Provavelmente, Gunther Schmid deve ter sido dos poucos (senão o unico) que fundou duas equipas de Formula 1: a ATS e a Rial, nos anos 70 e 80. Alemão de nascimento, fez fortuna com as jantes de automóveis, especialmente as de cinco pontas se tornaram populares, nos anos 70. Em 1977, quando Roger Penske decidiu vender a sua operação na Europa, quem a comprou foi Schmid, que decidiu baptizá-la com o nome da companhia: a ATS, que iria durar até à temporada de 1984. por aí passaram pilotos mais como Keke Rosberg, Hans-Joachim Stuck, Jan Lammers, Jean-Pierre Jarier, Eliseo Salazar, Manfred Winkelhock, Marc Surer e Gerhard Berger.
Mas Schmid tinha uma personalidade instável, e as suas explosões de fúria eram lendárias. Uma das mais insólitas ocorreu em 1981, durante os treinos do GP da Argentina. Schmidt julgava que era muito melhor do que os engenheiros que contratava, e as discussões eram muito frequentes. Uma das vítimas foi Hervé Guilpin, o então engenheiro da equipa, que decidiu usar uma nova asa da frente no carro de Jan Lammers. Este aceitou, e os resultados foram positivos. Só que este teste foi feito às escondidas de Schmid, e este detestou. E demonstrou isso à frente de toda a gente, quando... se colocou em cima da asa e saltou repetidas vezes até a partir. Tão bom como a "guerra de cartazes" nesse fim de semana na Williams...
Sem comentários:
Enviar um comentário