sábado, 17 de janeiro de 2009

A entrevista ao Lucas di Grassi, no 16 Valvulas

Como já tinha dito antes, o programa 16 Valvulas teve como convidado principal de hoje o brasileiro Lucas di Grassi, para saber como andam as últimas sobre o piloto de testes da Renault, e que no ano passado, correu na GP2 Series, onde foi terceiro classificado.


Di Grassi falou sobre Formula 1, IRL e outras competições, bem como as impressões que ficou quando foi a Lisboa, no Renault Road Show do passado dia 25 e 26 de Outubro.


O link da gravação é este:

Mas caso não consigam ouvi-lo, é simples: vão ao blog do 16 Valvulas, e vão ao separador "Gravações", que está em cima, e procurem pelos convidados do dia. E já agora, aproveitem e oiçam os convidados anteriores!

A verdade em 24 Horas

O Hugo Ribeiro, vulgo Le Mans, anunciou esta semana que vai ser estreado no próximo dia 27 de Janeiro, no Festival de Cinema de Santa Barbara, na Califórnia, um documentário sobre as 24 Horas de Le Mans 2008, ganho pelo Audi R10 de Alan McNish, Rinaldo Capello e Frank Biela, como sabem, depois de uma longa batalha com os Peugeot 908.


O documentário chama-se, no seu original "Truth in 24", e é realizado pelos realizadores Keith Cossrow e Bennett Viseltear, e é narrado pelo actor inglês Jason Statham, conhecido por filmes como "The Italian Job" ou "Correio de Risco", entre outros, tendo participado recentemente no filme "Death Race". É bom ver o desporto automóvel no grande ecrã, pois já andamos com saudades de ver algo assim...

Dakar 2009: Giniel De Villers é o vencedor

A Volkswagen e o sul-africano Giniel de Villiers venceram pela primeira vez o Dakar 2009, que decorreu este ano na América do Sul, mais concretamente entre a Argentina e o Chile. Na etapa de hoje, que ligou Cordoba a Buenos Aires, no total de 227 quilómetros, De Villiers, que herdou o comando após a desistência de Carlos Sainz, na quinta-feira, venceu a etapa com dois segundos de avanço sobre o russo Leonid Novitskiy, em BMW.


Na meta, em Buenos Aires, de Villiers não escondia a sua satisfação pela vitória no Dakar, uma estreia para si e para a VW. "Absolutamente incrível. Nunca tinha sentido nada assim antes. Estava muito nervoso nos quilómetros finais, mas é uma sensação incrível", começou por dizer o sul-africano. "Estou muito contente pela equipa e por toda a gente da Volkswagen, que nos apoia há cinco anos para conseguirmos esta vitória", completou o novo vencedor do Dakar, em declarações captadas pelo site português Autosport.



Na classificação final, os três primeiros formaram um pódio inédito, com os Volkswagen de De Villiers e do americano Mark Miller a colocarem-se nas duas primeiras posições, ao passo que o Hummer de outro americano, Robbie Gordon, ficou com o lugar mais baixo do pódio.



Quanto aos portugueses, Ricardo Leal dos Santos foi o melhor nesta última tirada, ao terminar em 32º, a 24m38s do primeiro, ao passo que Martine Pereira foi o 51º, a 36m39s. Adélio Machado foi 61º, a 38m11s, pouco à frente de Francisco Pita, o 64º, a 38m37s e Nuno Inocêncio o 73º, a 43m16s.



No final da tirada, um dos portugueses paraticipantes, Ricardo Leal dos Santos, disse de sua justiça acerca deste Dakar sul-americano, cheio de dificuldades para ele e para a sua equipa: "Este foi o Dakar possível. Acaba por ser mais um Dakar terminado. Vamos em 85.000 quilómetros de competições internacionais terminadas e sem registar qualquer abandono. Num Dakar onde a infelizmente a mecânica não quis colaborar, a nossa estatística interna diz que estivemos fora do Dakar por sete vezes. Ficámos em sítios de onde era impossível sair ou com problemas mecânicos impossíveis de resolver, mas conseguimos ultrapassar sempre essas situações. Nós fizemos o que era possível e a nossa equipa também trabalhou muito bem. Agora, quando surgem avarias que os próprios técnicos da BMW, que passaram horas de volta do carro, não conseguem descobrir, tudo se torna muito mais complicado", referiu.



Depois prosseguiu: "A juntar a isto, durante três dias ficámos sem assistência, porque chegávamos ao acampamento na hora de partir para a etapa seguinte. Só no dia de descanso foi possível colocar o carro em condições e aí mostrámos que era possível andar junto dos primeiros e fazer bons resultados. Creio que ficou claros que para o ano, sem os grandes problemas de que fomos vitimas e não estou a falar de pequenos problemas que acontecem a todos, poderemos estar a lutar por um lugar nos 10 ou 15 primeiros", concluiu, em declarações captadas pelo site português Autosport.

Na geral, Adélio Machado foi o melhor representante português, ocupando o 40º lugar, a 50h53m49s de Villiers. Nuno Inocêncio finaliza o Dakar em 65º ; Leal dos Santos o 73º, Francisco Pita o 75º e Martine Pereira o 77º. Agora é o adeus a Dakar 2009, que venha 2010!

Ultima Hora: Helder Rodrigues ganha a etapa nas motas!

Hélder Rodrigues é o homem do dia. O piloto português ganhou a última etapa do Dakar Argentina-Chile, que levou os motards de Córdoba até Buenos Aires, no total de 227 quilómetros, vencendo a tirada com a sua KTM da Lagos Team e demonstrando um excelente andamento, e batendo o norueguês Per-Ander Ullevaester por 2 minutos e sete segundos.

O francês Cyril Després foi o terceiro, e o espanhol Marc Coma, o virtual vencedor do Dakar, foi o sexto na etapa. Paulo Gonçalves, o outro dos "motards" portugueses que anda nos lugares da frente, foi 17º na etapa.

"Foi um dia muito feliz, com uma etapa muito dura principalmente a nível psicológico. Na parte final do troço o meu pneu traseiro já acusava bastante desgaste mas cerrei os dentes porque não queria perder o 5º lugar", começou por dizer Rodrigues, em declarações captadas no site oficial do Autosport português.

"Queria agradecer ao meu mecânico Pedro Almeida, ao Dream Team da TMN, à minha equipa Lagos Team e também um especial obrigado aos meus mecânicos Fernando e Miguel Nabais que ficaram em Lisboa. Também um grande obrigado ao meu manager João Lagos "Júnior" pelo trabalho que fez e à Joana Lemos que sempre me deu um grande apoio e que foi a grande mentora deste projecto," concluiu o piloto.

Na geral, Marc Coma foi finalmente declarado o vencedor do Dakar 2009, com uma vantagem de 1 hora e 25 minutos sobre o francês Cyril Després, e 1 hora e 38 minutos sobre o Yamaha de Fretigne. Helder Rodrigues consolidou o seu quinto lugar na geral, a duas horas e 22 minutos de Coma, e Paulo Gonçalves, no seu Honda, fechou o "top ten" da geral, a mais de 4 horas do vencedor.

A apresentação do McLaren MP4/24, versão GP Series

Se coloquei durante a semana a charge da Ferrari, tinha tambérm de colocar a da McLaren, não é? Gosto da interpretação que o autor teve ao ver esta imagem, especialmente a declaração do Pedro de la Rosa... LOL!


Enfim... outros lançamentos virão. E ei Marcos... quero ver você a gozar com o Rosberg e o Nakajima. Isso é que seria sublime!

Speeder Questiona... Thiago Raposo (Café com Formula 1)


O convidado de hoje tem um blog que já começa a ser veterano nestas andanças. O nome que escolheu, “Café com Formula 1”, vem do facto de que naquele país, as transmissões das corridas acontecerem pela hora do pequeno-almoço, ao contrário dos europeus, que o vêm pela hora do almoço. Uma questão de diferenças horárias…


Desde que foi fundado, o “Café…” já sofreu mutações. Ganhou uma colaboradora, a sua mulher Giselle, tem um podcast, e até… uma loja virtual! Sinal da vitalidade de um blog como o dele. O “Speeder Questiona…” de hoje vai entrevistar Thiago Raposo, um fã de Formula 1 com 27 anos, da cidade de Campinas, no Estado de São Paulo. (PS: a imagem foi tirada do blog dele, e a rapariga ao lado é a Barbara Fanzin, do Velocidade.org.)


1 – Olá Thiago Raposo, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia do teu blogue?

Há muito eu já acompanhava tudo o que saia na internet sobre automobilismo e derrepente senti a necessidade de espôr algumas idéias que as vezes não era debatidas pela grande mídia e outras que descorriam do que saia nos grandes sites especializados.


2 – O nome que ele tem, foi planeado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?

Existe aqui no Brasil um programa semanal com o presidente da república chamado “Café com o Presidente”. Achei legal o nome e copiei daí a idéia.


3 – Antes de começares este blog, já tinhas participado em algum blogue ou site?

Sim...Por volta de 2004 eu criei um blog com mais um amigo no “falecido” hpg e que tinha a cara de um blog mesmo. Acho que ficamos uns seis meses no ar e paramos. Se não me engano chamava “F1Brasil”.


4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?

O primeiro post foi ao ar no dia 25/09/2006 (Segue o link do mesmo: http://www.cafecomf1.com/2008/05/o-futuro-da-frmula-1.html) e somando a era blig onde não tinha muito controle de visitas mais a era blogspot, acho que fica em torno de modestos 35 mil.


5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?

Tenho certo orgulho da “Cobertura Campeã do Fim-de-semana”, que faço todos os fins-de-semana. Isto porque somos apenas duas pessoas, eu e a Gisele, e cobrimos praticamente quase tudo o que acontece num fim-de-semana sobre duas ou quatro rodas. O orgulho vem de saber que tem coisas ali que até alguns portais que contam com mais pessoas (e pessoas que são remuneradas para isto) não cobrem tantas categorias como a gente.


6 – Em que é que tu, escrevendo sobre Formula 1, consegues ser diferente dos outros blogs?

Hum....não sei te responder isto, talvez por que eu não consiga ser diferente!... (risos) Na verdade, eu tento não escrever o que todos os sites já escrevem, pois com certeza o meu blog não é a primeira fonte que as pessoas procuram e acho chato ver a mesma notícias em vários lugares diferentes. Acho que o podcast, que não é totalmente diferente pois temos outros excelentes como o Voando Baixo do Gustavo, o Pit Stop do Fábio, a Onboard do Felipe, Groo e Fábio, o pod do Octeto das meninas, o da Aline e o Buteco (tem um outro que o Groo participa que esqueci o nome agora...sorry), mas voltando… (risos), não é totalmente diferente mas é legal! (Se não citei outro podcast é porque não conheço...se existe, favor mandar um e-mail comunicando, pois adoro poscasts...)


7 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?

Como eu assino o feed de todos, leio sempre que publicam algo...todos que estão na lista do blog e mais alguns.


8 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?

Me lembro que foi na temporada de 1986, mas a corrida ao certo eu não me lembro!

9 – E qual foi aquela que mais te marcou?

Japão 2006... contava muito com a aquela vitória para ver o Schumi sair em grande estilo e o motor da Ferrari abriu o bico!


10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?

Sem dúvida nenhuma o Piquet! Basta dar uma olhada nas histórias fantástica dele para entender o porque!


11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?

Acredito que sim, mas não coloco todas as minhas fichas nisto!


12 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?

Só vi o Emerson correr na Indy, mas me parece que o Felipe Massa pós Silverstone ano passado se parece mais com ele, mais calculista.


13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?

Foi sim, com certeza....O inglês gostem ou não gostem é uma estrela.


14 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e porquê?

Olha Speeder, não precisa tirar os brasileiros, pode incluí-los no bolo. A Resposta é óbvia: Michael Schumacher! A paixão do alemão pelo esporte, a alegria dele nas vitórias, a determinação e várias outras qualidades o faz (para mim) o mais marcante da história!


15 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?

Praticamente tudo....bem, vou tentar fazer a lista: No EUA (Nascar Sprint Cup - Nascar Natinwide - Fórmula Indy – Indy Lights – American Le Mans Series – Grand Am), Brasil (Stock Car Nextel – Copa Vicar – Stock Light – PickUp Racing – GT3 – Porsche GT3 – Troféu Maserati – Fórmula Truck – Copa Clio – Brasileiro de Motovelocidade), Europa (F3. Britânica – Européia – Italiana – Espanhola – FIA GT – World Series by Renault – GP2 – Superbike – DTM), no mundo (F1 – MotoGP – A1GP). Espero não ter esquecido nenhuma... para o ano que vem a idéia é incorporar as 125 cc e 250cc da moto, o WRC, e campeonato de turismo da Argentina e tudo o que for transmitido em algum lugar).


16 – E achas que vale a pena falar sobre ele no teu blogue?

Bem, depende do que você julga como valer a pena. Financeiramente eu acho que não, pois escrevo sobre todas nos fins-de-semana, dando o destaque de cada uma, mas meus Adsence não dão nada... (risos)


17 – Passando para a actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?

Sinto medo pelo futuro da categoria. Serão apenas 9 equipes (se ninguém comprá-la mesmo) e não sei onde é que isto vai parar. De repente, ano que vem a Red Bull percebe que não da para manter duas equipes, o Frank morre e a equipe acaba (Aline, é só suposição, não desejo isto :-D) e para onde é que vai a categoria?


18 – E se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador nos próximos tempos, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?

Acho que depende muito de quem for o comprador. Apesar de não ser o que se chama de o grande fã de Barrichello, acho que pela garra que ele mostrou em 2008, ele merece. O Button andava meio desmotivado, mas com certeza é um grande piloto. Mas enfim, depois de enrolar, não sei te responder isto.


19 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?

Sim, acho que isto motiva a equipes de outras categorias a arriscarem entrar na F1, criando assim mais vagas e tornando a competição mais acirrada.


20 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?

Concordo! Realmente quando você entra neste mundo, aquilo vira sua vida. Um belo exemplo é o último fim-de-semana de Maio, que madrugo para ver a GP2 em Mônaco, depois vem a F1, depois as 500 milhas da Indy e as 600 milhas da Coca Cola da Nascar. É um fim-de-semana perfeito!


21 – Já agora, tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?

Corre de kart vez ou outra, mas só com a turma do trabalho mesmo, nada proficional! A sensação é extraordinária e se não fosse tão $puxado$ correria todos os dias.


22 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?

Eu queria ter visto todas as temporadas. Tenho algumas gravadas em DVD aqui em casa, mas fico sempre a procura nos Emules da vida de mais coisas.


23 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?

Vi sim...É de tirar o fôlego de qualquer um. Acho que faz muita falta aquilo e espero que as novas regras para 2009 possam proporcionar algo parecido, pois igual eu acho impossível.


24 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?

Não cheguei a vê-lo correr! Vi alguns vídeos e li bastante sobre a vida dele, mas a minha impressão é que ele está mesmo entre os melhores. Mas melhor – melhor mesmo, para mim é o Alemão!


25 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?

Jogava bastante GP4, mas tem tempo que não jogo.


26 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?

Ficamos em terceiro (eu e a Bárbara do Velocidade) na votação popular do “Prêmio Podcast 2008” o que achei bem legal, pois o sistema de votação era bem seguro (eu acho) e tivemos votos de ouvintes mesmo o que me deixou bem feliz. O convite para escrever no portal F1 Mania também me deixou muito orgulhoso. O Victor e o Garcia fazem um trabalho fantástico lá!


27 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?

Eu prefiro os garagistas... Tyrrell, Jordan, Minardi, Brabham (entre outras) fazem falta no circo da F1.


28 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?

Vamos falar de cada um então. O Piquet errou bastante na última temporada e acho que infelismente não chegará a ser campeão e que vai acabar saindo pelas portas do fundo da categoria. O Lucas, infelizmente, com esta quebradeira na categoria, nem deve ter a chance de correr. Ele sim eu acho que teria condições de fazer bonito. O Bruno errou bastante também na GP2 ano passado e não o considero pronto para a F1. Ele precisa ainda de algo mais para ser campeão.


29 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?

Não... lançamos uma coluna nova meses atrás que trás o que era notícia há um ano na mídia, tem o podcast, a cobertura campeão no fim-de-semana, o troféu blogueiros. Mas quem sabe, se derrepente pintar alguma idéia, colocaremos em prática.


Já agora, se quiserem ver as entrevistas anteriores, carreguem nos respectivos links:


6 de Dezembro 2008 - Rianov Albinov (F1 Nostalgia)
10 de Dezembro 2008 - Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
13 de Dezembro 2008 - Ron Groo (Blog do Groo)
17 de Dezembro 2008 - João Carlos Viana (jcspeedway)
20 de Dezembro 2008 - Felipão (Blogspot Brasil)
3 de Janeiro de 2009 - José António (4 Rodinhas)
7 de Janeiro de 2009 - Germano Caldeira (Blog 4x4)
10 de Janeiro de 2009 - Felipe Maciel (Blog F-1)

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Noticias: Ferrari não vai a Portimão

A Ferrari decidiu hoje alterar os seus planos e não participará nos testes colecticvos de pré-temporada que começarão na próxima segunda-feira no Autódromo de Portimão, decidindo efectuá-los no circuito de Mugello. aparentemente, o facto de se prever mau tempo durante a próxima semana no sul de Portugal influenciou a decisão.




Contudo, segundo diz o espanhol António Lobato, comentador da Formula 1 para o canal de televisão La Sexta, no seu blog pessoal, este anuncio poderá não ser mais do que um simples pretexto para não se mostrar perante boa parte do pelotão. Veremos...

Sintonizem-se outra vez, meus amigos!

Depois de na semana passada, o programa radiofónico português 16 Valvulas ter convidado Bruno Senna para uma entrevista no sentido de falar sobre o futuro próximo, amanhã vai ser a vez de outro brasileiro: Lucas di Grassi. O terceiro classificado da GP2, e piloto de testes da Renault vai ser o convidado especial da emissão da RTA (Rádio Telefonia do Alentejo) que vai acontecer entre as 14 e as 16 horas de amanhã, Sábado (hora portuguesa)


Se quiserem seguir a entrevista através do vosso computador, eis o link: http://sintonizate.net/radio/popup/Radio-Telefonia-do-A.html. Não percam, comparem este fuso horário com o vosso e estejam à frente do computador para ouvir a entrevista!

Dakar 2009 - Dia 13

A 13ª e penultima etapa, que ligou as localidades de La Rioja a Cordoba, no total que inicialmente tinha 473 quilómetros cronometrados, foi reduzida pelos organizadores para 220, fazendo esta a sétima consecutiva a ser encurtada devido às difíceis condições do terreno, o que levou Sven Quandt, ditector-geral da equipa X Raid BMW, a tecer duras criticas à organização: "Julgo que o mais importante é que a organização deveria saber que o Verão é diferente do Inverno. E para além disso, após três etapas muito duras, poderiam ter prevenido a etapa de hoje [ontem]", referiu Quandt ao Autosport.com.

"Quando o tempo aquece, as dunas tornam-se muito difíceis de subir, tornam-se extremamente macias. De manhã, é quase como asfalto. À tarde, quando aquece, as dunas tornam-se muito difíceis de transpor, é difícil de acreditar no quão macia se torna a areia. É injusto para os pilotos que vão ser penalizados hoje", concluiu.


Nos automóveis, Nani Roma, da Mitsubishi, foi o vencedor da etapa, à frente do Nissan de Krzysztof Holowczyc, da Polónia, num Nissan Navarra, com o alemão Dieter Depping a ser o melhor Volkswagen, na quarta posição. O sul-africano Giniel de Villiers foi oitavo, atrás de Mark Milller, mas continua a ser o lider da corrida, a 2 minutos e 20 do piloto americano. Francisco Inocêncio foi o melhor dos portugueses, ao acabar a etapa no 30º lugar, e na geral, é Adélio Machado o melhor dos portugueses, no 36º lugar.



Nas motos, o vencedor da etapa foi Cyril Després, que aproveitou o facto de sair na frente da especial para encurtar a desvantagem para o lider Marc Coma em 1 minuto e 45 segundos. David Fretigne foi o terceiro, a 2 minutos e 37 segundos, enquanto que nos portugueses, Helder Rodrigues foi o oitavo da etapa, a 4 minutos e 58 segundos de Després, e Paulo Gonçalves foi 14º, a 12 minutos e 17 segundos do vencedor.


Na geral, nada mudou, com Marc Coma com uma vantagem de quase hora e meia sobre Després, enquanto que Helder Rodrigues é quinto na classificação geral, e Paulo Gonçalves fecha o "top ten". Amanhã é a penúltima etapa, que liga Cordoba a Buenos Aires, no total de 792 km, 347 dos quais em troço cronometrado.

A1GP: Ronda indonésia foi cancelada

Já não vai haver A1GP na Indonésia. A organização anunciou hoje que o circuito citadino de Lippo, nos arredores de Jakarta, a capital indonésia, não vai ficar pronto a tempo de albergar o pelotão da A1GP nos dias 7 e 8 de Fevereiro, para a quinta jornada dupla da competição. Esse atraso na construção impediu que os técnicos da FIA homologassem o circuito citadino.


Pete da Silva, o presidente da A1GP, mostrou-se desapontado por esta situação: "E extremamente desapontante para todos os envolvidos", explicando que "por razões de segurança, o A1GP não pode correr num circuito que não recebeu a respectiva licença da FIA". Contudo, Pete da Silva afirmou que Lippo ainda está nos planos para receber a A1GP, mas para 2010. Para além disso, a organização acedeu adiantar por um dia a ronda mexicana, no Autódromo Hermanos Rodriguez, para não colidir com um concerto dos Radiohead, marcada para a mesma zona.


Estes são os mais recentes episódios de uma temporada atribulada nesta categoria. Primeiro, atrasos na montagem e entrega dos bólides fizeram com que fossem cancelados os testes de pré-época, e depois a jornada inaugural, prevista para o circuito italiano de Mugello, a 21 de Setembro. Depois, somente 17 dos 24 carros inscritos estavam prontos alinhar na ronda inicial, marcada para o circuito holandês de Zandvoort, marcada pela chuva, e só há poucas semanas é que se soube que o circuito de Interlagos é que iria encerrar o campeonato, preenchendo uma vaga que existia há bastante tempo. Agora, o cancelamento da ronda indonésia é o último episódio da saga.

Extra-Campeonato: O piloto-herói

Conhecem a musica do David Bowie, "Heroes", em que canta o seguinte refrão: "We can be heroes, just for one day"? Ontem, pela hora do jantar na Europa, assistia, com algum espanto, a queda do Airbus A320 da US Airways, vôo 1649, em pleno Rio Hudson, em Nova Iorque, com 154 pessoas a bordo.


Nos Estados Unidos, isso seria por alturas do meio da tarde, mas a zona vive um dos Invernos mais gelados dos últimos 40 anos. E ontem estavam, a essa hora, sete graus negativos. A queda de um avião destes seria motivo de tragédia, e de lamentarmos a sorte dos que lá iam. Pois bem, ontem foi dia de sorte: todos os que estavam lá dentro sobreviveram.

E tudo graças à experiência, sangue-frio e a coragem do Comandante Chesley Sullenberger, veterano da aviação comercial e militar (40 anos de experiência, 20 mil horas de vôo) que depois de ver ambos os motores a explodir três minutos depois de descolar do Aeroporto de La Guardia, em Nova Iorque, rumo a Charlotte, Carolina do Sul, devido à colisão com um bando de gansos, e não tendo tempo para alcançar o aeroporto mais próximo, desviou o avião para o Rio Hudson, e aterrou lá, a uma velocidade que não permitisse que o avião se partisse ao meio e causasse uma tragédia maior.

No final, o caso mais grave foi o de um senhor que fracutrou ambas as pernas. Mas sobreviverá. Tudo graças ao comandante Sullenberger, o herói do dia.

Para matar saudades

Pedro Matos Chaves foi matar saudades dos seus tempos de piloto de monolugares, ao dar doze voltas no carro oficial da A1GP no Autódromo de Portimão, no passado fim de semana. A organização esteve em Portugal fazer vários testes com o italiano Mirko Bortolloti, o campeão italiano de Formula 3, e que em Novembro foi um dos três que testou o Ferrari de Formula 1.


Antigo piloto de tudo que foi máquina (um dia escreverei a biografia deste piloto, o segundo português na história da Formula 1 e bi-campeão nacional de... ralies), o agora director-desportivo da A1GP Portugal, experimentou o carro que deu a vitória da Filipe Albuquerque, em Novembro, no autódromo chinês de Chengdou. E ficou maravilhado, quer com a máquina, quer com o novo Autódromo de Portimão.

"Antes de mais quero agradecer a oportunidade que me deram de fazer 12 voltas com este carro. É sempre um prazer voltar a conduzir um monolugar, porque são verdadeiros carros de corridas, na minha opinião, mas não consigo tirar já tudo o que o A1GP tem para dar. Para isso tinha que estar numa condição fisica que já não tenho. Mas foi muito bom sentir os travões em carbono, rodar ao nível do chão a 280 km/hora e não perceber a força e a capacidade deste motor", referiu.

Quanto ao mais novo circuito português, Chaves foi peremptório: "É um traçado fantástico, muito técnico e difícil, sendo por isso um desafio muito grande para andar depressa. É uma pista de condução que me agradou muitissimo", concluiu.

O A1GP volta à competição no próximo fim de semana, no circuito neozelandês de Taupo. Quando a Portimão, os carros da A1GP farão a sua visita a 12 de Abril, antepenultima corrida da temporada 2008/09.

Ecos de Woking - o novo McLaren MP4/24

A McLaren apresentou esta manhã na sua sede, em Woking o seu novo monolugar para 2009, o MP4/24. Uma apresentação modesta, na senda do que tem vindo a acontecer nas outras equipas, E obviamente, é muito diferente do modelo anterior, o MP4/23, devido ao enorme aerófólio dianteiro, e a pequena asa traseira. Outra alteração, mas esta simbólica, é que pela primeira vez em muito tempo, a equipa volta a ter o numero 1 na sua carenagem.

Para Lewis Hamilton, a visão do novo carro o emocionou, especialmente quando viu o numero um pintado no seu carro: "A chegada de um novo carro é sempre um momento emocionante para qualquer piloto de corridas e o MP4/24 é particularmente especial para mim. Não só porque o carro parece absolutamente espectacular, mas também porque tem o número 1 do campeão", disse Hamilton.

Sobre as novas regras desta temporada, Hamilton diz que não faz previsões para o que poderá acontecer: "Com as novas regras, acredito que o título deste ano esteja aberto e isso é óptimo para os fãs. Pessoalmente, espero ter outra temporada de sucessos e quero ter a hipótese de lutar de novo pelo título. Se for necessário até a última corrida, mas preferencialmente antes", brincou o piloto inglês.

Jà o finlandês Heiki Kovalainen, o segundo piloto da marca, tem uma visão mais tranquila em relação ao potêncial do MP4/24: "Quero que o ano seja mais divertido e relaxado. Se eu não for bem em algum treino, não vou ficar tão chateado. Esse é um dos meus objectivos para este ano. Acredito que estou muito melhor preparado, sei como a equipa funciona e espero isso venha a render bons resultados. Tomara que eu possa superar as dificuldades do ano passado para poder fazer um campeonato mais forte", comentou.

Ron Dennis, o patrão da marca, afirmou que este carro foi cuidadosamente planeado, de forma a se manter competitivo, mesmo com os novos regulamentos: "Mudanças significativas de regulamento demandam bastante trabalho. Essas novidades são as maiores em 15 anos. Os engenheiros precisaram começar com uma folha em branco e não poderiam errar o conceito do carro, porque depois não daria para consertar. Mas o que vemos no MP4/24 é um carro de conceito correcto", explicou, em declarações captadas pelo site brasileiro Pitstop. Dennis afirmou ainda que irá passar ao estatuto de semi-reforma, delegando muitas das suas funções para Martin Withmarsh, o seu adjunto.

"É isso o que eu quero fazer. Não vejo isso como uma espécie de aposentadoria porque eu pretendo me concentrar em outras áreas, que recebem menos atenção por causa do calendário de corridas. Meu cargo antigo será um trabalho que Martin vai abraçar e gostar, e que nos últimos anos nós já vínhamos dividindo. Mas, durante as provas, ele vai tomar as decisões que vão influenciar a equipa", acrescentou o dirigente de 61 anos, e que está na marca desde 1980.

Withmarsh não comentou sobre esse caso, perferindo falar no novo carro e a actual situação da Formula 1, afirmando que as novas regras farão com que este campeonato seja imprevisivel: "As novas regras fazem com que fique complicado de prever quais equipes terão mais sucesso no desenvolvimento do carro. Tivemos um considerável desafio no processo de produção do MP4/24, mas fizemos todas as interpretações possíveis e estamos orgulhosos do resultado. Também estamos confiantes de que a Associação das Equipas (FOTA) irá criar uma Fórmula 1 mais emocionante, com mais entretenimento para o público", afirmou Whitmarsh.

Quanto ao Director de Competição da Mercedes, o alemão, Norbert Haug, declarou que a marca também nunca teve de trabalhar tão duro como agora. "Acredito que esse foi um dos invernos mais desafiantes que já tivemos. Os motores estão congelados, mas as regras para limitação de giros até 18 mil rpm e o 'KERS' são novos. Precisamos fazer muito trabalho na direção correcta. Todos trabalharam realmente no duro e espero que comecemos a ver os primeiros resultados em breve", declarou.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Ecclestone muda de ideias sobre as medalhas

Bernie Ecclestone parece ter ganho juízo, ao afirmar que abdica do sistema das medalhas. Numa entrevista feita ao site inglês Autosport, Ecclestone, que esteve em Madonna di Campiglio, para assistir ao convivio das equipas Ferrari e Ducati, afirmou abdicar da ideia em favor de um novo sistema de pontuação, que premeie o vencedor.


"Esqueçam a expressão 'medalhas'. Eu só acho que o piloto com mais vitórias deve ser o campeão. Não acho que um piloto que fique muitas vezes em segundo lugar mereça ser campeão", afirmou. Quanto à ideia de quem é que deveria decidir o tipo de sistema pontual, o "tio" Bernie aponta para as equipas: "Depende das equipas aprovar uma alteração. Espero que demonstrem bom senso e o façam", concluiu.


Outro dos assuntos que foi referido na entrevista tem a ver com a introdução do sostema KERS, que algumas das equipas, como a Ferrari, estão contra a sua introdução, pelo menos em 2009. Eccelstone disse que era contra: "Nunca estive a favor do sistema, mas não me envolvam na questão. Nâo acredito que qualquer sistema que se use na Formula 1 seja usado nos carros de estrada. Isto faz escalar os custos, quando na realidade estamos a tentar reduzi-los", declarou.


Parece que o bom senso caiu na cabeça do "Tio" Bernie, ou será que a ideia das medalhas foi um pretexto para discutir o sistema de pontuação? Uma coisa é certa: conseguiu vender o seu peixe!

O novo McLaren de 2009, versão Bruno Mantovani

Depois da Toyota, amanhã é a vez da McLaren mostrar a sua montada, na sua sede de Woking. Não deve ser muito diferente dos carros já mostrados, com os bicos frontais demasiado desproporcionais, demonstrando manifestações de descontentamento entre os adeptos. E claro, é o carro que vai trazer o famigerado "número 1", ´que é dado ao campeão do Mundo, Lewis Hamilton.




Tal como mostrei noutro dia o desenho possivel feito pelo Bruno Mantovani para o que viria a ser o Ferrari F60, na véspera da apresentação oficial, hoje mostro também o tal exercício que o desenhista e caricaturista fez para, na sua visão, o novo McLaren de 2009. Vamos a ver se a realidade não anda muito distante...

Video: Como construir um carro em 67 segundos



Sendo uma apresentação via Internet, era óbvio que se colocassem videos do carro, dos pilotos Jarno Trulli e Timo Glock, de John Howlett, o CEO da Toyota F1 e das suas esperanças que 2009 seja o ano em que ganham a sua primeira corrida da sua carreira, e que juram fidelidade à categoria por muitos e bons anos, e não saiam "pela porta das traseiras" como fez a Honda no mês passado.



Mas de todos esses videos, o que mais me impressionou, e que mais me agradou foi o processo de montagem do novo TF109, comprimido numa sequência de filmagens de 67 segundos. É engraçado e fica-nos a pensar no que valerá esta máquina, quando o começarmos a ver rodar a sério em pista, a partir de Segunda-feira, no Autódromo de Portimão...

Dakar 2009 - Dia 12

Foi um dia difícil no Dakar 2009, esta 12ª etapa que ligou as localidades de Fiambalá e La Rioja, no norte da Argentina. Chuva torrencial e ventos fortes fizeram parte da etapa, que dificultou imenso os concorrentes, quer nos carros, quer nas motos. Uma etapa que ficou marcada também pela desistência do líder da geral, Carlos Sainz, depois de ter caido a uma ravina com quatro metros de altura, por alturas do quilómetro 79. Segundo o próprio, o desnível não estava assinalado no "roadbook": "É incompreensível que um precipício de quatro metros não esteja sinalizado", afirmou o ex-bicampeão do Mundo de ralies, desolado.


A etapa acabou por ser ganha por outro Volkswagen, o de Giniel de Villiers, que foi secundado pelo o do piloto americano Mark Miller. Mas apesar da vitória, o sul-africano (e novo lider) não deixou de criticar duramente o "roadbook" fornecido pela organização: "Foi uma etapa muito dura. O road book é muito, muito mau. Realmente patético. Há grandes desfiladeiros, é muito perigoso e não se sabe como encontrar o caminho", disse em declarações captadas pelo site português Autosport.

Outro dos azarados do dia foi Nani Roma, no unico Mitsubishi ainda em prova. Depois de quase cair no mesmo desfiladeiro que vitimou Sainz, parou a meio da especial com problemas no carro e desconhece-se se irá continuar ou não. Caso o pior aconteça, poderá ser a primeira vez em muitos anos que nenhum dos carros da marca dos diamantes chegará ao fim. Agora, quem está no terceiro lugar da geral é o americano Robby Gordon, no Hummer H3, a 1 hora e 18 minutos do primeiro. Gordon também foi terceiro na etapa.


Nas motos, o dia foi do francês Cyril Després, que conseguiu superar o espanhol Marc Coma, o actual lider da geral, por um minuto e 23 segundos. Marc Guell foi o terceiro, a quase dez minutos de Després.


Entre os portugueses, Hélder Rodrigues, da Lagos Team, foi o melhor, chegando em décimo posto, a 19 minutos e 49 segundos, ao passo que Paulo Gonçalves terminou duas posições depois, em 12º, a 26 minutos 51 segundos. Bianchi Prata também esteve em bom plano, ao terminar na 33ª posição, a 1 hora, 22 minutos e 49 segundos do mais veloz.


Na frente da classificação geral nada se alterou, com Marc Coma a manter Cyril Desprès a cerca de hora e meia de distância, ao passo que Rodrigues mantém o quinto posto por apenas três segundos de diferença para Per-Anders Ullevalseter. Paulo Gonçalves, da Repsol Honda, é o décimo, a 3 horas, 53 minutos e 16 segundos, enquanto que Pedro Bianchi Prata ocupa o 29º lugar, a 12 horas, 38 minutos e 11 segundos.


Amanhã é a 13ª etapa, que vai ligar La Rioja a Cordoba, no total de 753 quilómetros, 545 dos quais em especial cronometrada. O Rali Dakar 2009 está quase a chegar ao fim, e está a ser tão ou mais duro como se fosse em Africa...

Dakar 2009: Carlos Sainz desiste devido a acidente

A etapa 12 do Rali Dakar 2009, que decorre entre as localidades aergentinas de Fiambala e La Rioja, está a ser marcada pela desistência do espanhol Carlos Sainz, no seu Volkswagen Touareg.


Aparentemente, o acidente ocorreu no quilómetro 79 da etapa, quando o carro caiu numa ravina de quatro metros de profundidade e o seu navegador, Michel Perin, ficou ferido numa omoplata. O piloto espanhol tem várias contusões, mas aparentemente, nenhum é grave. Contudo, este acidente é um profundo golpe naquilo que poderia ser a sua primeira vitória na prova, pois tinha uma liderança destacada, e tinha vencido seis das especiais da edição deste ano, que está a ser disputada na América do Sul.


O lider provisório é agora o americano Mark Miller, em Volkswagen, seguido de perto pelo seu companheiro, o sul-africano Giniel de Villiers. A etapa acabará no final da tarde.

Ecos de Colónia - O novo Toyota TF109

Já está. Foi apresentado oficialmente esta manhã, na Net, o novo bolide da Toyota para esta temporada. Com a crise mundial em pleno, a apresentação do novo bólido foi o mais simples possivel, e também o mais acessivel. E uma máquina que, segundos os responsáveis, durou quinze meses a ser desenvolvida.


É um carro mais branco de lado, mas o vermelho continua presente. A frente é... feia, claro. Pelo menos até nos habituarmos a ela. De lado, parece não existirem demasiadas alterações (pelo menos, já não há apêndices para ninguém), mas em comparação a 2008, é um carro radical, graças às alterações regulamentares da FIA.



Quanto aos pilotos, Jarno Trulli e Timo Glock mantêm-se confiantes. O veterano piloto italiano espera que "a Toyota volte a ser competitiva. Sou bastante confiante e optimista pelo que volto a ter grandes esperanças nesta época, mas a verdade é que nada que diga agora conta muito, mas sim o que conseguir em pista. Espero poder lutar pela primeira vitória da Toyota na Fórmula 1", afirmou.


Quanto ao piloto alemão, agora na sua segunda temporada consecutiva na Formula 1, mostra-se exitado com a nova montada, esperando uma adaptação rápida ao novo monolugar, construido de forma diferente do que no ano passado, algo que já está habituado: "Nos últimos cinco anos, os monolugares em que compito tem sido todos muito diferentes, com a Jordan 2004, e em seguida, a ChampCar, a GP2, e da Toyota TF108, e tenho sido competitivo em todas elas. Isto mostra quão rapidamente eu posso adaptar-me a um carro diferente", referiu.



O CEO da Toyota, John Howlett, prognostica um futuro brilhante para a marca este ano, garantindo até que, ao contrário da sua rival Honda, estão na Formula 1 para ficar por muitos e bons anos:

"Em termos comerciais esta equipa tem grande futuro, e a única questão pendente prende-se com o facto da F1 manter, ou não, o seu lugar como uma disciplina que assegura o valor e o retorno que a Toyota espera, ao grande investimento que é realizado. Se a disciplina se mantiver como o pináculo do desporto motorizado e um permanente desafio tecnológico, então auguro um longo e brilhante futuro para a nossa equipa. Se forem, por exemplo, aprovados demasiados componentes 'standard', a Fórmula 1 poderá tornar-se, apenas, noutra disciplina de corridas. Dessa forma, ficaria apenas como uma disciplina com oportunidades comerciais, e nesse contexto acredito que o interesse caísse rapidamente. A FOTA (Formula One Teams Association) encontrou forma de reduzir custos mantendo o DNA da modalidade, e isto é extremamente benéfico no actual contexto económico", declarou o responsável pela marca.

Apesar desta apresentação virtual, a real acontecerá nos primeiros testes colectivos do ano, marcados a partir do dia 19 no Autódromo de Portimão.

Contagem regressiva... para o quê?

A imagem que a Toyota coloca no seu site oficial, cujo link está aqui, a poucas horas da apresentação oficial do TF109, é para deixar entendidos e fãs com "água na boca". Será que eles vão desafiar as convenções e apresentarão um Formula 1 "bonito" entre os feios? Não sei. Só espero que seja eficaz e que lhes dêm em 2009 a vitória que tanto aspiram.

A apresentação vai ser virtual, na sua sede em Colónia, e os primeiros testes reais serão em pista, no Autódromo de Portimão. Veremos o que nos apresentarão daqui a algumas horas, e depois discutiremos o resto...

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Está é boa!

Aqueles loucos do Velocidade Máxima decidiram incluir-me numa das suas rubricas, o "Separados no Nascimento", comparando o meu capacete com o do piloto francês Francois Cevért (1944-73). Claro que o tem de comparar, foi inspirado nele, uai!


A charge está bem embolada, só que uns pequenos detalhes: eu nasci em 1976, quase três anos depois de Cevért morrer, logo, acho que não seria própriamente um "separados", mas sim uma reencarnação... LOL!


Enfim, tiro-lhes o chapéu por se terem lembrado de mim. O sucesso no Blogosfera também significa isso...

Opinião: Será que valeria a pena?

Apesar da hora marcada, estou a escrever o texto algumas horas mais tarde, pois foi a hora que descobri o texto que o Ivan Capelli escreveu, logo, a minha mente resolveu abrir o texto para, depois de uma noite de sono, poder reflectir nisso.


Aparentemente, ao mesmo tempo que existem potenciais comparadores para o que resta da Honda, existem também em Fóruns de discussão na Net a questão de, caso seja comprada, não poderia retomar um dos nomes que a estrutura já teve: a Tyrrell.

Como sabem, a equipa fundada no final de 1968, e que começou a correr com chassis próprio no final de 1970, conheceu o sucesso nos tempos de Jackie Stewart, entre 1971 e 1973, altura em que ganhou dois títulos de pilotos e um de construtores. Após a saída do escocês (e a trágica morte do seu companheiro de equipa, Francois Cevért), a Tyrrell continuou a ganhar corridas, mas nunca foi um contendor sério para o título mundial, apesar de terem passado por lá nomes como Jody Scheckter, Patrick Depailler, Ronnie Peterson, Didier Pironi, Michele Alboreto, Martin Brundle, Eddie Cheever, Stefan Bellof, Jean Alesi, Andrea de Cesaris, Satoru Nakajima, Mika Salo, Ukyo Katayama, Mark Blundell e Jos Verstappen, entre outros.

No final de 1998, Ken Tyrrell, velho e doente, vendeu a equipa para a BAT (British American Tobacco), para daí fundar a BAR, com Jacques Villeneuve ao comando. Prometia muito mas foi um flop, conseguindo... zero pontos em 1999! O resto da história sabem mais ou menos bem.

Hoje, com a retirada de cena da Honda, fala-se que há mais de uma dezena de potenciais investidores para a compra das instalações e dos chassis. Nomes como Carlos Slim, Tony Teixeira (dono da A1GP) e até... Nick Fry, numa complicada operação de engenharia financeira chamada "management buyout", com investidores árabes. Cada um tem as suas ideias, e caso um deles faça a compra, tem um obstáculo livre: não tem de pagar um extra para o nome, pois as restantes equipas, alinhadas na FOTA (Formula One Teams Association) concordaram com a mudança de nome.

Qual é a vantagem do regresso de um nome do passado? Há o óbvio: atrairia simpatia e publicidade para o novo projecto, quem sabe, novos investidores e fãs para a Formula 1. Uma mina de ouro! O Capelli defende essa tese num extrato do seu post: "Pode ser uma oportunidade para gerar midia espontânea, empatia com torcedores, honrar e homenagear o passado da categoria num momento de crise aguda. Imagino o arrepio entre os torcedores mais antigos ao verem um carro azul marinho rasgando as retas de Silverstone". Quanto aos direitos de uso, devem pertencer ao filho do "Tio" Ken, já que ele próprio não está mais entre nós (partiu para o Grande Autódromo do Céu em 2001). Podem nem valer muito, mas acho que o filho quereria uma boa maquia pelo uso do nome...

Se me perguntarem pessoalmente: "Gostaria do regresso de um nome do passado?", a minha resposta seria positiva. Mas o meu lado pragmático tem sérias dúvidas. Um exemplo: imaginem que a estrutura de Brackley era comprada pelo Tony Teixeira, o dono da A1GP. Achariam que ele iria colocar o nome da Tyrrell nos seus chassis? Ou quereria promover a sua categoria, com os melhores nomes provenientes da A1GP, com motor Ferrari? Acho que a segunda hipótese seria mais provavel...



Talvez veria isso se a estrutura fosse comprada por David Richards, mas esse já renunciou à compra. Nick Fry e Ross Brawn, com os árabes como "silent partners"? Talvez fosse possivel, talvez... mas acho que veria mais facilmente o regresso do nome Lotus, ou a Brabham, à Formula 1 do que a Tyrrell.

Mas há algo que fica implicito: por muito fã que seja dos nomes do passado, e sabendo bem as vantagens do regresso de nomes do passado (ontem falei da BRM), sou céptico acerca dessa hipótese. Esta Formula 1 apaga muito rapidamente os nomes do passado, e só respeita os que ainda estão no meio, como a McLaren e a Ferrari. E só a Ferrari (apesar da tal sondagem dizer o contrário) é que tem uma verdadeira claque de apoio nos circuitos... Claro, há excepções: a BMW, quando comprou a Sauber, manteve-o oficialmente, pois a equipa se chama de BMW Sauber. E o próprio Peter Sauber, já reformado, aparece nas boxes da marca alemã, ora para aconselhar Mario "Ned Flanders" Thiessen, ora para matar saudades.

Em jeito de conclusão: a ideia deixa-me dividido. O meu coração diz que sim, a minha mente e a minha experiência afirmam que não acreditam muito nisso... E vocês?