pouco atrapalhado atrás, e quem beneficiava era o outro Lotus de Kimi Raikkonen. Para piorar as coisas, Hamilton começou a ser acossado por Fernando Alonso, que era o quinto, mas que fazia o possível para fazer render a estratégia que tinham adoptado ontem. O duelo era electrizante, mas o espanhol não conseguia passar o britânico.

E de repente, na volta 22, as coisas ficaram baralhadas devido a um estranho incidente: o motor Cosworth do Marussia de Jules Bianchi explodiu, perto da chicane final antes da reta da meta, numa zona de subida, e o piloto teve de sair. Mas logo a seguir, lentamente, o carro começou a deslizar, sem piloto e sem o travão de mão accionado, fazendo-o parecer um carro fantasma e um perigo para os outros pilotos. Assim sendo, o Safety Car teve de entrar na pista, para que os comissários pudessem parar o carro.

Na volta 30, oito depois do Safety Car, a corrida voltou. Vettel continuava na frente, acossado pelos Lotus-Renault, e seguido pelo Ferrari de Fernando Alonso. Os carros de Enstone continuaram a pressionar o piloto da casa, e pensando se eles deveriam deixar que Grosjean deveria deixar passar Raikkonen, mas com o DRS ligado, decidiram que não iriam fazer nada. Atrás, Hamilton não conseguia passar o Sauber de Nico Hulkenberg, ao mesmo tempo que nas catacumbas do pelotão, Mark Webber não conseguia passar o outro Sauber de Esteban Gutierrez. Será que com os pneus novos, os carros de Hinwill serão competitivos?

Com o passar das voltas, os Lotus mostravam que eram mais competitivos do que Vettel. Grosjean fazia voltas mais rápidas e assediava o tricampeão, enquanto que mais atrás, Lewis Hamilton estava trancadso no sétimo posto, tentando passar Nico Hulkenberg. Contudo, a unica ultrapassagem tinha acontecido um pouco atrás, quando Sérgio Perez passou o Williams de Pastor Maldonado.

Na volta 40, Grosjean parou nas boxes, seguido por Vettel, na volta seguinte. Raikkoen esteve na frente por mais algum tempo, e conseguiu manter-se na frente do piloto francês quando voltou à pista. Mas com tudo isto, era só agora que o resto do mundo tinha visto que Jenson Button tinha ido às boxes apenas uma vez e era agora... terceiro. Button parou apenas na volta 48 para a sua segunda paragem.

Agora, tinha de se ver se Raikkonen iria até ao fim com esse jogo de pneus, ou então, se na paragem, iria ficar na frente de Vettel. No final, decidiu parar perto do fim, ficando apenas a 2,5 segundos de Grosjean e Vettel, enquanto que Alonso tinha pneus mais moles, tentando chegar ao pódio. Contudo, o finlandês, apesar de ter passado Grosjean, não foi capaz de apanhar Vettel, que parecia que iria vencer em julho, uma semana depois da sua desistência em Silverstone. E Alonso, apesar de ir veloz, não era capaz de apanhar os pilotos da Lotus.

E foi assim: apesar da diferença ter sido inferior a um segundo, Vettel foi o vencedor do GP da Alemanha, com Raikkonen em segundo e Grosjean em terceiro. Alonso ficou apenas no quarto lugar (e estacionou no mesmo sitio de Massa mal cortou a meta...), na frente de Hamilton, Button e Webber, que apesar de todos os percalços, chegou aos pontos e passou Sérgio Perez na última volta. Nico Rosberg e Nico Hulkenberg fecharam os pontos.

Com isto tudo, a Formula 1 faz agora uma paragem de três semanas, até ao final do mês, quando andarão  em paragens húngaras.