sábado, 16 de agosto de 2008
Le Mans Series - Nurgurgring (Qualificação)
WRC - Rali da Alemanha (Dia 2)
WRC - Novidades sobre Giggi Galli
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Intervalo para café... mas volto!
GP Memória - Hungria 1993
WRC - Rali da Alemanha (Dia 1)
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Extra-Campeonato: Euro-Simpson
Homens destes já não se fazem mais
Antes que o inevitável aconteça, digo que Newman para além de ser um dos maiores actores da sua geração, é um apaixonado pelos automóveis, um piloto tardio, mas que ainda teve tempo de deixar a sua marca na competição. E não falo só da Newman-Haas, uma das mais bem sucedidas da história da CART...
Esta parte é contada pelo Luiz Alberto Pandini, no seu blog: "Paul Newman tornou-se extremamente popular entre os fãs de automobilismo. Apaixonou-se pelo esporte ao protagonizar o personagem principal do filme Winning (DVD disponível no Brasil com o título 500 Milhas). Começou a correr em 1972, aos 47 anos, e conquistou várias vitórias na categoria Trans-Am. Em 1979, disputou as 24 Horas de Le Mans, dividindo com Rolf Stommelen e Dick Barbour a condução do Porsche 935 da foto acima. O trio terminou em segundo lugar. Anos depois, em entrevista à Auto Sprint, Paul declarou que não teria dúvidas em trocar seu Oscar (conquistado em 1986 pela atuação no filme "A Cor do Dinheiro") por um troféu de vencedor em Le Mans. Uma de suas últimas corridas foi a 24 Horas de Daytona de 2001, quando tinha 76 anos."
Steve McQueen e Paul Newman foram os "automobilistas" de Hollywood. Vêm de um tempo, o final dos anos 60, que provavelmente não volta mais. Nâo falo só dos tempos que viveram, e dos activismos politicos que tinham (certo dia, quando soube que era um dos "inimigos públicos" de Richard Nixon, afirmou que se sentia orgulhoso) e as suas obras de caridade (a Newman's Own tem lucros anuais de 250 milhões de dólares, que vão todos para a caridade)
Newman tem outra coisa unica: o seu casamento com Joanne Woodward, de quase 50 anos, é um dos mais longos de Hollywood. Aliás, é sua a seguinte frase, quando um dia perguntaram sobre se alguma vez foi infiel à sua mulher: "Para quê ir comer um hamburger fora, quando posso comer um belo bife em casa?"
GP Memória - Austria 1983
Nessa batalha particular entre os motores Turbo, a Ferrari estava ainda na mó de cima, e repetia o feito da Alemanha, ao colocar os seus carros na primeira fila, com René Arnoux a levar a melhor sobre Patrick Tambay. Na segunda fila, a surpresa foi o terceiro lugar de Nigel Mansell, no seu Lotus-Renault, que batera Nelson Piquet, no seu Brabham-BMW. A terceira fila tinha Alain Prost no quinto posto, e ao seu lado o segundo Brabham-BMW de Riccardo Patrese. O Toleman-Hart de Bruno Giacomelli estava na sétima posição da grelha, batendo o segundo Renault de Eddie Cheever. A fechar o “top-tem”, ficaram o Alfa Romeo de Mauro Baldi e o segundo Toleman-Hart de Derek Warwick. O melhor não-turbo era o McLaren-Cosworth de Niki Lauda, que era apenas… 14º na grelha de partida!
Dos 29 pilotos inscritos, três não conseguiram a qualificação para esta corrida: o Ligier-Cosworth do brasileiro Raul Boesel, o Theodore-Cosworth de Johnny Cecotto, e o RAM-Cosworth de Kenny Acheson.
A 14 de Agosto de 1983, o dia da corrida, estava céu limpo e calor. Tudo estava pronto para uma corrida emocionante e competitiva. Na partida, Tambay surpreende Arnoux e passa para a frente, seguido por Piquet e Prost, que conseguem surpreender Nigel Mansell. Mais atrás, era a confusão: O Lotus de Elio de Angelis despista-se e bate no Toleman de Giacomelli, abandonando na hora. Ao mesmo tempo, o Osella de Piercarlo Ghinzani toca no Williams de Jacques Laffite, e este choca com o Arrows de Marc Surer. O piloto suiço despista-se e bate no Tyrrell de Danny Sullivan. Ambos abandonam e o francês continua, mas com a direcção afectada, não vai mais além do que a 24ª volta.
A corrida continua com os Ferrari na frente, Tambay primeiro e Arnoux segundo. Mas na volta 22, Tambay está a ultrapassar pilotos atrasados, e atrapalha-se com o Ligier-Cosworth de Jean Pierre Jarier, algo que Arnoux aproveita para passar Tambay e ficar com a liderança. Ao mesmo tempo, Piquet, que estava atrás dos dois, aproveita a benesse e ascenda à segunda posição na mesma volta.
Nos reabastecimentos, Piquet se safa melhor do que Arnoux, enquantro que Tambay vai para as boxes na volta 30 para não mais sair dali, devido a uma fuga de óleo. Piquet está na liderança, mas na volta 38, tem problemas de potência, e é superado por Arnoux primeiro, e depois pelo Renault de Prost. O francês, que no ano anterior tinha desistido quando a vitória era certa, desta vez queria ganhar, e foi para cima do seu ex-companheiro da Renault, agora na Ferrari.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1983_Austrian_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr384.html
Kimi Raikonnen imortalizado em selo
A iniciativa visa comemorar os 370 anos dos Correios finlandeses, e o piloto terá direito a receber um selo especial no próximo dia 4 de Setembro, no fim de semana do GP da Belgica.
Não é a primeira vez que os correios finlandeses fazem uma coisa destas. Também o fizeram em 1999 para homenagear Mika Hakkinen, quando ele conquistou o seu primeiro título mundial, ao volante de um McLaren.
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Noticias: responsável pela Speedcar Series sonha com Schumacher
GP Memória - Austria 1978
Nelson Piquet era o vigésimo, enquanto que Arturo Merzário, os ATS de Jochen Mass e Hans Binder, e o Surtees de Rupert Keegan, não conseguiram encontrar um lugar na grelha de partida para a corrida de Domingo.
Fontes:
http://jcspeedway.blogspot.com/2008/08/histria-30-anos-do-grande-prmio-da.html
http://www.grandprix.com/gpe/rr309.html
http://en.wikipedia.org/wiki/1978_Austrian_Grand_Prix
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Noticias: Force India vai manter a mesma dupla para 2009
"Posso ser Campeão do Mundo"
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Historieta da Formula 1: Testes da McLaren, 1980
A história de hoje tem a ver com três pilotos que estiveram na Forumla 1 nos anos 80, todos com sortes diferentes: o belga Thierry Boutsen, o colombiano Roberto Guerrero e o holandês Huub Rothengarter. Os testes ocorreram no final de 1980, e tiveram a presença de John Watson, na altura o piloto titular, que marcou tempos para servir de referência não só aos pilotos, mas também aos engenheiros e responsáveis da marca.
No final, o melhor foi o colombiano Guerrero, seguido por Rothengarter e Boutsen. Entre o belga e o holandês ficou Watson, com um tempo que poderá ter sido feito sem muito esforço pelo piloto inglês... no final, os três foram para a Formula 1, mas quem teve melhor carreira foi o belga, que ganhou três corridas pela Williams. Curiosidade: nenhum deles pilotou pela McLaren...
Esta "estória" está descrita com mais pormenor no F1 Nostalgia, o blog do Rianov Albinov.
Mais Jogos Oilimpicos, versão Capelli
"Allons enfants de la patrie..."