sábado, 1 de outubro de 2022

Rumor do Dia: Kimi Raikkonen em tempo parcial na IndyCar?


Poderá haver algo sensacional na IndyCar em 2023: Kimi Raikkonen poderá ter uma temporada parcial na competição em 2023, correndo nos circuitos mistos. A ideia era de ele competir pela Chip Ganassi, ao lado de Jimmie Johnson, que há duas semanas decidiu não correr a tempo inteiro no final desta temporada. O piloto de 47 anos quer correr nas ovais, até cinco provas no campeonato, incluindo as 500 Milhas de Indianápolis, com o finlandês de 42 anos a fazer o resto da temporada. 

Há negociações nesse sentido, como diz a NBC na sua conta no Twitter, e Kimi já esteve nos Estados Unidos neste ano a andar numa prova da NASCAR, em Watkins Glen, ande andou bem antes de abandonar devido a uma colisão.  

A Chip Ganassi tem quatro carros inscritos para 2023 e ter alguém mediático atrairia, sem dúvida, muita gente para poder ver o carismático finlandês na competição. Resta saber como - e se - estas conversações, se estão a acontecer, terão um final feliz.

E claro, se acontecer, não é nada de novo que Kimi já tenha feito. Em 2010 e 2011, andou no Mundial de Ralis, a bordo de um Citroen C4 WRC, com alguns resultados interessantes. 

O campeonato de 2023 começa a 5 de março, em St. Petersburg, na Florida, e acabará a 10 de setembro, em Laguna Seca, com as 500 Milhas de Indianápolis a acontecerem a 28 de maio.   

WRC 2022 - Rali da Nova Zelândia (Dia 2)


Kalle Rovanpera conseguiu chegar à liderança do rali da Nova Zelândia, concluídas que estão as seis especiais deste sábado. o piloto da Toyota, que hoje completa 22 anos, tem agora uma vantagem de 29 segundos sobre Sebastien Ogier, e parece ter uma mão e meio no troféu de campeão, podendo estar a um dia de ser o campeão mais novo de sempre do Mundial de ralis. Ott Tanak é o terceiro, a 46,4 segundos, no seu Hyundai.

No início deste sábado, no outro lado do mundo, os quatro primeiros estavam separados por 7,2 segundos, com Tanak a liderar, seguido por Evans, Ogier e Kalle. E o dia começou com Breen a triunfar na primeira passagem por Kaipara Hills, mas o grande triunfador foi Rovanpera, com Tanak a quatro segundos e Evans a seis, deixando o galês no primeiro lugar, porque os comissários decidiram penalizar Rovanpera, Neuville e Tanak em cinco segundos, e isso afetou a classificação. 

Rovanpera foi o melhor na primeira passagem por Puhoi, 1,6 segundos na frente de Breen, 2,5 sobre Ogier e 7,8 sobre Tanak. Com isso, o finlandês chegou à liderança, então com 4,6 segundos de vantagem sobre Tanak e 6,5 sobre Ogier. Mas a chuva era muita e ainda poderia acontecer coisas, como acontecera a Evans, que se despistou e perdeu 36,5 segundos. 

"Estou a esforçar muito. Tentei ficar na estrada, mas cometi alguns erros, indo longe onde estava um pouco mais escorregadio do que eu pensava. Talvez esteja ficando um pouco mais rápido com a limpeza. Espero que Elfyn esteja bem.", disse o finlandês.


E foi o que aconteceu na especial seguinte, em Komokoriki, quando Gus Greensmith se acidentou, danificando fortemente o seu Ford. A especial foi cancelada, neutralizada depois de terem passado nove carros, todos Rally1.  

Na parte da tarde, foi a altira de Robanpera se mostrar fortemente, ganhando nas segundas passagensp por Kaipara Hills e Puhoi. No primeiro, deu cinco segundos a Ogier, e no segundo, 6,6 ao piloto francês. Nesta especial, Taamoto atrasou-se por causa de um acidente. No final do dia, Craig Breen foi o melhor na segunda passagem por Komokoriki, 2,9 segundos na frente de Rovanpera. "Estava a recuar e senti-me mal logo de imediato. Foi um grande dia. Posso estar muito contente com o que fizemos nestas condições extremamente difíceis. Demos muito trabalho e estou feliz.", disse o finlandês.

Depois dos três primeiros, Neuville era o quarto, a 1.41,4, na frente de Olibier Solberg, a 3.34,9. O local Hayden Paddon é o melhor dos Rally2, a 8.51,0, na frente de Lorenzo Bertelli, sétimo no Ford Puma Rally1 privado, a 9.18,3. O polaco Kajetan Kajetanowicx é o oitavo, a 10.55,7, na frente dos locais Shane van Ghisbrgen, a 12.00,4, e o australiano Harry Bates, a 15.23,7.

O rali da Nova Zelândia termina na madrugada deste domingo, com a realização das últimas quatro especiais. 

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Youtube Formula 1 Vídeo: A corrida para a perfeição, episódio quatro

No quarto episódio da série feita pela Sky britânica e estreada em 2020, fala-se sobre Jim Clark, Niki Lauda, Jochen Rindt e Ayrton Senna, quatro dos pilotos que estão sempre nas listas dos melhores de sempre, e que, excetuando Lauda, sofreram acidentes fatais. 

Neste episódio também se fala dos momentos em que isso aconteceu: a corrida de Formula 2 em Hockenheim, a 7 de abril de 1968, a qualificação do GP de Itália de 1970, o GP da Alemanha de 1976 e o fim de semana do GP de San Marino de 1994, todos fins de semana ou dias que marcaram a Formula 1 para sempre. 

WRC 2022 - Rali da Nova Zelândia (Dia 1)


Ott Tanak deu um pulo para a frente, no final do primeiro dia do Rali da Nova Zelândia, concluídas que estão as sete primeiras especiais. O estónio da Hyundai conseguiu passar Elfyn Evans e Sebastien Ogier na última especial, e agora tem uma vantagem pouco mais do que mínima: 0,2 segundos. Kalle Rovanpera é o quarto, a 7,2 segundos, e claro, está na luta pela liderança do rali.

Com o rali a começar na quinta-feira de manhã, hora local, nos arredores de Auckland, com o triunfo de Ott Tanak, ganhando com uma vantagem de 0,9 segundos sobre Craig Breen, o primeiro dia começou com passagens duplas sobre Whaanga Coast, Te Akau South e Te Akau North, começou primeiro com uma inesperada vitória de Gus Greensmith, mas quem aproveitou tudo isto foi Breen, que passou para a frente, com Tanak a perder 5,8 segundos e cair para quarto na geral. Em contraste, Sebastien Ogier subia para terceiro, a 2,4 segundos do líder.

Evans triunfou na terceira especial baralhando mais um pouco as coisas, mas não na liderança, pois aí, era de Breen, que tinha sido terceiro, a 1,3 segundos do galês da Toyota. Takamoto despistou-se e perdeu 33 segundos, mais do dobro que Neuville, também vitima de despiste.

Tanak foi o melhor na primeira passagem por Te Akau North, 0,7 segundos mais rápido que Kalle  Rovanpera, e com isso, subia para a liderança, aproveitando os problemas que Breen teve, despistando-se e perdendo quase seis segundos, suficientes para ser desalojado do primeiro lugar.  

Neuville teve novo despiste e caiu ainda mais na classificação ficando agora a 40,9 segundos da liderança. "Duas classificativas, dois piões. Muito difícil manter o carro na linha, não sei se são os amortecedores ou a suspensão, mas não tenho certeza do que podemos fazer agora. Continuamos perdendo tempo.", disse, desiludido por ver a concorrência fugir-lhe.


Na segunda passagem em Whaanga Coast, Ogier mostrou-se e triunfou na especial, 8,4 segundos na frente de Elfyn Evans e 14,2 sobre Gus Grrensmith, enquanto Craig Breen acabou fora de estrada, e do rali por hoje. Curiosamente, no mesmo local onde em 2002, Colin McRae acabou o seu rali! Com isso, Ogier ficou com a liderança, mas Evans está a 1,3 segundos e Tanak a 7,5. Logo... nada decidido, bem longe disso.

Rovanpera ataca na segunda passagem por Te Akau South, triunfando na especial com uma vantagem de 5,6 segundos sobre Ott Tanak e 6,5 sobre Sebastien Ogier. E no final do dia, Tanak conseguiu ser melhor, triunfando na especial com 1,2 segundos sobre Evans e 2.1 sobre Rovanpera. O estónio ficou com o primeiro lugar, mas praticamente está ao lado do piloto galês da Toyota.

Para Rovanpera, o quarto, foi um dia tranquilo:

"Tem sido muito bom até agora. Não cometemos erros e fizemos tudo o que podíamos. Acho que podemos ficar muito felizes com o que fizemos, mas aqui acho que vamos perder algum tempo. Os pneus estavam tão acabados e não houve margem para nós."

Abaixo do finlandês na geral, Gus Greensmith é o quinto, a 43,8 segundos, seguido por Thierry Neuville, a 45,6, ou seja, capaz de apanhar o quinto posto, mas longe da liderança. Oliver Solberg é o sétimo, a 1.28,3, não muito longe de Katsuta Takamoto, o oitavo, a 1.42,0. A fechar o "top ten" está o local Hayden Paddon, num Hyundai i20 Rally2, e Lorenzo Bertelli, num Ford Puma Rally1, a 5.41,4.

O rali prossegue nesta sexta-feira, com a realização de mais seis especiais.

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Youtube F1 Documentary: The Race to Perfection, episódio 3

No terceiro episódio da série apresentada em 2020 sobre a Formula 1, fala-se sobre os grandes carros da história da competição. Os Alfa 158/159, os Vanwall, os Cooper T51, os Lotus 79, o McLaren MP4/4 e o Williams FW14B, todos os carros que marcaram o pelotão da Formula 1 e deram algo que marcou a competição para sempre, desde o motor traseiro, no caso da Cooper, até o efeito-solo, no Lotus 79, ou a eletrónica, no caso do Williams FW14.

A W Series está em crise?


A W Series regressará este final de semana em Singapura, mas poderá ser a última corrida do campeonato. Há um risco sério de que as provas americanas, bem como a do México, poderão não acontecer devido a sérios problemas financeiros. Segundo conta o jornal britânico The Telegraph, a firma que está a organizar a competição tem neste momento uma dívida de 7,5 milhões de libras e encontra-se em dificuldades em encontrar dinheiro para pagar as contas. Sinal disso é que a companhia que fundou a categoria, dirigida por David Coulthard e Jake Humpfrey, que normalmente manda entre 15 e 20 funcionários às corridas, não tem ninguém presente em Singapura e não se sabe se enviará mais alguém para as probas que faltam. 

Para alem disso, fala-se que existe um acordo assinado com um milionário americano, mas o negócio acabou por não ser concretizado, o que impediu a injeção de dinheiro bem necessitado para manter a companhia a flutuar e as contas pagas.  

Catherine Bond-Muir, a dirigente da W Series, admite que existem dificuldades, mas afirmou encontrar-se otimista com o futuro da categoria, que poderá esta semana consagrar Jamie Chadwick como tricampeã da competição.

"Nós estamos tendo muitas conversas no momento e estou muito otimista. Tivemos que lutar desde o primeiro dia. Sempre foi difícil, mas nós somos lutadoras. Nós estamos olhando nosso orçamento. Estamos confiantes de que vamos continuar levantando dinheiro", disse, em declarações ao jornal The Telegraph.

"Você tem que entender que a W Series é uma categoria muito nova. O tênis é mais igualitário agora porque a Billie-Jean King lutou por esses direitos há 50 anos. O futebol está lentamente se tornando mais igual. Rubgy? Nós vimos recentemente a seleção inglesa voar de classe econômica para o Mundial enquanto os homens foram de primeira classe. É preciso tempo. Nós estamos apenas na nossa terceira temporada, mas já tivemos um grande impacto e somos uma força", ressaltou a britânica.

Apesar do otimismo, ela não garantiu que as pilotos receberão o prize-money acordado, nem se as corridas em Austin e Cidade do México acabarão por acontecer.

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Youtube Motoring Vídeo: A obsessão albanesa pela Mercedes

Cultura é importante, e as primeiras impressões sobre algo ou alguma coisa, também. E o automóvel é uma das invenções que moldou o século XX que se prologou no século XXI. Agora, quando falamos de marcas de automóveis, há algumas que têm maiores impactos que outras. E as alemãs são as que deixam impressões mais duradoiras. Audi, BMW e Mercedes são marcas de prestígio do qual todos gostariam de ter um, e ao longo da nossa vida, iremos ter um carro alemão. Acreditem, tive as minhas experiências pessoais, e uns são mais agradáveis que outras. 

Contudo, há lugares no mundo onde ter um Mercedes é sinal de prestígio, o "ser alguém". Se disser a vocês que Nouakchott, a capital da Mauritânia, tem a maior concentração de Mercedes por quilómetro quadrado, se calhar ficariam um pouco espantados. 

Mas... e um país obcecado por Mercedes? Aparentemente, existe. E não é a Maruritânia, mas sim a Albânia, um país europeu. Um terço dos mais de 712 mil carros registados no país são Mercedes, a esmagadora maioria carros que chegaram nos anos 90 do século passado, após a queda do regime comunista no país. Mais do que olhar e contar quantos carros não são Mercedes em Tirana, a capital, é ver esta reportagem do canal de televisão Deutsche Welle para saber a razão de tal obsessão.

Noticias: Albon garantido em Singapura, De Vries de prevenção


Alexander Albon confirmou a sua presença no GP de Singapura, mas... Nyck de Vries está de prevenção, caso haja alguma complicação do lado do piloto anglo-tailandês. Apesar de Albon se ser dizer preparado, ele não subestima as dificuldades que vai encontrar no traçado de Marina Bay, principalmente as irregularidades do piso e a humidade. 

Não estou a subestimar a dimensão do desafio, mas estou ansioso por chegar à pista na sexta-feira e voltar a conduzir”, começou por dizer. “A minha preparação para Singapura tem sido um pouco diferente do normal, mas sinto-me bem e fiz tudo o que era possível para me preparar para uma das corridas mais físicas do calendário”, concluiu.

Recorde-se que Albon foi hospitalizado com uma apendicite e submetido a uma cirurgia. Contudo, o piloto anglo-tailandês sofreu ainda complicações no pós-operatório que o levou a passar pelos cuidados intensivos do hospital de Milão onde estava internado. No seu lugar apareceu Nyck de Vries, que pegou no carro e o levou até ao nono posto na corrida italiana, conseguindo dois pontos.

terça-feira, 27 de setembro de 2022

A imagem do dia


Continuam por estes dias, em Modena, as filmagens da pelicula de Michael Mann sobre Ferrari, e o ator Patrick Dempsey aparece de cabelo branco nesta foto. Porquê? Está a desempenhar o papel de Piero Taruffi, piloto da Scuderia e do qual era piloto em 1957, antes do acidente nas Mille Miglia do qual ele quebra relações com o Commendatore. Como sabem, Adam Driver é o ator que está a fazer o papel de Enzo Ferrari, enquanto Penélope Cruz está no da mulher dele, Laura.

Creio que esta é a altura de falar de Piero Taruffi, um dos primeiros pilotos que correu com a Scuderia, e foi um piloto importante quer antes, quer depois da guerra. Nascido a 12 de outubro de 1906, em Albano Laziale, começou a correr em 1932, em motos, antes de passar para os automóveis. Contudo, em 1937, ainda fez uma gracinha quando bateu o recorde de velocidade em duas rodas, ao marcar 279,503 km/hora numa Norton. Mas ele já corrida em automóveis desde 1930, numa Bugatti, nas Mille Miglia. Taruffi foi piloto da Alfa Romeo ao longo dos anos 30, altura em que conhece Ferrari e começa a trabalhar com ele. No final da guerra, depois de uma passagem pela Cisitália, é um dos primeiros pilotos a correr na sua nova equipa, triunfando em Berna, em 1948.

Mas a sua estreia na Formula 1 é com a Alfa Romeo, no GP de Itália de 1950, onde não chega ao fim dessa prova. Corre pela Scuderia em 1951 e 1952, onde ganha o GP da Suíça, e consegue mais dois pódios, acabando na terceira posição do campeonato, com 22 pontos. Em 1955, compete em duas corridas pela Mercedes, acabando em segundo lugar no GP de Itália, um ano depois de triunfar na Targa Florio, ao volante de um Lancia D24.

Em 1957, Taruffi tinha 50 anos e sabia que os seus melhores dias estavam atrás. Competiu nas Mille Miglia com um conjunto de bons pilotos como Peter Collins, Olivier Gendebien, Wolfgang von Trips, Alfonso de Portago e o próprio Taruffi. A Scuderia apostava as suas cartas nesta prova, e quando a Maserati, sua rival, viu boa parte dos seus carros desistirem, tinha o caminho aberto para o triunfo. Mas em Guidizzolo, a cerca de 70 quilómetros de Brescia, Portago perdeu o controlo do seu carro devido a um furo a alta velocidade, matando ele, o seu navegador, e mais 10 pessoas, cinco dos quais crianças. Taruffi, que lutava pela liderança com Peter Collins, acabou por triunfar porque tinha partido mais cedo na estrada.

Depois de saber o que se tinha passado, ele decidiu abandonar a competição de forma definitiva. E as Mille Miglia foram banidas pelo governo italiano, devido à sua periculosidade, com entidades como o Vaticano a condenar fortemente Ferrari.  

Curiosamente, ambos irão morrer no mesmo ano: 1988. Contudo, Taruffi irá primeiro, a 12 de janeiro, um mês antes dos 90 anos do Commendatore, e oito meses antes dele. Taruffi tinha na altura 81 anos e hoje em dia, existe um museu em sua honra em Bagnoregio, na região de Viterbo, onde estão expostos muitos dos carros e motos onde correu durante a sua longa carreira.

O filme irá se estrear nas salas de cinema em todo o mundo no final de 2023.

WRC: Sordo quer continuar ativo em 2023


Dani Sordo quer continuar a competir em 2023, de preferência no WRC e com uma temporada parcial. E se não conseguir nada no WRC, o todo-o-terreno é uma alternativa. Com apenas três ralis feitos nesta temporada - curiosamente, todos a acabar na terceira posição - o piloto espanhol agora só regressará aos ralis na Catalunha, e não faz ideia o que fará em 2023.

"Veremos o que acontece depois disso. De uma coisa tenho a certeza: Não será uma temporada completa no WRC. Tenho outras ideias, conduzir em todo-o-terreno também pode ser interessante.", começou por dizer no site oficial do WRC. "Não tenho planos para a próxima temporada, vamos ver depois da Catalunha. Eu quero continuar enquanto for um bom piloto. Estou bem enquanto tiver a sensação de que sou rápido e que conduzo bem. Neste momento gosto de conduzir e gosto das lutas. Quando isso acabar eu paro.", concluiu.

Com mais de 20 anos nos ralis, correndo pela Citroen até 2010, passando para a Mini em 2011, regressou à marca francesa dois anos depois, para começar a competir em 2014 pela Hyundai, onde corre até hoje, conseguindo ao todo três triunfos em competição, 54 pódios e 218 triunfos em classificativas. 

Quanto ao WRC, este continuará neste final de semana, em terras neozelandesas. 

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Noticias: O fim de semana poderá ser chuvoso em Singapura


Poderá ser um fim de semana com muita chuva em Singapura. Segundo se prevê no boletim meteorológico, sábado e domingo terão muito calor - 30ºC no sábado, 29ºC no domingo - mas ao longo do fim de semana, o ambiente será de trovoada e chuva dispersa ao longo do dia, suficiente para perturbar as coisas no sábado. No domingo, o tempo será de aguaceiros e trovoada, e poderá ser constante ao longo do dia.

Contudo, apesar destas previsões, muitas das coisas que se prevê no início da semana acabam por não acontecer no seu final, e quem mora naquela parte do mundo, sabe que à hora da qualificação e das corridas, cerca das 21 horas, costuma ser a de menos precipitação.  

Logo, é esperar para saber o que acontecerá no final de semana.

Youtube Motoring Vídeo: A camada de gelo por cima do carro de Clarkson

Toda a gente sabe como são aqueles três quando estão juntos: portam-se como se nunca deixaram de ter 12 anos de idade. Então, neste último episódio deles, onde andaram pelo extremo norte europeu, houve uma noite onde acabaram num abrigo e de manhã... o Audi do Jeremy Clarkson tinha uma bela camada de gelo por cima!

E claro, as tentativas do "orangotango" de resolver a situação são... hilariantes. 

domingo, 25 de setembro de 2022

Noticias: Alfa Romeo não descarta a Endurance


A Alfa Romeo anda a pensar no que fazer depois de 2023, altura em que a sua parceria com a Sauber termina, para eles logo a seguir serem acolhidos pela Audi. Sem programa desportivo definido para 2024, o CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, está a avaliar qual o caminho a seguir para o futuro, e não descarta uma entrada no Mundial de Endurance, o WEC e respetivamente nas 24 Horas de Le Mans.

"Nada de definitivo para 2024, absolutamente nada. Hoje estou focado em 2022-23. Nos próximos meses, posso dizer que estaremos prontos para abrir a reflexão e os estudos de 2024, 25, 26. E voltarei a si no dia em que considerarei que tenho algo consistente com o meu ADN, com a desportividade da Alfa Romeo. Preciso de ser consistente - a desportividade italiana, para mim, é a assinatura da Alfa Romeo", afirmou o responsável máximo da marca de Arese à Autosport britânica.

"É muito claro, por uma questão de clareza, nunca correremos com outro motor que não seja Ferrari, se ficarmos na Formula 1", sublinhou. Contudo, sem Sauber, que acolherá a Audi, o único caminho será fazer uma parceria com a Haas F1. 

Contudo, caso pense em ir para a Endurance, encontrará parceiras no mesmo grupo por lá, como a Pauegot, com o 9X8, e a Ferrari, que neste momento está a testar o seu carro de LMDh, com o objetivo de correr a partir de 2024.