O Rali do Alto Tâmega já começou com um acidente no "shakedown", com o carro de José Pedro Fontes, um dos favoritos à vitória nesta prova. O piloto danificou fortemente o seu Citroen C3 R5, e claro, não se sabe se estará pronto a tempo de alinhar nos troços desta tarde.
sábado, 29 de agosto de 2020
Formula 1 2020 - Ronda 7, Bélgica (Qualificação)
Há quem goste, outros nem tanto. Mas a coisa boa deste circuito de Spa-Francochamps é... o tempo. Especialmente quando chove, e era essa a previsão do tempo para todo o fim de semana. O tempo no final de agosto, naquela parte da Europa, é muitas das vezes incerto, com temperaturas na ordem dos 18 a 20 graus, num outono antecipado onde boa parte da Europa ainda apanha sol nas margens do Mediterrâneo.
Contudo, na hora em que começou a qualificação da prova belga, mais uma vez sem espectadores, as nuvens estavam no céu, mas a pista estava seca e via-se pedaços de céu azul, logo, iria ser uma qualificação em seco. E foi assim que começou, sem grande história, onde cedo Lewis Hamilton marcou o seu tempo, com pneus moles, seguido pelo Red Bull de Max Verstappen.
Na parte final da Q1, com quase todos a largarem juntos, esperando por um buraco para poderem acelerar a vontade para a sua volta rápida, praticamente os cinco piores tempos eram pertencentes a equipas com motores Ferrari. E Sebastian Vettel ainda não tinha marcado tempos. No final, os carros de Maranello safaram-se, mas os Alfa Romeo, os Haas e o Williams de Nicolas Latiffi ficaram pelo caminho.
Para a Q2, as coisas andavam calmas, e Hamilton foi dos primeiros a entrar na pista, com pneus médios calçados, o primeiro de todos os pilotos que o usaram para fazer as suas voltas. Mesmo assim, fez o melhor tempo até então, com 1.42,014, com Bottas a 112 centésimos, Verstappen a 459. Os Ferrari eram apenas 13º e 14º, com Vettel na frente do monegasco.
Na parte final, muitos trocaram para moles, e alguns até ficaram nas boxes. De uma certa forma, foi uma "farsa" porque alguns dos pilotos abrandaram de propósito para não fazerem tempos melhores, e para ainda manter os pneus moles. Foi assim que Alexander Albon conseguiu o terceiro melhor tempo, atrás dos Mercedes, por exemplo. E os que não ficaram para a parte final foram os Ferrari, Alpha Tauri e o Williams de George Russell.
No final da qualificação, ainda com imensas nuvens, mas com a pista seca, os pilotos foram cedo para a pista e marcar os seus tempos, quase todos de moles calçados. Hamilton acabou por fazer 1.41,451, contra 1.42,049 de Valtteri Bottas. Daniel Ricciardo ficou com o terceiro tempo, na frente dos Red Bull. Depois melhorou, fazendo 1.41,252, melhorando o seu primeiro posto, meio segundo mais veloz que Bottas e Verstappen. Simplesmente esmagador.
Amanhã, dia de corrida, espero que a chuva faça a sua aparição. Queria que não decepcionasse.
sexta-feira, 28 de agosto de 2020
CPR: Terras D'Aboboreira substitui Açores
Com o cancelamento do Azores Rallye, a FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting) não perdeu tempo. Em poucos dias, foi anunciado que o seu substituto: será o Rali Terras D'Aboboreira, prova organizada pelo Clube Automóvel de Amarante, e que se realizará no fim de semana de 29 e 30 de outubro, e será disputado em piso de terra, um intruso no calendário, já que se tinha combinado em concentrar os ralis em terra na primeira parte, e os de asfalto na parte final.
Para Ni Amorim, o presidente da FPAK, esta é uma solução coerente: “O Rali Terras D’Aboboreira tinha sido uma das provas a sair do Campeonato de Portugal de Ralis na altura da reformulação do calendário fruto do Covid 19, pelo que é justo que volte a integrar o CPR, agora que o Azores Rallye não se vai realizar.", começou por dizer.
"O Clube Automóvel de Amarante logo que contactado pela FPAK pôs em marcha todas as diligências para que possamos estar, num tão curto espaço de tempo, a prever este evento para o final do mês de Outubro. Agradecemos por isso todo o esforço e empenho para colmatar esta lacuna e dar ao Campeonato a dignidade que merece”.
O CPR prossegue este final de semana com o Rali Alto Tâmega.
Formula 1: Bahrein vai usar o anel externo
A corrida do dia 6 de dezembro no circuito de Shakir, vai ser uma das mais curtas de sempre, pois acontecerá no anel externo. A prova terá 87 voltas e os tempos por volta poderão acontecer na casa dos 55 segundos em qualificação, sendo a mais baixa desde o GP de França de 1974, em Dijon-Prenois.
“Estamos entusiasmados em anunciar o circuito externo como o formato para o Grande Prêmio do Sakhir e queremos agradecer aos nossos parceiros no Circuito Internacional do Bahrain por seu apoio contínuo”, começou por dizer Ross Brawn, o diretor geral da Formula 1.
“Avaliamos uma série de opções para o desenho alternativo do circuito e concluímos que o circuito externo será a melhor alternativa e fornecerá um novo desafio para todas as equipes e entreterá todos os nossos fãs com altas velocidades e tempos de volta rápidos.”, concluiu.
Para o Sheikh Salman bin Isa Al Khalifa, o Chefe Executivo do Circuito Internacional do Bahrain, acrescentou sobre a nova pista desenhada para esta ocasião:
“Agradecemos a Fórmula 1 por todo o seu trabalho na análise das opções para a nossa segunda corrida e é uma grande prova do nosso local que seremos capazes de realizar o que provavelmente serão corridas muito contrastantes em fins de semana consecutivos. Nossa pista externa nunca foi usada para corridas competitivas internacionais, então será um novo e emocionante desafio para todos os participantes.”, concluiu.
quinta-feira, 27 de agosto de 2020
Noticias: Kimi ainda não decidiu o seu futuro
Com quase 41 anos, Kimi Raikkonen não está a ter uma grande temporada com o seu Alfa Romeo Sauber e claro, os rumores sobre a sua vontade de continuar na Formula 1 começaram a surgir. Questionado em entrevista nas vésperas do Grande Prémio da Bélgica se ele comemorará os 20 anos do seu envolvimento na Formula 1 na próxima temporada, Raikkonen disse: “Ainda não decidi”.
Mas é muito provável que depois de passagens por Sauber, McLaren, Ferrari (duas vezes) e Lotus, esta seja a sua última temporada na Formula 1, devido à pouca competitividade do seu carro, pois ele ainda não pontuou nesta temporada.
Pressionado para saber se ele poderia se ver numa equipa diferente da Alfa Romeo, respondeu:
“Eu não sei. Em primeiro lugar, preciso decidir o que vou fazer, depois veremos. Obviamente, agora, essa é a primeira coisa a decidir. Então eu realmente não vejo que mudaria alguma coisa se eu competisse com eles ou não. Até eu decidir o que fazer, essas coisas não estão realmente na minha lista.”
CNR: Teodósio quer triunfar
Ricardo Teodósio quer entrar para ganhar no Alto Tâmega. O piloto algarvio quer usar o seu Skoda Fabia Evo2 no próximo fim de semana para recuperar pontos na luta pela revalidação do título nacional. Atualmente terceiros classificados no campeonato, Teodósio, navegado por José Teixeira, necessita de vencer num campeonato encolhido pela pandemia e esta semana foi ainda mais encolhida com a noticia do cancelamento do Rali dos Açores.
“Nesta altura o nosso único pensamento é entrar no rali para ganhar”, afirmou o campeão nacional em título. “Não temos outra estratégia possível. É importante recuperar pontos para os pilotos que estão à nossa frente e isso só será possível se estivermos na discussão pelo rali do primeiro ao último troço."continuou.
"Como este rali é novo para quase todos, os pilotos que lutam pelo título estão todos na expectativa e partem com as mesmas armas. Vamos tentar perceber bem as características dos troços durante os reconhecimentos e tentar atacar logo desde o primeiro metro, que é o estilo que mais me agrada”, concluiu.
O Rali Alto Tâmega, prova organizada pelo CAMI, terá 101,27 quilómetros cronometrados, divididos em por seis especiais de classificação, a disputar no sábado e domingo, entre Chaves e Boticas.
CNR: Armindo vai lutar pela vitória
Com o CPR a regressar ao ativo no Rali Alto Tâmega, Armindo Araújo vai encarar este novo rali como mais uma etapa num campeonato onde pretende voltar a vencer e reconquistar o campeonato. Nas vésperas do quarto rali do campeonato, o piloto de Santo Tirso está otimista, apesar de ser uma novidade.
“Este é um rali completamente novo e acho que isso fará esta prova ainda mais interessante. Gosto particularmente dessa situação e também da quilometragem das especiais, pelo que estamos muito motivados e confiantes. Temos trabalhado muito para estarmos na máxima força e o nosso objetivo é lutar pela vitória e continuar a liderar o campeonato”, começa por afirmar o piloto de Santo Tirso.
“Numa prova com estas características não existirão grandes táticas. Temos que entrar ao ataque desde a primeira especial, e com apenas seis para disputar, a margem de erro é muito pequena”, conclui o líder do CPR.
O Rali do Alto Tâmega, apoiado pela CAMI, terá 101,27 quilómetros cronometrados e serão divididos por seis especiais de classificação, a disputar no sábado (Alto Tâmega e Chaves) e domingo, com dupla passagem por Chaves/Boticas e Boticas.
quarta-feira, 26 de agosto de 2020
Youtube Motorsport Video: Drive of Your Life
Falta semana e meia para o regresso do WRC, quase seis meses depois do último rali, e o Antti Kalhola decidiu publicar hoje o seu novo video, onde conta em imagens os 47 anos desde o inicio do mundial. É um video pequeno, mas engraçado.
Noticias: Vai chover em Spa-Francochamps
O final de semana na pista belga será muito molhado. Pelo menos é o que prevê o boletim meteorológico para o final de semana em Spa.Francochamps. Nos três dias, as temperaturas prevêm-se que andem na ordem dos 17 a 20ºC, enquanto a precipitação ande entre os 50 e 80 por cento, especialmente no domingo, à hora da corrida, que estará na ordem dos 75 por cento. Na véspera, por altura da qualificação, as chances de precipitação andarão na ordem dos 45 a 50 por cento, o que poderá fazer com que andem de intermédios ou secos, caso a pista esteja em condições para isso.
A acontecer, será o primeiro fim de semana de 2020 com chuva, o que poderá baralhar um pouco as coisas... ou talvez não.
terça-feira, 25 de agosto de 2020
Noticias: Briatore tem coronavirus e está internado
Flávio Briatore é a mais recente vitima do CoVid-19. O antigo patrão da Benatton e da Renault na Formula 1, atualmente com 70 anos, está internado no hospital de San Raffaele em Milão, após ter contraído o coronavírus. De acordo com o jornal italiano L´Expresso, Briatore encontra-se em “estado grave”, mas não está internado nos cuidados intensivos.
Briatore, agora que está afastado da Formula 1 há mais de uma década depois do Crashgate, em Singapura, tem andado nas bocas do mundo por estes dias por ter andado contra as orientações do governo no combate ao CoVid-19, especialmente no confinamento das pessoas em locais públicos. No passado dia 15, ele esteve um Porto Cervo num jogo de futebol VIP com o ex-jogador e treinador Sinisa Mihajlovic, que no final da semana passada, deu positivo no teste à COVID-19.
Antigo corretor bolsista, entrou na Formula 1 em 1989 através da Benetton, onde era seu colaborador desde uma década antes, onde ajudou a abrir as primeiras lojas nos Estados Unidos. Lá ficou por mais de vinte anos, mesmo depois da equipa foi comprada pela Renault, onde ajudou Fernando Alonso ser bicampeão do mundo, da mesma forma que ajudou Michael Schumacher a conseguir os seus dois primeiros títulos mundiais. Em 2009, depois de ser denunciado pelo Crashgate por Nelson Piquet Jr, acabou por ser banido da Formula 1 por tempo indeterminado, uma das sanções mais duras jamais dadas a uma personalidade na categoria.
Noticias: Calendário de 2020 completo
Quem não estará neste calendário será a China e o Vietname, que tinham sido adiados de inicio, mas afinal acabou por não entrar na versão final deste calendário de 2020.
Os pilotos ficaram satisfeitos com a ideia de voltarem a correr em Istambul, pois alguns deles já andaram por lá. “Seria espectacular”, disse Romain Grosjean em declarações ao motorsport.com quando lhe falaram sobre o regresso do GP da Turquia.
“Eu acho que seria incrível. É uma pista tão boa. Eu realmente gosto de ir lá e correr. A curva 8 é boa para o pescoço, então acho que seria muito rápida.”, continuou.
Já Esteban Ocon, que nunca correu na Turquia, quando questionado sobre como encarar a Curva 8, afirma que deveria ser feita a fundo.
“A Turquia é um circuito fantástico”, disse Ocon. “Se for para o calendário, ótimo. É um circuito da velha guarda, algo que eu assistia na TV quando era mais jovem. Aquela esquerda enorme, de ponta a ponta, vai ser bastante impressionante.”, concluiu.
Com um calendário fixado definitivamente nas 17 corridas, será o mais curto em quase vinte anos.
Youtube Motorsport Video: A minha participação no podcast Bandeira Amarela
domingo, 23 de agosto de 2020
A imagem do dia
Esses árabes iam jantar no restaurante mais conhecido da cidade, o Tavares Rico, onde a elite lá ia, a bordo de um Rolls Royce Silver Cloud, com motorista e tudo, e os jornais queriam cobrir isto, especialmente "O Século", um dos mais prestigiados da altura - extinguiu-se algum tempo depois, em 1977 - queria um exclusivo desses árabes que alegavam estar ali em negociações com o governo de então.
O jornal colocou em destaque na edição do dia seguinte, só que... ninguém sabia quem eles são, especialmente o "sheik Ibn Saddek", e o governo, bem como a policia secreta, queria saber que coisa era esta. Depois de uma inquirição, descobriu-se que... era tudo uma brincadeira do qual alguns caíram, bem caídinhos, especialmente o diretor do jornal, José Mensurado, que pouco tempo antes tinha alcançado o prestigio por ter feito a cobertura da chegada do homem à Lua pela RTP, o então canal monopolizador de televisão por essa altura.
Passado poucos dias, soube-se do logro: não tinha sido mais do que um brincadeira tirada por um grupo de rapazes da elite. Eles se chamavam Michel Costa, Frederico Abecassis, Eduardo Rocha, Manuel Correia e o Jorge Correia de Campos, dono do Rolls Royce negro que os levou ao restaurante. O organizador era Manecas Mocelek e quem também estava era o Nicha Cabral, o piloto. Para ele, que morreu na semana passada aos 86 anos, sabia que a vida tinha de ser vivida de pedal a fundo, porque no dia seguinte poderiam estar todos mortos, especialmente ele, que por esta altura tinha ficado um ano a recuperar de ferimentos sofridos num acidente em Rouen- Les Essarts, uma pista que outros como Jo Schlesser e Gerry Birrell, para falar de alguns, não tiveram a mesma sorte.
Este episódio vivido por ele, e descrito na sua autobiografia, mostrava também a sua face de bonacheirão entre corridas, e esta em particular causou sensação numa Lisboa que era muito pouco cosmopolita, e que tipos vestidos de forma estranha e a andar num carro vistoso era o suficiente para estar na primeira página de um jornal...