É normal sermos premiados com selos de distinção, por parte de outros blogueiros, não só pela amizade virtual que nos une, mas também é um sinal de reconhecimento que as coisas que fazemos valem sempre a pena. E as recompensas, quer factuais, quer simbólicas, não deixam de ter significado, do qual só tenho de agradecer a quem me deu, e retribui-lo.
O selo veio de Espanha, mais concretamente do Orroe (Jose) do blog N U R B U R G R I N G, que por sua vez, veio de outro blog, o F1 by Mai. As regras são simples: colocar o selo, colocar o link daquele que o atribuiu, e escolher outros cinco blogs e avisá-los. Ora... este é o busilis da questão. Com tantos blogs bons que conheço, qual deles é que seriam os contemplados?
Depois de aturada reflexão, decidi escolher os seguintes:
- Blog do Groo. O Groo é dos antigos. Conheço-o desde quase os primórdios deste blog, e as suas crónicas são sempre uma maneira descontraída e deliciosa de contar, tanto seja as coisas do quotidiano, quer seja as coisas sobre a Formula 1. A maneira como "saudava" o David Coulthard (Vai jogar bingo velho!) é um exemplo do seu tipo de escrita. Sempre recomendável, cada visita vale a pena o tempo que se perde. E temos uma coisa em comum: adoramos Monza.
- Octeto Racing Team. São quatro meninas, duas irmãs e duas amigas, que falam sobre Formula 1, especialmente sobre oito pilotos em particular. Alguns deles já se retiraram ou andam por outras categorias, e elas nunca se esquecem deles, mas a maneira como falam sobre os aspectos laterais do automobilismo (podemos chamar visão feminina, se quiserem), fazem valer a pena a visita.
- Um Desenho, uma História. Dos cinco que escolhi, queria que pelo menos um tivesse dois critérios: tinha que haver um português de Portugal, e um de desenhista. Escolhi o do Ricardo Santos, infografista do jornal 24 horas, e autor de belos desenhos sobre os carros do passado e do presente, sem deixar de lançar um certo ar sarcástico sobre certos aspectos da Formula 1 actual, no qual o tractor do Renault R29 é o melhor dos exemplos...
- Blogsport Brasil. Este é outro dos antigos. O Felipão conheci-o nos primórdios deste blog (tal como o Groo), e encerrou as actividades por um ano. quando decidiu voltar, veio em força, e tornou-se uma paragem obrigatória para quem queira saber sobre o automobilismo. Muitas das suas prosas são curtas, mas inspiradoras. E esta escolha serve um pouco para homenagear um blog "desaparecido", o F1 Nostalgia, do Rianov Albinov. Como a esperança é a última a morrer, espero que ele regresse em breve e continue a contar as suas "estórias" do fundo do baú...
- GP Series. Este é o Marcos, um Williamista convicto, cheio de humor, e que fala tal qual todos nós: de automobilismo, mais particularmente da Formula 1. A maneira como interpreta as fotografias é esplendorosa, e elas valem a pena serem divulgadas, tal como acontrece muitas vezes por aqui.
E pronto, escolhi os meus cinco. Muitos mais ficaram de fora, como é obvio, e cabe a vocês cinco escolherem aqueles que, na vossa opinião, merecem receber este selo.