E vê-lo ali, em Le Mans, depois do segundo lugar na edição de 1979, com Rolf Stommelen e Dick Barbour, demonstra bem que depois de resolvermos o problema do dinheiro, podemos ser felizes da melhor maneira. E nunca encarou o automobilismo como um capricho: "Correr é a melhor forma que conheço de escapar de todo o lixo de Hollywood". Desde hoje, podemos visitar Bernard e Paul, pelas fotografias e imagens, pois fazem parte da História. Ars lunga, vita brevis.
sábado, 27 de setembro de 2008
Imagem do dia, parte II - Le Mans 1979
WSR - Estoril (Corridas)
A minha imagem do dia - Singapura, Fernando Alonso
Mas se chover amanhã, pode ser que tenha hipótese de brilhar...
The End: Paul Newman (1925-2008)
Formula 1 - Ronda 15, Singapura (Qualificação)
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Formula 1 - Ronda 15, Singapura (Treinos)
A1GP: Brasil e Mónaco apresentam os seus carros
No carro brasileiro, o piloto titular será o jovem Filipe Guimarães, com apenas 17 anos, que tem no currículo experiências na Formula 3 sul-americana e algumas provas na Formula 3000 europeia. “Guimarães é a nossa nova esperança. É um piloto de apenas 17 anos que aproveitará ao máximo as oportunidades de treinar tanto nos treinos oficiais quanto nos ‘rookie test’”, declarou. Há a hipótese de haver um piloto reserva, mas ainda não foi revelado o seu nome.
Na quarta-feira, em frente ao Casino de Monte Carlo, foi a vez do Mónaco apresentar o seu carro para as provas oficiais, na sua temporada de estreia no A1GP. Com a presença do Príncipe Alberto II do Mónaco, o carro deu algumas voltas nas ruas do Principado, famoso por albergar o Grande Prémio, que costuma acontecer a cada final de Maio.
O carro vai ser dirigido por Clivio Piccione, que com 25 anos, é piloto experiente nas categorias de base, como a World Séries by Renault e na GP2. Piccione é co-proprietário da equipa, com Hubertus Bahlsen, que costuma correr no campeonato de Formula 1 históricos.
“É uma situação única, ter este papel duplo de piloto e dono de equipa, mas acredito que é a melhor forma de estar integrada na estrutura. Estou impaciente para começar a correr sob a bandeira do meu país nesta nova categoria”, afirmou. Ao contrário do carro brasileiro, que foi apresentado apenas em maquete, o carro monegasco foi mostrado aos presentes de carne e osso, pronto para correr em Zandvoort...
WSR - Estoril (Apresentação)
Esta prova que marca também o regresso de Filipe Albuquerque a esta competição, onde participou no ano passado, vencendo uma prova e terminando na quarta classificação final, pela equipa Épsilon Euskadi. Este ano, a mesma equipa fez-lhe o convite para correr nas quatro últimas provas do campeonato, esperançado em repetir os bons resultados do ano passado. Um convite aceite com gosto: “Como não havia coincidência de datas com a outra competição em que estou envolvido e tendo em conta o prestígio que representa correr no World Series by Renault e ainda por cima em Portugal, não podia recusar o convite. O que prometo é que vou fazer tudo para lutar pelos primeiros lugares”.
Quem também participará no fim-de-semana da World Séries by Renault é António Félix da Costa, mais conhecido pelo apelido “Formiga”. O piloto de Cascais, com apenas 17 anos, e no seu primeiro ano em monolugares, vai correr pela primeira vez a Portugal, integrado na Formula Renault Eurocup 2.0, diferente do campeonato que participa, o North European Competition, onde é o actual segundo classificado.
Apesar de correr em casa, Félix da Costa está consciente do nível competitivo que o espera: “Vão estar mais de 40 pilotos em pista e como o equilíbrio costuma ser enorme, vou procurar fazer o melhor resultado possível, na certeza de que correr em Portugal representa um enorme orgulho”, declarou.
Para além das duas competições, também acontecerão provas da o Eurocup Mégane Trophy; o Formula Renault 2.0 WEC; bem como a Formula Junior FR 2.0, a única competição de monolugares promovida em Portugal. Um fim-de-semana a não perder, já que as entradas são de borla…
Eis o calendário competitivo do fim-de-semana:
Horário
Sexta-feira, 26 de Setembro
9h30/10h40 – Testes colectivos Formula Renault 2.0 (Eurocup+WEC)
10h55/11h40 – Teste colectivo WSR Formula Renault 3.5
11h55/12h55 – Teste colectivo Eurocup Mégane Trophy
14h25/15h35 – Testes colectivos Formula Renault 2.0 (Eurocup+WEC)
15h50/16h35 – Teste colectivo WSR Formula Renault 3.5
16h50/17h50 – Teste colectivo Eurocup Mégane Trophy
Sábado, 27 de Setembro
9h20/9h35 – Qualificação – Eurocup Formula Renault 2.0 (Grupo A)
9h50/10h10 – Qualificação – WSR Formula Renault 3.5 (Grupo B)
10h15/10h35 – Qualificação – WSR Formula Renault 3.5 (Grupo A)
10h50/11h10 – Qualificação – Eurocup Formula Renault 2.0 (Superpole)
11h25/11h40 – Qualificação – WSR Formula Renault 3.5 (Superpole)
11h50/12h10 – Qualificação – Eurocup Mégane Trophy
12h20/13h20 – Treino livre Formula Junior FR 2.0
14h10/14h37 – Corrida 1 – Eurocup Formula Renault 2.0
15h05/15h50 – Corrida 1 – WSR Formula Renault 3.5
16h05/16h30 – Qualificação Formula Junior FR 2.0
16h55/17h38 – Corrida 1 – Eurocup Mégane Trophy
17h50/18h10 – Qualificação 1 Formula Renault 2.0 WEC
18h20/18h40 – Qualificação 2 Formula Renault 2.0 WEC
Domingo, 28 de Setembro
09h30/09h57 – Corrida 1 Formula Renault 2.0 WEC
10h25/10h50 – Corrida 1 Formula Junior FR 2.0
11h20/12h03 – Corrida 2 – Eurocup Mégane Trophy
13h00/13h27 – Corrida 2 – Eurocup Formula Renault 2.0
13h55/14h40 – Corrida 2 – WSR Formula Renault 3.5
15h05/15h30 – Corrida 2 Formula Junior FR 2.0
16h00/16h27 – Corrida 2 Formula Renault 2.0 WEC
GP Memória - Portugal 1993
No Autódromo do Estoril, naquele fim-de-semana de final de Verão, muitas coisas estavam acontecendo no pelotão da Formula 1. Michael Andretti tinha decidido rumar para a América, onde era mais feliz na CART, e Ron Dennis decidiu substitui-lo pelo seu piloto de testes, o finlandês Mika Hakkinen. No Estoril iria começar uma parceira durável, que se prolongaria até 2001…
Entretanto, na Jordan, Emanuelle Naspetti, ex-piloto da March em 1992, iria correr na equipa, mas era uma solução provisória, pois para as corridas na Ásia-Pacífico, Eddie Jordan contratou um compatriota seu, que corria na Formula 3000 japonesa, e que sabia ter potencialidade para triunfar na competição. Era Eddie Irvine.
Nos treinos, nada de novo. Os Williams estavam na frente, mas era Damon Hill o “poleman”, seguido por Alain Prost. Na segunda fila, era toda McLaren, mas o terceiro era Mika Hakkinen, que queria impressionar os responsáveis da McLaren, já que estava em jogo, eventualmente, a possibilidade de correr na marca em 1994 a tempo inteiro. Hakkinen teve que bater Senna, que partia de quarto.
A correr em casa, Pedro Lamy não desiludiu muito os fãs, ao conseguir o 18º tempo na qualificação, não muito longe do seu companheiro na Lotus, Johnny Herbert, que se qualificara na 14ª posição. No final da grelha estavam os Lola-Ferrari de Michele Alboreto e Luca Badoer. Seria a última vez que a equipa participava numa Grande Prémio de Formula 1.
Na volta de aquecimento, o motor de Damon Hill não pegava, o que fez com que arrancasse da última fila da grelha de partida, e colocava Alain Prost no primeiro lugar. Quando os carros partiram para a corrida, Prost atrasa-se um pouco e vê Mika Hakkinen a disputar a liderança, mas no final da primeira curva, vê o Ferrari de Jean Alesi na frente! Os McLaren vinham logo a seguir, com Prost em quarto e Schumacher quinto. A meio da primeira volta, Hakkinen é ultrapassado por Senna, que fica com o segundo lugar.
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
A1GP: Ronda inical pode ser extra-campeonato
A nova mulher de Niki Lauda
A menina cresceu e tornou-se adulta. Um dia, em 2005, soube que Niki Lauda precisava de um rim, devido à rejeição do anterior, doado pelo seu irmão Florian, e decidiu doar o seu para ver se era compatível. Um detalhe: Lauda era o seu patrão na Air Niki, pois era hospedeira do ar. Teve sorte, deu certo.
O agradecimento foi mais longe: desde o passado dia 25 de Agosto, Niki Lauda e Brigit Wetzinger são marido e mulher. Vi a noticia hoje pelas minhas bandas, no jornal Correio da Manhã. Ela é apenas dois anos mais velha que Matthias Lauda, o filho mais velho de Niki, e piloto de competição, não tão talentoso como o pai...
"Sem ela, eu hoje não estaria vivo", afirmou Lauda. O casamento foi celebrado em perfeita intimidade, o que apanhou muita gente de surpresa, pois depois do divorcio com Marlene, após 17 anos de casamento, ele jurara que não iria passar mais pelo mesmo: "Entendam que quero proteger a minha vida privada.", justificou.
Temo o pior... se não chover!
GP Memória - Portugal 1988
De resto, não havia grandes novidades no pelotão da Formula 1. Mas os treinos iriam revelar algumas coisas estranhas. A começar pela primeira fila da grelha de partida, onde Alain Prost consegue algo raro naquele ano: bater Ayrton Senna e fazer a “pole-position”. A segunda surpresa aconteceria na segunda fila da grelha, onde o March-Judd de Ivan Capelli, com motor aspirado, consegue o terceiro melhor tempo, à frente do Ferrari Turbo de Gerhard Berger. No quinto lugar ficara o segundo March, do brasileiro Maurício Gugelmin, tendo a seu lado o regressado Nigel Mansell, no Williams-Judd. Michele Alboreto era o sétimo, e Nelson Piquet o oitavo da grelha. A fechar o “top-ten”, estavam o Benetton-Ford de Alessandro Nannini e o Arrows-Megatron de Derek Warwick.
Entretanto, cinco pilotos iriam assistir o Grande Prémio da bancada: os Eurobrun-Judd de Óscar Larrauri e Stefano Modena, os Zakspeed de Piercarlo Ghinzani e Bernd Schneider, e o Tyrrell-Judd de Julian Bailey.
No dia da corrida, tudo estava pronto para o início do Grande Premio, mas momentos antes da partida, o italiano Andrea de Cesaris, no seu Rial, agita os braços, e a partida é abortada. Após alguns minutos, nova volta de aquecimento é feita, e quando os carros partem de novo, Senna leva a melhor sobre Prost. Mas mais atrás, era a confusão: Warwick ficava parado na grelha, e causou um acidente em cadeia, onde colocou de fora o Rial de De Cesaris, o Minardi do espanhol Luís Perez-Sala e o Lotus de Satoru Nakajima.
Com isto tudo, teve de se fazer uma terceira partida, onde todos conseguiram fazer as devidas reparações e alinhar na corrida. Aí, tudo correu bem, com Senna a ganhar de novo a liderança a Prost, apesar da oposição do francês, que o tenta encostar à berma. Senna não gostou, e cedo deu o troco: na segunda volta, Prost ataca o brasileiro na recta da meta. No momento em que o francês faz a manobra, Senna defende-se, levando-o para o muro! Contudo, Prost mantêm o seu sangue-frio e consegue completar a ultrapassagem. Manobras polémicas, sem dúvida…
Após isto, Prost começou lentamente a afastar-se de Senna, que estava a debater-se com problemas relativos ao indicador da gasolina, e tinha o March de Ivan Capelli na sua peugada. Na 22ª volta, Capelli, que estava a tentar ultrapassá-lo desde umas voltas antes, conseguiu fazer a manobra no final da recta da meta, ascendendo assim a um inédito segundo lugar!
Nas voltas seguintes, Senna continuaria a sofrer com o carro, e com o assédio, agora, do Ferrari de Gerhard Berger. Algumas voltas depois, Senna é ultrapassado por Berger, e este parte em perseguição de Capelli. Mas no início da volta 36, o extintor do Ferrari dispara acidentalmente, e o austríaco sofre um despiste, à entrada da Curva 3. Capelli está cada vez mais à vontade no segundo lugar, pois Senna, que agora tinha voltado à terceira posição, estava a ser assediado pelo Williams-Judd de Nigel Mansell, que tentava aproximar-se dele nas curvas, pois a potência do motor Honda fazia distanciar-se do inglês nas rectas.
Quando os carros preparavam-se para iniciar a volta 56, na zona da Parabólica, dão de caras com o Tyrrell de Jonathan Palmer. Mansell atrapalha-se e bate nos rils de protecção no início da recta da meta, enquanto que Palmer arrasta-se até à box. Senna nada sofreu, mas continuava a lutar contra os problemas que tinha no seu carro.
Até ao final, Prost consegue levar o carro até ao final da prova, e sagrar-se como vencedor do GP português pela segunda vez consecutiva, seguido por Capelli, que aqui conseguia o seu melhor lugar do ano para ele e para a March, e o Benetton de Thierry Boutsen acabava na terceira posição. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram o Arrwos de Derek Warwick, o Ferrari de Michele Alboreto (que ficara sem gasolina na última volta, e assim perdia um pódio certo), e o McLaren de Ayrton Senna.
No final da corrida, Prost queixou-se com razão das tácticas pouco limpas do brasileiro, mas não sabia que a sua manobra na terceira largada fora entendida pelo brasileiro como uma “declaração de guerra”. Nuvens negras apareciam no horizonte… mas por agora, o que se sabia era que o francês tinha-se relançado no campeonato, e o brasileiro tinha que ganhar as três provas que restavam, se quisesse ser campeão do mundo.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1988_Portuguese_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr465.html
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Rumor do dia: Marcus Gronholm está de volta?
Noticias: Eddie Jordan pede calma a Hamilton
Bólides Memoráveis: Porsche 956 (1982-85)
No inicio da década de 80, a FIA decide criar um novo grupo nos Sport-Prototipos, para o Mundial da categoria, o chamado Grupo C, onde os carros da categoria não podiam pesar menos de 800 quilos, e com motores de 3,2 ou 3,5 litros, turbo-comprimidos (semelhantes à Formula 1), e com uma capacidade de depósito que não podia exceder os 100 litros , o que implicava pelo menos cinco paragens numa corrida de 1000 quilómetros (o normal nas corridas de Endurance). A categoria deveria entrar em vigor na temporada de 1982.
A Porsche, que tinha na altura o modelo 935, decidiu no inicio de 1981 que era altura de desenvolver um carro com essas características, criando aquele que se chamou de modelo 956. O carro era feito num chassis de alumínio, e para este modelo em geral, a Porsche construiu uma caixa de velocidades de cinco marchas. O motor, de 2,65 Litros Flat-6, turbocomprimido, desenvolvia uma potência máxima inicial de 635 cavalos. Com a sua baixa carga aerodinânmica, era possivel o carro atingir, na mítica Recta de Mulsanne, velocidades próximas dos 400 km/hora!
Noticias: Vasconcelos Tavares lamenta decisão do Tribunal de Apelo
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Novas da A1GP
Acerca dos novos acordos, o “Director of Broadcast” A1GP, Richard Dorfman, comentou: "o A1GP continua a atrair novos canais um pouco por todo o globo, complementarmente aos parceiros que estão connosco desde o início do Campeonato. O mesmo é sem dúvida um testemunho da popularidade e aceitação crescentes da nossa série, por parte de canais de topo em termos de audiências a nível mundial."