sábado, 17 de janeiro de 2009
A entrevista ao Lucas di Grassi, no 16 Valvulas
A verdade em 24 Horas
Dakar 2009: Giniel De Villers é o vencedor
Na meta, em Buenos Aires, de Villiers não escondia a sua satisfação pela vitória no Dakar, uma estreia para si e para a VW. "Absolutamente incrível. Nunca tinha sentido nada assim antes. Estava muito nervoso nos quilómetros finais, mas é uma sensação incrível", começou por dizer o sul-africano. "Estou muito contente pela equipa e por toda a gente da Volkswagen, que nos apoia há cinco anos para conseguirmos esta vitória", completou o novo vencedor do Dakar, em declarações captadas pelo site português Autosport.
Na classificação final, os três primeiros formaram um pódio inédito, com os Volkswagen de De Villiers e do americano Mark Miller a colocarem-se nas duas primeiras posições, ao passo que o Hummer de outro americano, Robbie Gordon, ficou com o lugar mais baixo do pódio.
Quanto aos portugueses, Ricardo Leal dos Santos foi o melhor nesta última tirada, ao terminar em 32º, a 24m38s do primeiro, ao passo que Martine Pereira foi o 51º, a 36m39s. Adélio Machado foi 61º, a 38m11s, pouco à frente de Francisco Pita, o 64º, a 38m37s e Nuno Inocêncio o 73º, a 43m16s.
No final da tirada, um dos portugueses paraticipantes, Ricardo Leal dos Santos, disse de sua justiça acerca deste Dakar sul-americano, cheio de dificuldades para ele e para a sua equipa: "Este foi o Dakar possível. Acaba por ser mais um Dakar terminado. Vamos em 85.000 quilómetros de competições internacionais terminadas e sem registar qualquer abandono. Num Dakar onde a infelizmente a mecânica não quis colaborar, a nossa estatística interna diz que estivemos fora do Dakar por sete vezes. Ficámos em sítios de onde era impossível sair ou com problemas mecânicos impossíveis de resolver, mas conseguimos ultrapassar sempre essas situações. Nós fizemos o que era possível e a nossa equipa também trabalhou muito bem. Agora, quando surgem avarias que os próprios técnicos da BMW, que passaram horas de volta do carro, não conseguem descobrir, tudo se torna muito mais complicado", referiu.
Depois prosseguiu: "A juntar a isto, durante três dias ficámos sem assistência, porque chegávamos ao acampamento na hora de partir para a etapa seguinte. Só no dia de descanso foi possível colocar o carro em condições e aí mostrámos que era possível andar junto dos primeiros e fazer bons resultados. Creio que ficou claros que para o ano, sem os grandes problemas de que fomos vitimas e não estou a falar de pequenos problemas que acontecem a todos, poderemos estar a lutar por um lugar nos 10 ou 15 primeiros", concluiu, em declarações captadas pelo site português Autosport.
Na geral, Adélio Machado foi o melhor representante português, ocupando o 40º lugar, a 50h53m49s de Villiers. Nuno Inocêncio finaliza o Dakar em 65º ; Leal dos Santos o 73º, Francisco Pita o 75º e Martine Pereira o 77º. Agora é o adeus a Dakar 2009, que venha 2010!
Ultima Hora: Helder Rodrigues ganha a etapa nas motas!
A apresentação do McLaren MP4/24, versão GP Series
Speeder Questiona... Thiago Raposo (Café com Formula 1)
Desde que foi fundado, o “Café…” já sofreu mutações. Ganhou uma colaboradora, a sua mulher Giselle, tem um podcast, e até… uma loja virtual! Sinal da vitalidade de um blog como o dele. O “Speeder Questiona…” de hoje vai entrevistar Thiago Raposo, um fã de Formula 1 com 27 anos, da cidade de Campinas, no Estado de São Paulo. (PS: a imagem foi tirada do blog dele, e a rapariga ao lado é a Barbara Fanzin, do Velocidade.org.)
1 – Olá Thiago Raposo, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia do teu blogue?
Há muito eu já acompanhava tudo o que saia na internet sobre automobilismo e derrepente senti a necessidade de espôr algumas idéias que as vezes não era debatidas pela grande mídia e outras que descorriam do que saia nos grandes sites especializados.
2 – O nome que ele tem, foi planeado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?
Existe aqui no Brasil um programa semanal com o presidente da república chamado “Café com o Presidente”. Achei legal o nome e copiei daí a idéia.
3 – Antes de começares este blog, já tinhas participado em algum blogue ou site?
Sim...Por volta de 2004 eu criei um blog com mais um amigo no “falecido” hpg e que tinha a cara de um blog mesmo. Acho que ficamos uns seis meses no ar e paramos. Se não me engano chamava “F1Brasil”.
4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?
O primeiro post foi ao ar no dia 25/09/2006 (Segue o link do mesmo: http://www.cafecomf1.com/2008/05/o-futuro-da-frmula-1.html) e somando a era blig onde não tinha muito controle de visitas mais a era blogspot, acho que fica em torno de modestos 35 mil.
5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?
Tenho certo orgulho da “Cobertura Campeã do Fim-de-semana”, que faço todos os fins-de-semana. Isto porque somos apenas duas pessoas, eu e a Gisele, e cobrimos praticamente quase tudo o que acontece num fim-de-semana sobre duas ou quatro rodas. O orgulho vem de saber que tem coisas ali que até alguns portais que contam com mais pessoas (e pessoas que são remuneradas para isto) não cobrem tantas categorias como a gente.
6 – Em que é que tu, escrevendo sobre Formula 1, consegues ser diferente dos outros blogs?
Hum....não sei te responder isto, talvez por que eu não consiga ser diferente!... (risos) Na verdade, eu tento não escrever o que todos os sites já escrevem, pois com certeza o meu blog não é a primeira fonte que as pessoas procuram e acho chato ver a mesma notícias em vários lugares diferentes. Acho que o podcast, que não é totalmente diferente pois temos outros excelentes como o Voando Baixo do Gustavo, o Pit Stop do Fábio, a Onboard do Felipe, Groo e Fábio, o pod do Octeto das meninas, o da Aline e o Buteco (tem um outro que o Groo participa que esqueci o nome agora...sorry), mas voltando… (risos), não é totalmente diferente mas é legal! (Se não citei outro podcast é porque não conheço...se existe, favor mandar um e-mail comunicando, pois adoro poscasts...)
7 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?
Como eu assino o feed de todos, leio sempre que publicam algo...todos que estão na lista do blog e mais alguns.
8 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?
Me lembro que foi na temporada de 1986, mas a corrida ao certo eu não me lembro!
9 – E qual foi aquela que mais te marcou?
Japão 2006... contava muito com a aquela vitória para ver o Schumi sair em grande estilo e o motor da Ferrari abriu o bico!
10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?
Sem dúvida nenhuma o Piquet! Basta dar uma olhada nas histórias fantástica dele para entender o porque!
11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?
Acredito que sim, mas não coloco todas as minhas fichas nisto!
12 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?
Só vi o Emerson correr na Indy, mas me parece que o Felipe Massa pós Silverstone ano passado se parece mais com ele, mais calculista.
13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?
Foi sim, com certeza....O inglês gostem ou não gostem é uma estrela.
14 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e porquê?
Olha Speeder, não precisa tirar os brasileiros, pode incluí-los no bolo. A Resposta é óbvia: Michael Schumacher! A paixão do alemão pelo esporte, a alegria dele nas vitórias, a determinação e várias outras qualidades o faz (para mim) o mais marcante da história!
15 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?
Praticamente tudo....bem, vou tentar fazer a lista: No EUA (Nascar Sprint Cup - Nascar Natinwide - Fórmula Indy – Indy Lights – American Le Mans Series – Grand Am), Brasil (Stock Car Nextel – Copa Vicar – Stock Light – PickUp Racing – GT3 – Porsche GT3 – Troféu Maserati – Fórmula Truck – Copa Clio – Brasileiro de Motovelocidade), Europa (F3. Britânica – Européia – Italiana – Espanhola – FIA GT – World Series by Renault – GP2 – Superbike – DTM), no mundo (F1 – MotoGP – A1GP). Espero não ter esquecido nenhuma... para o ano que vem a idéia é incorporar as 125 cc e 250cc da moto, o WRC, e campeonato de turismo da Argentina e tudo o que for transmitido em algum lugar).
16 – E achas que vale a pena falar sobre ele no teu blogue?
Bem, depende do que você julga como valer a pena. Financeiramente eu acho que não, pois escrevo sobre todas nos fins-de-semana, dando o destaque de cada uma, mas meus Adsence não dão nada... (risos)
17 – Passando para a actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?
Sinto medo pelo futuro da categoria. Serão apenas 9 equipes (se ninguém comprá-la mesmo) e não sei onde é que isto vai parar. De repente, ano que vem a Red Bull percebe que não da para manter duas equipes, o Frank morre e a equipe acaba (Aline, é só suposição, não desejo isto :-D) e para onde é que vai a categoria?
18 – E se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador nos próximos tempos, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?
Acho que depende muito de quem for o comprador. Apesar de não ser o que se chama de o grande fã de Barrichello, acho que pela garra que ele mostrou em 2008, ele merece. O Button andava meio desmotivado, mas com certeza é um grande piloto. Mas enfim, depois de enrolar, não sei te responder isto.
19 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?
Sim, acho que isto motiva a equipes de outras categorias a arriscarem entrar na F1, criando assim mais vagas e tornando a competição mais acirrada.
20 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?
Concordo! Realmente quando você entra neste mundo, aquilo vira sua vida. Um belo exemplo é o último fim-de-semana de Maio, que madrugo para ver a GP2 em Mônaco, depois vem a F1, depois as 500 milhas da Indy e as 600 milhas da Coca Cola da Nascar. É um fim-de-semana perfeito!
21 – Já agora, tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?
Corre de kart vez ou outra, mas só com a turma do trabalho mesmo, nada proficional! A sensação é extraordinária e se não fosse tão $puxado$ correria todos os dias.
22 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?
Eu queria ter visto todas as temporadas. Tenho algumas gravadas em DVD aqui em casa, mas fico sempre a procura nos Emules da vida de mais coisas.
23 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?
Vi sim...É de tirar o fôlego de qualquer um. Acho que faz muita falta aquilo e espero que as novas regras para 2009 possam proporcionar algo parecido, pois igual eu acho impossível.
24 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?
Não cheguei a vê-lo correr! Vi alguns vídeos e li bastante sobre a vida dele, mas a minha impressão é que ele está mesmo entre os melhores. Mas melhor – melhor mesmo, para mim é o Alemão!
25 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?
Jogava bastante GP4, mas tem tempo que não jogo.
26 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?
Ficamos em terceiro (eu e a Bárbara do Velocidade) na votação popular do “Prêmio Podcast 2008” o que achei bem legal, pois o sistema de votação era bem seguro (eu acho) e tivemos votos de ouvintes mesmo o que me deixou bem feliz. O convite para escrever no portal F1 Mania também me deixou muito orgulhoso. O Victor e o Garcia fazem um trabalho fantástico lá!
27 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?
Eu prefiro os garagistas... Tyrrell, Jordan, Minardi, Brabham (entre outras) fazem falta no circo da F1.
28 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?
Vamos falar de cada um então. O Piquet errou bastante na última temporada e acho que infelismente não chegará a ser campeão e que vai acabar saindo pelas portas do fundo da categoria. O Lucas, infelizmente, com esta quebradeira na categoria, nem deve ter a chance de correr. Ele sim eu acho que teria condições de fazer bonito. O Bruno errou bastante também na GP2 ano passado e não o considero pronto para a F1. Ele precisa ainda de algo mais para ser campeão.
29 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?
Não... lançamos uma coluna nova meses atrás que trás o que era notícia há um ano na mídia, tem o podcast, a cobertura campeão no fim-de-semana, o troféu blogueiros. Mas quem sabe, se derrepente pintar alguma idéia, colocaremos em prática.
22 de Novembro 2008 - Marcos Antônio Filho (GP Series)
26 de Novembro 2008 - Vick, Ludy, Tati e Lu (Octeto Racing Team)
29 de Novembro 2008 - Hugo Becker (Motor Home)
3 de Dezembro 2008 - Fabio Andrade (De Olho na Formula 1)
10 de Dezembro 2008 - Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Noticias: Ferrari não vai a Portimão
Sintonizem-se outra vez, meus amigos!
Dakar 2009 - Dia 13
"Quando o tempo aquece, as dunas tornam-se muito difíceis de subir, tornam-se extremamente macias. De manhã, é quase como asfalto. À tarde, quando aquece, as dunas tornam-se muito difíceis de transpor, é difícil de acreditar no quão macia se torna a areia. É injusto para os pilotos que vão ser penalizados hoje", concluiu.
Nos automóveis, Nani Roma, da Mitsubishi, foi o vencedor da etapa, à frente do Nissan de Krzysztof Holowczyc, da Polónia, num Nissan Navarra, com o alemão Dieter Depping a ser o melhor Volkswagen, na quarta posição. O sul-africano Giniel de Villiers foi oitavo, atrás de Mark Milller, mas continua a ser o lider da corrida, a 2 minutos e 20 do piloto americano. Francisco Inocêncio foi o melhor dos portugueses, ao acabar a etapa no 30º lugar, e na geral, é Adélio Machado o melhor dos portugueses, no 36º lugar.
Nas motos, o vencedor da etapa foi Cyril Després, que aproveitou o facto de sair na frente da especial para encurtar a desvantagem para o lider Marc Coma em 1 minuto e 45 segundos. David Fretigne foi o terceiro, a 2 minutos e 37 segundos, enquanto que nos portugueses, Helder Rodrigues foi o oitavo da etapa, a 4 minutos e 58 segundos de Després, e Paulo Gonçalves foi 14º, a 12 minutos e 17 segundos do vencedor.
Na geral, nada mudou, com Marc Coma com uma vantagem de quase hora e meia sobre Després, enquanto que Helder Rodrigues é quinto na classificação geral, e Paulo Gonçalves fecha o "top ten". Amanhã é a penúltima etapa, que liga Cordoba a Buenos Aires, no total de 792 km, 347 dos quais em troço cronometrado.
A1GP: Ronda indonésia foi cancelada
Extra-Campeonato: O piloto-herói
Para matar saudades
Ecos de Woking - o novo McLaren MP4/24
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Ecclestone muda de ideias sobre as medalhas
O novo McLaren de 2009, versão Bruno Mantovani
Video: Como construir um carro em 67 segundos
Sendo uma apresentação via Internet, era óbvio que se colocassem videos do carro, dos pilotos Jarno Trulli e Timo Glock, de John Howlett, o CEO da Toyota F1 e das suas esperanças que 2009 seja o ano em que ganham a sua primeira corrida da sua carreira, e que juram fidelidade à categoria por muitos e bons anos, e não saiam "pela porta das traseiras" como fez a Honda no mês passado.
Mas de todos esses videos, o que mais me impressionou, e que mais me agradou foi o processo de montagem do novo TF109, comprimido numa sequência de filmagens de 67 segundos. É engraçado e fica-nos a pensar no que valerá esta máquina, quando o começarmos a ver rodar a sério em pista, a partir de Segunda-feira, no Autódromo de Portimão...
Dakar 2009 - Dia 12
A etapa acabou por ser ganha por outro Volkswagen, o de Giniel de Villiers, que foi secundado pelo o do piloto americano Mark Miller. Mas apesar da vitória, o sul-africano (e novo lider) não deixou de criticar duramente o "roadbook" fornecido pela organização: "Foi uma etapa muito dura. O road book é muito, muito mau. Realmente patético. Há grandes desfiladeiros, é muito perigoso e não se sabe como encontrar o caminho", disse em declarações captadas pelo site português Autosport.
Outro dos azarados do dia foi Nani Roma, no unico Mitsubishi ainda em prova. Depois de quase cair no mesmo desfiladeiro que vitimou Sainz, parou a meio da especial com problemas no carro e desconhece-se se irá continuar ou não. Caso o pior aconteça, poderá ser a primeira vez em muitos anos que nenhum dos carros da marca dos diamantes chegará ao fim. Agora, quem está no terceiro lugar da geral é o americano Robby Gordon, no Hummer H3, a 1 hora e 18 minutos do primeiro. Gordon também foi terceiro na etapa.
Nas motos, o dia foi do francês Cyril Després, que conseguiu superar o espanhol Marc Coma, o actual lider da geral, por um minuto e 23 segundos. Marc Guell foi o terceiro, a quase dez minutos de Després.
Entre os portugueses, Hélder Rodrigues, da Lagos Team, foi o melhor, chegando em décimo posto, a 19 minutos e 49 segundos, ao passo que Paulo Gonçalves terminou duas posições depois, em 12º, a 26 minutos 51 segundos. Bianchi Prata também esteve em bom plano, ao terminar na 33ª posição, a 1 hora, 22 minutos e 49 segundos do mais veloz.
Na frente da classificação geral nada se alterou, com Marc Coma a manter Cyril Desprès a cerca de hora e meia de distância, ao passo que Rodrigues mantém o quinto posto por apenas três segundos de diferença para Per-Anders Ullevalseter. Paulo Gonçalves, da Repsol Honda, é o décimo, a 3 horas, 53 minutos e 16 segundos, enquanto que Pedro Bianchi Prata ocupa o 29º lugar, a 12 horas, 38 minutos e 11 segundos.
Dakar 2009: Carlos Sainz desiste devido a acidente
Ecos de Colónia - O novo Toyota TF109
Quanto ao piloto alemão, agora na sua segunda temporada consecutiva na Formula 1, mostra-se exitado com a nova montada, esperando uma adaptação rápida ao novo monolugar, construido de forma diferente do que no ano passado, algo que já está habituado: "Nos últimos cinco anos, os monolugares em que compito tem sido todos muito diferentes, com a Jordan 2004, e em seguida, a ChampCar, a GP2, e da Toyota TF108, e tenho sido competitivo em todas elas. Isto mostra quão rapidamente eu posso adaptar-me a um carro diferente", referiu.